Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2017"

Coelba suspende fornecimento de energia da 18ª Ciretran de Brumado

23 Fev 2017 - 16h00


Coelba suspende fornecimento de energia da 18ª Ciretran de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma equipe de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Coelba na cidade de Brumado efetuou a suspensão do fornecimento de energia na sede da 18ª Ciretran, localizada na Praça Wenceslau Araújo, no Bairro Santa Tereza. O corte foi realizado durante o expediente do órgão, por volta de 11h20 desta quinta-feira (23), quando ainda havia usuários sendo atendidos na repartição. Informações não oficiais dão conta de que o órgão deve mais de R$ 6 mil para a concessionária, o equivalente a dois meses de atraso no pagamento. Outra informação aponta que o problema seria de ordem técnica, uma vez que, quando o órgão passou a funcionar em suas novas instalações, em julho de 2016, a energia era fornecida através de um padrão provisório, que foi instalado no local para atender a empresa que prestou os serviços durante a construção do prédio. Com isso, os boletos de energia ainda estariam em nome da empresa, sem terem sido quitados nem pela empreiteira e nem pelo estado. 

Coelba suspende fornecimento de energia da 18ª Ciretran de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vale salientar que nenhum das informações foi confirmada pela coordenação da 18ª Ciretran, que disse desconhecer se há realmente atrasos, visto que todo o pagamento das contas é efetuado diretamente pela gerência geral na capital. Nossa reportagem também buscou esclarecimentos junto ao escritório regional da Coelba. Segundo o gestor do escritório, o motivo do corte não pode ser divulgado pela empresa por questões legais. Sem uma informação plausível quanto ao real motivo do corte, a coordenação da 18ª Ciretran emendou que já era prevista uma pausa nas atividades do setor a partir de hoje (23) devido ao feriado de carnaval. As atividades serão retomadas na quinta-feira (2). Nesse período, o órgão garantiu que buscará a solução do problema a fim de que seja restabelecido o fornecimento de energia no prédio.  

Mães são presas após deixarem filhos sozinhos para curtir festa em Paulo Afonso

23 Fev 2017 - 15h30

Duas mulheres foram presas após deixarem três filhos, de 3, 4 e 7 anos, sozinhos em casa para curtir festa em Paulo Afonso, cidade no norte da Bahia. Uma equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) chegou até as suspeitas após denúncia de abandono de incapaz, lesão corporal, maus-tratos e suposto abuso sexual, verificada pelo Conselho Tutelar. O caso ocorreu na quarta-feira (22). Ainda de acordo com a polícia, uma das crianças foi encontrada na rua, de madrugada, e teria dito onde as mulheres estavam. As mães foram localizadas pelo Conselho Tutelar e Deam em uma festa, e autuadas em flagrante. Exames de lesões corporais foram realizados nas vítimas e nas duas mulheres. Segundo o G1, foram identificadas lesões e suposta prática de abuso sexual na menina de 3 anos. De acordo com a polícia, as mães estão em audiência de custódia na manhã desta quinta-feira. Já as vítimas foram levadas para o Abrigo Menina Flor. Até a publicação desta reportagem, a audiência não havia terminado.

Macaubense Neto Nunes lança clipe de sua nova música

23 Fev 2017 - 15h00


Macaubense Neto Nunes lança clipe de sua nova música
Foto: Reprodução/Youtube

O macaubense Neto Nunes, filho do empresário Róbinson Nunes, lançou na última quarta-feira (22) o clipe da canção “Inveja”. A composição é de Nunes em parceria com Lucas Led e Lucas Gonçalves. A canção traz no enredo a história de casais que sentem inveja da felicidade de outros. O clipe foi gravado em Goiânia e Pirenópolis (Goiás). A canção faz parte do projeto de seu primeiro CD que será lançado em breve.

PF mira operadores financeiros em nova fase da Lava Jato

23 Fev 2017 - 14h30

Policiais federais realizaram nesta quinta-feira (23) a 38ª fase da Operação Lava Jato. Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva no Rio de Janeiro. A operação foi batizada de Blackout. De acordo com as investigações, a ação tem como alvo principal a atuação de operadores financeiros ligados ao PMDB e identificados como facilitadores na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes das diretorias da Petrobras. De acordo com o G1, os dois operadores financeiros são Jorge Luz e o filho dele Bruno Luz. Jorge Luz é um dos principais e mais antigos operadores financeiros ligados ao PMDB. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a dupla é suspeita de utilizar contas no exterior para fazer repasse de propinas a agentes públicos. Até a última atualização desta reportagem a PF não tinha confirmado se eles já tinham sido presos. Pai e filho são investigados pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros, ainda de acordo com a PF. 

Brumado: Prefeitura reúne comerciantes para ampliar participação em licitações públicas

23 Fev 2017 - 14h00


Brumado: Prefeitura reúne comerciantes para ampliar participação em licitações públicas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dando continuidade ao programa de austeridade econômica que busca enxugar os gastos públicos e dar maior dinamismo às ações prioritárias do município, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) vem realizando uma série de encontros e reuniões com vários setores da sociedade organizada brumadense. Seguindo cronograma, na manhã de quarta-feira (23) foi realizada no Salão de Treinamento da Prefeitura uma importante reunião com os comerciantes locais. O encontro teve por objetivo convocar os comerciantes para que eles participem de forma mais ampla das licitações públicas e que, principalmente, os preços praticados estejam em sintonia com o atual momento econômico, sem onerar os cofres públicos. Os comerciantes se prontificaram a atender a convocação feita pelo Executivo Municipal.  

Câmara aprova criação de novo documento único de identidade

23 Fev 2017 - 13h30


Câmara aprova criação de novo documento único de identidade
Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que cria o Documento de Identificação Nacional (DIN), que reúne todos os dados dos brasileiros em um só documento de tecnologia de chip. Agora, projeto será enviado ao Senado e, se aprovado, deverá passar pela sanção do presidente Michel Temer (PMDB). De acordo com a agência Câmara, o DIN dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitido pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos, podendo substituir o título de eleitor. O documento será impresso pela Casa da Moeda e o CPF será usado como base para a identificação do cidadão.

Prefeitura de Condeúba cancela festa de carnaval após assassinato do Diretor de Tributos

23 Fev 2017 - 13h00


Prefeitura de Condeúba cancela festa de carnaval após assassinato do Diretor de Tributos

Em seu perfil no Facebook, a Prefeitura Municipal de Condeúba anunciou o cancelamento da festa de carnaval na cidade. No texto, a prefeitura diz que o clima ainda é de comoção no município após a morte do servidor Roberto Alves Moreira, ex-diretor do Departamento de Tributos, que foi assassinado. “Em respeito aos familiares, amigos e em repúdio ao ato de crueldade cometido contra a vida de Roberto Alves Moreira, fica cancelado os eventos carnavalescos programados através da Diretoria de Cultura desse município”, diz um trecho da nota. Segundo o diretor de cultura do município, Ygor Roberto, a cidade está de luto e não há o que comemorar. “Fizemos uma consulta ao corpo da gestão e todos foram unânimes pelo cancelamento do evento”, completou.

José Serra pede demissão como ministro das Relações Exteriores por problema de saúde

23 Fev 2017 - 12h30


José Serra pede demissão como ministro das Relações Exteriores por problema de saúde
Foto: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), pediu demissão do cargo na noite desta quarta-feira (22). Na carta enviada ao presidente Michel Temer (PMDB), Serra disse que decidiu deixar a pasta “em razão de problemas de saúde”. Serra estava no cargo desde maio do ano passado, quando Temer assumiu como presidente em exercício. O tucano é senador por São Paulo e tem mandato até 2022. Ele havia se licenciado para assumir o Itamaraty. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, Serra entregou pessoalmente a carta de demissão a Temer. Conforme informou o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, desde dezembro do ano passado Serra já dava sinais a aliados de que poderia deixar o ministério. Com a saída de Serra, o secretário-geral do Itamaraty, Marcos Galvão, deverá responder pela pasta até que um novo ministro seja nomeado.

Federação repudia Eduardo Vasconcelos contra extinção da Guarda Municipal em Brumado

23 Fev 2017 - 12h00


Federação repudia Eduardo Vasconcelos contra extinção da Guarda Municipal em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais (FEBAGUAM) publicou uma nota de repúdio contra o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O Projeto de Lei nº 05/2017, encaminhado pelo gestor para o legislativo, propõe a extinção de cargos do quadro efetivo da Prefeitura Municipal, inclusive o cargo de guarda municipal. A Federação recebeu com grande surpresa o projeto, visto que a corporação vem desempenhando um ótimo papel no desenvolvimento de suas atividades. Na nota, a Federação citou que a CGM realiza ações sociais que beneficiam a comunidade, como a doação voluntária de sangue e a doação de brinquedos e alimentos para famílias carentes. Além disso, segundo a FEBAGUAM, a Ronda Escolar promovida pela Guarda Municipal na cidade é um exemplo regional e para o todo o estado. O projeto foi todo implantado pela Federação, sem custos para o município. “Lamentamos a atitude errônea e impensada da gestão pública municipal em apresentar tal projeto, decretando a extinção dessa corporação. No segundo semestre de 2016, conseguimos uma verba parlamentar no valor de R$ 100 mil para investimentos na sua estruturação (...). Esperamos que a Câmara Municipal de Vereadores não apoie uma atitude nociva, destrutiva e impensada como essa, pois, além de prejudicar diversos pais de família que atuam honrosamente vestindo a farda desta corporação, quem perderá com isso será toda a população de Brumado”, disse Alan Braga, secretário do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM.

Brumado: Polícia apreende caminhão com restrição de roubo; veículo pode ter sido usado em furto de tijolos

23 Fev 2017 - 11h00


Brumado: Polícia apreende caminhão com restrição de roubo; veículo pode ter sido usado em furto de tijolos
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional da Polícia Militar apreendeu um caminhão no final da manhã desta quarta-feira (22), sob suspeita de o mesmo ter sido utilizado para furtar tijolos em uma construção no Bairro Alto da Boa Vista, em Brumado. O veículo foi levado para a delegacia juntamente com o condutor e mais dois acusados. No local, ao fazerem um levantamento, os policiais constataram que o caminhão se encontra com restrição de roubo. O proprietário do terreno onde estava sendo executada a obra disse à polícia que foram levados cerca de 700 tijolos do local. Os suspeitos foram apresentados diante do delegado para prestarem esclarecimentos sobre o caso.

Achei Tour monta pacote para realização de High School nos Estados Unidos

23 Fev 2017 - 10h30


Achei Tour monta pacote para realização de High School nos Estados Unidos

A Achei Tour, em parceria com a Get Up Intercâmbios, montou um pacote para os interessados em fazer High School nos Estados Unidos. O pacote custa 7 vezes sem juros de R$ 800 e equivale a um ano acadêmico - de agosto a junho. Aproveite a oportunidade de vivenciar essa grande experiência e faça já esse investimento. As matrículas serão abertas em agosto deste ano. A Achei Tour fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 206, 1º Andar, Sala 104, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Você também pode acessar o site www.acheitour.com.br e conferir todas as novidades.

Brumado: Delegado solicita apoio do setor de endemias contra o aedes-aegypti na 20ª Coorpin

23 Fev 2017 - 10h00


Brumado: Delegado solicita apoio do setor de endemias contra o aedes-aegypti na 20ª Coorpin
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O delegado regional Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), encaminhou ofício ao setor de endemias, na Vigilância Epidemiológica, solicitando apoio dos agentes no combate ao mosquito aedes-aegypti. No documento, o delegado relata sobre a necessidade de aplicação de larvicida nos veículos que estão retidos no pátio do complexo. Isso porque os mesmos acumularam água das últimas chuvas que caíram na cidade. A frota de veículos é grande no pátio administrativo da 20ª Coorpin e muitos são mantidos do lado de fora da unidade por falta de espaço no interior. A vizinhança também se preocupa com a questão.

Banco Central reduz juros para 12,25% ao ano; taxa é a menor desde 2015

23 Fev 2017 - 09h30

O comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros da economia brasileira pela quarta vez seguida nesta quarta-feira (22), de 13% para 12,25% ao ano. O corte, de 0,75 ponto percentual, levou a Selic ao menor patamar desde o início de 2015, quando estava em 11,75% ao ano. De acordo com o G1, a redução de 0,75 ponto percentual também confirmou a expectativa da maior parte dos economistas do mercado financeiro. No fim de janeiro, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, havia indicado que esse ritmo de corte de juros, implementado na reunião do Copom de janeiro, deveria ser mantido neste mês. Os analistas preveem que o Copom continuará a reduzir a Selic nos próximos meses e que a taxa chegará a 9,5% ao fim de 2017, ou seja, em um dígito - algo que não acontece desde o fim de 2013, quatro anos atrás.

Vereadora Ilka Abreu solicita iluminação e construção de praça em Brumado

23 Fev 2017 - 09h00


Vereadora Ilka Abreu solicita iluminação e construção de praça em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão da última segunda-feira (20), a vereadora Ilka Abreu apresentou indicações requerendo da administração municipal, através dos órgãos competentes, a substituição de lâmpadas queimadas e instalação de braços de iluminação pública na Avenida Centenário, a fim de oferecer maior segurança aos transeuntes. A parlamentar também solicitou a instalação de refletores de iluminação pública no campo de futebol da Fazenda São Felipe, próximo a Piabanha, na região de Arrecife. O objetivo é que possam ser realizados no local eventos no período noturno. Em outras duas indicações, Abreu ainda indicou a necessidade de construção de uma praça no Bairro Malhada Branca e o calçamento da Rua Francisco Ribeiro da Silva, localizada no mesmo bairro.