Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2014
SUS incorpora aparelho de alta precisão para diagnóstico de câncer Foto: Lanny Nagler/University of Connecticut

Um aparelho de alta precisão para diagnóstico e tratamento de vários tipos de câncer, o PET-Scan, foi incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a Agência Brasil, o exame realizado com o aparelho verifica a dimensão exata de 20 doenças, na maioria câncer. Pelo SUS, o exame só será coberto para câncer de pulmão, colorretal, linfoma de Hodgkin e não Hodgkin. Com a incorporação, a previsão é de que este ano pelo menos 69.790 casos dessas doenças sejam registrados. Os planos de saúde são obrigados a cobrir o procedimento para oito enfermidades.

Lagoa Real: Comunidade de Salinas realiza 29ª Queima de Judas Foto: Divulgação

No último domingo de Páscoa, aconteceu na comunidade de Salinas, no município de Lagoa Real, a tradicional Queima de Judas. Em sua 29ª edição, a equipe organizadora do evento contratou o cantor Serginho de Goiás como atração principal. Ainda se apresentaram durante a Queima os cantores Zé Roberto e Fabiano e Tute dos Teclados. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura, e da Rádio FM 104,9 Parque do Vaqueiro. Centenas de pessoas compareceram para assistir de perto o grande show.


Fotos: Divulgação

Brumado: Vice-presidente do PP declara apoio a Aldenes Meira Foto: Divulgação

O vice-presidente do diretório municipal do PP de Brumado, Ednei Clebson, declarou apoio ao pré-candidato a deputado estadual Aldenes Meira (PCdoB). Clebson, que foi candidato a vereador na eleição passada, vê em Aldenes um bom nome para representar Brumado e região na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Aldenes Meira é filho de Brumado e é uma grande liderança do estado da Bahia. Acredito em seu projeto político e espero somar aqui em Brumado e região para sua eleição”, afirmou ele. Para Meira, a juventude precisa se engajar na política. “Ednei é um jovem determinado, sabe o que quer. Sempre defendi a participação da juventude na política”, destacou Aldenes.

Marquinho Viana visita comunidade rural em Tanhaçu Foto: Divulgação

No último dia 20, o deputado Marquinho Viana (PV) esteve na comunidade do Eixo, zona rural do município de Tanhaçu, onde conversou com a população local sobre as necessidades mais urgentes da localidade. Acompanhado por uma comitiva de autoridades políticas locais, dentre elas, o presidente da Câmara Municipal, Tõe Brito (PV), Viana se comprometeu a encaminhar as demandas ouvidas para as Secretarias e órgãos de Governo, em busca de soluções. 

Brumado: Quatro carros se envolvem em engavetamento na Avenida Centenário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quatro veículos se envolveram em um mesmo acidente no final tarde desta quarta-feira (23), na Avenida Centenário, em Brumado. Os carros se chocaram na passagem de um quebra-molas. O acidente provocou lentidão no trânsito, o que acabou formando um engarrafamento na via, uma das mais movimentadas da cidade. Entre os veículos envolvidos um caminhão que transporta hortifrúti para a feira livre do município. Os motoristas envolvidos no engavetamento ficaram por vários minutos tentando entrar em um acordo sem a presença da polícia ou dos agentes de trânsito. Em meio ao tumulto, comerciantes e outros condutores aproveitaram para reclamar dos buracos no trecho, os quais, segundo eles, têm atrapalhado o fluxo na avenida. Não houve feridos no acidente.

Brumado: Quatro carros se envolvem em engavetamento na Avenida Centenário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Engenheiros, carpinteiros e pedreiros do CDP foram transferidos para outras cidades Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo após confirmação de que as obras do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Brumado seriam iniciadas no dia 1º de abril, a promessa não se cumpriu. Já houve protestos, queima de pneus, manifestações na Casa Legislativa, cadastramento de pessoal para o serviço e retirada do material do local a ser construído, mas nada de as obras serem iniciadas. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) deu parecer favorável à construção apontando os benefícios para a comunidade brumadense e ficou de agendar uma audiência com os moradores da comunidade da Lagoa Funda para debaterem os pró e contras do CDP na localidade. Nesta quarta-feira (23), o site Brumado Notícias apurou que, além do material que já havia sido encaminhado para a cidade de Vitória Conquista, os engenheiros e parte da equipe de pedreiros e carpinteiros cadastrados em Brumado também foram transferidos para obras em outros municípios. A nossa reportagem apurou que a empreiteira deixou o município alegando que aguarda uma definição ou fim do impasse quanto ao local a ser construído o CDP.

Brumado: Polícia detém homem com faca sob acusação de estupro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Boatos de que um estuprador estaria circulando no município de Brumado têm aterrorizado a população. Conhecido como “estuprador da agulha”, o homem estaria ameaçando as vítimas com uma seringa contendo sangue contaminado com o vírus HIV. Na tarde desta quarta-feira (23), cozinheiras e garçonetes de um restaurante localizado na Praça Coronel Zeca Leite viram um elemento suspeito nas proximidades do local. Ao site Brumado Notícias, um garçom disse que acionou a polícia, que interceptou o homem na Rua Euclides da Cunha. Com ele, os policiais encontraram uma faca enferrujada com uma borracha servindo de cabo. Para a polícia, o acusado apresenta transtorno mental. “A única coisa que ele disse é que é de Goiânia e veio a pé do estado de São Paulo até chegar aqui em Brumado. Ele já havia sido apresentado aqui em outra ocasião sob a acusação de tentativa de agressão”, explicou um soldado. 

Brumado: Polícia detém homem com faca sob acusação de estupro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora não tenha aparecido nenhuma vítima, os policiais não descartaram a acusação de estupro e por isso o mesmo ficou detido para ser interrogado pelo delegado. Quanto aos rumores de um possível ‘estuprador da agulha’, a polícia ainda não possui nenhuma informação oficial. “Até agora só boatos, não apareceram vítimas e nem denúncias concretas. Infelizmente, tem ocorrido muito falatório que tem provocado o terror em Brumado. As pessoas têm que apurar melhor os fatos antes de ventilar tais informações. Dez pessoas espalhando a mesma mentira causa pânico à população”, afirmou um investigador da polícia civil.

Falta pouco para a ExpoBrumado 2014

Neste ano, a ExpoBrumado acontece entre os dias 02 e 04 de maio. O evento, que será realizado no Parque de Exposições Santa Inês, contará com leilão de animais e shows com grandes atrações, a exemplo dos forrozeiros vips Adelmário Coelho, Estakazero e Edgar Mão Branca, que se apresentam no sábado, 03 de maio. Os ingressos custam R$ 30 e a expectativa para a exposição é grande. A ExpoBrumado 2014 é uma realização da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab).

Brumado: Trânsito sem educação e carente de sinalização Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado vem sofrendo o desafio de organizar o tráfego nas vias públicas. Para isso, não basta apenas instalar placas e pintar vias, mas é necessário também um programa educativo voltado a toda a população no intuito de conscientizar para o trânsito e para a vida. A falta de respeito e atenção é grande nas vias públicas, onde é possível ver condutores imprudentes e pedestres que arriscam a própria vida. São constantes os flagrantes de carros que ficam horas estacionados obstruindo a rampa de acessibilidade para cadeirantes ou nas faixas de pedestres, tal como foi flagrado na manhã desta quarta-feira (23), na Rua Coronel Tibério Meira. Além disso, faltam faixas de pedestres em frente de algumas escolas públicas e agências bancárias no centro comercial. A Superintendência Municipal de Trânsito aguarda o recapeamento asfáltico por parte do Dnit, o qual envolverá o centro comercial e a Avenida Centenário.

Forró do Sítio Novo será realizado no dia 14 de junho

Vem aí a maior festa do sudoeste da Bahia, o Forró do Sítio Novo! O evento junino será realizado no dia 14 de junho. A festa terá início às 18h e término às 00h30. Em clima de Copa do Mundo, o forró será marcado pelas cores verde e amarelo. A festa promete lotar as dependências do Sítio Novo, onde se apresentarão a Banda Lordão, Trio da Huana, o forrozeiro mais apaixonado do Brasil, Edgar Mão Branca, e a Banda Cacau com Leite, um dos grupos de forró mais conceituados do Brasil. Na sexta edição do evento, uma mega estrutura será montada. Não deixe para depois e reserve já o seu ingresso. O primeiro lote está sendo vendido pelo valor de R$ 120 com direito a comida e bebida à vontade. A festa é uma produção da Só Legal Produções e do promoter Beto Bonelly.

Guanambi: Entregador de gás improvisa cobertura contra o calor de 40°C Foto: Bonny Silva

O verão tem sido rigoroso na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, onde estão sendo registradas temperaturas de 40°C. Tarefas comuns do dia a dia se tornam difíceis de realizar em função do forte calor. Para driblar o sol quente, um anônimo entregador de gás resolveu improvisar fazendo uma cobertura para a sua motocicleta. O equipamento com acabamento de primeira e bem sinalizado tem sido atração na capital do algodão. Após a iniciativa, o trabalhador tem sido ainda mais requisitado.

Senado aprova Marco Civil da Internet e Dilma sanciona a lei

O Projeto de Lei do Marco Civil da Internet foi aprovado pelo Senado e o texto já foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT). A proteção da neutralidade da rede, um dos principais pontos do projeto, garante tratamento igual para qualquer pacote de dados, sem que o acesso ao conteúdo dependa do valor pago. A regra determina tratamento igual para todos os conteúdos que trafegam na internet. Outro ponto da proposta garante o direito dos usuários à privacidade, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo das comunicações pela internet. O projeto também assegura proteção a dados pessoais e registros de conexão e coloca na ilegalidade a cooperação das empresas de internet com órgãos de informação estrangeiros. O Artigo 19, que limita à Justiça a decisão sobre a retirada de conteúdos, também está entre os principais pontos do projeto.  

Brumado: Reinauguração da loja Atecmaq será nesta quinta-feira (24) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com nome já consagrado no comércio brumadense, a loja Atecmaq, especializada em vendas e manutenção de computadores e produtos eletrônicos de segurança, irá inaugurar seu novo showroom sob nova direção na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, nesta quinta-feira (24). Na nova Atecmaq você encontra computadores, mouse, projetor, impressora multifuncional, roteador, teclados, mesa para escritório e vários outros produtos, além da manutenção de primeira qualidade. Compareça para brindar com a nova Atecmaq. A nova loja fica localizada na Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães, nº 153. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1623. 

Presidente do PV brumadense e família sofrem acidente na BR-324 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O empresário Gilson Dias, presidente do Partido Verde em Brumado, sofreu um acidente automobilístico enquanto trafegava pela BR-324 na tarde da última segunda-feira (21). Ele e a família regressavam de Salvador, onde passaram o final de semana prolongado. O empresário estava na companhia da esposa e dos filhos. Ao site Brumado Notícias, Gilson declarou que foi fechado por um caminhão e acabou colidindo com uma caçamba. O veículo saiu da pista e, ao retornar, colidiu com o caminhão que o havia fechado. 

Presidente do PV brumadense e família sofrem acidente na BR-324 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após o impacto, ele perdeu o controle da direção e o veículo virou e se arrastou por vários metros no asfalto. O carro teve perda total. Apesar da gravidade do acidente, apenas o condutor sofreu algumas escoriações no braço. Dias falou sobre o ocorrido. “Quando ouvi meus filhos chorando levantei as mãos para o céu e repeti várias vezes ‘graças a Deus, estão todos bem’. Foi o renascimento da nossa família”, disse Gilson.

Brumado: Colisão envolvendo caminhão de lixo na Exupério Canguçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um caminhão de lixo da empresa que presta serviço para a prefeitura de Brumado colidiu com um veículo na tarde desta terça-feira (22), na Rua Exupério Canguçu. Segundo informações de testemunhas, o carro de passeio com placa da cidade de Dom Basílio atingiu o pneu do caminhão. Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito compareceram ao local, onde fizeram o levantamento da ocorrência. Ninguém se feriu.

Brumado: Equipe de Jiu-Jitsu vence campeonato brasileiro da região Nordeste Foto: Divulgação

A equipe brumadense de Jiu-Jitsu ganhou o Campeonato Brasileiro da Região Nordeste, que foi realizado nos dias 12 e 13 de abril, na cidade de Feira de Santana. O município foi representado pelos atletas Alexandra Cardoso Leite, e Carlos Gabriel Oliveira Lima. Ainda se destacaram os atletas Dionísio Carlos Aragão, e Paulo Cesar Leite de Souza. No último dia 17, a equipe esteve no gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) para agradecer o apoio recebido. O secretário de esportes do município, Miguel Lima Dias, também parabenizou a equipe local. Aproveitando a oportunidade, o vereador Weliton Lopes (SDD) falou sobre a relevância da Indicação de sua autoria, já apresentada e aprovada pelo Plenário da Câmara de Vereadores, propondo ao Poder Executivo a criação de um calendário esportivo com datas pré-fixadas dos diversos eventos esportivos que acontecem no município, tanto na zona urbana como também na zona rural.

Brumado: Caminhão baú causa transtorno na Avenida Antônio Mourão Guimarães Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com pressa para abastecer algumas casas comerciais na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado, na manhã desta terça-feira (22), o motorista de um caminhão baú não observou o horário de carga e descarga na localidade e acabou cometendo infrações de trânsito ao estacionar bem próximo à faixa de pedestre e a menos de dois metros da sinaleira que fica em frente ao escritório regional do Derba. O veículo permaneceu obstruindo a passagem de carros e pedestres por um bom tempo. Em um determinado momento, o site Brumado Notícias registrou que uma pessoa quase foi atingida pela tampa do caminhão no momento em que tentava atravessar a via. Populares disseram que se tornou comum esse tipo de ação no trecho.

Brumado: Prefeitura começa redução de lombofaixa na Lindolfo de Brito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apontada como irregular, a lombofaixa localizada em frente ao Campus XX, da UNEB, na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, via de entrada da BA-148, em Brumado, começou ser reduzida nesta terça-feira (22) pela prefeitura local. Uma ação foi movida no Ministério Público Estadual denunciando a irregularidade e o órgão acatou a denúncia obrigando a Superintendência Municipal de Trânsito a reduzir ou remover a sinalização.

Contendas do Sincorá: Mulher é presa com drogas na bagagem Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na cidade de Contendas do Sincorá, Fernanda Barbosa Viana foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. Fernanda foi abordada por um policial dentro de um ônibus que seguia de Jequié para Contendas. O soldado suspeitou da atitude da acusada e a abordou assim que chegaram na cidade. Em sua bagagem, foram encontrados dois tabletes de drogas, totalizando quase 100 gramas de crack e cocaína. Segundo Fernanda, os entorpecentes seriam comercializados na cavalgada de Contendas. A acusada se encontra na cadeia de Contendas do Sincorá.

Brumado: Banheiro público só funcionou durante o carnaval Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comerciantes e populares cobram da prefeitura a abertura do banheiro público localizado na Travessa Teixeira de Freitas, no centro de Brumado. O banheiro, que ficou um longo tempo abandonado, foi reformado para atender a demanda do carnaval com a promessa de ficar em funcionamento permanente após o período de festa. Porém, isso não está acontecendo. Os comerciantes relataram ao site Brumado Notícias que o aparelho público só tem utilidade se estiver aberto à população. Eles reclamam de que sem o banheiro algumas pessoas acabam urinando nas paredes dos comércios e outras pedem para utilizar os banheiros das lojas. A nossa reportagem tentou contato com o secretário de Infraestrutura para falar sobre o assunto, mas não obtivemos êxito.

Brumado: Em meio à seca, desperdício de água é registrado em comunidades rurais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda é crítico o abastecimento de água no interior do sertão brumadense, mas algumas comunidades rurais já estão recebendo água canalizada da barragem de Cristalândia. Apesar da situação difícil, a reportagem do site Brumado Notícias registrou grande desperdício do líquido nas comunidades do Campo I e no Espinheiro, que ficam à margem da BR-030, sentido Brumado/Caetité. Em várias vias vicinais, existem minas de água por conta de canos recentemente instalados pela Embasa, os quais estão danificados. A nossa equipe flagrou pelo menos nove minas entre as duas comunidades. 

Brumado: Em meio à seca, desperdício de água é registrado em comunidades rurais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além dos canos quebrados, há vazamentos também nas caixas dos hidrômetros. Nesses casos, além do desperdício, pode ser ocasionado aumento nas contas dos consumidores. Na casa de Miguelina Pereira, no Espinheiro, já se formou um riacho no caminho de acesso à residência em função de um vazamento de água. Segundo os moradores, os vazamentos começaram desde o último sábado. “Ficamos muito tempo buscando água nas aguadas e poupávamos ao máximo, e agora ficamos lamentando esse desperdício em nossas portas”, disse dona Miguelina.

Brumado: Vândalos destroem lixeiras na Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores da Vila Presidente Vargas, em Brumado, estão indignados com a ação de vândalos, que danificaram algumas caixas coletoras de lixo na Praça Saldino Lopes, cartão postal e ponto de encontro dos moradores localidade. Os populares reclamam que falta um guarda municipal para tomar conta do bem público durante à noite. “Infelizmente temos de conviver com uma meia dúzia de pessoas sem cultura e sem educação que não valorizam a qualidade de vida. Esperamos que a prefeitura possa atender nosso apelo e manter o guarda municipal em nossa praça, caso contrário logo ficaremos sem nenhuma lixeira ou até sem a nossa praça”, desabafou o morador João de Deus.

Brumado: TRE-BA mantém vitória de Aguiberto e inadmite subida de Recurso Especial para o TSE Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em uma decisão jamais esperada pela candidata derrotada nas eleições 2012, Marizete Pereira (PT), e seu vice Marlúcio Abreu (PP), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Lourival Almeida Trindade, julgou um recurso impetrado pela petista e impediu a subida de um processo movido por fraude, corrupção e abuso de poder político e econômico nas últimas eleições. Com três votos favoráveis e dois contrários, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), e sua vice, Cristina Gondim (PSDB), mantiveram a vitória conquistada pelo pleno do TRE-BA em 29 de janeiro e seguem no comando do município. A decisão de manter o processo já julgado na corte eleitoral baiana foi publicada nesta terça-feira (22) pelo desembargador. “Pelos fundamentos predelineados, inadmito a subida deste Recurso Especial”, sentenciou Lourival. A decisão garante a permanência do processo no TRE e o mesmo não irá para a apreciação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, em sua última instância. Clique aqui e veja a decisão.

Barra da Estiva: Bahia Pesca fortalece a piscicultura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Barra da Estiva, a pesca e a piscicultura serão fortalecidas com a distribuição de 100 mil alevinos de tilápias e tambaquis e um curso de capacitação em piscicultura, promovido pela Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri). A ação vai envolver aproximadamente 170 pescadores do município. Além da entrega dos filhotes de peixes, os técnicos da Bahia Pesca prestarão assistência técnica para otimizar a produtividade dos piscicultores. O projeto visa aumentar a oferta do pescado na região e dar uma nova opção de renda para as famílias. “Antes da distribuição dos alevinos, técnicos da Bahia Pesca visitarão as comunidades beneficiadas para avaliar a qualidade da água, prestar assistência técnica, capacitar os piscicultores e explicar sobre a aclimatação dos peixes ao novo ambiente”, ressaltou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Faltam cinco dias para o Amarok in Tour Foto: Divulgação

Vem aí o maior evento de Amarok´s da Bahia. O Amarok in Tour será realizado no dia 27 de abril deste ano. Isso mesmo, faltam apenas cinco dias. Nesta edição do evento, muitas novidades vão fazer a cabeça dos apaixonados pelo carro da Volkswagen. O mapa da trilha e toda programação já foram divulgados. Amarok - a melhor caminhonete do Brasil. Para maiores informações, ligue (77) 3441-5000.

Arquivo