Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2017
STF nega liberdade a Eduardo Cunha Foto: EBC

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou na quarta-feira (15) um pedido de liberdade apresentado pela defesa do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Seguindo recomendação do novo relator da Operação Lava Jato na Corte, Edson Fachin, e por 8 votos a 1, a maioria dos ministros resolveu mantê-lo na prisão em Curitiba (PR) - o único voto a favor de conceder liberdade a Cunha foi do ministro Marco Aurélio Mello. O peemedebista, que teve o mandato cassado em setembro, foi preso em outubro do ano passado pela Polícia Federal em Brasília por determinação do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância. No âmbito da Lava Jato, Eduardo Cunha responde a diversas ações penais por suposto recebimento de propina oriunda de contratos da Petrobras. De acordo com o G1, o advogado Ticiano Figueiredo, que defende Eduardo Cunha, falou com a imprensa ao final da sessão e disse que o Supremo não entrou no mérito sobre se a prisão está correta ou não e que confia que o STJ concederá a soltura e que, se isso não acontecer, recorrerá ao STF novamente.

Guanambi: Pista do aeroporto será reforçada para receber voo da Azul Foto: Reprodução

O governo baiano irá realizar obras de melhorias na pista do Aeroporto de Guanambi, no sudoeste do estado, para reforçar o pavimento. De acordo com o governador Rui Costa (PT), a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) já foi autorizada a lançar a licitação para a realização da obra. Segundo o governador, que participou nesta quarta-feira (15) do programa Fala Aí, no Facebook da TV Aratu, ao vivo, a empresa Azul Linhas Aéreas garantiu a colocação de um voo regular assim que a obra for concluída. Rui informou ainda que, no início do próximo ano, vai inaugurar o novo aeroporto de Vitória de Conquista, que terá condições de receber aviões de grande porte, ampliando o tráfego aéreo na região.

Brumado: Vereador indica auxílio periculosidade para servidores que trabalham utilizando motocicletas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Elias Pereira (PV), o Piau, apresentou indicação ao poder executivo no intuito de que seja garantido auxílio periculosidade aos servidores públicos municipais que trabalham utilizando motocicletas. No texto, o parlamentar apresenta a Lei Federal nº 12.997, de 18 de junho de 2014, com o acréscimo do § 4º ao art. 193, da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), para reforçar o argumento de que os serviços prestados sobre motocicletas expõem o servidor a riscos a sua integridade física, levando em consideração o grande número de acidentes envolvendo motociclistas na cidade. A indicação, além de aprovada, também ganhou o apoio dos demais parlamentares, que reforçaram a carência de atenção aos servidores nesse sentido.

2018: Lula lidera e Bolsonaro supera Aécio, aponta pesquisa Foto: Reprodução

Pesquisa CNT/MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), réu em cinco ações na Justiça Federal – três delas na Operação Lava Jato – , lidera todos os cenários para a sucessão presidencial. Outro destaque do levantamento são os números do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que aparece à frente do senador Aécio Neves (PSDB-MG), segundo colocado nas eleições de 2014, na maioria das simulações. De acordo com a Veja, na pesquisa espontânea, em que não é apresentada uma relação de candidatos ao eleitor, o petista tem 16,6% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 6,5%, e Aécio, com 2,2%. A ex-ministra Marina Silva (Rede) teria 1,8%, e o presidente Michel Temer (PMDB) seria o quinto, com 1,1%. Os eleitores também citaram a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), 0,9%, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), 0,7%, e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), 0,4%. Na avaliação da CNT, chama a atenção o alto número de indecisos, brancos e nulos, que somam quase 70% dos eleitores que responderam à pesquisa espontânea. Para o instituto, isso “favorece o surgimento de novas lideranças políticas e de propostas” e torna a eleição indefinida. Na pesquisa estimulada, foram apresentados três cenários aos eleitores e, em todos, Lula e Marina Silva avançariam para o segundo turno, com Bolsonaro, Aécio e Alckmin também podendo avançar, já que ficam dentro da margem de erro.

Brumado: Prefeito atende indicação parlamentar e reestrutura esgoto na Praça Pompílio Leite Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Atendendo a indicação da vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PDT), a Lia Teixeira, a prefeitura municipal de Brumado, através da Secretaria de Infraestrutura, está realizando obras de reestruturação na rede pluvial que também serve de escoamento do esgotamento sanitário na região da Praça Pompílio Leite, no centro da cidade. A rede mostrou problemas no final de 2016 e chegou a receber alguns reparos, mas o problema perdurou e foi necessário substituir as manilhas que há décadas atendiam a demanda da região. Com as obras, o fluxo de veículos foi interrompido na região, mas, mesmo com os transtornos, comerciantes e moradores aprovam as medidas que visam à solução do problema.

Chamadas entre fixos e móveis ficarão mais baratas Foto: AFP/Veja

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quarta-feira (15) que as tarifas de interconexão entre as empresas de telefonia fixa e móvel serão reduzidas a partir do dia 25. Essa redução será repassada aos preços cobrados do consumidor. Com isso, os valores das chamadas locais de fixo-móvel terão redução de 16,49% a 19,25%. Já as ligações interurbanas terão queda de 7,05% a 12,01%. De acordo com o Estadão Conteúdo, essa redução de valor é reflexo da diminuição da tarifa de interconexão _valor que uma empresa cobra da outra pelo uso da sua rede. De acordo com a agência, esses preços vão continuar caindo ano a ano até 2019, conforme decisão tomada em 2014, quando a Anatel aprovou um cronograma de redução da tarifa de interconexão.

Guanambi: Evento é cancelado e produção não devolve dinheiro às pessoas que compraram ingressos

O evento Apaixona Guanambi, que contaria com shows dos cantores Pablo do Arrocha, Tayrone Cigano e Silvanno Salles, foi cancelado e as pessoas que compraram ingressos não receberam o dinheiro de volta. O fato está repercutindo bastante nas redes sociais e nos programas jornalísticos das principais emissoras de rádio da cidade. O evento foi adiado duas vezes: a princípio, seria realizado no dia 18 de novembro de 2016, mas foi remarcado para dia 14 de janeiro de 2017, não sendo realizado na data. Na época, a MT Produções e Bahia Mix Produções informou que o motivo do cancelamento foi a baixa procura por ingressos e camarotes. Eles disseram que seria necessário a venda de pelo menos 3 mil ingressos para cobrir os custos de produção, o que não ocorreu. Os organizadores ainda afirmaram que estariam tomando as providências para a devolução do dinheiro pago pelos ingressos e o cumprimento de outras obrigações referentes à festa. Entretanto, passados três meses da data do primeiro show, o dinheiro ainda não foi restituído. As informações são da Rádio Cultura de Guanambi.

Aprovação ao governo Temer cai para 10,3%, mostra pesquisa CNT Foto: Reprodução/Twitter

A avaliação positiva da gestão do presidente Michel Temer (PMDB) apresentou queda nos últimos quatro meses e foi para 10,3%, de acordo com pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) – destes, 9,1% consideram o governo como “bom” e apenas 1,2% o avaliam como “ótimo”. O levantamento anterior, divulgado em outubro do ano passado, apontava uma avaliação positiva por parte 14,6% dos entrevistados. De acordo com a Veja, já o índice de rejeição ao governo subiu, passando de 36,7% na pesquisa passada para 44,1% – deste total, 17,6% avalia a administração como “ruim”, enquanto 26,5% classificam o desempenho como “péssimo”. Já para 38,9% dos entrevistados, o governo Temer tem tido uma atuação “regular”. Em relação à aprovação do desempenho pessoal do presidente, também foi registrada uma queda – de 31,7% para 24,4%. Já o número de pessoas que desaprovam subiu de 51,4% para 62,4%. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de fevereiro. Foram ouvidas 2002 pessoas em 138 municípios de 25 unidades federativas, nas cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. 

Vereadora Ilka Abreu faz indicações estruturais em benefício de várias vias de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A vereadora Ilka Abreu (PR) vem mostrando desenvoltura e visão das necessidades dos bairros e comunidades rurais de Brumado. Pela primeira vez atuando como parlamentar no município, Ilka já foi vice-prefeita e ganhou a admiração da população pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Na última sessão legislativa, a vereadora entrou com quatro indicações direcionadas ao poder executivo para realização de obras estruturais de pavimentação e iluminação de vias públicas de vários bairros e comunidades. As indicações ganharam aprovação e respaldo dos demais parlamentares, que elogiaram a vereadora pela preocupação em atender, principalmente, vias em regiões periféricas. “Em campanha, caminhei por todos os cantos dessa cidade e recebi a atenção de todos com quem falei. Então, minha forma de retribuir agora é apontando ao prefeito as carências dessas localidades para que também sejam direcionadas melhorias para qualidade de vida dessas pessoas”, disse a parlamentar ao site Brumado Notícias.

Achei Tour prepara pacote mágico de férias na Disney em 2017

A Achei Tour, em parceria com a Espaço Turismo, uma das mais conceituadas operadoras de viagens para o destino Disney, montou um programa de férias especialmente para 2017​. Além de se hospedar em dois resorts de luxo - o Disney’s Polynesian Resort e o Lowes Royal Pacific at Universal Orlando - você também terá direito de participar de cinco baladas famosas na cidade, passear de Limousine, corrida de Kart no I-drive, fura filas garantido, six flags em duas cidades e muito mais. Feche agora mesmo o seu pacote e faça essa viagem dos sonhos. Ligue (77) 3441-6027; (77) 99991-6027; (77) 99963-6027 e saiba mais. Você também pode acessar www.acheitour.com.br e ficar por dentro de todas as novidades. Junte os amigos e a família e vivam essa experiência mágica juntos.

Ministério Público apura qualidade da água distribuída pela Embasa em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), através do promotor Ruano Fernando da Silva Leite, instaurou Inquérito Civil Público a fim de apurar a qualidade da água distribuída pela Embasa na cidade de Brumado. O órgão levou em consideração que a água fornecida em algumas localidades do município, na última semana, apresentava odor impróprio. Além disso, o MP-BA considera o ofício 003/2017, do Ceacon, que informa que, por meio de relatório extraído do SISAGUA, foi verificado que o município está silencioso para o Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA). A Embasa deve prestar esclarecimentos sobre os fatos em um prazo de 72 horas, bem como tem de apresentar laudos de avaliação da qualidade da água para consumo humano no município, dos últimos seis meses. A Vigilância Sanitária Municipal também deve informar se o município está submetido ao Programa VIAÁGUA e se está cumprindo o Plano de Amostragem de Vigilância da Qualidade da Água.  

Casa de amparo do Mato Grosso do Sul procura por familiares de idoso em Brumado Foto: Divulgação

Uma casa de amparo para idosos na cidade de Rio Negro, no Mato Grosso do Sul, está buscando contato com familiares do idoso Manoel Alves no município de Brumado. O homem foi encontrado no distrito rural do Perdigão e disse que mora com esposa e três filhos na cidade. Desnorteado, ele não soube informar como chegou ao estado sul-mato-grossense. Funcionários da casa de amparo solicitam informações a quem reconhecer o homem e pede ajuda para encontrar a família. Quem puder colaborar, pode entrar em contato através do celular (67) 99633-3381.  

O pagamento de pensão vitalícia paga a ex-governadores baianos foi suspenso por determinação da 7ª Vara da Fazenda Pública emitida nesta segunda-feira (13) em tutela de urgência (antecipa os efeitos antes de uma decisão final). O despacho do juiz Glauco Dainese de Campos ocorre no âmbito de ação popular movida pelo coordenador da Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), Fábio Brito, que aponta inconstitucionalidade na emenda à Constituição estadual que proporciona o direito à pensão vitalícia. Entre os beneficiários nominais estão o ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner, o secretário da Fazenda de Salvador, Paulo Souto, e o ex-senador João Durval -- os dois primeiros, no entanto, negam receber a pensão. A decisão ainda determina que o Estado da Bahia acrescente aos autos uma planilha que detalhe os valores pagos aos ex-governadores, pensionistas e demais beneficiados.

Em Brasília, prefeito Eduardo Vasconcelos articula emendas parlamentares para Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), está em Brasília, capital federal, articulando com deputados federais a inclusão de emendas parlamentares para a cidade este ano. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o gestor está na expectativa de que os parlamentares destinem emendas para a realização de importantes obras pelo município. Segundo uma fonte do executivo, os recursos devem começar a chegar às contas da prefeitura a partir do mês de abril. As obras que provavelmente serão executadas devem ser anunciadas por Vasconcelos após a confirmação das inclusões dos projetos beneficiados.

Aula experimental de educação física será realizada na Unopar de Brumado

Em Brumado, a Unopar convida todos os interessados no curso de Educação Física que ainda não realizaram sua matrícula para uma aula experimental que será realizada na próxima segunda feira (20). O curso de Licenciatura em Educação Física habilita professores para atuarem exclusivamente na Educação Física Escolar: educação infantil, ensino fundamental e médio. Nas aulas, o professor desenvolve os conteúdos da cultura corporal, como o esporte, a ginástica, lutas, dança e jogos. As aulas já tiveram início no último dia 13, mas ainda dá tempo de realizar a sua matrícula sem pagar nada agora. Ligue (77) 3441-7979 ou (77) 99949-5503 e agende seu vestibular. A Unopar fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, 55, no Bairro Hospital.

Brumado: Torres do parque eólico começam a mudar o cenário na Serra das Araras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem trafega pela BR-030, sentido Brumado a Tanhaçu, já pode contemplar à distância o surgimento das primeiras torres geradoras do Parque Eólico, na região de Cristalândia. Os equipamentos começam a mudar o cenário na Serra das Araras. Da pista, o site Brumado Notícias registrou um filamento com oito torres no alto da serra. Nos próximos dias, começarão a ser instaladas as hélices em algumas torres, o que mudará ainda mais a paisagem da região.

Dilma revela à Polícia Federal que nomeação de Lula evitaria impeachment, segundo revista Foto: Reprodução

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) revelou à Polícia Federal (PF) que a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Casa Civil, em março de 2015, evitaria seu impeachment. Segundo informações da revista Veja, Dilma prestou depoimento à PF em 12 de dezembro, quando explicou o porquê da indicação de Lula. "Desde o início do segundo mandato, a declarante tinha interesse em trazer o ex-presidente Lula para integrar o governo. (...) A declarante acredita que, caso o ex-presidente Lula viesse a assumir a chefia da Casa Civil, como havia previsto, possivelmente não teria sofrido o impedimento", disse Dilma no depoimento ao qual a publicação teve acesso. Na ocasião, Dilma também negou ter articulado para tirar empreiteiros da prisão e para evitar a delação do ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (ex-PT).

Comitê do Ministério Público busca reestruturar Conselho de Segurança de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública do Estado da Bahia (CISP-BA), o Ministério Público Estadual (MPE) está buscando viabilizar a reestruturação do Conselho Municipal de Segurança na cidade de Brumado (CMSB). Em entrevista ao Brumado Noticias, o promotor público Adriano Reis declarou que esteve reunido com representantes da 34ª CIPM, da 20ª Coorpin, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da prefeitura para debater algumas propostas para a revitalização do conselho municipal. O promotor adiantou que um novo encontro entre as instituições será realizado no mês de março. Ele estendeu o convite para participação na reunião à Câmara de Vereadores, Uneb, Defensoria Pública Estadual e outros órgãos que possam colaborar com a proposta de reestruturação do CMSB. Após a reestruturação do conselho, as ações se voltarão para as medidas preventivas para melhoria da segurança no município.

Senado aprova PEC que autoriza a realização de vaquejadas e rodeios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC 50/2016, que autoriza a realização de vaquejadas e rodeios no Brasil. A medida foi votada na tarde de terça-feira (14) e aprovada, no segundo turno, com 53 votos favoráveis, nove contrários e duas abstenções. A PEC, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), recebeu 28 assinaturas, entre elas dos colegas baianos Roberto Muniz (PP) e Lídice da Mata (PSB). Após votação em dois turnos, a emenda constitucional já pode ser apreciada pela Câmara dos Deputados.

Coelba inicia instalação de energia para o presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias registrou o início dos trabalhos de instalação de energia elétrica para o presídio do município de Brumado. Uma equipe da empresa terceirizada que presta serviços para a Coelba começou as atividades na manhã desta quarta-feira (15), na estrada vicinal que liga a BR-030 ao presídio. Nas próximas semanas, a Embasa também deve iniciar as obras de instalação de água para a unidade prisional. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, o governo pretende abrir licitação para manutenção do presídio brumadense até o final do mês de março e a previsão é de que o complexo seja inaugurado em abril. A prefeitura ainda deve buscar recursos para pavimentar e iluminar a estrada de acesso ao conjunto penitenciário. O projeto para a obra já foi aprovado pela câmara municipal na legislatura de 2016, e a administração, juntamente com o parlamento, buscará apoio através de emendas parlamentares para que a obra seja executada.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio de sessão legislativa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

Caculé: Alunos da rede municipal de ensino recebem kit escolar Foto: Tayga Ribeiro/Brumado Notícias

Desde o dia 06, os alunos e profissionais da rede municipal de ensino de Caculé retornaram às atividades e deram início ao ano letivo de 2017. Mais uma vez, a prefeitura lançou uma campanha educativa para a confecção dos cadernos entregues para os alunos das escolas municipais. Este ano, o investimento com os kits escolares, adquiridos com recursos próprios, foi de cerca de R$ 70 mil. “Cultivando valores para um cotidiano de paz” foi o tema abordado na campanha dos cadernos de 2017, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O kit entregue para cada aluno contém lápis de cor, apontador, borracha, caneta, lápis de escrever, régua e cadernos. A secretária da educação, a professora Adailde Telles, destacou a importância do kit escolar como auxilio na qualidade da educação e um estímulo para o estudo.

Polícia Federal prende 27 em ação contra desvios em Universidade do Paraná Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal realiza uma operação que tem como alvo desvios de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná (UFPR) na manhã desta quarta-feira (15). Ao todo, a operação “Research” cumpre 73 mandados nas cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Antonina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, no Paraná; Rio de Janeiro (RJ); e Campo Grande e Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Entre as ordens judiciais, 29 são de prisão temporária, 8 de condução coercitivas e 36 mandados de busca e apreensão. Dois funcionários públicos federais estão entre os alvos. Segundo informações da RPC TV, 25 pessoas já foram presas até 7h50 (horário de Brasília). As investigações apuram o repasse irregular de recursos por meio de pagamentos sistemáticos, fraudulentos e de valores milionários de bolsas destinadas a pessoas sem vínculos com a universidade, entre 2013 e 2016. Segundo a PF, há evidências de fraudes em pagamentos de título de auxílio a pesquisadores e bolsas de estudo no Brasil e no exterior pagas a pessoa sem vínculo com a UFPR. O nome da operação faz menção ao objetivo das bolsas, que seriam estudos e pesquisas pelos contemplados pelos incentivos. A operação é realizada em parceria com a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Falso segurança é preso portando simulacros de armas de fogo em Guanambi Foto: Divulgação/PM

Um homem de 25 anos foi preso e conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi após ser flagrado com dois simulacros de arma de fogo. De acordo com o Sudoeste Bahia, Charles Moreira Santana foi abordado pela Polícia Militar no Distrito de Mutans, onde eram realizadas rondas na terça-feira (14). Em depoimento à polícia, ele disse que presta serviços de segurança particular para pessoas físicas e jurídicas no distrito. A polícia chegou ao suspeito através de denúncias anônimas. O caso está sendo investigado.

Arquivo