Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2013"

Choppada de Direito acontece em Brumado no dia 18 de maio

27 Abr 2013 - 18h26


Choppada de Direito acontece em Brumado no dia 18 de maio
Esta será a primeira edição da festa dos alunos da Uneb/Brumado.

No dia 18 de maio, acontece em Brumado, na área interna do Bruhmet, a 1ª Choppada  de Direito. O evento, que é organizado pelos estudantes de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promete entrar para o calendário de festas da cidade. Segundo os organizadores da Choppada, a festa busca reunir gente jovem, bonita e baladeira que gosta de diversão e muita paquera. Os convites serão limitados e estão disponíveis com os organizadores do evento. Não perca esta grande festa e garanta já o seu convite.

Livramento de Nossa Senhora: Estiagem prolongada prejudica plantações de manga

27 Abr 2013 - 17h38


Livramento de Nossa Senhora: Estiagem prolongada prejudica plantações de manga
A fruta é a principal atividade econômica da cidade, que produz 150 mil toneladas por ano. (Foto: Tanajura Silva).

A estiagem prolongada tem prejudicado a produção de manga na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. A fruta é a principal atividade econômica da cidade, que produz 150 mil toneladas por ano. De acordo com o G1, em função dos níveis baixos de água do Rio Brumado, que abastece a região, as plantações não estão sendo irrigadas desde novembro do ano passado e, por isso, as mangueiras não dão mais frutos. De acordo com dados da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), quatro mil hectares de pés de manga estão mortos, o equivalente a uma queda de 90% da produção e R$ 120 milhões de prejuízo no ano. Além disso, a EBDA calcula sete mil desempregados no município e na cidade vizinha, Dom Basílio. O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) informou que, do início do ano até agora, o volume de chuva na região de Livramento foi de 158 milímetros, com redução de 60% em relação à média para o período.

Brumado: Projeto Domingo da Cultura inicia neste domingo (28)

27 Abr 2013 - 12h00


Brumado: Projeto Domingo da Cultura inicia neste domingo (28)
O projeto visa criar um espaço para que os artistas possam expor seus trabalhos.

No próximo domingo (28), o Projeto Domingo da Cultura será realizado na Praça Coronel Zeca Leite, a partir das 18h, em Brumado. O projeto visa criar um espaço para que os artistas possam expor seus trabalhos. Além das exposições, no anfiteatro da praça serão realizadas atividades de dança, ginástica laboral, circo, entre outras, envolvendo todo o público presente. Zônia Amorim, empresária responsável pela execução do evento, disse estar entusiasmada, pois esses encontros irão possibilitar aos artistas locais a promoção dos seus trabalhos. “Pretendemos alcançar o maior número possível de pessoas e para tanto estaremos realizando atividades para envolver o público”, destacou. A secretária de Educação Acácia Gondim ressaltou que a cada domingo serão expostos trabalhos de artistas diferentes, com o intuito de dar chance a todos os artistas brumadenses.

Passarela da Fiol passará sobre a BA-148 em Brumado

27 Abr 2013 - 11h11


Passarela da Fiol passará sobre a BA-148 em Brumado
A passarela terá 12 metros de altura partindo da base, e 150 metros de extensão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As obras de construção de uma das passarelas da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), na BA-148, que faz parte do Lote IV em Brumado, começaram nesta semana e já chama a atenção de quem passa pelo trecho da obra. Com a passarela, será formado o primeiro viaduto em uma rodovia de acesso à Brumado. Às margens da obra, homens trabalham na limpeza e abertura do trecho, onde 10 km de caatinga já haviam sido retirados. A passarela terá 12 metros de altura partindo da base, e 150 metros de extensão. A obra está prevista para terminar em 90 dias.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

BA-943: Em época de seca, cano jorra água em Brumado

27 Abr 2013 - 10h20


BA-943: Em época de seca, cano jorra água em Brumado
O vazamento não parece ser de um cano de rede da Embasa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O período de falta de água é critico no sertão baiano. Apesar da realidade, a reportagem do Brumado Notícias flagrou um grande desperdício do líquido na tarde da última sexta-feira (26), a margem da BA-943, rodovia de acesso ao Distrito de Itaquaraí, em Brumado. O vazamento não parece ser de um cano de rede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Rio do Antônio: Sinal de telefonia móvel chegará à localidade de Umbaúba

27 Abr 2013 - 09h21


Rio do Antônio: Sinal de telefonia móvel chegará à localidade de Umbaúba

O sinal de telefonia celular foi ampliado para a localidade de Umbaúba, próximo ao Distrito de  Ibitara, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano, após solicitação da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) junto è empresa de telefonia Oi. Uma equipe de técnicos da empresa se encontra na localidade, onde já foi feita a instalação das torres. A previsão é de que o sinal esteja disponível na próxima semana. A parlamentar já havia conseguido a ampliação para o Distrito de Ibitira.

Comerciante de Brumado chama a atenção por iniciativa inusitada

27 Abr 2013 - 06h02


Comerciante de Brumado chama a atenção por iniciativa inusitada
Valter de Jesus Dias, mas conhecido como Xanna, coleciona santinhos de pessoas falecidas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Valter de Jesus Dias, morador da Rua Felipe dos Santos, Bairro das Flores, em Brumado, tornou-se mais conhecido na cidade pelo apelido Xanna. Segundo Valter, a alcunha ganhou popularidade após ele ter batizado o bar de sua propriedade de Bar da Xanna, anteriormente chamado de Bar do Pinto. “Depois disso ninguém mais me conhece pelo meu nome”, disse Valter. Além do nome inusitado, o bar possui um mural em suas dependências que chama a atenção dos frequentadores. Nele, o proprietário do Bar da Xanna colou fotos de conhecidos e celebridades que já faleceram. “Tem gente que chama de mural dos falecidos, mas eu prefiro chamar de memorial dos amigos”, explicou. Até mesmo o Papa João Paulo I e a atriz Dercy Gonçalves têm fotos coladas no mural. Xanna contou que tudo começou há seis anos, quando um amigo morreu. “Dali em diante eu tive a ideia de lembrar os outros amigos também e hoje já são mais de 250 santinhos no mural de recordações. Tem dia que eu chego ao bar e já encontro dois, três santinhos jogados por debaixo da porta. O povo aprovou a ideia”, afirmou o dono o bar, que já encheu um quadro e está na metade do outro. Brincalhão, Xanna disse que é apenas o colecionador e não quer ter sua foto colocada no mural tão cedo.

Governo prepara plano para reduzir lotação nas cadeias

26 Abr 2013 - 18h53

O governo federal deve lançar em maio um novo plano com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos detentos e estimular a adoção de penas alternativas, a fim de tentar reduzir a superlotação nos presídios. O pacote vai prever investimentos na infraestrutura do sistema penitenciário nacional, melhorias de gestão e propostas de mudança na legislação. A elaboração do plano foi encomendada pela presidente Dilma Rousseff (PT), segundo informou ao G1 um membro do governo envolvido no trabalho, mas que preferiu não se identificar. Outro integrante da equipe que atua na elaboração do plano confirmou as informações. Em relação à superlotação, a intenção é estimular – para crimes que envolvem menor grau de violência – a aplicação de penas que não levem necessariamente o autor para a prisão. Exemplos de penas como essas seriam a prestação de serviço comunitário, monitoramento do condenado por meio de tornozeleira eletrônica ou prisão domiciliar. O novo plano do governo federal prevê três eixos de atuação: mudanças no sistema do Judiciário, modernização do sistema prisional e melhoria da qualidade de vida dos detentos.

DTTU recolhe cones particulares em Brumado

26 Abr 2013 - 17h51


DTTU recolhe cones particulares em Brumado
Os cones eram colocados em frente aos pontos comerciais para demarcar o estacionamento dos comerciantes, o que não é permitido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Vários cones de empresas particulares e até dos Correios foram recolhidos no início da tarde desta sexta-feira (26) pelo Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU). O Departamento informou ao Brumado Notícias que o recolhimento ocorreu porque os cones eram colocados em frente aos pontos comerciais para demarcar o estacionamento dos comerciantes e para carga e descarga de mercadorias, o que não é permitido. “Os cones só podem ser utilizados pela polícia ou pelos órgãos fiscalizadores de trânsito. Os populares não podem sair sinalizando as vias públicas por interesses próprios, de modo aleatório. Os cones estavam irregulares e por isso foram recolhidos”, explicou Jansen Ricardo, coordenador do DTTU.

Brumado: Reforma em prédio escolar gera reclamações de pais de alunos

26 Abr 2013 - 17h44


Brumado: Reforma em prédio escolar gera reclamações de pais de alunos
As obras de reforma e ampliação da Escola Zilda Neves somente começaram após o inicio do ano letivo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta semana, teve início a reforma e ampliação da Escola Municipal Zilda Neves, em Brumado, e alguns pais enviaram queixas ao Brumado Notícias. Eles questionam o porquê de a obra não ter sido iniciada antes das aulas. “Agora nossos filhos tem de ficar trancados nas salas de aula por conta da poeira e alguns ficam espremidos na diretoria, por não ter onde se alojarem para estudar. Faltou planejamento do município”, constatou uma mãe. Por telefone, a secretária de Educação Acácia Gondim explicou que o período de férias de um ano letivo para o outro foi muito curto e a prefeitura já estava com obras em outras unidades escolares. A secretária adiantou que a obra visa à construção de mais três salas de aula e uma cobertura no pátio de recreações. “Pedimos desculpas pelos transtornos e a compreensão dos pais, mas estamos visando a melhor comodidade dos nossos alunos”, pediu Acácia.

Brumado: Farmácia seria novo alvo de assaltante, diz polícia

26 Abr 2013 - 15h10


Brumado: Farmácia seria novo alvo de assaltante, diz polícia
Douglas Patrick foi deito portando arma de fogo no Bairro Mercado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Douglas Patrick foi detido no início da tarde desta sexta-feira (26) por porte de arma de fogo. Segundo a Polícia Militar, que efetuou a prisão, populares informaram que Douglas circulava na região do Mercado Municipal ostentando a arma. A moto patrulha e uma viatura foram acionadas e, ao chegarem ao local, detiveram o jovem que resistiu em apresentar a arma. Na delegacia, o rapaz disse que estava armado para se defender, pois estaria sendo ameaçado de morte. O subtenente Jaílson, oficial do dia, contou ao Brumado Notícias que há uma forte suspeita de que o rapaz iria efetuar outro assalto à farmácia da família do ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira (PT). “Ele estava próximo ao estabelecimento e tudo indica que a farmácia seria alvo de mais um assalto. Conseguimos nos antecipar à ação graças a intervenção da população, que ligou informando sobre o suspeito”, relatou o oficial, que apresentou o acusado na delegacia.

Barreiras: Professores fazem manifestação durante seminário da Fiol

26 Abr 2013 - 13h39


Barreiras: Professores fazem manifestação durante seminário da Fiol
Professores compareceram ao evento com cartazes que diziam “somos importantes para o desenvolvimento da região” e “Jaques Wagner, pague o que deve aos professores”. (Foto: Brumado Notícias).

Nesta sexta-feira (26), durante o Seminário da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) que acontece em Barreiras, no oeste baiano, professores estaduais fizeram uma manifestação cobrando melhorias ao governador Jaques Wagner (PT), que marca presença no evento. A categoria paralisou nos dias 23, 24 e 25 de abril em busca da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) que, entre outras resoluções, amplia a porcentagem direcionada ao investimento em educação no país para 10%, além de prevê ações de valorização do professor do magistério. No protesto desta sexta-feira (26), vários professores compareceram ao evento da Fiol com cartazes que diziam “somos importantes para o desenvolvimento da região” e “Jaques Wagner, pague o que deve aos professores”. Os moradores de Barreiras também cobraram saneamento básico e viaturas para a polícia da cidade. No seminário, estão sendo discutidos pontos importantes para efetiva implantação dos portos ao longo de todo trecho da ferrovia.

Barreiras: Professores fazem manifestação durante seminário da Fiol
Os moradores de Barreiras também cobraram saneamento básico e viaturas para a polícia da cidade. (Foto: Brumado Notícias).

Brumado: Bandidos invadem escritório da EBDA

26 Abr 2013 - 12h40


Brumado: Bandidos invadem escritório da EBDA
Os meliantes levaram oito pneus, quatro descargas de carro, 25 botinas e uma bomba costal para borrifação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O escritório regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Brumado foi invadido na semana passada, mas a queixa de roubo só foi registrada na última quinta-feira (25). Na manhã desta sexta-feira (26), a reportagem do Brumado Notícias esteve no local e funcionários informaram que só se deram conta do ocorrido porque um colega sentiu falta de oito pneus, quatro descargas de carro, 25 botinas e uma bomba costal para borrifação, que ficavam no depósito. A suspeita é de que os invasores passaram pelo telhado, pois não há sinais de arrombamento nas portas. Um relatório foi encaminhado à sede do órgão na capital e a polícia fez uma perícia no local em busca de pistas dos invasores.

Brumado: Bandidos invadem escritório da EBDA
A suspeita é de que os invasores passaram pelo telhado, pois não há sinais de arrombamento nas portas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Carro roubado em São Paulo é recuperado em Brumado

26 Abr 2013 - 12h29


Carro roubado em São Paulo é recuperado em Brumado
O carro foi encaminhado para a delegacia e o levantamento feito apontou que o automóvel foi roubado n cidade de Mogi Mirim, no final do ano passado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A equipe do Pelotão Especial da 34º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em ronda de rotina realizada na manhã desta sexta-feira (26) apreendeu um carro suspeito que estava estacionado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. De placa de ELB-8116, preto fosco, o veículo é de São Paulo. O carro foi encaminhado para a delegacia e o levantamento feito apontou que o automóvel foi roubado n cidade de Mogi Mirim, no final do ano passado. Segundo apuração da polícia, o veículo teve o chassi, a placa e a documentação alterados. A Polícia Civil e a Militar realizam investigação na cidade na tentativa de capturar mais veículos roubados que circulam no município.

Brumado: Escola Clemente Gomes no combate a dengue

26 Abr 2013 - 11h00


Brumado: Escola Clemente Gomes no combate a dengue
As atividades na escola começaram na última quinta-feira (18). (Foto: Divulgação).

Desde a última quinta-feira (18), um trabalho de conscientização de combate à dengue vem sendo realizado no Ginásio Municipal Professor Clemente Gomes, no Distrito de Itaquaraí, por funcionários, professores e alunos. Na última segunda-feira (22), os alunos trabalharam com revistas em quadrinhos com os temas: “O mosquito que queria ser rei” (Fundamental I) e “Vamos acabar com a Dengue” (Fundamental II). Já nos dias seguintes, os alunos do Fundamental II confeccionaram cartazes que serão apresentados na próxima sexta-feira (26) pelos alunos da Educação Infantil ao 5º ano em uma caminhada pela comunidade, cujo tema será “Arrastão Contra o Mosquito da Dengue”. Nesta quinta-feira (25), a direção da escola iniciou um ciclo de palestras que tem por objetivo estimular as crianças a cobrarem dos pais maior atenção quanto a possíveis focos do mosquito. Durante uma palestra, o secretário de Saúde afirmou que o trabalho de conscientização deve ser iniciado nas escolas e continuado em casa.