Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Natal: Bebê com suspeita de H1N1 respira com ajuda de pote de margarina

01 Abr 2016 - 08h30


Natal: Bebê com suspeita de H1N1 respira com ajuda de pote de margarina
Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Um bebê com menos de 1 mês de vida deu entrada na UPA da Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, com suspeita de ter contraído a gripe H1N1. Sem estrutura suficiente para atender a criança, a equipe médica improvisou com um balde de margarina, usado como uma espécie de capacete no lugar onde deveria estar um CPAP, equipamento comumente empregado para tratar distúrbios respiratórios. De acordo com o G1, a médica que fez o atendimento preferiu não se identificar, mas explicou que o recém-nascido precisava ficar internado em uma UTI. Sem vaga em nenhuma unidade, ela resolveu isolar o bebê em uma sala da pediatria para evitar o contato com outros pacientes.  Agora, o bebê está entubado na UPA em ventilação mecânica. O secretário municipal de saúde informou que não houve irregularidade na medida tomada pela equipe médica, apesar de não ser o recomendado.

DEM tem boa relação com o PT e o PCdoB de Brumado, mas pode não fazer aliança em 2016

01 Abr 2016 - 08h00


DEM tem boa relação com o PT e o PCdoB de Brumado, mas pode não fazer aliança em 2016

A Executiva Nacional do Democratas (DEM) decidiu proibir a formação de coligações com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) nas eleições municipais deste ano. O presidente da legenda na Bahia, deputado federal José Carlos Aleluia, disse que pode haver exceções para permitir a coligação, mas a Executiva Nacional terá que ser consultada. Em Brumado, o partido se posicionou por meio do vereador Weliton Lopes, que disse ter uma boa relação com o PT e o PCdoB, mas que segue a orientação do DEM e do deputado Luciano Ribeiro (DEM). Na cidade, o PT e o PCdoB tem pré-candidatos à prefeitura: Edmundo Pereira e Édio Pereira. Já Lopes busca a viabilização de uma possível candidatura do presidente da Câmara de Brumado, vereador Alessandro Lôbo (PRB).

Operação Lava Jato: Investigações sobre Lula vão para o STF

01 Abr 2016 - 07h30


Operação Lava Jato: Investigações sobre Lula vão para o STF
Foto: Instituto Lula

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão de Teori Zavascki de retirar as investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Justiça Federal de Curitiba. No dia 22 de março, Zavascki havia determinado, em caráter liminar, que o juiz federal Sérgio Moro remetesse todos os procedimentos judiciais que envolvessem o petista, por envolverem pessoas com foro privilegiado. A decisão foi tomada após Moro derrubar o sigilo de interceptações telefônicas de Lula, que envolviam conversas com ministros e até com a presidente Dilma Rousseff. Em seu voto, Zavascki defendeu que comunicação de presidentes são uma questão de “segurança nacional”. O relator já foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Carmen Lúcia e Dias Toffoli. Como o ministro Gilmar Mendes está em Portugal, os seis votos constituem maioria.

Livramento: Reconciliação política entre os ex-prefeitos Emerson e Carlão é confirmada

01 Abr 2016 - 07h00


Livramento: Reconciliação política entre os ex-prefeitos Emerson e Carlão é confirmada
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Conforme já havia sido divulgado pelo site Brumado Notícias, os ex-prefeitos Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão, e Emerson José Osório Pimentel Leal (PDT) se reconciliaram politicamente. Os políticos confirmaram na última quinta-feira (31) a reaproximação com vistas as eleições 2016. Ambos se reuniram e anunciaram oficialmente o apoio duplo. Leal esclareceu que continua na base da administração do atual prefeito, Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP), o Dr. Paulo, que, segundo ele, não concorrerá à reeleição. Já Carlão fez inúmeras críticas a atual gestão, deixando bem claro que há uma disparidade significativa em relação ao seu discurso e o de Emerson no que se refere ao assunto. Com o anúncio, novas “surpresas” podem surgir no cenário político da capital da manga e do maracujá.

Brumado recebe alerta epidemiológico do estado referente à gripe H1N1

01 Abr 2016 - 00h00


Brumado recebe alerta epidemiológico do estado referente à gripe H1N1
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da diretoria da Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu alerta epidemiológico para todas as secretarias de saúde e vigilâncias municipais referente à gripe H1N1. O alerta chama a atenção para o período sazonal de transmissão do vírus, que ocorre em meados do mês de maio. Apesar disso, houve aumento das ocorrências durante o mês de fevereiro desse ano. O vírus traz consigo a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que leva a morte caso não seja diagnosticada e tratada em tempo hábil. O alerta apresenta ainda o relatório em que foram notificados 26 casos de H1N1 na Bahia até o dia 09 de março deste ano, tendo sido 8 confirmados, todos na capital. Destes, dois casos evoluíram para óbito. Os sintomas da doença são: febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta, além de cefaleia, mialgia e artralgia (dor em uma ou mais articulações). Para bebês com menos de seis meses de vida, o sintoma é a febre de início súbito. Dentre as mediadas preventivas apontadas pelo informe da secretaria estadual está a higienização e lavagem constante das mãos, principalmente antes de manipular ou ingerir alimentos, proteger a tosse e espirro com lenço descartável, e manter o ambiente bem ventilado. 

Brumado recebe alerta epidemiológico do estado referente à gripe H1N1
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica de Brumado (Vigep) informou ao site Brumado Notícias que há 18 anos o município participa da campanha de vacinação sazonal de prevenção ao H1N1. O setor alertou que, embora não haja nenhuma notificação da doença na cidade, o município é vulnerável ao vírus, uma vez que há o deslocamento constante de munícipes para as regiões mais afetadas, como os estados da região sudeste do país. A Vigep adiantou que, assim como nos anos anteriores, o município fará parte da campanha nacional de vacinação no dia 30 de abril, atendendo primeiro a demanda do público alvo, formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tenham até 45 dias pós parto, presos e funcionários do sistema prisional.