Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2017
Bandidos arrombam banco em Barreiras e fogem com dinheiro do cofre Foto: Reprodução/TV Oeste

Uma agência bancária foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (17), em Barreiras, região oeste da Bahia. Segundo informações da polícia, os homens usaram um maçarico para entrar no banco e roubaram o dinheiro que estava no cofre do estabelecimento. Ninguém foi preso e não há informações de quantas pessoas participaram da ação. Ainda de acordo com a polícia, não houve explosões e ninguém foi feito de refém. O crime foi descoberto na manhã desta segunda-feira, quando funcionários chegaram ao local. Por volta das 10h, a agência estava isolada para que a perícia fosse realizada. Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários, as atividades do banco não serão retomadas nesta segunda. De acordo com o G1, equipes da Polícia Militar (PM) foram acionadas e realizaram rondas pela região, mas até o final da manhã desta segunda-feira, ninguém foi preso. Não há previsão de quando a agência vai voltar a funcionar. 

Brumado: Centro Municipal de Educação Agamenon Santana promove Páscoa Solidária Foto: Divulgação/Semec

O Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) realizou durante os meses de março e abril o Projeto Páscoa Solidária. A iniciativa teve como objetivo possibilitar ao aluno compreender a cidadania como participação social por meio da organização de campanhas de doação de alimentos não perecíveis para entidades assistenciais e famílias necessitadas. Através do projeto, a escola pretende plantar a semente de solidariedade e da sensibilidade humana, tanto nos educandos, quanto nas pessoas que irão partilhar dessas experiências. A escola conseguiu arrecadar alimentos para atender 25 famílias previamente cadastradas.  

Em fevereiro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 1,31% ante o mês anterior, a segunda elevação mensal consecutiva neste ano, de acordo com a instituição. O dado representa um avanço na economia brasileira, que em janeiro subiu 0,62%. Conhecido como “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. No acumulado de 2017 até fevereiro, a retração é de 0,12% pela série sem ajustes sazonais, na qual também é possível identificar um recuo de 3,56% nos 12 meses encerrados em fevereiro. Na comparação entre os meses de fevereiro de 2017 e 2016, houve queda de 0,73% também na série sem ajustes sazonais. A série observada encerrou com o IBC-Br em 129,31 pontos em fevereiro, ante 128,64 pontos de janeiro e 130,26 pontos de fevereiro do ano passado. O indicador de fevereiro de 2017 ante o mesmo mês de 2016 mostrou desempenho melhor que o apontado pela mediana (-2,55%) das previsões de analistas do mercado financeiro (-3,30% a -0,60% de intervalo). A previsão oficial do BC para a atividade doméstica em 2017 é de avanço de 0,5%, de acordo com o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) publicado no fim de março. No Relatório de Mercado Focus publicado nesta segunda, a mediana das estimativas do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) está em 0,40%. As informações são da Veja.

Creas Chico Xavier celebra oito anos prestando serviços em Brumado Foto: Divulgação/Sesoc

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), por meio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Chico Xavier, celebrou, juntamente com os componentes da rede, os oito anos de implantação da instituição no município. Na oportunidade, a coordenadora, os técnicos e a orientadora social apresentaram os serviços ofertados e a metodologia de atendimento do referido centro. O Creas Chico Xavier foi inaugurado no dia 1º de abril de 2009, sendo no município um polo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade. Através de uma equipe multiprofissional, a instituição disponibiliza acompanhamento técnico especializado, atuando em estreita articulação com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar, outras organizações de defesa de direitos e demais serviços socioassistenciais, no intuito de fortalecer e estruturar uma rede de proteção social.

Creas Chico Xavier celebra oito anos prestando serviços em Brumado Foto: Divulgação/Sesoc

A equipe Creas Chico Xavier presta atendimento a crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoa com deficiência e pessoas em situação de rua em decorrência de violação de direitos, em conformidade com as demandas identificadas no território, tais como: violência física, psicológica e negligência, violência sexual, abuso e/ou exploração sexual, afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida protetiva, discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia, descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família e ainda adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto de Liberdade Assistida - LA e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

Um a cada cinco brasileiros é obeso, diz Ministério da Saúde Foto: Reprodução/Pauta Vip

A obesidade atinge um em cada cinco brasileiros, apontam dados divulgados nesta segunda-feira (17) pelo Ministério de Saúde. Em dez anos, a população obesa no país passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, informou o ministério. De acordo com o Bem Estar, o excesso de peso também cresceu 26,3% no mesmo período. Em 2006, 42,6% dos entrevistados foram considerados com excesso de peso. No ano passado, esse índice foi de 53,8%. A obesidade e o excesso de peso são calculados a partir do Índice de Massa Corporal que divide o peso pela altura ao quadrado do entrevistado. Índices iguais ou maiores que 25 são considerados como excesso de peso e maiores de 30 kg/m2, obesidade. A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) entrevistou, de fevereiro a dezembro de 2016, 53.210 pessoas maiores de 18 anos nas capitais do país.

Brumado: Comunidade Católica encerra semana santa com a Missa de Páscoa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A última semana foi especial para as denominações religiosas de origem cristã por conta das celebrações em torno da Semana Santa, quando são retratados os últimos dias de Jesus Cristo na terra. Para a comunidade católica de Brumado, a história foi recontada a cada dia da semana com uma particularidade envolvendo a narrativa bíblica sobre os últimos passos de Cristo, iniciados com a entrada triunfal em Jerusalém, saudado com os ramos. A passagem deu origem à missa de Domingo de Ramos. Outros destaques das comemorações foram a quinta-feira do lava-pés, a Santa Ceia na sexta-feira da paixão, o sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa. As atividades se espalharam nas principais paróquias da cidade - São Sebastião, São Cristóvão e Santa Rita de Cássia - e arrastaram milhares de fieis para recordar a morte de Jesus. Além das missas, as celebrações promoveram cantos de louvor, apresentações culturais e procissões. 

Brumado: USF Newton Castro reúne grupo de mulheres com dores crônicas para orientações Foto: Divulgação/Sesau

A Unidade de Saúde da Família (USF) Newton Alves de Castro realizou atividades com um grupo de mulheres com cervicalgia, que se caracteriza por dores na região da coluna cervical. O grupo, composto por oito mulheres, foi conduzido pela fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Lidiane Viana. As atividades foram iniciadas com uma breve palestra com informações sobre as causas, consequências, incidências e quadro clínico acerca dessas dores crônicas. Posteriormente, houve um momento de integração com orientações quanto a exercícios que previnem e melhoram o quadro de dor. 

Polícia aborta mais uma tentativa de fuga da cadeia de Brumado no sábado de Aleluia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em uma ação conjunta, policiais civis da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e militares da Rondesp abortaram uma tentativa de fuga que estava em andamento da delegacia de Brumado, no sábado (15) de Aleluia. Segundo apurou o site Brumado Notícias, na vistoria realizada na custódia, os policiais se depararam com um monte de terra que havia sido retirado de uma escavação no alto da parede, próximo ao teto, por onde os presos pretendiam fugir. Além da escavação, também foram encontrados vários aparelhos celulares, carregadores, uma faca, um alicate, bebidas alcoólicas e entorpecentes. A cadeia, que tem capacidade para 16 pessoas, está com 20 custodiados. O local já foi palco de várias ocorrências de fugas, tentativas de fugas, motins e rebeliões. 

Polícia aborta mais uma tentativa de fuga da cadeia de Brumado no sábado de Aleluia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por diversas vezes se cogitou a interdição da cadeia por causa do seu estado precário, reprovada para custodiar presos. Com falhas na estrutura, o local põe em risco a segurança dos próprios policiais e de servidores administrativos. A custódia fica no complexo administrativo, ligada ao setor da 20ª Coorpin, à delegacia, ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), ao Instituto Médico Legal (IML) e, em breve, o local agregará também o Sistema Integrado de Comunicação. Diante de mais esse episódio, o clamor pela inauguração e funcionamento do presídio fica ainda mais gritante. Apesar disso, ao que tudo indica, o Estado só colocará o complexo penitenciário em funcionamento a partir do segundo semestre, caso os processos burocráticos sejam superados.  

Propina da Odebrecht pagaria a construção de 5,4 mil creches Foto: Divulgação

Os mais de R$ 10 bilhões que a Odebrecht usou para pagar propina a políticos poderia ter sido investido em escolas, postos de saúde, compras de ambulância e muito mais. O cálculo apresentado pelo Bom Dia Brasil aponta que, com este valor, daria para construir 5.421 creches para atender mais de 867.360 crianças. Se o recurso fosse aplicado para a compra de veículos de resgate ou transporte de estudantes, seria possível adquirir 83.944 ambulâncias ou mais de 55.257 ônibus escolares. O valor usado para pagar propina também daria para construir mais de cinco mil UPAs, as unidades de pronto atendimento. A conta foi feita pela associação Contas Abertas. Segundo o secretário-geral da instituição, Gil Castelo Branco, o cálculo se baseia em valores do Ministério do Planejamento e da Comissão de Orçamento do Congresso. “É muito dinheiro que poderia estar indo para construir a infraestrutura do estado e está indo para o bolso de alguns corruptos”, disse. O total de propina paga pela Odebrecht consta em uma tabela entregue à Procuradoria Geral da República (PGR) pelo ex-executivo do grupo Hilberto Mascarenhas, responsável pela Área de Operações Estruturada, conhecida como o setor de propina da empresa. O setor movimentou US$ 3,3 bilhões, o equivalente a R$ 10,6 bilhões, de 2006 a 2014.

Brumado: Prefeito visita obras de pavimentação no Bairro Santa Tereza e na UPA no Bairro São Félix Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) visitou as obras de pavimentação no Bairro Santa Tereza, que foram viabilizadas através de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão. Na oportunidade, o prefeito esteve na Rua Israel Dias, na Avenida Dino Cotrim Rizério, na Rua Antônio Virgilio Rizério de Lima, na Rua Antônio José Cardoso e na Rua Itamar dos Santos. Um dos destaques desse trabalho de pavimentação é a continuação da Avenida Antônio Francisco da Silva, que faz ligação entre importantes bairros da cidade. A obra é uma reivindicação antiga dos moradores. O gestor também visitou as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro São Félix. A administração se comprometeu a viabilizar as questões pertinentes ao funcionamento da UPA o mais breve possível.

Honda Civic acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Grand Siena, 2015/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Audiência Pública discute crise hídrica em Rio do Antônio Foto: Divulgação/Modera

A construção do Açude de Truvisco, no Alto Rio do Antônio, em Caculé, cujo propósito é perenizar o Rio do Antônio, tem acentuado o conflito pelo uso da água. A estiagem prolongada no Médio Rio do Antônio começa a trazer previsões dramáticas para os municípios de Rio do Antônio e Guajeru. Estima-se que só haverá água disponível para o abastecimento nos próximos dois meses. Nesse sentido, a Câmara de Vereadores de Rio do Antônio realizou uma audiência pública no último sábado (15) a fim de discutir as causas da crise hídrica no município. A audiência contou com a participação de representantes da prefeitura, Embasa, Modera, Contag, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e de populares. Na oportunidade, o coordenador do Modera, Capitão Henrique Moreira Rocha e o Secretário Geral, Jorge Valério Rocha Gomes, propuseram a convocação de uma reunião extraordinária da Comissão Gestora de Truvisco para deliberar a abertura da comporta do Açude e representação no Ministério Público, caso a demanda não seja atendida. A Câmara de Rio do Antônio colocou em votação a segunda proposta, que foi aprovada pelo plenário da audiência. A Agência Nacional de Águas realizará uma reunião em Rio do Antônio, no próximo dia 04 de maio, para tratar da alocação da água de Truvisco.

Após 5h, ônibus da Novo Horizonte presta socorro a brumadenses em Maracás Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após 5h de espera, a empresa Novo Horizonte enviou um ônibus para prestar socorro a brumadenses na cidade de Maracás, no sudoeste baiano. Os passageiros disseram ao site Brumado Notícias que o ônibus enviado pela empresa não tinha ar-condicionado e apresentava mau cheiro. O veículo chegou ao local às 08h45. “Horrível o ônibus. Pagamos por um serviço e está sendo prestado outro muito aquém”, disse uma passageira. Revoltados e insatisfeitos com a péssima qualidade dos serviços prestados, os clientes da empresa disseram que vão acionar a justiça para terem os seus direitos garantidos e assegurados por lei. Vários ocupantes que vinham para a capital do minério perderam aulas, dia de trabalho e consultas médicas. “Já acionamos a Agerba e estamos com o protocolo em mãos. A Novo Horizonte precisa aprender a prestar um bom serviço e respeitar os seus clientes”, disseram os passageiros.

Governo Federal quer vender loterias para reforçar caixa Foto: Sérgio Castro/Estadão

O governo federal conta com a privatização das loterias para dobrar a arrecadação de tributos sobre as apostas dos brasileiros. Com empresas experientes no ramo operando os jogos eletrônicos em todo o mundo, a equipe econômica quer trazer os investidores para o mercado brasileiro e acredita que o volume de receitas de impostos sobre as loterias pode saltar rapidamente de R$ 6 bilhões para pelo menos R$ 12 bilhões – arrecadação que pode ajudar a reforçar o caixa do Tesouro Nacional nos próximos anos enquanto as contas públicas ainda deverão ficar no vermelho. Antes de privatizar o setor – que é um monopólio da Caixa Econômica Federal –, o governo dividiu o conjunto de loterias em duas empresas que serão leiloadas: a Lotex (a loteria instantânea, como a raspadinha), que já existe no Brasil, e a chamada “SportBeting” (loteria de apostas, por exemplo, no time que vai ganhar, placar do jogo, prognósticos feitos por meio da internet). Esta última ainda não foi criada no País. As informações são do Estadão. 

Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Brumado elege instituições da sociedade civil para atuação Foto: Divulgação/PMB

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Brumado (Comdib), com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), promoveu no último dia 5 a eleição das instituições da sociedade civil para assento no órgão durante o biênio 2017-2019. Na oportunidade, por deliberação unânime da assembleia, a mesa diretora ficou assim composta: Presidente - Ivan Meira dos Santos, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Secretário - Carlos Alberto Viana Leite, representante do Centro Espírita Viveiro de Luz; e Mesário - Prudente Pascoal Ramos de Souza, representante da Loja Maçônica Manoel Carvalho. A cerimônia de eleição e posse do presidente e vice- presidente acontece no dia 27 de abril.

Um soteropolitano está entre os vencedores da Dupla de Páscoa, um sorteio especial da Dupla Sena que aconteceu na noite de sábado (15) na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. O baiano foi premiado com o segundo sorteio da loteria. O sortudo e a outra pessoa com quem ele dividirá o prêmio principal receberão R$ 862.041,39 cada. No segundo sorteio os números que saíram foram 06, 23, 25, 38, 41 e 45. De acordo com o jornal Correio, já o primeiro sorteio da Dupla de Páscoa vai pagar R$ 7.931.644,69 para cada um dos três vencedores. Os sortudos são do Rio de Janeiro, Indaiatuba, em São Paulo, e Recife. Essa foi a primeira edição do sorteio especial de Páscoa tendo a Dupla-Sena como modalidade principal. Foram feitas mais de 25,8 milhões de apostas e arrecadados R$ 51.651.802,00 desde o início das apostas, no dia 6 de março. Os ganhadores têm 90 dias para resgatar o prêmio nas Casas Lotéricas ou em uma agência da Caixa.

Eduardo Vasconcelos participa de audiências em Brasília em busca de recursos para Brumado Foto: Divulgação/PMB

Na última semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) esteve em Brasília para uma série de compromissos em busca de recursos para o município. Na oportunidade, o gestor esteve na sede do Ministério do Turismo para tratar de questões pertinentes ao andamento da construção do Parque da Cidade de Brumado. Em seguida, no Ministério da Saúde,  se reuniu com a Coordenadora Geral de Urgências e Emergências e com Coordenadora da Atenção Básica para discutir assuntos referentes às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Durante a sua passagem pela capital federal, o gestor também esteve no Ministério da Educação, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para viabilizar, entre outras demandas, a construção de uma creche no município. Por fim, o prefeito se reuniu com a equipe técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o objetivo de tornar viável a construção de vias marginais na cidade. O gestor ressaltou que assuntos importantes para o desenvolvimento do município foram discutidos e as audiências foram bastante produtivas.

Bebê com doença rara recebe 1ª dose de remédio de R$ 3 milhões Foto: Carlos Trinca/EPTV

A família do menino Joaquim Okano Marques, de oito meses, comemora o primeiro passo no tratamento contra a atrofia muscular espinhal, uma doença degenerativa rara que paralisa os músculos do bebê e pode levar à morte. Em um hospital de Ribeirão Preto (SP), Joaquim recebeu neste sábado (15) a primeira das seis doses de um medicamento milionário, recém-lançado nos Estados Unidos, que promete conter os avanços doença. A compra do remédio só foi possível graças às doações de milhares de brasileiros, depois que o caso de Joaquim ganhou repercussão e o apoio de diversos famosos. Em um mês, foram arrecadados os R$ 3 milhões necessários à importação da substância. “É um momento que é de muita alegria, é um dia especial. O Joaquim é a primeira criança da América Latina que está recebendo essa medicação, mas nós já passamos por muita angústia. Hoje, é um dia de vitória”, disse o pai do menino, Alexandre Marques. Joaquim foi diagnosticado com a atrofia muscular espinhal quando tinha dois meses de vida. A doença impede qualquer movimento do corpo. O bebê só mexe os olhos e, com o tempo, as chances de sobrevivência dele diminuem progressivamente. Apesar de a atividade cognitiva do menino se manter intacta, Joaquim precisa de um equipamento para respirar, o que requer cuidados 24 horas por dia. Pediatra, fisioterapeuta e fonoaudiólogo monitoram o bebê, além do pai e da mãe, que sempre estão ao lado do filho. Foram eles que deram início à campanha em busca da medicação, aprovada em dezembro de 2016 nos Estados Unidos. A terapia gênica é capaz de estabilizar a morte celular nos neurônios do cone anterior da medula, impedindo ou retardando a evolução da atrofia.

Brumado será palco da grande Cruzada Evangélica Internacional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Evangélicos de várias denominações religiosas estão se preparando para a grande Cruzada Evangélica Internacional, que acontecerá em Brumado, nos dias 12 e 13 de maio, na Praça Coronel Zeca Leite, com o tema Cruzada Internacional Fé e Milagres. No início desta semana, houve um encontro entre pastores e outras autoridades religiosas que debateram toda organização e logística do evento, promovido pela Missão Cristã de Evangelismo Mundial e coordenado pelo Missionário Josias Júnior. Dentre as muitas atrações, a iniciativa contará com a presença de evangelistas internacionais, como Rubens Cunha e Barry Raeburn, da Nova Zelândia. O missionário declarou que as igrejas terão participação maciça, com uma grande pregação envolvendo cerca de 1200 fieis levando a mensagem evangélica de porta em porta nas casas e no comércio. Josias destacou que a Cruzada Internacional também costuma gerar milagres nas comunidades por onde passa, além de muitas pessoas se converterem com a aceitação dos ensinamentos de Jesus Cristo. Para que o evento seja coroado com êxito, os voluntário na marcha de pregação passarão por um treinamento entre os dias 08, 09 e 10 de maio.

Brumadenses estão desde às 03h30 em ônibus quebrado da Novo Horizonte em Maracás Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Diversos brumadenses estão desde às 03h30 da madrugada desta segunda-feira (17) aguardando um ônibus da empresa Novo Horizonte para prestar socorro na cidade de Maracás, no sudoeste da Bahia. Em contato com o site Brumado Notícias, passageiros disseram que saíram de Salvador ontem (16) por volta das 21h30 com destino a Brumado. De acordo com eles, o ônibus que realiza a linha Salvador-Urandi apresentou problemas na embreagem em Maracás. Muitos são da cidade de Brumado, Caetité e Guanambi, em sua maioria retornando da capital do estado para iniciar a jornada de trabalho após o feriado da semana santa. Com mais de quatro horas de espera, os usuários estão revoltados com o descaso e a falta de respeito da empresa Nova Horizonte. “Ficamos a madrugada toda esperando e até o prezado momento nada. Além desse descaso, ainda estávamos sujeitos a algum tipo de assalto”, disse um dos passageiros.

Clínica Luiza Feres dispõe do melhor tratamento para melasma

Na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Portadores de deficiência cobram atendimento especializado na 18ª Ciretran de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem é portador de alguma deficiência física encontra uma série de barreiras para conseguir a habilitação ou renovação da mesma na 18ª Ciretran em Brumado devido à falta de um examinador especializado no município. A reclamação chegou ao site Brumado Notícias através do ambulante Libenes Santos Silva, o Libinha, que é deficiente físico. Segundo ele, o órgão alega que a falta de um profissional especializado se deve à burocracia. Libinha acabou ficando três anos com a habilitação vencida por conta do problema. Ele lamentou o fato de apenas a Ciretran de Vitória da Conquista contar com um único examinador especializado para atendimento de toda a região sudoeste; os exames para avaliação de coordenação motora só acontecem duas vezes ao ano, para piorar, aos sábados e domingos, o que dificulta o transporte e deslocamento, fazendo os custos da renovação da habilitação ficarem ainda mais dispendiosos. 

Portadores de deficiência cobram atendimento especializado na 18ª Ciretran de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Essa política de acessibilidade ainda tem muito campo a percorrer, pois se preocupam demais com as rampas nas calçadas, parecendo que é a única necessidade nossa e se esquecem dessa acessibilidade nas repartições. Na maioria delas falta indicações em braile e intérprete de linguagem de sinais. Além disso, para nossa humilhação, há apenas um examinador para apertar nossa mão e pedir para sacudirmos o pé pra saber se temos condições de dirigir ou pilotar”, disse o condutor. Nossa reportagem tentou contato com a coordenação da 18ª Ciretran para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Com 15 novos soldados, 34ª CIPM intensifica ações preventivas de repressão ao crime em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) recebeu reforço de mais 15 soldados em seu efetivo, além da renovação de viaturas e material bélico. O Major Jocevã Oliveira e os demais oficiais sob seu comando traçaram metas para intensificar as ações preventivas de repressão ao crime. Com a aproximação do final de semana prolongado, as atenções estão voltadas para as blitz preventivas, principalmente no centro comercial, onde nos últimos dias foram registrados vários assaltos à mão armada. Por ser o principal veículo de fuga utilizado pelos infratores, as motocicletas estão sendo mais abordadas. Com a circulação maior de viaturas, a sensação de segurança no comércio aumentou, o que agradou aos consumidores que foram às compras para o feriado.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Arquivo