Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2017"

MEC acaba o Ciências sem Fronteiras

02 Abr 2017 - 09h00


MEC acaba o Ciências sem Fronteiras

O governo decidiu enterrar de vez uma das estrelas do governo Dilma na Educação, o Ciência sem Fronteiras, que pagava cursos de graduação para estudantes no exterior. Mendonça Filho fez as contas e afirma que, com o montante gasto para mandar 30 mil estudantes para fora, seria possível pagar a merenda escolar para 40 milhões de alunos da educação básica. Em 2015, o programa consumiu cerca de R$ 3,2 bilhões, enviando alunos principalmente para universidades americanas e europeias. A avaliação do MEC é que o programa não trouxe resultados devido à deficiência em inglês dos brasileiros e à falta de diretrizes claras sobre que perfil de estudante deveria ser financiado. As bolsas de pós-graduação permanecerão como eram antes. As informações são do jornal O Globo.

Remédios terão reajuste de até 4,76% nos preços

02 Abr 2017 - 08h30


Remédios terão reajuste de até 4,76% nos preços
Foto: Reprodução

Os preços dos remédios poderão subir até 4,76%. Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) fixou em 4,76% o reajuste máximo permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. A regulação é válida para um universo de mais de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro. Em 2016, o reajuste máximo autorizado foi de 12,5%. Em 2015, foi de 7,7%. Em 2014, o reajuste foi de 5,68%. De acordo com o G1, o reajuste leva em conta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 10 de março de 2017, cuja taxa foi de 4,76% no período de março de 2016 a fevereiro de 2017. O Ministério da Saúde informou que o reajuste é o menor registrado nos últimos 10 anos. Para este ano, o ajuste médio autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos ficou em 2,63%, valor abaixo da inflação acumulada de 4,76%.

Doze municípios elegem novos prefeitos neste domingo (02)

02 Abr 2017 - 08h00


Doze municípios elegem novos prefeitos neste domingo (02)
Foto: Reprodução

Eleitores de 12 municípios voltaram às urnas neste domingo (2) para eleger os novos prefeitos e vice-prefeitos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cidades nos estados de Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rondônia, Sergipe e Pernambuco estão tendo nova eleição neste fim de semana porque os candidatos mais votados em outubro do ano passado tiveram os registros cassados pela Justiça Eleitoral. O voto é obrigatório para os eleitores entre 18 e 70 anos e facultativo a analfabetos e a eleitores com 16 ou 17 anos ou acima de 70 anos. A votação iniciou às 8h em Foz do Iguaçu, Piraí do Sul, Nova Laranjeiras e Quatiguá, no Paraná; Sangão e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina; Cafelândia, São José da Bela Vista e Mococa, em São Paulo; Carmópolis, em Sergipe; Ipojuca, em Pernambuco; e Guajará-Mirim, em Rondônia.

Brumado: Dudu Vasconcelos grava vídeo anunciando renúncia e diz ser contrário a feriados religiosos

01 Abr 2017 - 17h55


Brumado: Dudu Vasconcelos grava vídeo anunciando renúncia e diz ser contrário a feriados religiosos
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, gravou três vídeos na tarde deste sábado (1º) anunciando a sua renúncia ao cargo e ser contrário aos feriados e cultos religiosos. Filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o parlamentar opinou sobre os projetos polêmicos que foram aprovados pela Câmara Municipal de Brumado e lamentou o fato ocorrido com seu irmão, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Cunha Vasconcelos, que se envolveu em uma briga com o professor Gilvan Moreira na sessão legislativa do dia 24 de março. “Eu sou realmente contra todo e qualquer feriado e, no caso dos que se referem ao calendário católico, também me posicionei contrário. Nada pessoal, mas não se deve rezar para santos, pois o próprio Jesus disse que ninguém vai ao Pai se não for por Ele, então, nessa questão, os evangélicos estão certos”, disse em um dos vídeos. 

Brumado: Dudu Vasconcelos grava vídeo anunciando renúncia e diz ser contrário a feriados religiosos
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vasconcelos se posicionou contra agressões físicas, mas favorável às manifestações pacíficas.  “Jogar moeda, protestar, até xingar, faz parte do processo democrático, mas, quando se parte para a agressão física, isso é inaceitável. Então, diante disso, só me resta renunciar ao meu mandato, pois, de forma nenhuma, compactuo com esse tipo de atitude”, afirmou, declarando que não estaria representando o povo, visto que as pessoas não estão satisfeitas com o seu mandato. Ele declarou, em seguida, que o seu suplente assumiria o mandato após a renúncia. Depois de os vídeos terem viralizado nas redes sociais e causado grande polêmica, Dudu Vasconcelos gravou um novo vídeo dizendo que tudo não passou de uma pegadinha de 1º de abril.

Vitória da Conquista terá show do Rei Roberto Carlos

01 Abr 2017 - 13h00


Vitória da Conquista terá show do Rei Roberto Carlos

A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano,  vai receber o show do grande ícone da música brasileira, o Rei Roberto Carlos. Para um mega artista, um mega evento, o show vai ser realizado provavelmente no Estádio Municipal Lomanto Júnior no dia 27 de maio. O evento é uma realização da empresa de entretenimento da Rede Bahia IContent, em parceria com a TV Sudoeste. Em breve os ingressos começam a ser comercializados, os preços ainda não foram divulgados.

Eduardo Cunha é condenado a 15 anos de prisão por 3 crimes na Lava Jato

01 Abr 2017 - 12h30


Eduardo Cunha é condenado a 15 anos de prisão por 3 crimes na Lava Jato
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O juiz federal Sérgio Moro condenou na quinta-feira (30) o deputado cassado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a 15 anos e 4 meses de reclusão. Esta é a primeira condenação dele na Lava Jato. Cunha responde a outras duas ações penais, uma em trâmite na 10ª Vara Criminal Federal de Brasília, relativa à Operação Sépsis, e outra encaminhada a Moro pelo Supremo Tribunal Federal, que investiga se ele recebeu propina de US$ 5 milhões em contratos de construção de navios-sonda da Petrobras. O ex-presidente da Câmara ainda é alvo em outros cinco inquéritos ligados à Lava Jato. Na denúncia oferecida à Justiça Federal, o Ministério Público Federal (MPF) acusou Eduardo Cunha de receber propina em contrato da Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África. "O condenado recebeu vantagem indevida no exercício do mandato de Deputado Federal, em 2011. A responsabilidade de um parlamentar federal é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crimes. Não pode haver ofensa mais grave do que a daquele que trai o mandato parlamentar e a sagrada confiança que o povo nele deposita para obter ganho próprio. Agiu, portanto, com culpabilidade extremada, o que também deve ser valorado negativamente", afirmou o juiz federal na sentença.

Vitória da Conquista: Cavalos vão usar fralda para evitar sujar vias públicas com fezes

01 Abr 2017 - 12h00


Vitória da Conquista: Cavalos vão usar fralda para evitar sujar vias públicas com fezes
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com medida anunciada na última quarta-feira (29) pelo Coordenador de Limpeza Pública em Vitória da Conquista, Joaquim Ernesto Vieira Santos, os carroceiros que circulam nas vias públicas da cidade terão de colocar fraldas nos animais a fim de evitar que os mesmos sujem as ruas. Durante entrevista coletiva, o coordenador anunciou uma série de medidas, entre as quais o emplacamento das carroças, cursos de capacitação e retirada de carteira de habilitação dos condutores. A jornada de trabalho diária será de oito horas.

Brumado: Pacientes do Caps Monsenhor Fagundes participam de oficina de materiais recicláveis

01 Abr 2017 - 11h00


Brumado: Pacientes do Caps Monsenhor Fagundes participam de oficina de materiais recicláveis
Foto: Divulgação/PMB

Em Brumado, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial - Caps I Monsenhor Antônio Fagundes participaram de um projeto de reaproveitamento de materiais recicláveis. Através da arte, os assistidos transformaram sucata em peças de decoração. A iniciativa faz parte do novo projeto de trabalho da unidade para o ano de 2017, através da qual materiais obsoletos e descartados por órgãos públicos e empresas parceiras do município são reutilizados pelos assistidos. O objetivo, segundo a coordenadora da instituição, Leiliane Martins Ângelo Santos, é reduzir o impacto do lixo produzido pela sociedade, despertar a consciência ambiental da população, reduzir gastos com a compra de materiais para o trabalho nas oficinas da unidade e tornar o ambiente do Caps ainda mais acolhedor. 

Brumado: Pacientes do Caps Monsenhor Fagundes participam de oficina de materiais recicláveis
Foto: Divulgação/PMB

A coordenadora agradeceu aos parceiros que forneceram os materiais utilizados nessa primeira etapa de trabalho e ressaltou que as empresas que quiserem colaborar com a doação de materiais recicláveis podem visitar a unidade, que fica localizada na Rua Osvaldo Cruz, 52. O telefone da instituição é (77) 3441-2596.

Ensaios do Rossi começam no próximo dia 15 de abril na AABB em Brumado

01 Abr 2017 - 10h30


Ensaios do Rossi começam no próximo dia 15 de abril na AABB em Brumado

No próximo dia 15 de abril, a partir de 22h, terá início o show “Ensaios do Rossi” em Brumado. O evento contará com apresentações do cantor Ed Rossi e de Cacau com Leite. Adquira agora mesmo o seu ingresso ou a sua mesa na Tiazinha Distribuidora ou na AABB. Os sócios têm desconto no ingresso. Os shows serão realizados na AABB com direito a edição especial de Sábado de Aleluia.

Câmara Municipal de Brumado abre licitações para aquisição de materiais para o legislativo

01 Abr 2017 - 10h00


Câmara Municipal de Brumado abre licitações para aquisição de materiais para o legislativo

No último dia 29, a Câmara Municipal de Vereadores publicou no Diário Oficial do Município três avisos de licitação na modalidade Pregão Presencial. O Aviso de Publicação de Licitação do Pregão Presencial nº 014/2017, objetiva a aquisição de materiais de escritório e prestação de serviços com encadernação. A reunião para abertura dos envelopes ocorrerá no dia 10 de abril, às 9h, na própria casa legislativa. Já o Aviso de Publicação de Licitação Pregão Presencial nº 015/2017 visa a aquisição de suprimentos de informática para manutenção dos serviços da Câmara Municipal. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 11 de abril, às 9h, na sede do legislativo. Por fim, o Aviso de Publicação de Licitação Pregão Presencial nº 016/2017 tem por finalidade a contratação de empresa para aquisição e instalação de extintores de incêndio na Câmara Municipal. A reunião para abertura dos envelopes acontecerá no dia 11 de abril, às 11h, na sede do legislativo. A pregoeira oficial da Câmara é Salete Viana Nogueira.

Detentos passam por cirurgia para tirar celulares engolidos

01 Abr 2017 - 09h30


Detentos passam por cirurgia para tirar celulares engolidos
Foto: Divulgação/SAP

Dois detentos da Penitenciária José de Almeida Bueno, em Itapetininga (SP), foram submetidos a uma cirurgia nesta quinta-feira (30) para retirada de microcelulares do estômago. Um vídeo enviado pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) mostra o momento em que o cirurgião retira o aparelho do estômago de um dos presos. A cirurgia aconteceu no Hospital Regional de Itapetininga. De acordo com a SAP, as investigações apontam que os dois presos, de 31 e 20 anos, engoliram os aparelhos para depois expelirem os equipamentos pela boca ou aguardavam a evacuação para voltar a utilizá-los. A ação era para evitar que os aparelhos fossem apreendidos pelos agentes penitenciários durante a revista. Um procedimento disciplinar foi instaurado contra os presos.

Brumado: Gilvan Moreira crítica prefeito e diz que a cidade tem se tornado um pequeno feudo

01 Abr 2017 - 09h00


Brumado: Gilvan Moreira crítica prefeito e diz que a cidade tem se tornado um pequeno feudo
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o professor Gilvan Moreira, que se envolveu recentemente em uma briga com o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, fez críticas ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e aos vereadores municipais. “O ato mais nobre de qualquer tirania, abuso de poder, é produzir injustiça e celebrar o cinismo como atitude democrática. O atual gestor de Brumado assim se comporta com o aval de uma maioria de capachos e traidores da democracia incrustados na câmara municipal e em algumas secretarias. Quando políticos se acham senhores do povo o escravismo vem a galope”, disse. O professor ressaltou que, no município, a redução do tempo de licença maternidade, a extinção da guarda municipal e a retirada da representatividade da APLB são apenas algumas das violências praticadas contra a classe trabalhadora. O educador também destacou que a máquina púbica está sendo utilizada em benefício de interesses pessoais com a propagação de familiares no poder. “Eles desconhecem que a alternância é necessária para a democracia”, completou. Na nota, o professor disse ainda que a cidade está, aos poucos, se tornando um “pequeno e oligárquico feudo e o povo, os servos da propriedade feudal do senhor absoluto”. “Brumado tem se destacado na Bahia como o mais bem administrado feudo contemporâneo, a mais competente oligarquia, o mais absoluto regime que interfere até nas questões da fé”. Por fim, ele afirmou que os professores de Brumado, enquanto classe, tem lutado contra a injustiça, que se manifesta das mais variadas formas.

Guanambi inicia mutirão de DPVAT com 380 ações na próxima segunda (3)

01 Abr 2017 - 08h30


Guanambi inicia mutirão de DPVAT com 380 ações na próxima segunda (3)
Foto: Divulgação/TJ-BA

A Comarca de Guanambi inicia na próxima segunda-feira (3) um mutirão envolvendo 380 ações do Seguro DPVAT distribuídas entre a 1ª e a 2ª Varas dos Feitos Cíveis. As audiências prosseguem até o dia 7 de abril no fórum da comarca. Além das partes, dos advogados e dos servidores, haverá médicos previamente designados, para realizarem as perícias, no próprio fórum, facilitando o encaminhamento de acordos, que são de pronto homologados pelos juízes. O juiz João Batista Pereira Pinto, da 1ª Vara Cível, destacou o aspecto social do mutirão. “A pauta é composta de processos envolvendo acidentes de transito e as pessoas, quando for o caso, sendo indenizadas em curto espaço de tempo”, disse. Serão realizadas 180 audiências envolvendo processos da 1ª Vara e 200 outros da 2ª Vara Cível. Segundo o servidor Franklin Ribeiro da Silva, escrivão titular da 2ª Vara Cível, houve um esforço conjunto de servidores e estagiários dos dois cartórios para a intimação das partes e dos advogados envolvidos nas demandas. Os servidores destacaram o apoio recebido do juiz Almir Edson Lélis Lima, titular da 2ª Vara de Guanambi, que, ao lado do magistrado João Batista Pereira Pinto, “sempre estimulou e valorizou os trabalhos desenvolvidos na comarca”, como disse o escrivão.

Brumado: Ilka Abreu visita comunidade de Ubiraçaba para acompanhar trabalho de limpeza de aguadas

01 Abr 2017 - 08h00


Brumado: Ilka Abreu visita comunidade de Ubiraçaba para acompanhar trabalho de limpeza de aguadas
Foto: Divulgação

Com o objetivo de acompanhar os trabalhos de limpeza das aguadas, a vereadora Ilka Abreu (PR) esteve na comunidade de Ubiraçaba, zona rural de Brumado, juntamente com a vereadora Lia Teixeira (PDT) e com a equipe do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). A limpeza foi viabilizada através de emenda concedida pelo Deputado Federal José Rocha (PR). Os recursos fazem parte do programa de ação de convivência com a seca, que possibilita a melhoria na qualidade de vida nas comunidades. Até o momento, a limpeza foi realizada em seis aguadas nas localidades de Várzea de Areia, Ubiraçaba, Samambaia e Boi Morto. “A limpeza de aguadas é necessária para que a população não sofra tanto com os efeitos da seca”, destacou Abreu.