Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2014
fechar

Com show de gols perdidos, Japão empata com Grécia e classifica Colômbia Foto: Xinhua/Lui Siu Wai

O Japão tentou um gol até o fim, mas não conseguiu se desvencilhar da forte marcação grega e decepcionou sua torcida que compareceu à Arena das Dunas. O empate sem gols entre Japão e Grécia em Natal, um jogo que foi burocrático no começo e esquentou um pouco no fim, mantém os dois times vivos na briga pela classificação em seu grupo, mas complica a situação de ambos. O Japão criou várias oportunidades, principalmente no final, mas pecou na finalização. O resultado, por tabela, garante a classificação colombiana. A seleção líder da chave tem seis pontos e não pode mais ser ultrapassada por dois dos três rivais. As informações são do Uol Esporte.

Suárez retorna e é herói uruguaio em triunfo emocionante sobre a Inglaterra Foto: Matthias Hangst/Getty Images

"Volveremos, volveremos, volveremos otra vez. Volveremos a ser campeones, como la primera vez" é uma das músicas cantadas pela torcida uruguaia para apoiar sua seleção. Se o Uruguai voltará a ser campeão no Brasil não é possível saber ainda, mas o Itaquerão, em São Paulo, viu outro retorno: o de Luis Suárez. O atacante, que 20 dias antes do Mundial teve que operar o joelho, não atuou na estreia. Voltou nesta quinta-feira e já mostrou por que é o craque do time. Vitória do Uruguai sobre a Inglaterra por 2 a 1, dois gols dele, o que deixa os sul-americanos vivos no Grupo D, enquanto a Inglaterra se complica. Os ingleses podem ser eliminados já na próxima sexta-feira, em caso de empate entre Itália e Costa Rica, que duelam em Recife. E isso graças ao melhor jogador de seu campeonato local - Suárez, do Liverpool, pode ser o responsável por eliminar a seleção do país no qual joga. Herói uruguaio. Seu entrosamento com Cavani deu resultado mais uma vez, e o Uruguai segue com seu sonho de repetir a história que produziu em 1950. As informações são do Uol Esporte.

Colômbia bate Costa do Marfim por 2 x 1 e fica perto da vaga Foto: AP

Eles fizeram de novo. Assim como há cinco dias, no Mineirão, os colombianos invadiram o Mané Garrincha. Um desavisado poderia achar que a partida contra a Costa do Marfim estava sendo disputada no Estádio Metropolitano de Barranquilla – casa da Colômbia nas eliminatórias para a Copa do Mundo. E se fora de campo a torcida fez a sua parte, dentro dele os cafeteiros corresponderam à altura: vitória por 2 a 1 e um passo enorme rumo à classificação. Os gols da vitória colombiana saíram no segundo tempo, com James Rodríguez, de cabeça, e Juan Quintero, em vacilo da defesa dos Elefantes. O time africano descontou com Gervinho e pressionou bastante pelo empate nos minutos finais, mas não foi capaz de estragar a festa cafetera nas arquibancadas – reforçada até pela presença do presidente Juan Manuel Santos, reeleito no último domingo. Nem mesmo a entrada de Drogba deu resultado desta vez. Curiosamente, os africanos sofreram os gols com a estrela em campo, contrastando com a virada sobre os japoneses na estreia. Com o resultado, os cafeteros ficaram mais próximos das oitavas de final, e a vaga pode vir ainda nesta quinta, caso o Japão não supere a Grécia na Arena das Dunas, em Natal, em jogo que começa às 19h. Um tropeço nipônico também é favorável aos marfinenses, que jogariam por uma vitória para avançar – a terceira e última rodada da fase de grupos acontece na próxima terça-feira, dia 24, às 17h (de Brasília). Gregos e marfinenses se enfrenta na Arena Castelão, em Fortaleza, e japoneses e colombianos entram em campo na Arena Pantanal, em Cuiabá. As informações são do Globo Esporte.

Brumauto completa 45 anos realizando sonhos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Neste dia 19 de junho de 2014, a concessionária Brumauto completa 45 anos de existência. Desde que foi fundada a empresa trabalha ajudando milhares de pessoas a realizar o sonho do carro próprio. O gerente de vendas da concessionária, Alessandro Silva, disse que se orgulha da história construída pela empresa, fundada em 1969 pelo seu pai. Alípio Joaquim ad Silva. “Dia 19 de junho de 1969 nascia essa empresa e hoje com 45 anos tem uma história que me orgulha em pertencer a esses capítulos. Capitaneada pelo meu pai, que soube conduzi-la aos dias atuais com muito respeito aos seus clientes e colaboradores. Agradecemos pela confiança nesta empresa e na marca Volkswagen que representamos. Obrigado, Brumado, obrigado, região Sudoeste, por tudo e um feliz aniversário a todos que amam a Brumauto Volkswagen”, disse Silva.

Permuta de terreno garante presídio em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As discussões na recepção da sala da presidência da Câmara de Vereadores de Brumado na manhã desta quinta-feira (19) atrasaram em quase uma hora o início da sessão extraordinária convocada em caráter de urgência para votação do projeto de construção do presídio. A proposta de construção da unidade nas imediações da Vila Presidente Vargas irritou o vereador José Carlos Marques Pessoa (PT) e os moradores da localidade, que compareceram em grande número à sessão. 

Permuta de terreno garante presídio em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Antes da votação, o presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), garantiu aos moradores que o presídio será construído em outro local. Isso porque, através de permuta com um empresário da cidade, a prefeitura conseguiu um novo espaço. O mesmo possui pouco mais de sete hectares e se localiza às margens da BR-030, próximo à subestação II da Coelba, sentido Brumado/Tanhaçu. “Quem ganha hoje é a população de Brumado com a aprovação desse projeto e com a instalação do presídio. Isso foi uma luta de toda a casa legislativa com o poder executivo”, disse Lôbo. 

Permuta de terreno garante presídio em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apesar da garantia do executivo, o novo terreno só será aprovado após vencer as barreiras burocráticas. Porém, o prazo para início das obras está se esgotando e pode não haver tempo hábil para tal aprovação, o que levaria o presídio de volta à vizinhança da Vila Presidente Vargas. A votação dos parlamentares foi nominal e o projeto foi aprovado por unanimidade. O líder do prefeito na Câmara, José Carlos dos Reis, disse ao site Brumado Notícias que foi uma votação sábia do parlamento, que atendeu aos anseios da comunidade local. Ele acrescentou que na próxima semana o secretário de Ressocialização Prisional, Nestor Duarte, retornará ao município para acompanhar o início das obras.

Brumado: Vândalos queimam interfones no Bairro Olhos D’água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pelos menos dez residências tiveram seus interfones queimados na noite da última quarta-feira (18), nas Ruas Francisco Alves de Oliveira e Djalma da Silva Leite, no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Os moradores relataram na delegacia que os meliantes utilizaram gasolina para atear fogo nos aparelhos, os quais ficaram derretidos. Assustados, eles pedem reforço policial na localidade, que sofre o segundo atentado no ano. No mês de janeiro, bandidos promoveram um tiroteio nas vias, deixando marcas nos muros e nas portas das casas. A polícia compareceu ao local e já iniciou as investigações quanto ao caso.

Brumado: Vândalos queimam interfones no Bairro Olhos D’água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Católicos se preparam para celebração do Corpus Christi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Seguindo a tradição, católicos brumadenses desenharam com grãos coloridos um grande tapete na Praça São Cristóvão. Nele, é possível ver os emblemas da celebração do Corpus Christi. Na tarde desta quinta-feira (19), os fieis se encontrarão na Praça da Matriz, onde seguirão em procissão pelo centro comercial até a Igreja São Cristóvão. No local, será celebrada uma missa campal. A expectativa é de que milhares de fieis compareçam à celebração.

A partir do dia 25 deste mês, o atendimento médico pelo plano Bradesco Saúde será suspenso. A informação foi divulgada ontem (18) pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA). O órgão informou que a empresa não entrou em acordo com a categoria com relação aos valores pagos por consulta. A suspensão será por tempo indeterminado. Com a decisão, apenas os serviços de urgência e emergência serão atendidos normalmente; as consultas e demais procedimentos ainda poderão ser feitos, mas com a condição de que o cliente utilize a modalidade de reembolso, pagando pelo serviço e exigindo ressarcimento do plano. O Sindimed disse que há anos os médicos tentam negociar com o Bradesco Saúde, mas sem sucesso, e que a estagnação dos valores pagos "atingiu níveis insustentáveis". Segundo o sindicato, os valores cobrados atualmente estão ultrapassados, principalmente no que se refere aos exames de alta complexidade. Caso o plano não aceite negociar, o sindicato informou que os médicos pretendem fazer um movimento de boicote ao Bradesco, encerrando contas correntes, investimentos, seguros e qualquer outro produto do banco. Ainda de acordo com o sindicato, a paralisação já foi comunicada ao Procon, Ministério Público (Ceacon), Ministério Público Federal e à Agência Nacional de Saúde (ANS). As informações são do G1.

Ituaçu: Marquinho Viana e prefeito assinam convênio para implantação de USF Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PV) esteve na capital do estado nesta semana. Ao lado do prefeito de Ituaçu, ele se encontrou com o secretário de Saúde da Bahia, Washington Couto, a fim de assinar um convênio para implantação de uma Unidade de Saúde da Família (USF) para o povoado de Campo Grande. A nova unidade vai atender à população da comunidade com serviços básicos de saúde.

Greve da EBDA vai completar 90 dias no São João Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A maioria das pessoas estará comemorando o São João no dia 24 de junho, mas os funcionários da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) não terão o que comemorar, já que na mesma data completam 90 dias de greve. A paralisação cobra do governo do estado o cumprimento de um acordo firmado em 2012, referente ao pagamento de dissídios coletivos de 1997, 1999 e 2003. Juntas, as dívidas somam cerca de R$ 308 milhões. Há um mês, o governo assinalou uma proposta que não foi aceita pelos trabalhadores e o sindicato que representa a categoria apresentou uma contraproposta, mas ainda não houve uma resposta quanto à mesma. Com a greve, produtores rurais do estado estão sendo prejudicados pela falta de ação do órgão, que busca benefícios e recursos financeiros para auxílio da agricultura familiar. Em Brumado, os prejuízos só não são maiores por conta de uma ação isolada do diretor interino do órgão, que realizou o cadastramento das mais de 2500 famílias beneficiadas pelo garantia safra.

Croácia goleia, elimina Camarões e decidirá vaga contra o México Foto: EFE

O bom jogo que a Croácia fez contra o Brasil não foi por acaso, e a seleção europeia mostrou que está muito viva na Copa do Mundo. Com futebol seguro e um ataque competente, derrotou Camarões por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena Amazônia, em Manaus, e chegou a três pontos no Grupo A. Os africanos, que não puderam contar com a estrela da companhia, o lesionado Samuel Eto'o, e ainda tiveram Song expulso infantilmente no fim do primeiro tempo, seguem zerados e estão eliminados, uma vez que Brasil e México têm quatro pontos e só falta uma rodada para o término da primeira fase. Os gols foram marcados por Olic, Perisic e Mandzukic, duas vezes. A Croácia só depende de si para se classificar e vai decidir uma das vagas às oitavas contra o México na próxima segunda-feira, às 17 horas (de Brasília), na Arena Pernambuco, em Recife. Já o duelo entre Brasil e Camarões, no mesmo dia e horário, mas no Mané Garrincha, em Brasília, só servirá para as pretensões do time de Felipão. Existe a possibilidade de Croácia e México se classificarem juntos, mas para isso os dois teriam de empatar e torcer para que a seleção brasileira fosse derrotada. As informações são do Globo Esporte.

Brumado: Motos colidem na Praça dos Trabalhadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um acidente envolvendo duas motos foi registrado hoje (18), nas proximidades do Clube do Sindicato dos Mineradores, no Bairro do Tanque, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a condutora de um dos veículos não percebeu que o ocupante da outra moto dava sinal para entrar na via e acabou colidindo lateralmente com o veículo. A mulher caiu sendo socorrida por uma equipe do Samu 192. Ela foi levada ao Hospital Professor Magalhães Neto, pois dizia estar sentindo fortes dores no peito. O piloto da outra moto não teve nenhum ferimento. Agentes de trânsito e a polícia estiveram no local.

Brumado: Presos são flagrados com chip de celular no chinelo durante transferência Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cinco presos, sendo três de Brumado e dois de Livramento de Nossa Senhora, foram transferidos na última terça-feira (17) para presídios da capital do estado. Antes de entrarem na viatura em que foram levados, os custodiados da cidade de Livramento, entre eles um menor, foram flagrados pelos policiais civis com chips de celular escondidos no chinelo. A polícia está investigando a procedência dos chips.

Chile vence por 2 a 0 e elimina a Espanha da Copa do Mundo Jamie Squire/Getty Images

Campeã da Eurocopa de 2008 e de novo em 2012. Campeã do mundo em 2010. Para muitos, um dos melhores times da história do futebol, inovador e dono de estilo único, que pautaria o esporte por anos. Agora, também dona de uma das maiores vergonhas da história das Copas. Nesta quarta-feira, a Espanha caiu no Maracanã para o Chile, por 2 a 0, e foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo. Pior: foi a primeira a cair com apenas as duas primeiras rodadas tendo sido jogadas. Chile e Holanda comemoram: em um grupo no qual a Espanha era favorita, farão jogo tranquilo na última rodada, já classificadas. A Espanha? A melancolia continua: terá que jogar contra a Austrália para evitar ser a lanterna do Grupo B. Não há outra palavra que defina melhor a situação a não ser "vexame". O rosto dos espanhóis quando ouviram o apito final também ilustra bem: de vergonha. Oficialmente, o fim da era espanhola. O mundo do futebol terá um novo dono em 25 dias. As informações são do Uol Esporte.

CONTINUE LENDO
Brumado: Moto roubada em restaurante foi recuperada pela polícia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Polícia Militar de Brumado recuperou nesta quarta-feira (18) uma motocicleta que havia sido roubada de um restaurante da cidade no último final de semana. A moto de cor vermelha estava abandonada em um matagal próximo à Urbis III. O veículo foi encaminhado à delegacia e posteriormente devolvido ao proprietário.

Brumado: Presos receberiam bebidas para festejar jogo do Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última terça-feira (17), investigadores da polícia civil de Brumado encontraram bebidas alcoólicas no teto da custódia local. As mesmas foram arremessadas por comparsas para serem ingeridas durante o jogo Brasil e México, válido pela Copa do Mundo de Futebol. A bebida armazenada em garrafas pet foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica. Sem bebida e sem vitória da seleção brasileira, a decepção foi em dose dupla para os presos. 

BA-148: Moradores bloqueiam pista após número elevado de acidentes Foto: Neto Nogueira/Brumado Notícias

Um acidente registrado na noite do último sábado (14), na BA-148, no trecho que corta a área da comunidade dos Patos, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, chamou a atenção da população para a falta de segurança na rodovia. No local, uma van colidiu com uma motocicleta que tentava fazer a conversão para entrar na comunidade. Sandra Ferreira Nicolau de Oliveira, de 28 anos, foi socorrida ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos. O outro ocupante da moto, Tadeu Ramos de Oliveira, 35 anos, sofreu graves ferimentos. O acidente foi o estopim para uma manifestação iniciada na manhã de hoje (18). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os moradores da comunidade bloquearam a BA-148 nos dois sentidos. Cerca de 150 pessoas permanecem queimando pneus no trecho. A manifestação causou um grande congestionamento. Os moradores informaram que só vão liberar a rodovia mediante a presença de alguma autoridade. O protesto visa à instalação de quebra-molas no trecho, além de melhorias no que diz respeito à sinalização. Esta não é a primeira fatalidade que ocorre na pista. A rodovia é de responsabilidade do Derba. 

TRE-BA: Aguiberto Lima Dias conquista nova vitória em processo eleitoral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), venceu mais um processo no pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na tarde desta quarta-feira (18). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o processo julgado pela corte baiana foi a Ação de Investigação de Mandato Eletivo (Aime), protocolada na justiça eleitoral pela candidata derrotada nas eleições 2012, Marizete Pereira (PT), e que visava à cassação do diploma do prefeito brumadense e sua vice Cristina Gondim (PSDB). O relator, juiz Maurício Kertzman, foi favorável ao recurso impetrado por Aguiberto, sendo seguido pela maioria da corte.

Homicídio é elucidado em Tanhaçu Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cumprindo mandado de prisão preventiva, a polícia do município de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, prendeu Glauber Silva Souza, acusado de matar o próprio irmão, Anderson Souza Silva, após a festa de aniversário da vítima. Segundo informações da polícia, o autor do crime teria esfaqueado o irmão durante um desentendimento. O homicídio aconteceu na residência da mãe de ambos. Glauber estava foragido desde então. Agora, no entanto, ele está custodiado na delegacia de Tanhaçu à disposição da justiça. O inquérito policial será concluído na próxima semana, quando será remetido para a justiça.

Holanda faz novo jogo de muitos gols, mas só bate Austrália no sufoco Foto: EFE/EPA/Mohamed Messara

Quer ver muitos gols? Assista a um jogo da Holanda nesta Copa do Mundo. Após golear a Espanha na estreia, os atuais vice-campeões mundiais protagonizaram mais uma partida de bastante bola na rede. A expectativa de um novo show esbarrou em uma boa atuação da Austrália, mas os europeus mostraram força para buscar a virada por 3 a 2, nesta quarta-feira, no Beira-Rio. Vitória que veio no sufoco. Os australianos chegaram a estar na frente no placar e desperdiçaram várias chances de ampliar. Valeu, porém, o poderio ofensivo da Holanda, que encurralou o adversário no segundo tempo e mostrou confirmou seu status de candidata ao título. A classificação para as oitavas de final está praticamente garantida e pode ser sacramentada ainda nesta quarta, dependendo do resultado de Espanha x Chile. As informações são do Uol Esporte.

Empresário brumadense prestigia convenção de Paulo Souto Foto: Dilmar Amorim/Brumado Notícias

A chapa de oposição ao governo da Bahia foi homologada nesta quarta-feira (18) durante a convenção do Democratas realizada no Espaço Unique, em Salvador. Paulo Souto (DEM), Joaci Góes (PSDB) e Geddel Vieira Lima (PMDB) são respectivamente candidatos a governador, vice-governador e senador nas eleições 2014. “Essa calorosa recepção só aumenta a nossa confiança na vitória”, disse Paulo Souto. O presidente nacional do DEM, José Agripino Maia, e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), além de diversas lideranças políticas da Bahia, marcaram presença no evento. O empresário brumadense Fabrício Pires também esteve na convenção e dialogou com Paulo Souto sobre a política baiana.

Empresário brumadense prestigia convenção de Paulo Souto Foto: Dilmar Amorim/Brumado Notícias
Guanambi: Homem é executado em bar após jogo do Brasil Foto: Reprodução/Facebook

Por volta das 18h da última terça-feira (17), um homem de 29 anos foi encontrado morto na Avenida Durval de Souza Lima, em Guanambi. Segundo informações da polícia, Mailson Antunes Batista teria sido assassinado no local após sair de um bar onde assistia o jogo da seleção brasileira. Segundo testemunhas, dois homens em uma motocicleta o abordaram e o carona efetuou dois disparos. Mailson foi atingido na nuca morrendo na hora. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Guanambi. Conhecido como Mailson Mata Égua, ele era natural de Pindaí e trabalhava para uma cervejaria.

Riacho de Santana: Jovem é baleado após jogo da seleção brasileira Foto: Divulgação/PM

Um jovem de 24 anos foi baleado no Povoado de Agreste, zona rural do município de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, após o jogo da seleção brasileira realizado ontem (17). Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, Renato dos Santos Rego foi atingido na mão durante um churrasco em que havia muita bebida alcoólica. Adailton Almeida Leão, de 39 anos, teria sido o autor do disparo. O jovem foi levado ao Hospital Regional de Guanambi, onde permanece internado. Ele corre o risco de ter de amputar a mão ou perder os seus movimentos. O acusado e a arma utilizada no crime estão apreendidos.

Homicídios na Bahia cresceram 221,6%, segundo o mapa da violência, diz Castilho Viana Foto: Divulgação

No começo deste mês, o vereador Castilho Viana (PSB) participou do seminário "Bahia Sustentável", realizado pelo instituto Pensar. O parlamentar ressaltou que, durante o evento, foram apresentados diversos quadros da violência no país. Segundo dados do Mapa da Violência 2014, mesmo com o aumento do efetivo policial e aquisição de armas e equipamentos, a Bahia ocupa o quinto lugar no ranking nacional de homicídios por 100 mil habitantes. O estado tem uma taxa de 41,9 mortes violentas para cada grupo de 100 mil pessoas. Em 2012, o número representou um aumento de 221,6% em relação a 2002. Viana ainda informou que o documento mostra que o Nordeste é atualmente a região com a maior taxa de homicídios, com um índice similar ao da Guatemala, quinto país mais violento do mundo, segundo estudo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Brasil tem pior campanha desde a Copa de 1978

Após o jogo contra o México, que terminou em 0 a 0, a seleção brasileira deixou a cidade de Fortaleza com o pior início de Copa do Mundo desde 1978, quando empatou duas partidas seguidas na Argentina. O resultado deixou muitos brasileiros decepcionados e em dúvida quanto à capacidade da seleção em derrotar equipes mais fortes. O empate também interrompeu a sequência de oito vitórias seguidas de Felipão em Copas. Apesar disso, o técnico elogiou a atuação do elenco e questionou um pênalti que o lateral Marcelo teria sofrido durante a partida. Com o resultado de ontem, a seleção também perdeu a oportunidade de se classificar antecipadamente para a segunda fase do mundial. Na próxima segunda-feira (23), o Brasil vai precisar de pelo menos um empate contra Camarões. As informações são da Folha de S. Paulo.

Arquivo