Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2015
Para 84%, presidente sabia de corrupção dentro da Petrobras Foto: Reprodução

De cada 10 brasileiros, 8 acreditam que a presidente Dilma Rousseff sabia da corrupção que acontecia na Petrobras, investigada pela força-tarefa da Operação Lava Jato. É o que mostra pesquisa Datafolha feita nos dias 16 e 17 em todo o país. Também é majoritária a parcela dos que acreditam que a petista, além de ter conhecimento do esquema, deixava que ele operasse livremente. Do total de entrevistados, 61% acham que ela “deixou” que ocorressem os crimes. Outros 23% dizem que, apesar de saber, Dilma “não poderia fazer nada” para impedir. Os resultados são parecidos entre os entrevistados de todas as divisões socioeconômica, faixas etárias e preferências partidárias, inclusive entre eleitores da petista. No grupo dos que declararam voto em Dilma no segundo turno da eleição do ano passado, 74% acham que ela sabia do esquema —outros 19% acreditam que ela não tinha conhecimento e 8% não souberam responder. Dos que votaram no senador tucano Aécio Neves (MG) para a Presidência, 94% têm convicção de que Dilma sabia da corrupção na Petrobras; 3% acham que ela não sabia; outros 3% não souberam responder à pergunta.

Sete mil baianos passam por tratamento renal

Cerca de 10% da população mundial possui uma Doença Renal Crônica (DRC), que é resultado da perda progressiva e irreversível das funções dos rins. No Brasil, um milhão e meio de pessoas sofrem com algum grau da doença. Já na Bahia, existe em torno de sete mil pessoas em terapia de diálise, tratamento necessário para o funcionamento correto dos rins. Cerca de 5,5 mil brasileiros passaram por um transplante de rins, no ano passado. São dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). “A doença renal é uma doença que está crescendo muito, no Brasil e no mundo. Ela é uma consequência de vários fatores, do envelhecimento precoce, do aumento das doenças crônicas degenerativas, como hipertensão, diabetes, obesidade, além dos hábitos errados que vamos adotando na vida,” conta a vice-presidente do órgão, Angiolina Kraychete. Segundo Kraychete, a doença é silenciosa e na maioria dos casos, só é descoberta quando o paciente já está em um estado grave. Cerca de 70% dos pacientes que iniciam a diálise só descobriram a doença quando já estavam com a função renal comprometida. “Estimasse que 10% da população no mundo possuí algum grau de comprometimento renal. As doenças renais são divididas em vários graus de evolução, o primeiro é relativo às pequenas alterações, quase imperceptíveis, mas que já podem ser detectadas e devem ser acompanhadas. Sem isso, a doença vai evoluindo silenciosamente até chegar a um grau onde a vida da pessoa só é possível com uma terapia que substitui a função renal,” explica. Os rins são órgãos responsáveis por funções essenciais como a filtragem do sangue, controle dos níveis de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio…), da pressão arterial, da quantidade de água do corpo, estimulo à produção de glóbulos vermelhos, além da produção de vitamina D no organismo. 

Almir Sater, Mayck e Lyan e Netinho do Forró na Vaquejada de Lagoa Real 2015

Em Lagoa Real, a Missa do Vaqueiro e Vaqueja 2015 será realizada entre os dias 05 e 07 de junho. O evento de valorização da cultura regional já se transformou em tradição no sudoeste baiano. Os moradores da cidade estão otimistas com a aproximação do evento. O prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD) disse que já está na reta final dos preparativos para a festa. Neste ano, a programação oficial já foi divulgada: a atração principal o pantaneiro Almir Sater, a dupla Mayck e Lyan e Netinho do Forró, além de várias bandas de forró e atrações regionais.

Brumado: Jovem sofre fratura exposta em acidente na Avenida Mourão Guimarães Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro na noite da última sexta-feira (20), na Avenida Mourão Guimarães, em Brumado, deixou o piloto com uma fratura exposta em uma das pernas. Testemunhas disseram ao site Brumado Notícias que o motociclista estava em alta velocidade e, por isso, não conseguiu frear. Ele bateu na traseira do veículo. O impacto foi tão forte que o carona da moto foi projetado passando por cima do carro, caindo acerca de cinco metros de onde ocorreu a colisão. A vítima ficou deitada no chão inconsciente por mais ou menos 20 minutos até a chegada dos socorristas do Samu 192, que prestaram os primeiros atendimentos no local. Ela foi encaminhada em seguida ao Hospital Professor Magalhães Neto. Os ocupantes do carro nada sofreram. A polícia também esteve no local registrando o ocorrido.

Brumado: Aluguel de veículos é com a Disk-Car Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado conta com a melhor opção em aluguel de veículos: Disk-Car. A locadora, que é muito conceituada na capital baiana, expande seu atendimento pelo interior com a filial brumadense e garante atendimento para os locatários, como carros da linha branca e carros blindados. A loja fica localizada na Avenida Centenário, próximo à sede da 34ª CIPM. Mais informações é só ligar no número (77) 3441-5083.

Ex-ministro da educação, Cid Gomes, pode ser terceira via na corrida presidencial de 2018 Foto: Reprodução

Recentemente, o ex-ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), pediu demissão e surpreendeu ao criticar a base governista da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele chegou a declarar que "partidos de situação têm o dever de ser situação ou então larguem o osso, saiam do governo". Depois do episódio, Cid ganhou apoio nas redes sociais, sendo classificado como "herói" e "corajoso". Segundo o colunista do Uol, Fernando Rodrigues, ele pode ser uma terceira via na corrida presidencial de 2018, dominada pela polaridade entre os partidos do PT e PSDB. Para Rodrigues, o ex-ministro teria boas chances devido ao desgaste da presidente e do PT e pelo PSDB estar em constante crise de personalidade. Além disso, segundo ele, Marina Silva (PSB), que poderia se apresentar como terceira via, não ocuparia todos os requisitos para ocupar o Palácio do Planalto. Rodrigues disse ainda que a estratégia de Cid será baseada em críticas fortes ao sistema político.

Luciano Ribeiro participa de inauguração de nova sede de cooperativa em Caculé Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (20), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) participou da inauguração da nova sede da Cooperativa de Crédito Rural Com Interação Solidária - Cresol Serra Geral, em Caculé. A obra foi executada pela prefeitura municipal em parceria com o governo federal. Além de Ribeiro, diversas autoridades prestigiaram o evento, entre as quais o prefeito Beto Maradona, o vice-prefeito José Ferreira Cruz Neto, a equipe técnica da cooperativa, vereadores, lideranças políticas, servidores municipais, funcionários públicos e populares. Para o deputado, a sede vem contribuir positivamente com o desenvolvimento e a inclusão social dos municípios da região. “A nova sede permitirá uma melhor atuação da Cresol, que vem fortalecer e estimular a interação solidária entre agricultores e cooperativas através do crédito orientado e da educação financeira com vistas ao desenvolvimento sustentável”, destacou ele.

Brumado: Moradores do Loteamento São Lourenço cobram pavimentação de rua Foto: Reinaldo Bonfim/Brumado Notícias

O grande fluxo de caminhões e carros que circula diariamente no Loteamento São Lourenço, no Bairro Santa Tereza, tem levantado muita poeira no local e os moradores solicitam do poder público a pavimentação da avenida, que é via de acesso ao Bairro Olhos D’água e ao Ifba. Em denúncia encaminhada ao site Brumado Notícias, os moradores disseram que a administração municipal, em nome do então secretário de obras da cidade, André Cardoso, havia prometido executar a obra há mais de um ano. 

Brumado: Moradores do Loteamento São Lourenço cobram pavimentação de rua Foto: Reinaldo Bonfim/Brumado Notícias

Reinaldo Bonfim, morador da localidade, declarou a nossa reportagem que as crianças sofrem com crises de asmas e alergias devido ao excesso de poeira no bairro. “Senhor prefeito, pedimos encarecidamente a Vossa Senhoria compaixão com os moradores que pagam o IPTU mais caro da cidade para que pavimente ou pelo menos alivie um pouco nossas vidas, pois estamos vivendo uma situação lastimável neste bairro”, apelou ele. Os moradores relataram ainda que há alguns meses a prefeitura passou uma máquina para limpar o mato na localidade e a iniciativa piorou o problema.

Fredinho participa de reunião das 35 maiores cidades da Bahia com Diretórios do PT Foto: Divulgação

No início do mês, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores realizou em Salvador uma reunião que convocou os Presidentes de Diretórios Municipais do PT das 35 maiores cidades da Bahia. O Presidente do PT de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, esteve no evento, que serviu para orientar os dirigentes para as principais tarefas do partido no ano de 2015. Na Bahia, o PT busca fortalecer sua organização territorial e a estratégia de comunicação. Outro foco é a formação política, sobretudo para os filiados e militantes mais recentes. Na avaliação de Fredinho, “a reunião serviu como um ponto de partida para a organização do partido visando 2016, animando a nossa militância para assumir o protagonismo em nossas cidades”. Do diretório estadual estiveram presentes o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação; o Secretário de Organização, Elio Santana; Tesoureiro estadual, Murilo Brito; e o Secretário de Comunicação, Osmar Galdino (Jojó). Além dos presidentes dos diretórios das maiores cidades baianas: Marta Rodrigues (Salvador), e os jovens Aécio Moreira (Feira de Santana) e Rudival Maturano (Vitória da Conquista), entre outros.

Adelmario Coelho, Edgar Mão Branca, Trio da Huanna e Max e Léo no Forró do Sítio Novo

A maior festa do sudoeste baiano, o Forró do Sítio Novo, já tem as quatro atrações confirmadas para a edição deste ano. Adelmario Coelho e Edgar Mão Branca, o forrozeiro mais apaixonado do Brasil, a banda Trio da Huanna e a dupla Max e Léo, vão se apresentar durante o evento junino, no dia 13 de junho, em Brumado. As atrações já foram confirmadas pela produção da festa. Comemorando a sua sétima edição, a festa promete ser uma megaprodução, com direito a comida e bebida à vontade. Realizado pela Só Legal Produções e pelo promoter Beto Bonelly, o Forró do Sítio Novo vai lotar as dependências da Fazenda Sítio Novo, onde acontece a festa.

MEC: Sistema do Fies registra 196 mil novos contratos

De acordo com o primeiro balanço de novas adesões divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mais de 196 mil estudantes solicitaram novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo Sistema do Fies (SisFies  - estes estudantes estão com as vagas reservadas e devem agora validar as informações nas instituições de ensino e contratar o financiamento com os bancos. Segundo o MEC, não há número limite de novas vagas, mas sim um limite financeiro para contratações. A partir do dia 30 de março, entram em vigor as novas regras do Fies, que determinam uma pontuação mínima de 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação como critérios para obter o financiamento. Atualmente, não há exigência de nota mínima. O prazo para solicitar novos financiamentos e renovar contratos vai até o dia 30 de abril. Além dos novos contratos, o MEC diz que vai garantir todas as renovações do Fies. O programa oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano.

Márcio Moreira viaja à capital federal em busca de benefícios para Brumado Foto:Divulgação

No início desta semana, o vereador Márcio Moreira (PSB) esteve em Brasília em busca de benefícios para o município de Brumado. Na ocasião, ele agradeceu o deputado Erivelton Santana (PSC) pela emenda que viabilizou a construção da Praça de Cristalândia e aproveitou a oportunidade para solicitar uma praça no Bairro Olhos D’água. Além disso, Moreira ainda pediu que o deputado se junte ao município na luta para que seja instalado um campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) na cidade. “Esperamos que juntos com o prefeito Aguiberto Lima Dias e o deputado possamos realizar esse sonho do povo brumadense”, destacou o parlamentar.

Prefeitura de Lagoa Real recebe 26 mil mudas de manivas sementes Foto: Divulgação

Em parceria com a EBDA, Embrapa, Suaf e com a Câmara Setorial de Mandioca e Derivados do Estado da Bahia, a Secretaria de Agricultura de Lagoa Real, no sudoeste baiano, recebeu na última sexta-feira (20) 26 mil mudas de manivas sementes. A implantação da Unidade de Multiplicação de Manivas-Sementes, do Programa Reniva, aconteceu no Parque do Vaqueiro. O projeto também contou com a parceria e colaboração da Associação dos Jovens Unidos de Lagoa Real. O prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, além de secretários municipais e demais autoridades participaram do evento.

Prefeitura de Lagoa Real recebe 26 mil mudas de manivas sementes Foto: Divulgação
Tiro de Guerra de Brumado adere à campanha e doa sangue Foto: Divulgação

Em Brumado, os atiradores do Tiro de Guerra 06-024 aderiram à campanha do Exército Brasileiro e compareceram à Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da cidade na última sexta-feira (20) para realizar, voluntariamente, a doação de sangue. O objetivo é aumentar a quantidade de bolsas de sangue em estoque e ajudar quem está precisando. Segundo o instrutor do Tiro de Guerra, o primeiro Sargento Paulo Souza, a doação faz parte de uma campanha desenvolvida pelo Exército Brasileiro que incentiva os militares a doarem medula, sangue e vida.

Importantes representantes de órgãos ligados à Agricultura Familiar destacam atuação da Asfab Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A agricultura familiar, setor responsável por 70% dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros e a principal fonte de renda de pequenos produtores rurais, é o foco da estratégia para o desenvolvimento agrário rural brasileiro. Foi o que pontuou Wellington Resende, Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que esteve presente no 1º Seminário “Avanços, desafios e estratégias para a política de produção de alimentos e da convivência com o Semiárido”, promovido pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab), na última quinta, 12. Assim, segundo o delegado, a pauta levantada no evento da Asfab é bastante pertinente para o contexto nacional e estadual. “Estamos buscando cada vez mais promover ações voltadas para a permanência do homem no campo, para a produção de alimentos de qualidade, sem agressão ao meio ambiente. E só conseguiremos isso com a valorização da agricultura familiar”, pontuou. Além disso, de acordo com Resende, essas ações favorecem o fortalecimento da economia, principalmente de municípios que são essencialmente rurais, como é o caso das cidades onde a Asfab atua.

Importantes representantes de órgãos ligados à Agricultura Familiar destacam atuação da Asfab Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para Mário Augusto de Almeida Neto, o Jacó, representante da Articulação do Semiárido (ASA), o evento também teve uma grande ganho político. “Nós vimos aqui a Asfab tomando à frente, mostrando suas necessidades e seu desejo de mudar a realidade do semiárido. A Asfab está se destacando, pois, por meio desse Seminário, conseguiu pautar as estruturas do governo. E isso é fundamental para se ter um retorno do poder público”, afirmou. Jacó comentou ainda da necessidade das entidades ligadas à Agricultura Familiar se mobilizarem mais: “Costumo dizer que ninguém sabe o que o calado sente. Por isso é preciso mobilizar, é preciso correr atrás. Só assim as coisas acontecem. Aqui, vocês já deram o primeiro passo, agora fica o desafio de seguir com essas lutas”.

Club Amarok Bahia promove Expedição Barra Grande

O Club Amarok Bahia vai realizar entre os dias 18 e 21 de abril a Expedição Barra Grande. Os participantes sairão de Brumado com destino a Barra Grande, no litoral sul do estado. Os interessados em se inscrever devem entrar em contato com Alessandro Silva através do telefone (77)9968-0777 ou com Manoel Messias no número (77) 9118-7173.

Brumado: Andarilhos tentam dormir em carro estacionado e provocam acidente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última quinta-feira (19), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional foi acionada por conta de uma denúncia de tentativa de roubo de veículo no Bairro Cidade das Esmeradas, em Brumado. A polícia chegou rapidamente ao local e ainda conseguiu deter os suspeitos, encaminhando os mesmos à delegacia. Em depoimento, os homens, que disseram ser andarilhos, confessaram que viram o carro aberto e entraram, mas não com o intuito de roubar. Eles pretendiam dormir no carro, segundo relataram à polícia, porém, por descuido, teriam desengrenado o veículo. O mesmo desceu uma ladeira e atingiu uma pedra. Após serem ouvidos, os acusados foram liberados.

Dilma diz que orçamento terá contingenciamento 'significativo' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após o Congresso Nacional aprovar o Orçamento Geral da União, a presidenta Dilma Rousseff (PT) informou que o governo fará um contingenciamento “significativo” nos recursos previstos. Segundo ela, é preciso fazer cortes para cumprir a meta do superávit primário. Durante entrevista à imprensa, Dilma disse que o contingenciamento é fundamental, uma vez que o objetivo do governo é fazer 1,2% de superávit primário. “Para fazer isso, contamos com as medidas que enviamos ao Congresso e também com um processo de redução dos nossos gastos, o que só pode ser feito depois do orçamento aprovado”, completou ela. Rousseff voltou a defender a agilidade na aprovação das medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo. De acordo com a presidenta, a aprovação é imprescindível para o país e permitirá que o governo, a economia e sociedade saiam de uma situação de maior restrição.

Santo Estevão: Prefeito tenta invadir casa de vereador e faz ameaças Foto: Bahia Notícias

O prefeito da cidade de Santo Estevão, Orlando Santiago (PSD), tentou invadir a casa do vereador João Carlos de Almeida, o “João do Saco” (PDT), e o incidente foi parar na delegacia na manhã de hoje (20). Segundo a polícia, o gestor teria feito ameaças durante o acesso de raiva. O parlamentar não estava em casa no momento do ocorrido e a esposa do mesmo chegou a passar mal e ser encaminhada ao hospital do município. De acordo com o Bahia Notícias, o irmão do vereador, conhecido como Gera, também estava no local quando o prefeito tentou invadir a residência. Ainda não se sabe o motivo do desentendimento entre ambos e nem o que desencadeou a fúria do prefeito. Pessoas ligadas à administração negam o ocorrido.

Caetité vive racionamento de água há três anos e moradores criam estratégias para conviver com a seca Foto: Reprodução/TV Bahia

A cidade de Caetité vive em racionamento de água desde o ano de 2012. Para driblar a escassez de água, a aposentada Maria Alves colou no banheiro de casa o seguinte aviso: “Favor não usar a descarga”. A quantidade usada no vaso sanitário é regrada por um recipiente, para que despeje menos água do que na descarga convencional. Já o comerciante Marcus Vidal criou um sistema de reaproveitamento de água do chuveiro, das torneiras do banheiro e da lavanderia. Toda a água vai para um sistema subterrâneo, onde a água é filtrada e volta para molhar as plantas do jardim. “A economia é em torno de R$ 100 por mês”, disse ele ao G1.

Caetité vive racionamento de água há três anos e moradores criam estratégias para conviver com a seca Foto: Reprodução/TV Bahia

Segundo o gerente regional da Embasa, Paulo Ledo, a situação de racionamento no município é adotada em caráter preventivo, já que voltou a chover no início de março e o nível da água na barragem da Moita dos Porcos, responsável por 30% do abastecimento de Caetité, aumentou. Para conviver com a falta de água, a cidade está dividida em setores A e B. A medida foi adotada pela Embasa em caráter emergencial. Com períodos de longas estiagens, a estatal afirma que os mananciais de Moita dos Porcos, Passagem das Pedras e Santarém, que abastecem a cidade, chegaram a níveis críticos que obrigaram o início de uma política de racionamento.

Greve dos Correios ainda não atinge agência em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com decisão tomada em assembleia realizada com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba), os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) iniciaram greve por tempo indeterminado. O movimento foi deflagrado por suposta ameaça de privatização e progressiva redução de direitos dos funcionários. Apesar de ter sido iniciada, a greve ainda não atingiu a agência da cidade de Brumado. A reportagem do site Brumado Notícias apurou que, mesmo com o acúmulo de serviços e correspondências a serem entregues, os poucos funcionários da agência brumadense mantém o ritmo das atividades e não há informações concretas quanto à adesão a greve  já deflagrada nos grandes centros do estado.

Caetité: Funcionários de empresas eólicas param atividades e protestam por melhores salários Foto: Caetité Notícias

Funcionários que trabalham em empresas eólicas na região de Caetité, no sudoeste da Bahia, paralisaram as atividades na manhã desta sexta-feira (20). 1200 trabalhadores iniciaram o movimento com o apoio do sindicato, que reivindica melhores salários para a categoria. O movimento atinge todo o país e mobiliza diversas classes operárias. O vice-presidente do sindicato organizador do evento, Irailson Yarneaux, disse em entrevista ao site Caetité Notícias que uma assembleia com os donos das empresas será realizada até o mês de abril. Segundo ele, caso não haja avanço nas negociações, a classe que envolve trabalhadores da Fiol, mineração, força eólica e pavimentação de estradas deve entrar em greve.

Brumado: Prefeitura retoma capina em ruas e cemitérios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O mato que já tomava conta das ruas de Brumado começou a ser retirado nesta semana por uma empresa terceirizada que presta serviços gerais para a prefeitura. A capina havia sido iniciada no começo do ano, mas logo foi interrompida e o mato voltou a crescer. Não só as vias públicas, como também alguns logradouros públicos e cemitérios da cidade, estavam com o mato bem alto. Um funcionário do setor informou ao site Brumado Notícias que o período é mais propício à capina, vez que nessa época não há estimativa de chuva. A capina está sendo feita no centro e nas principais avenidas que ligam bairros periféricos ao comércio.

Brasil ocupa 24ª posição no ranking de países mais felizes do mundo Foto: Reprodução

Neste dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade e pesquisa realizada pela World Happiness Report mostra que o brasileiro ocupa a 24ª posição, entre 156 países, na classificação de mais felizes do mundo. A pesquisa feita pela World Happiness Report aponta várias situações para o sentido de felicidade, entre elas o dinheiro. Em entrevista ao portal EBC, a especialista em Capital Humano, Juliana Guimarães, fala dos 900 mil empregados que garantem R$ 126 bilhões para o PIB, todo ano, através da chamada “Economia Criativa”. Segundo ela, cerca de 3% do PIB do país gira em torno da economia criativa - o número supera alguns países europeus. Ela chama a atenção para a importância de se valorizar pessoas criativas no trabalho, principalmente em momentos de crise na economia.

5ª Exposição Agropecuária de Brumado acontece em abril

A 5ª Exposição Agropecuária de Brumado será realizada entre os dias 10 e 12 de abril, no Parque de Exposições. O evento, promovido pela Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab), conta com shows musicais e o tradicional leilão de animais. Neste ano, a dupla Max e Léo e o cantor Ed Rossi se apresentam na ExpoBrumado no dia 11. O 10º Leilão Coopmab acontece no dia 12, às 13h, com participação de Luiz Carlos Fernandes. Cada vez melhor produzida, a exposição promete atrair um público grande, da cidade e de toda região. O evento tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agraria, Pesca e Aquicultura (Seagri). 

Arquivo