Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "01/2017"

Enrolar para sair da cama pode ser sinal de inteligência, aponta estudo

31 Jan 2017 - 08h30


Enrolar para sair da cama pode ser sinal de inteligência, aponta estudo
Foto: Reprodução

Um estudo realizado pelos psicólogos Satoshi Kanazawa e Kaja Perina, publicado no site americano “Business Insider”, aponta que enrolar para sair da cama ao acordar não é sinal de preguiça, mas de inteligência. De acordo com as pesquisas, as pessoas que hesitam para levantar tendem a ser mais criativas e feliz. Segundo os psicólogos, os seres humanos se adaptaram ao estilo de vida moderno e não precisam sincronizar suas atividades com a luz do sol, o que seria um sinal de inteligência. Ainda segundo os pesquisadores, reconhecer a necessidade de dormir mais e apertar o botão soneca do despertador mostra capacidade de resolver problemas.  O estudo foi desenvolvido na Universidade de Southampton, na Inglaterra. Foram ouvidas 1.229 pessoas. As pessoas que iam dormir depois das 23h e acordavam depois das 8h, ganhavam mais dinheiro e apresentavam um estilo de vida.

Homem morre afogado no Rio Gavião em Tanhaçu

31 Jan 2017 - 08h00


Homem morre afogado no Rio Gavião em Tanhaçu
Foto: Reprodução

Um homem identificado como Diego Garcia dos Santos, 28 anos, morreu afogado no Rio Gavião, em Tanhaçu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, depois de participar de um churrasco com amigos, ele saiu para tomar banho no rio, que fica localizado na Fazenda Lontra. Diego se afundou e não submergiu. Os amigos chegaram a tirá-lo da água, mas o jovem morreu ainda no local. A polícia técnica realizou perícia e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal de Brumado. O jovem é natural do Paraná.

Governo registra rombo de R$ 154 bilhões em 2016, o pior da história

31 Jan 2017 - 07h30

Apesar da ajuda do programa de regularização de recursos no exterior, a chamada repatriação, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – encerrou 2016 com o pior déficit primário da história. No ano passado, o resultado ficou negativo em 154,255 bilhões de reais, contra déficit de 114,741 bilhões de reais registrado em 2015. O déficit primário é o resultado negativo das contas do governo antes do pagamento dos juros da dívida pública. Apenas em dezembro, o Governo Central registrou déficit de 60,124 bilhões de reais. O resultado é o segundo pior para o mês, perdendo apenas para dezembro de 2015 (60,633 bilhões de reais). De acordo com a Veja, no ano retrasado, no entanto, o déficit havia sido inflado pelo reconhecimento de passivos do Tesouro com bancos oficiais e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Brumado: Legislativo regulamenta uso dos veículos oficiais pertencentes à frota municipal

31 Jan 2017 - 07h00


Brumado: Legislativo regulamenta uso dos veículos oficiais pertencentes à frota municipal
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (27), foi publicada no Diário Oficial do Legislativo a Portaria 78, que constitui comissão de avaliação de veículo automotor pertencente à frota da Câmara Municipal de Brumado. Segundo a portaria, três servidores da casa legislativa vão avaliar os automóveis Volkswagen/Gol 1.6, de placa OVA-8458, e Volkswagen/Gol Trend, de placa NZV-2336, com o objetivo de fornecer os valores dos bens à Comissão de Licitação, a qual constará o respectivo montante avaliado no instrumento convocatório para efetivação da aquisição de novos veículos, fornecendo os veículos avaliados como entrada para novas aquisições. A comissão terá três dias para apresentar o Laudo de Avaliação. Já a Portaria 79, publicada na mesma edição, dispõe sobre regulamentação do uso dos veículos oficiais pertencentes à frota da Câmara Municipal. Segundo a publicação, os dois veículos componentes da frota ficarão à disposição do presidente do legislativo, podendo excepcionalmente ser cedidos aos servidores da secretaria e vereadores integrantes do parlamento, exclusivamente para desempenho de atividades parlamentares e administrativas relacionadas às atribuições legislativas. O servidor ou vereador será integralmente responsável, por meio da assinatura de termo de responsabilidade, por eventuais danos que ocorrerem durante a utilização do veículo.

Maca é amarrada em ambulância que transporta pacientes de Rio do Antônio para Brumado

31 Jan 2017 - 00h00


Maca é amarrada em ambulância que transporta pacientes de Rio do Antônio para Brumado
Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Um internauta registrou a precariedade de uma ambulância pertencente à rede de saúde do município de Rio do Antônio. O veículo realizou o translado de um paciente para ser atendido em uma clínica particular da cidade de Brumado na última semana. As imagens registradas mostram que uma corda foi utilizada para amarrar a maca no interior do veículo, o que mostra a falta de estrutura e segurança do equipamento que deveria ser utilizado para resguardar vidas, mas acaba pondo a vida dos usuários em risco. Ainda segundo a denúncia, há anos, a ambulância vem prestando serviços ao município sem passar por manutenção, inclusive o veículo já foi flagrado transportando fogos de artifícios de Brumado para Rio do Antônio no período eleitoral do ano passado. “É um tremendo desrespeito com a nossa comunidade. As autoridades e a justiça têm que por um fim nessa situação. Quem entra nessa ambulância em busca de melhor atendimento de saúde, na verdade, está pondo a própria vida em perigo”, alertou o internauta ao site Brumado Notícias.

Crise: 35,4% das pequenas empresas devem para o Simples

30 Jan 2017 - 18h30

A crise econômica afetou em cheio os pequenos empreendedores e mais de um terço das pequenas empresas que aderiram ao Simples tem pagamentos atrasados com a Receita Federal. Das cerca de cinco milhões de empresas optantes desse sistema tributário simplificado federal, 1,77 milhão (35,4%) não está com o imposto em dia. Ao todo, esse grupo tem 49 bilhões de reais em impostos atrasados. Para tentar amenizar o quadro de inadimplência, a Receita Federal tem convocado os maiores devedores a renegociar. Essa repactuação foi aprovada em outubro do ano passado em Lei e prevê parcelamento em até 120 meses. Ao mesmo tempo, foram intimadas 577.000 pequenas empresas com as maiores dívidas – que respondem por débitos de 21 bilhões de reais.

Brumado: Suspeita de tráfico é detida com maconha escondida nas partes íntimas

30 Jan 2017 - 18h00


Brumado: Suspeita de tráfico é detida com maconha escondida nas partes íntimas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Seguindo a linha de investigações que apuram o tráfico de drogas na Avenida Coronel Santos, via de entrada da BA-262, em Brumado, investigadores da polícia civil detiveram uma mulher de 19 anos, acusada de comercializar entorpecentes na localidade, na manhã desta segunda-feira (30). A polícia informou ao site Brumado Notícias que as suspeitas foram confirmadas ao encontrarem a jovem em uma motocicleta vermelha falando ao celular no local indicado nas denúncias anônimas. Uma policial vistoriou a suspeita e encontrou pedaços de maconha prensada embaladas em sacos plásticos que estavam presos entre o sutiã e os seios, bem como entre a calcinha e a virilha da acusada. A mulher, o material apreendido e a motocicleta foram encaminhados à delegacia. Os investigadores disseram que, embora a motocicleta não apresente nenhuma restrição na documentação, a suspeita costuma alugar a mesma para operações do tráfico na cidade. Apesar do flagrante, a suspeita foi liberada no período de tarde.

Eike Batista é preso ao desembarcar no Rio de Janeiro

30 Jan 2017 - 17h30


Eike Batista é preso ao desembarcar no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/GloboNews

O empresário Eike Batista, que estava foragido desde a última quinta-feira (26), foi preso na manhã desta segunda (30), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Eike estava em viagem de negócios em Nova York desde terça-feira (24) e embarcou nesta madrugada em voo da companhia American Airlines. Ele foi detido por agentes da Polícia Federal assim que desceu da aeronave por volta das 10h10. O empresário foi encaminhado para a delegacia da PF, dentro do aeroporto. Depois será levado para o Instituto Médico Legal (IML) para, em seguida, ser conduzido para o presídio Ary Franco, em Água Santa, na Zona Norte do Rio. Eike teve a prisão decretada quando foi o principal alvo da segunda fase da Operação Lava Jato no Rio, batizada de Operação Eficiência. As investigações apontaram que o empresário pagou propina no valor de 16,5 milhões de dólares ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) usando uma conta no Panamá. Para dar aparência de legalidade às transações, foi feito em 2011 um contrato de fachada de compra e venda de uma mina de ouro.  Os valores ilícitos eram depositados numa conta no Uruguai, em nome de terceiros, mas o dinheiro era direcionado a Cabral.

Magnesita abrirá nova turma de Jovem Aprendiz Eletricista Industrial em Brumado

30 Jan 2017 - 17h00


Magnesita abrirá nova turma de Jovem Aprendiz Eletricista Industrial em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em parceria com o Senai, a Magnesita abrirá uma nova turma de Jovem Aprendiz 2017, na área de Eletricista Industrial. Os interessados devem ter entre 18 e 21 anos, estar cursando o ensino médio ou já ter concluído, e não podem estar cursando outros cursos no Senai. O novo curso será realizado no turno vespertino. Os interessados devem deixar currículo na portaria de Catiboaba ou Pedra Preta. As inscrições se encerram no próximo dia 6 de fevereiro.

Juros mantiveram alta em 2016 apesar de queda na inadimplência

30 Jan 2017 - 16h30

Mesmo com uma sensível queda da taxa de inadimplência entre as pessoas físicas no ano passado, os juros médios cobrados pelos bancos e financeiras não pararam de subir em 2016. A inadimplência elevada no Brasil era apontada como uma das causas para o encarecimento do crédito no Brasil. Para economistas, a redução do percentual de dívidas em atraso não mudou a percepção de alto risco agravada pelo desemprego e pela crise econômica. O nível de inadimplência entre pessoas físicas com recursos livres (que excluem crédito imobiliário, rural e o BNDES) recuou 0,3 ponto percentual (p.p.) no fechamento de 2016, para 6,05% – enquanto o atraso nas dívidas das empresas continuou em alta. Nesse período, as taxas de juros médias cobradas das pessoas físicas em 2016, também com recursos livres (sem subsídios ou taxas reguladas) saltaram 7,78 pontos percentuais, para 71,46%, segundo dados do Banco Central. A trajetória de alta se manteve até novembro, após o primeiro corte da taxa básica de juros (Selic) em quatro anos. O nível de calotes e a taxa básica de juros, a Selic (importante balizador do custo do crédito), servem como termômetros para os bancos decidirem quanto vão cobrar de juros nos financiamentos e empréstimos. Quanto menor o risco de crédito (inadimplência), maior a tendência de queda dos juros no mercado.

Polícia civil detém homem acusado de abusar de menina de 12 anos em Brumado

30 Jan 2017 - 16h00


Polícia civil detém homem acusado de abusar de menina de 12 anos em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último final de semana, um homem foi detido por policiais civis e encaminhado à delegacia de Brumado, acusado de ter abusado de uma menina de 12 anos de idade no Bairro Dr. Juracy. A polícia informou ao site Brumado Notícias que o acusado teria tocado as partes íntimas da adolescente e tentado beijá-la a força, momento em que foi flagrado e conduzido para prestar depoimento. O suspeito foi indiciado por estupro de vulnerável e por porte ilegal de arma de fogo, já que em sua residência foram encontradas uma espingarda de caça e uma arma artesanal, além de substâncias entorpecentes.

Homens armados amarram vigilante e arrombam caixas eletrônicos em Vitória da Conquista

30 Jan 2017 - 15h30


Homens armados amarram vigilante e arrombam caixas eletrônicos em Vitória da Conquista
Foto: Blog do Léo Santos

Cinco homens armados invadiram a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e arrombaram caixas eletrônicos na madrugada desta segunda-feira (30). De acordo com a Polícia Militar, os bandidos renderam o vigilante do espaço, que foi encontrado amarrado por volta das 5h, cerca de quatro horas após o crime. Dentro da unidade, os assaltantes abriram um buraco na parede do local onde ficam os caixas eletrônicos e arrombaram dois dos três equipamentos. De acordo com o G1, a suspeita é de que eles tenham usado um maçarico na ação. A polícia ainda não tem informações sobre a quantia roubada pelos bandidos, como também sobre a identidade dos autores do crime. O caso será investigado pela delegacia local.

Dom Basílio: Veículo com faróis apagados quase causa tragédia na BA-148

30 Jan 2017 - 15h00


Dom Basílio: Veículo com faróis apagados quase causa tragédia na BA-148
Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Na noite deste domingo (29), uma colisão entre dois veículos na BA-148 assustou condutores que passavam pelo local. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um veículo com placa de Dom Basílio colidiu contra um carro com licença de Catanduva, que trafegava no sentido contrário. O acidente aconteceu nas proximidades da estrada que dá acesso à Barragem do Paulo, por volta de 20h. Testemunhas disseram que o condutor do carro com placa de Catanduva trafegava com os faróis apagados, o que teria causado a colisão. Todos os passageiros tiveram ferimentos leves e foram socorridos pelo Samu 192. A polícia militar foi acionada para fazer controle do trânsito.

Odebrecht: Cármen Lúcia valida delações de 77 executivos

30 Jan 2017 - 14h30


Odebrecht: Cármen Lúcia valida delações de 77 executivos
Foto: Divulgação/STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, homologou as 77 delações de executivos e ex-executivos da construtora Odebrecht. A homologação dá validade jurídica às delações. Agora, o material será encaminhado para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que vai analisar os documentos para decidir sobre quais pontos irá pedir abertura de investigação. De acordo com a assessoria de imprensa do STF, o conteúdo das delações continua sob segredo de Justiça. O sigilo só deverá ser derrubado após a abertura de investigação sobre os fatos informados pelos delatores. Plantonista do STF no recesso do Judiciário, Cármen Lúcia usou a prerrogativa de presidente para homologar as delações dos dirigentes e ex-dirigentes da empreiteira. Ela tomou a decisão para não atrasar o andamento das investigações da Lava Jato, na medida em que o relator do caso no tribunal, ministro Teori Zavascki, morreu em um acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro.

Vândalos picham imagem do Padre Ladislau em Aracatu

30 Jan 2017 - 14h00


Vândalos picham imagem do Padre Ladislau em Aracatu
Foto: Informe Aracatu

Após a depredação do Centro de Cultura de Aracatu, no sudoeste baiano, vândalos agiram novamente e picharam a imagem do Padre Ladislau Klener, localizada na praça que leva o nome de um dos padres mais admirados e respeitados da cidade. O vandalismo revoltou a população. O padre veio para o sertão da Bahia, onde exerceu suas atividades sacerdotais nos municípios de Tremedal, Piripá, Cordeiros, Aracatu, Presidente Jânio Quadros, Maetinga, Caraíbas e, por último, em Malhada de Pedras. Segundo o Informe Aracatu, a prefeitura pretende desenvolver ações no intuito de conscientizar, informar e orientar a população. Caso as práticas delituosas continuem, os responsáveis podem ser punidos, já que vandalismo é crime.