Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2013"

Brumado: Castilho Viana satisfeito com a regulamentação do trânsito

31 Jul 2013 - 18h04


Brumado: Castilho Viana satisfeito com a regulamentação do trânsito
Vereador fez indicação no legislativo para que o trânsito local tenha uma sinalização adequada. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As novas placas de sinalização que serão implantadas em Brumado e as melhorias que vêm sendo feitas no trânsito local tem agradado os brumadenses. O vereador Castilho Viana (PSB), responsável por apresentar ao Legislativo uma solicitação para que o Executivo Municipal dispensasse maior atenção para a área, também disse estar satisfeito com as mudanças. O parlamentar foi pessoalmente receber as novas placas e aproveitou para agradecer ao prefeito por ter atendido a sua indicação. “Agradeço ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) por estar atendendo mais uma solicitação de minha autoria, que é a reformulação e ampliação da sinalização do trânsito de nossa cidade. Sei que quem faz o trânsito melhor somos nós pedestres ou condutores, mas essa nova sinalização irá fazer uma grande diferença na organização e trafegabilidade de nossas vias”, destacou Viana.

Brumado: Aguiberto garante que praças do Rotary e do Jurema serão reformadas

31 Jul 2013 - 17h32


Brumado: Aguiberto garante que praças do Rotary e do Jurema serão reformadas
As obras devem começar após o término das reformas de Praças que estão em andamento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há tempos que os brumadenses cobram mais espaços de lazer na cidade e a realização de reformas naqueles já existentes. Recentemente, a reforma de algumas praças foi iniciada, mas mesmo assim as cobranças continuam no que se refere à restauração de praças tradicionais do município, como a Dr. Nelson Lula (Rotary) e a Pompílio Leite (Jurema), que foram esquecidas em gestões passadas. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) garantiu que, após o término das reformas em andamento, serão iniciadas as reformas nas referidas praças. “Já era para terem sido feitas as reformas dessas praças, mas as duas já estão em nosso calendário para se fazer as reformas necessárias”, assegurou o gestor.

Brumado: Departamento de Trânsito divulga mudanças no direcionamento de veículos

31 Jul 2013 - 16h57


Brumado: Departamento de Trânsito divulga mudanças no direcionamento de veículos
A partir da próxima sexta-feira (02), alguns logradouros sofrerão alterações no direcionamento do tráfego de veículos.

A partir da próxima sexta-feira (02), alguns logradouros sofrerão alterações no direcionamento do tráfego de veículos. A decisão foi comunicada pelo Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) de Brumado. Na Travessa Sílvio Schitinni, mais precisamente entre a Avenida Mestre Eufrásio e a Avenida Otávio Mangabeira, haverá mão única de tráfego. Na Travessa Olga Pires Gomes, a mão única ocorrerá em direção à Avenida Mestre Eufrásio. Segundo o DTTU, essas alterações serão concretizadas com a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Otavio Mangabeira com a Rua Rio de Contas.

IFBA: Aulas retornarão no próximo dia 13 em Brumado

31 Jul 2013 - 16h27


IFBA: Aulas retornarão no próximo dia 13 em Brumado
Inicialmente, o retorno das aulas estava previsto para o dia 05 de agosto, mas a data foi modificada.

De acordo com o calendário acadêmico aprovado pela Pró-Reitoria de Ensino, as aulas do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Brumado, retornarão no próximo dia 13 de agosto. Portanto, os alunos dos cursos técnico em Edificações, Informática e Mineração devem comparecer ao prédio do IFBA Brumado para início do semestre. Inicialmente, o retorno das aulas estava previsto para o dia 05 de agosto, mas a data foi modificada.

Governo desiste de dois anos a mais no curso de medicina

31 Jul 2013 - 15h33


Governo desiste de dois anos a mais no curso de medicina
Pela proposta, os dois anos extras serão aproveitados como residência médica, que tem caráter de especialização e atualmente não é obrigatória.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira (31) que o governo decidiu alterar um dos pontos do programa Mais Médicos: o que previa a ampliação de seis para oito anos do período de graduação em medicina – nos dois anos extras eles teriam de prestar serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o ministro, o governo decidiu acatar a proposta de comissão de especialistas que analisa o programa. Pela proposta, os dois anos extras serão aproveitados como residência médica, que tem caráter de especialização e atualmente não é obrigatória. Com isso, os estudantes de medicina não ficariam impedidos de se formar após os seis anos de curso. Se prevalecesse a proposta original do programa Mais Médicos, a formação em medicina poderia durar até dez anos: oito de graduação (obrigatórios) e dois de especialização (residência médica). Segundo a nova proposta, os médicos recém-formados farão a especialização durante a residência médica, como atualmente, mas, no primeiro ano, a atuação será necessariamente no setor de urgência e emergência de uma unidade do SUS. No segundo ano, o recém-formado atuaria na área de especialização que escolheu. As informações são do G1.

Brumado: Desportista cobra ações da LBF e diz que está na hora de mudar a diretoria da entidade

31 Jul 2013 - 15h19


Brumado: Desportista cobra ações da LBF e diz que está na hora de mudar a diretoria da entidade
Gildásio Silva, mais conhecido como Didi, declarou que Liga Brumadense de Futebol virou as costas para o esporte amador. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O desportista Gildásio Silva, mais conhecido como Didi, membro da organização do Campeonato de Futebol de Várzea do Bairro São Félix, conversou com o site Brumado Notícias e mostrou-se insatisfeito com a Liga Brumadense de Futebol (LBF). Durante o bate-papo, Didi declarou que a entidade virou as costas para o esporte amador e abandonou o campeonato local. “Recebemos apoio da prefeitura e do comércio, mas a LBF nunca enviou sequer um representante aqui para prestigiar o nosso campeonato. A LBF está devendo muito no que se refere à organização do campeonato de futebol do município. E não é só agora por causa da reforma do campo, pois o último campeonato que tivemos aqui foi em 2008 e de lá pra cá acabou”, afirmou Gildásio. Para o desportista, faltou interesse da diretoria da entidade em prestigiar o campeonato de várzea, de onde poderia sair alguns nomes para compor a seleção que irá disputar o intermunicipal. Outra queixa do desportista é que com o mando de campo da seleção fora de casa a torcida está privada de acompanhar o time por falta de transporte. Por fim, Gildásio pediu mudanças na diretoria da LBF. “Já passou da hora de renovar a diretoria da LFB”, disse.

Brumado: Bandidos agridem atendente e roubam loja de confecções

31 Jul 2013 - 14h13


Brumado: Bandidos agridem atendente e roubam loja de confecções
Atendente foi ameaçada pelo bandido com uma pistola cromada e sendo agredida com três coronhadas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois criminosos assaltaram uma loja de confecções localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado, na noite da última terça-feira (30). Segundo queixa registrada na delegacia, um bandido entrou no estabelecimento e ameaçou a atendente com uma pistola cromada. Agressivo, o marginal chegou a agredir a jovem com três coronhadas. Em seguida, fugiu com o comparsa que vigiava o local do lado de fora levando uma quantia não revelada. Machucada, a atendente foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. Um retrato falado dos marginais foi feito pela polícia, que busca pistas dos criminosos. Cerca de uma hora antes do assalto à loja, uma farmácia localizada na Rua Deolino de Carvalho também foi assaltada por dois marginais que apresentavam características semelhantes. Este é o oitavo assalto sofrido pela drogaria. O proprietário não quis gravar entrevista e nem divulgou a quantia roubada do local.

Brumado: Bandidos agridem atendente e roubam loja de confecções
Este é o oitavo assalto sofrido pela drogaria. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ribeirão do Largo: Homens fortemente armados tentam explodir agência bancária

31 Jul 2013 - 14h03


Ribeirão do Largo: Homens fortemente armados tentam explodir agência bancária
A polícia está realizando buscas neste momento em todo o município, mas ainda não há pistas dos criminosos.

A agência do Banco Bradesco, localizada na Praça Manoel Antunes da Luz, em Ribeirão do Largo, no sudoeste baiano, sofreu uma tentativa de explosão nesta quarta-feira (31). De acordo com investigações da polícia, antes de ir até a agência, quatro homens fortemente armados furaram o pneu de uma viatura policial, na tentativa de retardar a ação da polícia. Em seguida, o grupo colocou dinamite no caixa eletrônico, mas o artefato falhou e os bandidos fugiram sem levar o dinheiro. Os quatro homens estavam em um veículo branco. Neste momento, a polícia civil e militar de Ribeirão do Largo, com o apoio da polícia militar de Itapetinga, tentam localizar a quadrilha, mas ainda não há pistas dos criminosos.

Prefeito de Licínio de Almeida e mais três tiveram ações penais recebidas pelo TJ-BA

31 Jul 2013 - 13h29

Na última terça-feira (30), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) recebeu denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra os prefeitos Alan Lacerda Leite (PV), de Licínio de Almeida; Isaac Calvacante de Carvalho (PCdoB), de Juazeiro; Raimundo Nonato Hora Filho (PSD), de Itaparica; e João Almeida Mascarenhas Filho (PP), de Itaberaba. O recebimento da denúncia na Primeira Câmara Criminal do TJ significa que foi aberto o processo judicial contra os quatro gestores. Segundo a denúncia, Alan Leite, de Licínio de Almeida, gastou mais de R$ 3 milhões na contratação ilegal de 396 servidores sem o devido concurso público nos anos de 2009, 2010 e 2011. Já Isaac de Carvalho, de Juazeiro, é acusado por cometer graves irregularidades no remanejamento de recursos orçamentários durante o exercício fiscal de 2010, cujo montante chega a aproximadamente R$ 112 milhões. Prefeito de Itaparica, Raimundo Nonato é denunciado de se valer de decreto “indevido” de estado de emergência, de 16 de janeiro de 2012, para realizar irregularmente sem licitação, a contratação direta de prestadores de serviços e de fornecedores de produtos. Segundo a ação penal, o prefeito chegou a suspender pagamentos de despesas empenhadas para logo em seguida solicitar dotação orçamentária para contratação de cantores e bandas para apresentação nas festas da Lavagem do Beco, em 28 de janeiro de 2012, e de Iemanjá, em 02 de fevereiro do mesmo ano. Por fim, João Almeida Filho, de Itaberaba, é acusado por falsidade ideológica, ao assinar três escrituras públicas de negócios jurídicos no valor aproximado de R$ 108 mil, para construção e compra de imóveis que jamais ocorreram.      

Brumado: Reunião debaterá instalação de monitoramento de vigilância

31 Jul 2013 - 12h25


Brumado: Reunião debaterá instalação de monitoramento de vigilância
O projeto visa conceder um suporte a polícia e ao Departamento de Trânsito. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nos próximos 15 dias, uma reunião entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as polícias civil e militar, bancos, Departamento de Transportes Urbanos (DTTU) e prefeitura deve acontecer. Durante a reunião será debatida a instalação de uma central de monitoramento das câmeras de vigilância que darão suporte às ações das polícias e do Departamento de Trânsito, no intuito de oferecer maior segurança ao centro comercial da cidade. Uma empresa que apresentou o projeto no mês de março instalou algumas câmeras robôs com inteligência artificial em pontos estratégicos da cidade, mas aguarda o posicionamento das esferas envolvidas para que mais câmeras e uma central de monitoramento sejam instaladas em outros pontos de grande fluxo. Embora o projeto seja de autoria da prefeitura, o gestor espera firmar uma parceria com órgãos do estado e a iniciativa privada a fim de se ratear os custos de manutenção do projeto.

Caetité: Falta de linhas de transmissão nos parques eólicos causa prejuízo de R$ 400 milhões

31 Jul 2013 - 10h24


Caetité: Falta de linhas de transmissão nos parques eólicos causa prejuízo de R$ 400 milhões
O assunto foi destaque em matéria veiculada no Bom Dia Brasil, da Rede Globo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em julho de 2011, doze parques do maior complexo de energia eólica da América Latina foram inaugurados e, desde então, estão parados por falta de linhas de transmissão. No total, são 184 torres localizadas em uma área que abrange três municípios da região sudoeste da Bahia, entre os quais a cidade de Caetité. Se estivesse funcionando, a energia gerada nessas torres seria capaz de abastecer 500 mil casas com média de quatro moradores em cada uma ou uma população de mais de dois milhões de habitantes. No Rio Grande do Norte, outros sete parques encontram-se na mesma situação. Segundo a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela entrega das conexões, o atraso é atribuído ao processo de licenciamento ambiental, ao processo de anuência de liberação dos órgãos do patrimônio histórico e à questão fundiária. A energia que deveria ser gerada nesses parques eólicos já foi leiloada e, de acordo com o contrato, as distribuidoras têm de pagar mesmo sem receber, como é o caso da Renova Energia, empresa que administra os parques eólicos do sudoeste da Bahia. O prejuízo já passa de R$ 400 milhões e, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no fim quem paga é o consumidor, pois esse valor é considerado custo extra e entra no reajuste da tarifa. Para garantir a geração de energia, o governo decidiu que apenas as usinas próximas as subestações de transmissão poderão participar dos próximos leilões. O assunto foi destaque em matéria veiculada no Bom Dia Brasil, da Rede Globo. 

Licínio de Almeida: TJ-BA acata denúncia contra Alan Lacerda por improbidade administrativa

31 Jul 2013 - 09h20


Licínio de Almeida: TJ-BA acata denúncia contra Alan Lacerda por improbidade administrativa
Tribunal de Justiça da Bahia não afastou o prefeito do cargo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O prefeito de Licínio de Almeida e presidente do Partido Verde (PV) da Bahia, Alan Lacerda Leite, foi acusado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de improbidade administrativa. Por ser prefeito e está no exercício do cargo, Alan tem foro privilegiado e só poderia ser julgado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Na última terça-feira (30), a primeira Câmara Criminal do TJ-BA recebeu a denúncia, após ser analisada pelos desembargadores João Bosco de Oliveira Seixas (relator); Pedro Augusto Costa Guerra; Aliomar Silva Britto; Luiz Fernando Lima; Ivone Ribeiro Goncalves Bessa Ramos e Lourival Almeida Trindade. Segundo a denúncia, Alan teria infringido o art. 1º, incisos II e XIII, do Decreto-lei nº 201/67, e o art. 89, caput, da Lei nº 8.666/93, c/c o art. 69, do Código Penal, que prevê pena de detenção de três a cinco anos e multa. Mesmo recebendo a ação penal de improbidade administrativa, os desembargadores não afastaram o prefeito Alan Lacerda do cargo. Por encontrar indícios de irregularidades, o Tribunal vai julgar o processo para analisar os autos e posteriormente incriminar ou não o gestor.

Oeste Baiano: Desarticulada maior quadrilha de assalto a banco

31 Jul 2013 - 08h25


Oeste Baiano: Desarticulada maior quadrilha de assalto a banco
Com a quadrilha, os policiais encontraram diversos armamentos, inclusive uma pistola de fabricação israelense. (Foto: Divulgação).

Durante a Operação Cangaço, deflagrada pela polícia baiana na região oeste do estado, quatro ladrões de bancos e de carros-fortes foram presos com armamento pesado. Além da polícia militar e civil, a Secretaria de Segurança Pública também participou da Operação. Foram presos Gewides Moreira dos Santos, mais conhecido como “Capenga”, Edeílson Ribeiro da Silva, Veridiane de Souza Rocha e James David Santos Martins. Elizaldo Pastora da Silva foi baleado durante confronto com a polícia e não resistiu aos ferimentos. Com a quadrilha, os policiais encontraram uma metralhadora antiaérea, calibre ponto 50, quatro fuzis, uma pistola de fabricação israelense, farta munição, carregadores alongados, equipamentos com mira vermelha e diversas ferramentas empregadas no arrombamento de cofres e carros-fortes. O grupo é acusado de, pelo menos, cinco ataques a caixas eletrônicos em 2012, nas cidades de Sento-Sé, Jaguarari, Luís Eduardo Magalhães, Souto Soares e Itaguaçu; além dos assaltos as agências do Banco do Brasil de Barra, Cocos e Baianópolis e do Bradesco em Barra e Cocos. Também é atribuída à quadrilha a prática de dois roubos a bancos ocorridos em Amargosa e uma tentativa de arrombamento ao cofre de uma agência bancária em São Desidério.

Brumado: 34ª CIPM recebe novas motocicletas e coletes à prova de bala

31 Jul 2013 - 06h17


Brumado: 34ª CIPM recebe novas motocicletas e coletes à prova de bala
Quatro novas motocicletas vão no serviço de motopatrulhamento da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Major Berlink, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Brumado, apresentou na tarde desta terça-feira (30) quatro novas motocicletas que irão atuar no serviço de motopatrulhamento da cidade. No total, a Companhia tem agora dez motocicletas a serviço da radiopatrulha. Além dos veículos, o estado também enviou coletes à prova de bala para todos os soldados e oficiais da companhia. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o comandante afirmou que as novas aquisições darão maior poder ofensivo à polícia. “É um ganho, um aporte ao nosso poder ostensivo de radiopatrulhamento. Acreditamos nas atividades que desenvolvemos dentro da cidade e as motocicletas darão mais conforto aos policiais. Estamos satisfeitos”, disse. O Major Berlink ainda reforçou que os trabalhos realizados em parceria com a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) têm trazido resultados positivos no combate à criminalidade. “Estamos realizando ações específicas lado a lado com o coordenador da Polícia Civil, Leonardo Rabelo. O crime não acabou, mas estamos dando respostas quanto aos delitos que vinham acontecendo”, declarou. Quanto ao aumento no efetivo, o comandante respondeu que o estado está aguardando os exames de aptidão física, psicológico e de saúde em geral dos aprovados no concurso e que ainda não se sabe quantos novos soldados serão encaminhados à 34ª CIPM.

Brumado: 34ª CIPM recebe novas motocicletas e coletes à prova de bala
Satisfeito, o Major Berlink, aguarda a chegada de novos soldados para o efetivo da 34ª CIPM. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Brumado: Marizete e Marlúcio buscam impugnar mandatos de Aguiberto e Cristina

30 Jul 2013 - 18h15


Brumado: Marizete e Marlúcio buscam impugnar mandatos de Aguiberto e Cristina
População espera que a queda de braço não atrapalhe o progresso e o desenvolvimento da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Demonstrando insatisfação com o resultado das eleições municipais de 2012, a candidata derrotada, Marizete Pereira (PT) e seu vice, o médico Marlúcio Abreu (PP) protocolaram na 90ª Zona Eleitoral de Brumado, uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra o prefeito eleito Aguiberto Lima Dias (PSL) e sua vice Cristina Gondim (PSDB). De acordo com a Constituição Federal, o objetivo de uma ação eleitoral como essa é impugnar o mandato obtido com abuso de poder econômico, corrupção ou fraude. Para justificar esse pedido e os possíveis abusos cometidos, os impugnantes utilizaram os dados de outros processos que correm contra Aguiberto, na justiça eleitoral. Pereira e Abreu protocolaram a ação dois dias após o prefeito e a vice assumirem o comando do município. E foi nesta terça-feira (30) a primeira audiência da AIME, de instrução e julgamento, realizada no Fórum Dr. Duarte Moniz pelo Juiz Genivaldo Alves Guimarães. 

Brumado: Marizete e Marlúcio buscam impugnar mandatos de Aguiberto e Cristina
O processo de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) segue em segredo de justiça. (Foto: Reprodução/TSE).

Mas, conforme os termos do artigo 14, § 11, da Constituição Federal, a tramitação da AIME é sigilosa - mesmo o julgamento sendo público, o andamento do processo é segredo de justiça. Caso a ação seja acatada pela Justiça Eleitoral de Brumado e os mandatos dos gestores brumadenses sejam impugnados, a decisão tem eficácia imediata, não sendo necessário aguardar recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - ou seja, os dois perdem os cargos imediatamente, segundo informações do site da Justiça Eleitoral, mas depende do entendimento do juiz eleitoral de Brumado. Por consequência, os votos dados a Aguiberto e Cristina serão considerados nulos. Se o número de eleitores que votaram neles superar a metade do total de votos obtidos nas eleições majoritárias, novas eleições devem ser realizadas. Vale lembrar que o prefeito e a vice receberam 53,88% dos 35.985 votos válidos, e Marizete e Marlúcio tiveram 44,14%. Por mais que os dados da AIME sejam com base nos mesmos fatos das outras ações contra o prefeito e a vice, esse julgamento não se refere às três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que estão sendo analisadas pela justiça.