Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2014"

Brumado: Entupimento na rede de escoamento pluvial causa transtorno na praça da prefeitura

26 Fev 2014 - 11h15


Brumado: Entupimento na rede de escoamento pluvial causa transtorno na praça da prefeitura
A via teve de ser interditada para a execução da obra. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma equipe de operários está trabalhando na via entre o Cemitério Senhor do Bonfim e a Praça Coronel Zeca Leite no intuito de desobstruir uma rede de escoamento pluvial. Durante vários dias, o entupimento provocou desperdício de água, a qual jorrava pelas ruas do centro da cidade. Os operários que prestam serviço para a prefeitura esclareceram ao site Brumado Notícias que foi necessário trocar as manilhas, pois as anteriores foram danificadas pelas raízes das árvores. A via teve de ser interditada para a execução da obra. A Secretaria de Infraestrutura informou que antes do carnaval o trabalho terá sido concluído.

Brumado: Peto apreende 70 pedras de crack que eram comercializadas no Dr. Juracy

26 Fev 2014 - 11h05


Brumado: Peto apreende 70 pedras de crack que eram comercializadas no Dr. Juracy
A polícia intensifica as ações na cidade com o intuito de tirar de circulação drogas e armas de fogo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em uma ronda de rotina, uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), coordenada pelo Tenente Arão, flagrou um jovem comercializando drogas na Rua Maria Quitéria, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, na manhã desta quarta-feira (26). O elemento foi encaminhado à delegacia. Com ele, foram encontradas 70 pedrinhas de crack já embaladas em papel alumínio, uma trouxinha de maconha, celulares e R$ 40 em espécie. O Tenente disse ao site Brumado Notícias que, com a proximidade do carnaval, desde o início da semana, a polícia vem intensificando as ações na cidade com o intuito de tirar de circulação drogas e armas de fogo. 

Brumado: Vereador Agno Meira entrega pauta de reivindicações ao prefeito Aguiberto Lima Dias

26 Fev 2014 - 10h55


Brumado: Vereador Agno Meira entrega pauta de reivindicações ao prefeito Aguiberto Lima Dias
O parlamentar foi ao gabinete do chefe do executivo para conquistar demandas dos bairros São Félix, Malhada Branca, Jardim de Alah, Esmeralda e Urbis. (Foto: Divulgação).

O vereador Agno Meira (PCdoB) ainda está comemorando a conquista do sistema simplificado de abastecimento de água para a comunidade de Araponga. Através de solicitações encaminhadas à Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, o parlamentar conseguiu a autorização para construção do sistema, que é de suma importância para a população da comunidade. Dando continuidade ao trabalho de buscar junto às autoridades competentes a efetivação de obras que representam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, Meira esteve com o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), ocasião em que entregou a ele uma pauta de reivindicações, entre as quais demandas dos bairros São Félix, Malhada Branca, Jardim de Alah, Esmeralda e Urbis. 

Brumado: Novas entidades aderem ao movimento em prol da reinstalação da defensoria pública

26 Fev 2014 - 10h45


Brumado: Novas entidades aderem ao movimento em prol da reinstalação da defensoria pública
A comissão também enviará um ofício ao governo do estado informando as dificuldades enfrentadas pela população. (Foto: Divulgação).

Na manhã da última terça-feira (25), a comissão formada em defesa da reinstalação da unidade da Defensoria Pública em Brumado se reuniu a fim de avaliar os atos praticados até o momento. No encontro, a comissão decidiu pelo encaminhamento de um ofício ao governo do estado informando sobre a remoção da defensoria do município e sobre as dificuldades que a população vem enfrentando em razão da ausência do órgão no município. O documento será encaminhado com a assinatura de todos os componentes da comissão. Estes esperaram que até o dia 26 de março, quando se completa um ano da retirada da defensoria da cidade, a situação seja solucionada. A Comissão agora também incorporará em sua pauta a luta pela instalação de mais varas cíveis em Brumado. Novos membros se juntaram à comissão: o Sindicato dos Mineradores da Microrregião de Brumado; a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Brumado e a Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy Pires Gomes. 

Brumado: Sindilojas convoca comerciantes para reunião

26 Fev 2014 - 09h50

No próximo dia 27, uma reunião será realizada pelo Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), no auditório da Semac, em Brumado. O delegado distrital Orlando Gomes convoca a todos os comerciantes, e empresários no ramo comercial de Brumado e região para o evento, que, segundo ele, é de fundamental importância para decidir interesses da categoria. A pauta da reunião será a Convenção Coletiva dos Comerciários para o biênio 2014/2015.

Igaporã: Prefeita Rosana Cotrim e seu vice José Suly são novamente cassados pela Justiça Eleitoral

26 Fev 2014 - 09h18


Igaporã: Prefeita Rosana Cotrim e seu vice José Suly são novamente cassados pela Justiça Eleitoral
Ambos foram cassados por fraude durante o pleito municipal de 2012.

O juiz Ricardo Guimarães Martins, da 113ª Zona Eleitoral de Riacho de Santana, cassou na última sexta-feira (21) os mandados da prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim de Carvalho Melo (PR) e de seu vice, José Suly Fagundes Netto (PSB), por fraude eleitoral e substituição de candidato às vésperas do pleito. Ainda cabe recurso da decisão. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) foi protocolada na justiça eleitoral pelo candidato derrotado nas eleições 2012, Newton Francisco Neves Cotrim (PT), que encabeçou a chapa da coligação “Igaporã Terra de Todos Nós”. O magistrado seguiu a recomendação do Ministério Público Eleitoral, que opinou pela cassação dos mandatos. Conforme matérias anteriores publicadas no site Brumado Notícias, Rosana Cotrim substituiu o seu marido, Deusdete Fagundes de Brito (PSB), poucas horas antes do pleito municipal, após o socialista ter sido considerado inelegível para a disputa. O juiz ainda determinou que Newton Francisco Neves Cotrim e Ailton Fagundes de Souza assumam interinamente a prefeitura de Igaporã até que se realizem novas eleições. No pleito, Rosana obteve 49,62% contra 46,19% de Neto.  A republicana venceu um dos processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, em agosto de 2013.

Polícia Militar deflagra operação 'Brumado em Paz'

26 Fev 2014 - 08h40


Polícia Militar deflagra operação 'Brumado em Paz'
Segundo a 34ª CIPM, o objetivo é oferecer maior segurança para a população. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ontem (25), foi realizada no município a Operação ‘Brumado em Paz’, deflagrada pela polícia militar. No total, 182 pessoas, 37 carros, 93 motocicletas e 09 bares foram abordados durante a operação. A polícia apreendeu 02 armas e conduziu 02 pessoas à delegacia. Três pessoas foram presas em flagrante. Segundo informou a PM ao site Brumado Notícias, 04 veículos foram apreendidos, 15 foram notificados e 01 foi apreendido com restrição de furto/roubo. A operação visa oferecer maior segurança para a população.

Brumado: Obras da sede do TRT devem ser iniciadas após o carnaval

25 Fev 2014 - 21h00


Brumado: Obras da sede do TRT devem ser iniciadas após o carnaval
Segundo o presidente do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia, Valtércio Oliveira, a obra está orçada em quase dois milhões de reais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia (TRT-BA), Valtércio Oliveira, esteve no município para falar sobre o início das obras da sede própria do órgão em Brumado. A visita aconteceu na manhã desta terça-feira (25). Ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), o presidente visitou o local onde será construído o prédio, que ficará localizado na Praça Wenceslau Araújo, ao lado do antigo matadouro. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Valtércio disse que está muito animado com a construção do fórum trabalhista na cidade. A visita, segundo ele, deve-se a alguns detalhes que precisavam ser acertados com o prefeito, a exemplo da terraplanagem de uma parte do terreno, que será realizada pela prefeitura. 

Brumado: Obras da sede do TRT devem ser iniciadas após o carnaval
O fórum trabalhista da cidade será construído na Praça Wenceslau Araújo, ao lado do antigo matadouro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A previsão de início das obras, orçada em quase dois milhões, é para depois do carnaval, quando a empresa responsável dará início aos trabalhos. “Esta obra é de suma importância para a justiça do trabalho, para a região e para Brumado, que é uma das maiores jurisdições do estado. Hoje, temos uma média de 1800 processos por ano somente na Vara de Brumado, que abriga cerca de 30 municípios em sua circunscrição. Essa obra traz dignidade para os trabalhadores, advogados, servidores, magistrados, com um ambiente de trabalho mais acessível e que representa geração de emprego e renda para a cidade”, avaliou o presidente do TRT-BA.

Brumado: Banheiro está sendo reformado para atender demanda do Carnaval 2014

25 Fev 2014 - 20h10


Brumado: Banheiro está sendo reformado para atender demanda do Carnaval 2014
Após a festa, o sanitário continuará em funcionamento na Travessa Teixeira de Freitas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há mais de 18 meses, o banheiro público localizado na Travessa Teixeira de Freitas, em Brumado estava fechado. Para atender a demanda do carnaval, a prefeitura resolveu reformar o local. Após a festa, o sanitário continuará em funcionamento. O secretário de Infraestrutura, André Cardoso, disse em entrevista ao Brumado Notícias que, além do banheiro em reforma e dos banheiros localizados ao lado do Mercado Municipal de Artes, também serão instalados 100 banheiros químicos no circuito do carnaval.

Tanhaçu: Jornada pedagógica é iniciada com palestra motivacional

25 Fev 2014 - 19h30


Tanhaçu: Jornada pedagógica é iniciada com palestra motivacional
Palestrante no evento, Cláudio Vieira, falou sobre as dificuldades para ir à escola, e depois sobre os desafios que teve de superar para concluir o magistério. (Foto: Divulgação).

Hoje (25), foi realizada a jornada pedagógica do município de Tanhaçu. Organizado pela Secretaria de Educação, o evento aconteceu no Ginásio de Esportes dando início ao ano letivo na cidade. Estiveram na jornada, o prefeito João Francisco Santos (PT), o Secretário de Educação, Edson Carlos, demais secretários, diretores, professores e funcionários da rede de ensino do município. Palestrante no evento, Cláudio Vieira, da cidade de Monte Santo, falou sobre as dificuldades para ir à escola, e depois sobre os desafios que teve de superar para concluir o magistério. Formado em Ciências Contábeis, Cláudio é conhecido por ministrar palestras motivacionais em vários estados do país e até mesmo no exterior. Na noite desta terça-feira (25), ele estará na Praça do Mercado, em Tanhaçu, onde ministrará uma palestra motivacional aos moradores da cidade. “Quero que todos tenham a oportunidade de assistir este momento tão importante, em que muitos vão ter a oportunidade de ver que para vencer na vida só é preciso garra e determinação”, afirmou o prefeito do município.


Fotos: Divulgação

Brumado: Juiz visita cadeia e põe fim a greve de fome dos presos

25 Fev 2014 - 18h45


Brumado: Juiz visita cadeia e põe fim a greve de fome dos presos
Genivaldo Guimarães afirmou que a manifestação ocorreu porque os detentos querem passar maior tempo com os familiares no período de carnaval. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Somente no final da tarde desta terça-feira (25), o juiz da Vara Crime de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, visitou a cadeia do município. No local, os detentos ameaçavam deflagrar uma rebelião caso algumas de suas reivindicações não fossem atendidas. Logo que entrou no recinto, Guimarães foi aplaudido pelos custodiados, que chegaram a fazer greve de fome durante o dia. O magistrado disse em entrevista ao site Brumado Notícias que os detentos recusaram o café da manhã e o almoço e jogaram os alimentos no pátio da área do banho de sol. Eles reivindicavam uma audiência com o delegado. Entre as exigências: a liberação de visita íntima durante o período do carnaval e o aumento no número de banho, de três para quatro no dia. O magistrado afirmou que a manifestação ocorreu porque os detentos querem passar maior tempo com os familiares nesse período de carnaval. Aos presos, o juiz explicou que a estrutura da cadeia não permite que sejam atendidas as reivindicações. Também foi esclarecido que não há possibilidade de aumentar o número de banhos, tendo em vista o alto custo da mudança - há na cadeia 36 presos, o que já gera 108 banhos ao dia. Para acalmar os ânimos, Guimarães informou aos presos que as datas de julgamento estão sendo antecipadas. Ao final, os custodiados aceitaram as explicações do juiz e colocaram fim a greve de fome. “Foi um manifesto psicológico. Por estarem privados da liberdade, eles ficaram irritados por não poderem curtir o carnaval, mas não há indícios de que venham a promover uma rebelião”, concluiu o juiz.

Carnaval: Agência Móvel da Coelba estará instalada na Avenida Guilherme Dias

25 Fev 2014 - 17h50


Carnaval: Agência Móvel da Coelba estará instalada na Avenida Guilherme Dias
O atendimento será feito somente até a sexta-feira (28), das 8h às 16h. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A partir desta terça-feira (25), a Agência Móvel Coelba ficará instalada na Avenida Doutor Guilherme Dias, no Bairro Ginásio Industrial. A mudança se dá com o objetivo de facilitar as solicitações de ligação de energia de barracas para o carnaval. O atendimento será feito somente até a sexta-feira (28), das 8h às 16h, em frente à Agência da Coelba. Na unidade móvel, além do pedido de ligação de energia, estão disponíveis serviços como cadastramento na Tarifa Social de Energia, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia e religações. A Agência Móvel integra o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o intuito de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade.

Brumado: Vigilância epidemiológica realiza vistoria no pátio da delegacia

25 Fev 2014 - 17h00


Brumado: Vigilância epidemiológica realiza vistoria no pátio da delegacia
Vários focos do mosquito transmissor da dengue foram detectados no prédio da 20ª Coorpin. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O pátio da delegacia de Brumado tornou-se um ambiente propício para proliferação do mosquito transmissor da dengue. Isso porque no local são acumulados lixo, carros, motos, além de muito mato, que servem como aparato para o depósito de água da chuva e possível aparecimento de focos do mosquito. Na manhã desta terça-feira (25), um agente de endemias realizou a vistoria periódica no local, a fim de identificar se há foco da larva do mosquito. O agente se surpreendeu com a quantidade de cabeças de prego encontradas e fez um alerta de que isso significa um indício de que podem surgir no ambiente as larvas da dengue. O diretor do prédio declarou ao site Brumado Notícias que irá tomar as providências cabíveis para que seja feita uma nova limpeza na área. Segundo ele, a última foi realizada no final do ano passado e, desde então, com as chuvas que caíram nos últimos meses, o mato cresceu e tomou conta da unidade.

Brumado: Vigilância epidemiológica realiza vistoria no pátio da delegacia
O diretor do local disse que irá tomar as providências cabíveis para que seja feita uma nova limpeza na área. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Brasil: Arrecadação recorde foi impulsionada por salários, bens e serviços

25 Fev 2014 - 16h30


Brasil: Arrecadação recorde foi impulsionada por salários, bens e serviços
Massa salarial cresceu 10,37%. (Foto: Reprodução/Agência Brasil).

A maior arrecadação da história - R$ 123,667 bilhões em janeiro deste ano - foi anunciada hoje (25) pela Receita Federal. Segundo o órgão, a arrecadação foi impulsionada pelas vendas de bens e serviços, que aumentaram 2,87% em comparação ao mesmo período de 2013. O crescimento da massa salarial, de 10,37% e do valor em dólar das exportações de 8,27%, também foi fator preponderante para o aumento da cifra. Em valores globais foram arrecadados R$ 117,13 bilhões ante R$ 116,07 bilhões comparando-se os meses de janeiro de 2014 e de 2013. O coordenador de Previsão e Análise da Receita Federal, Raimundo Elói de Carvalho, disse à Agência Brasil que a redução da receita da Cofins/PIS-Pasep foi resultado da combinação dos seguintes fatores: redução da Cofins e do PIS incidentes sobre as exportações, em razão de compensações tributárias e da diminuição da base de cálculo aprovada pela Lei 12.865/2013.