Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2014"

Prefeito Aguiberto anuncia Calcinha Preta no aniversário de Brumado

30 Mai 2014 - 09h31


Prefeito Aguiberto anuncia Calcinha Preta no aniversário de Brumado

Em entrevista ao site Brumado Notícias na manhã desta sexta-feira (30), o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), falou sobre a programação para a festa de aniversário da cidade, que no dia 11 de junho irá completar 137 anos de emancipação política. O prefeito anunciou que fará uma festa de apenas um dia. No dia 10 de junho, se apresentarão na cidade a banda Calcinha Preta e o cantor Roberto Dantily. O gestor declarou ainda que serão inauguradas várias obras no município em comemoração à data.

Brumado: Animais pastam em praça na Avenida Lindolfo de Brito

30 Mai 2014 - 09h00


Brumado: Animais pastam em praça na Avenida Lindolfo de Brito
Foto: Arnaldo Correia/Brumado Notícias

As praças localizadas na rótula da Avenida Lindolfo Azevedo de Brito estão virando pasto para bois e cavalos durante à noite. A avenida é o portão de entrada da BA-148, em Brumado. No local, também estão localizados o campus da Universidade do Estado da Bahia, várias empresas e residências. Recentemente reurbanizada com a implantação de área verde, a via, que se tornou um dos cartões postais da cidade, vem sofrendo depredação por conta dos animais que todas as noites ficam soltos e pastando no local. Um internauta flagrou o momento em que vários animais foram vistos na localidade. Ele criticou a situação. “Demorou tanto para termos uma entrada da cidade tão bonita para agora ver toda essa beleza se perdendo por causa desses animais sem donos destruindo os canteiros e a grama”, ironizou um internuata ao site Brumado Notícias.

Presidente do SDD de Brumado pede exoneração de cargo no estado para apoiar Paulo Souto

30 Mai 2014 - 08h00


Presidente do SDD de Brumado pede exoneração de cargo no estado para apoiar Paulo Souto
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-vereador Leonardo Vasconcelos, que atualmente é presidente da comissão do partido Solidariedade (SDD), em Brumado, e exercia o cargo de diretor de biodiversidade no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), está colocando o cargo à disposição. Isso porque, seguindo orientação do deputado federal Arthur Maia (SDD), Vasconcelos e sua base eleitoral no município estará em campanha em prol do pré-candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM). Por telefone, Léo confirmou ao site Brumado Notícias o pedido de exoneração do Inema. O ex-vereador disse também que a sua esposa, a vereadora Liu Vasconcelos, hoje no PCdoB, ainda tomará suas decisões, as quais devem ser anunciadas futuramente. Ao que tudo indica, a comunista também estará engajada na campanha em prol de Paulo Souto, o que poderá dividir a estrutura do PCdoB no município.

Lençóis: Deputada Ivana Bastos participa de audiências em busca da realização de demandas

30 Mai 2014 - 07h45


Lençóis: Deputada Ivana Bastos participa de audiências em busca da realização de demandas
Foto: Divulgação

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e uma comitiva de vereadores do município de Lençóis estiveram em audiência com o superintendente de Energia e Comunicações (SUPEC), Silvano Ragno. Na oportunidade, os parlamentares reiteraram pedidos de energia na zona rural, entre os quais as ligações das localidades de Olaria e Vale do Santo Antônio. Segundo o superintendente, as obras devem ser iniciadas em breve e a expectativa é de que as mesmas sejam concluídas em um prazo de 60 dias. A parlamentar comemorou a notícia e destacou a importância de trabalhar em conjunto com representantes dos municípios na busca de obras junto aos órgãos do governo. Bastos também esteve com o vice-governador e pré-candidato ao governo do estado, Otto Alencar, com o objetivo de buscar investimentos para a região. Durante a reunião, que contou com a presença da prefeita de Lençóis, Moema Maciel, vereadores e empresários locais, foi apresentado o projeto agroindustrial de fruticultura realizado pela empresa Bioenergia Orgânicos, que fornece insumos e capacita mão de obra para a produção de frutas na região da Chapada Diamantina. Visando o escoamento dessa produção e impulsionando a agricultura familiar, a deputada intermediou, junto ao vice-governador, a instalação de uma fábrica na localidade de Tanquinho, que, além de industrializar a produção, irá gerar cerca de 350 empregos diretos no município. Também foi realizada uma audiência com o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcante, para viabilizar a instalação de energia elétrica em cinco comunidades do município.

Lençóis: Deputada Ivana Bastos participa de audiências em busca da realização de demandas
Foto: Divulgação

Deputado Marquinho Viana se reúne com presidente do Derba e secretário de Infraestrutura

30 Mai 2014 - 07h00


Deputado Marquinho Viana se reúne com presidente do Derba e secretário de Infraestrutura
Foto: Divulgação

O deputado estadual Marquinho Viana (PV), juntamente com o prefeito de Licínio de Almeida e presidente do PV, Alan Lacerda, o prefeito do município de Aracatu, Sérgio Maia, e o prefeito de Oliveira dos Brejinhos, Clériston Reis Guedes Pereira estiveram reunidos com o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e o diretor geral do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), Saulo Filinto. Na reunião, a comitiva reivindicou a realização de obras para os respectivos municípios, como a pavimentação da Avenida ACM e parte da Avenida Rui Barbosa, em Licínio de Almeida, a pavimentação asfáltica da avenida que liga a BR-242 à Cachoeira do Broduê, ao distrito de Bom Sossego e ao povoado de Flora, em Oliveira dos Brejinhos. O prefeito Sérgio Maia, de Aracatu, solicitou a recuperação das estradas vicinais do município.

Brumado: STTU faz mudanças na Tibúrcio Leite e irrita motorista com multa

29 Mai 2014 - 18h30


Brumado: STTU faz mudanças na Tibúrcio Leite e irrita motorista com multa
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o último sábado (24), a Superintendência de Trânsito de Brumado (STTU) começou a instalar placas de sinalização na Rua Tibúrcio Silva Leite, no centro de Brumado. A via, que era de mão única, passou a ser de mão dupla. Além disso, foi acrescida placa de proibição de estacionamento no trecho onde antes era área livre de parada de veículos. Desavisado, o empresário José Meira de Almeida estacionou no local e, ao retornar, se deparou com uma multa fixada no carro. Irritado, o condutor esbravejou contra a STTU apontando que o órgão fez mudanças na região para favorecer empreendimentos do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos. 

Brumado: STTU faz mudanças na Tibúrcio Leite e irrita motorista com multa
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Primeiro, a superintendência determinou proibição de estacionamento e mudou a faixa de pedestre de lugar na Tibério Meira por causa do posto de combustíveis do ex-prefeito. Agora, na calada da noite, eles transformam uma via de mão única em mão dupla, com proibição de estacionamento em frente à universidade também pertencente ao ex-gestor. Não tem lógica isso, a STTU fez alterações em uma via sem aviso prévio e ainda me aplicou uma multa sem eu ter conhecimento de causa. Tanto é para favorecer o ex-prefeito que só está proibido estacionar de um lado da rua, o lado da faculdade, do outro lado não há restrições. A STTU está mais bagunçando do que organizando o trânsito em nossa cidade, está complicando o descomplicado”, desabafou o empresário, que irá recorrer da multa e pedirá indenização diante do ocorrido.

Brumado: Acusado de tentativa de homicídio foi absolvido em júri popular

29 Mai 2014 - 18h00


Brumado: Acusado de tentativa de homicídio foi absolvido em júri popular
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Genivaldo Alves Guimarães presidiu mais uma sala de júri popular na última terça-feira (27), no Fórum Dr. Duarte Moniz. Por quatro votos contra três, Wendell Santana de Almeida foi absolvido pelo conselho de sentença diante da acusação de tentativa de homicídio. O crime aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2010. Na ocasião, após um desentendimento no trânsito, um homem foi perseguido por uma picape, supostamente dirigida por Wendell, acusado de efetuar disparos de arma de fogo contra a vítima, que já se encontrava no pátio de entrada da delegacia. A maioria do júri acatou a tese da defesa e o réu foi inocentado da acusação. Mesmo absolvido do crime, Wendell continua detido, pois ainda pesa sobre ele acusações de participação em vários delitos que foram denunciados pelo Ministério Público Estadual.

Guanambi: Iniciada última etapa das obras de requalificação do Centro de Cultura

29 Mai 2014 - 16h05


Guanambi: Iniciada última etapa das obras de requalificação do Centro de Cultura
Foto: Divulgação/Secult

Nesta quinta-feira (29), a Superintendência de Construções Administrativas (SUCAB) iniciou a última etapa das obras de requalificação do Centro de Cultura de Guanambi, autorizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, responsável pela gestão do espaço. A requalificação do local visa promover a melhoria de toda a estrutura do Centro, espaço de produção e difusão culturais e de sociabilidade na cidade e região. Entre os principais serviços estão substituição do revestimento acústico, reforma do telhado e forro, reforma do palco e manutenção do muro. As intervenções somam um total de aproximadamente R$ 133 mil em investimentos.

Portaria que oficializa o aborto pelo SUS foi revogada pelo governo

29 Mai 2014 - 16h00

Após repercussão negativa, o Ministério da Saúde revogou nesta quinta-feira (29) a Portaria 415, que oficializava o aborto nos procedimentos do SUS nos hospitais do país. A polêmica envolvendo o assunto e a insegurança jurídica sobre a questão teriam feito o governo recuar na decisão. Embora o aborto através do SUS tenha sido oficializado apenas em casos de estupro, risco de vida e anencéfalo, o não detalhamento dos procedimentos gerou uma discussão polêmica em torno da portaria, e juristas viram brecha para uma ampla abordagem e risco de prática geral do aborto além dos casos especificados. O governo ainda não decidiu se irá aperfeiçoar o texto. 

Joaquim Barbosa diz que deixará o STF em junho

29 Mai 2014 - 15h50


Joaquim Barbosa diz que deixará o STF em junho
Foto: Reprodução

Em visita rápida ao Congresso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, anunciou aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), que vai deixar o cargo no próximo mês. Calheiros disse que o ministro não explicou os motivos da decisão, declarando apenas que pretende se aposentar. O presidente do Senado afirmou ainda que a visita foi, na verdade, uma despedida. “Foi surpreendente e triste”, resumiu Calheiros. Para ele, Barbosa é uma das melhores referências do país. O ministro Joaquim Barbosa não falou com a imprensa após o anúncio. Sobre a data da aposentadoria, ele apenas pediu que a imprensa aguardasse.

Brumado: Secretário comemora números positivos do primeiro dia do Saúde em Movimento

29 Mai 2014 - 15h40


Brumado: Secretário comemora números positivos do primeiro dia do Saúde em Movimento
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O projeto Saúde em Movimento teve início em Brumado na última quarta-feira (28) e, para o secretário de Saúde, Cláudio Feres, o resultado do primeiro dia de atendimento foi bastante positivo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Feres falou sobre o evento. “O planejamento que nós fizemos para que o Saúde em Movimento fosse efetivado em Brumado da melhor forma possível foi elaborado por meio de muito trabalho e dedicação. Estamos muito satisfeitos, pois os números do primeiro dia já comprovam o sucesso desta ação grandiosa na área de saúde pública”. Segundo o secretário, foram realizadas 1.006 consultas e 246 cirurgias apenas no primeiro dia. “Esses números mostram que todos os vinte municípios pactuados se envolveram com muita intensidade para trazer os seus pacientes”, disse. O secretário fez questão de agradecer a todos os secretários dos municípios participantes e suas respectivas equipes de agentes de saúde pelo envolvimento em prol da iniciativa.

Audiência Pública de cumprimento de metas da prefeitura de Brumado será realizada amanhã

29 Mai 2014 - 15h30

Na próxima sexta-feira (30), às 09h, a prefeitura de Brumado irá realizar na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para avaliação e cumprimento de metas fiscais, referente ao 1º quadrimestre de 2014. A audiência é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na oportunidade, o secretário de Finanças, João Ribeiro, apresentará à população os relatórios referentes às despesas e receitas realizadas pela atual administração nas áreas de pessoal, educação, saúde, assim como a aplicação dos recursos nas demais áreas. O legislativo local convida a toda comunidade para participar da prestação de contas, que é um momento importante e que exige atenção da população.

Brumado: Tiro de Guerra participa do Saúde em Movimento

29 Mai 2014 - 15h20


Brumado: Tiro de Guerra participa do Saúde em Movimento
Foto: Divulgação

Até o próximo dia 07 de junho, o Tiro de Guerra 06-024, de Brumado, estará participando do projeto Saúde em Movimento. Os atiradores auxiliarão no controle, organização das filas e acompanhamento dos idosos. No Tiro de Guerra, além da formação militar, os atiradores aprendem importantes lições de civismo, como solidariedade, respeito ao próximo e trabalho em equipe. Essas lições são colocadas em prática em eventos como o Saúde em Movimento.

Presidente Jânio Quadros: Filha mata mãe de 98 anos a pauladas

29 Mai 2014 - 15h10


Presidente Jânio Quadros: Filha mata mãe de 98 anos a pauladas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comunidade Fazenda Tabua, no município de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste baiano, está chocada com a morte da idosa Antônia Rosa de Souza, de 98 anos de idade, que ocorreu na manhã da última quarta-feira (28). A polícia informou ao site Brumado Notícias que a mulher foi morta pela própria filha, Idalci Batista, de 54 anos, que é deficiente metal. Ela teria esmagado a cabeça da mãe com um pedaço de pau. Mãe e filha moravam sozinhas ao lado da casa de um dos filhos de Antônia, que viu a mãe caída no chão da cozinha enquanto a irmã estava trancada no quarto. A polícia foi acionada e, ao chegar ao local, constatou a morte da idosa. A tragédia comoveu a comunidade rural, pois mãe e filha se relacionavam bem, segundo relatos de populares. O corpo da idosa foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde foi necropsiado e encaminhado de volta à comunidade para ser sepultado. Idalci foi conduzida à delegacia de Presidente Jânio Quadros.

Brumado: Arrombamento na Igreja Santa Tereza

29 Mai 2014 - 15h00


Brumado: Arrombamento na Igreja Santa Tereza
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Sacristia da Igreja Santa Tereza, localizada na Rua Pedro Mandú, no Bairro Santa Tereza, em Brumado foi arrombada no final da tarde da última quarta-feira (28). Os arrombadores destelharam o teto da sacristia, de onde subtraíram uma caixa amplificadora, cabos, microfones e um ventilador. Os bandidos reviraram armários e objetos sacros. A polícia iniciou as investigações a fim de identificar os autores do crime e recuperar os aparelhos furtados.