Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2015
Brumado: Começa a compactação do gramado do Estádio dos Prazeres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário de infraestrutura de Brumado, André Cardoso, acompanhou o início dos trabalhos de compactação do gramado do novo Estádio dos Prazeres. O campo recebeu gramado especial, o mesmo utilizado na Nova Arena Fonte Nova, em Salvador. O empreiteiro Jair Leite disse ao site Brumado Notícias que o sistema moderno de irrigação envia 20 mil litros de água por dia ao novo gramado. O líquido, segundo ele, vem de um poço artesiano do próprio estádio. Leite adiantou ainda que já foram concluídas as obras dos banheiros gerais masculino e feminino, que contarão com reservado para deficientes. 

Brumado: Começa a compactação do gramado do Estádio dos Prazeres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Também foram concluídas as obras de todos os vestiários. Os muros foram pintados em azul e branco e as arquibancadas serão pintadas em amarelo e vermelho, cores da bandeira da cidade. Quem também visitou o estádio na tarde desta sexta-feira (27) foi o técnico Zezito Brito, o Zitinho do Bahia, que até fez teste com a bola para avaliar a qualidade do gramado. “Realmente o gramado é bom e, após essa compactação, irá ficar ainda melhor. Vai ficar um campo veloz, o que dará mais dinâmica nos jogos”, destacou o treinador.

Brumado: Começa a compactação do gramado do Estádio dos Prazeres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Banco Central previu ontem pela primeira vez que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vai encerrar 2015 acima do teto da meta, de 6,5%. Além disso, a autoridade monetária indicou a expectativa de retração no Produto Interno Bruto (PIB), como já projetado pelo mercado financeiro. Mesmo com a produção e a renda no chão, os preços deverão subir 7,9%, bem acima do limite máximo de 6,5%, consideradas as previsões de mercado para a variação dos juros e das cotações do dólar até dezembro. Trata-se de uma combinação rara de resultados ruins. Houve apenas três quedas anuais do PIB desde os anos 1990, excluídas as projeções para 2014 e 2015. Segundo o Relatório de Inflação do primeiro trimestre, divulgado ontem, a inflação oficial deve ficar em 7,9% este ano, 1,8 ponto percentual superior à do relatório anterior, divulgado em dezembro. Para 2016, a previsão é que o IPCA encerre o ano em 4,9%. Para o primeiro trimestre de 2017, a projeção é 4,7%. O relatório destaca ainda que no cenário de mercado as projeções indicam inflação de 7,9% em 2015, 5,1% em 2016 e 4,9% no primeiro trimestre de 2017. Com relação à política monetária, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC reafirma que “a inflação se eleva no curto prazo e tende a permanecer elevada em 2015”. O relatório divulgado e as declarações de seus dirigentes indicam que o BC voltará a elevar sua taxa de juros, hoje em 12,75% anuais. Em entrevista, o diretor de Política Econômica, Luiz Awazu, repetiu que as medidas tomadas até agora não foram suficientes, além de enfatizar a intenção de cumprir a meta em 2016. As dúvidas se concentram na intensidade da elevação. O BC prevê retração de 0,5% da economia em 2015. O BC prevê uma retração de 0,5% da economia em 2015. Para o PIB de 2014, a previsão da autoridade monetária foi revista, de alta de 0,2% para retração de 0,1%.

Avião particular de empresários brumadenses faz pouso forçado no Ceará Foto: Brumado Notícias

O site Brumado Notícias obteve informações de que um avião de pequeno porte de uma família de empresários da cidade de Brumado fez um pouso forçado em uma mata na região da Serra da Ibiapaba, na cidade de Garaciaba do Norte, na divisa entre os estados do Ceará e do Piauí. As primeiras informações dão conta de que não há feridos e que a aeronave teria sofrido uma pane no ar, obrigando o piloto a realizar um pouso de emergência. A nossa reportagem busca mais detalhes acerca do ocorrido.

Avião particular de empresários brumadenses faz pouso forçado no Ceará Foto: Brumado Notícias
Homem cola a vagina da esposa na África ao suspeitar de traição Foto: Reprodução

Na África, um homem é suspeito de ter colado a vagina de sua mulher por desconfiar que ela estivesse tendo um caso com o próprio tio. Segundo a polícia, a obsessão do sul-africano com a história o levou a cometer o ato insano. O tabloide britânico The Mirror divulgou que o suspeito teria obrigado a mulher a se despir enquanto apontava um facão para a cabeça dela. Exaltado, ele, que já havia tentado cortar a mão da esposa, ameaçou a cortar a cabeça dela. "Ele mandou eu me deitar, abrir minhas pernas e então passou supercola na minha vagina", relatou a esposa. O homem está desaparecido desde o crime. “Quero vê-lo preso. Tenho medo que ele chegue na cama durante a noite e corte minha cabeça", disse a mulher.

Brumado: Em preparativos para Taça Brasil, Luís Eduardo Magalhães faz amistoso contra o Juventude Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A equipe do LEM Vento em Polpar Janjar Futsal está se preparando para disputar a Taça Brasil de Futsal, que acontece no próximo mês. A equipe fará um amistoso na noite desta sexta-feira (27) contra a equipe do Juventude, da cidade Brumado, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. O site Brumado Notícias acompanhou parte do treino da equipe, que conta com vários nomes já conhecidos do cenário nacional. O time é comandado por Paulo Sérgio Lira Goés, o Fininho, que defendeu a seleção brasileira em quatro mundiais da Fifa, conquistando dois títulos. Ainda pela seleção, Fininho foi tricampeão da Copa América e sagrou-se campeão mundial de clubes defendendo o Carlos Barbosa em 2004. 

Brumado: Em preparativos para Taça Brasil, Luís Eduardo Magalhães faz amistoso contra o Juventude Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No treino dessa manhã, Fininho comandou um coletivo leve para reconhecimento do piso e, utilizando seu pequeno tabuleiro, fez uma preleção com os atletas, entre os quais o goleiro brumadense Jonathan Bahia. O técnico disse que a partida serve para manter a equipe em ritmo para a competição nacional. Ele pediu aos atletas seriedade e espírito de coletividade, o que para ele será a base para um espetáculo no amistoso de logo mais a noite. “Este amistoso que acontece aqui em Brumado veio em boa hora, porque nossa equipe precisa de jogo, pois o treino é uma coisa e no jogo há possibilidade de corrigi-los. Esperamos que seja feito um bom espetáculo para quem comparecer e assistir a partida”, disse o técnico.

Medcasa permanece suspenso em todos os municípios pactuados

Em nota, a Secretaria de Saúde de Brumado informou que o Programa Medicamento em Casa (Medcasa) encontra-se suspenso. A situação tem influenciado na reposição do estoque dos medicamentos da rede básica, os quais são distribuídos pela Farmácia Básica. Diante disso, o município de Brumado é penalizado pela dificuldade em manter estoque desses medicamentos, pelo aumento da demanda de atendimento na Farmácia Básica e aumento do custo da contrapartida municipal. Os pacientes que dependem dos medicamentos de uso contínuo são os mais prejudicados. Entre 2008 e 2014, o programa foi ampliado no município, chegando a 3525 pacientes cadastrados: 2536 pacientes hipertensos; 90 diabéticos; 528 hipertensos e diabéticos e 371 pacientes do planejamento familiar. Apesar da evolução, desde o mês de dezembro, o sistema encontra-se bloqueado, sem permitir qualquer acesso aos municípios pactuados. No dia 23 de março, a coordenadora da COPEAF/DASF/SAFTEC, da Secretaria de Saúde do Estado, enviou ofício informando que atualmente o Medcasa está sendo avaliado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde e, posteriormente, será avaliada em Comissão Intergestores Bipartite - Ba (CIB) à sua continuidade ou cancelamento.

Parlamentares baianos farão parte do Movimento 'União pelo Nordeste' Foto: Rodrigo Castro/Brumado Notícias

A participação no movimento foi oficializada em reunião realizada ontem (26) em reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, presidida pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Responsável pela idealização do movimento, o grupo de deputados Pernambucanos Miguel Coelho, Odacy Amorim, Rodrigo Novaes e Claudiano Filho, apontaram o objetivo principal da ação, a mobilização de parlamentares do Nordeste para um amplo debate sobre os problemas que atingem as áreas mais carentes da região, em especial aquelas afetadas pela seca. Na ocasião foram indicados os deputados baianos que se juntarão ao movimento, que terá concluído a sua primeira etapa em Junho, com a realização do “I Fórum União pelo Nordeste”, onde serão analisadas as propostas apresentadas no documento que será entregue ao Governo Federal com os principais projetos para a solução ou amenização destes problemas. 

Parlamentares baianos farão parte do Movimento 'União pelo Nordeste' Foto: Rodrigo Castro/Brumado Notícias

Presidente do colegiado que trata da temática na Bahia, Vitor Bonfim falou da importância deste momento: “Hoje é um dia especial para a nossa comissão. Tenho trabalhado incansavelmente pelo semiárido baiano por ser filho dessa região e conhecedor do sofrimento de nosso povo, por isso tenho priorizado o desenvolvimento de ações concretas. O nosso envolvimento em um programa deste porte contribuirá muito para nossa missão de dotar o semiárido de condições que garantam o seu desenvolvimento, pois temos potencial, gente corajosa e trabalhadora para isso. O problema da seca exige investimento e comprometimento, e eu estou pronto e disposto a lutar pela Bahia e pelo Nordeste”.

Caetité: Mulher é vítima de golpe no facebook e perde R$ 390 Foto: Reprodução/Facebook

De identidade não revelada, uma moradora da cidade de Caetité, no sudoeste baiano, denunciou que o Facebook do seu padrinho foi hackeado. A vítima acreditava que estava conversando com seu parente, o senhor Benedito dos Santos, mas acabou caindo em um golpe. Ela depositou R$ 390 em uma conta bancária indicada pelo golpista. Outro caso semelhante também foi registrado no site Zumpe, porém sem sucesso. Segundo informações do Caetité Notícias, como o diretor do site não tinha nenhum contato com o dono do perfil hackeado, achou estranho o pedido. Desconfiado, o diretor ligou para uma pessoa próxima ao senhor Benedito para comentar o assunto e acabou descobrindo que a conta estava hackeada. O golpe está circulando na rede social e funciona mais ou menos da mesma forma em todos os casos.

Sefaz: Contribuintes de Brumado e região serão atendidos no SAC a partir de abril Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A partir de abril, os contribuintes da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) em Brumado e região serão atendidos na unidade do SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão, que fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. A medida visa otimizar as atividades da pasta. Além disso, as atividades de fiscalização deixarão de ser feitas pela Inspetoria da Fazenda de Brumado, que será extinta, passando a ser centralizadas em Vitória da Conquista, município onde está instalada a Diretoria de Administração Tributária da região Sul (DAT-Sul). Na unidade da Sefaz, no SAC de Brumado, os contribuintes têm acesso aos seguintes serviços: Ato Declaração de Isenção/ Imunidade ICMS/IPVA/ITD; Autorização para Confecção de Nota Fiscal via PAIDF; Baixa de IPVA; Cadastro - Produtor Rural; Cancelamento de NF - PAIDF; Consultas Cadastrais; Emissão de Nota Fiscal Avulsa; ITD - Cálculo, Emissão de Dae e Liberação de Guia; Levantamento da Situação Cadastral; Protocolo de Restituição de ICMS / IPVA / ITD / TAXA; Protocolização de Regimes Especiais; Protocolização de Termos de Acordo; Recebimento Docs Fiscais Não Utilizados (vencidos); Senha Internet (via Termo de Responsabilidade) e outras (Informações/Orientações).

Brumado: Comandante da PM-BA deve comparecer a inauguração do novo prédio da 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Contando com o apoio do poder público e da iniciativa privada, além da ação voluntária de várias instituições religiosas, o Major Sílvio Berlink conseguiu fechar o seu ciclo no comando da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar em Brumado (CIPM) entregando o novo prédio administrativo do quartel local. 

Brumado: Comandante da PM-BA deve comparecer a inauguração do novo prédio da 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O antigo prédio era em palafitas e o novo em alvenaria. O local conta agora com salas climatizadas e mais seguras, oferecendo mais conforto e dignidade à instituição no município. Além do espaço administrativo, também foi construída uma nova central de rádio patrulha, um novo almoxarifado e dormitório. A companhia ainda conseguiu a reforma de sua quadra de esportes, a construção do muro externo e a pavimentação do pátio interno com rampa de acessibilidade. 

Brumado: Comandante da PM-BA deve comparecer a inauguração do novo prédio da 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O novo comando terá pela frente o desafio de alavancar recursos para urbanização do local, onde antes funcionava o antigo setor de gestão. O prédio seria inaugurando na última quinta-feira (26), mas o Coronel Inácio Lira Júnior, comandante da regional do sudoeste, pediu o adiamento da solenidade a fim de que o comandante geral da PM-BA, Coronel Anselmo Brandão, também esteja presente no evento.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje (27), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2014 chegou a R$ 5,52 trilhões, o equivalente a um crescimento de 0,1%. O Banco Central havia previsto recentemente que o PIB, que é a soma das riquezas produzidas no país, recuaria 0,1%. Seguindo padrões internacionais recomendados por órgãos como a ONU, OCDE e Banco Mundial, o IBGE utilizou uma nova metodologia para medir as riquezas do país - o novo cálculo do PIB foi realizado com a inclusão de novos dados e com  mudanças na classificação de alguns itens.

'Estão tentando tapar o sol com a peneira', diz o vereador Castilho Viana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em resposta às declarações do Secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, o vereador Castilho Viana (PSB) foi firme ao dizer que o poder executivo está querendo "tapar o sol com a peneira" quando busca desculpas para justificar a negligência com a população. Ao site Brumado Notícias, Castilho reafirmou que esteve na UBS Paulo Vargas, onde, segundo ele, dezenas de pessoas relataram as denúncias de falta de assistência à unidade. “Fui eleito pelo povo e é a ele que devo satisfação, não preciso ficar atrás de secretário nenhum para levar desculpas ao povo. O cidadão quer o serviço prestado assim como lhe é de direito pela constituição federal. Garanto que cada vírgula que disse estava acontecendo naquele momento e vejo que a administração de nosso município está completamente perdida, colocando a culpa na crise. Aconselho o secretário a pegar na mão do prefeito e ir até o cidadão para entender o que tanto está faltando para o bem estar da nossa comunidade”, rebateu o vereador. Viana ainda ironizou pedindo ao secretário de saúde que explicasse às famílias que estão sem atendimento na UBS que o médico é “um ser humano e precisa de férias”, se referindo, segundo ele, às palavras usadas pelo secretário para justificar a falta de médico no local. O parlamentar ainda cobrou do município a substituição do profissional que está de férias. “A nossa cidade está parada. O que precisamos é tirar do papel tudo aquilo que já estava em andamento na antiga administração, a exemplo das UBSs dos bairros São Jorge e Urbis I,  da UPA do Bairro São Félix e tantas outras que estão abandonadas”, concluiu Castilho.

Suprema Refrigerações recebe prêmio por incentivo ao desenvolvimento econômico do país

A Suprema Refrigerações foi premiada pela Revista Top of Business pelo incentivo ao desenvolvimento econômico e sustentável e pelos serviços prestados à economia, geração de emprego e contribuição para o crescimento econômico do país. Há 15 anos, a publicação realiza a cerimônia de entrega do Troféu Top of Business e das medalhas de incentivo ao desenvolvimento econômico e sustentável. A solenidade de entrega dos prêmios ocorre no dia 10 de julho, em São Paulo. Há 15 anos no mercado, a Suprema Refrigerações foi selecionada em razão da sua colaboração e importante atuação no ramo. O evento de entrega da premiação terá início às 21h, com um coquetel e entrevistas. Às 22h haverá a solenidade e, às 22h30, a outorga das medalhas. Em Brumado, a loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, fone: (77) 3441-1786.

Câmara aprova projeto que classifica como hediondo os crimes contra policiais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (26), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que endurece as penas por crimes cometidos contra policiais, bombeiros, militares e agentes carcerários. A proposta inclui a lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e a lesão corporal seguida de morte contra os agentes de segurança como crime hediondo. A medida também vale para crimes contra parentes dessas autoridades, desde que eles tenham sido praticados por conta do cargo. Os crimes hediondos são inafiançáveis e inicialmente devem ser cumpridos em regime fechado. Atualmente, a pena prevista pelo assassinato de um policial militar é de 6 a 20 anos de cadeia. Caso a lei seja aprovada, a punição passa a ser de 12 a 30 anos. O projeto também transforma em homicídio qualificado aqueles cometidos contra agentes de segurança quando a vítima esteja "no exercício da função ou em decorrência dela". O mesmo vale para crimes cometidos contra parentes da autoridade.

Brumado: Prefeito quer população mais participativa e diz que está buscando reforçar a 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Assim como o vereador Weliton Lopes (SDD), o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), está cobrando mais participação da população na busca dos interesses do município. Aguiberto declarou que a população está tímida por não se fazer presente nas audiências públicas que têm debatido temas de suma importância para o desenvolvimento e qualidade de vida na cidade. Sobre a segurança pública, o prefeito destacou que muitos populares utilizam as redes sociais para o culparem devido às limitações no setor, mas não comparecem aos debates para expor seus pensamentos e ouvir o lado da administração. Além disso, segundo ele, não apresentam opiniões sobre medidas que poderiam ser adotadas para melhorias das condições. 

Brumado: Prefeito quer população mais participativa e diz que está buscando reforçar a 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Sabemos que a segurança é direito de todos e dever do estado, mas a sociedade tem um papel fundamental nessa promoção. Não podemos esperar apenas o braço do estado, também temos de nos organizar para que nos seja garantido esse direito”, disse o gestor ao site Brumado Notícias, acrescentando que já manteve contato com o comandante geral da polícia militar do estado solicitando reforço no contingente policial da companhia. A 34ª CIPM estaria, de acordo com o prefeito municipal, defasada com pouco mais de 100 soldados para atender o município sede e mais onze cidades de sua microrregião. Para Aguiberto, o ideal seria 300 policiais na companhia. O chefe do executivo disse ainda que tem buscado apoio frente à secretaria estadual de segurança pública, bem como do novo comandante da companhia regional do sudoeste e do comandante da Cipe/Sudoeste Caesg.

Vereadora do PT é presa no interior do Ceará suspeita de assaltos e homicídios Foto: Divulgação/PM

Em Salitre, no interior do Ceará, a vereadora Francisca Sales Vieira (PT) foi presa com mais sete pessoas suspeitas de homicídios, assaltos e formação de quadrilha. Segundo a polícia, ela mantinha relação com um homem chamado Paulinho Tendel, conhecido na cidade por crimes de homicídios. O comandante do Destacamento Policial de Salitre, Paulo César, informou que a parlamentar é suspeita de participação em assaltos a caminhoneiros, postos de combustível e casas lotéricas, além de formação de quadrilha e homicídios. “As pessoas que iam se desgarrando da quadrilha eles iam matando. Só esse ano foram cinco homicídios dessa forma”, disse o policial ao G1. O grupo era investigado há um mês e teve o mandado de prisão preventiva expedido na terça-feira (24). Os oito presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Campos Sales, cidade próxima a Salitre, onde permanecem à disposição da Justiça. Na delegacia, a vereadora negou todos os crimes e declarou que é inocente. Francisca foi eleita em 2012 com 419 votos, 4,22% do total de votos válidos na cidade de Salitre. A polícia investiga se o dinheiro utilizado em sua campanha foi financiado pela quadrilha presa.

Brumado poderá ter troca de promotor nos próximos meses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em primeira mão ao site Brumado Notícias, o promotor público Paulo Cézar Azevedo declarou que poderá deixar o município para assumir função na comarca de Entre Rios, cidade no litoral norte do estado. O promotor disse que concorreu a uma remoção na comarca de Entre Rios e aguarda uma possível transferência entre os meses de abril e maio. Muito atuante em Brumado, o promotor está à frente do comitê municipal de segurança, que tem intensificado ações no combate à violência na cidade e buscado a implantação do sistema de monitoramento eletrônico de vídeos, além da regulamentação dos serviços de mototáxi e a criação do Disk Denúncia.

Amistoso: Brasil vence França por 3 a 1 em Paris Foto: Bruno Domingos/Mowa Press

O Brasil venceu a França por 3 a 1, nesta quinta-feira (26), no Stade de France. Foi a primeira vitória da seleção brasileira estádio, que foi palco da derrota na final da Copa do Mundo em 1998. No primeiro tempo da partida, a seleção francesa chegou com mais perigo e abriu o placar. Mesmo com o empate aos 40 minutos, o Brasil só melhorou na segunda etapa.  Com gols de Oscar, Neymar e Luiz Gustavo, o ataque brasileiro teve uma boa atuação. A campanha do Brasil após a Copa do Mundo é de sete jogos e sete vitórias. Com o gol de hoje, Neymar chegou ao 43º vestindo a amarelinha e está na quinta posição do ranking, ultrapassando Jairzinho e Rivellino.

Brumado: Sinal de celular de Lagoa Funda já está normalizado Foto: Rodrigo Castro/Brumado Notícias

Em audiência realizada na Secretaria de Tecnologia e Informação (SECTI), o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) garantiu a normalização do sinal de celular nas localidades de Lagoa Funda e Ubiraçaba, localidades da zona rural de Brumado. Testes realizados hoje na torre de Lagoa Funda após a finalização dos ajustes demonstraram que o sinal já está funcionando com 95 % de cobertura, o que se enquadra dentro dos padrões da normalidade. Em Ubiraçaba, os ajustes também já estão sendo realizados e a previsão é de que o sinal esteja funcionando plenamente entre amanhã ou no máximo até próxima segunda-feira, segundo informações do departamento técnico da SECTI.

Brumado: Sinal de celular de Lagoa Funda já está normalizado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário confirmou ainda a implementação ou melhoramento do sinal nas comunidades de Campo de Dentro, Campo Seco, Cristalândia, Fazenda Boa Sorte, Fazenda Tamboril, Itaquaraí, Jacaré, Lagoa de São João, Marquim, Samambaia, Umburanas, Vaz de Areia e Vila Presidente Vargas. O deputado festejou a conquista: “Tenho trabalhado intensamente para garantir a disponibilização do sinal ou o melhoramento onde as operadoras não tem prestado um serviço de boa qualidade. Além destas comunidades de Brumado, que receberão o sinal por etapas, até o final deste ano, outros municípios de nossa região serão beneficiados pelo Projeto de Atendimento Rural da Agência Nacional de Telecomunicações, e eu estarei acompanhando tudo de perto”.

Foragido do Rio Grande do Sul é preso em Barra da Estiva Foto: Divulgação/PC

Acusado de estupro, Daniel Miranda dos Santos, de 41 anos, foi preso nesta quinta-feira (26), em Barra da Estiva. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele estava sendo procurado pela polícia do Rio Grande do Sul, onde o mesmo é acusado de ter cometido um estupro na cidade de Brasilândia. Investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Rio grande do Sul e da Bahia levaram ao paradeiro do acusado, que estava morando em Barra da Estiva, onde trabalhava em uma empreiteira. Com o apoio da polícia local, os agentes do Gaeco cumpriram o mandado de prisão e Daniel foi apresentado na delegacia de Barra da Estiva. Ele será transferido para a cidade de Brasilândia, local onde o crime foi cometido.

Uesb, Uefs e Uesc aprovam estado de greve e paralisação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb), a Uesb, Uesf e Uesc decidiram paralisar as atividades no próximo dia 08 de abril em razão do corte de verbas de R$ 19 milhões para as universidades estaduais. A Uneb discutirá o tema no dia 31 de março. Com a ausência das verbas, várias atividades nas instituições estão comprometidas, desde a compra de materiais de limpeza até o pagamento de funcionários terceirizados. Além do estado de greve, as universidades também aprovaram a paralisação de atividades no dia 8 de abril para a construção de um ato público, em Salvador. A presidente da Associação dos Docentes da UESB, Márcia Lemos, disse que o governo não tem destinado verbas suficientes para as instituições, usurpa os direitos trabalhistas e se recusa a negociar com o movimento. Em 2014, foram realizadas audiências públicas, paralisações, passagens nos gabinetes de deputados, reuniões com representantes governamentais, campanha de mídia e até mesmo ocupação da Assembleia Legislativa, porém o governo não respondeu aos professores. A reivindicação da categoria é a destinação de no mínimo 7% da receita líquida de impostos para o orçamento das Universidades Estaduais. O respeito aos direitos trabalhistas e a reposição integral da reposição inflacionária também fazem parte da pauta.

Brumado: Presidente do legislativo e prefeito dão boas vindas ao novo comandante da 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), e o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) deram as boas vindas ao Major Jocevã Oliveira, novo comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O chefe do legislativo e do executivo se colocaram à disposição para apoiar o Major em seu comando na luta pela segurança pública do município. Nos últimos dias, a violência tem sido um dos temas mais debatidos na câmara local e também uma das maiores cobranças da população frente ao administrador. Lôbo destacou que a câmara manterá sua postura de não criticar o papel da polícia, mas de lutar na busca de mecanismos que possam otimizar os trabalhos da instituição na cidade, o que foi asseverado pelo prefeito.

Tanhaçu: Lavrador morre afogado no Rio das Contas enquanto pescava Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem morreu afogado no Rio das Contas enquanto pescava no local na noite da última terça-feira (24). Eduardo da Silva, de 77 anos, estava pescando com o seu genro em uma propriedade da família, localizada ás margens do rio. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, eles pescavam em pontos diferentes quando o irmão da vítima encontrou o corpo boiando na água. A polícia suspeita que Eduardo tenha passado mal e caído na água, se afogando em seguida. O corpo foi encaminhado ao instituto Médico Legal de Brumado, sendo liberado na quarta-feira (25) após realização da necropsia. O idoso era lavrador e residia na fazenda Caraíbas, no município de Tanhaçu. Ele deixa quatro filhos e esposa.

Contas da Prefeitura de Érico Cardoso são aprovadas com ressalvas Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (26), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) considerou parcialmente procedente o pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Érico Cardoso, João Paulo de Souza, e aprovou com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2013. O relator, conselheiro Raimundo Moreira, determinou a redução da multa imposta de R$ 4 mil para R$ 2.500,00. Na reconsideração, o gestor comprovou o recolhimento de multas da sua responsabilidade e apresentou as medidas adotadas para cobrança de ressarcimentos imputados a outros agentes políticos. Também foram encaminhados o parecer do Conselho Municipal do Fundeb e os comprovantes das restituições às contas específicas do FEP, FIES, QSE e da CIDE.

Arquivo