Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2016
Abastecimento de água será interrompido em Brumado e Malhada de Pedras na segunda (28) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com comunicado da Embasa, para possibilitar a realização de serviços de melhorias nos equipamentos elétricos da Estação de Tratamento (ETA-II), o fornecimento de água será suspenso em parte do Sistema de Abastecimento de Brumado e na cidade de Malhada de Pedras na próxima segunda-feira (28). O abastecimento será restabelecido de forma gradativa após a conclusão do serviço, previsto para o final da tarde do mesmo dia. A Embasa recomenda aos moradores que façam a utilização racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares no período. Os locais afetados são: Condomínios Brisas I, II, II e IV, São Jorge, São Félix, Esmeralda, Jardim de Alá, Urbis II e III, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Vila Presidente Vargas, Pebas, Pompeia, Frutoso e Malhada de Pedras.

Jovem de Riacho de Santana que cursa medicina está desaparecido no Rio de Janeiro Foto: Reprodução/Facebook

O jovem Caio Fernandes de Carvalho, de 24 anos, natural da cidade de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, está desaparecido desde a última quarta-feira (23), no Rio de Janeiro. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Caio manteve contato com sua mãe na tarde de ontem (23), quando havia dito que estava resolvendo umas questões em relação ao Fies na Faculdade Estácio de Sá, local onde foi visto pela última vez às 16h. À noite, familiares tentaram contato com o jovem e não conseguiram. Hoje pela manhã tentaram novamente, mas sem sucesso. O telefone celular dele está na caixa postal. Familiares do garoto já foram para o Rio de Janeiro para procurar as autoridades e localizá-lo. Caio cursa o quinto ano de Medicina e estava a caminho da faculdade quando foi visto pela última vez. Quem tiver informações do rapaz, pode entrar em contato com a família pelos números (77) 3457-2211, (77) 99917-0360 ou (77) 99981-1139.

Jovem de Riacho de Santana que cursa medicina está desaparecido no Rio de Janeiro Foto: Reprodução/Facebook
Eleitores superlotam as dependências da 58ª Zonal Eleitoral em Ituaçu Foto: Boca do Povo

Em Ituaçu, no sudoeste baiano, as dependências do Fórum Desembargador Liderico Santos Cruz, onde fica situado o Cartório da 58ª Zona Eleitoral, têm ficado lotadas de eleitores à procura de regularizar ou tirar a primeira via do titulo eleitoral. De acordo com o Boca do Povo, a 58ª zona eleitoral atende, além de Ituaçu, os municípios de Tanhaçu, Contendas do Sincorá e Caetanos. Para aqueles que ainda não regularizaram ou não tiraram o título de eleitor, o prazo termina no dia 4 de maio.

Em frente ao STF, manifestantes protestam contra decisão de Teori sobre Lula Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

300 manifestantes se reuniram no início da noite de ontem (23) em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para defender o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) e criticar o ministro Teori Zavascki, que proferiu decisão para paralisar as investigações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que estavam nas mãos do juiz federal Sérgio Moro. De acordo com a Agência Brasil, além de levarem faixas, bandeiras do Brasil e buzinas para defender Moro e a saída da presidenta, os manifestantes fizeram um caixão para simbolizar o enterro do STF, do PT e de Zavascki. A manifestação ocorreu de forma pacífica, mas foi acompanhada pelo batalhão de choque da Polícia Militar.

Ônibus da empresa Novo Horizonte quebra barra de direção em Tanque Novo Foto: João Miguel/Folha do Vale

Um ônibus da empresa Novo Horizonte se envolveu em um incidente na manhã da última quarta-feira (23). Segundo o Folha do Vale, nas proximidades do município de Tanque Novo, no sudoeste baiano, o veículo quebrou a direção ficou parado na pista. Esse tipo de problema tem se tornado comum em viagens intermunicipais e muitos alegam que os acidentes com ônibus da empresa se devem à frota ser muito antiga. Não foram registrados feridos.

Defensoria de Vitória da Conquista é a primeira a peticionar com novo Código de Processo Civil Foto: Reprodução

A Defensoria Pública do Estado Bahia (DP-BA), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, foi a primeira a peticionar com base no novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor na última sexta-feira (18). A petição inaugural foi realizada na mesma data que o novo código passou a vigorar. Foram protocoladas duas ações cíveis e uma petição de Razões Finais. Desde o ano passado, a Defensoria estava se preparando para a vigência do novo código, com qualificações de defensores públicos, servidores e estagiários. Na cidade, foi realizado o projeto Sexta Jurídica, conduzido pela defensora pública Marta Cristina Almeida, e o curso de Elaboração de Petição com base no novo CPC, ministrado pela advogada Sabrina Dourado. Também houve outra formação, com 60 horas aula, além de curso voltado para servidores e estagiários promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (Esdep).

Secretário brumadense participa de Fórum Territorial de Cultura em Guanambi Foto: Divulgação

Buscando a fomentação das ações culturais na região, foi realizado no último dia 17, no município de Guanambi, o I Fórum Territorial de Cultura do Sertão Produtivo, que teve como tema principal o Desenvolvimento Efetivo de uma Política Territorial de Cultura no Sertão Produtivo eHomologação da Câmara Temática de Cultura. O território é um dos mais representativos do estado, composto por 21 municípios da região. O Secretário de Cultura de Brumado, Miguel Lima Dias, comandou a comissão brumadense, formada pelo diretor municipal de cultura, Nildo de Freitas, e por Evilásio Nascimento dos Santos, presidente da Lira Ceciliana Brumadense. Nos próximos dias 31 de março e 1º de abril, acontecerá em Caetité o II Fórum de Cultura para eleição e posse do Conselho da Câmara Temática de Cultura. A mesma comissão estará presente.

Walter Pinheiro compara governo Dilma com capa de chuva e faz duras críticas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O senador Walter Pinheiro evita comentar sobre a possível desfiliação ao PT, embora nos bastidores da política em Brasília e na Bahia a saída é dada como certa. Dois destinos possíveis, são apontados: PSD e PDT. Em meio à crise política e econômica que o país atravessa, Pinheiro subiu à tribuna do Senado na última terça-feira (22) e fez um desabafo com diversas declarações. De acordo com o Bocão News, em tom de indignação, Pinheiro relaciona o Governo Federal com uma “capa de chuva, onde a água bate e escorre”. “Saí de Salvador e vim para cá me encontrar com o senador Renan na boca do Natal, com a certeza de que chegaria de manhã e voltaria à tarde. Naquele dia, elaboramos, mais uma vez, uma série de propostas. Mas a capa de chuva do outro lado da rua, a impermeável capa de chuva, em que tudo bate e escorre, sequer deu ouvidos a uma Comissão de Pacto Federativo, a uma Comissão de Agenda Brasil”, afirmou. 

Walter Pinheiro compara governo Dilma com capa de chuva e faz duras críticas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O senador afirmou ainda que desde as manifestações de junho de 2013 existem propostas e alertas para que o governo reativasse o contato com as ruas. “Nós ganhamos tempo, porque provamos ao governo que o caminho estava errado, que o governo deveria abrir cada vez mais os seus ouvidos para tentar dialogar e escutar as vozes das ruas. Dissemos isso em junho de 2013. E repetimos essa mesma coisa no dia 15 de março de 2015, que era necessário tentarmos entender o clamor das ruas por mudanças, e fizemos a nossa parte”. Pinheiro negou que tenha criticado o PT, como diversos partidários o acusam constantemente.

Obras do gasoduto que ligará Ipiaú a Brumado terá início no primeiro semestre de 2017 Foto: Reprodução

O ex-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, disse durante entrevista a Ipiaú FM que a obra de construção do gasoduto que ligará o município à Brumado deve ter início no primeiro semestre de 2017. Ele informou que o projeto, anunciado ainda na sua gestão, em 2014, está estimado em mais de R$ 300 milhões e deve empregar centenas de trabalhadores. De acordo com o Girpo Ipiaú, o Projeto Executivo do Gasoduto Sudoeste terá aproximadamente 300 km de extensão e 10 polegadas de diâmetro. Será o maior gasoduto de distribuição do Nordeste e o segundo maior do Brasil. O traçado previsto passa por Jequié e Maracás. Através de outros modais, em formato comprimido, o gás natural deverá chegar também a Vitória da Conquista, Itapetinga e Caetité. Nestes municípios, atenderá a indústrias, postos de GNV, estabelecimentos comerciais, hotéis e residências, além das grandes mineradoras instaladas na região.

Governo recorre ao STF para Lula assumir a Casa Civil Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, apresentou recurso na quarta-feira (23) contra decisão do ministro Gilmar Mendes, da semana passada, que suspendeu a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cargo de ministro-chefe da Casa Civil. O recurso pede que o próprio Gilmar Mendes conceda efeito suspensivo à sua decisão e que depois o caso seja levado ao plenário do Supremo. A peça não aborda decisão do ministro Teori Zavascki, que determinou o envio ao STF das investigações sobre o ex-presidente por conta de gravações envolvendo outras autoridades. O recurso também nega que o objetivo da nomeação tenha sido livrar o ex-presidente das investigações da Operação Lava Jato. Na decisão, Mendes apontou que o ato buscou tirar o caso do juiz Sérgio Moro, da primeira instância, e levá-lo ao STF, o que poderia configurar “desvio de finalidade” por parte da presidente. Sobre o argumento de que a decisão poderia aliviar as investigações contra Lula, a AGU diz que trata-se de premissa “inteiramente equivocada”.

Brumado: SMTT defende construção de lombofaixas e pede atenção aos condutores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o superintendente de trânsito do município de Brumado, Clidemar Amorim Risério, defendeu a construção das faixas elevadas conhecidas como lombofaixas nas vias públicas da cidade. Amorim declarou que o objetivo dos novos equipamentos é “melhorar a segurança no trânsito, protegendo a integridade física e a vida das pessoas”. O superintendente disse que as passagens elevadas dão uma melhor visibilidade aos condutores, além de conter a velocidade dos motoristas. Amorim explicou que nesta primeira etapa das obras serão construídas 20 faixas até o final do primeiro semestre e que a meta é chegar a 40 faixas, atendendo travessias de prédios escolares, instituições financeiras e prédios públicos em geral, onde há maior fluxo de pedestres. 

Brumado: SMTT defende construção de lombofaixas e pede atenção aos condutores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo a autoridade municipal de trânsito, as faixas seguem o padrão de plataforma de 4 metros, com 50 cm de relevo para os lados, 8 cm de altura - mesmo com a legislação permitindo até 13 cm de altura, ele garantiu que as faixas construídas em Brumado não ultrapassam os 10 cm. Quanto à sinalização e pintura dos novos equipamentos horizontais, Amorim esclareceu que as mesmas devem ser iniciadas a partir da próxima terça-feira (29). 

Brumado: SMTT defende construção de lombofaixas e pede atenção aos condutores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A entrevista foi concedida no final da tarde, momento em que uma das faixas estava sendo construída na Rua Coronel Tibério Meira, mas ao final o órgão de trânsito não se antecipou a sinalizar o perímetro. Parecendo prever possíveis acidentes, como ocorreu na noite de ontem (23), o superintendente pediu atenção aos condutores quanto ao limite de velocidade nas vias. “Tem condutor que quer fazer da via pública uma pista de corrida, mas a velocidade permitida em nossas vias urbanas é de 30 km, velocidade que dá ao condutor condições de redução e passagem segura sobre as lombofaixas”, pontuou.

Tanhaçu: Ruas do Distrito de Sussuarana recebem massa asfáltica Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Tanhaçu iniciou no Distrito de Sussuarana a pavimentação de vias públicas com massa asfáltica. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os trabalhos estão a todo o vapor e o prefeito João Francisco Santos (PT) esteve na localidade para acompanhar a obra. De acordo com o gestor, em dois dias de trabalho, a Praça do Mercado de Sussuarana já recebeu toda a massa asfáltica, a qual, além de beneficiar a comunidade, proporciona melhores condições de trânsito para os pedestres e veículos.

Tanhaçu: Ruas do Distrito de Sussuarana recebem massa asfáltica Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

João adiantou que, com toda a estrutura montada por sua administração, novas localidades vão receber o benefício. “Vamos continuar com o nosso cronograma de obras e várias ruas da sede do município, distritos e povoados receberão as melhorias de trafegabilidade”, garantiu. Os moradores de Sussuarana comemoram o benefício recebido.

Lombofaixas sem sinalização e aviso prévio provocam acidentes em Brumado Foto: Leonardo Vasconcelos/Brumado Notícias

Pelo menos dois acidentes foram registrados na noite da última quarta-feira (23), em Brumado, em trechos onde a secretaria de infraestrutura e a superintendência municipal de trânsito e transportes (SMTT) construíram faixas elevadas para pedestres, as populares lombofaixas. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um motociclista não informado da construção do equipamento acabou perdendo o controle de direção na Av. Dr. Guilherme Dias, em frente ao Colégio Estadual de Brumado (CEB), momento em que havia grande circulação de estudantes no trecho. O condutor, que sofreu várias escoriações, reclamou da falta de informação e sinalização no perímetro. A mesma reclamação foi feita pelo motorista de um carro que também perdeu o controle de direção ao passar pela Rua Coronel Tibério Meira. Embora o condutor tenha saído ileso, seu carro ficou danificado. 

Lombofaixas sem sinalização e aviso prévio provocam acidentes em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Só depois do ocorrido é que o trecho recebeu a sinalização com cones. “É interessante que tenhamos as lombofaixas, dá um senso de melhor organização no nosso trânsito, mas isso aí que fizeram foi criminoso. Primeiro que as lombofaixas estão muito altas, fora do padrão, e não houve um aviso para a população. Pegou todo mundo de surpresa e nem tiveram a decência de sinalizar o local. Será que os responsáveis, ou irresponsáveis, por essa obra não pensaram na segurança e na vida das pessoas?”, reclamou o condutor Edson Amorim, motorista aposentado do estado que estava de passagem por Brumado.

31ª Queima de Judas será realizada na comunidade de Salinas em Lagoa Real Foto: Rogério Rocha/Brumado Notícias

No próximo domingo (27), será realizada a Queima de Judas da comunidade de Salinas, em Lagoa Real, no sudoeste baiano. Este ano a equipe organizadora trará a Rose e Banda como atração principal. Além disso, se apresentarão durante a noite Euzi do Acordeom e Banda Lírio Barbosa. A comunidade espera ansiosa para mais uma edição desta grande festa. O evento contará com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura. O evento terá início às 21h.

Caculeense tem mal súbito e morre em via pública em Guanambi Foto: Reprodução

Wilson Dias Da Silva, conhecido como Pezão, de 58 anos, morreu ontem (23), no centro da cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o homem natural de Caculé e teve um mal súbito no meio da rua. O Samu foi acionado e chegou a tentar reanimá-lo, mas a vítima morreu ainda no local. A Polícia Militar preservou a via até a chegada da Polícia Técnica, que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML).

Clínica Luiza Feres trabalha com Terapia Ortomolecular; conheça o método e suas vantagens

Na Clínica Luiza Feres, você encontra os melhores tratamentos corporal e facial, além de aparelhos com tecnologia de ponta. Tudo isso associado à Terapia Ortomolecular, que trabalha o corpo de dentro para fora potencializando os resultados. Os pacotes são individualizados, respeitando a necessidade de cada organismo. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010 / 99997-3200.

Comunidades de Palmas de Monte Alto vão receber obras de energia elétrica Foto: Camila Queiroz

Na última terça-feira (22) foram liberadas obras de energia elétrica para as localidades de Romão/Caraíbas do Romão e Vargem Grande/ Paveleira/ Curral de Pedra, onde mais de 90 famílias serão beneficiadas. A liberação ocorreu após reunião entre a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o ex-prefeito Manoel Rubens (PSD) e o superintendente de Energia e Comunicações, Silvano Ragno. “Esse é mais um benefício que foi garantido para os moradores de Palmas de Monte Alto, após diversas solicitações e acompanhamento dos pedidos. Continuaremos, ao lado do ex-prefeito Manoel Rubens, trabalhando para levar energia elétrica e outros serviços essenciais para a população do município”, destacou Bastos.

Prefeitura não respeita carga horária e professores de Brumado articulam greve Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O impasse entre a prefeitura de Brumado e os professores parece que está longe de ser resolvido. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Vanuzia Lobo, diretora do núcleo da APLB/Sindicato no município, esclareceu que os docentes estão trabalhando acima da carga horária nacional e uma nova greve da categoria não está descartada. “Até o momento a gente não tem resposta nenhuma da secretaria de educação e do gestor. Não estamos dialogando”, frisou. Durante a grave nacional dos educadores, a APLB/Sindicato trouxe ao município o ex-deputado federal Severiano Alves, que foi o autor do projeto de lei do piso nacional dos docentes. Mesmo tendo sido convidados para o evento, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e a secretária de Educação, Acácia Gondim, não compareceram. “Acredito que o gestor e a secretária de educação perderam uma oportunidade para trocarmos uma ideia e tirarmos todas as dúvidas”.  Para Lobo, a educação ainda não é um atrativo para a comunidade, mas ela espera contar com o apoio da sociedade, pois o professor do primário está sobrecarregado e cumprindo duas jornadas em uma. “Estamos esperando há oito anos o cumprimento da lei, se o município assim não fizer, vamos mostrar como cumprir. Vamos dá as 13h/aula e sair das salas, porque uma vez que cumprimos com o nosso horário não estaremos devendo a sociedade e a secretaria”. De acordo com ela, a categoria já se reuniu com a administração e protocolou diversos ofícios, mas até o momento não obteve nenhuma resposta.

'O Democratas será a voz da juventude em Brumado', diz vereador Weliton Lopes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias nesta quarta-feira (23), o vereador Weliton Lopes disse que o partido Democratas (DEM) está passando por um grande upgrade. De acordo com o parlamentar, diversas filiações estão sendo concretizadas para o fortalecimento da sigla na capital do minério. “O DEM sempre foi um partido de destaque e em Brumado já estamos fazendo novas articulações que vislumbram o crescimento político e eleitoral na cidade”, ressaltou. Para Lopes, as articulações realizadas juntamente com o presidente Carlos Magno de Souza Novais, o Maguinho, vão credenciar a sigla a disputar as eleições 2016. “O partido será a voz da juventude e isso vem se confirmando nas diversas novas lideranças que têm apostado no projeto”, garantiu. Weliton não quis revelar nomes, mas admitiu que na convenção do DEM a população terá a oportunidade de conhecer os novos filiados.

Programação da Semana Santa da Igreja Católica de Brumado terá programação diversificada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Paróquia Bom Jesus promoverá, até o dia 27 (domingo de Páscoa), uma semana de atividades diversificada devido à Semana Santa. A programação já teve início com a celebração do Domingo de Ramos no último final de semana. Haverá missas nas igrejas Matriz, São Cristóvão e Santa Rita, além de uma série de outras atividades. No dia 25, será realizada a celebração da Paixão do Senhor, com via sacra na escadaria da Igreja Matriz, às 19h. No dia 27, as missas especiais de Páscoa acontecem em toda comunidade, na sede e na zona rural do município. Os padres Eutrópio e Waldech irão ministrar as celebrações eucarísticas, começando às 10h, na Baraúnas.

Secretaria da Educação de Lagoa Real promove formação continuada Foto: Rogério Rocha

A Secretaria Municipal de Educação de Lagoa Real realizou o Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica Municipal: Educação Infantil e Ensino Fundamental II. A proposta contou com estudos teóricos e ações práticas e didáticas no intuito de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades profissionais do professor. O trabalho, pioneiro no município, pautou-se na promoção do diálogo dos grupos de professores nas áreas específicas e interfaces com as demais. O curso foi realizado durante o ano letivo de 2015, com carga horária de 120 horas, dividido em 6 módulos de 20 horas com atividades presenciais e não presenciais. A orientação dos estudos foi realizada por profissionais da educação do próprio município, com o objetivo de valorizar e explorar as potencialidades dos professores da rede. Segundo a secretaria municipal de educação, a formação alcançou um dos objetivos almejados: elevar o nível de conhecimento e autonomia intelectual dos educadores. A certificação ocorreu no último dia do Encontro Pedagógico/2016, com a presença dos professores cursistas e orientadores de estudos que fizeram significativas apresentações e positivas avaliações sobre o curso de formação. O projeto contou ainda com a parceria da Prefeitura Municipal.

Obras do Parque Eólico de Brumado serão iniciadas no dia 6 de abril Foto: Divulgação

O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), juntamente com os secretários de infraestrutura, André Cardoso, Administração, Raimundo Lima Dias, e Agricultura, Fred Neves, realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (23) com as empresas responsáveis pelo projeto do Parque Eólico de Brumado. Estiveram presentes a Sowitec Group, que realizou os estudos para a implantação; Enel Green Power, que elaborou o projeto, e a Cortez Engenharia, que será a empresa executora das obras do parque eólico. A reunião teve como pauta principal o alinhamento para o início das obras, a verificação da certificação das licenças de implantação e ambiental, a liberação do alvará de construção e a prestação de esclarecimentos sobre os critérios que estão sendo adotados para a contratação dos funcionários. Os representantes das empresas informaram que as obras serão iniciadas no próximo dia 6 de abril. As empresas declararam que foram chamados até o momento 58 funcionários, sendo 27 de Brumado e o restante são integrantes do grupo que é composto por engenheiros e técnicos especializados, que fazem parte do corpo de funcionários fixos da empresa executora. Eles comunicaram também que até o dia 06 de abril mais 42 funcionários serão contratados para os primeiros serviços de terraplanagem, mas que, no pico da obra, as contratações devem chegar à casa dos 400 funcionários, fora os empregos indiretos que serão gerados com a obra. As empresas informaram que não está existindo nenhuma intervenção política e que os critérios de seleção são exclusivamente técnicos.

Idosa de Tanhaçu sofre AVC e perde a memória; ela está internada em Montes Claros Foto: Divulgação

Uma idosa de 78 anos está internada na Santa Casa de Misericórdia, em Montes Claros (Minas Gerais), e não se lembra do nome dos seus familiares. Identificada através do RG que portava como Honorinda Alixandre de Sousa, ela é natural do município de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a idosa sofreu um AVC e está com parte do corpo paralisado. Ela não reconhece ninguém e nem se lembra de quem são seus familiares. Por isso, a unidade de saúde pediu ajuda a nossa reportagem e, quem souber de qualquer informação sobre a família da idosa, pode entrar em contato através do telefone (38) 99194-9610.

Conquista: Estudantes de Jornalismo da Uesb fazem manifestação pacífica cobrando melhorias no curso Foto: Luan Vinícius

Na manhã de hoje (23), estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizaram uma manifestação reivindicando melhorias no ensino e contra demissões e o sucateamento da universidade. Segundo os manifestantes, as demissões que estão sendo efetivadas e o sucateamento da instituição estão provocando um forte déficit no ensino. Um brumadense que faz o curso de Jornalismo da Uesb participou das manifestações, que contou com a presença de um grande número de estudantes. Eles se reuniram na área interna da universidade, em Vitória da Conquista, e, de forma pacífica, fizeram vários pronunciamentos, solicitando ações urgentes da reitoria no sentido de reestruturação organizacional e mais dinamismo ao curso. A reitoria ainda não se manifestou.

Encomende agora mesmo o delicioso Vatapá da Elizabete para a semana santa

Nesta sexta-feira (25), venha saborear o delicioso Vatapá da Elizabete, preparado com ingredientes especialmente selecionados para o seu paladar. Encomende a sua porção pelos telefones (77) 9-9995-4348 (falar com Edlara) ou 99852-2825 (falar com Sarita). Se preferir, você também pode ir pessoalmente até a Rua Teodora da Silva Leite, 310, ao lado do antigo Girus Bar, no Bairro Santa Tereza. Faça já sua encomenda.

Arquivo