Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2014
Brumado: PRE avalia área de stand para a ExpoBrumado 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Como em todos os anos, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) terá presença marcante na ExpoBrumado 2014. O Parque de Exposição Santa Inês fica à margem da BA-148, em um perímetro muito movimentado na entrada de Brumado. Por isso, a PRE realizará um trabalho fundamental no controle do fluxo de veículos nos dias do evento. O Capitão Rogério, subcomandante da 2ª CIPRV, esteve no local na manhã desta quarta-feira (30) avaliando a área onde será montado o stand da PRE. “Estaremos aqui dando todo o suporte de segurança na via, principalmente no sábado que será o dia dos shows. Pedimos aos condutores que venham tranquilos para a festa, naquele mesmo padrão direção sem álcool e muita paz ao volante. Com essa combinação todos poderão comparecer a exposição e voltarem bem para suas casas”, orientou o oficial. 

Últimos preparativos para a ExpoBrumado 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Parque de Exposições Santa Inês está recebendo os ajustes finais para a ExpoBrumado 2014. O evento terá início na próxima sexta-feira (02) e vai até o domingo (04). Grandes atrações se apresentarão durante a exposição, como Ademário Coelho, Estakazero e Edgar Mão Branca, que lançará seu novo CD na ocasião. Além dos shows, haverá leilão de animais e exposição comercial. Entres as conquistas da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab) para este ano está a construção do muro de entrada e baias de alvenaria para os animais no local. Como idealizadora do evento, a comissão da COOPMAB espera um grande número de visitantes, tendo em vista que no ano passado o evento não pode ser realizado por conta da seca. A expectativa também é grande porque a maioria dos stands de exposição animal já foi alugada pelos expositores.

Últimos preparativos para a ExpoBrumado 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Aldenes Meira reúne com lideranças políticas de Rio do Antônio Foto: Divulgação

O brumadense e presidente da Câmara Municipal de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), esteve no último final de semana na cidade de Rio do Antônio, no sudoeste baiano. A convite do vereador Júnior do Tabuleiro (PT), Meira se reuniu com lideranças políticas e presidente de associações no Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade. O debate envolveu as políticas públicas voltadas para o homem do campo, tema bastante relevante e do conhecimento de Aldenes, já que ele já presidiu a Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Fetag-BA). 

Brumado: Secretário de Esportes dá pontapé inicial no Campeonato da Lagoa Funda Foto: Divulgação

Em Brumado, após a criação da Secretaria de Esportes, diversas modalidades esportivas ganharam espaço, pois foi criada uma agenda positiva para que as práticas esportivas na cidade sejam cada vez mais frequentes. Entre as ações do setor podem se destacar o apoio aos campeonatos da zona rural. Neste último final de semana, o secretário Miguel Lima Dias esteve na comunidade de Lagoa Funda para dar início ao 4º Campeonato de Futebol local. Um grande público esteve presente ao evento e Dias aproveitou para destacar a ação. “Os torneios da zona rural são importantes para a formação cultural da população, já que o esporte promove também essa vertente”, disse. O secretário ainda garantiu que a prefeitura continuará apoiando essas iniciativas. “Vamos continuar apoiando ações como essa, porque sabemos que o esporte é uma grande ferramenta social. Os esportistas da Lagoa Funda estão de parabéns”.  

Brumado: Bancários do BNB paralisam as atividades Foto: Divulgação

Em Brumado, a agência do Banco do Nordeste (BNB) fechou as portas por duas horas na última terça-feira (29). A mobilização aconteceu em toda a base territorial em manifestação pelo pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que deveria ter sido realizada desde o dia 1º de abril. Para a direção do BNB, até o momento, a PLR não passa de uma promessa. “A Caixa, Banco do Brasil, todos resolvem no tempo correto, mas o BNB não. A gente não entende o porquê do nosso pagamento demorar tanto”, afirmou o bancário Francisco Matos. De acordo com o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região, Rodrigo Maia, se a PLR não for paga em breve, poderá ocorrer uma paralisação por tempo indeterminado. Além do pagamento da PLR, outras questões podem entrar na pauta de reivindicações dos bancários do BNB, a exemplo do plano de cargos e salários.

Brumado: Sem saneamento básico, moradores da Otávio Peres convivem com fezes e cobras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Rua Otávio Peres, também conhecida como rua da estação, está enfrentando diversos problemas relacionados à infraestrutura. Os moradores denunciaram ao site Brumado Notícias a falta de saneamento básico na localidade. “Quem mora aqui na Otávio Peres vive de fachada, pois por fora está tudo bonitinho, mas em nosso quintal é despejado todo o esgoto da cidade. Temos que conviver com fezes, animais peçonhentos e ficamos expostos a todo tipo de doença. E isso perdura a longos anos”, relatou Isael José de Souza, que há seis décadas mora na localidade. 

Brumado: Sem saneamento básico, moradores da Otávio Peres convivem com fezes e cobras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na via, não há rede de esgoto para atender as residências e as manilhas que descem do centro comercial ficam expostas no quintal das casas, prejudicando a saúde de crianças e adultos. “Quando o tempo está quente ficar dentro de casa é um desafio por causa do mau cheiro da lama misturada com fezes e outros dejetos que vão direto para as nossas cozinhas. Assim tem sido nossa vida, entra ano sai ano, entra prefeito e sai prefeito, e sempre com promessas de resolver o nosso problema”, desabafou o comerciante Agnaldo Souza.

Rio do Antônio: Vereador denuncia falta de atendimento odontológico na cidade Foto: Divulgação

Segundo denúncia do vereador Júnior do Tabuleiro (PT), há mais de dois meses a população da cidade de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, está sem atendimento odontológico. O único consultório da sede do município encontra-se fechado. O parlamentar destacou que a situação se deve à falta de manutenção nos equipamentos, que estariam quebrados e sem condições de uso. Tabuleiro cobrou providências do secretário municipal de saúde, Antônio Vanderlei. Ciente do problema, o secretário prometeu buscar uma solução enviando um técnico responsável para fazer a manutenção dos equipamentos, mas até então o caso não foi resolvido. Para o vereador petista, a população está sendo prejudicada. “Espero que isso seja resolvido o mais rápido possível para que o povo possa ter acesso ao que lhe é de direito. Já tomei todas as medidas possíveis para que isso fosse resolvido me restando de última instância o apelo à imprensa”, destacou Tabuleiro.

Brumado: Embasa trabalha para corrigir problemas na rede de distribuição na zona rural Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo comunicado da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), os problemas detectados na rede de distribuição de água das localidades de Campo Seco I e Espinheiro, que se encontra em fase de testes, estão sendo corrigidos. Por conta da situação, o consumo dos moradores da região ainda não está sendo cobrado, de acordo com a empresa. Em caso de vazamentos na rede, os usuários podem informar à Embasa pelo telefone (77) 3441-3991, pelo atendimento gratuito 0800 0555 195 ou, ainda, diretamente no escritório local de Brumado, localizado na Praça Coronel Zeca Leite, 172.

Brumado: Grave acidente entre carro e moto na Avenida João Paulo I Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite desta terça-feira (29), ocorreu um grave acidente envolvendo um veículo Hilux e uma motocicleta no cruzamento entre a Avenida João Paulo I e a Rua Rio de Contas, no Bairro Nobre, em Brumado. Segundo disseram testemunhas ao site Brumado Notícias, o motociclista subia a avenida em alta velocidade quando colidiu contra o carro, atingindo a porta do lado do motorista. 

Brumado: Grave acidente entre carro e moto na Avenida João Paulo I Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O condutor do carro sofreu uma grave lesão e suspeita-se de traumatismo craniano. Ele foi socorrido pelo Samu 192, juntamente com o passageiro, para o Hospital Professor Magalhães Neto. A pancada na cabeça do motorista foi tão forte que ele perdeu os sentidos e acabou batendo o veículo no portão de uma residência. O piloto da moto também sofreu algumas lesões e foi encaminhado pelos socorristas para a unidade hospitalar. 

Brumado: Grave acidente entre carro e moto na Avenida João Paulo I Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O impacto entre os veículos foi tão forte que a porta do carro afundou e a moto ficou bastante danificada; até mesmo barras de aço foram retorcidas. A polícia esteve no local isolando a área para que a perícia possa ser realizada. A nossa reportagem apurou que o estado de saúde do motorista é grave e que o mesmo deve ser transferido para Vitória da Conquista.

Brumado: Vândalo quebra vidro da porta do terminal do Bradesco na prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na madrugada desta quarta-feira (30), o terminal do Bradesco localizado na prefeitura municipal de Brumado, na Praça Coronel Zeca Leite, foi alvo de vandalismo e o vidro da porta do caixa eletrônico foi quebrado. O site Brumado Notícias esteve no local e pode observar que o autor do crime aparentemente quebrou o vidro com um chute, pois os rastros das pegadas de sangue ficaram por boa parte da calçada da praça. O guarda municipal declarou que não viu o momento da ação e só percebeu o estrago quando o vândalo já havia desaparecido.

Brumado: Vândalo quebra vidro da porta do terminal do Bradesco na prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Populares cobram construção da Praça Dr. Lauro Farani Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores do entorno da Praça Dr. Lauro Farani, também conhecida como Rua da Estação, em Brumado estão cobrando da prefeitura a construção da tão sonhada praça na localidade. Segundo disseram ao site Brumado Notícias, o projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores desde o ano de 2007, mas a obra nunca foi iniciada. Par os populares, o local é a parte esquecida do centro da cidade, que ainda agrega outros problemas em sua infraestrutura, como a falta de esgotamento sanitário, saneamento básico, iluminação e segurança pública.

Governo federal prorroga Bolsa Estiagem Foto: Reprodução

Em anúncio oficial, a presidenta Dilma Rousseff informou hoje (29) que o pagamento do Bolsa Estiagem para agricultores do Semiárido nordestino foi prorrogado. O benefício de R$ 80 mensais é pago a agricultores familiares que vivem em municípios em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal. Resolução publicada no começo de janeiro previa o pagamento do benefício somente até abril. O Ministério da Integração Nacional ainda não tem informações sobre o prazo da nova prorrogação. O auxílio, segundo Dilma, é parte das medidas do governo para garantir a segurança social para a população de regiões que convivem com a seca. A presidenta também listou o programa de construção de cisternas, que deve chegar a 1 milhão de unidades até o fim de 2014, como uma das ações para minimizar o impacto da estiagem no semiárido nordestino.

Brumado: Ciclista encontra moto que foi roubada durante greve da PM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante a greve da polícia militar, um ciclista teve a sua casa invadida por dois homens armados. Os marginais mantiveram a mãe do atleta e ele próprio sob a mira de um revólver e levaram a moto do ciclista e dois aparelhos celulares de última geração. No início desta semana, o ciclista foi informado de que sua moto estava abandonada no Bairro Urbis II. Com o apoio de amigos, ele se deslocou até a localidade e encontrou o veículo sem a placa e sem parte da carenagem. A polícia investiga se os infratores utilizaram a moto para realizar assaltos na região da comunidade da Lagoa Funda. Após o ocorrido, a vítima disse ao site Brumado Notícias que irá vender a moto. Os autores do crime, dois adolescentes de 16 anos, foram apresentados diante do delegado para prestar esclarecimentos e ficaram apreendidos à disposição da justiça.

Brumado: Polícia detém trio de adolescentes puxadores de motos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Três adolescentes que já possuem uma extensa ficha criminal foram apreendidos no final da manhã desta terça-feira (29), no Povoado Lagoa da Pedra, em Brumado. O grupo estava com uma motocicleta preta que havia sido furtada de uma funerária na última sexta-feira (25), na Avenida Exupério Pinheiro Canguçu. Uma guarnição do pelotão especial que fazia buscas na região se deparou com os menores, que ficaram espantados com a presença da polícia. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, os elementos retiraram a placa e parte da carenagem da moto e utilizaram a mesma em um assalto. Segundo levantamento da polícia, eles ainda tentaram roubar uma bicicleta profissional de um atleta local utilizando o veículo. Com os menores também foi encontrada uma faca. O trio foi encaminhado à delegacia junto com a moto recuperada. No local, foi lavrado flagrante e o veículo foi entregue ao proprietário.

Moto roubada em Brumado é encontrada com membro de quadrilha em Livramento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Elemar Xavier Sepulvida, o DJ, foi apresentado no final da manhã desta terça-feira (29), na delegacia de Brumado, após ser detido na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, com uma motocicleta vermelha roubada no último final se semana, na capital do minério. A moto foi encontrada por policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) no Bairro Benito Gama, apontado como um dos mais perigosos da cidade e onde há a maior movimentação do tráfico de drogas. Investigadores dos dois municípios apuraram que DJ faz parte de uma perigosa quadrilha que vem atuando nas cidades de Caetité, Guanambi e região. O acusado ficará detido à disposição da justiça.

Brumado: Obras seguem em ritmo acelerado no Residencial Recanto da Villa Foto: Divulgação

Localizado nas proximidades da Serra das Éguas em um terreno de 133.900 m², o Residencial Recanto da Villa, empreendimento que alia conforto e qualidade de vida, segue com as obras em ritmo acelerado. Situado em uma área bastante arborizada, a 2 km do centro da cidade, o residencial possui 124 lotes. Além do excelente espaço de lazer, que conta com quadras de esporte, piscinas, brinquedoteca, salão de festas e de jogos, espaço gourmet, parque infantil e área fitness, o condomínio também é bastante seguro. O local possui guarita de segurança com monitoramento 24H e circuito interno de TV. O empreendimento ainda terá sistema completo de abastecimento de água encanada e de energia, além de toda a tubulação preparada para interfone e internet. Está interessado? Então entre em contato com o setor de vendas através do número (77) 3453-1900. A venda das unidades residenciais também está sendo realizada através de imobiliárias.


Fotos: Divulgação

Vitória da Conquista: Protesto suspende aulas da Ufba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Vitória da Conquista, técnicos-administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (29) em frente ao campus. Os portões foram fechados para impedir a entrada de estudantes e professores e as aulas foram suspensas. De acordo com a coordenadoria regional do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Assufba), a categoria está em greve desde o dia 17 de março, devido ao não cumprimento integral de um acordo feito com o governo em 2012. 

Brumado: Aprovada cotas para afrodescendentes; elas podem se estender para pessoas de baixa renda Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De autoria da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), o Projeto de Lei de nº 008/2014, que dispõe sobre a reserva de vagas para afrodescendentes nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos integrantes dos quadros permanentes de pessoal do poder executivo e legislativo do município de Brumado, foi aprovado por unanimidade durante sessão realizada na última segunda-feira (28). Mesmo com a aprovação, os vereadores Weliton Lopes (SDD), Alessandro Lôbo (PSL) e Castilho Viana (PSB) fizeram algumas ressalvas visando ampliar o modelo de abrangência do projeto. Os parlamentares entendem que, mesmo que haja uma dívida social com a raça negra, o documento deve atender uma demanda ainda maior. Eles querem que o projeto seja estendido a indivíduos de baixa renda, que, segundo eles, também precisam ser assistidos pelo sistema de cotas. “Eu sou a favor da cota social. Precisamos fazer um resgate social em nosso país. E é por isso que, além da cota para negro, também será elaborada uma emenda para pessoas inscritas no Número de Identificação Social, pois há muitos brancos que não têm boa condição social, assim como há muitos negros ricos”, argumentou Lopes, apoiado pelo presidente da Casa Legislativa. Lôbo vê a cota para afrodescendentes como ambígua no que diz respeito a sua linguagem de identificação. “O grande problema que eu vejo nessa lei é que não se define negro, mas afrodescendente e com isso há muitas pessoas que não são negras, mas são afrodescendentes. O nosso intuito com essas emendas que serão apresentadas é buscar corrigir o débito social que o Brasil tem com as classes menos favorecidas”, resumiu.

Tiro de Guerra de Brumado doa sangue no Serviço de Hemoterapia do Sudoeste Foto: Divulgação

Ontem (28), integrantes do Tiro de Guerra 06-024, unidade de Brumado, estiveram na cidade de Vitória da Conquista para participar de uma ação de doação de sangue. Os soldados compareceram ao Serviço de Hemoterapia do Sudoeste (SHS), onde foi coletado o material. De acordo com o chefe de instrução do TC, Jean Carlo Kagawa, também faz parte da missão do Tiro de Guerra ajudar o próximo.

Eleições 2014: Pesquisa vê queda de Dilma e 1º turno indefinido

A presidente Dilma Rousseff (PT) caiu quase um ponto percentual de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT/ MDA). Em consulta espontânea, a candidata à reeleição caiu de 21,3% para 20,5%. Já Aécio Neves subiu de 5,6% em fevereiro para 9,3% em abril. O ex-presidente Lula também aparece no estudo e, também, subiu de 5,6% para 6,5%. Candidata a vice na chapa encabeçada por Eduardo Campos (PSB), Marina Silva aparece agora com 4,5% - em fevereiro ela tinha 3,5%. Campos vem logo atrás com crescimento de dois pontos porcentuais - de 1,6% para 3,6%. Outros somaram 1,4%. Brancos e Nulos somam agora 14%. Não sabe ou não responderam passam de 45% para 40%. Na pesquisa estimulada Dilma também caiu de 43,7% para 37%; Aécio aparece em segundo lugar e subiu de 17%, para 21,6%. Eduardo Campos aparece com 11,8%, quase dois pontos acima ao que pontuava na última avaliação.

Cuidar de Você: Confira o clipe oficial da nova música da Banda Sem Limite Foto: Divulgação

Os alunos Joadson Meira, Álvaro Meneses, Vaquíria Santos, Lan Morais, todos do curso de cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), localizada em Vitória da Conquista, produziram o videoclipe da música nova da banda Sem Limite da Bahia. A canção Cuidar de Você, de autoria de Luciano Chaves, contou com uma produção alternativa e que agradou bastante aos componentes do grupo. O vocalista Chris Pimenta se sentiu à vontade diante das câmeras, assim como os demais integrantes da banda que é sucesso na Bahia. Clique aqui e confira o clipe da música Cuida de Você. 

Brumado: Vereadores aprovam projeto “Troco certo, troco completo” Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comprar e receber o troco completo é um desafio para os consumidores, principalmente quando alguns produtos apresentam valores em que o referido troco é apenas de R$ 0, 01 (um centavo) - moeda que não se vê mais em circulação. Os valores acabam sendo arredondados e os consumidores sempre pagam a mais pelos produtos que retiram das prateleiras. Em outras ocasiões, o troco é pago com balas. “Se eu pegar aquela mesma bala para completar o valor de uma compra eles não vão aceitar, então porque eu tenho de aceitar a bala de troco?”, indagou a estudante Greice Alves. No intuito de acabar com o impasse, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou na noite da última segunda-feira (28) o Projeto de Lei de nº 009/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais situados no município procederem à devolução integral e em espécie do troco. O projeto, de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD), foi aprovado por unanimidade.

Brumado: Mulher passa mal e se acidenta após coleta no Lacen Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após ficar um período em jejum e fazer uma coleta de sangue para exames clínicos no Lacen, em Brumado, na manhã desta terça-feira (29) uma mulher passou mal em frente à unidade. Ela tentou pilotar a sua motocicleta para retornar às atividades do dia, mas acabou tendo uma tontura e caiu antes mesmo de se sentar no veículo. A mulher sofreu apenas algumas escoriações no rosto, sendo socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. O site Brumado Notícias aproveitou a ocasião e coletou junto à equipe do Lacen alguns cuidados que os pacientes que comparecem à unidade devem ter nessas ocasiões. Um técnico explicou que os pacientes devem comparecer ao local com acompanhantes, pois é comum, após a retirada do sangue, a queda de glicose provocar tonturas ou desmaios. Outro alerta é para que logo que termine a coleta o paciente aguarde sentado na recepção durante alguns minutos. “Alguns terminam a coleta e já saem às pressas dirigindo ou pilotando, colocando em risco suas vidas e dos demais”, alertou o técnico de laboratório da unidade.

Brumado: Câmara debate implantação de lombadas na João Paulo I Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os vereadores de Brumado debateram em sessão na noite da última segunda-feira (29) a possibilidade de elaboração de um projeto para a implantação de lombadas ou redutores de velocidade na Avenida João Paulo I. Na via já foram registrados diversos acidentes após a sua restauração. Para alguns parlamentares, é necessária uma melhor sinalização nos 1200 metros de extensão da via, uma das mais movimentadas da cidade. O site Brumado Notícias ouviu alguns condutores que divergem em suas opiniões quanto à proposta. “Com ou sem lombadas, essa avenida continuará sendo palco de acidentes, pois eu considero que o problema de verdade está atrás do volante. Educação e conscientização irão funcionar melhor do que atrapalhar o fluxo com as lombadas”, destacou o empresário João Nunes. Para o ambulante Rogério Nunes, a opinião é a mesma. “Penso que sejam necessários os redutores, mas na cabeça de quem pilota ou dirige. A avenida não é um bicho assassino como pintam, mas faltam diretrizes para muitos que passam por ela. É só olhar o histórico dos três últimos acidentes e vamos ver que todos eles poderiam ser evitados ou ter uma gravidade menor se os envolvidos andassem dentro das normas de trânsito”, disse.

BR-030: Derba iniciará operação tapa buracos no trecho Brumado/Tanhaçu Foto: Lídio Santana/Brumado Notícias

As condições de tráfego na BR-030, no trecho que interliga o município de Brumado ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, têm causado prejuízos aos condutores por causa dos grandes buracos formados na rodovia desde as chuvas do final de 2013. No último final de semana, uma viatura do Departamento de Polícia Técnica de Brumado teve o pneu estourado após passar por um buraco no percurso. Na manhã desta terça-feira (29), o chefe de residência da unidade regional do Derba em Brumado, Antônio César, disse por telefone ao site Brumado Notícias que nos próximos dez dias o órgão irá iniciar a operação tapa buracos no trecho. “O DNIT ainda realizará o trabalho de recapeamento da rodovia, mas, como ainda precisa passar pelo processo burocrático de licitação, acreditamos que as obras de recuperação total só deverão ser iniciadas no segundo semestre. Até lá o Derba vai realizar o tapa buracos no intuito de melhorar a trafegabilidade”, esclareceu o chefe regional do Derba.

Arquivo