Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2014
Holanda vence o Chile por 2 a 0 no Itaquerão Danilo Verpa/Folhapress

Holanda e Chile entraram em campo na última rodada com uma missão: fugir do Brasil nas oitavas de final. Após um jogo truncado e sonolento, são os europeus quem podem respirar mais aliviados. Venceram por 2 a 0, nesta segunda-feira, no Itaquerão, terminaram a fase classificatória na primeira colocação do grupo B e só pegam os anfitriões em caso de 'zebra'. A tarefa inglória de enfrentar os donos da casa deve cair no colo dos chilenos. Basta apenas que o Brasil faça sua parte e vença a já eliminada seleção de Camarões nesta segunda, às 17h, em Brasília. Se a lógica prevalecer, o confronto sul-americano pelas oitavas de final ocorrerá no próximo sábado, no Mineirão. A Holanda joga no mesmo dia, no Maracanã, e encara os comandados de Felipão se estes ficarem em segundo lugar do grupo A. As informações são do Uol Esporte.

Brumado: Praça João Romão está pronta para festejar o São João Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em verde e amarelo, a Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado está pronta para festejar o São João. Os moradores da localidade estão na expectativa de uma vitória do Brasil contra Camarões pela Copa do mundo de futebol para que a festa seja ainda maior. Várias atrações locais vão animar os festejos que começam na noite desta segunda-feira (23). “Podem vir que aqui a animação estará garantida com muito forró e comidas típicas”, convidou o presidente da associação de moradores, Jobson Cruz.

A partir de hoje (23) entram em vigor as novas regras para o uso da internet no Brasil. A Lei 12.965/14, conhecida como Marco Civil da Internet, é uma espécie de constituição do setor, que estabelece os direitos e deveres de usuários e de provedores de internet no país. Após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado, a lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Vários pontos da lei vão precisar de regulamentação. Segundo Dilma, todos esses aspectos serão discutidos com a sociedade. Para os usuários, uma das principais novidades será a neutralidade de rede, ou seja, a garantia de que o tráfego terá a mesma qualidade e velocidade, independentemente do tipo de navegação. O usuário não poderá ter sua velocidade reduzida de acordo com o uso e as empresas não podem, por exemplo, diminuir a velocidade de conexão para dificultar o uso de produtos de empresas concorrentes. Outro direito dos usuários é relacionado à privacidade. Segundo a nova lei, informações pessoais e registros de acesso só poderão ser vendidos se o usuário autorizar expressamente a operação comercial. Atualmente, os dados são coletados e vendidos pelas empresas, que têm acesso a detalhes sobre as preferências e opções dos internautas.

Amanhã (24), o prazo para que os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) confirmem as informações prestadas na inscrição nas instituições de ensino será encerrado. A lista dos pré-selecionados está disponível na página do ProUni. Caso perca o prazo, o estudante é automaticamente retirado do processo. Para evitar contratempos, o candidato deve verificar na instituição os horários e o local em que deve comparecer para aferir as informações. Na página do ProUni, está disponível uma lista com a documentação necessária. Entre os itens solicitados, estão documento de identificação e comprovantes de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio. Ao entregar a documentação, o candidato receberá o protocolo de recebimento de documentação do ProUni. Pelas regras do programa, não poderá ser cobrada nenhuma taxa. O resultado da segunda chamada sai no dia 4 de julho e a comprovação de informações tem de ser feita de 4 a 11 do próximo mês. Nos dias 21 e 22, os candidatos poderão aderir à lista de espera e, nos dias 29 e 30, terão de comprovar as informações.

Reunião do Modera e da ASPAB discutem poluição sonora no São João em Brumado Foto: Reprodução

Leis federal, estadual e municipal regulam a questão da poluição sonora. Recém-nascidos, doentes mentais, doentes cardíacos, animais e alguns idosos são os principais afetados com o barulho provocado pelas bombas de São João. Em muitos casos, o susto pode causar complicações sérias e até levar à morte. Por isso, o Modera e a ASPAB, entidades ambientais de Brumado, reunirão grupos e pessoas prejudicadas nesta segunda-feira (23), às 09h, na Biblioteca Municipal, para tomarem uma atitude preventiva contra o excesso de bombas neste período do ano, intensificado pelos jogos da Copa do Mundo. A Lei Ambiental nº 9.605/98 determina uma pena de reclusão de um a quatro anos e multa a quem “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana”. Diversas outras legislações regulam vários aspectos do tema.

Rio de Contas: Idoso cai de bicicleta e morre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aos 69 anos, Damião Cândido Pereira foi encontrado morto por familiares depois de ter caído de bicicleta na última sexta-feira (20). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o idoso já estava sem vida em um local conhecido como Brejo, nas proximidades da Barragem Luiz Vieira, na cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A polícia técnica esteve no local fazendo o levantamento cadavérico. O corpo do idoso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A causa da morte está sendo investigada. A hipótese de o idoso ter se sentido mal antes da queda não está descartada.

Brumado: Espanhol é o novo campeão no Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A equipe do Espanhol fez dois gols no tempo regulamentar e venceu o Industrial na grande final do II Campeonato de Futebol do Campo Beira Rio, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. A disputa ocorreu na manhã do último domingo (22), quando, mesmo com os festejos juninos e a chuva, um bom público prestigiou a partida. Além de troféus e medalhas, o campeão ainda recebeu a premiação de R$ 1 mil, entregue pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que assistiu toda partida ao lado do secretário de esportes, Miguel Lima Dias.

Brumado: Espanhol é o novo campeão no Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O time do Industrial também recebeu premiações pelo segundo lugar na competição. O jogo foi empolgante, pois as duas equipes a todo o momento buscavam balançar as redes. No final, o Espanhol conseguiu venceu pelo placar de 2x0. O organizador do campeonato, Valdomiro Barbosa, e demais desportistas presentes ficaram satisfeitos com a realização do campeonato. Eles aproveitaram para cobrar do prefeito e do secretário a intensificação do esporte local com o fortalecimento das bases formadas nos bairros.

Brumado: Espanhol é o novo campeão no Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o organizador do campeonato lamentou a lentidão das obras no Estádio dos Prazeres. “Brumado sempre foi destaque no futebol de campo regional, mas ultimamente estamos capengando, até porque, sem o nosso estádio somos obrigados a mandar nossos jogos nos municípios vizinhos. Esperamos que o quanto antes sejam concluídas as obras nos Prazeres e que possamos ter um campeonato forte no município, a exemplo do que está sendo realizado aqui e no Bairro São Félix. Com isso poderemos formar uma boa base para disputar o intermunicipal e até a segunda divisão do baiano”, comentou Barbosa.

Livramento de Nossa Senhora: Acusado de homicídio é preso em blitz policial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de blitz realizada pela polícia da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, um homem acusado de homicídio foi preso. Natural de Souto Soares, Ediclei Francisco de Souza foi parado na Avenida Lindembergue Cardoso, Bairro Piçarrão, no último sábado (21). Ele estava sem documento de identidade e sem carteira de habilitação. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia descobriu a acusação de homicídio contra Ediclei após verificação no sistema. O crime teria sido praticado em Seabra. O acusado está à disposição da justiça; ele deve ser transferido para uma cadeia na região onde responde pelo crime praticado.

Brasil busca vaga nas oitavas contra Camarões Foto: Reprodução

A 100ª partida da seleção brasileira na história das Copas do Mundo vale muito mais do que a classificação para as oitavas de final da competição. Depois de empatar por 0 a 0 com o México, o time do técnico Luiz Felipe Scolari precisa de uma boa vitória contra Camarões, na última rodada da primeira fase, para recuperar um pouco da credibilidade com a torcida. O jogo entre Brasil e Camarões acontece nesta segunda-feira (23), às 17h, no estádio Mané Garrincha (em Brasília). Para a partida, o Brasil vai enfrentar uma equipe já eliminada da Copa do Mundo. Depois de perder os jogos, Camarões entra em campo apenas para cumprir tabela contra o anfitrião do mundial.

No apagar das luzes, Portugal empata com Estados Unidos Foto: Getty Images

Portugal ficou no empate em 2 a 2com os Estados Unidos neste domingo (22), em Manaus, pela segunda rodada do Grupo G e se complicou na luta por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Para se classificar, a seleção portuguesa precisa vencer Gana na próxima quinta-feira (26), em Brasília e melhorar o saldo de gols, que atualmente é de menos quatro. Além disso, terá que torcer para uma vitória dos Estados Unidos ou Alemanha, que se enfrentam no mesmo dia na Arena Pernambuco. Um empate no confronto de Recife, classifica alemães e americanos.

Brumado: Carreta transportando gasolina tomba no trevo da BR-030 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma carreta tanque transportando gasolina tombou na noite deste domingo (22) no trevo da BR0-30, próximo à Magnesita, em Brumado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou ao site Brumado Notícias que o motorista se confundiu por não haver iluminação no local. Além disso, a chuva que caía no município no momento do acidente prejudicou a visão do motorista. Segundo a polícia, quando o condutor percebeu que iria transitar na contramão, tentou retornar, mas acabou tombando. O Samu 192 foi acionado, prestou os primeiros socorros ao motorista e encaminhou o mesmo até o Hospital Professor Magalhães Neto. O mesmo apresentava apenas escoriações. A PRE teve de isolar a área, pois a carga de gasolina estava vazando na pista, aumentando o risco de provocar um novo acidente ou um incêndio.

Argélia bate a Coreia em jogo com 6 gols e encerra jejum de 32 anos Foto: Reuters

O futebol da Argélia tirou um peso das costas no Beira-Rio. A equipe africana encerrou neste domingo um jejum de 32 anos sem vitórias em Copas do Mundo, admitido como obsessão, ao superar a Coreia do Sul por 4 a 2, no Beira-Rio. Slimani, Halliche, Djabou e Brahimi foram os heróis de sua seleção, que havia triunfado pela última vez na edição de 1982, sobre o Chile. De lá para cá, foram sete jogos, com três empates e quatro derrotas. Também foi a primeira vez que um time da África marcou quatro gols em um só jogo na história do torneio. Son Heung Min e Koo Ja Cheol descontaram para os coreanos.
Com uma de suas tarefas no Mundial cumprida, agora a Argélia sonha com a inédita classificação para as oitavas de final. Para que isso se concretize, um empate diante da Rússia pode ser o suficiente, uma vez que os argelinos têm três gols de diferença no saldo para os coreanos, que pegam a líder e já classificada Bélgica. Argélia e Rússia se enfrentam na Arena da Baixada, em Curitiba, enquanto Coreia do Sul e Bélgica jogam na Arena Corinthians, em São Paulo. As duas partidas serão realizadas na próxima quinta-feira, às 17h (de Brasília). As informações são do Globo Esporte.

Bélgica derrota a Rússia com gol no fim e carimba vaga nas oitavas Foto: Agência Getty Images

Na arquibancada do Maracanã, um torcedor tirou um breve cochilo, e outros tantos gritaram "times sem vergonha". A Bélgica acordou. Tarde, mas a tempo de mostrar que seu caminho é estar entre os grandes do futebol. Com uma vitória por 1 a 0 sobre a Rússia, neste domingo, garantiu sua classificação no Grupo H para as oitavas de final da Copa do Mundo.  Contou com a aparição final de seu craque Hazard e o gol de Origi aos 43 minutos do segundo tempo. Na última rodada, terá a Coreia do Sul pela frente. Já os russos enfrentam os argelinos e ainda possuem uma ponta de esperança, dependendo de uma combinação de resultados. As informações são do Globo Esporte.

O brasileiro Luis Felipe Scolari persegue um recorde pessoal nesta Copa do Mundo. Ele pode ser o segundo técnico campeão em duas copas - fato só alcançado por um treinador até hoje: o italiano Vittorio Pozzo, que foi bicampeão do mundo em 1934 e 1938. Felipão ganhou a Copa de 2002, não obteve sucesso em 2006 como técnico de Portugal, mas tem a chance novamente agora. Outro técnico que tinha essa possibilidade era o espanhol Vicente Del Bosque, cujo sonho terminou com a eliminação antecipada da Espanha. O Brasil foi bicampeão em 1958 e 1962, mas com técnico diferentes. Vicente Feola foi o técnico campeão em 1958, na Suécia, mas uma doença nos rins impediu sua ida ao Mundial do Chile. Foi substituído por Aymoré Moreira, que manteve toda equipe técnica e ganhou o título. Zagalo foi campeão do mundo como jogador e como treinador. Como jogador ganhou em 1958 e 1962. Como técnico foi campeão em 1970. Ele quase foi alcançado pelo alemão Franz Beckenbauer, campeão como jogador em 1974 e como técnico em 1990. Como jogador, Zagalo ganhou duas vezes e o alemão só uma. Na Copa atual dois ex-jogadores, campeões do mundo, são treinadores em busca do título: o alemão Juerguen Klinsmann, campeão como jogador em 1990, pela Alemanha, hoje técnico dos Estados Unidos; e o francês Didier Deschamps, campeão como jogador da França, em 1998, e agora treinador da seleção de futebol de seu país. As informações são da Agência Brasil.

Brumado: Caminhão derruba poste na Avenida Centenário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última sexta-feira (20), um caminhão acabou colidindo com um poste na Avenida Centenário, em Brumado. A colisão foi tão intensa que o poste ficou sustentado apenas nos fios de alta voltagem. O condutor não foi encontrado, mas, durante toda manhã de sábado (21), uma equipe da empresa de eletrificação que presta serviço terceirizado para a Coelba fez a remoção e troca do poste. A colisão aconteceu no calçadão próximo ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, onde tem sido comum esse tipo de acidente.

São João de Caculé: Protesto do prefeito contra o governo vira destaque durante a festa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os três dias de festejos juninos na cidade de Caculé chamaram a atenção dos visitantes de todos os municípios vizinhos com relação ao protesto promovido pelo prefeito da cidade contra a Bahiatursa e o governador Jaques Wagner (PT). Com faixas espalhadas pelo circuito da festa, o prefeito expôs que o governo do estado não liberou verba de apoio ao São João do município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Beto Maradona (DEM) disse que já tinha encaminhado toda a documentação necessária solicitando apoio do órgão, mas, segundo ele, o mesmo não deu atenção à solicitação. O que também chamou a atenção do gestor foi o fato da própria Secretaria de Turismo ter eleito em 2013 o São de Caculé como o melhor da Bahia. Apesar disso, a cidade ficou de fora da relação. Durante o evento, atrações de peso animaram o público. Milhares de pessoas passaram pela praça central onde foi realizada a festa e puderam ver o protesto.

Milho é a base da culinária das festas juninas

O costume de festas no mês de junho começou na Europa. Os portugueses tinham a mania de fazer festas em comemoração à colheita do trigo, que acontecia por lá uma vez ao ano, durante o verão. No Brasil, como não havia produção de trigo, os portugueses mantiveram o costume com o milho. Assim começou a tradição anual das festas juninas por aqui. E assim começou também o uso do milho para o preparo das comidas que eram servidas aos participantes. Atualmente, o milho, que é um cereal, é produzido em todo o mundo. O grão nasce do tamanho de uma ervilha, em fileiras, e presos a um sabugo, formando assim uma espiga. É a espiga de milho. O grão é usado como alimento humano e também como ração animal. Os Estados Unidos são os maiores produtores de milho do mundo. Lá é cultivado quase 50% do milho produzido em todo o planeta. Outros países também são grandes produtores de milho: China, Índia, Brasil, França, Indonésia e África do Sul. No Brasil, os estados que se destacam na produção de milho são São Paulo e o Paraná.

Tanhaçu dá início as comemorações de São João Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (20) tiveram início os festejos juninos da cidade de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Ontem à tarde várias brincadeiras típicas já aconteceram na Praça do Arraiá, onde as atrações também estão se apresentando. Vários prêmios estão sendo distribuídos aos vencedores das competições. A festa está muito animada. 

Tanhaçu dá início as comemorações de São João Foto: Divulgação

No local, uma estrutura aconchegante foi montada para recepcionar os moradores e visitantes dos municípios vizinhos. No circuito da folia, muitas barraquinhas com comidas típicas aguardam a sua visita. Visite o São João de Tanhaçu e se divirta!


Fotos: Divulgação

Brumado: São Pedro do Bairro Olhos D'água marcará três dias de festa

O São Pedro do Bairro Olhos D’água já tem dia e horário marcado. Entre os dias 27 e 29 de junho, a praça principal será o palco da folia. No primeiro dia de festa, o cantor Dedin Gouveia, Celino e Banda e Roberto Dantilly farão a alegria da galera. No dia 28, o arrasta pé fica por conta da Banda Magnatas, de Serginho Cardoso e da Banda Fogo de Palha. Para encerrar a festança com chave de ouro, no domingo, dia 29, se apresentarão no local a Banda Rasta Chinela, e os cantores Ed Rossi e Lázaro Jacarine. Você está convidado a prestigiar essa grande festa. Anote na agenda e apareça!

Tanhaçu: Homem é preso em flagrante com espingarda artesanal Foto: Divulgação/Polícia Civil

No último sábado (21), por volta de 05h30, o veículo conduzido por Roberto Gonçalves de Oliveira, de 28 anos, foi abordado pela polícia do município de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Durante vistoria no carro, os policiais encontraram uma arma de fogo tipo espingarda de dois canos de fabricação artesanal, municiada, aparentemente de calibre 12. O condutor foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia. No local, o mesmo foi autuado por porte ilegal de arma. O crime é inafiançável e, por isso, não foi arbitrada fiança.

Nigéria vence, elimina Bósnia e vira 1º africano a superar europeu na Copa Foto: Brunskill/Getty Images

Em alguns momentos, parecia um duelo entre adultos e crianças. Abusando da força física, a Nigéria atropelou (às vezes literalmente) a Bósnia em Cuiabá, embora o placar magro de 1 a 0 não justifique o que se viu no jogo. Mesmo vencendo desde o primeiro tempo, os africanos criaram muitas oportunidades e poderiam ter saído como uma goleada de Cuiabá. O resultado elimina a Bósnia em sua primeira participação em Mundiais, depois de duas derrotas.  Foi também a primeira vitória de uma seleção africana sobre uma europeia nessa Copa. Até agora, foram quatro duelos, com duas vitórias de europeus, uma de africanos e um empate. A Nigéria, com quatro pontos, jogará por um empate para ter a classificação contra a Argentina na semana que vem. As informações são do Uol Esporte.

Alemanha empata com Gana em 2 a 2 Foto: Martin Rose/Getty Images

Ronaldo era o recordista de gols em Copas do Mundo, isolado. Chegou até a pedir para que os brasileiros torcessem contra Klose, principal candidato a igualar/quebrar seu recorde. O alemão não entrou em campo na estreia da Alemanha, mesmo com goleada, jogo fácil. Ele não precisa disso, gosta de jogos difíceis. Foi o que mostrou exatamente um minuto depois de ser chamado para entrar no gramado do Castelão neste sábado, logo após os alemães levarem virada de Gana. Oportunista, o atacante de 36 anos esticou o pé e colocou para dentro o gol de empate. Recorde igualado, com 15 gols em Mundiais. Alemanha e Gana, assim, ficaram no 2 a 2 em Fortaleza.  Além de Klose, dono do papel principal da partida, fica o primeiro tropeço daquele time que muitos pensaram que era o favorito absoluto da Copa, principalmente após a primeira rodada, com o show sobre Portugal. Gana soube como neutralizar o toque de bola alemão e se manteve viva na Copa, chegando a um ponto. A Alemanha vai a quatro e lidera o Grupo G, pelo menos até o duelo entre EUA e Portugal, no próximo domingo. As informações são do Uol Esporte.

PT oficializa Dilma para disputar a reeleição Foto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT) tornou oficial neste sábado (21) a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição. O nome de Dilma foi confirmado durante convenção nacional do partido, realizada em Brasília. O presidente do PT, Rui Falcão, anunciou a oficialização da candidatura de Dilma logo no início do evento. Também foi confirmada a candidatura à reeleição do vice-presidente, Michel Temer. Dilma subiu ao palanque acompanhada do seu antecessor e padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT deverá contar com apoio de ao menos sete partidos no plano nacional: PCdoB, PDT, PP, PROS, PR, PSD e PRB (o PR fará convenção neste sábado para oficializar o apoio). Também neste sábado, o PTB, que até então se posicionava como aliado na campanha de Dilma, anunciou que vai apoiar Aécio Neves na corrida presidencial. As informações são do G1.

Urandi: Grupo rende vigilante e explode caixa eletrônico Foto: Urandi News

Um grupo composto por quatro homens armados explodiu um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal localizado dentro de uma farmácia no município de Urandi, no sudoeste baiano. A explosão ocorreu na madrugada de hoje (21). Segundo a polícia, os elementos chegaram em duas motocicletas. Eles renderam o vigilante da farmácia e, em seguida, arrombaram a porta do estabelecimento. Após explodir o caixa do banco, o grupo fugiu. Apesar da dimensão da explosão, ninguém se feriu. A polícia não informou o valor roubado pela quadrilha.

Messi salva Argentina nos acréscimos em vitória magra sobre Irã Foto: AFP Photo/Behrouz Mehri

Depois de uma estreia sem brilho, era a chance da Argentina deslanchar na Copa do Mundo. A única dúvida dos torcedores que lotaram o Mineirão era de quanto seria a goleada. Só esqueceram de combinar com o Irã. O país asiático fez sua melhor partida em Mundiais e segurou o empate até os acréscimos do segundo tempo. Mas os argentinos têm Messi. Em mais uma jogada genial, o craque marcou um golaço e decretou a vitória magra por 1 a 0. Resultado que mostra a dependência argentina do brilho de seu principal jogador, que até então nada havia criado. E que só não foi pior porque o goleiro Romero praticou dois milagres, evitando um desastre. Classificada para as oitavas de final, a Argentina enfrenta a Nigéria, em Porto Alegre, na rodada final. Os asiáticos encaram a Bósnia, em Salvador. As informações são do Uol Esporte.

Arquivo