Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2017
fechar

Brumado: Vereadora Lia Teixeira viabiliza benefícios para comunidade de Umburanas Foto: Divulgação/CMB

Em visita à comunidade de Umburanas, a vereadora Lia Teixeira (PDT) identificou junto aos moradores as principais necessidades da localidade. Na oportunidade, foi solicitada a limpeza do cemitério local, a troca de lâmpadas dos braços de tempo que fazem a iluminação das ruas e o encanamento de água para quinze casas. Os pedidos foram encaminhados pela vereadora à Secretaria Municipal de infraestrutura, que deu início a realização das solicitações. A troca das lâmpadas será iniciada hoje (22) e a canalização da água em um período de aproximadamente quinze dias. “Ficamos satisfeitos por termos um trabalho de parceria com a administração municipal para que nossa população possa ser atendida em suas necessidades”, destacou a parlamentar.

Pai mata filha para atingir a mãe após fim de relacionamento Foto: Reprodução/Facebook

Um agente penitenciário matou a filha adolescente por não aceitar o fim do relacionamento com a mãe da vítima. O crime aconteceu na noite desta terça-feira, no bairro Parque Afonso, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo informações da Polícia Civil, Dário de Oliveira e Silva deu um tiro na cabeça da filha, Dayanne Mariano de Azevedo e Silva, de 13 anos, e se suicidou em seguida. Os corpos foram encontrados pouco tempo depois pela mãe da garota. “Ele (Dário) era casado, mas mantinha um caso extraconjugal com a mãe de Dayanne há 16 anos. A jovem morava com a mãe e ele tinha livre acesso à casa. Há cerca de três meses, a mulher pôs fim ao relacionamento e ele passou a ameaçá-la e a agredi-la. Ele matou Dayanne e se matou para atingir a mãe (da adolescente)”, explicou o delegado Willians Batista, da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). Segundo o delegado, há dois dias, a ex-amante de Dário havia procurado a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e Belford Roxo para registrar as ameaças que vinha sofrendo do ex-companheiro. “Ele vinha ameaçando a mãe de Dayanne e chegou a dizer que a morte seria pouco para ela”, disse o delegado. De acordo com jornal Extra, o assassinato de Dayanne e o suicídio de Dário — cujo corpo tinha marcas de enforcamento — aconteceu na véspera do aniversário da mãe da jovem. Cerca de três horas depois, quando a mãe de Dayanne chegou em casa, encontrou os dois mortos. No local do crime foi apreendida uma pistola e dez balas, além de dois projéteis que foram deflagrados.

Polícia investiga suposta tentativa de estupro em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No início da noite da última terça-feira (21), uma mulher foi conduzida inconsciente por populares à delegacia de Brumado. Ao recobrar a consciência, a jovem declarou que estava a caminho da academia quando foi atacada por um homem em uma motocicleta. Segundo a vítima, o homem a abordou nas proximidades de uma clínica, no cruzamento entre a Avenida João Paulo I e a Rua José Meira Leite. Ela reagiu e entrou em luta corporal com o criminoso. O site Brumado Notícias apurou que, após se livrar do agressor, ela correu até a delegacia, mas acabou desmaiando a alguns metros do prédio, sendo socorrida por populares. A jovem foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde recebeu cuidados médicos. Em seguida, passou por exame no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Como o caso ainda está sendo investigado, a polícia prefere não se pronunciar no momento. No dia 7 de março, um estupro foi registrado na mesma região. Na ocasião, o agressor teria levado a vítima para um matagal por volta de 10h e consumado a violência sexual. A polícia está fazendo um cruzamento dos casos para avaliar se é o mesmo homem.

Com 61 assinaturas de senadores, segundo a Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar eventuais fraudes e desvios de verba na Previdência Social foi criada na quarta-feira (22). De acordo com o regimento do Senado, são necessárias pelo menos 27 assinaturas para criar uma CPI - o documento obteve 61. Segundo o G1, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), leu na sessão de terça (21) o requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS), com 58 assinaturas. A leitura em plenário é etapa obrigatória para criar a comissão. Os senadores signatários tinham até meia-noite para retirar ou incluir assinaturas de apoio ao pedido. Como nenhum parlamentar retirou a assinatura do documento até o prazo limite, a CPI foi criada. Outros três parlamentares também assinaram o requerimento. O próximo passo para que a CPI possa ser instalada e começar a entrar em funcionamento é a indicação, por parte dos líderes partidários, dos parlamentares que vão integrar a comissão. De acordo com Paim, o objetivo da CPI é “combater a fraude, a sonegação e a corrupção” na Previdência Social. Além disso, o parlamentar espera que a CPI possa “provar para o Brasil, que a Previdência é superavitária”.

Prefeitura protocola projeto de apoio ao Campeonato Brumadense de Futebol na Sudesb Foto: Divulgação/PMB

O vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB) e o chefe de gabinete Cláudio Feres se reuniram na manhã desta quarta-feira (22) com o diretor da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Everaldo Augusto da Silva. Ambos estiveram na sede do órgão a fim de protocolar um projeto solicitando recurso financeiro para apoio do Campeonato Brumadense de Futebol. A competição estreou no dia 4 de março na cidade.

STJ nega habeas corpus e mantém Eduardo Cunha preso Foto: Heuler Andrey/AFP

Por unanimidade, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve preso o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O ex-presidente da Câmara está preso em Curitiba, no âmbito da Operação Lava Jato, desde outubro. Ele é réu por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Em fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou um recurso da defesa de Cunha. Entre outros pontos, o plenário da Corte considerou que já estava em tramitação no STJ um habeas corpus ainda pendente de análise. A partir de agora, com a negativa da 5ª Turma do STJ, os advogados do peemedebista podem novamente recorrer ao Supremo. Cunha aposta nos tribunais de Brasília – STJ e STF – para sair da prisão. Até agora, no entanto, os julgamentos foram negativos para a defesa do peemedebista. Interlocutores de Cunha dizem que o ex-presidente da Câmara não admite falar em negociação de delação premiada antes de esgotar todas as possibilidades de defesa. Ele foi preso em 19 de outubro, na ação em que responde por lavagem de dinheiro e corrupção, acusado de receber propina oriunda de um contrato da Petrobras na África e manter o dinheiro em contas secretas na Suíça.

Brumado: SMTT realiza série de ações para melhorar a fluidez do trânsito Foto: Divulgação/PMB

Nesta semana, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) desenvolveu uma série de ações a fim de melhorar a fluidez do trânsito na cidade. Através da Coordenação de Engenharia e Sinalização (CES), a SMTT está demarcando os pontos de embarque e desembarque de passageiros na sede do município. Atendendo a uma antiga reivindicação da Associação de País e Amigos dos Excepcionais (Apae), que tinha necessidade de um ponto de ônibus na frente da instituição, a Superintendência iniciou os trabalhos de demarcação viária no local. Além disso, o órgão também está ordenando as vagas de estacionamento para veículos de passageiros no Estacionamento Central, localizado na Praça Teófilo Alves de Lima. A empresa contratada para execução das obras está realizando a pintura e demarcação das vagas na praça, onde esse tipo de veículo (de passageiros) estará autorizado a estacionar. As ações objetivam sinalizar e prover as vias e logradouros públicos de ações que possibilitem fluidez, trafegabilidade e estacionamento.

Michel Temer exclui servidores estaduais e municipais de reforma da previdência Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O presidente Michel Temer anunciou nesta terça-feira (21) que a reforma da previdência não valerá para servidores estaduais e municipais. Ele divulgou a alteração no projeto ao lado de ministros, líderes do governo no Senado e na Câmara, além dos deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e Arthur Maia (PPS), presidente e relator, respectivamente, da Comissão Especial da Reforma da Previdência. “Surgiu com grande força [na reunião] a ideia de que deveríamos obedecer a autonomia dos estados. Reforma da Previdência é para os servidores federais” afirmou. Até então, o projeto de reforma da previdência excluía apenas militares das Forças Armadas, bombeiros e policiais militares. Temer ressaltou que cabe aos estados reformular a previdência de seus servidores. “Vários Estados já providenciaram sua reformulação previdenciária. Seria uma relativa invasão de competência e não queremos neste momento levar adiante”, disse. 

Brumado: Prefeito diz que ciúme da oposição tenta desqualificar ensino integral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Noticias, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) rebateu as críticas quanto à estruturação da rede municipal para implantação do ensino de tempo integral na cidade de Brumado. O prefeito não citou as condições estruturantes das escolas, mas reforçou que o ensino de tempo integral que se pretende aplicar no município seguirá o padrão de países de primeiro mundo, como Estados Unidos e Alemanha, onde a educação é bastante valorizada. “[as críticas] não passam de ciúme da oposição derrotada que tenta desqualificar o projeto semeando dúvidas nas cabeças dos genitores e dos estudantes”, afirmou. Em seguida, o prefeito declarou que Brumado se tornará uma referência para a educação do estado quando o ensino de tempo integral tiver alcançado sua totalidade e estabilidade no município

Um pastor pediu ajuda a familiares por uma mensagem de celular (SMS), após ser sequestrado e abandonado por criminosos. O caso ocorreu na noite da segunda-feira (20), na cidade de Encruzilhada, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima havia saído do município Cândido Sales, onde mora, para orar em um local chamado Monte Alto, que fica em uma área afastada da cidade, quando foi abordada pelos suspeitos. Conforme a polícia, os criminosos roubaram o carro da vítima, amarram o homem e depois o abandonaram perto do local do sequestro. Segundo a PM, após o pedido de socorro via mensagem, a família do homem acionou a polícia. Agentes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram deslocados para a região informada pelos familiares da vítima e encontraram o homem. Ele foi levado para um hospital da cidade de Cândido Sales. Não há informações sobre o estado de saúde dele. De acordo com o G1, os criminosos não foram encontrados pelos policiais militares. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Menor é apreendido e confessa participar de roubos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) elucidaram um crime envolvendo um menor de idade. No último dia 15, o adolescente roubou um estabelecimento comercial na cidade. Além disso, ele é suspeito de participar de diversos roubos ocorridos no município. Segundo informações da polícia, através das imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, o menor foi identificado e apresentado na delegacia. No local, ele confessou a autoria dos atos infracionais, sendo lavrado procedimento previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). O suspeito foi reconhecido pelas vítimas e testemunhas.

Petrobras tem prejuízo de R$ 14,8 bilhões em 2016 Foto: Reprodução

A Petrobras teve prejuízo líquido de R$ 14,824 bilhões em 2016, informou a estatal na terça-feira (21). Trata-se do 3º ano consecutivo de resultados negativos. Em 2015, a estatal registrou prejuízo recorde de R$ 34,8 bilhões. Em 2014, as perdas somaram R$ 21,6 bilhões. Em comunicado, a Petrobras atribuiu o novo prejuízo “em função, principalmente, do impairment [reavaliação] de ativos e de investimentos em coligadas, no valor total de R$ 20.891 milhões”. De acordo com o G1, a estatal conseguiu reduzir em 20% o valor do seu endividamento. No final de 2016, a dívida líquida da Petrobras somou R$ 314,12 bilhões, ante R$ 392 bilhões no final de 2015. Em dólares, a dívida recuou 4%, passando de US$ 100,4 bilhões para US$ 96,38 bilhões. “A empresa ainda tem uma dívida importante e nosso trabalho precisa continuar para reduzirmos a nossa dívida a patamares razoáveis”, disse Pedro Parente, presidente da empresa, após a divulgação do balanço.

Brumado: Secretária de educação afirma que escolas estão estruturadas para o tempo integral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em respostas às declarações dos pais, alunos e professores quanto à estruturação das escolas para a aplicação do ensino de tempo integral na rede pública do município de Brumado, a secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde, garantiu em entrevista ao site Brumado Notícias que os prédios escolares estão estruturados para implantação do projeto. A secretária declarou que, a princípio, em algumas escolas, os auditórios serão utilizados como refeitório para acomodar os alunos na hora das refeições. Os banheiros, conforme atestou, atendem as especificações exigidas pelo Ministério da Educação e também estão sendo adequados com aparelhos para portadores de necessidades especiais. Quanto à alimentação, Ataíde afirmou que as diretorias podem encaminhar as reclamações diretamente para a pasta, que fará a cobrança ao fornecedor no intuito de proporcionar melhorias. Ela pontuou que é prematuro indagar sobre a formação acadêmica dos monitores ou oficineiros, uma vez que a licitação para a empresa que administrará as oficinas no período matutino ainda será aberta no dia 23 deste mês. A secretária confirmou que haverá estagiários atuando em auxiliar esses monitores, porém os mesmos serão pessoas com formação em busca de graduação acadêmica. A secretária ainda pediu paciência aos pais, alunos e aos próprios professores para que não sejam pessimistas quanto ao projeto, pois o mesmo tem o objetivo de ampliar a qualidade de ensino da cidade.   

Lava Jato: Edson Fachin recebe lista com pedidos de investigações de políticos Foto: Fellipe Sampaio/STF

O gabinete do ministro Edson Fachin no Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a lista de Janot, como ficou conhecida a listagem com 83 pedidos de inquérito feita procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Os pedidos envolvem políticos com foro privilegiado citados nas delações da Odebrecht na Lava Jato. Fachin não tem prazo para decidir se autoriza a abertura dos inquéritos ou para analisar o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para derrubar o sigilo do material. De acordo com informações do G1, os pedidos foram enviados por Rodrigo Janot na semana passada e passaram por uma série de protocolos na Secretaria Judiciária do tribunal. São 320 pedidos, no total, sendo 83 pedidos de abertura de inquérito, 211 pedidos de remessa de pessoas sem foro no STF para outras instância da Justiça, sete pedidos de arquivamento e 19 outras providências.

Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora será inspecionada por fiscais do TCM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sede da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora será inspecionada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O auditor estadual de infraestrutura, Paulo Sérgio Ferreira Melo, e o auxiliar de fiscalização do TCM, Ricardo Luiz Moura Santos, irão verificar no local se a legislação está sendo cumprida. O ato de inspeção foi publicado no Diário Oficial do TCM na segunda-feira (20). O prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede) e o ex-prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo (PMDB) estariam cientes da notificação. Eles poderão acompanhar pessoalmente a fiscalização.  

'Reforma da previdência é necessária para não quebrar o país', argumentou o prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), se posicionou totalmente favorável à PEC 287, que trata da reforma da previdência social e do aumento do tempo de serviço para aposentadoria. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor brumadense enfatizou que o governo petista deixou uma herança de dívidas públicas que precisam ser sanadas para que o país não quebre. Segundo cálculos governistas, o país pode quebrar nos próximos cinco anos, caso não haja a reforma proposta pelo governo. Vasconcelos avaliou ainda que, no atual momento, em que se cobra penalizar os empregadores ou empresas, ao invés dos empregados, o caos econômico só irá piorar. “Não pode querer resolver o problema do empregado matando o empregador, pois acabaria a vaga de emprego”, ponderou o gestor, reforçando que países de primeiro mundo passaram por reformas semelhantes e conseguiram sanar suas dívidas e equilibrar as economias internas. Segundo ele, embora o projeto pareça impopular, no final trará melhores resultados para o bem do país.

Brumado: Polícia elucida ações de estuprador em série na região da 20ª Coorpin Foto: Divulgação/Polícia Civil

O delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, acompanhado dos delegados Francisco Tadeu (Presidente Jânio Quadros), Elen Lages (Guajeru), Maria Helena (Paramirim) e do coordenador do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Fábio Púbio, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa na última terça-feira (21). As investigações elucidaram o modo de atuação do estuprador em série, que agiu quatro vezes, entre os anos de 2014 e 2015, nos municípios de atuação dos delegados. O estuprador foi identificado como Jorge Silveira da Silva, de 33 anos, natural da cidade de Malhada de Pedras, que já teria atuado no serviço público como Guarda Municipal e também como vigilante no estado de São Paulo. As investigações concluíram que o criminoso abordava as vítimas em locais isolados, simulando estar armado. O acusado deixou pistas que foram importantes para a elucidação dos crimes. 

Brumado: Polícia elucida ações de estuprador em série na região da 20ª Coorpin Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com informações das vítimas, ele agia usando capacete e tinha borrachas coloridas no aparelho dentário. O delegado Francisco Tadeu ponderou que a diligência da polícia, com o apoio das vítimas e das comunidades, foi determinante para chegar ao criminoso, que foi detido após cometer dois estupros no dia 16 de maior de 2015. Desde então, o elemento encontra-se preso em unidade psiquiátrica, uma vez que sua defesa alega insanidade mental. Para os delegados, o criminoso ainda teria dito que sempre agiu por impulso e, em alguns casos, praticou zoofilia. Há a suspeita de que o acusado tenha praticado outros estupros, inclusive em Brumado. A polícia espera que mais vítimas possam identificá-lo.

Guanambi: Jovem de 29 anos morre após levar soco na nuca

Um jovem de 29 anos morreu no Hospital Regional de Guanambi (HGR), na segunda-feira (21). Gileno Novais Silva estava internado na unidade depois de levar um soco na nuca. Segundo informações da Guanambi FM, a agressão aconteceu em um bar na cidade de Ibipitanga. No local, o jovem discutia com uma mulher quando o dono do estabelecimento se irritou e desferiu um soco na nuca do rapaz, que caiu inconsciente. Ele foi levado para o hospital da cidade e transferido para o HRG devido à gravidade da lesão. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Guanambi, onde passou por necropsia e foi liberado para sepultamento.

Rio do Antônio: Vereador se diz 'golpeado' após polícia encontrar máquina furtada em sua fazenda Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (16), a Polícia Civil de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, encontrou uma máquina pá carregadeira, no valor de R$ 180 mil, em uma fazenda de propriedade do presidente da Câmara Municipal, vereador André Rogério Bercovitz Soares (PEN). Em vídeo publicado no youtube, o parlamentar se defendeu das acusações e disse que foi vítima de um golpe. Ele afirmou que tem sociedade com um advogado brumadense. “Negociamos essa máquina com o suposto dono e sócio da empresa Oca Construtora. Ele nos apresentou toda a documentação e negociamos a máquina por R$ 150 mil, preço de mercado”, contou. Na época, de acordo com ele, não foi encontrado ou detectado nenhum tipo de irregularidade na documentação da máquina e, assim sendo, o pagamento foi realizado em seguida. Na gravação, o vereador apresenta a documentação, bem como os depósitos realizados, os quais, segundo ele, comprovam a regularidade da operação. “Comprei a máquina de boa fé e paguei”, relatou Bercovitz, se defendendo da acusação. “Não fui o primeiro e não serei o último a passar por esse golpe. Golpe muito bem feito”, finalizou.

Mãe e filho terão que se separar e ficar sem contato após incesto Foto: Reprodução

A americana Monica Mares, de 36 anos, e o filho dela, Caleb Peterson, de 19, foram condenados pelo crime de incesto por um júri da cidade de Clovis, no Novo México, nos Estados Unidos. O casal, que foi assunto na imprensa internacional quando os dois assumiram o relacionamento, terá agora que se separar e ficar sem contato. De acordo com a rede de televisão americana NBC News, Monica e Peterson se declararam culpados da acusação para conseguirem um acordo judicial e, assim, não ficarem presos. A condenação poderia chegar a 18 meses de detenção. Por ordem do juiz, divulgada na última quarta-feira, eles devem ficar um ano e meio sem se comunicar e serão acompanhados de perto por autoridades. Depois, deverão ficar mais um ano e meio sem nenhum contato, mas sem acompanhamento. O juiz decidiu não prender mãe e filho porque nenhum dos dois tinha passagem pela polícia. Além disso, o magistrado sugeriu que eles procurem ajuda psicológica enquanto cumprem a pena em liberdade. Monica e Peterson decidiram assumir a relação no ano passado para trazer à tona o que chamaram de “atração genética sexual”, após serem denunciados à polícia por um vizinho que descobriu o envolvimento entre eles.

Jovem é presa com 30 kg de maconha dentro de mala em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Uma jovem de 22 anos foi presa em flagrante com 30 quilos de maconha dentro de uma mala durante abordagem a um ônibus no Km-830 da BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista, região sudoeste do estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a prisão ocorreu na noite de segunda-feira (20). O ônibus fazia a linha Campinas/SP X Salvador/BA, quando os policiais realizaram fiscalização no veículo e nos passageiros. Ao verificarem o compartimento de cargas, foram encontrados, dentro de uma mala, aproximadamente 30 kg de maconha. A passageira de 22 anos assumiu a propriedade da droga e relatou que o recebeu na rodoviária de São Paulo. A jovem disse que ganharia uma quantia em dinheiro para transportar a maconha até Salvador. De acordo com o G1, após o flagrante, a mulher foi detida e encaminhada com a droga para a delegacia de polícia judiciária local, onde responderá por tráfico de entorpecente.

País tem 2,6 milhões de crianças em trabalho infantil, diz IBGE Foto: Débora Klempous/Rede Peteca

O Brasil tem 2,6 milhões de crianças e adolescentes (entre 5 e 17 anos) em situação de trabalho infantil, segundo levantamento feito pela Fundação Abrinq. O panorama nacional da infância e adolescência é lançado nesta terça-feira (21) pela organização sem fins lucrativos que promove a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. De acordo com o G1, a pesquisa ainda aponta um aumento de 8,5 mil crianças de 5 a 9 anos em situação de trabalho infantil, e redução de 659 mil crianças e adolescentes na faixa de 10 a 17 anos na comparação entre os anos de 2014 e 2015 – segundo dados da Pnad 2015. A maior parte delas encontra-se nas regiões Nordeste e Sudeste, sendo que, proporcionalmente, a Região Sul lidera a concentração desse público nessa condição. A compilação reúne os dados mais recentes no tema, disponibilizados em órgãos como IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Disque Denúncia, entre outros.

Brumado: APLB faz uso da tribuna livre da câmara para manifestação contra a PEC 287 Foto: Lay Amorim/Brumado Noticias

Em campanha contra a PEC 287, que trata da reforma da previdência, professores e representantes da APLB/Sindicato realizaram uma pequena assembleia na Praça Abias Azevedo, localizada na Câmara de Vereadores de Brumado, antes da sessão da última segunda-feira (20). Durante a reunião foi relatado o andamento do movimento grevista em todo o país, bem como a programação da mobilização que será realizada ao longo da semana, no município. Na sessão, as professoras Vanuza Lobo e Fabíola Castro utilizaram a tribuna livre para falar sobre as questões envolvendo a mobilização contra a PEC 287, do governo federal. Os vereadores demonstraram apoio ao movimento contra a aprovação da proposta, que visa estender o tempo de aposentadoria do trabalhador.

Pela 1ª vez desde 2010, Brasil não avança em qualidade de vida Foto: Energia e Vitalidade

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou nesta terça-feira (21) o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), e o Brasil se manteve no 79º lugar no ranking que abrange 188 países, do mais ao menos desenvolvido. O relatório foi elaborado em 2016 e tem como base os dados de 2015. O IDH é um índice medido anualmente pela ONU e utiliza indicadores de renda, saúde e educação. O ranking mundial de desenvolvimento humano dos países apresenta o índice de cada nação, que varia de 0 a 1 – quanto mais próximo de um, mais desenvolvido é o país. No RDH divulgado nesta terça, o Brasil registrou IDH de 0,754, mesmo índice que havia sido registrado em 2014. Conforme o relatório da Pnud, esta foi a primeira vez desde 2010 que o IDH do Brasil se manteve no mesmo patamar. A ONU divide os países entre os que têm o desenvolvimento humano “muito alto”, “alto”, “médio” e “baixo”. As informações são do G1. 

Arquivo