Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2014"

Brumado: Obras seguem em ritmo acelerado no Residencial Recanto da Villa

29 Abr 2014 - 16h45


Brumado: Obras seguem em ritmo acelerado no Residencial Recanto da Villa
Foto: Divulgação

Localizado nas proximidades da Serra das Éguas em um terreno de 133.900 m², o Residencial Recanto da Villa, empreendimento que alia conforto e qualidade de vida, segue com as obras em ritmo acelerado. Situado em uma área bastante arborizada, a 2 km do centro da cidade, o residencial possui 124 lotes. Além do excelente espaço de lazer, que conta com quadras de esporte, piscinas, brinquedoteca, salão de festas e de jogos, espaço gourmet, parque infantil e área fitness, o condomínio também é bastante seguro. O local possui guarita de segurança com monitoramento 24H e circuito interno de TV. O empreendimento ainda terá sistema completo de abastecimento de água encanada e de energia, além de toda a tubulação preparada para interfone e internet. Está interessado? Então entre em contato com o setor de vendas através do número (77) 3453-1900. A venda das unidades residenciais também está sendo realizada através de imobiliárias.


Fotos: Divulgação

Vitória da Conquista: Protesto suspende aulas da Ufba

29 Abr 2014 - 16h20


Vitória da Conquista: Protesto suspende aulas da Ufba
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Vitória da Conquista, técnicos-administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (29) em frente ao campus. Os portões foram fechados para impedir a entrada de estudantes e professores e as aulas foram suspensas. De acordo com a coordenadoria regional do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Assufba), a categoria está em greve desde o dia 17 de março, devido ao não cumprimento integral de um acordo feito com o governo em 2012. 

Brumado: Aprovada cotas para afrodescendentes; elas podem se estender para pessoas de baixa renda

29 Abr 2014 - 15h50


Brumado: Aprovada cotas para afrodescendentes; elas podem se estender para pessoas de baixa renda
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De autoria da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), o Projeto de Lei de nº 008/2014, que dispõe sobre a reserva de vagas para afrodescendentes nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos integrantes dos quadros permanentes de pessoal do poder executivo e legislativo do município de Brumado, foi aprovado por unanimidade durante sessão realizada na última segunda-feira (28). Mesmo com a aprovação, os vereadores Weliton Lopes (SDD), Alessandro Lôbo (PSL) e Castilho Viana (PSB) fizeram algumas ressalvas visando ampliar o modelo de abrangência do projeto. Os parlamentares entendem que, mesmo que haja uma dívida social com a raça negra, o documento deve atender uma demanda ainda maior. Eles querem que o projeto seja estendido a indivíduos de baixa renda, que, segundo eles, também precisam ser assistidos pelo sistema de cotas. “Eu sou a favor da cota social. Precisamos fazer um resgate social em nosso país. E é por isso que, além da cota para negro, também será elaborada uma emenda para pessoas inscritas no Número de Identificação Social, pois há muitos brancos que não têm boa condição social, assim como há muitos negros ricos”, argumentou Lopes, apoiado pelo presidente da Casa Legislativa. Lôbo vê a cota para afrodescendentes como ambígua no que diz respeito a sua linguagem de identificação. “O grande problema que eu vejo nessa lei é que não se define negro, mas afrodescendente e com isso há muitas pessoas que não são negras, mas são afrodescendentes. O nosso intuito com essas emendas que serão apresentadas é buscar corrigir o débito social que o Brasil tem com as classes menos favorecidas”, resumiu.

Tiro de Guerra de Brumado doa sangue no Serviço de Hemoterapia do Sudoeste

29 Abr 2014 - 15h20


Tiro de Guerra de Brumado doa sangue no Serviço de Hemoterapia do Sudoeste
Foto: Divulgação

Ontem (28), integrantes do Tiro de Guerra 06-024, unidade de Brumado, estiveram na cidade de Vitória da Conquista para participar de uma ação de doação de sangue. Os soldados compareceram ao Serviço de Hemoterapia do Sudoeste (SHS), onde foi coletado o material. De acordo com o chefe de instrução do TC, Jean Carlo Kagawa, também faz parte da missão do Tiro de Guerra ajudar o próximo.

Eleições 2014: Pesquisa vê queda de Dilma e 1º turno indefinido

29 Abr 2014 - 14h50


Eleições 2014: Pesquisa vê queda de Dilma e 1º turno indefinido

A presidente Dilma Rousseff (PT) caiu quase um ponto percentual de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT/ MDA). Em consulta espontânea, a candidata à reeleição caiu de 21,3% para 20,5%. Já Aécio Neves subiu de 5,6% em fevereiro para 9,3% em abril. O ex-presidente Lula também aparece no estudo e, também, subiu de 5,6% para 6,5%. Candidata a vice na chapa encabeçada por Eduardo Campos (PSB), Marina Silva aparece agora com 4,5% - em fevereiro ela tinha 3,5%. Campos vem logo atrás com crescimento de dois pontos porcentuais - de 1,6% para 3,6%. Outros somaram 1,4%. Brancos e Nulos somam agora 14%. Não sabe ou não responderam passam de 45% para 40%. Na pesquisa estimulada Dilma também caiu de 43,7% para 37%; Aécio aparece em segundo lugar e subiu de 17%, para 21,6%. Eduardo Campos aparece com 11,8%, quase dois pontos acima ao que pontuava na última avaliação.

Cuidar de Você: Confira o clipe oficial da nova música da Banda Sem Limite

29 Abr 2014 - 14h25


Cuidar de Você: Confira o clipe oficial da nova música da Banda Sem Limite
Foto: Divulgação

Os alunos Joadson Meira, Álvaro Meneses, Vaquíria Santos, Lan Morais, todos do curso de cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), localizada em Vitória da Conquista, produziram o videoclipe da música nova da banda Sem Limite da Bahia. A canção Cuidar de Você, de autoria de Luciano Chaves, contou com uma produção alternativa e que agradou bastante aos componentes do grupo. O vocalista Chris Pimenta se sentiu à vontade diante das câmeras, assim como os demais integrantes da banda que é sucesso na Bahia. Clique aqui e confira o clipe da música Cuida de Você. 

Brumado: Vereadores aprovam projeto “Troco certo, troco completo”

29 Abr 2014 - 11h30


Brumado: Vereadores aprovam projeto “Troco certo, troco completo”
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comprar e receber o troco completo é um desafio para os consumidores, principalmente quando alguns produtos apresentam valores em que o referido troco é apenas de R$ 0, 01 (um centavo) - moeda que não se vê mais em circulação. Os valores acabam sendo arredondados e os consumidores sempre pagam a mais pelos produtos que retiram das prateleiras. Em outras ocasiões, o troco é pago com balas. “Se eu pegar aquela mesma bala para completar o valor de uma compra eles não vão aceitar, então porque eu tenho de aceitar a bala de troco?”, indagou a estudante Greice Alves. No intuito de acabar com o impasse, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou na noite da última segunda-feira (28) o Projeto de Lei de nº 009/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais situados no município procederem à devolução integral e em espécie do troco. O projeto, de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD), foi aprovado por unanimidade.

Brumado: Mulher passa mal e se acidenta após coleta no Lacen

29 Abr 2014 - 11h00


Brumado: Mulher passa mal e se acidenta após coleta no Lacen
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após ficar um período em jejum e fazer uma coleta de sangue para exames clínicos no Lacen, em Brumado, na manhã desta terça-feira (29) uma mulher passou mal em frente à unidade. Ela tentou pilotar a sua motocicleta para retornar às atividades do dia, mas acabou tendo uma tontura e caiu antes mesmo de se sentar no veículo. A mulher sofreu apenas algumas escoriações no rosto, sendo socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. O site Brumado Notícias aproveitou a ocasião e coletou junto à equipe do Lacen alguns cuidados que os pacientes que comparecem à unidade devem ter nessas ocasiões. Um técnico explicou que os pacientes devem comparecer ao local com acompanhantes, pois é comum, após a retirada do sangue, a queda de glicose provocar tonturas ou desmaios. Outro alerta é para que logo que termine a coleta o paciente aguarde sentado na recepção durante alguns minutos. “Alguns terminam a coleta e já saem às pressas dirigindo ou pilotando, colocando em risco suas vidas e dos demais”, alertou o técnico de laboratório da unidade.

Brumado: Câmara debate implantação de lombadas na João Paulo I

29 Abr 2014 - 10h40


Brumado: Câmara debate implantação de lombadas na João Paulo I
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os vereadores de Brumado debateram em sessão na noite da última segunda-feira (29) a possibilidade de elaboração de um projeto para a implantação de lombadas ou redutores de velocidade na Avenida João Paulo I. Na via já foram registrados diversos acidentes após a sua restauração. Para alguns parlamentares, é necessária uma melhor sinalização nos 1200 metros de extensão da via, uma das mais movimentadas da cidade. O site Brumado Notícias ouviu alguns condutores que divergem em suas opiniões quanto à proposta. “Com ou sem lombadas, essa avenida continuará sendo palco de acidentes, pois eu considero que o problema de verdade está atrás do volante. Educação e conscientização irão funcionar melhor do que atrapalhar o fluxo com as lombadas”, destacou o empresário João Nunes. Para o ambulante Rogério Nunes, a opinião é a mesma. “Penso que sejam necessários os redutores, mas na cabeça de quem pilota ou dirige. A avenida não é um bicho assassino como pintam, mas faltam diretrizes para muitos que passam por ela. É só olhar o histórico dos três últimos acidentes e vamos ver que todos eles poderiam ser evitados ou ter uma gravidade menor se os envolvidos andassem dentro das normas de trânsito”, disse.

BR-030: Derba iniciará operação tapa buracos no trecho Brumado/Tanhaçu

29 Abr 2014 - 10h20


BR-030: Derba iniciará operação tapa buracos no trecho Brumado/Tanhaçu
Foto: Lídio Santana/Brumado Notícias

As condições de tráfego na BR-030, no trecho que interliga o município de Brumado ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, têm causado prejuízos aos condutores por causa dos grandes buracos formados na rodovia desde as chuvas do final de 2013. No último final de semana, uma viatura do Departamento de Polícia Técnica de Brumado teve o pneu estourado após passar por um buraco no percurso. Na manhã desta terça-feira (29), o chefe de residência da unidade regional do Derba em Brumado, Antônio César, disse por telefone ao site Brumado Notícias que nos próximos dez dias o órgão irá iniciar a operação tapa buracos no trecho. “O DNIT ainda realizará o trabalho de recapeamento da rodovia, mas, como ainda precisa passar pelo processo burocrático de licitação, acreditamos que as obras de recuperação total só deverão ser iniciadas no segundo semestre. Até lá o Derba vai realizar o tapa buracos no intuito de melhorar a trafegabilidade”, esclareceu o chefe regional do Derba.

Eleições 2014: Vitor Bonfim já começa a circular no sudoeste baiano

29 Abr 2014 - 10h00


Eleições 2014: Vitor Bonfim já começa a circular no sudoeste baiano
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador da cidade de Guanambi, Vitor Bonfim (PDT), filho do deputado estadual João Bonfim (PDT), já começa a caminhar ao lado de prefeitos e lideranças pelo sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Vitor esteve acompanhado de seu pai, dos prefeitos Aguiberto Lima Dias (SDD), de Brumado, e Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, de Malhada de Pedras, no último final de semana visitando comunidades rurais da região. Com o martelo praticamente batido, o deputado Bonfim deve ser indicado para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Vitor deve herdar todo o eleitorado do pai e concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nas eleições 2014. O vereador já está no seu segundo mandato na Câmara de Guanambi, sendo reeleito com 1.474 votos em 2012.

Brumado: Sistema de energia será ampliado no bairro Esmeraldas

29 Abr 2014 - 09h40


Brumado: Sistema de energia será ampliado no bairro Esmeraldas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Devido ao crescimento do Bairro Esmeraldas, no município de Brumado, os moradores da localidade produziram um abaixo-assinado direcionado ao escritório da Coelba pedindo a ampliação do fornecimento de energia no local. O vereador Zé Ribeiro (PT) esteve no bairro, a fim de conhecer de perto a problemática. Segundo o parlamentar, as quedas de energia no local são frequentes. Ribeiro auxiliou os moradores na realização do abaixo-assinado e informou que, em resposta à solicitação, o gerente do escritório da Coelba no município, Jadir Batista, comunicou que nos próximos dias será feita a troca dos transformadores em todo o bairro. “Essa é uma grande vitória dos moradores do bairro Cidade das Esmeraldas que há muito tempo vem lutando por essa ampliação”, ressaltou o vereador.

Brumado: VLI prorroga inscrições para o programa de estágio

29 Abr 2014 - 09h15


Brumado: VLI prorroga inscrições para o programa de estágio
Foto: Divulgação

O Programa de Estágio 2014, realizado pela VLI, empresa de logística em ferrovia, portos e terminais, teve as inscrições prorrogadas para o dia 11 de maio. Em Brumado, onde a empresa possui operações de trens, algumas vagas serão abertas. A VLI é uma empresa jovem e dinâmica de um dos segmentos mais promissores do Brasil: a logística. Não perca esta oportunidade e se inscreva.

Eunápolis: Rebelião em presídio deixa seis presos mortos e sete feridos

29 Abr 2014 - 08h45


Eunápolis: Rebelião em presídio deixa seis presos mortos e sete feridos
Foto: Divulgação/CIPE – Mata Atlântica

Durante uma rebelião na ala provisória do Conjunto Penal do município de Eunápolis, no sul da Bahia, seis presos foram mortos e sete ficaram feridos. A confusão aconteceu na segunda-feira (28), no momento da revista, segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). O órgão informou que os internos que estavam no pátio da unidade aguardando o fim do procedimento agrediram agentes e policiais militares. Cerca de 350 presos quebraram todo o pátio. Reforços foram solicitados para controlar a situação. O subcomandante da 7ª CIPM, Tiago Cruz, disse que, durante a revista, um policial efetuou disparo na perna de um detento na tentativa de resguardar a integridade física dos agentes. O tiro acertou o preso de raspão e ele passa bem. De acordo com o G1, os seis presos mortos foram amarrados a colchões e queimados. De acordo com a SEAP, por conta da total destruição das celas, alguns internos serão transferidos e outros remanejados até que seja feita a reforma da unidade. O Conjunto Penal de Eunápolis possui 587 presos e na ala onde ocorreu a rebelião havia 341 homens. As autorias dos homicídios estão sendo investigadas.

Eleições 2014: Lúcio Vieira Lima diz que quer reviver parceria com Edmundo e Marizete

28 Abr 2014 - 18h45


Eleições 2014: Lúcio Vieira Lima diz que quer reviver parceria com Edmundo e Marizete
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) declarou que não há rancor da parte dele e do irmão, Geddel Vieira Lima (PMDB), com relação a Edmundo Pereira (PT), vice-governador no primeiro mandato do governo Jaques Wagner (PT), nem tampouco com relação a Marizete Pereira (PT), deputada estadual no mesmo período. Segundo Lúcio, o laço de amizade é maior que os vínculos políticos e por isso não há o que se reconquistar, mas apenas reviver os velhos tempos de militância. “Eu não tenho que reconquistar Marizete e Edmundo porque nós não os perdemos. Não é uma questão política, mas de amizade, uma amizade familiar. Qualquer eventual separação nos caminhos políticos não implicou em nenhuma perda de sentimento, carinho e respeito entre nós. Seria uma alegria muito grande para mim se nos reencontrássemos nos caminhos da política. Penso eu que seria também para eles por toda a história que construímos juntos, visando principalmente às conquistas para o povo de Brumado”, disse o deputado. Vieira Lima ainda afirmou que deseja recuperar os tempos de glória com o casal brumadense. “Queremos recuperar o tempo perdido nesse espaço em que essa parceria política foi interrompida. Queremos reviver essa parceria que tivemos com Edmundo e Marizete”, declarou. Lúcio deixou claro que, caso não haja um reencontro político com o casal, ele formará parceiras com outras lideranças do município. “Caso não seja possível esse nosso reencontro, ainda assim temos muitas lideranças políticas em Brumado que estão dispostas a se juntar a nós nessa luta”, concluiu o parlamentar.