Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2014
Bandidos explodem duas agências bancárias em Brotas de Macaúbas Foto: Divulgação

Na madrugada de hoje (30), duas agências bancárias, no município de Brotas de Macaúbas, no sudoeste baiano, foram explodidas ao mesmo tempo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dois policiais foram baleados durante a ação e um deles chegou a ser levado pelos bandidos. Um agente administrativo da delegacia da cidade informou que o grupo era composto por aproximadamente 15 homens. Eles explodiram a agência do Banco do Brasil e depois o Bradesco, que fica mais afastado. Os policiais atingidos passavam pelos locais quando foram alvejados. Um deles, levado como refém, foi libertado na saída da cidade. De acordo com a polícia, durante a fuga do grupo, uma ambulância do Samu chegou a ter os pneus furados pelos bandidos. No município, não há outras agências e os moradores terão de recorrer a outros municípios para utilizar serviços bancários.

Bandidos explodem duas agências bancárias em Brotas de Macaúbas Foto: Divulgação
Brumado: Familiares lamentam o falecimento de Terezinha Meira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A família de Terezinha Meira dos Santos, de 74 anos, lamenta o falecimento da idosa, que estava há quatro anos em tratamento de hemodiálise. Terezinha foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto na última quinta-feira (29), mas não resistiu ao agravamento do quadro clínico. O corpo da matriarca está sendo velado no templo da Igreja Presbiteriana, na Rua Ludugero Ribeiro, no Bairro Monsenhor Fagundes.

Prefeitura de Caculé investe em melhorias no aeroporto Foto: Divulgação

Por meio da Secretária Municipal de Obras e Saneamento, o governo de Caculé começou nesta semana a reforma do aeroporto do município. A obra, que será custeada através de recursos próprios, visa garantir mais segurança e conforto para os pousos e decolagens. Entre as melhorias em andamento estão à reforma da sede com colocação de gradil e sala de recepção, além de pintura geral e limpeza do pátio e da lateral da pista de pouso. Segundo o prefeito Beto Maradona (DEM), a reforma vai melhorar as condições para pousos e decolagens. “O aeroporto é importante para o desenvolvimento econômico do município sendo a única porta de entrada, por via aérea, para a chegada dos passageiros de Caculé e dos municípios vizinhos de Licínio de Almeida, Jacaraci, Ibiassucê e região”, avaliou.

Brumado: Parceria entre Prefeitura e Conder irá proporcionar pavimentação em ruas Foto: Divulgação

Inúmeras obras estão sendo realizadas na cidade de Brumado em função de uma parceria firmada entre a prefeitura e o governo do estado. Na última quarta-feira (28), o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) se reuniu em seu gabinete com o coordenador da Conder, Maurício Morais. O órgão irá disponibilizar 25 mil m² de pavimentação asfáltica em dez ruas dos bairros Santa Tereza e Olhos D’água. O prefeito comemorou a notícia. “Sabemos que esses dois bairros são alguns dos que mais necessitam desses serviços e, agora, irão ter o atendimento às suas constantes reivindicações”. Ele ainda destacou que a parceria com o governo do estado tem dado frutos bastante positivos para o município, principalmente na área de infraestrutura.

PV apoiará Souto sob a condição da aprovação de uma pauta com 43 questões

Em reunião realizada na sede do Partido Verde (PV), em Salvador, a direção da sigla aprovou na última quinta-feira (29) um indicativo de apoio ao pré-candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM). O presidente regional da legenda, o prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, disse que a confirmação da aliança depende da aprovação de uma pauta com 43 questões relacionadas à sustentabilidade. “É uma pauta mínima do ponto de vista do partido. O apoio a [ACM] Neto se deu exatamente nas mesmas condições”, afirmou Lacerda em entrevista ao Bahia Notícias. A previsão da sigla é de que o acordo seja completamente fechado nesta segunda-feira (2). Para o dirigente, o ex-governador deve aceitar os pontos do documento, que envolvem questões como meio ambiente, educação, tecnologia e saúde.

Prefeito Aguiberto anuncia Calcinha Preta no aniversário de Brumado

Em entrevista ao site Brumado Notícias na manhã desta sexta-feira (30), o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), falou sobre a programação para a festa de aniversário da cidade, que no dia 11 de junho irá completar 137 anos de emancipação política. O prefeito anunciou que fará uma festa de apenas um dia. No dia 10 de junho, se apresentarão na cidade a banda Calcinha Preta e o cantor Roberto Dantily. O gestor declarou ainda que serão inauguradas várias obras no município em comemoração à data.

Brumado: Animais pastam em praça na Avenida Lindolfo de Brito Foto: Arnaldo Correia/Brumado Notícias

As praças localizadas na rótula da Avenida Lindolfo Azevedo de Brito estão virando pasto para bois e cavalos durante à noite. A avenida é o portão de entrada da BA-148, em Brumado. No local, também estão localizados o campus da Universidade do Estado da Bahia, várias empresas e residências. Recentemente reurbanizada com a implantação de área verde, a via, que se tornou um dos cartões postais da cidade, vem sofrendo depredação por conta dos animais que todas as noites ficam soltos e pastando no local. Um internauta flagrou o momento em que vários animais foram vistos na localidade. Ele criticou a situação. “Demorou tanto para termos uma entrada da cidade tão bonita para agora ver toda essa beleza se perdendo por causa desses animais sem donos destruindo os canteiros e a grama”, ironizou um internuata ao site Brumado Notícias.

Presidente do SDD de Brumado pede exoneração de cargo no estado para apoiar Paulo Souto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-vereador Leonardo Vasconcelos, que atualmente é presidente da comissão do partido Solidariedade (SDD), em Brumado, e exercia o cargo de diretor de biodiversidade no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), está colocando o cargo à disposição. Isso porque, seguindo orientação do deputado federal Arthur Maia (SDD), Vasconcelos e sua base eleitoral no município estará em campanha em prol do pré-candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM). Por telefone, Léo confirmou ao site Brumado Notícias o pedido de exoneração do Inema. O ex-vereador disse também que a sua esposa, a vereadora Liu Vasconcelos, hoje no PCdoB, ainda tomará suas decisões, as quais devem ser anunciadas futuramente. Ao que tudo indica, a comunista também estará engajada na campanha em prol de Paulo Souto, o que poderá dividir a estrutura do PCdoB no município.

Lençóis: Deputada Ivana Bastos participa de audiências em busca da realização de demandas Foto: Divulgação

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e uma comitiva de vereadores do município de Lençóis estiveram em audiência com o superintendente de Energia e Comunicações (SUPEC), Silvano Ragno. Na oportunidade, os parlamentares reiteraram pedidos de energia na zona rural, entre os quais as ligações das localidades de Olaria e Vale do Santo Antônio. Segundo o superintendente, as obras devem ser iniciadas em breve e a expectativa é de que as mesmas sejam concluídas em um prazo de 60 dias. A parlamentar comemorou a notícia e destacou a importância de trabalhar em conjunto com representantes dos municípios na busca de obras junto aos órgãos do governo. Bastos também esteve com o vice-governador e pré-candidato ao governo do estado, Otto Alencar, com o objetivo de buscar investimentos para a região. Durante a reunião, que contou com a presença da prefeita de Lençóis, Moema Maciel, vereadores e empresários locais, foi apresentado o projeto agroindustrial de fruticultura realizado pela empresa Bioenergia Orgânicos, que fornece insumos e capacita mão de obra para a produção de frutas na região da Chapada Diamantina. Visando o escoamento dessa produção e impulsionando a agricultura familiar, a deputada intermediou, junto ao vice-governador, a instalação de uma fábrica na localidade de Tanquinho, que, além de industrializar a produção, irá gerar cerca de 350 empregos diretos no município. Também foi realizada uma audiência com o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcante, para viabilizar a instalação de energia elétrica em cinco comunidades do município.

Lençóis: Deputada Ivana Bastos participa de audiências em busca da realização de demandas Foto: Divulgação
Deputado Marquinho Viana se reúne com presidente do Derba e secretário de Infraestrutura Foto: Divulgação

O deputado estadual Marquinho Viana (PV), juntamente com o prefeito de Licínio de Almeida e presidente do PV, Alan Lacerda, o prefeito do município de Aracatu, Sérgio Maia, e o prefeito de Oliveira dos Brejinhos, Clériston Reis Guedes Pereira estiveram reunidos com o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e o diretor geral do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), Saulo Filinto. Na reunião, a comitiva reivindicou a realização de obras para os respectivos municípios, como a pavimentação da Avenida ACM e parte da Avenida Rui Barbosa, em Licínio de Almeida, a pavimentação asfáltica da avenida que liga a BR-242 à Cachoeira do Broduê, ao distrito de Bom Sossego e ao povoado de Flora, em Oliveira dos Brejinhos. O prefeito Sérgio Maia, de Aracatu, solicitou a recuperação das estradas vicinais do município.

Brumado: STTU faz mudanças na Tibúrcio Leite e irrita motorista com multa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o último sábado (24), a Superintendência de Trânsito de Brumado (STTU) começou a instalar placas de sinalização na Rua Tibúrcio Silva Leite, no centro de Brumado. A via, que era de mão única, passou a ser de mão dupla. Além disso, foi acrescida placa de proibição de estacionamento no trecho onde antes era área livre de parada de veículos. Desavisado, o empresário José Meira de Almeida estacionou no local e, ao retornar, se deparou com uma multa fixada no carro. Irritado, o condutor esbravejou contra a STTU apontando que o órgão fez mudanças na região para favorecer empreendimentos do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos. 

Brumado: STTU faz mudanças na Tibúrcio Leite e irrita motorista com multa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Primeiro, a superintendência determinou proibição de estacionamento e mudou a faixa de pedestre de lugar na Tibério Meira por causa do posto de combustíveis do ex-prefeito. Agora, na calada da noite, eles transformam uma via de mão única em mão dupla, com proibição de estacionamento em frente à universidade também pertencente ao ex-gestor. Não tem lógica isso, a STTU fez alterações em uma via sem aviso prévio e ainda me aplicou uma multa sem eu ter conhecimento de causa. Tanto é para favorecer o ex-prefeito que só está proibido estacionar de um lado da rua, o lado da faculdade, do outro lado não há restrições. A STTU está mais bagunçando do que organizando o trânsito em nossa cidade, está complicando o descomplicado”, desabafou o empresário, que irá recorrer da multa e pedirá indenização diante do ocorrido.

Brumado: Acusado de tentativa de homicídio foi absolvido em júri popular Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Genivaldo Alves Guimarães presidiu mais uma sala de júri popular na última terça-feira (27), no Fórum Dr. Duarte Moniz. Por quatro votos contra três, Wendell Santana de Almeida foi absolvido pelo conselho de sentença diante da acusação de tentativa de homicídio. O crime aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2010. Na ocasião, após um desentendimento no trânsito, um homem foi perseguido por uma picape, supostamente dirigida por Wendell, acusado de efetuar disparos de arma de fogo contra a vítima, que já se encontrava no pátio de entrada da delegacia. A maioria do júri acatou a tese da defesa e o réu foi inocentado da acusação. Mesmo absolvido do crime, Wendell continua detido, pois ainda pesa sobre ele acusações de participação em vários delitos que foram denunciados pelo Ministério Público Estadual.

Guanambi: Iniciada última etapa das obras de requalificação do Centro de Cultura Foto: Divulgação/Secult

Nesta quinta-feira (29), a Superintendência de Construções Administrativas (SUCAB) iniciou a última etapa das obras de requalificação do Centro de Cultura de Guanambi, autorizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, responsável pela gestão do espaço. A requalificação do local visa promover a melhoria de toda a estrutura do Centro, espaço de produção e difusão culturais e de sociabilidade na cidade e região. Entre os principais serviços estão substituição do revestimento acústico, reforma do telhado e forro, reforma do palco e manutenção do muro. As intervenções somam um total de aproximadamente R$ 133 mil em investimentos.

Após repercussão negativa, o Ministério da Saúde revogou nesta quinta-feira (29) a Portaria 415, que oficializava o aborto nos procedimentos do SUS nos hospitais do país. A polêmica envolvendo o assunto e a insegurança jurídica sobre a questão teriam feito o governo recuar na decisão. Embora o aborto através do SUS tenha sido oficializado apenas em casos de estupro, risco de vida e anencéfalo, o não detalhamento dos procedimentos gerou uma discussão polêmica em torno da portaria, e juristas viram brecha para uma ampla abordagem e risco de prática geral do aborto além dos casos especificados. O governo ainda não decidiu se irá aperfeiçoar o texto. 

Joaquim Barbosa diz que deixará o STF em junho Foto: Reprodução

Em visita rápida ao Congresso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, anunciou aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), que vai deixar o cargo no próximo mês. Calheiros disse que o ministro não explicou os motivos da decisão, declarando apenas que pretende se aposentar. O presidente do Senado afirmou ainda que a visita foi, na verdade, uma despedida. “Foi surpreendente e triste”, resumiu Calheiros. Para ele, Barbosa é uma das melhores referências do país. O ministro Joaquim Barbosa não falou com a imprensa após o anúncio. Sobre a data da aposentadoria, ele apenas pediu que a imprensa aguardasse.

Brumado: Secretário comemora números positivos do primeiro dia do Saúde em Movimento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O projeto Saúde em Movimento teve início em Brumado na última quarta-feira (28) e, para o secretário de Saúde, Cláudio Feres, o resultado do primeiro dia de atendimento foi bastante positivo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Feres falou sobre o evento. “O planejamento que nós fizemos para que o Saúde em Movimento fosse efetivado em Brumado da melhor forma possível foi elaborado por meio de muito trabalho e dedicação. Estamos muito satisfeitos, pois os números do primeiro dia já comprovam o sucesso desta ação grandiosa na área de saúde pública”. Segundo o secretário, foram realizadas 1.006 consultas e 246 cirurgias apenas no primeiro dia. “Esses números mostram que todos os vinte municípios pactuados se envolveram com muita intensidade para trazer os seus pacientes”, disse. O secretário fez questão de agradecer a todos os secretários dos municípios participantes e suas respectivas equipes de agentes de saúde pelo envolvimento em prol da iniciativa.

Na próxima sexta-feira (30), às 09h, a prefeitura de Brumado irá realizar na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para avaliação e cumprimento de metas fiscais, referente ao 1º quadrimestre de 2014. A audiência é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na oportunidade, o secretário de Finanças, João Ribeiro, apresentará à população os relatórios referentes às despesas e receitas realizadas pela atual administração nas áreas de pessoal, educação, saúde, assim como a aplicação dos recursos nas demais áreas. O legislativo local convida a toda comunidade para participar da prestação de contas, que é um momento importante e que exige atenção da população.

Brumado: Tiro de Guerra participa do Saúde em Movimento Foto: Divulgação

Até o próximo dia 07 de junho, o Tiro de Guerra 06-024, de Brumado, estará participando do projeto Saúde em Movimento. Os atiradores auxiliarão no controle, organização das filas e acompanhamento dos idosos. No Tiro de Guerra, além da formação militar, os atiradores aprendem importantes lições de civismo, como solidariedade, respeito ao próximo e trabalho em equipe. Essas lições são colocadas em prática em eventos como o Saúde em Movimento.

Presidente Jânio Quadros: Filha mata mãe de 98 anos a pauladas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comunidade Fazenda Tabua, no município de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste baiano, está chocada com a morte da idosa Antônia Rosa de Souza, de 98 anos de idade, que ocorreu na manhã da última quarta-feira (28). A polícia informou ao site Brumado Notícias que a mulher foi morta pela própria filha, Idalci Batista, de 54 anos, que é deficiente metal. Ela teria esmagado a cabeça da mãe com um pedaço de pau. Mãe e filha moravam sozinhas ao lado da casa de um dos filhos de Antônia, que viu a mãe caída no chão da cozinha enquanto a irmã estava trancada no quarto. A polícia foi acionada e, ao chegar ao local, constatou a morte da idosa. A tragédia comoveu a comunidade rural, pois mãe e filha se relacionavam bem, segundo relatos de populares. O corpo da idosa foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde foi necropsiado e encaminhado de volta à comunidade para ser sepultado. Idalci foi conduzida à delegacia de Presidente Jânio Quadros.

Brumado: Arrombamento na Igreja Santa Tereza Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Sacristia da Igreja Santa Tereza, localizada na Rua Pedro Mandú, no Bairro Santa Tereza, em Brumado foi arrombada no final da tarde da última quarta-feira (28). Os arrombadores destelharam o teto da sacristia, de onde subtraíram uma caixa amplificadora, cabos, microfones e um ventilador. Os bandidos reviraram armários e objetos sacros. A polícia iniciou as investigações a fim de identificar os autores do crime e recuperar os aparelhos furtados.

Rio do Pires: Wagner inaugura sistema de abastecimento de água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador Jaques Wagner inaugurou nesta quinta-feira (29), as obras do Sistema de Abastecimento de Água de Rio do Pires, na região do Paramirim, sudoeste da Bahia. Mais de cinco mil moradores do município e de sete localidades da zona rural serão beneficiados pela água e 986 ligações domiciliares - no total, 5.004 moradores das localidades de Ibiajara, Alto do São Francisco, Alecrim, Placa, Pedra da Madureira, Riacho de Areia e Lagoa dos Bezerros terão água encanada. Orçada em R$ 4.800 milhões, a obra foi executada pelo Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb). O novo Sistema de Abastecimento de Água de Rio do Pires inclui o trabalho de captação da água do Rio da Caixa, através de 13 km de adutora e cinco estações elevatórias.

João Leão acredita em vitória de Rui Costa no primeiro turno Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sua passagem pelo município de Brumado, João Leão, pré-candidato a vice-governador na chapa do PT na Bahia, concedeu entrevista ao site Brumado Notícias. Ele declarou que a chapa governista liderada por Rui Costa está trabalhando para vencer as disputas eleitorais ainda no primeiro turno. “Queremos ganhar as eleições ainda no primeiro turno”, disse Leão. Ao ser questionado sobre o esgotamento sanitário para Brumado, que havia sido prometido por ele enquanto era secretário estadual de Infraestrutura há anos atrás, o pré-candidato se esquivou da pergunta. “Minha pasta naquela época era a de infraestrutura e priorizamos as estradas como pode ser visto em as cidades do estado”, explicou Leão, sem fazer menção quanto ao esgotamento.

Eleições 2014: Aguiberto se unirá com adversários em apoio a Rui Costa enquanto vice apoiará Souto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Amigo pessoal de ACM Neto, o ex-democrata Aguiberto Lima Dias (SDD), prefeito de Brumado, deposita suas fichas no petista Rui Costa (PT), pré-candidato ao governo do estado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor assumiu seu posicionamento como cabo eleitoral de Costa, indicado à sucessão pelo atual governador, Jaques Wagner (PT). “Conheci Rui e aprendi a gostar dele. Sei das suas proposições e dos seus compromissos. Ele ganhando Brumado terá muito a ganhar”, disse o prefeito. Na campanha em favor de Rui Costa, Aguiberto contará com o apoio de sua adversária política, a petista Marizete Pereira, mas não terá a parceria da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), que declarou apoio ao democrata Paulo Souto. “Independentemente de qualquer coisa eu e meu marido José Clemente já tínhamos decidido apoiar Paulo Souto. Vamos buscar o apoio de Brumado para uma votação expressiva”, reforçou a vice-prefeita em recente entrevista a nossa reportagem.

Otto apoia reforma política, reforma no Código Penal e eleições únicas de cinco em cinco anos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Falando a respeito da impunidade em muitos crimes praticados no Brasil, o vice-governador da Bahia e pré-candidato ao senado, Otto Alencar, declarou ao site Brumado Notícias que o crescimento da violência relaciona-se com a impunidade por causa da omissão do Congresso Nacional. Otto disse que o país precisa passar por amplas reformas para figurar entre as grandes potências mundiais. “O Brasil não vai suportar eleições de dois em dois anos. O povo brasileiro não vai aguentar pagar a conta de eleições de dois em dois anos, é uma conta muito alta, tem que ser feita a reforma política sem reeleição com cinco anos de mandato. O congresso tem sido omisso na questão do Código Penal, já deveria ter feito isso há muito tempo. Como cidadão me sinto indignado com essa situação”, afirmou Alencar.

Deputado João Bonfim é eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Foto: Divulgação

O deputado João Bonfim (PDT) foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). Bonfim teve 52 votos durante sessão ordinária realizada no plenário da Assembleia Legislativa - dos 61 deputados presentes, 9 votaram em branco. A vaga conquistada foi aberta após a aposentadoria compulsória do ex-conselheiro Filemon Matos, que ocorreu em janeiro. A deputada Maria Luiza Laudano opinou pela admissibilidade do nome do deputado por preencher os requisitos constitucionais de reputação ilibada e notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros. Bonfim agradeceu o apoio dos colegas e falou sobre sua trajetória na assembleia, onde exerceu cinco mandatos consecutivos. Antes da eleição, apesar de serem adversários políticos, a deputada Ivana Bastos (PSD) apoiou o deputado e inclusive elogiou o seu trabalho. A parlamentar destacou que, apesar das divergências políticas locais, a eleição do deputado é sinônimo de prestígio e orgulho para toda a região sudoeste. “Quero aqui declarar que votarei no deputado João Bonfim e tenho certeza que o mesmo exercerá seu cargo no TCE com seriedade e dedicação, como faz no seu mandato de deputado”, pontuou.

Arquivo