Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2014
fechar

Brumado: Prefeitura retira lombofaixas da João Paulo I Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o final da tarde da última segunda-feira (24) uma equipe a serviço da prefeitura de Brumado está realizando a retirada das lombofaixas que foram construídas no início da Avenida João Paulo I. A retirada das lombadas está sendo efetuada após a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) ter sido notificada pelo Ministério Público. O órgão acatou ação movida por um cidadão que denunciou irregularidade na instalação das lombadas. A prefeitura também terá de fazer reparos nas lombofaixas instaladas em frente à Uneb, na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, pois a altura das mesmas está fora dos padrões do Código Nacional de Trânsito.

Greve na Bahia: Servidores da EBDA cruzam os braços Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os servidores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) cruzaram os braços e deflagraram greve geral por tempo indeterminado. O movimento foi iniciado na última segunda-feira (24). O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola da Bahia (Sintagri), que representa a categoria, pede que o governo cumpra um acordo firmado em 2012, referente ao pagamento de dissídios coletivos de 1997, 1999 e 2003. Juntas, as dívidas somam cerca de R$ 308 milhões. Um representante do Sintagri em Brumado declarou que no município, além das reivindicações apresentadas em pauta, os servidores também cobram melhor estrutura do setor. O sindicato avaliou junto aos trabalhadores que falta manutenção e combustível para os veículos e modernização do escritório. Recentemente, o telefone da unidade foi cortado por falta de pagamento. A EBDA é responsável pela assistência técnica à economia rural e atende atualmente cerca de 400 mil cultivadores em todo o estado.

População carcerária do Brasil aumentou mais de 400% em 20 anos Foto: Reprodução

Levantamento feito pelo Ministério da Justiça (MJ) aponta que entre janeiro de 1992 e junho de 2013 o número de pessoas presas aumentou 403,5% no país. De acordo com o Centro Internacional de Estudos Penitenciários, ligado à Universidade de Essex, no Reino Unido, a média mundial de encarceramento é de 144 presos para cada 100 mil habitantes. No Brasil, o número de presos sobe para 300. O diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do MJ, Augusto Eduardo Rossini, explicou que o aumento de esforços de segurança pública é um dos fatores determinantes para a grande quantidade de presos no Brasil. Atualmente, são aproximadamente 574 mil pessoas presas no Brasil. É a quarta maior população carcerária do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (2,2 milhões), da China (1,6 milhão) e Rússia (740 mil). As informações são da Agência Brasil.

Brumado: Presidente eleito do Sindicato dos Trabalhadores Rurais quer parceria com o legislativo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente eleito do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Brumado, Aroldo Meira, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (24) com o presidente da Câmara Municipal, vereador Alessandro Lôbo (PSL). Acompanhado do vereador Agno Meira (PCdoB), o sindicalista solicitou apoio do legislativo para a conquista de diversas demandas da categoria. Muito receptivo, o presidente da Casa já assinalou que irá trabalhar junto com os colegas vereadores para atender as reivindicações dos trabalhadores rurais de Brumado. “A nossa Câmara está à disposição do Sindicato para atender, dentro das nossas possibilidades, todas as demandas”, disse Lôbo. Aroldo Meira já solicitou do legislativo o apoio para a doação de um terreno municipal a fim de construir uma nova sede da categoria com um amplo espaço e para melhor receber os trabalhadores da zona rural. “Sou totalmente a favor da causa e contaremos com o apoio do vereador Agno Meira para a apresentação do projeto”, disse Alessandro. Os parlamentares devem nos próximos dias agendar uma audiência com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) para explanar sobre a questão e conquistar o apoio do executivo municipal.

Barra da Estiva: Marquinho Viana participa do lançamento do VI Encontro de Produtores Rurais Foto: Divulgação

Em Barra da Estiva, sua terra natal, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) participou no último sábado (22) do lançamento do VI Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, que será realizado entre os dias 24 e 26 de abril. O evento regional promove a cultura do café do município, o qual já ganhou vários prêmios. No lançamento, estiveram presentes o prefeito e a ex-prefeita da cidade, o secretário municipal de Agricultura e demais secretários, o delegado local, o chefe de escritório da EBDA, representante das Associações de Pequenos Produtores de Barra da Estiva, além de empresários do setor agrícola de Vitória da Conquista, que irão expor novas tecnologias para o cultivo do café. Também no município, Viana participou da reabertura do Sindicato de Pequenos Produtores Rurais de Barra da Estiva. Por ordem da Justiça, a reabertura do Sindicato foi uma vitória festejada não só pelos associados, mas por diversas autoridades locais.

Barra da Estiva: Marquinho Viana participa do lançamento do VI Encontro de Produtores Rurais Foto: Divulgação
Amarok in Tour 2014 será realizado no dia 27 de abril

O maior evento de Amarok´s da Bahia será realizado no dia 27 de abril deste ano. A informação foi confirmada pela concessionária Volkswagen de Brumado, a Brumauto. Muitas novidades são esperadas pela esta edição do evento. O mapa da trilha e toda programação devem ser divulgados em breve. Amarok - a melhor caminhonete do Brasil. Para maiores informações, ligue (77) 3441-5000.

Futebol: Campeonatos de várzea movimentaram o domingo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último final de semana, dois jogos foram disputados em mais uma rodada do campeonato de futebol do Bairro São Félix. No sábado (22), o Boleiro goleou o Crediário Cardoso por 4x0. Já no domingo (23), o Independente venceu o Hortêncio por 2x0. Movimentação esportiva também no Bairro Dr. Juracy, onde foi dado o pontapé inicial ao campeonato de futebol local, o qual está sendo disputado no campo Beira Rio. No jogo de abertura, o São Jorge perdeu para o Industrial pelo placar de 1x0. No próximo final de semana, os campeonatos continuam nos campos de várzea. Neste ano, eles estão sendo apoiados pela Secretaria Municipal de Esportes.

Brumado: Taça União de Vôlei Masculino serviu de seletiva para base da seleção Foto: Divulgação

Quatro equipes participaram da Taça União de Vôlei Masculino, que foi realizada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, durante o último final de semana. Na final, a equipe do Vôlei Brumado venceu o Panela II por três sets a zero. Os jogos foram organizados pela coordenação de esporte da Secretaria Municipal de Esportes e serviu de seletiva para formação da base da seleção brumadense de vôlei, a qual já começou os preparativos para disputar os campeonatos regionais. O coordenador Juarez Marcelo adiantou ao site Brumado Notícias que também serão realizadas seletivas para o vôlei feminino e handebol nas duas categorias.   

Brumado: Taça União de Vôlei Masculino serviu de seletiva para base da seleção Foto: Divulgação
Ituaçu: Dois homicídios são registrados na noite do último domingo (23) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As polícias civil e militar, sob a coordenação do delegado Arilano Botelho, investigam dois homicídios registrados na noite do último domingo (23), em comunidades rurais da região de Ituaçu, no sudoeste baiano. O delegado informou ao site Brumado Notícias que a primeira ocorrência foi registrada no distrito de Tranqueiras, onde Adeilton da Silva Xavier, conhecido como Pepsi, foi executado com 15 tiros. Ele já tinha várias passagens pela delegacia de Brumado. Homens que estavam em dois carros teriam sido os autores dos disparos. Após a ocorrência, eles fugiram do local. Na segunda ocorrência, registrada na Fazenda Mato Grosso, um homem identificado como Eduardo Gomes foi morto com pauladas na cabeça. O homicida, João Celestino da Silva, foi preso em flagrante pela polícia e encontra-se detido na delegacia local. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para serem necropsiados. 

Brumado: 90% da Avenida João Paulo I já está com nova pavimentação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de recuperação e recapeamento da Avenida João Paulo I já estão em fase de conclusão. O encerramento dos trabalhos no local deve acontecer até a próxima quarta-feira (26). O encarregado da obra disse ao site Brumado Notícias que 90% da obra foi realizada. A avenida, uma das maiores e mais movimentadas da cidade, passou um longo período com muitos buracos e situação precária da via chegou a virar tema de charges nas redes sociais. “Agora virou um tapete. Até que enfim a prefeitura deu a devida atenção a esta avenida. Reclamei muito, mas agora parabenizo e agradeço ao prefeito por estar atendendo ao nosso apelo”, comentou o operário Jorge Silva, que trafega todos os dias pela avenida.

Brumado: Jovem foi esfaqueado no Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um jovem de 17 anos foi esfaqueado na tarde desta segunda-feira (24), próximo a um prédio escolar na Rua Armindo da Silva Leite, no Bairro Dr. Juracy. Testemunhas disseram à polícia que o rapaz estava sentado na calçada quando o agressor o surpreendeu com a faca. Ele foi atingido com um golpe no centro do tórax. Em entrevista ao site Brumado Notícias, populares relataram que o rapaz arrancou a faca do peito e começou a perder muito sangue. O Samu 192 prestou os primeiros socorros à vítima ainda no local, encaminhando-o em seguida ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por uma intervenção cirúrgica. O quadro do jovem é considerado instável, uma vez que a perfuração foi profunda e quase atingiu um dos pulmões. Segundo a polícia, o autor da tentativa de homicídio é um menor. Os policiais investigam o que poderia ter motivado o crime.

Igaporã: População reforma trecho da BR-430 por conta própria Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cansada de reclamar das condições da BR-430, que liga a cidade de Igaporã à Caetité, a população reformou o trecho por conta própria no último domingo (23). A pista não foi bloqueada. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os populares buscaram patrocínio de empresários da região e, após conseguir os recursos necessários, iniciaram a restauração. A operação foi considerada um sucesso, mas a população ainda espera por uma ampla reforma.

Igaporã: População reforma trecho da BR-430 por conta própria Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Em clima de copa, Juventude aplica goleada em estreia no Campeonato Brumadense de Futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No jogo de abertura do 31º Campeonato Brumadense de Futsal, o atual campeão, o Juventude, estreou aplicando uma goleada de 7x2 sobre o Ajax. O jogo foi realizado na noite do último sábado (22). Após o jogo inaugural, foi a vez das equipes do Borussia e do Crediário Cardoso promoverem uma disputa bastante acirrada, que terminou com o placar favorável ao Borussia, que venceu a partida por 5x4. Na próxima sexta-feira (28), Pequeno Craque x Feirense e Nova Esperança x Ibar se enfrentam no encerramento da primeira rodada da competição. 

Em clima de copa, Juventude aplica goleada em estreia no Campeonato Brumadense de Futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Miguel Lima Dias, secretário de esportes, falou sobre a realização da competição e acerca da criação do calendário esportivo para o município. “Esperamos ter um bom campeonato, pois estamos reiniciando a nossa jornada esportiva no município. Estamos programando e montando um calendário esportivo para atender a todas as modalidades em nosso município, o que deve ser concluído até o final do primeiro semestre. Com isso nos organizamos melhor e nos preparamos também para as competições. Sendo este o ano da Copa e 2016 o ano das Olimpíadas, esperamos poder passar mais motivação aos nossos jovens e às equipes esportivas da nossa cidade”, afirmou o secretário.

Brumado: Centenas de atletas participaram da Trilha do Açaí no último domingo (23) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O domingo começou com muitas pedaladas em Brumado. Na cidade, centenas de ciclistas participaram de uma animada trilha que percorreu o centro comercial e seguiu por estradas vicinais em um percurso de 15 km. Os participantes encararam a prova como um momento recreativo que exigiu também muita disposição física para subir e descer as muitas ladeiras de terra pelo trecho percorrido. Mulheres, crianças, adultos e até atletas que disputam o campeonato baiano de ciclismo participaram da trilha promovida pelo empresário Alecarlos Pires em parceria com o Kabana Natural, ponto de chegada. No local, foi servido aos atletas um suculento café da manhã à base de frutas. Os atletas ainda participaram do sorteio de brindes. “Estamos apenas nos aquecendo para as competições à frente, entre elas a Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas, que este ano acontecerá no dia 14 de setembro”, disse Alecarlos Pires.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

AL-BA: Presidente da Bahia Mineração recebe título de cidadão baiano Foto: Divulgação

Nascido no Rio de Janeiro, o presidente da Bahia Mineração (Bamin), José Francisco Viveiros, agora é cidadão baiano. O empresário foi recebido no plenário da Assembleia Legislativa, onde recebeu o título das mãos da deputada Ivana Bastos (PSD), autora da proposta. Em seu discurso, Bastos contou um pouco do trabalho desenvolvido por Viveiros na Bahia e descreveu o homenageado como um homem que está à frente do seu tempo. Ela também destacou que Viveiros é exemplo de conduta, tenacidade e comprometimento com a população baiana. O trabalho desenvolvido pela Bamin também foi lembrado. “Estou certa de que esta Casa Legislativa, ao promover esta homenagem, reverencia também uma Bahia economicamente mais desenvolvida e socialmente mais justa, que está a aplaudir o nosso novo conterrâneo”, destacou a parlamentar. Ao final, Viveiros agradeceu a honraria e ressaltou que o valor do título se multiplicava por ter sido proposto pela deputada.

Eleições 2014: Presidente da Câmara de Macaúbas declara apoio a Aldenes Meira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último final de semana, o vereador Agno Meira (PCdoB) almoçou com o presidente da Câmara de Vereadores de Macaúbas, Marcos Ricardo Figueiredo Pinto (PCdoB), conhecido como Marquinho. No encontro, eles falaram sobre a candidatura a deputado estadual de Aldenes Meira (PCdoB). Marquinhos, que é filiado no partido comunista, ressaltou a importância de fortalecer as candidaturas do partido na região e considerou Aldenes uma boa opção para isso. No almoço, ficou agendada para os próximos dias uma reunião na cidade de Macaúbas com várias lideranças que acompanham o mandato do vereador.

Brumado: SineBahia oferece cursos de qualificação profissional gratuitos

Em Brumado, o SineBahia oferece cursos de qualificação profissional totalmente gratuitos. São vagas para Auxiliar Administrativo; Técnico em Vendas; e Costura Industrial. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos, serem desempregado e terem ensino médio completo. As inscrições começam nesta segunda-feira (24) e se encerram no dia 28. Os interessados devem procurar o SineBahia munidos de CTPS, RG, CPF, comprovante de residência e número do PIS/NIS.

Brumado: Eduardo Vasconcelos participa de Seminário Regional do PSB Foto: José Carlos Latinha

O ex-prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), participou no último sábado (22), na Arena Fonte Nova, em Salvador, do Seminário Regional Programático da Aliança PSB-REDE-PPS. O evento contou com a presença do governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos, da ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, que concorrerá ao senado federal nas eleições 2014, da senadora e pré-candidata à governadora da Bahia, Lídice da Matta, da ex-senadora e coordenadora da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, e do presidente nacional do PPS, Roberto Freire. Durante o encontro, foi debatido o programa de governo da aliança para a Bahia e o Brasil.

Brumado: Eduardo Vasconcelos participa de Seminário Regional do PSB Foto: José Carlos Latinha
Brumado: Aroldo Meira é eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último dia 23, foi realizada a eleição do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR) de Brumado.  Apenas uma chapa concorreu à direção do STR. A diretoria executiva ficou assim composta: Aroldo Meira - presidente; Verimar Dias - Secretária; Edson Gabriel - Tesoureiro; Nelci Gomes - Previdência; Quele de Jesus - Secretária.  A chapa eleita obteve 98,31% de aprovação. A mesma tomará posse no dia 02 de maio próximo. O presidente eleito, Aroldo Meira, é um ativo militante político, que já esteve à frente da vice-presidência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e é membro da direção municipal do PCdoB. “A nova direção do sindicato terá como desafio se aproximar dos agricultores, buscando formas de parcerias com as associações e os órgãos governamentais para melhoria dos trabalhadores rurais”, ressaltou o presidente.

Brumado: Unidades de Saúde estão preparadas para atender pacientes com tuberculose

A tuberculose é uma das doenças infecciosas mais antigas da história e que, ainda hoje, vem atingindo diversas pessoas. Em 2010, ela foi quase erradicada do mundo, mas ganhou nova atenção com o advento do HIV e da AIDS. Em Brumado, dentro da programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população. O município vem expandindo o atendimento, tanto que todas as unidades básicas estão devidamente preparadas para atender os pacientes que forem diagnosticados com a doença. Segundo o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, “a ação foi pertinente e está em sintonia com os novos modelos de atendimento que vêm sendo implantados pelo Ministério da Saúde”. Ele também alertou que “é muito importante que as pessoas que contraírem a doença façam o tratamento da forma correta, obedecendo aos critérios estabelecidos pelos profissionais de saúde, dentro do DOTS (Tratamento Diretamente Supervisionado) que vem sendo eficaz no controle da doença”

Brumado: Greve da construção civil paralisa obras do IFBA, do Minha Casa, Minha Vida e de estádio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de operários que trabalham nas obras do IFBA, do Minha Casa, Minha Vida e no estádio Gilberto Cardoso, em Brumado, aderiram à greve geral dos trabalhadores da construção civil na manhã desta segunda-feira (24). A greve foi decidida em assembleia na noite da última sexta-feira (21). Em entrevista ao site Brumado Notícias, João Batista, diretor administrativo do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e da Madeira do Estado da Bahia (SINTRACOM), declarou que cerca de 5 mil operários pararam as atividades por tempo indeterminado em todo o estado. 

Brumado: Greve da construção civil paralisa obras do IFBA, do Minha Casa, Minha Vida e de estádio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A categoria reivindica 10% de reajuste salarial, acréscimo de R$ 40 na cesta básica e correção do piso salarial. Segundo Batista, desde dezembro de 2013, o sindicato está intermediando as negociações entre os operários e os empresários da construção civil. Estes até o momento só ofereceram 5,56% de aumento aos trabalhadores do setor. No município, os operários promoveram uma passeata pelo centro comercial e se concentraram na Praça Capitão Francisco de Souza Meira. A paralisação das obras acontece às vésperas de serem entregues as mais de 350 residências do programa Minha Casa, Minha Vida e também do campus do IFBA, que estavam previstas para o mês de abril. Apenas os vigilantes estão em atividade nos canteiros de obras.

Presidente Jânio Quadros: Grave acidente com moto deixa uma pessoa morta Foto: Portal Jânio Quadros

Por volta das 17h30 do último domingo (23), um grave acidente deixou uma pessoa morta na BA-623, sentido Maetinga a Jânio Quadros, no sudoeste baiano. Segundo informou a polícia militar ao site Brumado Notícias, dois jovens trafegavam em uma motocicleta na rodovia quando o piloto perdeu o controle da direção em uma curva. Eles saíram da pista e caíram. Jorge Silva Dutra, 14 anos, morreu na hora. O outro jovem, identificado como Darlei Meira Ribeiro, 14 anos, foi resgatado pelo Samu 192 e levado para um hospital em Vitória da Conquista. O rapaz não apresentava ferimentos graves e está fora de perigo. O corpo de Jorge foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Governo anuncia implantação do teste rápido da tuberculose Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, o Ministério da Saúde anuncia estratégia de implantação do teste rápido para diagnóstico da doença na rede pública. Também será apresentada campanha publicitária de combate e prevenção à doença. O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, na rede pública, o teste rápido para diagnóstico, com capacidade de detectar a presença do bacilo de Cock, causador da doença, em apenas duas horas. O Gene Xpert, como é chamado o teste, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento. Em 2012, o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose. O Brasil ocupa atualmente o 17º lugar em um ranking de 22 nações onde há grande circulação da doença. No país, a tuberculose representa a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte por doença identificada entre pessoas com HIV.

Brumadense integrava quadrilha que aterrorizava três municípios da região

A polícia militar prendeu na madrugada do último sábado (22) uma quadrilha que estava aterrorizando a região de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Caetité. Cinco elementos faziam parte do bando, entre os quais um brumadense: Joney das Neves Silva, de 30 anos. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, na noite da última sexta-feira (21), a quadrilha invadiu uma residência no Povoado de Cajazeiras, em Riacho de Santana, e fez uma família refém. Eles fugiram levando um Golf preto, que pertence a um caminhoneiro mineiro que estava visitando a família. Durante a fuga, a polícia conseguiu interceptar o bando. Além do brumadense, foram presos Gilsomar Cardoso Soares, Cínara Neila Santana Silva, e uma menor de idade. O quinto elemento fugiu. A polícia está realizando investigações a fim de capturar o criminoso.

Treinamento de profissionais de saúde é realizado em Tanhaçu Foto: Divulgação

Através da Secretaria de Saúde, a Prefeitura Municipal de Tanhaçu realizou neste fim de semana o treinamento de Socorristas, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Policiais Militares. A ação, promovida em conjunto por uma equipe do Samu e do Hospital Municipal, visa capacitar todos os funcionários da área de saúde para melhor atender as chamadas de emergências. O treinamento também pretende qualificar estes profissionais para a correta remoção das vítimas de acidente graves que têm acontecido nas estradas, principalmente na BR-030, no trecho Sussuarana a Brumado. O prefeito João Francisco (PT) e a secretária de Saúde, Maria Auxiliadora Sarmento, estiveram no local de uma simulação de primeiros socorros. Todos da equipe se mobilizaram para o resgate imediato e condução para a Unidade Móvel do Samu 192, que estava no local e conduziu a vítima para o Hospital Municipal.


Fotos: Divulgação

Arquivo