Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Impasse entre administração e professores ameaça andamento do ano letivo em Brumado

31 Mar 2016 - 00h00


Impasse entre administração e professores ameaça andamento do ano letivo em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O núcleo do sindicato dos trabalhadores em educação do estado da Bahia (APLB) está convocando os professores de Brumado para uma assembleia a ser realizada na manhã da próxima sexta-feira (1º) para decidir sobre os rumos da categoria. A assembleia acontece no Clube do Sindicato dos Mineradores. O site Brumado Notícias apurou que, desde a última assembleia, a categoria, principalmente de professores do primário, não está satisfeita com o descumprimento da carga horária e, portando, decidiu pela vigência do decreto de greve. Durante esta semana, os professores começaram a abandonar as salas de aula assim que se completou a carga nacional de 13 horas; enquanto o município continua descumprindo a lei, mantendo há anos uma carga acima de 15 horas aos educadores do primário. Nossa reportagem apurou ainda que representantes sindicais e da administração municipal se reunirão em mesa redonda nesta quinta-feira (31) para uma rodada de negociações. A preocupação dos professores é com relação ao tempo limitado para as negociações, pois neste mês de abril vence o prazo para que as prefeituras aprovem os reajustes salariais antes do período pré-eleitoral determinado por lei, o que para muitos educadores poderá ser um artifício utilizado pela administração para não atender as reivindicações da categoria. Alguns profissionais da educação já assinalaram que estão dispostos a cruzar os braços caso não haja acerto entre a categoria e a gestão municipal. Nossa reportagem buscou contato com os representantes sindicais para tratar do assunto, mas os mesmos preferiram não dar declarações no momento para não atrapalhar os rumos das negociações. No entanto, eles disseram que, caso a resposta seja negativa, os sindicatos vão apoiar a decisão da categoria, que será tomada em assembleia após as negociações.

Brumado: Professor dá dica para descarte correto de pilhas e baterias que podem transmitir câncer

30 Mar 2016 - 18h30


Brumado: Professor dá dica para descarte correto de pilhas e baterias que podem transmitir câncer
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pensando no descarte correto do lixo eletrônico, o professor Vinícius Carvalho Souza, do curso técnica de segurança do trabalho do IFBA, em Brumado, deu sugestões quanto ao armazenamento de pilhas e baterias. Em Brumado, como na maioria das cidades do país, não há um local para destinação e reaproveitamento do lixo eletrônico, que muitas vezes é descartado na natureza podendo provocar sérios danos à saúde pública. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o professor alertou quanto ao perigo do descarte irregular desse tipo de material. “Se é perigoso para o meio ambiente, é também perigoso para a saúde humana. Baterias, placas de circuito que possuem chumbo e mercúrio, que são tóxicos e cancerígenos, não podem ser descartados de qualquer forma, principalmente nas margens de rios e riachos”, explicou o professor. Segundo ele, em pesquisa feita por uma equipe do IFBA local foi diagnosticado que a maioria da população brumadense tem algum tipo de lixo eletrônico em casa, mas não sabe como descartá-lo. Diante disso, o professor deu uma dica simples para amenizar os prejuízos: guardar pilhas e baterias em garrafas pets. “As pilhas de controle de televisão e rádios, depois de usadas, costumam ficar esquecidas nas gavetas, mas com o tempo elas começam a estufar e ali está o perigo, no processo de emissão de radiação que afeta a saúde humana”, esclareceu ele.

Família oferece recompensa por informações de picape furtada em Malhada de Pedras

30 Mar 2016 - 18h00


Família oferece recompensa por informações de picape furtada em Malhada de Pedras
Foto: Ilustrativa

Um veículo modelo Picape D-20, de cor branca e placa DNN 3887, foi furtado na madrugada desta quarta-feira (30) enquanto estava estacionado na Rua Romualdo Viana, no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. Os proprietários já notificaram a polícia e ainda anunciaram recompensa para quem der informações precisas acerca do paradeiro do veículo. “Esse carro tem mais valor sentimental do que material para a família, pois pertencia ao patriarca que faleceu e deixou seu legado não apenas para nós, mas para toda nossa comunidade”, disseram os proprietários. Quem tiver qualquer informação, pode entrar em contato pelos telefones (77) 99832-3070/98832-3365/99951-5007/99960-2900.

Famílias de crianças com microcefalia podem ter desconto de até 65% na conta de energia

30 Mar 2016 - 17h30


Famílias de crianças com microcefalia podem ter desconto de até 65% na conta de energia
Foto: Reprodução

Segundo a Coelba, as famílias que têm crianças com microcefalia, associada ao vírus da zika, podem obter o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do governo federal que concede descontos de até 65% na conta de energia. Para participar, a família precisa estar cadastrada junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS, com atenção à categoria do Benefício da Prestação Continuada - BPC. Para o cadastro na Coelba, é preciso apresentar o número do benefício em qualquer canal de atendimento da empresa. A Coelba irá conceder o benefício às crianças cadastradas nas agências do INSS na capital e interior. Além de apresentar o número do BPC do beneficiário na categoria 87, o pai ou responsável deverá, também, ter em mãos o CPF, documento de identificação com foto e uma conta de energia do local onde mora a família para efetivar a solicitação do desconto. Não é necessário ser o titular da conta. Vale destacar que não é preciso levar a criança às agências de atendimento ou rede Coelba Serviços. Basta que a solicitação atenda aos critérios, comprovados por meio da documentação apresentada.

Justiça Federal condena prefeito de Ibicoara por improbidade administrativa

30 Mar 2016 - 17h00


Justiça Federal condena prefeito de Ibicoara por improbidade administrativa
Foto: Jornal Tribuna do Sertão

O atual prefeito de Ibicoara, Arnaldo da Silva Pires (PSL), foi condenado pela Justiça Federal a devolver aos cofres públicos R$ 1.615.410,25 e a pagar uma multa civil no mesmo valor, pela prática de ato de improbidade administrativa cometido durante mandato anterior por ele exercido. A Justiça determinou também a suspensão dos direitos políticos do gestor por oito anos; perda de função pública; e a proibição de contratar com o poder público, receber benefícios, incentivo fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. O Ministério Público Federal (MPF) em Jequié acusou Pires pelo desvio ou aplicação irregular de verbas recebidas pela União. As ilicitudes referem-se à simulação de contratos com empresas privadas para a realização de obras, utilização e aquisição de materiais pagos pela própria prefeitura, quando a responsável pelo procedimento seria a vencedora da licitação, e montagem de concorrências para beneficiar empresas.

Mesa Diretora da Câmara aprova projeto que pode salvar cassação de Eduardo Cunha

30 Mar 2016 - 16h30


Mesa Diretora da Câmara aprova projeto que pode salvar cassação de Eduardo Cunha
Foto: Reprodução

Um projeto de resolução apresentado pela Mesa Diretora da Câmara pode ajudar o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a escapar do processo de cassação. Assinado pelo próprio parlamentar, o texto propõe que todas as comissões da Câmara, incluindo o Conselho de Ética, tenham a sua composição alterada para obedecer a proporcionalidade das bancadas partidárias, que mudou em razão da janela partidária. O projeto ainda precisa passar pelo plenário da Casa. Estimativas apontam que pelo menos três deputados contra Cunha teriam que deixar o Conselho de Ética. Além disso, o PMDB ganharia uma vaga, enquanto o PT perderia uma. A comissão que analisa o pedido de cassação do presidente da Casa tem 21 integrantes.

Brumado: Vereador cobra do prefeito pavimentação da Rua Albertino Barreto

30 Mar 2016 - 16h00


Brumado: Vereador cobra do prefeito pavimentação da Rua Albertino Barreto
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Édio Pereira (PCdoB) aproveitou seu tempo na Câmara de Vereadores de Brumado para cobrar do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) o cumprimento da palavra dada aos moradores de que iria pavimentar a Rua Albertino Marques Barreto, o Caminho da Cascalheira, no Bairro Olhos D’água. O parlamentar relembrou que há seis meses os moradores, em protesto, bloquearam a via, cobrando a pavimentação e o gestor esteve no local garantindo a obra. A promessa não foi cumprida e com isso a rua vem sendo constantemente castigada nos períodos de chuva com a formação de muitas crateras. “Após as chuvas, a prefeitura apenas maquia os estragos tapando os buracos com entulhos, mas basta uma nova chuva para os mesmos problemas aparecerem. O prefeito tem que lembrar que palavra empenhada tem que ser cumprida. E neste momento, politicamente falando, ficaria muito desgastante para ele uma nova manifestação com bloqueio da rua e as obras só aparecerem após os protestos”, declarou o comunista, adiantando, em seguida, que este é o propósito dos moradores, que estão programando uma nova manifestação.

FGTS poderá ser garantia para empréstimo

30 Mar 2016 - 15h30


FGTS poderá ser garantia para empréstimo

O empregado também poderá dar como garantia nas operações até 100% do valor da multa paga pelo empregador, em caso de demissão sem justa causa. De acordo com o G1, a expectativa do Ministério da Fazenda é de que essa medida possa reduzir as taxas de juros cobradas em empréstimos para os trabalhadores do setor privado. De acordo com a MP, caberá ao agente operador do FGTS, ou seja, a Caixa Econômica Federal, definir os “procedimentos operacionais” para que as novas regras sejam aplicadas. “O Conselho Curador do FGTS poderá definir o número máximo de parcelas e a taxa máxima mensal de juros a ser cobrada pelas instituições consignatárias nas operações de crédito consignado de que trata este artigo”. Quando um empregado com carteira assinada é demitido sem justa causa, ele tem direito a receber uma multa de 40% do saldo acumulado do FGTS. Além disso, também tem direito de sacar o dinheiro que está na sua conta do FGTS.

Guanambi: Prefeitura devolve R$ 3 milhões devido à falhas em projeto de construção de barragem

30 Mar 2016 - 15h00


Guanambi: Prefeitura devolve R$ 3 milhões devido à falhas em projeto de construção de barragem
Foto: Bonny Silva

O valor de R$ 2.970.000,00, que seria utilizado para construção da Barragem do Bonfim, na região de Morrinhos, e recuperação de estradas vicinais no interior do município, vai ser devolvido pela Prefeitura Municipal de Guanambi, à Codevasf. De acordo com o radialista local Bonny Silva, todas as etapas burocráticas e técnicas para assinatura dos convênios e execução das obras foram vencidas pelo município, responsável direto pela execução do projeto e contratação da empresa através de licitação; à Codevasf coube apenas a fiscalização do convênio. Apesar disso, o Secretário de Infraestrutura do Município, Geovane Mercês, alega que no projeto há várias irregularidades e falhas técnicas, o que levou ao cancelamento e desistência do convênio com a devolução dos recursos. O convênio beneficiaria diretamente uma comunidade com cerca de 45 famílias. Segundo o presidente da Associação de Retiro e Bonfim, Salvador Rodrigues Pereira, o abastecimento da comunidade é precário e é feito através de carro pipa. A obra estava prevista para ser concluída no dia 10 de janeiro de 2016.

Ibope: 10% aprovam governo Dilma, e 69% desaprovam

30 Mar 2016 - 14h30


Ibope: 10% aprovam governo Dilma, e  69% desaprovam
Foto: Reprodução

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT): Ótimo/bom: 10%;  Regular: 19%; Ruim/péssimo: 69%; Não sabe: 1%. O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 17 e 20 deste mês e ouviu 2.002 pessoas, em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Segundo a CNI, a soma dos percentuais não iguala 100% em decorrência do arredondamento. Na última pesquisa do Ibope encomendada pela CNI, divulgada em dezembro do ano passado, 9% dos entrevistados aprovavam o governo (consideravam "ótimo" ou "bom"); 70% consideravam a gestão Dilma "ruim" ou "péssima"; e 20%, "regular". O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Brumado: Superintendência de trânsito retira motos do estacionamento da Praça da Matriz

30 Mar 2016 - 14h00


Brumado: Superintendência de trânsito retira motos do estacionamento da Praça da Matriz
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As motocicletas não podem mais estacionar no entorno da Igreja Matriz em Brumado. A determinação, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), começou a ser validada na manhã desta quarta-feira (30). Em nota ao site Brumado Notícias, o órgão explicou que todo estacionamento em volta da Praça Capitão Francisco de Souza Meira, a Praça da Matriz, foi projetado em ângulo apenas para carros, mas os espaços estavam sendo ocupados por motocicletas. Com isso, a superintendência, no intuito de reorganizar o trânsito, iniciou a mudança na localidade. Desta vez, está sendo providenciado estacionamento para as motocicletas do lado oposto da praça e nas imediações da agência do Banco do Brasil.

Caetité: Funcionário de funerária publica foto de cadáver e causa revolta

30 Mar 2016 - 13h30


Caetité: Funcionário de funerária publica foto de cadáver e causa revolta
Foto: Reprodução

Em Caetité, no sudoeste baiano, um funcionário de uma empresa funerária da cidade publicou uma foto em que aparece sorrindo, com uma faca na mão, ao lado de um cadáver quase despido dentro de um caixão. De acordo com o Folha do Vale, a foto causou revolta nas redes sociais. Os internautas consideraram falta de respeito do funcionário expor o corpo. Em sua defesa, o funcionário publicou um áudio em que acusa a ex-mulher de postar a foto por vingança. O caso está sendo investigado.

Senador Walter Pinheiro anuncia saída do PT

30 Mar 2016 - 13h00


Senador Walter Pinheiro anuncia  saída do PT
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última terça-feira (29), o senador Walter Pinheiro (PT) entregou o pedido de desfiliação ao Partido dos Trabalhadores (PT). Além do registro junto ao partido, Pinheiro também protocolou o documento na Justiça Eleitoral. Há algum tempo o desligamento definitivo do senador do partido já era especulado. Até a última semana, o presidente estadual do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, não descartava, inclusive, ter o senador como candidato a prefeito de Salvador - cargo disputado por Pinheiro em 2008. O senador confirmou a desfiliação, mas ainda não divulgou o destino partidário.

Ex-presidente da Assembleia de São Paulo é preso por fraude na merenda

30 Mar 2016 - 12h30


Ex-presidente da Assembleia de São Paulo é preso por fraude na merenda
Foto: Gabriel Bentley/Veja

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Leonel Júlio, e mais seis investigados por desvio da merenda escolar do Estado foram presos nesta terça-feira (29) em ação da Operação Alba Branca. De acordo com a Revista Veja, a Operação Alba Branca, deflagrada pela Polícia Civil em janeiro, investiga suspeitas de envolvimento do atual presidente da Assembleia de São Paulo, o deputado Fernando Capez (PSDB), e de outros parlamentares, na fraude das merendas. A investigação sobre Capez está em curso no Tribunal de Justiça do Estado, mas, ao contrário dos seis detidos nesta terça, ele possui foro privilegiado. Segundo a Delegacia Seccional de Bebedouro, sede da operação, sete mandados de prisão e dez de busca e apreensão foram cumpridos a partir das 6h de hoje nas cidades paulistas de Bebedouro, Barretos, Severínia, Campinas e na capital. Leonel Julio, do antigo MDB, foi presidente da Assembleia de São Paulo e cassado em 1976 pelo regime militar. Segundo a Alba Branca, ele é suspeito de fazer lobby para a organização criminosa que desviou a verba de merendas junto a pelo menos 22 prefeituras. Seu filho Marcel Júlio seria um dos mentores da organização e está foragido.

Vereador Édio Pereira anuncia recurso de R$ 410 mil para a saúde em Brumado

30 Mar 2016 - 12h00


Vereador Édio Pereira anuncia recurso de R$ 410 mil para a saúde em Brumado
Foto: Divulgação

Em reunião com o Secretário de Saúde de Brumado, Cláudio Feres, o vereador Édio Pereira (PCdoB) anunciou recursos da ordem de R$ 410 mil, que serão destinados para a pasta. Os recursos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), serão destinados para estruturação das quinze Unidades de Saúde da Família em funcionamento no município. Serão aplicados na aquisição de veículos, aparelhos de ar-condicionado, gabinetes e cadeiras odontológicas, computadores, notebooks, dentre outros equipamentos. O vereador tem se notabilizado na viabilização de importantes projetos e obras para a cidade, a exemplo da requalificação do Estádio Gilberto Cardoso, do estacionamento no entorno da Cesta do Povo, do Ginásio de Esporte da Urbis I, quadras poliesportivas e sistemas de abastecimento de água na zona rural. Na semana passada, o parlamentar anunciou que está viabilizando a liberação de R$ 500 mil junto à Conder para a construção do anfiteatro na área anexa ao Mercado de Artes. Pereira sinalizou que nos próximos dias anunciará novas obras. Ele finalizou dizendo que a sua luta é incansável em defesa dos interesses do município.