Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2014
fechar

Eleições 2014: João Leão pode abandonar chapa de Rui de Costa Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias

Fortes boatos rondaram esta tarde a chapa governista encabeçada pelo candidato a governador Rui Costa (PT). De acordo com o site Política Livre, o mais forte deles dava conta da renúncia do deputado federal João Leão à candidatura de vice-governador. Os boatos levaram o pré-candidato a senador, Geddel Vieira Lima, do PMDB, a postar em seu Twitter uma pergunta sobre se a renúncia seria verdadeira. “Me ligaram agora de Barreiras dizendo que João Leão renunciou a candidatura de Vice na chapa do PT Alguem dabe de alguma coisa? (sic)”, escreveu Geddel. 

Brumado: Prefeitura manda limpar e pintar avenida para recepcionar Rui Costa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após a confirmação da visita do pré-candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), ao município de Brumado, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) autorizou a pintura e capina imediata da Avenida João Paulo I, por onde deve passar a comitiva do petista no próximo domingo (25). O partido realizará uma plenária do Programa de Governo Participativo na cidade. Nesta sexta-feira (23), o site Brumado Notícias flagrou uma equipe de limpeza realizando a limpeza da via e pintando o meio fio das calçadas e até os postes de iluminação. “Todos os anos deveria ter eleições com os candidatos vindo a Brumado. Nossa cidade iria virar uma Paris do sertão baiano”, comentou um comerciante durante a reportagem.

Brumado adere ao Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Foto: Divulgação

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) esteve na última quinta-feira (22), na Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) a fim de assinar o “Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”. O documento é um acordo federativo firmado entre prefeituras, Governo do Estado e Governo Federal, formalizando compromissos para a execução de políticas de redução dos índices de violência sexista. Na lista das prioridades assumidas pelas esferas do poder público estão ações para aplicabilidade da Lei Maria da Penha; fortalecimento da rede de serviços para mulheres em situação de violência; segurança cidadã e acesso à justiça; garantia dos direitos sexuais e reprodutivos; enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de mulheres; além de iniciativas que promovam o empoderamento das mulheres. O Pacto aponta aos municípios, dentre outras recomendações, a necessidade de promoção do diálogo permanente com a sociedade civil organizada e com as instituições governamentais nos seus territórios, com o propósito de minimizar o número de ocorrências da violência contra a mulher, no período entre 2014 e 2017. De acordo com o Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, a Bahia está na 6ª posição do ranking nacional de homicídios femininos praticados no âmbito doméstico e familiar.

BA-270: Governador inaugura estrada recuperada em Itarantim e Potiraguá Foto: Carol Garcia/GOVBA

Entre Itarantim e Potiraguá, no sudoeste baiano, 27 km da BA-270 foram recuperados e pavimentados pelo governo estadual. Além dos moradores terem sido beneficiados com a recuperação do trecho, o escoamento da produção das duas cidades ficou mais facilitado. A rodovia foi inaugurada em Itarantim, nesta sexta-feira (23), pelo governador Jaques Wagner (PT) e pelo secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. A obra vai atender uma população de 104 mil habitantes de Maracani, Mainique, Itapetinga, Potiraguá e Itarantim. No total, foram investidos mais de R$ 10 milhões. “Toda obra de estrada é importante, porque significa melhoria na vida da população. Estrada boa também significa desenvolvimento econômico para a região. A recuperação desses 27 quilômetros eram aguardados pela população. Já recuperamos e pavimentamos quase oito mil quilômetros de estrada e vamos fazer mais. Serão nove mil quilômetros até o final do ano”, afirmou o governador.

Brumado: Carretas do Saúde em Movimento já estão no município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As unidades móveis do programa Saúde em Movimento que atenderão em Brumado dos dias 28 de maio a 06 de junho já se encontram no município. O site Brumado Notícias registrou o momento em que as carretas chegaram a cidade no início da tarde desta sexta-feira (23). Os veículos equipados com aparelhos oftalmológicos atenderão pacientes com mais de 60 anos de idade e do programa TOPA de 21 municípios da microrregião de Brumado e Paramirim com exames e cirurgias de catarata.

Brumado: Começa o treinamento dos novos agentes de trânsito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A superintendência de trânsito de Brumado está recebendo oito novos agentes de trânsito que foram aprovados no último concurso público municipal e passaram no psicoteste para assumir a função. No momento, os novos agentes ainda estão sendo capacitados com aulas teóricas e práticas. Na manhã desta sexta-feira (23), o site Brumado Notícias flagrou parte da nova equipe acompanhando a rotina de trabalho no trânsito local. O superintendente Clidemar Amorim disse por telefone a nossa reportagem que os novos agentes só começarão a atuar após o término da capacitação e efetivação no cargo. A previsão, segundo Clidemar, é de que até a primeira quinzena de junho os novos agentes já estejam em ação. Entre os novos funcionários, alguns até já serviram na aeronáutica e no exército brasileiro.

Ministério da Saúde lança portaria para humanizar a assistência à mãe e ao bebê Foto: Reprodução

De acordo com portaria divulgada pelo Ministério da Saúde, enquanto o bebê estiver na maternidade, ele terá o acompanhamento 24h da mãe, do pai, ou de algum responsável, mesmo em UTIs Neonatais. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, explicou que a portaria faz parte do projeto de humanização da assistência à mãe a ao bebê. “O direito à mãe, ao pai ou a um acompanhante responsável pelo bebê acompanhá-lo 24 na UTI neonatal é de fundamental na estratégia de humanização. A criação de normatizações sobre boas práticas ao atendimento ao parto, ou seja, à mãe que ganha o nenê e ao nenê, ao nascimento são estratégias de qualificação do parto e de assistência ao bebê na lógica da política de segurança e de qualificação ao atendimento”. Na oportunidade, Chioro falou também sobre a ampliação dos incentivos destinados a unidades que mantém assistência humanizada e qualificada às mães e aos bebês, com aumento de 17% dos recursos repassados para parto normal e de 8,5% para parto cesáreo. “A valorização é fundamental para reduzir a mortalidade infantil, reduzir a mortalidade materna e melhorar a qualidade de vida da nossa população”. De acordo com a Agência Brasil, com a portaria assinada, passa a ser requisito para receber a classificação garantir a presença dos pais da criança nos locais onde o bebê estiver nas maternidades.

Protesto marcará visita de Rui Costa a Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comissão em prol da reinstalação da unidade da Defensoria Pública Estadual (DPE) em Brumado está preparando uma manifestação pacífica com faixas e cartazes, que será promovida durante a visita do pré-candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), ao município. A comissão já fixou um outdoor na Avenida João Paulo I, próximo à entrada da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), por onde devem passar o petista e sua comitiva. O outdoor apela também aos deputados para que unam forças em defesa da causa. “Deputados: Brumado há um ano sem defensoria Pública, até quando? Lute por Brumado! Defensoria Já!”, diz o outdoor. Durante a plenária, os manifestantes terão a oportunidade de questionar os deputados, que lutam pela permanência do PT na liderança do executivo baiano.

São João de Caculé promete arrastar multidões; confira a programação do evento Foto: Reprodução

Com o tema São João Campeão é Aqui, os festejos juninos da cidade de Caculé prometem arrastar multidões até o município do sudoeste baiano. A programação oficial do Arraiá de Caculé já foi divulgada. Entre as atrações estão Bruno e Marrone, Zezo e Bel Lima. O evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de junho, quando ainda se apresentarão na Praça Deoclides Cardoso o Trio Sabiá, Dedim Couveia, Dio do Arcodeon, Cheiro de Milho, Thiago Araújo, Tropa de Xote, Cheiro Nela e Ricardinho. Além da festa aberta, eventos fechados também irão acontecer no circuito da folia caculeense. Na sexta-feira (20), acontecerá o III Forró do Fole Furado; no sábado (21), é a vez da Choppada do Xamego e da estreia do Forró do Bode. E, no domingo (22), fechando a programação, acontecerá o Forró do Bacurau. Para os organizadores do evento, a festa tem o objetivo de reunir o maior número de pessoas em uma das maiores festas de forró do nordeste. Confira a programação: Sexta-feira (20): Bruno e Marrone, Bel Lima, Tropa de Xote e Feras da Bahia; Sábado (21): Dio do Acordeon, Cheiro de Milho, Dedim Gouveia e Ricardinho; Domingo (22): Xero Nela, Trio Sabiá, Zezo e Thiago Araújo.

Proteína que pode abrir portas a vacina contra malária é descoberta Foto: Arquivo/AC

Segundo estudo publicado na Revista Science, um grupo de pesquisadores descobriu uma proteína que impede a propagação de parasitas responsáveis pela malária. Os especialistas já testaram um projeto de vacina em ratos. De acordo com a pesquisa, a reação da vacina faz com que os anticorpos da proteína protejam contra a malária, ao prender o parasita dentro de glóbulos vermelhos, impedindo a infecção de novas células. O próximo passo será testar a vacina em primatas. Caso seja bem sucedida, a pesquisa deve avançar para testes em humanos. A malária é responsável por mais de 600 mil mortes por ano.

Terminam hoje as inscrições para o Enem

Nesta sexta-feira (23) são encerradas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados. O sistema estará aberto até às 23h59. O Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que o número de inscritos chegue a 8,2 milhões. Nesta reta final, a recomendação é que os candidatos acessem o sistema até às 09h, entre as 14h e às 17h e após às 21h - horários em que o acesso é facilitado. A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até o dia 28 de maio. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos. As provas serão aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro.

Livramento de Nossa Senhora: Dupla de Brumado é presa com drogas Foto: Divulgação/Polícia Civil

Naturais de Brumado, dois homens foram presos pela polícia da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, na última quarta-feira (21). Com a dupla, foram encontrados maconha, celular e uma serra. A polícia suspeita que o material seria arremessado para dentro da delegacia local. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os dois foram abordados por policiais nas proximidades de um posto de combustíveis na saída da cidade. Durante a revista, o material foi encontrado com um deles. Ambos foram encaminhados à delegacia, onde estão presos à disposição da justiça. Os dois foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Brumauto realiza novamente neste final de semana a promoção Taxa 0% Volkswagen

Devido ao sucesso do Festival de Taxa 0% Volkswagen, realizado no último fim de semana, a concessionária Brumauto irá promover a promoção novamente, entre hoje (23) e domingo (25). Nesse período, toda a linha Gol e Fox, da Volkswagen, estará com taxa 0% em até 36 meses. Além de não pagar taxa, também há descontos especiais para produtor rural e empresas. Mas é somente neste final de semana! Não perca esta chance de adquirir o seu automóvel com condições imperdíveis. Veículos da linha Volkswagen com taxa 0%. E você ainda pode realizar um Best Drive. A concessionária Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Brumado: Jovem de 18 anos sofre nova tentativa de homicídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um jovem de 18 anos deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, na noite desta quinta-feira (21), após ter sido alvejado por disparos de arma de fogo no Bairro Urbis II. A polícia informou ao site Brumado Notícias que se trata do mesmo jovem que no dia 12 de março sofreu uma tentativa de homicídio, quando atiradores chegaram em uma motocicleta e efetuarem os disparos contra a vítima. A polícia disse ainda que logo que chegou ao local dos disparos o jovem já tinha sido encaminhado à unidade de saúde e já se encontrava no centro cirúrgico para retirada dos projéteis. As investigações apontam para uma antiga briga entre o jovem alvejado e seus agressores, com suspeita de envolvimento com o tráfico.

Guanambi: Ivana Bastos promove Encontro do Mandato neste sábado (24) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo sábado (24), a partir das 09h, a deputada Ivana Bastos realizará na Câmara Municipal de Guanambi o Encontro do Mandato. No evento, será feita uma prestação de contas, um balanço das atividades realizadas e a coleta de sugestões e novas demandas dos municípios e comunidades para a continuidade do trabalho do mandato da parlamentar. Participarão do encontro prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas de toda a região, que deverão colaborar para a construção do debate. Para a deputada, o encontro será um momento dedicado a ouvir as comunidades. “Construímos o nosso trabalho com a ajuda das comunidades, em especial as comunidades rurais, e o nosso encontro tem o objetivo de fortalecer essa luta conjunta pela melhoria da qualidade de vida. Estaremos abertos para debater os melhores caminhos para conquistarmos novos benefícios para estas pessoas”, explicou.

Brumado: Dante aponta que HPMN funcionaria melhor com o estado e pede apoio para a UTI Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao Brumado Notícias, o diretor da 19ª Dires, Dante Guedes, reforçou as declarações do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, quanto à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está sendo construída no Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), em Brumado. Guedes afirmou que sem parcerias e sem o apoio do estado a UTI não funcionará, pois, segundo ele, os custos de sua manutenção são extremamente elevados e estão além das possibilidades do orçamento municipal. Dante apontou ainda que o HPMN estaria melhor estruturado se fosse estadual e não tivesse sido municipalizado. “Em um hospital estadual as coisas fluem com mais celeridade e facilidade. Foi um passo mal ter tirado o hospital da esfera estadual e tê-lo municipalizado [...] O estado teria melhores condições de assumir isso”, declarou Guedes. O diretor fez um comparativo com a cidade de Guanambi, cujo hospital é estadual, reiterando que na cidade a UTI funciona normalmente e não é um fardo para o município.

Brumado: Squaresom em ritmo de festa driblando os preços com um time campeão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O técnico Wanderley Silva já escalou o time campeão que irá promover um show de ofertas driblando os preços na arena Squaresom, a loja número um de Brumado. Toda a loja já se encontra com um arraial de promoções. Festa junina com preços baixos de verdade e com um time hexacampeão é na Squaresom. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422.

PT organiza plenária do Programa de Governo Participativo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo domingo (25), a partir das 09h, acontecerá mais uma etapa da Plenária Territorial do Programa de Governo Participativo (PGP), evento conduzido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), na Bahia. O evento, que será realizado na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Brumado, visa discutir propostas regionais para construir um programa de governo para a sucessão do governador Jaques Wagner (PT). Para organizar a atividade, dirigentes do PT municipal se reuniram na manhã de hoje com a coordenação do evento. O presidente e o vice-presidente do PT de Brumado, Fredinho e Zé Luiz, ajustaram com a coordenadora Naiane Peixoto os detalhes para o ato do próximo domingo. Para Fredinho, o evento “é um momento ímpar para ouvir as pessoas, apresentar demandas e cobrar um compromisso em ver executadas as propostas”. A primeira etapa do programa para o Território Sertão Produtivo ocorreu em Guanambi, no mês de fevereiro. No domingo, em Brumado, as propostas que foram levantadas neste intervalo serão apresentadas. São aguardados no ato os deputados federais Rui Costa e João Leão, o vice-governador Otto Alencar e o senador Walter Pinheiro, juntamente com deputados estaduais e federais da região.

Brumado: Terminal e pontos de ônibus são reivindicações do vereador Alessandro Lôbo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Atento às necessidades da população, o vereador Alessandro Lôbo (PSL), realizou proposições solicitando da administração municipal a colocação de pontos de ônibus, cobertos e com assentos, assim como a construção de um terminal de ônibus na área da Cesta do Povo, local de grande fluxo de pessoas. O parlamentar ressaltou que “em razão do clima muito quente do nosso município a instalação de pontos de ônibus cobertos e com locais para se sentar trará benefícios para os usuários do transporte coletivo, pois terão abrigo contra o sol e chuva. O terminal de ônibus oferecerá maior comodidade quando da espera do transporte, visto que o local recebe um grande fluxo de pessoas”. Sobre os locais onde os pontos deveriam ser construídos, o vereador sugeriu que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (STTU), em parceria com os representantes das associações de bairros, faça um mapa onde as prioridades são maiores.

Brumado: Diretor regional da Dires fala sobre o Saúde em Movimento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dos dias 28 de maio a 06 de junho, o Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, receberá uma unidade móvel do programa Saúde em Movimento, a qual atenderá pacientes dos 21 municípios da microrregião da 19ª e 23ª Diretoria Regional da Saúde (Dires) de Brumado e Paramirim, respectivamente. A expectativa é que durante o período cerca de 7 mil consultas sejam realizadas através do mutirão da catarata, que tem por alvo a realização de 250 cirurgias por dia em pacientes com idade acima de 60 anos e em alunos do programa Todos pela Alfabetização (TOPA). Ajudando a divulgar o evento, o médico Dante Guedes, diretor da Dires brumadense, falou com a imprensa local. Na oportunidade, ele declarou que o Saúde em Movimento visa esclarecer a população em geral sobre as formas de prevenção contra a catarata. Guedes destacou que a capacitação dos agentes comunitários de saúde foi um fator preponderante para que os pacientes e familiares pudessem ter mais acesso ao movimento e melhor acompanhamento diante o diagnóstico da doença. O médico ressaltou ainda que a proposta do programa é de valorizar e melhorar a qualidade de vida dos mais idosos.

Aracatu: Marquinho Viana conquista benefícios para a cidade Foto: Divulgação

Em audiência com o governador Jaques Wagner (PT), o deputado Marquinho Viana (PV) e o prefeito de Aracatu, Sérgio Maia, conseguiram autorização para a construção da Praça Luiz Viana Filho, na cidade. O convênio já foi publicado no Diário Oficial na semana passada e caberá à prefeitura municipal a licitação da obra. Ainda acompanhado do prefeito, Viana esteve em audiência com Ivan Maia, assessor da presidência da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que lhes informou sobre a realização da licitação e homologação do Sistema de Água de Passagem do Lajedo e Região, obra que será imediatamente iniciada e que beneficiará 251 famílias. Na oportunidade, o prefeito solicitou a liberação de tubos para extensão de rede de água para 30 famílias das comunidades de Lagoa do Potraz e Tamboril.

Mato Grosso: Menino de 5 anos leva maconha de presente para professora Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma professora de uma escola municipal no Mato Grosso se surpreendeu quando um aluno de cinco anos entregou a ela de presente uma porção de maconha. O Conselho Tutelar foi acionado pela direção do colégio e o caso está sendo investigado. Segundo o conselheiro tutelar Benedito Carlos, a criança entregou a droga para a professora porque disse que via uma tia usando todos os dias. O menino está em um abrigo, onde foi ouvido por psicólogos e assistentes sociais. De acordo com a delegada responsável pelo caso, o menino confirmou que pegou o entorpecente em casa. Equipes de conselheiros tutelares e policiais civis foram até a residência do garoto e a situação no local era de abandono e sujeira. Na casa, estavam um menino de 2 anos e uma adolescente de 14, irmãos do menino, e outra adolescente de 17 anos com o filho, um bebê. Todos estavam sem documentos e também foram encaminhados ao abrigo. A mãe das crianças não foi localizada, e o pai está preso por tráfico de drogas. As crianças e adolescentes vão passar por acompanhamento psicossocial e devem permanecer no abrigo como medida de proteção. A suspeita é que uma das adolescentes seja usuária de drogas. A delegada está investigando se as crianças também faziam uso da substância. As informações são do G1.

Eleições 2014: João Bonfim nega candidatura do filho à AL-BA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao Bahia Notícias, o deputado estadual João Bonfim (PDT), que concorre a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), negou que o seu filho, Vitor Bonfim (PDT), concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Bonfim rebateu as alegações feitas pelo deputado Adolfo Menezes (PSD), o qual disse que lançaria candidatura para concorrer com o pedetista em função da sua insatisfação com a notícia, declarando que a informação se deve a alguns de seus concorrentes na região. Em seguida, Bonfim disse que Adolfo tem o direito de concorrer e o partido tem total liberdade para apoiar a candidatura do colega, mas reforçou que seu filho não é candidato. “Meu filho não é candidato e ninguém nunca ouviu eu dizer isso. Não estou lançando nem nunca lancei”, disse o deputado.

Brumado: Em protesto, moradores interditam caminho da Cascaeira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os condutores estão encontrando dificuldades para trafegarem pela Rua Albertino Marques Barreto, o popular Caminho da Cascaeira, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, por causa de obstáculos colocados no local pelos moradores, que cobram da prefeitura e da empresa Magnesita a pavimentação da via. Populares relataram ao site Brumado Notícias que estavam confiantes de que com as obras de recapeamento da Avenida João Paulo I a Rua Albertino também fosse favorecida, principalmente, segundo os manifestantes, após a garantia do secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso. Depois de décadas de espera, os moradores resolveram se manifestar também contra a Magnesita, uma vez que carros pesados da mineradora trafegam com frequência pelo local. De acordo com os residentes na via, a maioria das crianças está com problemas respiratórios por causa do excesso de poeira que entra nas residências com a passagem dos veículos. Para chamar a atenção do poder público, os moradores contrataram uma retroescavadeira, que auxiliou na realização de obstáculos ao longo da via, o que tem dificultado e até impedido a passagem de carros e motos. Somente picapes ou carros maiores é que estão conseguindo atravessar a via, que ficou parecendo uma trilha de aventuras radicais. “Só queremos ter direito ao que é nosso e nesse caso a pavimentação é um direito. Recebemos o talão de IPTU e o que pagamos é tanto quanto da demais ruas onde há pavimentação. Enquanto não atenderem nosso apelo vamos continuar obstruindo a via. Acreditamos que se a Magnesita e prefeitura se unirem a obra não ficará tão cara”, disseram os manifestantes.

Ibope aponta Dilma com 40%; Aécio tem 20% e Campos, 11%

Segundo pesquisa eleitoral do Ibope, divulgada nesta quinta-feira (22), a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o senador Aécio Neves (PSDB) com 20% e, em terceiro, está Eduardo Campos (PSB), com 11%. Em levantamentos anteriores, realizados em março e abril deste ano, a petista tinha 40% e 37% respectivamente; o tucano apresentou 13% e 15%; e Campos somou 6% e 6% nos dois meses. Na pesquisa divulgada hoje, os nove pré-candidatos a presidente da República - à exceção de Dilma - somam 36% das intenções de voto. Com 1%, aparecem Eduardo Jorge (PV) e José Maria (PSTU). Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) não pontuaram. Brancos e nulos são 14%, enquanto 10% dos entrevistados não sabem em que votarão ou não responderam. Foram ouvidos 2.002 eleitores em 140 municípios, entre os últimos dias 15 e 19 de maio. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Arquivo