Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2014
Mais assaltos e boatos de arrombamentos e saques em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os bandidos estão se aproveitando da greve da polícia militar para assaltar o comércio brumadense na tarde desta quarta-feira (16). Em um mercadinho localizado no Bairro Santa Tereza, os meliantes roubaram celulares dos funcionários e dinheiro dos caixas. Em outra ocorrência, os criminosos assaltaram uma lanchonete no interior de uma agência de vendas de passagens intermunicipais no centro da cidade. A atendente da lanchonete disse que o bandido pediu o dinheiro alegando que não queria matar, mas apenas roubar. Por conta do assalto e da falta de segurança, a agência foi fechada e um aviso deixado na porta aponta que o atendimento está sendo realizado apenas no salão de embarque da empresa ou no Terminal Rodoviário do município. Além dos assaltos, boatos de possíveis arrombamentos e saques nas casas comerciais preocupam os empresários da cidade. Muitos deles fecharam as portas dos estabelecimentos mais cedo e até providenciaram vigilantes de última hora a fim de proteger seu patrimônio.

Wagner avalia greve da PM como 'eleitoreira' Foto: Foto: Henrique Mendes/G1-BA

Em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje (16), o governador Jaques Wagner (PT) disse que a greve da polícia militar no estado tem caráter “eleitoreiro” e que ainda não há prazo para encerramento da paralisação. Para ele, os grevistas estão “apostando no caos para assustar a sociedade e o governo”. “Essa greve é ilegal, inconstitucional e unilateral. Nos últimos sete anos e meio, a PM acumulou ganho real de 60%”, reiterou.  De acordo com Wagner, os valores apresentados pelas associações como contraproposta em relação ao reajuste salarial são “irreais”, principalmente porque o governo ainda paga o reajuste do movimento de 2012. O governador ainda destacou que as forças militares não têm direito à greve e que os policiais devem cumprir a missão de garantir a segurança da população. Por fim, o chefe do executivo estadual acredita que a paralisação atual não vai afetar a chapa do governo nas eleições deste ano.

Vereador de Guanambi participa de assembleia de agentes de saúde e endemias em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador José Carlos Lelis Costa (PSB), o Latinha, da cidade de Guanambi, esteve em Brumado na última terça-feira (15) participando de uma assembleia dos agentes comunitários de saúde e de endemias, realizada no Clube do Sindicato dos Mineradores. O parlamentar, que participou do processo de criação da associação dos agentes de saúde e do sindicato da categoria, o qual atende a quarenta municípios da região, declarou ao site Brumado Notícias que faz questão de participar de todas as reuniões e assembleias dos agentes. O vereador disse ainda que está participando das negociações da categoria com a prefeitura local no que tange à regulamentação do cargo dos agentes comunitários de saúde e endemias. O parlamentar guanambiense apontou que os profissionais merecem atenção no que diz respeito ao piso nacional e ao plano de cargos e salários. “Nossa luta não é só salarial, mas sim de humanizar e melhorar a qualidade das condições de trabalho dos nossos agentes”, destacou o vereador.

Brumado: Com medo, bancos e comércio fecham as portas mais cedo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um aviso de encerramento das atividades por causa da greve da polícia militar foi estampado na porta de entrada da agência do Bradesco, em Brumado. No local, apenas os caixas eletrônicos estão disponíveis para os clientes nesta quarta-feira (16). Além do Bradesco, a Caixa Econômica Federal e a agência dos Correios também interromperam as atividades mais cedo por causa da onda de assaltos que se iniciou na cidade. 

Brumado: Com medo, bancos e comércio fecham as portas mais cedo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No começo da tarde, uma dupla assaltou uma farmácia localizada próximo à agencia da Caixa, o que causou muita correria no centro comercial e fez com que muitos lojistas fechassem as portas. As ruas do centro comercial estão pouco movimentadas e os demais comerciantes já falam em fechar as portas antes do horário previsto.

Brumado: Bandidos promovem onda de assaltos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma onda de assaltos foi iniciada na tarde desta quarta-feira (16), em Brumado. Com a greve da polícia militar, os bandidos causaram pânico na capital do minério ao promover uma série de assaltos em vários estabelecimentos comerciais da cidade. Dois marginais em uma motocicleta agiram livremente. Eles iniciaram a ação em uma casa lotérica localizada nas proximidades da Praça Heráclito Cardoso e, em seguida, assaltaram a mercearia de um vereador no Bairro Dr. Juracy. Na sequência, a dupla roubou uma distribuidora de água na Avenida João Paulo I. Em todas as ocorrências um meliante entrava no estabelecimento com a arma de fogo em punho, enquanto o comparsa aguardava do lado de fora. Na casa lotérica, o assaltante levou o talão de cheques do vigilante e o dinheiro que havia nos caixas. Nos três casos, as vítimas tentaram avisar a polícia, mas não obtiveram êxito.

Brumado: Monteiro Lobato promove palestra sobre o vício em redes sociais Foto: Divulgação

De acordo com o programa de dependência de internet do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (IPq-HCUSP), o vício em redes sociais é forte como o da dependência química. Sintomas de crise de abstinência, como ansiedade, excessos de raiva, suores e até depressão se manifestam quando há afastamento da rede. Preocupado com o tema, o Centro Educacional Monteiro lobato convidou o juiz Genivaldo Alves Guimarães para orientar os adolescentes sobre os benefícios e malefícios das redes sociais, bem como a influência que os meios de comunicação e as amizades exercem na vida dos jovens. O encontro foi realizado na última segunda-feira (14).

Brumado: Páscoa com mais sabor é na Bella Vista Embalagens e Festas Na loja você ainda pode degustar o chocolate harald.

A Bella Vista, Embalagens e Festas oferece a sua clientela uma ampla variedade de produtos para deixar a semana da Páscoa ainda mais divertida e saborosa. Tem fôrmas de diversos tamanhos para ovos, coelhos e barras de chocolate, bombons, e embalagens diversas. Derreta com cuidado, decore com carinho, embale com bom gosto e presenteie com amor, com os produtos da Bella Vista. A Bella Vista, Embalagens e Festa fica localizada na Avenida Centenário, em Brumado, ao lado da Igreja Universal. Veja, conheça nosso mix de produtos e faça a degustação do chocolate harald. Os telefones são (77) 3453-1830 / 3453-1835. Bella Vista, onde sua Páscoa tem mais sabor!

Tribunal de Justiça decreta ilegalidade da greve dos policiais na Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decretou nesta quarta-feira (16) a ilegalidade da greve da polícia militar da Bahia. O órgão ainda determinou que todo o efetivo deve voltar imediatamente às atividades para a garantia da segurança pública. A decisão partiu de pedido feito pelo Ministério Público do Estado da Bahia em uma ação cautelar ajuizada pelo procurador-geral de Justiça, Márcio José Cordeiro Fahel, contra o governador da Bahia, Jaques Wagner, e seis associações representativas dos policiais militares. De acordo com a decisão judicial, o governador deve realizar um plano de contingenciamento da segurança pública em todo o estado, de modo a preservar os interesses públicos de segurança social e jurídica. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), os militares e equiparados são proibidos de realizar greve.

Greve da PM: Sindicato se posiciona contra a abertura das agências bancárias Foto: Reprodução/Blitz Conquista

Após a deflagração de greve da polícia militar da Bahia, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região se posicionou contra a abertura das agências bancárias em toda a sua base territorial. O sindicato alega que as atividades devem ser suspensas enquanto não houver garantias de segurança para os bancários e clientes dentro dos estabelecimentos. O SEEB/VCR se solidariza com os policiais militares, que lutam por melhores condições de trabalho e o devido reconhecimento de sua função social.

Brumado: 20ª Coorpin adere à paralisação de 24 horas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apenas 30% do efetivo de policiais civis lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, está em atividade nesta quarta-feira (16), pois a categoria aderiu à paralisação de 24 horas proposta pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC). Com a paralisação, os únicos serviços disponibilizados na delegacia são de flagrantes e levantamento cadavérico. Os policiais permitiram a visitação aos detentos e entrega de alimentos. Quem compareceu ao local para fazer registro de ocorrência na manhã desta quarta-feira (16) não foi atendido por conta da determinação que ocorre em todo o estado.

Brumado: Sem verba, obras permanecem paradas no Estádio Gilberto Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apenas o setor do almoxarifado está funcionando nas obras do Estádio Gilberto Cardoso, o Gilbertão, em Brumado. O empreiteiro responsável pela obra, Jair Leite, esclareceu ao site Brumado Notícias que há pouco mais de três meses os recursos do governo federal não estão sendo repassados, gerando um acúmulo de R$ 330 mil. Com a falta de verba, a equipe de serviço no canteiro de obras não pode ser mantida. “Não parou 100% porque, quando o pessoal está sem obras em outros locais, eu os mando para o estádio, mas as obras no Gilbertão não estão sendo prioridade neste momento”, disse o empreiteiro.

Brumado: Mesmo com a greve da PM, cidade mantém relativa tranquilidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo com a greve da polícia militar e com o aumento nos registros de delitos na capital baiana, o interior do estado ainda mantém relativa tranquilidade na manhã desta quarta-feira (16). Na cidade de Brumado, apesar da pouca movimentação de consumidores nas ruas, o comércio abriu normalmente, assim como os bancos. O site Brumado Notícias fez um giro pelo município e registrou que os populares estão mantendo a rotina. Já na sede da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) os portões estão fechados e cones impedem a passagem de veículos. 

Brumado: Mesmo com a greve da PM, cidade mantém relativa tranquilidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone, o Major Berlink declarou a nossa reportagem que está sendo mantido 30% do efetivo em atividade para garantir o mínimo possível de segurança à população. Ele disse ainda que conseguiu acordar com os soldados que, caso haja alguma alteração, os mesmos devem agir no intuito de manter a ordem na cidade. “Não é hora de espalharmos o pânico e nem promover atrocidades. Por isso que pedimos a colaboração da população para que mantenha atenção redobrada. Mesmo com o efetivo reduzido durante o período de greve, a 34ª CIPM continua em atividade para manter a segurança no município e em toda sua área de abrangência”, destacou o Major.

Brumado: Cras Yolanda Pires promove dia da autoestima Foto: Divulgação

Estudos apontam que pessoas mais velhas quando mais felizes conseguem desacelerar os sintomas do envelhecimento em comparação com aqueles mais infelizes com a vida. Nesse sentido, com o objetivo de promover o bem estar social da população idosa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio da equipe técnica do Cras Yolanda Pires, localizado na Vila Presidente Vargas, realizará na próxima quinta-feira (17) o Dia da Autoestima. O evento contará com a participação do cabeleireiro Marcelo Pauferro e sua equipe. 

Brumado em 'guerra' contra o agronegócio pela água do Rio das Contas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Movimento de Despoluição do Rio do Antônio (Modera) recepcionou mais uma vez o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas na manhã desta terça-feira (15), na unidade do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão, em Brumado. Junto com a população, representantes políticos da região e alunos de escolas do município, o movimento debateu a proposta de manifestação contra o projeto para construção de duas barragens no Riacho das Pedras, afluente do Rio das Contas, que fica localizado em área próxima as suas nascentes, no município de Piatã. Os idealizadores do encontro apontaram que pretendem organizar protestos pacíficos, bem como contribuir para formar opinião contra o projeto. Além do Modera e do Comitê do Rio das Contas, também participaram do ato público os grupos Abracadabra, APDEMB, o Levante Popular da Juventude e a SEMAR, que prepararam faixas e cartazes que foram afixados próximo ao local do encontro. Ao site Brumado Notícias, Aurino Ferreira, presidente do Modera, declarou que Brumado entrou em uma guerra contra o agronegócio. “Vamos ter que lutar com unhas e dentes contra os poderosos do capitalismo que querem represar a nossa água apenas para o benefício monetário deles. É uma guerra sim em que teremos de mostrar nossa força e lutar pelo nosso direito conquistado. E para isso termos que contar com o apoio da sociedade em geral, da política e de toda a região que também se beneficia com o Rio das Contas”, disse o ambientalista.

Brumado: São João no Bairro Dr. Juracy acontece nos dias 23 e 24 de junho

Está chegando o São João do Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Tradicional evento nesta época do ano na cidade, a festa junina comunitária será realizada nos dias 23 e 24 de junho, na Praça João Romão. Todos os brumadenses e visitantes estão convidados a participar desse grande arrasta-pé. Além de muita música boa, a festa reúne gente bonita, comidas típicas e bebida à vontade. O São do Bairro Dr. Juracy é uma realização da Associação de Moradores local. Chega logo São João!!

Vereador Catoze anuncia abertura de processo licitatório para obras em Brumado Foto: Divulgação

O vereador José Carlos Alves Meira (PT), o Catoze, informou ao site Brumado Notícias que a abertura do processo licitatório para início das obras dos sistemas de abastecimento de água nas comunidades de Pompéia, Pebas, Furtuoso e Lagoa do Tunico acontecerá no dia 13 de maio, às 09h, na Embasa, em Salvador. Orçada em R$ 544.562,03, a obra conta apenas com recursos da Concorrência Nacional, segundo o gerente regional da Embasa de Vitória da Conquista, José Olímpio Silveira. O vereador Catoze esteve com Olímpio na última segunda-feira (14).

Brumado: Divina Providência realiza cadastramento das famílias na Comunidade Boi Morto Foto: Divulgação

A Associação Divina Providência, entidade executora do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), realizou na última segunda-feira (14) uma mobilização para cadastramento das famílias na comunidade Boi Morto e adjacências, em Brumado. A mobilização visa divulgar o programa para as famílias. Na ocasião, elas são informadas sobre critérios de seleção, metodologia de trabalho e funcionamento, além de serem orientadas quanto à participação em cada uma das etapas. Durante a reunião, foi realizado o cadastramento das famílias para que os técnicos de campo possam fazer as visitas e analisar a propriedade, a fim de indicar a tecnologia apropriada para cada família. As famílias selecionadas participarão da Capacitação de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), realizada na própria comunidade. O programa é executado pela Associação Divina Providência/ASA, financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social de Combate à fome (MDS) e está atendendo os municípios de Brumado, Lagoa Real e Rio do Antônio.

Prefeito Aguiberto Lima Dias acerta últimos detalhes para o funcionamento do IFBA Foto: Divulgação

As obras para construção do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Brumado foram iniciadas em 2013 e hoje estão em fase final. A conclusão dos trabalhos está prevista para este semestre. Visando acertar os últimos detalhes para o funcionamento do órgão no município, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) esteve na tarde desta terça-feira (15), em Salvador, com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Anilson Roberto Cerqueira Gomes. Durante o encontro, ambos formataram uma agenda positiva para essa fase final dos trabalhos. O pró-reitor ainda solicitou da prefeitura municipal apoio para a construção de uma pista que saia da BA-148 até a entrada do campus, a qual garantirá melhor acessibilidade dos alunos. O gestor brumadense saiu satisfeito da reunião. Na cerimônia de inauguração do campus deverão estar presentes diversas autoridades.

Greve da polícia militar preocupa brumadenses Na última greve em 2012, bandidos arrombaram diversas casas comerciais no município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após a confirmação da greve geral da polícia militar no estado da Bahia, a população brumadense está temerosa quanto à possível ação de marginais no município. Muitos se recordaram da última greve, que aconteceu no ano de 2012, quando, em uma única noite, bandidos arrombaram diversas casas comerciais no município. O site Brumado Notícias tentou contato com o Major Berlink, mas este não pode conversar com a nossa reportagem, devido a uma reunião com a tropa da 34ª CIPM, na tentativa de contornar a situação e garantir a segurança na cidade. Já o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, declarou que aguardará o pronunciamento do Major quanto a se os soldados da PM local irão aderir ou não à greve. Segundo ele, caso isso aconteça, a coordenadoria buscará reforços de policiais civis da região a fim de assegurar a delegacia e a segurança dos munícipes. Enquanto não há uma resposta, os brumadenses preferiram voltar para casa mais cedo.

Polícia Militar da Bahia em greve por tempo indeterminado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de assembleia realizada nesta terça-feira (15), a polícia militar decretou greve por tempo indeterminado. A reunião estava prevista para acontecer no período da tarde, mas só se iniciou às 19h30, após representantes de associações analisarem a proposta da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Alguns pontos do Plano de Modernização da PM, que foi apresentado pelo governo na semana passada, foram alterados, entre os quais o aumento da CET (Condição Especial de Trabalho), que prevê reajuste de 25% no valor do soldo de policiais do administrativo; de 17% para 35% no valor de soldo para quem já recebia o reajuste; e os motoristas, que tinham 35%, ficarão com 60%. O código de ética e dos processos disciplinares serão revisados. Quanto ao plano de cargos e salários, além da equiparação salarial com a polícia civil, o governo se comprometeu a revisá-lo e a abrir progressões como quatro mil vagas de soldado para cabo, duas mil de cabo para sargento e 500 vagas de subtenente para sargento. As informações são do G1.

Governo prevê aumento do salário mínimo para R$ 779,79 Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (15), o governo encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 (LDO-2015), o qual prevê aumento do salário mínimo para R$ 779,79. O reajuste é de 7,71%. O governo estima que o superávit primário para o setor público consolidado será de R$ 143,3 bilhões, valor que corresponde a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Com o abatimento dos R$ 28,7 bilhões destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a meta do superávit primário fica em R$ 114,7 bilhões (ou 2% do PIB).

Brumado: Paciente registra estado caótico na Policlínica Manoel Fernandes Foto: Abetino Marinho/Brumado Notícias

O internauta Abetino Marinho, paciente da policlínica Manoel Fernandes, em Brumado, compareceu à unidade que fica localizada na Praça Pompílio Leite para ser atendido. No local, ele ficou indignado com as condições da clínica. Com o celular, Abetino registrou portas enferrujadas, matagal na área de sol, porta do setor de esterilização com fechadura arrebentada e parte do piso sem cerâmica. 

Brumado: Paciente registra estado caótico na Policlínica Manoel Fernandes Foto: Abetino Marinho/Brumado Notícias

O paciente disse que as condições estruturais da unidade chamam a atenção justamente por se tratar de uma unidade de atenção básica hospitalar. “Está na hora do setor responsável dar uma atenção especial a essa policlínica”, observou.

Ciclismo: Brumadense campeão baiano abandona a competição em protesto contra Federação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O atleta do ciclismo brumadense, Jocimar Novaes, o Jojó, campeão baiano na categoria Master em 2013 e que figura na segunda colocação na modalidade neste ano, está abandonando a competição em protesto contra a Federação Baiana de Ciclismo (FBC). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Jojó alega que deseja participar da Copa Norte/Nordeste de Ciclismo e como está na segunda colocação no campeonato estadual tem o direito assegurado pelo regulamento da FBC. No entanto, segundo ele, os dirigentes da federação estão o impedindo de participar da competição ao convocar um atleta da cidade de Feira de Santana para compor a seleção baiana. O atleta brumadense confirmou que está fora do campeonato baiano em razão da “retaliação” imposta pelos dirigentes da FBC. Para ele, o corte se deve ao fato de que no ano passado, ao ser convocado, ele não teria conseguido dispensa do trabalho para compor a equipe que representou o estado. Já foram disputadas quatro etapas do campeonato baiano de ciclismo e a quinta etapa da competição está marcada para o dia 06 de junho, na cidade de Brumado. “Ainda tenho muitas chances de vencer a competição, mas estou abandonando o campeonato. Já falei com os meus patrocinadores e esclareci toda a situação, estou muito magoado com a FBC e por isso me retiro do campeonato em protesto contra a decisão deles de violar um regulamento que eles deveriam ser os primeiros a defender”, asseverou o atleta.

Policiais civis paralisam atividades nesta quarta-feira na Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os policiais civis do estado da Bahia decidiram em assembleia paralisar as atividades a partir das 08h da próxima quarta-feira (16). Eles só retornarão às atividades no mesmo horário do dia seguinte. 30% do efetivo será mantido trabalhando no atendimento para prisão em flagrante, levantamento cadavérico, e crimes contra a criança e contra a vida. Segundo o Sindpoc, a aprovação do Projeto de Lei que define o reajuste dos funcionários do Estado parcelado em duas vezes desagradou os servidores. Amanhã (15), os trabalhadores devem se reunir em assembleia no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários para discutir a possibilidade de greve geral.

Arquivo