Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2013"

Padaria é assaltada no início da noite em Brumado

30 Abr 2013 - 19h21


Padaria é assaltada no início da noite em Brumado
Havia clientes na padaria, mas mesmo assim o assaltante, que parecia ser menor de idade, não se intimidou e levou do local todo dinheiro do caixa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma padaria localizada na Rua Miguel Mirante, no centro de Brumado, foi assaltada no início da noite desta terça-feira (30). Segundo disseram funcionários do local ao Brumado Notícias, o assaltante entrou no estabelecimento se passando por cliente e, ao chegar ao balcão, apresentou a arma de fogo e anunciou o assalto. Havia duas clientes na padaria, mas mesmo assim o assaltante, que parecia ser menor de idade, não se intimidou e subtraiu do local todo dinheiro que havia no caixa e mais o celular de uma atendente. De acordo com testemunhas, o assaltante foi visto fugindo em uma bicicleta após o roubo. A polícia está realizando buscas na região na tentativa de capturar o suspeito.

Brumado: Sindicato dos Servidores Públicos otimista com negociações com a administração

30 Abr 2013 - 17h04


Brumado: Sindicato dos Servidores Públicos otimista com negociações com a administração
A presidente Conceição Machado disse que o sindicato está reivindicado 24.97% para os professores e de 24.5% para os demais servidores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As negociações salariais dos professores e servidores públicos municipais em Brumado estão em andamento. Em entrevista ao Brumado Notícias nesta terça-feira (30), a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb), Conceição Machado, falou sobre as reivindicações da categoria e quais os avanços das negociações. A presidente relatou que na pauta de reivindicações está as perdas do ano passado, período que não houve reajuste para os servidores. Para os professores, o sindicato está reivindicado 24.97% a fim de que haja um alinhamento com a Lei do Piso Nacional. A administração está realizando o levantamento de dados de despesas com folha para que seja feita uma avaliação no início de maio. Entre as solicitações do Sindicato junto ao administrativo municipal, também entrou o pedido de cumprimento da Lei do Fundeb, que versa sobre o reajuste salarial dos professores de acordo com a data base para janeiro e demais servidores públicos, cuja data base teria de ser para março, que é o mês viável de negociação. Além disso, a categoria tratou com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) acerca da reestruturação dos estatutos do magistério e dos servidores públicos. Machado avaliou que só faltam os representantes dos dois grupos para se fechar a comissão e formar as partes técnicas e jurídicas para ser encaminhada ao prefeito. “A nossa negociação está caminhando dentro do previsto. Tivemos três reuniões com o prefeito em que apresentamos os resultados de uma assembleia com os servidores municipais. O gestor se colocou à disposição do Sindicato para buscar o que for de melhor para os servidores públicos”, concluiu Conceição Machado.

Brumado: Investigador da 20ª Coorpin recebe a medalha Tiradentes

30 Abr 2013 - 16h53


Brumado: Investigador da 20ª Coorpin recebe a medalha Tiradentes
O delegado coordenador Leonardo Rabelo falou sobre a satisfação da homenagem ao investigador. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No Diário Oficial do Estado da Bahia, foi publicada uma nota de condecoração da Medalha Tiradentes a diversos servidores da Polícia Civil baiana, que é uma das maiores condecorações ao mérito, tendo em vista que Tiradentes é o Patrono da Polícia. A homenagem é prestada aos servidores que se destacaram por suas atuações. José Gomes Guimarães Júnior, investigador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), de Brumado, foi um dos homenageados. Em nota, o Delegado Geral da Polícia Civil da Bahia, Hélio Jorge Oliveira, afirmou que a condecoração é prestada pelo elevado grau de responsabilidade e sensibilidade demonstrado no exercício dos deveres perante a sociedade, na garantia da preservação da Lei e dos bons costumes. Por telefone, o Coordenador Regional da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, falou sobre a satisfação da homenagem ao investigador. “Todos nós nos sentimos homenageados por Zé Guimarães, pois ele é merecedor desse reconhecimento, devido a sua dedicação, sem medir esforços, no combate à criminalidade. Estamos orgulhosos desse reconhecimento a esse exemplar policial”, reforçou.

Maratonista brumadense participa da Corrida do Trabalhador em Bom Jesus da Lapa

30 Abr 2013 - 16h49


Maratonista brumadense participa da Corrida do Trabalhador em Bom Jesus da Lapa
Sérgio Pinheiro participará da corrida ao lado de atletas de todas as regiões do estado estarão reunidos na capital do turismo religioso. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nove vezes campeão baiano de maratona, duas vezes campeão do nordeste e duas vezes vice-campeão brasileiro pelos jogos do Sesi, o brumadense Sérgio Pinheiro intensificou os treinos para o novo desafio que será realizado no mês de junho. Antes dos jogos do Sesi, o atleta desembarca nesta terça-feira (30), em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, onde às margens do Rio São Francisco participará na quarta-feira (1º) da 8ª Corrida do Trabalhador. São 10 km de extensão e atletas de todas as regiões do estado estarão reunidos na capital do turismo religioso. Pinheiro falou com o Brumado Notícias sobre a atual fase no atletismo e pediu apoio às autoridades municipais para continuarem a incentivar e promover o esporte local. “Nos últimos dias, temos acompanhado o bom desempenho dos atletas brumadenses em diversas modalidades esportivas a nível estadual e nacional. Esperamos que os poderes públicos e privados concedam atenção a esse momento especial e patrocinem a prática esportiva”, destacou o atleta.

Agentes de endemias estão paralisados em Brumado

30 Abr 2013 - 16h43


Agentes de endemias estão paralisados em Brumado
Os profissionais reivindicando melhores condições de trabalho, material, termo de posse de concursados e cumprimento do vencimento de férias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os agentes de endemias da cidade de Brumado paralisaram as atividades nesta terça-feira (30) reivindicando melhores condições de trabalho, material, termo de posse de concursados e cumprimento do vencimento de férias. Acampados na sede do setor de endemias, os agentes apresentaram mais uma vez as bolsas rasgadas e falaram sobre a falta de vários equipamentos de trabalho. “Na rua, já nos chamaram de mendigos por causa dessas bolsas rasgadas e aí o coordenador nos mandou colocar o material de trabalho em uma sacolinha e ir pra campo trabalhar. Isso é uma falta de respeito dadas as responsabilidades do serviço que efetuamos em prol da saúde pública”, desabafaram os agentes. A reportagem do Brumado Notícias conversou com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, e o mesmo relatou que o material de trabalho dos profissionais está em licitação. Feres também esclareceu que o termo de posse dos concursados só poderá ser concedido após serem criados os cargos. Quanto às férias, estas já foram autorizadas. Mesmo com as explicações, os agentes de endemias compareceram ao Ministério Público e apresentaram as reclamações da categoria. Com isso, uma reunião entre os servidores e o secretário foi agendada para o dia 10 de maio, quando será apreciada a questão em juízo.

DTTU sinaliza faixas de pedestre no centro comercial de Brumado

30 Abr 2013 - 16h39


DTTU sinaliza faixas de pedestre no centro comercial de Brumado
No total, mais 60 faixas de pedestres serão pintadas no município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta terça-feira (30), os trabalhos de sinalização das faixas de pedestre no centro comercial de Brumado tiveram início. O primeiro local sinalizado foi a passagem em frente a agencia do Banco do Brasil. Além dos locais já demarcados anteriormente, novos pontos estão sendo sinalizados pelo Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) com faixas elevadas em branco e em vermelho. No total, mais 60 faixas de pedestres serão pintadas no município. Na próxima quinta-feira (02), representantes do DTTU e empresários locais irão para Vitória da Conquista em busca do orçamento de 1500 placas de sinalização vertical.

Brumado: Indicação que visava unificar secretarias foi reprovada na Câmara

30 Abr 2013 - 11h31


Brumado: Indicação que visava unificar secretarias foi reprovada na Câmara
Proposta da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) não foi aprovada pelo legislativo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A bancada de situação que dá sustentação ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na Câmara de Vereadores de Brumado votou contra a indicação da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), que visava à união das secretarias de Planejamento e Administração. Após a sessão, a vereadora concedeu entrevista ao Brumado Notícias reiterando os objetivos de sua indicação. “O projeto tinha por finalidade reduzir gastos dos cofres públicos. Penso que a junção das duas secretarias iria trazer benefícios para a comunidade”, reforçou a parlamentar. O vereador Márcio Moreira (PSB) explicou os motivos do voto contrário. “Antes da sessão até pedimos a vereadora para que retirasse a indicação de votação para que pudéssemos melhor analisar a proposta, mas uma vez tendo dúvidas a gente preferiu recusar e depois voltar e apreciar a indicação. Pessoalmente, entendo que é um projeto inviável, pois a Secretaria de Planejamento é totalmente diferente da Secretaria de Administração. São dinamismos diferentes entre as duas pastas. No meu entendimento, não vai economizar, mas sim perder dinheiro”, argumentou Moreira.

José Carlos Reis está internado se recuperando de uma síndrome gripal

30 Abr 2013 - 10h33


José Carlos Reis está internado se recuperando de uma síndrome gripal
O vereador está internado desde ontem (29), quando saiu direto da sessão do legislativo para uma clínica da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador José Carlos dos Reis está internado, em Brumado, desde a última segunda-feira (29), quando saiu direto da sessão da Câmara de Vereadores para uma clínica particular da cidade. O parlamentar afirmou que está com uma síndrome gripal e que espera se recuperar o mais breve possível.

Brumado: Shalev ameaça funcionários e pode ser repudiada no legislativo

30 Abr 2013 - 09h50


Brumado: Shalev ameaça funcionários e pode ser repudiada no legislativo
O vereador Weliton Lopes (PR) está estarrecido com a situação e espera que a empresa pague os trabalhadores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após nota de protesto dos funcionários da Shalev Empreendimentos Ltda., empresa terceirizada que presta serviços para a Secretária de Educação do Estado da Bahia, os trabalhadores passaram a ser ameaçados de demissão. A ameaça teria sido feita por um funcionário da Diretoria Regional de Educação (Direc 19), a qual havia dito que não interviria no caso por se tratar de uma empresa terceirizada. Um dos funcionários da Shalev afirmou que um membro da Direc esteve em seu local de trabalho e ameaçou demitir todo mundo. Na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (29) o assunto foi debatido pelos parlamentares e o vereador Weliton Lopes (PR) declarou que esteve com um representante da empresa e, na ocasião, o mesmo disse que irá processar o Brumado Notícias por ter noticiado o protesto dos trabalhadores. “Continua o desrespeito da empresa com os funcionários. Os trabalhadores não merecem o tratamento que vêm recebendo da Shalev. Fui informado hoje de que, ao invés de resolver o problema, a Shalev irá processar o blog Brumado Notícias”, relatou Lopes, que falou em apresentar uma nota de repúdio contra a empresa e o governador Jaques Wagner (PT) caso as demissões se concretizem. O vereador salientou que se o governo permitir que as demissões em massa aconteçam será um fato lamentável.  “Não acredito que o governador Wagner, que já foi Ministro do Trabalho, permita que esses funcionários sejam demitidos”, acrescentou Welinton. O vereador Édio Pereira (PCdoB) endossou a discussão, reiterando que a situação é “um absurdo, uma chantagem e uma irresponsabilidade”. Pereira afirmou que a Shalev está usurpando os direitos dos trabalhadores. Após os debates, o vereador Welinton Lopes reforçou que irá fazer um requerimento e encaminhar à Secretaria de Educação para que o governador tome conhecimento dos fatos.

Brumado: Shalev ameaça funcionários e pode ser repudiada no legislativo
Édio Pereira (PCdoB) relatou que a situação é “um absurdo, uma chantagem e uma irresponsabilidade”. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Empresário Vanderlito Souza recebe alta e comemora aniversário com familiares

30 Abr 2013 - 08h21


Empresário Vanderlito Souza recebe alta e comemora aniversário com familiares
O fisioterapeuta Juliano Gama esteve em São Paulo com o médico Jorge Roberto Pagura para acompanhar o empresário na capital do minério. (Foto: Vanderlito Júnior/Facebook).

O empresário Vanderlito Souza recebeu alta do Hospital Albert Einsten e encontra-se hospedado em um hotel, em São Paulo. A informação foi divulgada pelo filho do empresário, Vanderlito Júnior, em sua página pessoal no Facebook. Segundo Júnior, serão necessários mais 15 dias na capital paulista realizando trabalhos de Terapia Ocupacional, Fonoaudiólogo e exames complementares, até que se possa voltar para Brumado. No entanto, Júnior salientou que a reabilitação completa do paciente ocorrerá em um prazo de 6 a 8 meses. O fisioterapeuta brumadense Juliano Gama irá acompanhar o paciente em seu processo de reabilitação. O profissional esteve na capital paulista juntamente com o médico Jorge Roberto Pagura, médico responsável pelo caso do empresário, para saber mais detalhes sobre a evolução do paciente. Ontem (29) o empresário completou mais um ano de vida. O filho de Vanderlito agradeceu novamente as mensagens de apoio e solidariedade e disse que a família está muito feliz com o progresso e a alta do pai.

Brumado: Ministro César Borges e diretores da Valec vistoriam obras da Fiol

30 Abr 2013 - 07h41


Brumado: Ministro César Borges e diretores da Valec vistoriam obras da Fiol
O trecho da Fiol entre Caetité e Ilhéus, que engloba os lotes de 1 a 4, está previsto para ficar pronto em dezembro de 2014. (Foto: Divulgação/Valec).

Diretores da Valec e o Ministro dos Transportes César Borges realizaram uma vistoria em todo o trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) entre os municípios baianos de Brumado e Jequié. Durante o sobrevoo de helicóptero, as autoridades puderam analisar o avanço das obras nos lotes mais adiantados. No canteiro de obras do lote 4, em Brumado, as autoridades participaram de uma reunião com a concessionária responsável pela obra local. O consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello/Serveng trabalha na infraestrutura da ferrovia em dois turnos (dia e noite). Até o momento, 8,93% do trecho de 178 km foram construídos. O trecho da Fiol entre Caetité e Ilhéus, que engloba os lotes de 1 a 4, está previsto para ficar pronto em dezembro de 2014.

Brumado: Prefeitura culpa Ministério das Cidades para justificar obras paralisadas

30 Abr 2013 - 07h01


Brumado: Prefeitura culpa Ministério das Cidades para justificar obras paralisadas
Segundo a prefeitura, o Ministério vem causando transtornos para a administração municipal. (Foto: Divulgação).

A prefeitura de Brumado divulgou nesta segunda-feira (29) que o Ministério das Cidades é o responsável pela grande quantidade de obras paralisadas no município. Segundo a prefeitura, os convênios são assinados, mas o Ministério não está liberando os recursos necessários para prosseguimento das obras, o que vem causando transtornos para a administração municipal. “A falta de repasse destas verbas está fazendo com que as obras sejam paralisadas pelos empreiteiros responsáveis, que não têm como cumprir com suas obrigações perante seus funcionários”, justificou a administração em nota enviada ao Brumado Notícias. De acordo com o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, além de os empreiteiros estarem sem receber os valores devidos, eles estão solicitando o reequilíbrio econômico dos contratos, em função da não atualização dos valores pagos pelos serviços. “Hoje ainda se paga o valor de 28 reais por m² de pavimentação, quando já deveria ter sido atualizado para 45 reais por m². Desta forma, fica cada vez mais inviável aos empreiteiros a continuação das obras”, esclareceu Cardoso. O secretário ainda salientou que a administração municipal tem buscado a solução do problema, mas infelizmente sem sucesso. “Dependemos da vontade do Ministério para que este libere os recursos para as contas dos convênios a fim de que possamos repassar aos empreiteiros”, reforçou.

Brumado: Fiol emprega mão de obra local

29 Abr 2013 - 17h57


Brumado: Fiol emprega mão de obra local
Segundo a Valec, mais de duas mil pessoas estão trabalhando na capital no minério nas obras da ferrovia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contato com o Brumado Notícias, na tarde desta segunda-feira (29), a Valec reiterou que a construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que vai da cidade de Figueirópolis, no Tocantins, até o litoral baiano, está movimentando e gerando emprego nas cidades que serão cortadas pelo empreendimento. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Brumado, pelo menos duas mil pessoas estão trabalhando na obra. Para se ter uma ideia, somente o consórcio Andrade Gutierrez, Barbosa Mello e Serveng, contratado pela Valec para realizar a construção da ferrovia na localidade, emprega 1.571 funcionários. Além disso, ainda existem 515 contratados de uma empresa terceirizada que presta serviço para o consórcio. 

Brumado: Fiol emprega mão de obra local
Bianca Alves Mirante, de 26 anos, é auxiliar de pessoal e começou a trabalhar no final do mês de março. (Foto: Divulgação/Valec).

“Hoje, 96% da nossa mão de obra é de Brumado. Essa é a nossa prioridade. Só buscamos de fora pessoas para exercer atividades qualificadas não existentes na região. Dois exemplos são operador de perfuratriz e operador de patrol base, duas funções que exigem cursos técnicos específicos”, explicou o encarregado do Departamento Pessoal do consórcio, Lucival Aguiar da Silva, que adiantou que mais contratações estão previstas. A auxiliar de pessoal Bianca Alves Mirante, de 26 anos, começou a trabalhar no canteiro da Valec em Brumado no dia 22 de março deste ano. “Estava sem trabalhar e enviei o meu currículo. Como ninguém me chamou, vim pessoalmente pedir emprego, pois sabia que a empresa estava contratando”, contou.

Caetité: Sindicato dos Mineradores faz duras críticas à INB

29 Abr 2013 - 17h25


Caetité: Sindicato dos Mineradores faz duras críticas à INB
O Sindmineradores esteve participando de uma audiência com o ex-funcionário da empresa, Lucas Mendonça. Para o sindicato a demissão foi arbitraria. (Foto: Divulgação).

Em nota enviada ao Brumado Notícias, nesta segunda-feira (29), a direção do Sindicato dos Mineradores declarou que na audiência do ex-funcionário Lucas Mendonça, ocorrida na Vara do Trabalho de Guanambi no dia 08 de abril, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) agiu de modo arrogante e intimidatório tentando impedir a publicação das fotos da audiência. O ex-funcionário foi demitido por justa causa e agora tenta na justiça provar a arbitrariedade da decisão. Para o Sindicato, a INB pretendia ferir os princípios da publicidade, transparência e ampla expressão, garantidos constitucionalmente. “Não tem porque em uma causa trabalhista, de natureza social, em um foro público, invocar a preservação da imagem, impedir a publicidade dos atos, seja este em forma ou fotografia. A não ser que por debaixo da chamada intimidade da imagem, venham cultivar nesta estrutura os vergonhosos monstros da ditadura, do terror e do medo”, alegou a direção do Sindmineradores. De acordo com o Sindicato, mesmo com a tentativa de proibição, as fotos da audiência serão devidamente publicadas para ampla verificação da sociedade.

Secretaria de Agricultura busca a reativação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável

29 Abr 2013 - 17h15


Secretaria de Agricultura busca a reativação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável
Secretaria debateu o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Umbu e a implantação do mesmo na área de pecuária leiteira. (Foto: Divulgação).

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Brumado tem realizado diversas reuniões com representantes de instituições de crédito, sindicatos rurais, conselhos, ONGs, entre outros, para juntos definirem estratégias de trabalho que ofereçam melhores condições ao homem do campo. O secretário Frederico Neves já esteve reunido com o gerente do Banco do Brasil, representante do SEBRAE, Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Associação de Pequenos Produtores e Distribuidores de Leite, Coopmab e o ex-vereador Gilberto Lima Dias para discutirem sobre reativação do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável do Umbu e a implantação do mesmo na área de pecuária leiteira. Neves destacou que o programa é de fundamental importância para os agricultores e criadores de rebanho leiteiro, pois através da liberação de crédito o homem do campo poderá incrementar as atividades, gerando mais emprego e renda.