Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2013
Brasil dá show, bate Espanha no Maracanã e é tetracampeão da Copa das Confederações Brasil desconstrói melhor Espanha da história e leva o tetra com Maracanã em catarse. (Foto: Victor Caivano/AP Photo).

O campeão voltou, cantou o Maracanã em catarse desde os primeiros minutos da final da Copa das Confederações. Apoiado por mais de 73 mil vozes, o Brasil de Luiz Felipe Scolari desconstruiu a grande Espanha da história com uma apresentação tática brilhante, com placar de 3 a 0. Diante do time mais vencedor dos últimos anos, ressurge o melhor do futebol nacional no tetracampeonato do torneio da Fifa. Fred, duas vezes, e Neymar garantiram a festa dos donos da casa. Vencedora das duas edições anteriores, a seleção estabelece assim um domínio na Copa das Confederações. O título de 2013 diante do público no próprio país se junta à galeria do futebol nacional ao lado das taças trazidas do exterior, de 1997, 2005 e 2009. O Brasil descontruiu o estilo espanhol de dominar a partida, com marcação pressão na linha de intermediária de ataque. Até Fred combatia a saída de jogo dos rivais, forçando erros de passe tolos para a equipe que recentemente reeducou o futebol a respeito do tratamento de bola. As informações são do Uol Esporte.

Brumadense vai fazer intercâmbio no Canadá Paulo Guilherme Amorim Souza Aragão, mais conhecido como Guigo, já está de malas prontas para desembarcar na cidade de Thunder Bay. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O jovem brumadense de 22 anos, Paulo Guilherme Amorim Souza Aragão, já está de malas prontas para viajar para o Canadá. Estudante de Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Bahia (Ufba), Guigo, como é chamado pelos familiares e amigos, irá continuar seus estudos em uma universidade canadense, localizada na cidade de Thunder Bay próxima a Toronto. O estudante irá fazer o intercâmbio através do programa do Governo Federal Ciências sem Fronteiras. “A saudade de casa vai ser algo complicado, mas estou indo em busca do meu futuro. Vou aproveitar essa experiência para crescer na vida”, afirmou Paulo em entrevista ao site Brumado Notícias, que vai passar um ano e seis meses fora do Brasil.

Utilizando uma faca e uma arma de fogo, dois homens roubaram uma motocicleta no Bairro Apertado do Morro, em Brumado. Mas os assaltantes não usufruíram muito do veículo roubado, pois pouco depois do ocorrido, dia 29 de junho, o proprietário acionou a polícia militar. Uma guarnição da PM iniciou uma busca na região e conseguiu encurralar os bandidos. Sentindo-se acuados, eles abandonaram a moto e fugiram a pé por uma rede de esgoto. Além da motocicleta, os marginais também deixaram para uma faca, que pode ter sido usada no assalto.

Brumado: Frentista de posto de combustíveis quase leva tiro durante assalto A polícia conseguiu apreender um menor que confessou ter participado do assalto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um posto de combustíveis, localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado, foi assaltado por dois meliantes no início da noite do último sábado (29). Um dos assaltantes, que estava de carona numa motocicleta, portando arma de fogo, exigiu que o frentista do local entregasse o dinheiro do guichê. Insatisfeito com a quantia de R$ 400 recebida, o criminoso atirou em direção ao chão, próximo às pernas do funcionário do posto.  Por poucos centímetros o frentista não foi atingido. Como não havia mais dinheiro disponível, os bandidos fugiram. A polícia foi acionada e conseguiu apreender um menor que tentava assaltar um estabelecimento no Bairro Olhos d’Água, que confessou ter participado do assalto ao posto de combustíveis.

Copa das Confederações: Itália vence Uruguai e conquista o 3º lugar O Uruguai foi derrotado pela Itália na disputa de pênaltis. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Com mais uma dose de azar, o Uruguai foi derrotado pela Itália na disputa de pênaltis, neste domingo (30), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e viu o time tetracampeão mundial sair como terceiro colocado da Copa das Confederações. Depois de empate por 2 a 2 no tempo regulamentar e na prorrogação, a partida disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 13h, foi para os pênaltis, e os italianos venceram por 3 a 2. As informações são do Uol Esporte.

Copa das Confederações: Itália vence Uruguai e conquista o 3º lugar Diego Forlán perdeu mais um pênalti na competição. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).
Homem é baleado no crânio e morre em Brumado; 13ª vitima de homicídio em 2013 Esse é o segundo homicídio do mês de junho, sendo que o anterior aconteceu há menos de uma semana. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após ouvirem disparos de arma de fogo na noite do último sábado (29), moradores da Rua Maria Quitéria, no Bairro Dr. Juracy em Brumado, se depararam com um homem ferido caído ao chão. Os populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encaminhou a vítima, identificado como Marcelo de Jesus Silva - 27 anos - ao Hospital Professor Magalhães Neto.  Com uma perfuração no crânio, Marcelo não resistiu à gravidade da lesão e morreu. Esse é o segundo homicídio do mês de junho, sendo que o anterior aconteceu há menos de uma semana, e o 13º no ano em Brumado. Tal estatística coloca 2013 como o mais violento nos últimos 10 anos.

Brumado: Candidatos aprovados no concurso público denunciam prefeitura no Ministério Público Entre as queixas apresentadas foi cobrado da prefeitura municipal o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Vários candidatos aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Brumado foram ao Ministério Público na última quinta-feira (27) para prestar queixa contra a Administração Municipal. Ao Brumado Notícias, alguns dos concursados falaram a respeito da denúncia feita. “Entre as queixas apresentadas, cobramos que a Prefeitura cumpra o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que foi firmado para convocar os concursados. Já foi lançado um Reda com 379 vagas. Como é que há aprovados em um concurso e a prefeitura lança um Reda sem chamar os aprovados do concurso?”, questionaram. De acordo com eles, Brumado, como polo regional, não está sendo exemplo. “Prefeituras de cidades vizinhas, como Aracatu e Malhada de Pedras, cumpriram o TAC e por que Brumado não cumpre? Nós queremos saber, pois é a mesma promotoria e a mesma justiça para os três”, argumentaram. Os aprovados não convocados ainda comentaram que o prazo do concurso já está ‘caducando’. “Queremos uma providência. Queremos nossas vagas que estão sendo ocupadas por contratados”, reclamaram os aprovados, inconformados com a situação.

Cadeirante indignado faz seu protesto individual em Brumado Guilherme Souza da Silva fez seu protesto pessoal em apoio aos grandes manifestos que se espalharam por todo o Brasil. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Contando apenas com a ajuda de alguns amigos para locomoção, o cadeirante Guilherme Souza da Silva, diretor social da Associação dos Portadores de Deficiências do Município de Brumado (APDEMB), fez seu protesto pessoal em apoio aos grandes manifestos que se espalharam por todo o Brasil. Em entrevista ao site Brumado Noticias, Guilherme desabafou a suas insatisfações. “Minha indignação é com os políticos lá de cima que estão deixando à míngua o nosso Brasil. Faço o meu manifesto porque a saúde está na UTI, assim como a educação e a segurança. Está tudo na UTI em nosso país e por ironia precisamos de uma UTI em nosso hospital”, reclamou. 

Cadeirante indignado faz seu protesto individual em Brumado Em um cartaz, o manifestante escreveu suas reivindicações relativas a diversos temas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O usuário de cadeira de rodas ainda mandou um recado para os políticos em todas as esferas de poder. “Os políticos que se cuidem, pois o gigante acordou e nós estamos dispostos a participar do plebiscito, que será a vassoura pra limpar o Brasil”. Em um cartaz, Guilherme escreveu suas reivindicações relativas a diversos temas. “Os aposentados pedem socorro. O fim do fator previdenciário e perda salarial. Cobramos do governo Wagner o aumento da barragem, o esgotamento sanitário. E a cabeça do chefe do mensalão Lula, junto com sua gangue de mensaleiros na cadeia. O gigante acordou”, escreveu.

Rio do Antônio: Profissionais da Saúde insatisfeitos com a Administração Municipal Os profissionais da saúde do Distrito de Ibitira vão realizar um manifesto em forma de protesto. (Foto: Google Imagens).

Descontentes com o tratamento que vem sendo dado à saúde no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano, os profissionais que atuam na área estão se organizando para protestar contra a situação. “Nós queremos melhoria da saúde pública e nossos direitos trabalhistas garantidos”, afirmam. De acordo com eles, as reclamações são muitas. A primeira da lista deles é o caso dos PSF´s (Postos de Saúde da Família), que na cidade existem dois, mas apenas um tem atendimento médico. E em ambos os Postos, não há atendimento odontológico, embora os profissionais declarem ter funcionários para tal. “No PSF 2 tem dentista efetivo, com consultório equipado, mas não tem atendimento. No PSF 1 não há sala para específica, nem equipamento, mas uma dentista já foi lotada para a unidade. A população não tem assistência odontológica e nenhuma explicação é dada sobre isso”, declararam. Outra reclamação deles é quanto à segurança, já que no último dia 24 de junho um usuário do Posto ameaçou a vida de uma médica e danificou o patrimônio público. “Essa não foi a primeira vez, uma técnica de enfermagem também já foi agredida. Por isso muitos de nós temem fazer plantões noturnos”, explicaram os protestantes. Eles ainda informaram ao site Brumado Notícias que faltam equipamentos adequados e suficientes para procedimentos básicos. E na questão trabalhista também há reivindicações, pois, segundo os profissionais, eles não recebem insalubridade, adicional noturno e nem o 1/3 de férias. “Existem concursados no município para 40 horas semanais que só cumprem 30 horas ou até menos, exceto na área de saúde, que cumprem o horário sem vantagem alguma. Isso é um descaso com a saúde pública”, indignaram-se. Os profissionais da saúde de Ibitira não nos informaram quando irão protestar, mas garantiram que será em breve.

Fifa vê gesto desrespeitoso de Dilma por não ir à final da Copa das Confederações Queda da popularidade da petista e protestos nas ruas faz com que a presidente não apareça para assistir ao jogo de Brasil e Espanha. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

A Fifa tomou como um gesto de desrespeito a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) de não ir à final deste domingo (30) no Maracanã entre Brasil e Espanha. Tradicionalmente, a presidente do país sede do torneio está na decisão e entrega a taça ao campeão. Neste sábado (29), parte da cúpula da Fifa que conversou com a reportagem da Agência Estado não escondia surpresa diante da decisão da chefe-de-estado de não viajar ao Rio de Janeiro. Apesar da ausência de Dilma, a ala VIP do estádio do Maracanã estará lotada de políticos. A petista foi vaiada no jogo de abertura, em Brasília, e decidiu que, diante dos protestos nas ruas e de sua queda de popularidade, não seria o momento de aparecer num estádio, mesmo que seja no evento-teste para a Copa do Mundo e uma espécie de cartão de visita do País. Parte dos funcionários da Fifa tentavam entender a decisão de Dilma de não estar no estádio. “Isso é bom ou ruim para ela?”, questionou um deles. Para outros mais próximos da presidência, a atitude é um “gesto de desrespeito”.

O Ministério da Educação vai divulgar neste domingo (30) o resultado da primeira chamada da segunda edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2013. Os convocados na primeira chamada deverão comprovar as informações nas universidades entre os dias 1º e 8 de julho. Quem não apresentar os documentos dentro do prazo perde a bolsa que passa a ser disponibilizada na segunda convocação. O resultado da segunda chamada sai em 16 de julho, e a comprovação deve ser feita entre 16 e 22 de julho. Nesta etapa o sistema registrou 436.941 candidatos a bolsas. O número de inscrições chegou a 844.864 — cada estudante pode optar até por dois cursos. O número de bolsas para universidades particulares de ensino superior desta edição do Prouni subiu de 90.010 para 90.045, sendo 55.693 integrais, de acordo com o MEC. O processo seletivo do Prouni é restrito ao estudante brasileiro que não possui diploma de curso superior, que tenha feito no mínimo 450 pontos e não tenha zerado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Também é necessário ter cursado o ensino médio na rede pública, ou na particular na condição de bolsista. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato não pode ter renda familiar bruta mensal per capita que exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor é de três salários mínimos. As informações são do G1.

Aprovação de Dilma cai de 57% para 30%, diz Datafolha Antes da série de protestos ocorridos no país, a aprovação era de 57%, conforme o mesmo instituto. (Foto: A Política Online).

A aprovação da presidente Dilma Rousseff (PT) despencou 27 pontos em três semanas, de acordo com pesquisa Datafolha finalizada nesta sexta-feira (28). Segundo o levantamento, 30% dos brasileiros consideram o governo bom ou ótimo. Antes da série de protestos ocorridos no país, a aprovação era de 57%, conforme o mesmo instituto. Em março, o índice era ainda mais alto (65%). A gestão Dilma foi avaliada como ruim ou péssima por 25% dos brasileiros. Antes, o percentual registrado era de 9%. A petista perdeu mais de 20 pontos em todas as regiões do país, recortes de idade, renda e escolaridade. A última queda superior a esta foi contabilizada em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada no governo do então presidente Fernando Collor de Mello. Na época, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%) entre março e junho daquele ano.

Brumado: Sanitários residenciais serão implantados na Comunidade de Lagoa dos Algodões (Foto: Jornal da Chapada).

Em audiência realizada na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o deputado estadual João Bonfim (PDT) conseguiu viabilizar a instalação de sanitários para a comunidade de Lagoa dos Algodões. Os mesmos devem ser construídos em breve. As obras foram solicitadas ao deputado pelo vereador José Santos (PTC), o Santinho. Em visita ao povoado, o parlamentar informou que o benefício foi resultado das ações desenvolvidas pelo seu mandato em parceria com o deputado João Bonfim.

Um enfermeiro foi preso em flagrante na manhã deste sábado (29), no município de Rio do Pires, no sudoeste baiano, ao se passar por médico no único hospital da cidade. De acordo com o delegado Márcio Andrei Oliveira, substituto de Rio do Pires, a prisão foi realizada após o Ministério Público passar informações, que serviram de base para as investigações. “Ele usava o nome e o CRM de um médico com o qual trabalhou em Lençóis, como enfermeiro. Esse médico atualmente é prefeito em uma cidade no interior do Acre e também está sendo investigado”, afirma o delegado. Ainda segundo o delegado, o médico é alvo de investigação porque o enfermeiro afirmou que ele sabia que seu nome era utilizado e se beneficiava com a farsa. O enfermeiro atuava há três anos na unidade de saúde como médico plantonista. O homem está detido na delegacia de Rio do Pires e deve responder por falsidade ideológica, estelionato, exercício ilegal da medicina e exposição de vida ou saúde de outra pessoa à situação de perigo.

Jovem é alvejada dentro da própria casa em Brumado Segundo a polícia, o autor da tentativa de homicídio é ex-marido da vítima. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma jovem mãe de 18 anos foi alvejada com um tiro no abdômen na manhã deste sábado (29), dentro da própria residência na Rua Antônio Ribeiro, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, o autor da tentativa de homicídio é ex-marido da vítima. O mesmo teria entrado na casa da ex-mulher alegando que iria visitar a filha, mas, assim que a jovem apareceu, o homem atirou duas vezes contra ela. Um tiro atingiu a mulher e o outro acertou uma parede. O homem fugiu em seguida e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Os primeiros socorros à vítima foram prestados ainda no local e, na sequência, a jovem foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por uma cirurgia para retirada do projétil. A polícia tenta capturar o acusado. 

Brumado: Fonte luminosa na Praça Coronel Zeca Leite apresenta defeito As bombas d’água foram retiradas do local para manutenção e a caixa onde as mesmas ficavam foi quebrada. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A fonte luminosa que foi inaugurada na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, no dia 10 de junho, em comemoração ao aniversário da cidade, já apresentou defeito. A reportagem do Brumado Notícias registrou que as bombas d’água foram retiradas do local para manutenção e a caixa onde as mesmas ficavam foi quebrada. Além do lixo jogado na fonte, também foi registrado que uma das luminárias está danificada e que, não tem nenhum guarda municipal para vigiar o local, as pedras de granito estão sendo danificadas por rodas dos skates. Outro flagrante diz respeito aos banheiros da praça. Segundo populares e comerciantes, desde que foram reformados e reinaugurados, os mesmos não foram limpos. Por telefone, o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, esclareceu que o problema na fonte ocorreu quando os caminhões pipa foram abastecer a mesma e a inundaram. A água transbordou e atingiu as bombas, danificando as mesmas. Cardoso adiantou que as bombas serão reinstaladas na próxima semana. Para o incidente não se repetir, o secretário explicou que a caixa foi quebrada no intuito de se construir uma base elevada. Por fim, o secretário disse que dois funcionários da limpeza estão todos os dias na praça e que a presença de lixo na água das fontes será apurada.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Polícia prende falso médico em Rio do Pires A polícia está interrogando o acusado neste momento.

O Brumado Notícias está buscando maiores informações sobre a prisão de um falso médico, que foi realizada na manhã deste sábado (29), na cidade de Rio do Pires, no sudoeste baiano. O homem é acusado de estar exercendo ilegalmente a medicina no município. A nossa reportagem tentou falar com o delegado da cidade, Márcio Andrei, mas o mesmo estava interrogando o acusado e não pode nos atender. Após o interrogatório, o delegado adiantou que dará detalhes sobre o caso.

BR-030: Colisão entre carretas no Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu A carreta de Brumado parou em um material devido ao impacto da colisão. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

Uma carreta com placa de Cocal do Sul, Santa Catarina, e outra da cidade de Brumado se envolveram em um acidente no início da manhã deste sábado (29). A colisão ocorreu em um trecho da BR-030, próximo ao Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo populares que passaram pelo local, houve uma colisão na parte de trás de uma das carretas, que está parada, presa em um barranco. O outro veículo também foi parar fora da pista. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os condutores não sofreram nenhuma lesão e estão fora de perigo. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) já está no local e controla o trânsito.
 

Fotos: Kauê Souza/Brumado Notícias

BR-030: Colisão entre carretas no Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está no local controlando o trânsito. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).
Brumado: Delegado diz que assaltantes roubam por medo do tribunal do crime O delegado apontou o tráfico de drogas e o sistema penal, que não está preparado para ressocializar os detentos, como principais causas dos delitos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Brumado Notícias esteve com o delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), para falar sobre a onda de assaltos que vem ocorrendo em Brumado. A princípio, o delegado apontou o tráfico de drogas e o sistema penal, que não está preparado para ressocializar os detentos, como principais causas dos delitos. “Primeiro, isso é oriundo do tráfico de drogas. Depois, temos várias pessoas na cidade que são egressas do sistema prisional, ou seja, a polícia já prendeu, o elemento já cumpriu a pena, mas retorna com a mesma índole para a sociedade, pois o nosso sistema penal infelizmente não recupera. Por isso, temos um alto índice de reincidência”, explicou Rabelo. O coordenador ainda salientou que, em alguns casos, os pequenos traficantes roubam para salvar a própria vida, configurando um clico vicioso. “Depois que a polícia deu uma baixa nas drogas, os traficantes agora promovem assaltos para recuperar o que foi perdido com as apreensões. Por outro lado, há ainda os pequenos traficantes e usuários que roubam para pagar as dívidas nas bocas de fumo. Em algumas situações, os assaltos ocorrem para salvar a própria vida do assaltante que está ameaçado”, completou. 

Brumado: Delegado diz que assaltantes roubam por medo do tribunal do crime Segundo Leonardo Rabelo, o medo das vítimas em reconhecer os criminosos também dificulta o trabalho da polícia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Para o delegado, o medo das vítimas em reconhecer os criminosos também dificulta o trabalho da polícia, que precisa de embasamento e prova para prender o suspeito. “Sem o reconhecimento das vítimas, ficamos limitados e temos de soltar o conduzido”, disse Rabelo.  Como exemplo dessa falta de colaboração para elucidação dos casos, um investigador contou que um empresário preferiu retirar a queixa a ter de reconhecer o suspeito de ter assaltado o seu estabelecimento. “Quando mostramos as fotos dos suspeitos para que fosse feito o reconhecimento, o empresário disse que iria chamar o funcionário que presenciou o assalto. Porém, na saída da delegacia, ele disse para deixar o caso para lá, pois o seguro cobriria os R$ 70 roubados”, relatou o investigador.

Comércio de Brumado sofre com onda de assaltos Nas manifestações ocorridas na cidade, uma das reivindicações da população era a melhoria da segurança pública. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em média, três assaltos acontecem por dia no comércio de Brumado. Na tarde da última quinta-feira (27), uma loja e um mercado foram assaltados por dois bandidos armados. Nesta sexta-feira (28) foi a vez de uma farmácia, que também é correspondente bancária e fica localizada no centro da cidade. O estabelecimento já foi assaltado cinco vezes somente neste ano. No assalto de hoje, além de levarem todo o dinheiro do caixa, os meliantes fugiram em uma motocicleta que estava estacionada em frente à drogaria. O veículo foi abandonado na Praça Pompílio Leite. Somente na tarde desta sexta-feira (28), mais dois assaltos a farmácias e em uma padaria, que fica situada na Avenida Coronel Santos, no Bairro São Félix, foram registrados. Nas manifestações ocorridas em Brumado, uma das reivindicações da população era a melhoria da segurança pública.

Brumado: Defeito no semáforo deixa motoristas confusos na Avenida Centenário Segundo o Departamento de Trânsito, os semáforos se apagaram após um curto circuito na rede da Coelba. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O trânsito, que já é complicado na Avenida Centenário em Brumado, ficou ainda mais confuso para os motoristas no final da manhã desta sexta-feira (28). Um defeito nos semáforos da Avenida, localizados em frente à loja Cesta do Povo, prejudicou quem passou pelo local. Como fluxo de veículos triplica em dia de sexta-feira na cidade, por causa da feira livre, houve momentos em que quase ocorreu acidente na Centenário. A situação só foi normalizada após a chegada de um agente de trânsito, que isolou 100 metros da Rua Sargento Antenor – que dá acesso à Avenida Centenário – visando evitar acidentes. Segundo o Departamento de Trânsito e Transporte Urbanos (DTTU), os semáforos se apagaram após um curto circuito na rede da Coelba. O setor de iluminação pública da Prefeitura foi acionado pelo DTTU para consertar os aparelhos danificados. Entretanto, algumas peças foram avariadas de forma irreversível e outras novas só devem chegar na próxima semana.

Juiz incentiva os manifestantes a cobrar por uma unidade prisional para Brumado Para Genivaldo Alves Guimarães, a interdição da carceragem não soluciona o problema, pois não há para onde transferir os detentos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os problemas apresentados na delegacia em Brumado são considerados pelo Juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães, como um caso antigo. “Mesmo com as diversas tentativas de fugas, motins e até greve de fome, e com superlotação na cadeia, a situação está controlada”, comentou. O juiz destacou, em entrevista ao site Brumado Notícias nesta sexta-feira (28), que, mesmo a custódia de Brumado não estando entre as piores, os presos precisam de locais adequados para cumprir a pena, com seus direitos preservados. “Parece que algumas autoridades não priorizam, não se interessam muito na questão da crise do sistema prisional”, disparou, lembrando que já tramita na Comarca um pedido de interdição da carceragem local. No entanto, Genivaldo Guimarães considera que interdição da cadeia de Brumado não solucionaria o problema, pois não há para onde transferir os detentos. Atualmente, 35 pessoas ocupam as quatro celas do local e está previsto a transferência nas próximas semanas dos que já foram julgados para Salvador. “Mas toda semana aparecem novos infratores para superlotar a cadeia”, apontou. Para o magistrado, a culpa disso é, em parte, também, de algumas pessoas que manipularam a opinião pública anos atrás contra a vinda de um presídio para Brumado.

Juiz incentiva os manifestantes a cobrar por uma unidade prisional para Brumado Magistrado alerta os governantes para voltar os olhos a questão da crise no sistema prisional da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Cabe agora ao povo saber exigir e cobrar das autoridades o cumprimento da lei de execução penal, os governantes têm que voltar os olhos a esta questão da crise no sistema prisional. Brumado já perdeu a oportunidade de ter um presídio. Não sei se por ignorância ou má fé, mas algumas pessoas criaram obstáculos para a construção do presídio. Hoje a sociedade vive assistindo essas constantes fugas, os presos não têm seus direitos preservados e os policiais civis têm dificuldades, pois deveriam estar investigando, mas ficam cuidando dos presos”, asseverou. Aproveitando o momento de manifestações no país, o juiz incentivou os manifestantes a reivindicar uma unidade prisional pra o município. “Seria bom, nesse momento em que o povo acordou, buscar também a solução para a crise do sistema prisional em todo o Brasil, especialmente em Brumado”, aconselhou. Para ele, os presos não podem ficar em uma cadeia como a de Brumado. “A carceragem brumadense tem espaço insuficiente, com localização inadequada. Isso demonstra a falta de interesse e descaso das autoridades, a quem a Constituição Federal e a lei atribui a responsabilidade do sistema prisional”, afirmou o juiz.

Câmara de Brumado estabelece dia 1º de julho como ponto facultativo E por consequência do ponto facultativo, a Sessão Ordinária da Câmara será realizada no dia 04 de julho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por conta do feriado estadual de 02 de julho, Independência da Bahia, o presidente da Câmara Municipal de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), estabeleceu o dia 1º de julho como ponto facultativo. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira, 28, através da Portaria nº 116/2013. Apenas os serviços essenciais devem funcionar no órgão. E por consequência do ponto facultativo, a Sessão Ordinária da Câmara será realizada no dia 04 de julho.

Brumado: Polícia detém jovem suspeito de ter participado na execução de José Cláudio O suspeito, encontrado no Bairro Dr. Juracy, é detento do presídio Lafaiete Coutinho, em Salvador, e estava em liberdade condicional. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um jovem de 22 anos foi detido ontem, quinta-feira (27) em Brumado sob a suspeita de ter participação no assassinato de José Cláudio da Silva Barros. O crime aconteceu na noite do dia 26 de junho, no Bairro Baraúnas. O suspeito, encontrado no Bairro Dr. Juracy, é detento do presídio Lafaiete Coutinho, em Salvador, e estava em liberdade condicional. O núcleo de inteligência e investigação das Polícias Civil e Militar chegou até o jovem através de uma denúncia anônima. A polícia ainda não conseguiu encontrar a arma do crime.

Brumado: Adote um animal abandonado Se você tem interesse em adotar um dos filhotes abandonados, entre em contato através dos telefones (77) 8809-5502 ou 9806-4488. Seja solidário, faça sua parte! (Foto: Divulgação).

Abandonados em um terreno baldio, uma cadela e seus oito filhotes foram acolhidos por uma moradora das proximidades, que os levou para casa provisoriamente. Sensibilizados com a situação, os vizinhos estão ajudando comprando leite e ração, pois a moradora não tem condições financeiras de arcar com as despesas dos animais. Mesmo com o trabalho que vem sendo realizado pela Ong AUAU, muitos animais são abandonados e vivem nas ruas da cidade, sendo muitas vezes maus tratados. A organização já conseguiu um terreno para construção de um canil, mas falta estrutura para o desenvolvimento do trabalho, que é independente e não conta com o apoio dos poderes públicos. Se você tem interesse em adotar um dos filhotes abandonados, entre em contato através dos telefones (77) 8809-5502 ou 9806-4488. Seja solidário, faça sua parte!

Arquivo