Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2016"

Juro do cheque especial em fevereiro é o maior desde 1994

30 Mar 2016 - 11h30


Juro do cheque especial em fevereiro é o maior desde 1994
Foto: Beatriz Albuquerque/Veja

A taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com cheque especial ficaram em 293,9% ao ano em fevereiro, o maior desde julho de 1994, quando os juros médios cobrados nessa categoria também estavam em 293,9%. De acordo com a Revista Veja, na comparação com janeiro, houve avanço de 1,6 ponto porcentual, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC). Nos últimos 12 meses, o avanço foi de 79,7 pontos percentuais. O cheque especial cobra uma das taxas de juros mais caras do mercado e só deve ser usado em momentos de emergência e por um curto período. No cartão de crédito rotativo, os juros são ainda maiores. Somaram 447,5% ao ano em fevereiro, o maior patamar da série histórica, que tem início em março de 2011. No mês passado, o aumento foi de 8 pontos percentuais e, nos últimos doze meses, o avanço foi de 104,8 pontos percentuais. O juro do rotativo é a taxa mais elevada desse segmento e também a mais alta entre todas as avaliadas pelo BC.

Com salários atrasados, servidores cruzam os braços e escolas estaduais ficam sem aula em Brumado

30 Mar 2016 - 11h00


Com salários atrasados, servidores cruzam os braços e escolas estaduais ficam sem aula em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Servidores contratados pelas empresas Sands, Basitec e Contrat, que prestam serviços gerais terceirizados para a secretaria de educação do estado, cruzaram os braços nesta quarta-feira (30), em Brumado. A paralisação das atividades interrompeu as aulas nos três colégios estaduais do município. Os servidores fizeram três linhas de protesto em cada uma das unidades escolares e ainda promoveram passeata pelas ruas da cidade. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os manifestantes esclareceram que estão reivindicando o pagamentos dos salários que estão atrasados, além de alguns benefícios, como vale alimentação. Além dos servidores da educação, funcionários que prestam serviços em outras repartições estaduais também participaram dos protestos. 

Com salários atrasados, servidores cruzam os braços e escolas estaduais ficam sem aula em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“A situação está tão difícil que nem pudemos confeccionar faixas para o protesto por falta de dinheiro. Nossa maior revolta é que não temos uma resposta satisfatória do por que desses constantes atrasos. As empresas jogam a culpa para o estado e o estado culpa as empreiteiras, mas no final das contas ficamos nós no prejuízo. No caso de hoje, os alunos e professores, solidários com a nossa causa, entenderam que não poderia haver aula sem nossos serviços para garantir a boa manutenção dos prédios. Estamos sendo humilhados, estamos trabalhando com vigor para no final irmos mendigar nossos salários. Isso é uma lástima”, lamentaram os manifestantes.

Coelba informa sobre desligamento de energia em parte da zona rural de Brumado

30 Mar 2016 - 10h00


Coelba informa sobre desligamento de energia em parte da zona rural de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com comunicado da Coelba, o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo sábado (2), de 7h30 às 13h30, em parte da zona rural de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Fazenda Tanquinho, Fazenda Palmares e Fazenda Tanque de Vereda. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Segundo a Coelba, para evitar acidentes, é recomendado que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Geddel comemora rompimento do PMDB com o PT

30 Mar 2016 - 09h30


Geddel comemora rompimento do PMDB com o PT
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, comemorou a saída do partido da base aliada do governo Dilma Rousseff (PT), confirmada nesta terça-feira (29). Autor da moção aprovada por aclamação na reunião do Diretório Nacional da legenda, Geddel disse que a partir de agora o partido vai construir o seu próprio projeto para o país. “No início, estava todo mundo dizendo que era uma posição isolada e eu dizia que se tornaria majoritária por conta do desgoverno que a Dilma estava impondo ao país. Tive o desapego com o cargo e comecei a construir isso”, afirmou Geddel, que ocupou a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal no primeiro mandato de Dilma. O peemedebista explicou que a moção que solicitou o rompimento da sigla com o governo é baseada em “crime de responsabilidade” e “desgoverno”. Geddel ainda esclareceu que a decisão do PMDB se refere apenas a participação no governo e não tem nada a ver com o impeachment.

Brumado: Argamassa Hitz volta ao mercado com nova fórmula ecologicamente correta

30 Mar 2016 - 09h00


Brumado: Argamassa Hitz volta ao mercado com nova fórmula ecologicamente correta
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em um breve e singelo coquetel realizado no início da noite da última segunda-feira (28), o jovem empresário Cézar Paulo reuniu parceiros comerciais para o relançamento da nova Argamassa Hitz. O produto ficou fora de mercado após passar por um período de reformulação para melhor atender as exigências do consumidor. A nova Argamassa Hitz retorna ao mercado da construção civil com uma proposta ecologicamente correta. A embalagem reciclável de papel não agride o meio ambiente e sua nova fórmula vem com quatro produtos específicos para tipos diferentes de ambientes. “Voltamos com melhor conteúdo, mais voltado ao melhor aproveitamento nos acabamentos de pisos e paredes e com maior resistência as ações do tempo. Nosso novo produto passou por uma série de estudos para atingir as diversas exigências do consumidor final. Estamos satisfeitos e com certeza a nova Argamassa Hitz, produto genuinamente brumadense, será um grande diferencial no acabamento dos imóveis em nossa cidade e região”, argumentou Cézar Paulo.

Comissão do impeachment marca audiências e governo tenta adiar prazos

30 Mar 2016 - 08h30


Comissão do impeachment marca audiências e governo tenta adiar prazos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O comando da comissão do impeachment agendou para esta semana audiências com testemunhas de acusação e de defesa da presidente Dilma Rousseff (PT), entrando na última fase antes de a petista se manifestar oficialmente sobre as denúncias de que cometeu crime de responsabilidade fiscal. Aliados da presidente tentam frear o avanço dos trabalhos e adiar as oitivas. A previsão é que termine na próxima segunda-feira (4) o prazo para que Dilma apresente sua defesa aos deputados. Em seguida, o relator Jovair Arantes (PTB-GO) tem até cinco sessões para apresentar seu parecer final determinando se a presidente deve ou não perder o mandato. O plenário da Câmara vai julgar o relatório de Arantes e a denúncia, então, segue para análise do Senado.

Sem partido, José Carlos dos Reis é assediado por colegas durante sessão legislativa em Brumado

30 Mar 2016 - 08h00


Sem partido, José Carlos dos Reis é assediado por colegas durante sessão legislativa em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Líder do prefeito na Câmara Municipal de Brumado, o vereador José Carlos dos Reis (Sem Partido) foi assediado durante a sessão legislativa realizada na noite da última segunda-feira (28). Reis, que recentemente deixou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), recebeu convites do democrata Weliton Lopes, bem como do PSB, através do vereador Márcio Moreira, e do próprio presidente da mesa diretora, Alessandro Lôbo, que anunciou sua filiação ao PRB. Lisonjeado com as ofertas recebidas, Reis não confirmou ainda em que sigla irá se filiar, mas garantiu que está estudando as propostas com carinho.

Brasil empata no final contra o Paraguai e cai para 6º nas Eliminatórias da Copa 2018

30 Mar 2016 - 07h00


Brasil empata no final contra o Paraguai e cai para 6º nas Eliminatórias da Copa 2018
Foto: Norberto Duarte/AFP Photo

O Brasil entrou em campo para enfrentar o Paraguai, em Assunção, tentando consolidar-se entre as quatro seleções que estão na zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. No entanto, a seleção teve dificuldade para superar a marcação paraguaia e acabou empatando a partida em 2 a 2 com gol no último minuto de Daniel Alves.  Benítez e Lezcano marcaram para o Paraguai, enquanto Ricardo Oliveira anotou para a seleção brasileira.  De acordo com o Uol Esporte, com o empate, o Brasil caiu duas colocações e terminará a sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas na sexta colocação, empatado com o Paraguai com 9 pontos. A primeira seleção dentro da zona de classificação é a Colômbia, com 10 pontos. O Uruguai lidera a competição com 13 pontos após derrotar o Peru nesta terça (29). Agora, o Brasil voltará a campo pelas Eliminatórias da Copa apenas em setembro, quando enfrentará o Equador e, na sequência, a Colômbia.

Vigep pretende vacinar 10 mil cães e gatos em Brumado

30 Mar 2016 - 00h00


Vigep pretende vacinar 10 mil cães e gatos em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 16 de abril acontece o dia “D” da campanha de vacinação para cães e gatos em Brumado e a coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica (Vigep) pretende vacinar os mais de 10 mil animais, acima de três meses de vida, cadastrados no município. A Vigep informou ao site Brumado Notícias que desta vez o Ministério da Saúde enviou a cota de 12 mil gotas para a vacinação, diferente do último lote, que foi de pouco mais de mil doses e a maioria dos animais ficou sem ser vacinado. Agora, a preocupação do setor é com os cães de rua. “Não temos condições de capturar esses animais e aí corre o risco dos mesmos ficarem sem a vacinação. Dentro deste contexto, a cidade continua na zona de risco do calazar e outras patologias transmitidas pela mordida do animal sem a devida vacinação e imunização das doenças”, explicou Fábio Azevedo, coordenador de endemias.

Mulher grávida é internada em Guanambi com quadro suspeito de H1N1

29 Mar 2016 - 18h30


Mulher grávida é internada em Guanambi com quadro suspeito de H1N1

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, a cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, registrou três notificações da gripe H1N1 esse ano. O caso mais grave é o de uma mulher grávida, que apresentou os sintomas da doença após voltar de uma viagem a São Paulo. A paciente foi transferida para um hospital de Salvador e está na UTI. O vírus H1N1 foi confirmado na gestante através de um exame feito na rede particular de saúde da capital baiana. A assessoria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou ao G1 que os casos de Guanambi não entraram para o boletim da Sesab até esta terça-feira (29). A secretaria afirmou ainda que, até o dia 23 de março de 2016, foram notificados e confirmados na Bahia 10 casos do vírus H1N1. Duas pessoas morreram. Todos os casos registrados pela Sesab até agora ocorreram em Salvador.

Vereadores questionam contratação de operários e impactos do parque eólico em Brumado

29 Mar 2016 - 18h00


Vereadores questionam contratação de operários e impactos do parque eólico em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sessão realizada na última segunda-feira (28), os vereadores debateram a instalação do Parque Eólico em Brumado, questionando os aspectos positivos para a economia local e os efeitos prejudiciais ao meio ambiente. A mesa diretora emitiu um convite aos representantes das empresas responsáveis pelas obras a comparecerem a sessão para fazerem uso da tribuna livre e serem sabatinados pelo parlamento e pela população. No entanto, os representantes das empreiteiras anunciaram que só poderão atender ao convite no prazo de quinze dias. Na sessão, os vereadores cobraram respostas quanto aos critérios usados para contratação de operários. Alguns denunciaram que as empreiteiras não estão dando prioridade para a mão de obra local e estariam atendendo apenas aos indicados ou apadrinhados políticos. 

Vereadores questionam contratação de operários e impactos do parque eólico em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Nosso nome está sujo na praça, pois fica parecendo que somos nós, os vereadores, que estamos por trás dessa troca de favores. Precisamos dessa audiência com os representantes das empresas para que seja esclarecido à comunidade o que de fato está acontecendo”, declarou o vereador Castilho Viana (PSB), que ainda sugeriu a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar a implantação do Parque Eólico na região do distrito de Cristalândia. O vereador Édio Pereira (PCdoB) e os demais ainda reprovaram o posicionamento do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), que se reuniu com os representantes das empreiteiras sem ter estendido o convite ao legislativo, bem como não ter promovido uma audiência com a população para debater os impactos da obra. “Isso é uma verdadeira aberração. Como uma empresa pode chegar em uma cidade sem dar as devidas explicações? Eles deveriam realizar uma audiência pública na Casa Legislativa para esclarecer todos os pontos conflitantes. Precisamos saber detalhes dos impactos ambientais da obra e também dos critérios para a seleção e contratação dos funcionários, pois temos de dar prioridade aos brumadenses e, principalmente, aos moradores da região de Cristalândia, onde será construído o parque eólico”, argumentou o vereador Weliton Lopes (DEM).

PMDB oficializa saída do governo e pede entrega de cargos

29 Mar 2016 - 17h30


PMDB oficializa saída do governo e pede entrega de cargos
Foto: Reprodução/Youtube

Em uma reunião relâmpago realizada na tarde desta terça-feira (29), o PMDB decidiu, por aclamação, deixar oficialmente o governo da presidente Dilma Rousseff. Coordenado pelo senador Romero Jucá (RR), o encontro reuniu membros do partido e começou pouco depois das 15h, mas não contou com a presença do vice-presidente Michel Temer. A moção para deixar o partido, protocolada pelo diretório do PMDB na Bahia, foi aprovada pela maioria em apenas três minutos. O grupo a favor do rompimento gritava “Daqui pra frente, Temer presidente” e “Fora PT”. Após a decisão, Jucá informou que, com a saída do governo, nenhum membro do PMDB poderá ocupar qualquer cargo federal em nome do partido.

Polícia desarticula quadrilha e recupera moto e televisão roubadas em assalto em Brumado

29 Mar 2016 - 17h00


Polícia desarticula quadrilha e recupera moto e televisão roubadas em assalto em Brumado
Foto: Divulgação/PM

Quatro homens invadiram uma propriedade rural e renderam um casal de idosos na manhã desta terça-feira (29). Os marginais levaram uma televisão, um aparelho celular e uma motocicleta pertencentes ao casal. Ao saberem do ocorrido, os filhos das vítimas acionaram a polícia. Em rápida diligência, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), conseguiu interceptar uma dupla que transportava a TV em uma motocicleta modelo Pop 100. Os soldados constataram que o veículo é produto de roubo e está com a placa trocada. A motocicleta havia sido roubada na sede do município. A outra dupla que havia escapado da guarnição abandonou a moto do casal de idosos em uma estrada vicinal. Os acusados, bem como os idosos e os materiais recuperados pela polícia, foram apresentados na delegacia local.