Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2015"

Fisioterapeuta de Brumado ministra palestra com o tema Viva Forte e com Saúde em Caculé

27 Mai 2015 - 12h00


Fisioterapeuta de Brumado ministra palestra com o tema Viva Forte e com Saúde em Caculé
Foto: Tayga Ribeiro

A prefeitura da cidade de Caculé realizou na noite do último sábado (23) uma palestra no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória. A palestra foi ministrada pelo Fisioterapeuta esportivo e consultor do Gold Team Probiotica Sports Nutrition, Alípio Silva, natural do município de Brumado. Com o tema Viva Forte e com Saúde, Alípio falou sobre qualidade de vida, disciplina alimentar, musculação, suplementos alimentares e seus resultados. Ele ainda destacou a diferença em malhar e treinar, pontuando a alimentação adequada e concentração como fatores primordiais para um bom resultado na atividade. “O treino, a dieta e o descanso são os grandes pilares para se conseguir o resultado desejado”, explicou Alípio. O fisioterapeuta esportivo estudou na Escuela de Madri, sendo Specialist trainer is Bodybuilding and fitness - IFBB ACADEMY, docente da Fisio Sports cursos e palestrante em diversos congressos.

Ex-presidente da CBF e outros 6 sob suspeita de corrupção

27 Mai 2015 - 11h30


Ex-presidente da CBF e outros 6 sob suspeita de corrupção
Foto: Correio do Estado

Ao menos seis dirigentes da Fifa foram presos pela polícia da Suíça, na madrugada desta terça-feira (27), acusados de corrupção. O departamento de Justiça americano, segundo o G1, confirmou que o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, está entre os detidos. Uma reportagem do The New York Times aponta que a ação foi promovida a pedido de autoridades americanas, que investigam a votação para a escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar). Em nota oficial, a Justiça suíça divulgou que os detidos são suspeitos de receber milhões de dólares em subornos e aguardarão processo de extradição para os EUA. Delegados de diversas federações de futebol participariam de um congresso da Fifa em Zurique nesta sexta-feira (29), em que o atual presidente da organização internacional, Joseph Blatter, buscaria seu quinto mandato. Fontes da Justiça dos EUA teriam dito ao jornal que 14 pessoas ligadas à entidade devem ser indiciadas por crimes como fraude, lavagem de dinheiro e extorsão. Entre os citados pelo jornal, além de Marin, estão Jeffrey Webb (Ilhas Cayman), vice-presidente da comissão executiva e presidente da Concacaf; Eugenio Figueredo (Uruguai), que também integra o comitê da vice-presidência executiva e até recentemente era presidente da Conmebol; Jack Warner (Trinidad e Tobago), ex-vice-presidente da Fifa e ex-presidente da Concacaf, acusado anteriormente de inúmeras violações éticas; Julio Rocha (Nicarágua), presidente da Federação Nicaraguense; Costas Takkas; Rafael Esquivel; Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol.

Senado aprova medida provisória que endurece seguro-desemprego e abono salarial

27 Mai 2015 - 11h00


Senado aprova medida provisória que endurece seguro-desemprego e abono salarial
Foto: Reprodução

Por 39 votos a favor e 32 contra, o Senado aprovou, durante sessão realizada na noite da última terça-feira (26), a Medida Provisória 665, que restringe o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial, e ao seguro-defeso. Agora, o texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. A proposta faz parte do conjunto de medidas do ajuste fiscal. Entre os que votaram pela rejeição do texto estão os petistas Walter Pinheiro (PT-BA), Lindberg Farias (PT-RJ) e Paulo Paim (PT-RS). Ao todo, 11 senadores da base aliada votaram contra a proposta. A MP 665 foi editada em dezembro de 2014 pela presidente Dilma Rousseff, junto com a MP 664, que restringe o acesso a pensão por morte e deve ser votada nesta hoje (27). Durante a sessão, houve protestos nas galerias do Senado. Integrantes da Força Sindical usando máscaras com a imagem de Dilma Rousseff e chifres gritaram "fora PT".

Caculé recebe projeto Sertão Solidário

27 Mai 2015 - 10h30


Caculé recebe projeto Sertão Solidário
Foto: Tayga Ribeiro

No último sábado (23), a cidade de Caculé recebeu a primeira ação que faz parte do projeto SerTãoSolidário, uma organização de cunho social e filantrópico, que visa servir a população carente. Dentre as ações do projeto destacam-se a assistência à saúde, palestras educativas, orientações jurídicas e desenvolvimento de projetos que representem avanços práticos para as diversas comunidades atendidas. Idealizado pela estudante do 6º ano de medicina, Marcela Oliveira Marques, e pelo médico e professor da UESB, Dr. Manoel Lescano, o projeto ganhou, em sua primeira ação, quase 200 voluntários, que atenderam gratuitamente mais de mil pessoas. Em parceria com o poder público, a primeira ação do projeto realizada em Caculé também contou com a colaboração de seus membros. Cerca de mil caculeenses receberam atendimentos médico, psicológico e odontológico na primeira ação realizada pelos voluntários do SerTão Solidário.

Eleições 2016: Vitor Bonfim quer Vanderlito Souza no PDT

27 Mai 2015 - 10h00


Eleições 2016: Vitor Bonfim quer Vanderlito Souza no PDT
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) continua articulando a base aliada do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), seu principal correligionário político em Brumado. Na última segunda-feira (25), o parlamentar recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a visita do empresário Vanderlito Souza, que atualmente está filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sendo pré-candidato a prefeito nas eleições 2012. Ele já anunciou a sua saída do partido. O ex-presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Vasconcelos (SD) também participou do encontro. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Bonfim já fez o convite ao empresário para engrossar as fileiras do Partido Democrático Trabalhista (PDT), visando fortalecer a base situacionista. Vanderlito disse que não pensa em candidatura, mas acredita que pode ajudar no progresso e desenvolvimento da capital do minério.

Seap deveria entregar 4,4 mil vagas prisionais; Em Brumado, obras do presídio estão paralisadas

27 Mai 2015 - 09h30


Seap deveria entregar 4,4 mil vagas prisionais; Em Brumado, obras do presídio estão paralisadas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A fuga de seis presos da custódia de Brumado, ocorrida no último sábado (23), trouxe a tona novamente a demora para inauguração do presídio da cidade, a qual já deveria ter acontecido. As obras no local estão paralisadas. Segundo previsão do governo do estado, 4.451 vagas deveriam ser entregues no primeiro trimestre de 2015. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), as vagas seriam disponibilizadas ainda em 2014, mas o prazo teve de ser adiado devido a questões legais do processo de licitação das empresas de co-gestão que administrarão as unidades. Além da cidade de Brumado, devem ser construídos presídios em Salvador, Barreiras, Irecê e Vitória da Conquista; além de ampliação das unidades na capital, Itabuna, Juazeiro, Feira de Santana e Paulo Afonso. Segundo dados da Seap, referentes a maio deste ano, a população carcerária é de 12.823 presos, dos quais 4.354 são excedentes.

Pronatec e Ciência sem Fronteiras sofrerão cortes

27 Mai 2015 - 09h00


Pronatec e Ciência sem Fronteiras sofrerão cortes
Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) vai cortar vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Ciência sem Fronteiras (CsF), de acordo com nota divulgada pela pasta, mas Programas de merenda e transporte escolar, além do Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destinado a melhorias nos centros de ensino, serão mantidos sem cortes. O MEC informou que Pronatec, CsF “e outros, têm a sua continuidade garantida este ano, com o redimensionamento na oferta buscando otimizar o atendimento dos estados e das vagas, com ofertas que ainda serão definidas, mas que quantitativamente serão em número inferior ao do ano passado”. De acordo com a nota, o número de vagas ofertadas pelo Pronatec “será divulgado em breve”. O programa foi criado em 2011 para expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Foi um dos carros-chefes na campanha da presidenta Dilma Rousseff (PT), quando anunciou que pretendia criar mais 12 milhões de vagas. Um dos programas reduzidos dentro do Pronatec será o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O Sisutec, que seleciona para o ensino técnico estudantes que concluíram o nível médio com base nas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já teve as inscrições adiadas mais de uma vez. Não haverá edição no primeiro semestre, como geralmente ocorre. No ano passado, o programa ofereceu aproximadamente 580 mil vagas, somadas as duas edições. O Ciência sem Fronteiras tem editais de graduação e pós-graduação lançados ao longo de todo o ano. O programa implementou 78.173 bolsas, de acordo com o site do programa. No ano passado a presidenta Dilma renovou o CsF e garantiu 100 mil bolsas até 2018 além das 101 mil prometidas até o final de 2014.

Fies: A partir de 2016, inscrição no programa dependerá exclusivamente do Enem

27 Mai 2015 - 08h30


Fies: A partir de 2016, inscrição no programa dependerá exclusivamente do Enem

Segundo portaria normativa assinada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26), a seleção dos estudantes aptos para a contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será efetuada, a partir do primeiro semestre de 2016, exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o texto, que altera norma de 2010, estão mantidas as exigências estabelecidas pelo MEC no fim do ano passado para inscrição no Fies. A portaria ainda revoga o parágrafo que determinava ao candidato ao Fies que tivesse concluído o ensino médio antes de 2010 comprovar essa condição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. 

Municípios de Brumado e Ipiaú serão interligados pelo sistema gasoduto

27 Mai 2015 - 08h00


Municípios de Brumado e Ipiaú serão interligados pelo sistema gasoduto
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário de infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, reforçou as informações referentes ao Gasoduto Sudoeste, que ligará os municípios de Brumado e Ipiaú. Segundo Cavalcante, o empreendimento, orçado em R$ 500 milhões, atenderá uma obra com extensão de 300 km na implantação da tubulação de 10 polegadas e bases de apoio. O secretário explicou ao site Brumado Notícias que o gasoduto será um novo fomentador na economia dos 15 municípios por onde passar, sendo Brumado, segundo ele, o mais beneficiado por conta do seu mapa industrial. A expectativa é que as empresas venham a substituir o uso do óleo pelo gás natural em suas linhas de produção, dentre as quais as mineradoras de Brumado, o que dará mais respaldo nas comercializações internacionais de seus produtos. O secretário disse ainda que o Gasoduto Sudoeste será o maior em distribuição na região nordeste e o segundo maior do país. “Essa obra será executada com recursos próprios da Bahiagás e promoverá uma revolução na industrialização de toda a região sudoeste, proporcionando uma economia gigantesca paras as indústrias que consomem óleo para a sua produção, já que o gás natural terá metade do preço”, disse Cavalcante.

Brumado poderá ter dois defensores com reabertura da Defensoria Pública Estadual

26 Mai 2015 - 18h30


Brumado poderá ter dois defensores com reabertura da Defensoria Pública Estadual
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comissão Pró-retorno da Defensoria, formada por várias entidades da sociedade civil brumadense, se reuniu no final da tarde da última segunda-feira (25) para debater as últimas informações referentes à reabertura da repartição da Defensoria Pública Estadual (DPE) no município. Gilberto Lima Dias, que foi nomeado secretário, leu um relatório de ações colocadas em prática pela comissão desde que a defensoria local foi fechada em 2013. Com a aprovação dos demais membros, o relatório será encaminhado ao Defensor Geral, Cleriston Macedo, a fim de que o mesmo tome conhecimento da necessidade de Brumado ter o quanto antes a nomeação de seus defensores. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Gilberto explicou que foram chamados os últimos 17 aprovados no concurso público da DPE. Segundo ele, informações extras oficiais dão conta de que o governador Rui Costa havia estabelecido a condição de que o município deveria receber dois desses defensores. Neste período, a comissão busca também junto à administração do Fórum Dr. Duarte Moniz uma sala para agregar a repartição. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) será acionado para que a prefeitura possa dispor da logística e da nomeação de uma secretaria para o setor. “Nossa luta está começando a colher os seus frutos, mas nossa satisfação será em dizer que a sociedade brumadense tem mostrado sua força e de mãos dadas conseguiu de volta sua defensoria”, disse Gilberto. 

Brumado: Agentes comunitários de saúde cobram repasse federal no legislativo

26 Mai 2015 - 18h00


Brumado: Agentes comunitários de saúde cobram repasse federal no legislativo
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os agentes comunitários de saúde de Brumado ocuparam a plenária da Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (25) para ouvir o pronunciamento da presidente do SIND-ACS/ACE, da Serra Geral da Bahia, vice-presidente da federação baiana e secretária da Confederação Nacional, Marivalda Pereira Araújo. Na oportunidade, ela falou sobre os repasses do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e  as perdas sofridas no município. Segundo Marivalda, os profissionais da saúde em Brumado estão no prejuízo por não terem recebido os incentivos destinados pela União. Ela destacou que a cidade é a única que não tem recebido os incentivos. “O recurso PMAQ-AB vem como uma portaria do Ministério da Saúde, que é um financiamento do Governo Federal. A portaria não informa que este valor deve ser pago como salários aos agentes, mas diz e garante que estes devem ser incentivados. Quando a gente chega a Brumado e vê que não há esse incentivo, que, pelo contrário, houve perdas financeiras em relação ao salário, passamos para o campo dos questionamentos. Queremos saber porquê aqui não foi feito como nos demais municípios. Não é porque não pode, mas do nosso ponto de vista porque não querem, má vontade da gestão”, disse a sindicalista ao site Brumado Notícias. A categoria está disposta a se reunir em assembleia para debater os rumos da questão. 

Obras do Parque Eólico de Brumado podem começar no segundo semestre

26 Mai 2015 - 17h30


Obras do Parque Eólico de Brumado podem começar no segundo semestre
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) disse que as obras do Parque Eólico de Brumado serão realizadas em três etapas, as quais envolvem também os municípios de Dom Basílio e Rio de Contas. A primeira etapa, que culminará na instalação de 60 torres geradoras na região de Cristalândia, distrito brumadense, terá capacidade de 30MW. O chefe do executivo disse ainda que houve uma negociação com as empresas responsáveis pelo empreendimento e o município entrou com um termo de compromisso para redução de 40% nos impostos. O objetivo é que o canteiro de obras seja instalado na cidade ofertando de 500 a 1500 postos de trabalho no pico da obra. De responsabilidade das empresas Sowitec do Brasil Energias Renováveis e a Enel Green Power, a obra tem prazo estipulado de 18 meses para serem concluídas após a sua homologação. Aguiberto conta ainda com as articulações do deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) no intuito de que a homologação seja realizada no início do segundo semestre deste ano. 

Prefeito de Livramento de Nossa Senhora é multado em R$ 20 mil e terá que devolver quase 1 milhão

26 Mai 2015 - 17h00


Prefeito de Livramento de Nossa Senhora é multado em R$ 20 mil e terá que devolver quase 1 milhão
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta terça-feira (26), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acatou a denúncia formulada contra o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Cézar Cardoso Azevedo (PRP), o Dr. Paulo, e condenou o mesmo pela prática de diversas irregularidades em procedimentos licitatórios, realizados no período de vigência do decreto que estabeleceu situação de emergência por causa da seca nos meses de janeiro e fevereiro, no exercício de 2013. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a relatoria determinou o ressarcimento aos cofres municipais de R$ 911.062,45, com recursos pessoais, e imputou multa ao gestor no valor de R$ 20 mil. Ainda cabe recurso da decisão.

Bolsas de estudo para 2015.2 estão disponíveis em Brumado

26 Mai 2015 - 16h30


Bolsas de estudo para 2015.2 estão disponíveis em Brumado

Estão abertas as inscrições para o Educa Mais Brasil, programa de inclusão educacional que disponibiliza bolsas de estudos de até 70% para estudantes que não têm condições de pagar o valor integral da mensalidade em instituições de ensino particulares. Em Brumado, há oportunidades para graduação e pós-graduação. Os candidatos podem escolher entre os cursos disponíveis no site www.educamaisbrasil.com.br. Para conseguir o benefício, o candidato deverá acessar a página oficial do programa e realizar a inscrição. Mais informações podem ser adquiridas na central de atendimento 4007-2020 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 724 7202 (demais localidades).