Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2015
‘Falo como um brumadense nato e não como um cigano que arma a sua tenda de 4 em 4 anos’, diz Castilho Viana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Castilho Viana (PSB) rebateu com firmeza as declarações de Guilherme Bonfim.  “Nasci, cresci, crio minha família nesta terra e fui eleito pelo povo de Brumado para defender seus interesses. A ingerência de um simples diretor de fiscalização da Agerba, cidadão de Guanambi e que reside em Salvador, acerca dos lamentáveis assuntos ocorridos em Brumado deixam claro para o povo que, mais uma vez, o ex-deputado e conselheiro do TCE, João Bonfim, que tanto se beneficiou da terra de seus pais, não moveu uma “palha” na defesa da cidade que o elegeu sucessivamente em 2002, 2006 e 2010 e, por último, seu filho em 2014, sempre com a fábula de que seu gabinete terá alguma utilidade para nossos cidadãos, aparecendo apenas de 4 em 4 anos para pedir o voto do brumadense, assim como todos os outros candidatos fantasmas que nos ronda somente nas eleições”, disse o vereador. 

‘Falo como um brumadense nato e não como um cigano que arma a sua tenda de 4 em 4 anos’, diz Castilho Viana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quanto ao deputado Nelson Leal, Castilho declarou que votou nele “com a promessa de defender Brumado em suas ações (PSL), assim como serei homem o suficiente em dizer que não merecerá mais o voto do brumadense se assim não o fizer. Não culpo o prefeito Aguiberto pelas ações do governo, cobro dele e dos deputados um posicionamento firme em defesa de nossa comunidade, saindo do comodismo, inércia e covardia, mostrando ao governador Rui Costa que não aceitamos este tratamento. Posso chamar de ridículo e má fé é a declaração dada pelo simples fiscal de Guanambi, tentando macular as informações, trazendo para a população dados irrelevantes em que na verdade sua dependência de emprego dada pelo governador o impede de dizer o que realmente importa, que Brumado está sendo tratada como se não tivesse nenhum representante político de verdade”, concluiu Viana.

Na última semana, a primeira reunião “Por uma Brumado forte” aconteceu na cidade. O encontro, que visa debater a saída de órgãos importantes do município, contou com a presença do secretário Miguel Lima Dias, de Paulo Esdras, coordenador do movimento cultural Abracadabra, Lázaro Landulfo, representante da Associação dos Portadores de Deficiências do Município de Brumado e Região (APDEMB), Aurino Ferreira, representante do Modera, Gilvan Moreira, representante da APLB, além de outros cidadãos interessados no tema. Na oportunidade, o secretário Miguel Lima Dias disse que o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) também foi pego de surpresa com a decisão do governo estadual. Segundo ele, o gestor já teria marcado uma reunião com o secretário de educação e de saúde para próxima terça-feira (27) e a reunião com o governador só será em março. Durante o debate, foi questionada a falta de apoio a candidatos de Brumado nas últimas eleições como fator da falta de representatividade política da cidade na câmara dos deputados. Paulo Esdras, coordenador do Abracadabra, sugeriu a realização de uma manifestação, a qual foi acatada. Diante disso, uma passeata acontecerá no dia 06 de fevereiro, às 08h. A próxima reunião será no próximo sábado (31), às 18h, na Biblioteca Municipal.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Brumado: Tentativa de homicídio é registrada no Brisas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um jovem foi alvejado nas costas na noite da última sexta-feira (23), no conjunto Brisas, do programa Minha Casa, Minha Vida, em Brumado. A polícia informou ao site Brumado Notícias que já identificou o autor dos disparos e que a tentativa de homicídio pode ter sido um acerto de contas entre dois desafetos. O rapaz baleado foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por cirurgia para retirada dos projéteis.

Micro e pequenas empresas têm até a próxima sexta para aderir ao Simples Nacional

As micro e pequenas empresas que queiram alterar o regime de tributação ao qual estão submetidas para aderir ao Simples Nacional têm até a próxima sexta-feira (30) para fazer a mudança. Caso o pedido seja aceito, a adesão ao Simples retroagirá ao dia 1º de janeiro. Os empresários que perderem o prazo, só poderão fazer a migração no início de 2016. O Simples Nacional é um regime simplificado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos, destinado às micro e pequenas empresas. Para fazer a alteração, o interessado deve acessar o portal do Simples Nacional e clicar em “Simples Nacional - Serviços” e, em seguida, em “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”. Para acompanhar o andamento do pedido, é preciso escolher a opção “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional” no site. Como a análise é feita conjuntamente pela União, pelo Estado e pelo Município, a empresa não pode ter pendências em nenhum dos três âmbitos.

Encontro de Fuscas será realizado em Caculé

No dia 22 de março, o I Encontro de Fuscas será realizado na cidade de Caculé. Segundo a organização do encontro, o evento visa promover momentos de lazer e descontração para pessoas que possuem um modelo do veículo, como também demais admiradores do automóvel. Promovida pelo site Informe Cidade, a iniciativa tem horário previsto para às 10h. Embora a programação ainda não esteja totalmente definida, os organizadores antecipam que o evento se iniciará com uma carreata pelas principais ruas da cidade e concentração em um local a ser definido. Também haverá sorteio de brindes para os proprietários dos veículos inscritos e show musical. A partir do mês de fevereiro, o site vai disponibilizar um link através do qual os proprietários de fuscas, interessados em participar do encontro, poderão fazer uma pré-inscrição via internet. Os interessados já podem acompanhar os preparativos do I Encontro de Fuscas de Caculé pela página www.facebook.com/encontrodefuscascacule, dando sugestões e também enviando fotos dos seus automóveis.

Carro desgovernado invade praça próximo à prefeitura em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por pouco uma tragédia não foi registrada na noite da última sexta-feira (23), em Brumado. Um carro desgovernado invadiu a Praça Hélio Cotrim, conhecida como Pracinha do Fogo, e só parou ao colidir com a mureta de um canteiro localizada a menos de dois metros de onde estavam várias mesas com clientes de um bar. Testemunhas disseram ao site Brumado Notícias que o condutor estava em alta velocidade e realizava manobras perigosas na via. Ele teria perdido o controle da direção e invadido a praça, danificando o patrimônio público. Com medo de ser linchado, o motorista fugiu abandonando o veículo no local do acidente. 

Carro desgovernado invade praça próximo à prefeitura em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A polícia foi acionada, mas não encontrou o condutor. Suspeita-se que ele estava sob efeito de algum entorpecente. “Nós estávamos chegando no momento em que o carro atravessou a rua em nossa frente e invadiu a praça passando entre uma banca de espetinhos e um canteiro. Meu colega ainda virou o rosto achando que o carro iria atropelar as pessoas que estavam nas mesas. Ainda bem que o carro parou antes, senão talvez teríamos uma tragédia”, contou um adolescente que passava pelo local.

Secretário da Fazenda de Brumado segue tratamento na luta contra um câncer Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O boato da morte do secretário da Fazenda da prefeitura de Brumado, João Ribeiro, causou desconforto e comoção entre familiares e amigos do secretário. Ele luta contra um câncer agressivo e encontra-se internado em uma UTI na capital baiana. Em entrevista ao site Brumado Notícias, familiares do secretário disseram que seu quadro clínico é delicado e tem inspirado cuidados da equipe médica que o acompanha. João já passou por alguns procedimentos cirúrgicos para retirada do tumor, mas segue em tratamento.

José Carlos dos Reis critica governo petista por retirada de órgãos estaduais de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após a perda de órgãos importantes no município de Brumado, o vereador José Carlos dos Reis disse em entrevista ao site Brumado Notícias que lamenta muito a decisão do atual governo. Segundo ele, os prejuízos para a população que precisa da assistência desses órgãos, além dos prejuízos econômicos para a cidade, são muito grandes. Sobre a sua possível saída da base do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) por conta da situação, o vereador negou e aproveitou para criticar o governo petista. O parlamentar declarou que jamais apoiaria um partido envolvido em tantas denúncias de corrupção. 

José Carlos dos Reis critica governo petista por retirada de órgãos estaduais de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além disso, ele destacou que o PT não tem dado a atenção que o município merece, retirando órgãos importantes da cidade e, principalmente, segundo Reis, deixando de fazer em prol do desenvolvimento de Brumado, a exemplo da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a obra do esgotamento sanitário e o porto seco. “Não é possível tolerar um partido como esse. Está na hora de o povo refletir e começar a votar certo”, destacou ele. Quanto à falta de posicionamento e intervenção do prefeito, o vereador preferiu não comentar. Reis ressaltou apenas que apoiou o candidato Paulo Souto, ao contrário do gestor, que apoiou o governador eleito, Rui Costa (PT). “Acredito que o prefeito deve estar tomando as suas providências para reverter esse problema”, concluiu o parlamentar.

Filhotes de cachorro estão sendo vendidos em Brumado

Em Brumado, estão sendo vendidos filhotes de Rottweiller, Retreiver do Labrador e Golden Retriever. Se você tem interesse em ter um animal de estimação, é só ligar no número (77) 9150-6202 e conversar diretamente com o proprietário dos filhotes.

Clínica Mais Vida: Tratamento de criolipólise é iniciado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Clínica Mais Vida iniciou na última quinta-feira (22) o tratamento da criolipólise, técnica para emagrecimento conhecida como lipoaspiração sem corte. A clínica trará de Salvador, no dia 05 de fevereiro, o aparelho para desenvolvimento do tratamento. Agende a sua avaliação gratuita e tenha o corpo desejado para o verão 2015. 

Clínica Mais Vida: Tratamento de criolipólise é iniciado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A criolipólise permite de forma não invasiva a destruição das células de gordura. Durante o processo, um método de resfriamento controlado (-5°C a -10°C) que não danifica a pele ou outros tecidos é utilizado. Em uma única sessão, a diminuição de gordura na área tratada pode chegar até 25% e os resultados são percebidos a partir da 3º semana. As vagas são limitadas, por isso ligue (77)3311-6115/9951-4755/9180-9496 e garanta a sua.

Brumado: Arrocha Prime terá nova virada de preço

Vem aí mais uma virada de preço do Arrocha Prime, grande festa do arrocha que será realizada em Brumado no dia 31 deste mês. O evento, que promete abalar as estruturas da cidade, acontece às 22h, no Planet Show I - saída para Caetité. Entre as atrações da festa estão Pablo, o Rei da Cacimbinha e Renan Moreira. Além dos ingressos de pista, o Arrocha Prime também conta com camarote open bar, que inclui vodka, cerveja e água. Os ingressos podem ser divididos em três vezes no cartão. Garanta o seu antes da virada de preço. Arrocha Prime: o fenômeno está de volta!

Cinco dicas para evitar doenças respiratórias no verão Foto: Reprodução

Uma recente pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprova que o acúmulo de partículas e gases nocivos lançados na atmosfera, principalmente nas épocas mais quentes do ano, funciona como gatilho de doenças respiratórias preexistentes.

A poluição, o clima seco e as altas temperaturas, quando somadas, formam uma equação perfeita para o aumento do índice de infecções respiratórias e pneumonias .

O objetivo do estudo foi avaliar a relação entre a concentração diária dos poluentes atmosféricos emitidos pela frota automotiva na cidade de São Paulo e o número de consultas diárias realizadas no serviço de emergência do Hospital São Paulo, ligado à Unifesp.

Durante três anos, foram analisados 177.325 casos, atendidos pelo Serviço de Emergência da instituição. Dentre eles, 137.530 atendimentos foram por doenças respiratórias. Os dados foram fornecidos pelo SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatísticos) da Unifesp ligado ao Hospital São Paulo.

A pesquisa selecionou quatro das doenças mais comuns para uma análise detalhada. Infecção de vias aéreas superiores, como sinusite, faringite, e amidaglite, corresponderam a 72% das admissões. Gripes em geral 12%; pneumonia 9% e asma 7%.

Sobreviva ao verão sem pirar

O maior grupo atendido no serviço de emergência foi o de menores de 13 anos. Na sequência, pacientes com idades de 40 a 65 anos, 30 a 39, maiores de 65 e de 13 a 19 anos. Foi significativa a associação do aumento da concentração dos poluentes com a gripe influenza entre jovens de 13 a 19 anos e em idosos maiores de 65 anos. Levantamentos feitos anteriormente em prontos-socorros da capital paulista indicam que em épocas de tempo seco o movimento para o setor de inalação aumenta entre 15% e 30%.

O recorte da longa pesquisa, embora limitado, pode ser usado para ilustrar a realidade de outras capitais. “O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar permitem que os poluentes permaneçam mais tempo em suspensão no ar, um fator aditivo que contribui para causar desconforto respiratório na população em geral”, afirma a fisioterapeuta e pesquisadora da Unifesp, Silvia Letícia Santiago.

Para contradizer as estatísticas e diminuir os riscos de doenças respiratórias, Silvia lista cinco dicas simples que podem ser incorporadas ao dia a dia:

1 - Mantenha as mucosas sempre úmidas. Para isso, é preciso ingerir muito líquido. O aconselhável é três litros de água nos dias muito quentes.

2 - Idosos e crianças exigem atenção dobrada, pois a mucosa deles resseca muito mais rápido. O metabolismo do idoso cai com a idade. As crianças gastam muita energia, o que contribui para a perda de umidade. Nem sempre eles pedem água ou dizem estar com sede. Ofereça líquidos com frequência.

3 - Utilize toalha úmida, umidificadores caseiros ou bacias de água nos ambientes mais fechados. No trabalho, um balde de água em baixo da mesa ajuda bastante diminuir a secura do ar.

4 - Evite exercícios físicos entre 10h da manhã e 4h da tarde. Nesse período, no verão, a liberação de ozônio é maior. Consequentemente, respiramos mais o poluentes.

5 - Fuja de locais fechados. Ambiente arejado, bem ventilado e limpo afasta os riscos de doenças respiratórias.

CONTINUE LENDO
23/Jan/2015 - 17h30

COOPMAB tem novo presidente

COOPMAB tem novo presidente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (COOPMAB) está com nova mesa diretora, tendo como presidente o jovem empresário Tadeu Silva, eleito por unanimidade em chapa única na última quarta-feira (21). Na manhã desta sexta-feira (23), o novo presidente compareceu ao Parque de Exposições Santa Inês, onde foi recebido pelo seu antecessor, Luiz Martins. Na oportunidade, ambos discutiram os projetos de renovação da cooperativa. Se despedindo da função, Martins agradeceu pelo período no cargo. “Foi gratificante trabalhar à frente da cooperativa. Com os poucos recursos demos muitos murros em ponta de faca. Mesmo assim, dentro dessa esfera de limitações, agradeço a atenção do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e do secretário Raimundo Lima Dias, que nos deram suporte no que tange à captação de recursos para melhorias em nosso Parque de Exposições e manter viva a realização da nossa ExpoBrumado”, disse o ex-presidente ao site Brumado Notícias. 

COOPMAB tem novo presidente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já o novo presidente falou sobre os desafios e convocou os pecuaristas a somarem forças em prol da cooperativa e fortalecimento pecuário na região. “A princípio, quero dar boas vindas aos criadores da região, aos pecuaristas, e convocar os nossos cooperados para participarem do nosso projeto. Estaremos aqui dando sequência ao trabalho desenvolvido ao logo dos anos pelos nossos antecessores e, na medida do possível, pretendemos desenvolver um projeto para fortalecer ainda mais a pecuária do nosso município e região”, afirmou Silva, anunciando em seguida a realização da ExpoBrumado 2015. “Estamos com uma agenda preparada para a Feira de Animais, que deve ser realizada de 10 a 12 de abril. Contamos com a colaboração dos nossos pecuaristas para realizarmos um grande evento. Só faltam alguns detalhes finais para confirmarmos as atrações e a data pretendida”, destacou Tadeu.

Prefeito de Bom Jesus da Lapa nega saída do PV e diz que Marquinho Viana é mentiroso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Recentemente, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) sugeriu que o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PV), estaria saindo do partido. Indignado com a declaração, o gestor negou a afirmação e ainda chamou o deputado de mentiroso. Eures disse que não há nenhum documento assinando por ele que confirme a declaração. “Eu nunca assinei nada que vá para a nacional do partido reclamando de Ivanilson Gomes e de Luiz Penna (presidentes estadual e nacional, respectivamente). Se tem minha assinatura, é falsa”, disse ele ao site Bahia Notícias, reiterando em seguida que não está descontente com a presidência da legenda. O prefeito ainda acusou o deputado Marquinho de ser mal agradecido com o partido. Isso porque, segundo ele, Viana só é deputado por conta de Ivanilson Gomes, a quem ele teria muito que agradecer. “Ele ficou na minha suplência com 17 mil votos. Quem se elege com essa quantidade de votos?” questionou Eures.

Geração de emprego formal em 2014 é a menor desde 2002

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego em Florianópolis, a geração de empregos formais em 2014 é a menor da série histórica iniciada em 2002. No total, foram criados 396.993 postos de trabalho no ano passado. O resultado de dezembro, com saldo negativo de 555.508 vagas, é o pior desde 2008. Naquele ano, dezembro apresentou um fechamento de 654.946 postos de trabalho. Na série sem ajustes o saldo de vagas de emprego formal em 2014 foi de 152.714. O resultado está abaixo do piso encontrado pela AE projeções, que previa um saldo positivo entre 178 mil e 400 mil vagas no ano. O número ficou abaixo da mediana prevista pelo mercado, que era de 196.500 novos postos de trabalho em 2014.

Com fonte desligada, reforma da Heráclito Cardoso ainda é questionada pelos brumadenses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Praça Heráclito Cardoso, localizada no Bairro do Tanque, em Brumado, foi construída durante o primeiro mandato do governador Jaques Wagner (PT) e entregue ao município. Porém, a praça não foi inaugurada pelo então prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que na época alegava falta de aterramento para instalação de energia no local. No entanto, muitos acreditam que o argumento servia apenas para mascarar a insatisfação com a obra, que havia sido conquistada através da então deputada estadual, Marizete Pereira (PT), rival política do ex-prefeito. Os anos se passaram e a praça, orçada em R$ 350 mil, ficou abandonada e às escuras até a renovação do governo municipal. 

Com fonte desligada, reforma da Heráclito Cardoso ainda é questionada pelos brumadenses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já em seu primeiro ano de atuação, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) reconstruiu a praça, demolindo toda a estrutura do estado, instalando ainda aparelhos de ginástica e um parque infantil. A obra, avaliada em R$ 116 mil, foi concluída e inaugurada no mês de junho de 2014, período do aniversário da cidade. Esta foi a única ocasião em que populares viram a fonte luminosa funcionando. O equipamento, considerado como o investimento mais caro dentro da reforma realizada, seria uma espécie de cartão postal do espaço. A administração declarou que a fonte foi desligada para evitar choques elétricos, pois a área estava desprotegida. Uma grade de proteção chegou a ser instalada no local, porém a mesma não oferece segurança, principalmente às crianças, que têm acesso fácil ao equipamento. Com isso, a prefeitura optou por manter a fonte desligada. Enquanto isso, outras praças mais antigas, como a Pompílio Leite a Dr. Nelson Lula continuam há décadas abandonadas.

Brumado: Vigilância Sanitária interdita restaurante que comercializava produtos vencidos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Vigilância Sanitária do município de Brumado interditou um bar restaurante no final da manhã desta sexta-feira (23). O estabelecimento, que fica localizado na Avenida Otávio Mangabeira, se tornou um dos pontos de encontro mais conhecidos da cidade. O local costuma receber consumidores de classe média e virou referência para muitas celebridades do mundo artístico que passam pelo município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado Romilson Dourado esclareceu que as polícias civil e militar acataram solicitação do Ministério Público para acompanhar a equipe de fiscais na vistoria do local. 

Brumado: Vigilância Sanitária interdita restaurante que comercializava produtos vencidos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O delegado informou ainda que a Vigilância Sanitária já havia notificado o restaurante quanto à comercialização de alimentos com prazo de validade vencido. Porém, como não foram tomadas as providências cabíveis, o órgão fiscalizador acionou o Ministério Público, que autorizou a interdição do lugar. Logo que foram feitas as inspeções e recolhidas amostras de alimentos supostamente estragados, a equipe fiscalizadora lacrou o estabelecimento e fixou as notificações de interdição. Os produtos recolhidos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica para serem periciados e um dos gerentes do restaurante foi conduzido à delegacia para prestar os devidos esclarecimentos. Ele poderá responder criminalmente por exposição de produtos com má qualidade, os quais poderiam prejudicar a saúde pública.  

Clínica de Hemodiálise de Brumado é ampliada Foto: Divulgação

Através de parceria firmada com a prefeitura municipal, a Clínica de Hemodiálise de Brumado foi ampliada. Mais de dez máquinas se incorporarão a bateria das 17 máquinas hoje existentes no local. No último dia 21, os empresários Roberto Novaes e Edna Silva, responsáveis pelo Instituto de Nefrologia de Brumado - INEB, estiveram na sede da prefeitura para agradecer ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e ao secretário de saúde, Cláudio Feres, pela aquisição. Segundo eles, o aumento do número de equipamentos trará maior conforto aos pacientes que necessitam do tratamento nefrológico. Eles suportam três seções semanais e cada seção com a duração de 4 horas. Muitos residem em municípios que compõem o polo regional de saúde, tendo de se deslocar para realização do tratamento. Hoje são atendidos 100 pacientes na clínica e com as novas máquinas este número será ampliado para 160. O prefeito parabenizou os empresários pela preocupação em oferecer um atendimento mais dinâmico, eficiente e humano aos que necessitam do tratamento nefrológico.   

TRE-BA julga improcedente ação contra o deputado federal Roberto Britto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão da última quinta-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) julgou improcedentes, por quatro votos a um, os pedidos constantes da representação ajuizada em setembro do ano passado contra o deputado federal Roberto Pereira de Britto, do Partido Progressista (PP). Autor da representação, o Ministério Público Eleitoral cobra a cassação do diploma do parlamentar por conduta vedada e propaganda antecipada durante as eleições 2014, pleito em que foi reeleito. Na denúncia consta que o deputado teria custeado ao valor de 50 mil reais, com verbas da Câmara Federal, a impressão de informativos enviados a diversas residências na cidade de Jequié, sua base eleitoral. O Juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, que havia pedido vista dos autos, entendeu que a conduta do deputado não se enquadra entre as vedações previstas nos incisos I a IV do artigo 73 da Lei 9.504/1997, a Lei das Eleições. Ainda cabem embargos de declaração junto ao próprio TRE-BA ou Recurso Especial ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ibiassucê: Bandidos levam mais de R$ 130 mil em assalto a residência Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na cidade de Ibiassucê, no sudoeste baiano, um assalto à residência registrado ontem (22) resultou no roubo de mais de R$ 130 mil. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, bandidos invadiram uma casa no centro da cidade. No local, eles renderam mãe e filho, um adolescente. Armados com três revólveres, um facão e uma barra de ferro, os elementos amarraram os moradores e os ameaçaram à procura de dinheiro. Enquanto vasculhavam a casa, o proprietário da residência chegou e também foi amarrado junto com a família. O assalto durou cerca de 1 hora e os bandidos fugiram com a quantia estimada em mais de R$ 130 mil. A família acionou a polícia em seguida. O proprietário da residência prestou queixa e a polícia está investigando o caso.

Tratamento revolucionário no combate à gordura em Brumado

Quer ficar o ano de bem com seu corpo? A Criolipólise é um tratamento revolucionário no combate à gordura localizada. Novidade no município de Brumado, a Criolipólise promete reduzir até 25% da gordura em uma única sessão. Os resultados são definitivos. Faça uma avaliação e descubra o que esse tratamento pode fazer por você. A primeira avaliação é gratuita. Marque a sua consulta com Luiza Feres, especialista em Fisioterapia Dermato Funcional, através do telefone (77) 3441-3298 ou pelo WhatsApp no número (77) 9962-3010. A clínica fica localizada na Avenida Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254.

Falta de ação da prefeitura pode transformar campus do IFBA em um grande elefante branco em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O campus do IFBA em Brumado pode não ofertar aulas neste primeiro semestre. Isso porque a falta de infraestrutura nas vias de acesso do campus impossibilitaria o início dos cursos devido à falta de segurança na localidade. O site Brumado Notícias registrou que algumas ruas que dão acesso direto à unidade estão esburacadas e sem condições de trafegabilidade, como é o caso da Rua Padre Cícero, no Bairro São José. Já os acessos que interligam o local à BA-148 estão cheios de mato e têm sido utilizados como ponto irregular de despejo de entulhos e lixos. A Câmara de Vereadores aprovou a indicação de nº 219/2014, que solicita do poder executivo municipal a pavimentação das vias de acesso ao campus do IFBA.

Falta de ação da prefeitura pode transformar campus do IFBA em um grande elefante branco em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A indicação ainda propõe a instalação de iluminação no local. Após a aprovação do projeto, a nossa reportagem entrevistou o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD). Na ocasião, o mesmo declarou que se trata de uma obra cara e demorada, que não se faz de repente. O administrador disse ainda que será necessária a construção de uma ponte no trecho, pois há um caminho de água na passagem das vias, onde está sendo solicitada a pavimentação. Na época, o gestor havia dito que não teria tempo hábil e nem verba para executar as obras. Desde então já se passaram quase 120 dias e nada foi feito pela prefeitura no local.

Saveiro registra recorde histórico de vendas em 2014 Foto: Divulgação

Em 2014, a Saveiro registrou o melhor ano em vendas da sua história. No total, foram 83.046 unidades vendidas no período de janeiro a dezembro do ano passado - um crescimento de 15% sobre 2013. O lançamento de novas versões, como a Saveiro Cabine Dupla, possibilitou à Volkswagen atender à demanda de um consumidor que busca um veículo versátil para transporte de até cinco passageiros e de carga. Segundo o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Ralf Berckhan, a Saveiro vai do trabalho ao lazer e reflete os principais atributos da marca: inovação, qualidade e confiabilidade. O modelo é oferecido em oito configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla. Para a chegada das novas versões e ampliação da capacidade de produção da picape em 50%, a Volkswagen do Brasil realizou investimentos da ordem de R$ 300 milhões na nova linha da Armação da Saveiro, que conta hoje com um total de 168 desses robôs, aumento considerável de desempenho, já que são 10% mais rápidos e 15% mais leves do que os da geração anterior. Em Brumado, compre o seu VW na Brumauto. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Lagoa Real: III Encontro de Violeiros e Ternos de Reis terá início amanhã (24)

Em Lagoa Real, o III Encontro de Violeiros e Ternos de Reis será realizado nos dias 24 e 25 deste mês. O evento de valorização da cultura regional já se transformou em tradição na cidade. No dia 24 haverá apresentação de violeiros regionais, entre os quais Jânio Arapiranga e Max e Léo. Já no dia 25 acontecem as apresentações de Ternos de Reis. O encontro é realizado pela Prefeitura Municipal com o apoio da Câmara de Vereadores.

Arquivo