Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2015
Pesquisa aponta que quanto maior o tempo de amamentação mais inteligentes são as pessoas Foto: Reprodução

De acordo com estudo brasileiro publicado na revista britânica The Lancet, quanto maior a duração da amamentação, maiores são o quociente de inteligência (QI), os anos de escolaridade e a renda na vida adulta. Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (RS) registraram as informações de aleitamento materno de 5.914 bebês nascidos na cidade em 1982. Aos 30 anos de idade, estudou-se o QI, o nível de escolaridade e a renda dos participantes, que a esta altura tinham se tornado 3.493 voluntários aptos. Na análise dos resultados, os participantes que tinham sido amamentados por mais de 12 meses apresentaram maior quociente de inteligência, mais anos de escolaridade e maior renda do que aqueles amamentados durante menos de um mês. Os dados apresentados apontam que o aleitamento materno tem consequências, também, na vida adulta.

Funcionários dos Correios iniciam greve por tempo indeterminado na Bahia Foto: Reprodução

De acordo com decisão tomada em assembleia realizada com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba), os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) iniciaram greve por tempo indeterminado. O movimento foi deflagrado por suposta ameaça de privatização e progressiva redução de direitos dos funcionários. O presidente da Sincotelba, Josué Canto, destacou que os Correios estão passando por um processo de reestruturação sem a participação dos trabalhadores. Além disso, segundo ele, há uma precarização dos serviços em todo o estado. Canto também pontuou que os trabalhadores estão insatisfeitos com a aprovação de uma medida, válida a partir de abril deste ano, em que o desconto salarial referente ao fundo de pensão sobe de 3,94% para 25,98%. “Descobriram um rombo no fundo e agora querem penalizar os trabalhadores”, afirmou o sindicalista ao G1. A previsão é de que 60% a 70% dos funcionários dos Correios parem as atividades na Bahia. Em todo o estado, a empresa tem seis mil trabalhadores, sendo que três mil deles estão em Salvador. Em nota, os Correios afirmam que não existem planos de privatização da empresa e que o projeto de reestruturação faz parte do processo de revitalização e fortalecimento da empresa, com base na legislação, para diversificar sua área de atuação, rentabilizar a estrutura existente e garantir a sua sustentabilidade.

Brumado: Abaixo assinado pede aumento do número de policiais na 34ª CIPM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Devido ao aumento significativo do índice de violência em Brumado e microrregião, a sociedade civil organizada da cidade criou um abaixo assinado, que será encaminhado ao Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa. O documento solicita o aumento do número de policiais na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com sede em Brumado e atuante em 12 municípios com 222.373 habitantes. Atualmente, trabalham na companhia 140 policiais e o abaixo assinado destaca que são necessários 300 para que seja feito um trabalho de segurança eficiente. “140 homens significa um número extremamente baixo de profissionais em relação ao número de habitantes que precisam de segurança. Como eles podem conseguir realizar um bom trabalho? É humanamente impossível... e bandidos, infelizmente, crescem em um ranking muito mais do que desproporcional do que a quantidade de pessoas de bem!”, diz o texto da petição online. O documento possui no momento pouco mais de 200 assinaturas, quando o objetivo é 30 mil. Clique aqui e assine a petição.

Prefeito de Lagoa Real comemora reta final nos preparativos para Missa do Vaqueiro 2015

Por telefone ao site Brumado Notícias, o prefeito do município de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, declarou que está otimista com a aproximação da Missa do Vaqueiro, que acontece entre os dias 05 e 07 de junho. Ele disse que já está na reta final dos preparativos para o evento. Empolgado, o prefeito, que esteve na capital buscando apoio para a iniciativa, afirmou que aguarda a confirmação de algumas parcerias com a Bahiatursa e a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) para pontuar a massificação de marketing do projeto. O gestor também adiantou que a festa terá como atração principal o pantaneiro Almir Sater, a dupla Mayck e Lyan e Netinho do Forró, além de várias bandas de forró e atrações regionais.

Daniel Almeida apresenta Ivana Bastos como representante de Brumado na AL-BA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sua visita a cidade de Brumado no último domingo (15), o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) apresentou a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) como sua aliada e representante do município na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Daniel declarou que a deputada se tornará um ponto de apoio e uma ponte entre o município, a casa legislativa do estado e o governador Rui Costa (PT). “Nossa aliança se consolida na região e sei que ela será muito útil para Brumado. Ela tem prestígios junto ao governo do estado e sei que isso será de suma importância para o crescimento regional. Eu estava procurando uma parceria do PCdoB para termos alguém por Brumado na AL-BA e frente ao governo e vimos em Ivana essa referência e ponto de apoio que dará muitos frutos para Brumado”, destacou Almeida ao site Brumado Notícias. Juntos, os parlamentares conseguiram a maior somatória de votos nas últimas eleições na microrregião de Guanambi.

Prefeitura de Caculé avança como modelo administrativo na região e gestor dá a receita do sucesso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Enquanto a maioria das prefeituras da microrregião de Brumado, que são aliadas do governo do estado e do governo federal, abraçaram a crise como muleta e se escoram no discurso da dificuldade, a prefeitura de Caculé tem conseguido alavancar recursos e realizar obras importantes que têm contribuído para o crescimento do município, dando a administração local o status de modelo de gestão para os demais chefes administrativos da região. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Beto Maradona (DEM) apresentou a fórmula do sucesso apontando como ingredientes o pulso administrativo, a união de grupo e o planejamento de gestão. Maradona declarou que ninguém foi pego de surpresa com a crise, pois todos foram avisados com antecedência no ano passado. “Sim, todos falaram da crise, mas ao que parece não se preparam para ela, apenas a abraçaram e esperaram seus efeitos”, disse Maradona. 

Prefeitura de Caculé avança como modelo administrativo na região e gestor dá a receita do sucesso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seguida, ele ressaltou o diferencial da sua gestão. “O planejamento é fundamental em tudo, e, além disso, o prefeito precisa mostrar pulso administrativo, mantendo um grupo unido e coeso, que fala a mesma língua seguindo essa pauta de planejamento”, reiterou. Além de manter as obras estruturais e de infraestrutura em pleno vapor e ainda conseguir alavancar a educação e a saúde na cidade, Maradona seguiu à risca sua planilha para também manter a tradição dos festejos juninos da cidade. “Entendemos que nosso povo é um povo feliz e que também merece um pouco de entretenimento, por isso nosso balanço orçamentário foi muito bem resguardado visando manter a nossa festa de São João. Estamos nos preparativos finais desta festa e esperamos que sejam mais um grande evento para o orgulho de Caculé e região”, concluiu ele.

Entra em vigor lei que pune com prisão a venda de bebida alcoólica à menores Foto: Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (18), a lei que resulta na prisão de quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a jovens ou crianças (com idade inferior a 18 anos) entra em vigor. O indivíduo pode preso por até quatro anos e, dependendo do caso, poderá pagar multa entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, além da interdição do estabelecimento comercial. A lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União de hoje. De acordo com a Agência Brasil, a medida que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser estendida também a demais produtos que possam causar dependência física ou psicológica. O projeto foi sancionado após ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 24 de fevereiro, sem ter sofrido qualquer alteração em relação ao texto aprovado pelo Senado.

Brumado: Algemado, homem foge de viatura dentro da delegacia e só para após disparos da polícia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um elemento assaltou uma farmácia localizada na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, no final da manhã desta quarta-feira (18), porém, em uma ação rápida de uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), logo foi capturado e conduzido à delegacia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, no local, enquanto os soldados apresentavam o material que estava com o acusado - aparelhos celulares, dinheiro em espécie e uma balança de precisão - o conduzido, ainda algemado, escapou da viatura e correu, passando pelo pátio do prédio e saindo na área do Instituto Médico Legal (IML), por onde conseguiu acesso à rua. Os soldados iniciaram a perseguição e alcançaram o homem próximo ao Fórum Dr. Duarte Moniz. Mesmo ouvindo o comando de pare, o suspeito se manteve em fuga. Os soldados então efetuaram alguns disparos de advertência, momento em que o homem se rendeu e foi imobilizado, sendo conduzido à delegacia novamente.

Brumado: Algemado, homem foge de viatura dentro da delegacia e só para após disparos da polícia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Hábitos alimentares adquiridos nos 3 primeiros anos repercutem por toda a vida

Tendo como premissa a importância da alimentação da criança desde o nascimento até os primeiros anos de vida para o seu desenvolvimento saudável, o Ministério da Saúde elaborou e divulga, desde 2002, um conjunto de recomendações para uma boa alimentação nesta fase da vida. Os hábitos alimentares adquiridos nessa fase vão repercutir por toda vida. A cartilha Dez Passos para uma Alimentação Saudável de Crianças Menores de 2 Anos traz um conjunto de recomendações para uma alimentação saudável. Dicas simples e diretas que podem ajudar muitas famílias com relação à escolha, frequência, quantidade, preparo e higiene dos alimentos que servem em suas mesas. A cartilha traz respostas para as dúvidas mais comuns no que se refere à alimentação. O material foi elaborado após especialistas detectarem que as crianças estavam se alimentando de maneira incorreta nessa fase, inclusive com a introdução precoce de alimentos não indicados - 70% das crianças entre 9 e 12 meses já consumiram biscoitos e salgadinhos - ou a introdução de alimentos poucos nutritivos.

Brumado: Polícia detém dupla acusada de assaltar e disparar contra idoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última sexta-feira (13), uma família que reside no Bairro Santa Tereza, em Brumado, foi vítima de um assalto violento. Dois bandidos armados invadiram a casa e atingiram um idoso com um tiro. O site Brumado Notícias apurou que no último sábado (14), após o ocorrido, através de denúncia anônima, a polícia chegou até um menor que estava com a arma utilizada na ação criminosa. A princípio, a arma foi retida na delegacia e o adolescente liberado. Porém, na tarde de terça-feira (17), os agentes da polícia civil apreenderam novamente o menor, que acabou confessando a autoria dos disparos. Em depoimento, ele teria delatado o comparsa, um mototaxista, que também foi detido e apresentado na delegacia. Segundo a polícia, o menor informou que no dia do assalto chegou a efetuar três disparos, mas dois falharam e o terceiro atingiu a vítima. O rapaz, que até então não tinha ficha criminal, aguarda determinação da justiça quanto ao seu destino, assim como do seu comparsa.

Conheça a promoção do Dia do Consumidor na Suprema Refrigerações

Nesta quarta-feira (18), Dia do Consumidor, a Suprema Refrigerações preparou uma promoção especial para todos os consumidores de Brumado e região. Na loja, você encontra ar-condicionado Samsung Max Plus 9.000 btus por apenas R$ 968,10 à vista. Isso mesmo, apenas R$ 968,10 à vista. O aparelho também pode ser adquirido por R$1.019,00 em dez vezes no cartão. Somente na Suprema Refrigerações você encontra os melhores aparelhos de ar-condicionado, as melhores marcas, o menor preço, além da garantia de qualidade e segurança. Acesse www.supremaice.com.br e conheça toda linha de produtos da loja, que fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para outras informações, ligue (77) 3441-1786. Não perca tempo e adquira logo o seu aparelho de ar-condicionado para amenizar as altas temperaturas.

Embasa comunica que abastecimento é afetado em bairros de Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O abastecimento de água encontra-se paralisado nesta quarta-feira (18) em alguns bairros e localidades rurais de Brumado e na cidade de Malhada de Pedras. Segundo a Embasa, o problema se deve a um rompimento na adutora que conduz água bruta até a Estação de Tratamento (ETA II). A empresa informou que técnicos já estão no local reparando a falha a fim de restabelecer o funcionamento do equipamento o mais breve possível. O abastecimento será retomado no início da noite de hoje e normalizado gradativamente. Enquanto o problema não é revertido, a Embasa recomenda à população que economize água e evite o desperdício. Os locais afetados são: Bairros São Jorge, São Felix, Esmeralda, Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Vila Presidente Vargas, Conjunto Habitacional Brisas I e II, localidades rurais de Espinheiro, Queimada Grande, Arrasta-Pé, Toca Sul  e a cidade de Malhada de Pedras.

Caculé: Corpo em decomposição avançada é encontrado em terreno baldio Foto: Reprodução

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado por moradores em um terreno baldio no Bairro Porto Alegre, na cidade de Caculé, no sudoeste do estado. A polícia esteve no local fazendo o levantamento da ocorrência, porém não pode identificar o corpo devido à decomposição avançada. A polícia técnica da cidade de Guanambi foi acionada e está trabalhando na identificação da vítima. O corpo foi removido para o Instituto Médico legal do município vizinho. A polícia civil informou que não há registro de pessoa desaparecida em Caculé. O caso segue sendo investigado.

Pai e filho são presos depois de aplicar golpe na cidade de Tanhaçu Foto: Divulgação/PM

Pai e filho foram presos na tarde da última terça-feira (17) acusados de aplicar golpes nas cidades de Tanhaçu, Barra da Estiva e Ituaçu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Wellington Dionísio Soares e Wellington Dionísio Soares Júnior compraram diversos produtos caros em estabelecimentos comerciais dos municípios citados e pagaram com cheques falsos. Os comerciantes só percebiam o golpe quando os cheques eram apresentados nas agências bancárias para serem compensados. Os estelionatários foram presos pela polícia de Barra da Estiva depois de aplicarem o golpe na cidade de Tanhaçu, onde compraram venenos agrícolas. A dupla foi presa em flagrante com os produtos. Ambos foram conduzidos para a delegacia e estão à disposição da justiça. A polícia já vinha investigando os acusados pela série de crimes cometidos na região.

Médico sugere a criação da licença menstrual

O obstetrícia e ginecologista Guedes Grudzinskas defende a licença menstrual, pois acredita que as mulheres sofrem muito nesse período e que a folga iria aumentar a motivação e produtividade no trabalho. O médico defende que, assim com a licença maternidade, a menstrual deve ser de um a três dias a cada mês. A licença já é reconhecida em alguns países da Ásia, como o Japão e Indonésia. O conceito também está sendo discutido no Canadá. Defensores dos direitos humanos não aceitaram bem a ideia, alegando que existem outras formas de minimizar o problema, como por exemplo um bônus para as mulheres que trabalhem efetivamente no período.

Confirmado: Major Jocevã assumirá o comando da 34ª CIPM em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Foi publicada no Diário Oficial do Estado na madrugada desta quarta-feira (18) a mudança de comando em todas as companhias independentes na capital e no interior da Bahia. Em Brumado, o Major Sílvio Berlink, que esteve à frente da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) por três anos, deixa o posto para assumir a 78ª CIPM, em Vitória da Conquista. Em seu lugar assumirá o Major Jocevã Oliveira, como já havia sido informado em primeira mão pelo site Brumado Notícias. O Major Jocevã já esteve à frente da companhia brumadense como subcomandante ao lado do Major Arthur Mascarenhas, no ano de 2012. Após nove meses, a dupla assumiu o comando da CIPE Sudoeste Caesg, com base em Vitória da Conquista. Jocevã também já atuou na 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR). Sempre enérgico e com estilo operacional, ele declarou à nossa reportagem que tem enorme satisfação de retornar a Brumado e que buscará apoio para dar continuidade ao bom trabalho efetuado pelo Major Berlink no que se refere ao combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na região.

Correios rebate denúncias sobre baixo efetivo e más condições de trabalho em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em resposta à denúncia de baixo efetivo e más condições de trabalho nos Correios, em Brumado, a assessoria de comunicação do órgão na Bahia enviou nota ao site Brumado Notícias esclarecendo os fatos. Segundo a diretoria regional dos Correios, não há déficit de mão de obra no local. Na nota, a assessoria admite que as instalações da unidade têm deixado a desejar, uma vez que, a princípio, foram projetadas para entregar cartas. Com o crescimento e diversificação da demanda dos clientes ao longo do tempo, surgiram dificuldades nesse sentido e o órgão diz que tem tentado superá-las com o objetivo de prestar um serviço de qualidade. “Estamos buscando nos adequar da melhor maneira possível às novas situações, apesar de os Correios, como empresa pública, esbarrarem em alguns entraves, a exemplo de realização de melhorias nos imóveis que a instituição ocupa”, destacou a diretoria regional, que fez questão de salientar que não houve denúncia no Ministério Público.  

Prefeito de Lagoa Real busca apoio para Missa do Vaqueiro e Vaquejada 2015 Foto: Divulgação

O prefeito da cidade de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, participou de audiências na Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e na Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa) com o objetivo de garantir apoio técnico financeiro para a Missa do Vaqueiro e Vaquejada. O artista plástico do município, Edilson Santana, responsável pelo projeto artístico do evento, também participou das audiências. A Missa do Vaqueiro e a Vaquejada acontecem entre os dias 05 e 07 de junho no município. Na Bahiatursa, ambos foram recebidos pelo presidente Diogo Medrado, que mostrou interesse do Governo do Estado em ajudar o evento. Já na Secult, foram recebidos por Luciano Pinheiro, chefe de gabinete do secretário Jorge Portugal. Os encontros demonstram a importância das manifestações culturais para a cidade e região.

Brumado: Ifba divulga 4ª chamada do Curso Técnico Subsequente em Edificações

Em Brumado, o Instituto Federal da Bahia (Ifba) divulgou a quarta chamada do Curso Técnico Subsequente em Edificações. A lista dos aprovados pode ser acessada no site www.brumado.ifba.edu.br. A matrícula deverá ser efetuada nos dias 23 e 24 deste mês, das 09h às 11h30 e das 16h às 20h, na Coordenação de Registros Escolares do campus de Brumado. Para efetivar a matrícula, os convocados devem apresentar os seguintes documentos: Documento de Identidade Oficial (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original); Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Supletivo-2º Grau), acompanhado de Histórico Escolar completo (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original); Certidão de Nascimento ou Casamento (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original); 04 retratos 3X4 (recentes); Título de Eleitor com prova de quitação com a justiça eleitoral. (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original - para maiores de 18 anos); Prova de quitação com o Serviço Militar (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original), se for o caso; Comprovante de vacinação antitetânica; CPF (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original); Declaração de Convalidação do Ensino Médio concluído no exterior, emitida pela Sec/Direc, quando for o caso. (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original); e Ficha “Registro de Aluno” devidamente preenchida, fornecida pela Cores  Coordenação de Registros Escolares dos Ifba.

Brumado: Guardas Municipais, sindicato e prefeito debatem condições trabalhistas e denúncia de excesso de horas extras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o apoio do presidente do Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia (Sindguardas), Pedro de Oliveira Santos, os guardas municipais de Brumado conseguiram uma breve audiência com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) no final da manhã da última terça-feira (17). Alegando agenda apertada e que estaria em outra reunião, o prefeito atendeu o grupo no corredor do prédio administrativo. Ele ouviu da categoria as reclamações quanto à falta de segurança ao saírem do trabalho no expediente entre 18h e 00h. Os guardas também cobraram a estruturação da categoria e treinamento para utilização de armas de fogo ou de choque, como já aprovado em lei. 

Brumado: Guardas Municipais, sindicato e prefeito debatem condições trabalhistas e denúncia de excesso de horas extras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Também foi falado sobre a apuração de excesso de horas extras para um servidor do órgão que trabalha apenas em horário administrativo. Após ouvir os apelos, o prefeito e o coordenador da Guarda Municipal, Paulo Marques, garantiram que vão providenciar medidas para melhorar a questão envolvendo as condições de segurança no horário especificado. O prefeito explicou que a prefeitura tem um déficit no contingente da GM por ter cancelado um contrato com uma empresa terceirizada, o que, segundo ele, provocou os horários apertados no cronograma de serviços do órgão. 

Brumado: Guardas Municipais, sindicato e prefeito debatem condições trabalhistas e denúncia de excesso de horas extras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aguiberto adiantou que já entrou com um pedido no Ministério Público para que seja liberada uma contratação seletiva temporária para o setor. Sobre o armamento e treinamento dos guardas, o prefeito apontou o recesso econômico do poder público administrativo como principal entrave para atender ao apelo da categoria. Por fim, quanto às denúncias do excedente de horas extras, o gestor disse ao site Brumado Notícias que só ficou a par do assunto após as denúncias na mídia e que o assunto já foi encaminhado ao setor jurídico para ser apurado e tomadas as medidas cabíveis. O presidente sindical e a categoria ficaram satisfeitos com as declarações do prefeito e do coordenador da GM. Mesmo assim, uma nova audiência foi agendada para a manhã desta quarta-feira (18) a fim de debater mais amplamente as questões.

Lula a Dilma: 'Se não há verba, use o verbo' Foto: Reprodução

No encontro na noite desta segunda-feira no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiveram uma conversa sincera. Lula aconselhou Dilma a partir para uma agenda positiva, com ações e obras, a fim de não limitar a pauta política ao ajuste fiscal. Foi então que Dilma disse que não havia condições financeiras neste momento para apresentar novas obras públicas. Lula então respondeu que, “se não tem verba, que se use o verbo”, numa referência à necessidade de melhorar a comunicação com a sociedade, a fim de se recuperar a popularidade do governo. As informações são do Blog do Camarotti.

Aracatu: Alunos de escola municipal estão comendo pão seco e convivendo em meio a insetos, denuncia vereadora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sessão legislativa realizada na última semana, em Aracatu, no sudoeste baiano, a vereadora Fátima Messias (PSD) denunciou irregularidades na escola do povoado de Piabanha, que pertence à rede municipal de ensino. Segundo ela, os alunos estão sendo prejudicados com a falta de estrutura da escola. Messias chegou a dizer que a vigilância sanitária precisa fiscalizar a unidade, pois a água que é utilizada na escola vem de uma caixa d’água imunda. A parlamentar salientou que diversos insetos foram encontrados na caixa, colocando em risco a saúde dos alunos. Em seu discurso, Messias ainda destacou que os banheiros estão com as portas quebradas e sem condições de uso. A parlamentar também fez outra grave denúncia quanto à merenda que é servida aos alunos. Ela disse que os estudantes estão comendo pão seco com água. Indignada, a vereadora questionou para onde está indo o dinheiro da merenda escolar. A administração do prefeito Sérgio Maia (PV) ainda não se pronunciou sobre o caso.

Brumado: Zé Carlos dos Reis convoca parlamentares para pressionar governo a acelerar obras do presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante sessão legislativa da última segunda-feira (16), o vereador José Carlos dos Reis (PDT) falou sobre a segurança pública em Brumado, relembrando as últimas ocorrências envolvendo assaltos e arrombamentos no município. O parlamentar convocou a mesa direta e os demais vereadores para debaterem mais uma vez o assunto, vez que o legislativo votou em caráter de urgência a doação do terreno do município para que o estado construísse o presídio. No entanto, as obras estão paradas desde o mês de novembro do ano passado, quando dentro do cronograma já deveriam ter sido concluídas em dezembro. O parlamentar ressaltou que a custódia está com o triplo de sua capacidade e para piorar há centenas de mandatos de prisão expedidos pela justiça. Os mesmos não podem ser cumpridos por falta de espaço na cadeia local e até mesmo nos presídios dos grandes centros. Reis apontou ainda que há morosidade do estado em efetuar a instalação de água e energia no local onde será erguida a unidade prisional, o que tem emperrado o início das obras. “Votamos o projeto de doação do terreno em urgência, urgentíssima, e agora, com a crescente violência em nossa cidade, vamos pressionar o governo a construir o presídio também em caráter de urgência, urgentíssima”, destacou Zé Carlos.

Prefeito e vereador declaram que Brumado está sustentando a saúde de mais municípios da microrregião Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As discussões entre o vereador brumadense Weliton Lopes (SDD) e o prefeito de Guajeru, Gil Rocha (PT), a respeito da assistência à saúde nas cidades da microrregião se acirraram após o novo pronunciamento do parlamentar na noite da última segunda-feira (16). Durante sessão legislativa, Lopes disse que os gestores das cidades circunvizinhas têm sido irresponsáveis quanto à gestão da saúde em suas comunidades. Como o prefeito de Guajeru foi o único a se manifestar encaminhando um ofício ao legislativo exigindo uma retratação do vereador, o mesmo rebateu as declarações de Gil Rocha. Segundo Weliton, ele foi truculento no documento, pois está mal habituado com bajulações. Lopes disse ainda que “o prefeito é quem deveria se retratar perante seus munícipes por não estar investindo na saúde pública da cidade como deveria”. O vereador denunciou ainda que muitos pacientes, seguindo orientações das secretarias de saúde de seus municípios, estão ignorando o sistema de pactuação e regulação entre os municípios vinculados à microrregião de Brumado, superlotando o Hospital Professor Magalhães Neto. Exaltado, o parlamentar afirmou que levará o assunto ao Ministério Público Estadual. “Como os partos de Guajeru estão todos sendo realizados em Brumado, daqui a alguns anos a população daquela cidade será toda de brumadenses, ou seja, guajeruenses nascidos em Brumado, o que mostra um regresso na assistência à saúde daquele município, fruto de uma má administração”, disparou Lopes. 

Prefeito e vereador declaram que Brumado está sustentando a saúde de mais municípios da microrregião Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), preferiu não comentar as declarações do prefeito vizinho, mas endossou as palavras do colega acrescentando que “é inadmissível que pacientes de cidade vizinhas precisando de atendimentos básicos oferecidos nos postos de saúde estejam migrando para serem atendidos no hospital regional”. Quem também entrou na discussão foi o prefeito Aguiberto Lima Dias, que nesta terça-feira (17) declarou que “Brumado está pagando saúde para os demais municípios pactuados”. Em números, o prefeito esclareceu ao site Brumado Notícias que com os cortes de repasse o município assumiu uma grande fatia das despesas do setor - enquanto que a Lei de Responsabilidade Fiscal orienta os gestores a gastarem 15% da arrecadação com a saúde, a prefeitura de Brumado chegou a 27,51%, perfazendo um total de R$ 8 milhões anualmente. “Para se ter uma ideia, em 2014 foram mais de 72 mil atendimentos no hospital, sendo que nossa população é de 68 mil habitantes. Concluímos então que ou população de Brumado passou 2014 doente ou realmente os pacientes vizinhos estão sobrecarregando os nossos serviços e onerando ainda mais as nossas despesas com a saúde”, destacou Aguiberto. O prefeito explicou ainda que os repasses da saúde não são reajustados desde 2010. “Aumenta-se o custo do profissional de saúde, dos medicamentos, água, luz, mas não se aumenta o repasse para o município. Brumado está pagando não só pela saúde de seus munícipes, mas também de populares de outros municípios pactuados”, reiterou o gestor.

Arquivo