Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2016
Prefeitura realiza limpeza em vias que margeiam a linha férrea em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores das Ruas Virgílio Ataíde e Princesa Leopoldina, no Bairro Mercado, em Brumado passaram meses reclamando da sujeira que ficou acumulada à beira da linha férrea na localidade. Os próprios moradores denunciaram que populares de outras regiões estavam depositando lixo no local. Um trecho vicinal da Rua Princesa Leopoldina chegou a ficar obstruído com a montanha de lixo que se formou no percurso. Após queixas dos vizinhos, a prefeitura tomou a iniciativa de limpar o perímetro. Uma retroescavadeira e uma caçamba tiveram de ser utilizadas devido a enorme quantidade de entulho. Além disso, a equipe de limpeza também desobstruiu um canal de escoamento pluvial onde é despejado o esgoto, que estava cheio de mobília velha e outros itens que provocavam mau cheiro e atraiam insetos e animais peçonhentos para as residências. Com a limpeza, os moradores esperam contar com a colaboração dos vizinhos de outras localidades para não descartarem mais lixo na região.

Brumado: Modera entrega à Maçonaria relatório sobre conflito pelo uso da água no Alto Contas Foto: Divulgação

Atendendo solicitação, o grupo ambientalista Modera esteve na Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana, em Brumado, no último dia 24, para entrega do Relatório sobre Impasse Decorrente do Projeto das Barragens do Consórcio Hayashi-Bagisa-Arikita em Piatã. O documento fornece informações ao Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Sereníssimo Jair Tércio Cunha Costa, que se dispôs a interceder junto ao Governador Rui Costa pela garantia de água em quantidade e qualidade para uso humano na Barragem de Cristalândia, em razão da ameaça do projeto das barragens do agronegócio em Piatã. O projeto poderá comprometer a maior parte da água produzida pelas nascentes da Bacia do Rio das Contas no município com a irrigação, bem como com o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Segundo os coordenadores do Modera, o relatório entregue ao Venerável Mestre da Loja Maçônica, José Eunápio dos Santos, expõe as contradições entre a Deliberação 19/2014, do Comitê, e as Portarias 10.268 e 10.270, do Inema, trazendo à tona um choque das autoridades dos dois órgãos, uma vez que o primeiro é deliberativo e se posicionou contra a liberação de licenças e outorgas para o projeto, enquanto que o segundo, no contexto da Bacia do Contas, funciona como secretaria executiva do primeiro e baixou as Portarias autorizando construção de barramento no Riacho das Pedras e supressão de vegetação nativa para construção desse barramento. No documento, o Modera destacou que o projeto do consórcio “soma-se a captações de irrigantes nos municípios de Jussiape e Rio de Contas, que no futuro poderão deixar a população da Região do Alto Contas sem acesso à água, configurando-se assim a consequência de um conflito pelo uso da água”.

Missa e procissão marcam as celebrações do Corpus Christi em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de fieis católicos participaram da missa campal na Praça da Matriz, em celebração ao Corpus Christi, na última quinta-feira (26). A missa presidida pelo Padre Waldech seguiu todos os rituais da tradição que celebra o corpo e sangue de Cristo, conforme a doutrina da igreja. As comemorações contaram ainda com o tradicional tapete da simbologia que envolve o mistério da eucaristia, do sacramento e do corpo de Cristo. Após a etapa de abertura, os fieis saíram em procissão por várias ruas do centro da cidade e, ao retornarem, participaram da missa com os hinos de louvores e passagem da hóstia sagrada.

Missa e procissão marcam as celebrações do Corpus Christi em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
PT de Brumado convida ex-prefeito Edmundo Pereira para candidatar-se à prefeitura da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de um manifesto enviado ao site Brumado Notícias, o Partido dos Trabalhadores em Brumado tornou pública a sua posição oficial no que diz respeito eleições de outubro próximo. No documento, a executiva municipal do PT deixa claro que defende uma frente democrática e popular na política de Brumado. Além disso, informa que o partido continua sendo a esperança concreta da maioria dos brasileiros para aprofundar as transformações sociais. O partido ainda lembrou que o país está vivendo “uma notória ofensiva da direita conservadora, que busca, através dos seus instrumentos de dominação política e ideológica, perpetrar todo tipo de atentado contra os direitos civis, sociais e contra todo legado democrático conquistado com muito sacrifício nas últimas décadas”. Nesse sentido, a executiva municipal do partido declara que as eleições deste ano em Brumado vão exercer um papel importante, tendo em vista que vão propiciar amplo espaço de mobilização e debate na sociedade. “O PT de Brumado pode ocupar este espaço com voz própria. O PT é um partido com inserção política e social no município, de raízes populares e com forte articulação com os movimentos sociais, tendo participado das três últimas eleições municipais com candidatos na chapa majoritária (prefeito ou vice). O partido dispõe de nomes, experiência administrativa, uma bancada de vereadores atuante e propostas que lhe credenciam a estar no centro do debate sobre os rumos da cidade”, disse, no manifesto. 

PT de Brumado convida ex-prefeito Edmundo Pereira para candidatar-se à prefeitura da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nele, o PT ainda chamou a atenção que, na última década, Brumado vivenciou a ausência de políticas públicas que amenizassem os problemas geradores de violência, o que tornou a criminalidade crescente na cidade, que também convive, segundo a sigla, com a falta de atenção com a saúde pública, falta de medicamentos básicos, abandono de vários bairros, entre outros. “O PT de Brumado pretende promover um amplo debate a respeito dos problemas do município para traçar um programa de governo participativo, em conjunto com as forças aliadas. É preciso retomar em Brumado um projeto de cidade assentado em critérios de inclusão social, sustentabilidade ambiental e fortalecimento da cidadania e dos direitos humanos”. Diante de tudo isso, a executiva municipal do PT convidou o ex-prefeito de Brumado e ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, para disponibilizar seu nome como candidato a prefeito. 

Rio de Contas: Últimos dias de inscrição para o Projeto Refazeres

O Projeto Refazeres acontece em Rio de Contas desde janeiro de 2015 e consiste em uma pesquisa sobre a construção tradicional na cidade e suas relações com a bioconstrução. Após a pesquisa inicial, são realizados uma vivência, a produção de um documentário, de programas de rádio e de textos voltados aos usos da terra em construções antigas e atuais. Nos próximos dias 18 e 19 de junho acontece a Vivência com Pedra, que é parte da segunda fase do projeto e será conduzida pelos bioconstrutores David Borja e Nagoy Sol, em conjunto com os mestres do ofício da pedra, Fábio Luciano Pereira e José Carlos Ferreira da Silva, conhecido como Zé Boa Fé. Durante a oficina acontecerão conversas, visitas e trocas de experiências sobre o corte e o uso da pedra em fases diversas de uma obra atual e em antigas construções na cidade, além de práticas sobre a utilização da pedra em um sistema permacultural. As inscrições para a oficina estão abertas para pedreiros, serventes, estudantes, bioconstrutores, arquitetos, professores, tecnólogos, permacultores, engenheiros, moradores da região e todas as pessoas interessadas em compartilhar saberes e fazeres da construção com pedra. A oficina é gratuita e as inscrições podem ser feitas no Espaço Imaginário, às quartas, quintas e sextas-feiras, de 8h30 às 12h, até o próximo domingo (29). 

Desde o ano de 2013, o grupo ambientalista Modera vem fazendo solicitações aos poderes públicos de Brumado, mobilizações e formando opinião na mídia, no sentido da elaboração participativa do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB. Em agosto de 2015, o grupo protocolou ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) um abaixo-assinado de entidades e movimentos da sociedade civil reivindicando a elaboração participativa do plano. Em outubro de 2015, o prefeito baixou o Decreto 4.797, dispondo sobre a criação, composição, competências e funcionamento do Grupo de Trabalho (GT), formado por representantes do poder executivo, legislativo, da sociedade civil e de empresas para acompanhar e participar da elaboração do PMSB. Foi elaborada minuta de projeto de lei do PMSB, que foi submetido a uma audiência pública e enviado à Câmara de Vereadores no último dia 31 de março. O documento foi aprovado e, no último dia 10 de maio, o prefeito sancionou a Lei nº 1.772, que institui a Política Municipal de Saneamento Básico expressa no Plano de Saneamento Básico. Para o Modera, além de instituir e possibilitar a democratização da política de saneamento em Brumado, a Lei 1.772 representa o cumprimento da condição exigida pelo Decreto Federal nº 7.217 para o município acessar os recursos da União destinados ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais, sendo o esgotamento, um serviço elementar para suspender a poluição crônica sobre o Rio do Antônio.

Paramirim: Conselho Tutelar e Judiciário definem estratégias para o festejo de Santo Antônio Foto: Divulgação

O Conselho Tutelar participou de uma reunião com o juiz da Comarca de Paramirim, Gleisson dos Santos Soares, para tratar as diretrizes de atuação em relação à segurança durante os festejos de Santo Antônio, que acontece entre os dias 1º e 12 de junho. Estiveram presentes comerciantes, o policiamento militar, representantes do poder executivo e o Conselho Tutelar. A portaria 012/2016, emitida pelo juiz de Direito da Comarca de Paramirim, determinou a proibição de venda de bebidas alcoólicas à crianças e adolescentes. Além disso, ficou determinado que não se venda, forneça, sirva, ministre ou entregue, mesmo que gratuitamente, bebidas alcoólicas ou quaisquer outros produtos que contenham substâncias que causem dependência física ou psíquica à criança e ao adolescente. Quem infringir a determinação pode cumprir detenção que varia de 02 a 04 anos e multa. Fica garantido o atendimento prioritário, pela autoridade policial, quanto ao registro de ocorrências decorrentes das violações à presente portaria, devendo submeter, assim que possível, o procedimento criminal retro a conclusão deste juízo para adoção de medidas cabíveis.

Relator diz que impeachment de Dilma pode ter decisão final em agosto Foto: Reprodução

O processo de impeachment contra a presidenta afastada Dilma Rousseff (PT) poderá ter a decisão final em agosto. A previsão tem como base o cronograma de trabalho apresentado na quarta-feira (25) pelo relator da agora chamada Comissão Processante do Impeachment, Antonio Anastasia (PSDB-MG). Segundo ele, o prazo de 20 dias dado a Dilma para apresentação de uma nova defesa prévia termina no dia 1º de junho. O tempo começou a contar a partir do dia 12 de maio, quando ela foi notificada da decisão do Senado pela admissibilidade do processo de impeachment. A ideia do relator é que a decisão da comissão seja lida em sessão no plenário da Casa em 28 de julho. A partir daí, deve haver, no mínimo, 48 horas de intervalo para julgamento do parecer em plenário. Pelas contas do relator, isso deverá ocorrer em 1 ou 2 de agosto. Mais uma vez, tanto na comissão quanto no plenário, a votação será por maioria simples, metade mais um dos senadores presentes na votação.

Brumado: Operação Corpus Christi terá início na quinta-feira (26) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A partir de 9h desta quinta-feira (26) terá início a Operação Corpus Christi, que visa, além do monitoramento e fiscalização de trânsito, o combate ao tráfico de drogas, de armas e de pessoas. A operação, que contará com a participação do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (CIPRv) localizadas em Brumado, Itabuna e Barreiras, será encerrada às 8h de segunda-feira (30). No total, serão empregados diariamente 225 policiais militares em viaturas, bases móveis em pontos estratégicos das principais rodovias supervisionadas pelo policiamento rodoviário, além dos diversos postos de fiscalização inseridos na malha rodoviária estadual. O Grupamento de Motociclistas do BPRv também atuará durante a operação do feriado prolongado. Todas as regras para melhor segurança no trânsito devem ser rigorosamente cumpridas a fim de evitar transtornos.

Nova Saveiro já está disponível na concessionária Brumauto

O mais novo lançamento da Volkswagen, a linha 2017 da picape Saveiro, já está disponível na concessionária Brumauto. O veículo, que é vice-líder entre as compactas no Brasil, ganha visual renovado e é sucesso de vendas. A nova Saveiro apresenta novidades no para-choque, na grade frontal e mudanças no formato dos faróis para deixar a picape com aspecto mais robusto. Além disso, possui capô um pouco mais alto. Faça uma visita à concessionária e conheça pessoalmente essa e outras novidades. A Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893, em Brumado. O telefone é (77) 3441-5000.

Governador vai entregar estrada, viaturas e equipamentos para agricultura em Caetité Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo sábado (28), às 9h30, o governador Rui Costa estará no município de Caetité, onde realizará uma série de ações que vão beneficiar os moradores e agricultores familiares da região. Na sede municipal, Rui entrega oito viaturas para cinco municípios da região e inaugura a ampliação da sede da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar. No distrito de Brejinho das Ametistas, ele vai entregar a pavimentação dos 23,7 km da rodovia que liga o distrito à sede de Caetité. A solenidade ocorrerá nas proximidades do Mercado Municipal de Brejinho. Às 10h40, Rui visitará a Unidade de Educação Infantil Maria Aparecida Santos Borges, e, mas tarde, o governador inaugura o Mercado Municipal do distrito de Brejinho das Ametistas, além de fazer a entrega de 60 barracas de feira livre. Durante o evento, Rui ainda entregará seis motos, um trator agrícola com implementos, e concederá 124 títulos de terra aos agricultores do município.

Câmara dos Deputados analisa projeto que proíbe cobrança de juros abusivos por cartões de crédito Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 278/16, do deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP), que proíbe as operadoras de cartão de crédito a praticarem taxas de juros abusivas. A proposta limita em 12% ao ano os juros que ultrapassarem a média de mercado atual, que é de 12% ao mês. Segundo Lucena, é preciso proteger os trabalhadores, principalmente aqueles que ficaram desempregados nos últimos tempos em razão da crise financeira do País. “Quero dar um basta na cobrança excessiva e desproporcional de juros pelas operadoras de cartão de crédito, que tem penalizado milhares de famílias, que não conseguem pagar suas dívidas no cartão devido aos juros aplicado”, afirma Lucena. De acordo com a Agência Brasil, o deputado informa que, atualmente, de maneira abusiva, os juros chegam a quase 480%. “Não é razoável nem justo que assim o seja. Os bancos vêm apresentando lucros cada vez maiores. Atualmente, bancos são os investimentos com maior lucratividade no País, subvertendo toda a lógica de uma economia que urge desenvolver-se”, ressaltou. 

Embasa diz que cumpre acordo para atender as demandas na Operação Pipa em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última terça-feira (24), o site Brumado Notícias publicou a reclamação dos pipeiros que fazem parte da Operação Pipa quanto à suposta ineficiência da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) em atender a demanda em Brumado. Em nota enviada ao site, a empresa disse que a informação de que está fornecendo menos água para atender as localidades rurais que são abastecidas pelos caminhões não procede. A Embasa destacou que vem cumprindo integralmente o acordo firmado com a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Operação Pipa, disponibilizando diariamente o volume necessário para atender as localidades rurais contempladas com o serviço. “Ressaltamos que não há registro de reclamações nos canais de atendimento da empresa. Ao tomar conhecimento da publicação, a gerência do escritório local da Embasa entrou em contato com a Secretaria de Recursos Hídricos do município, que confirmou a inexistência de reclamações no órgão sobre o assunto”, explicou a empresa, na nota.

Preso finge mal-estar e foge de presídio em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um detento escapou do presídio Nilton Gonçalves, na cidade de Vitória da Conquista, localizada no sudoeste da Bahia, nesta quarta-feira (25), após fingir um mal-estar.  De acordo com informações passadas pela unidade prisional, a fuga ocorreu por volta das 9h30. Segundo a direção da unidade, Juarez Queiroz Gomes Júnior, que cumpre pena por roubo, reclamou que estava passando mal e, quando foi retirado da cela por um dos agentes, rendeu o funcionário. O detento pulou o muro da carceragem, e até a tarde desta quarta não havia sido recapturado. De acordo com o G1, essa foi a segunda fuga registrada em 12 dias no presídio Nilton Gonçalves. No dia 14 de maio, dois detentos escaparam após cavarem um túnel por um vaso sanitário. Os presos passaram pela caixa de esgoto e, em seguida, pularam o muro. Outros sete presos tentaram fugir na mesma ocasião, mas foram impedidos pela Polícia Militar e agentes penitenciários. Os fugitivos foram identificados como Pablo Silva, acusado de roubo, e Yago Libarino, que reponde por homicídio. Eles ainda não foram recapturados. O presídio Nilton Gonçalves tem capacidade para 187 presos, mas abriga atualmente quase o dobro de detentos (370).

Mulher de 60 anos luta na Justiça para usar óvulos de filha morta e gerar o neto Foto: PA

Uma mulher de 60 anos está travando uma batalha judicial no Reino Unido para ter acesso aos óvulos congelados de sua filha morta e, assim, poder dar à luz ao próprio neto. Ela está apelando contra a decisão do órgão regulador britânico de negar a transferência dos óvulos, armazenados em Londres, para uma clínica dos Estados Unidos, onde seriam fecundados com o sêmen de um doador. De acordo com o G1, sua filha, que morreu cinco anos atrás, teria aprovado a ideia. O Tribunal Superior do país rejeitou o pedido no ano passado, mas a mãe obteve permissão para recorrer da decisão. O último round do caso está ocorrendo na Corte de Apelação, perante um painel de três juízes.

Áudios indicam ação de políticos do PMDB contra a Lava Jato Foto: Reprodução

Gravações feitas pelo ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que teve acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), indicam articulações entre ele e políticos do PMDB para prejudicar as investigações da operação Lava Jato. Diálogos gravados por Machado com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (PMDB-AP) mostram supostas tentativas de assegurar que Machado não fosse preso e de alterar leis para favorecer políticos investigados. Renan e Sarney negam que os diálogos tivessem por finalidade interferir na Lava Jato, que investiga desvio de recursos de contratos da Petrobras. Sérgio Machado era considerado pelos investigadores o caixa da cúpula do PMDB, mas ele afirmou em várias conversas que não havia provas que ligassem nenhum dos líderes do partido ao suposto esquema. Ele pediu ajuda para evitar que novas delações surgissem ou que o juiz Sérgio Moro o pressionasse a falar. Em uma conversa de 10 de março, o ex-presidente José Sarney (PMDB) disse que ajudaria Machado a não ser preso.

Tentativas de fraude aumentam 13,6% em março, diz Serasa

As tentativas de fraude de identidade cresceram 13,6% em março, na comparação com fevereiro, segundo indicador mensal da empresa de consultoria Serasa Experian. No total, foram registradas 157 mil tentativas no mês de março. De acordo com a Agência Brasil, nesse tipo de fraude, os dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Em relação a março de 2015, houve queda de 14,1% nas fraudes. Os economistas da Serasa explicam a queda citando a recessão econômica, que diminui a busca por crédito pelo consumidor, o que também reduz os alvos potenciais para os fraudadores. O segmento de telefonia foi o mais afetado, sendo responsável por 41,5% do total de tentativas de fraude identificadas em março. O setor de Serviços ficou em segundo lugar no ranking, representando 30,4% do total. O terceiro segmento mais afetado foi o de bancos e financeiras, com 19,7% do total. Para evitar roubos de dados pessoais pelo computador, a Serasa desenvolveu um teste de segurança que indica se o computador que o consumidor usa para fazer compras e pagamentos é seguro. O teste pode ser acessado pelo site.

Brumado: Gerente da empresa Novo Horizonte é baleado durante assalto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um gerente da empresa Novo Horizonte foi atingido com dois disparos de arma de fogo na noite da última quarta-feira (25) durante um assalto em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ao seguir a pé para sua residência, a vítima foi surpreendida por um meliante que deflagrou os disparos e fugiu do local com uma bolsa do gerente. Os disparos atingiram o braço e o pescoço. A polícia militar foi acionada e a vítima foi encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto. O estado de saúde do gerente não foi divulgado pela unidade hospitalar.

Obras inacabadas aborrecem populares em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

São muitas as ruas em Brumado que estão com obras inacabadas. A situação tem aborrecido os populares, pois tais obras estão há anos paradas e sem previsão de serem retomadas para conclusão. Um dos exemplos é a Rua Isaías Alves, que tem estrutura de via dupla, mas apenas um lado foi concluído. A via se tornou um dos principais elos de ligação entre o Bairro Santa Tereza e os Bairros Nobre e Monsenhor Fagundes, onde se encontram importantes órgãos públicos, como o Fórum, a delegacia, o hospital regional, e a câmara de vereadores. Da mesma forma, a antiga Rua Senhor dos Passos, conhecida como Caminho das Hortas, também está com as obras paradas em uma das partes da via de mão dupla. Há outras ruas da cidade com o mesmo problema, sendo a maioria obras com recursos federal e adicional municipal. Nesses locais, os populares apontam falta de comprometimento das esferas de governo em gerir com responsabilidade os recursos públicos.

Conheça o método de emagrecimento 5S na Clínica Luiza Feres

Considerado o melhor tratamento para o sobrepeso e a obesidade, o método 5S vai além de um simples emagrecimento, é um resgate a saúde e autoestima. O tratamento consiste na desinflamação e reprogramação do hipotálamo, enviando para o mesmo a sensação de saciedade. São cinco técnicas associadas e que juntas promovem a perda de peso rápida, saudável e sustentável. Quer saber mais sobre o tratamento? Então, marque uma avaliação gratuita na Clínica Luiza Feres e descubra os benefícios do método 5S. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298/(77) 99962-3010/(77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é Especialista em Fisioterapia Uroginecologica, com formação em Spiral Taping, RPG e Microfisioterapia.

Deputada Ivana Bastos solicita pavimentação asfáltica para anel viário da BR-030 Foto: Camila Queiroz

Na última terça-feira (24), a deputada Ivana Bastos se reuniu com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, para solicitar a liberação de malha asfáltica para pavimentação do anel viário que liga a rotatória da BR-030 à BA-161/Serra do Ramalho. Segundo a parlamentar, a construção do anel viário, autorizada pela Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT) e em execução pela prefeitura municipal, tem o objetivo de desviar o tráfego de veículos pesados pelas ruas da cidade e reduzir o número de acidente no município. “Uma das preocupações da administração de Carinhanha é a segurança das pessoas que trafegam na região. Então, a prefeitura identificou a necessidade do desvio e já executa a obra. Agora, junto ao secretário, trabalho para garantir a pavimentação desse trecho”, afirmou Bastos.

Artista aplica arte e cultura em escola pública e busca incentivo para novos talentos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O artista e promotor cultural Aroldo Coelho vem há anos apresentando projetos de descoberta de novos talentos das artes nas escolas municipais em Brumado. Atuando no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), Aroldo tem aplicado métodos primários nas áreas de artes cênicas, teatro, dança e canto. O projeto tem despertado a atenção de muitos alunos que decidiram aderir à proposta de preencher ainda mais suas atividades escolares. “Esses alunos estão descobrindo suas próprias veias artísticas e, se forem devidamente lapidados, serão grandes nomes da cultura, até mesmo a nível nacional”, ponderou Aroldo ao site Brumado Notícias. Para ele, está faltando incentivo ao projeto para que o interesse e o talento desses jovens não fiquem apenas na promessa. “Precisamos com urgência de um espaço voltado para esse laboratório cultural em nossa cidade. Há anos que ouço falar do anfiteatro ao fundo do mercado municipal, mas o projeto nunca sai da gaveta. Nossos governantes têm que despertarem para esse campo, pois a cultura e a arte são ferramentas de transformação e resgate social. Ao contrário, a falta dessa motivação leva nossos jovens ao mundo obscuro das drogas e outros atos ilícitos que ferem o convívio social”, disse o artista e professor.

Candiba: Produtores discutem política agrícola em primeiro encontro realizado no município

No último dia 20, cerca de 400 agricultores participaram do I Encontro de Produtores Rurais de Candiba, promovido pela Associação Beneficente Rosa Choque, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia. O evento contou com palestras sobre temas de relevância para a zona rural do município. Uma das fundadoras da entidade e idealizadora do movimento, a médica Alécia Prado, disse que o encontro foi realizado porque o produtor rural precisa de apoio e de sustentação para continuar sua caminhada produtiva.  Presente na abertura oficial, o Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, deputado licenciado Vitor Bonfim, enumerou uma série de projetos e programas disponíveis na pasta, que estão à disposição do homem do campo. Na oportunidade, representantes da Coelba falaram sobre energia rural destacando o Programa Linha Verde, que possibilita a economia de energia no campo. Além disso, a técnica da CAR, Itamar Pina, falou sobre o Projeto Bahia Produtiva e os representantes da ADAB palestraram acerca do “uso correto e seguro das embalagens de agrotóxicos”, que integra o Projeto Campo Limpo. Os participantes consideraram o evento bastante produtivo e esclarecedor.

Construção civil sofre queda, mas se mantém na linha de frente em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em época de recessão na economia, os setores da indústria e do comércio acabam sofrendo os maiores impactos. Em Brumado, a exemplo do resto do país, a atual crise tem atingido principalmente o comércio de calçados e confecções em geral. Dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontam uma redução entre 30% e 40% nas vendas só neste primeiro semestre de 2016, sem contar o acumulado do ano passado. A situação reflete em muitas demissões. Ainda segundo informações do órgão, o comércio de materiais de construção sofreu um impacto de 10%, mas, mesmo assim, se mantém na linha de frente dos segmentos que colaboram com o aquecimento da economia local. O site Brumado Notícias ouviu alguns empresários do ramo e eles atestaram os números, descrevendo que o impacto maior foi sentido após a paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Apesar disso, com o andamento de algumas obras públicas, como reformas de prédios escolares, o comércio tem conseguido respirar nesses tempos críticos. 

Construção civil sofre queda, mas se mantém na linha de frente em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo em época desfavorável, as construções que mais surgem na cidade são prédios.Há um grande investimento, tanto em prédios residenciais quanto comerciais, emergindo no município, o que aponta outra característica do mapeamento da economia local: construir prédios está se tornando mais viável do que adquirir terrenos, uma vez que o imóvel supervalorizou no município nos últimos anos. Para os mais cautelosos, as previsões não são das mais animadoras a curto prazo para quem está investindo em prédios visando locações, pois, com a projeção na política nacional, é esperada uma recessão ainda maior até o final deste ano. “Talvez nossa economia só passe a se reafirmar a partir do segundo semestre de 2018, o que tornaria os segmentos comerciais novamente pujantes, mas até lá poucos têm se arriscado nos altos investimentos”, comentou um comerciante da construção civil.

Arquivo