Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2013"

Ministro César Borges vai visitar canteiro de obras da Fiol em Brumado

30 Jul 2013 - 17h45


Ministro César Borges vai visitar canteiro de obras da Fiol em Brumado
A visita será na próxima sexta-feira (02). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O ministro dos Transportes César Borges irá visitar o canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em Brumado, na próxima sexta-feira (02). Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na tarde desta terça-feira (30), o ex-vereador Leonardo Vasconcelos (PMDB) confirmou a visita do ministro. “Recebi uma ligação do deputado federal Zé Rocha informando que César Borges estará no canteiro de obras no Distrito de Ubiraçaba na próxima sexta, às 08h, onde pousará de helicóptero e em seguida visitará as obras na cidade de Tanhaçu”, disse Vasconcelos. A visita faz parte de uma série de compromissos profissionais, tendo em vista que Borges quer acompanhar de perto os avanços nos trechos da obra. 

Cuba: Deputado Marquinho Viana cumpriu agenda com comitiva baiana

30 Jul 2013 - 17h12


Cuba: Deputado Marquinho Viana cumpriu agenda com comitiva baiana
(Foto: Divulgação).

Os deputados estaduais Marquinho Viana (PV) e Carlos Geilson (PTN), José de Arimatéia (PRB), Álvaro Gomes (PC do B), Aderbal Caldas (PP) e Coronel Gilberto Santana (PTN), membros da comitiva de parlamentares baianos, cumpriram agenda de compromissos em Cuba. O grupo foi recebido pelo diretor da Assembleia Provincial do Poder Popular de Havana, que falou sobre a Constituição cubana e demais assuntos relacionados à política no país. A comitiva também esteve no Instituto de Justiça, em Havana, oportunidade em que a diretora do local fez uma exposição sobre o sistema de Cuba, a atuação dos juízes, tribunais e o papel dos advogados. Por fim, o grupo visitou a sede do Comitê de Defesa da Revolução na capital cubana. Na oportunidade, ouviram a exposição da delegada de bairro sobre as formas de integração entre membros do governo e a comunidade e o funcionamento das políticas públicas, a exemplo do funcionamento do PSF, a atuação dos médicos no país. Estes trabalham oito horas por dia, de segunda a sábado, e fazem dois plantões mensais aos domingos.

Cuba: Deputado Marquinho Viana cumpriu agenda com comitiva baiana
(Foto: Divulgação).

Tudo pronto para o 30º Campeonato de Futsal de Brumado

30 Jul 2013 - 15h40


Tudo pronto para o 30º Campeonato de Futsal de Brumado
A abertura da competição será no próximo dia 09 de agosto no Ginásio Antônio Alves Ribeiro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sete equipes irão participar do 30º Campeonato de Futsal de Brumado, que terá início no dia 09 de agosto, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. A competição está sendo organizada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e pela Prefeitura Municipal. Além do atual campeão Feirense, estarão na disputa as equipes da Ibar, Jardim Brasil, Nova Esperança, Crediário Cardoso, Falcão e Ajax. A competição será em pontos corridos classificando-se os quatro melhores colocados. A final será disputada em uma série melhor de três. Dois jogos marcarão a abertura da competição, Feirense x Nova Esperança e Ibar x Jardim Brasil. Todos os jogos serão disputados as sextas-feiras. Também está sendo organizada para este ano a segunda divisão do campeonato, que deve acontecer aos sábados.

Cândido Sales: Gerente do Bradesco e sua esposa são sequestrados

30 Jul 2013 - 15h10


Cândido Sales: Gerente do Bradesco e sua esposa são sequestrados
A ação dos sequestradores teve início na cidade de Vitória da Conquista. (Foto: Divulgação).

O gerente do Bradesco de Cândido Sales, no sudoeste baiano, foi sequestrado na manhã desta terça-feira (30), em sua própria residência, por volta das 6h. A esposa do bancário também foi levada como refém pelo grupo de assaltantes, que estava em dois carros. O Subcomandante da Cipe/Sudoeste, Vagner Ribeiro, disse que ainda não houve pagamento de resgate. “O funcionário foi obrigado a retirar o resgate na agência, mas chegando ao local sofreu um desmaio e as orientações foram repassadas ao subgerente. Nesse momento, a polícia também foi acionada e o assalto acabou sendo frustrado”, afirmou. Ainda de acordo com a polícia, a ação dos sequestradores teve início na cidade de Vitória da Conquista. Somente por volta das 11h, a esposa do gerente foi libertada próximo ao distrito de Veredinha, de onde conseguiu uma carona de volta até Cândido Sales. O gerente continua em poder dos sequestradores.

Caetité: Morre o ex-vereador Josias do Junco

30 Jul 2013 - 14h37


Caetité: Morre o ex-vereador Josias do Junco
Josias José da Silva (PSDB), 73 anos, foi eleito vereador por duas vezes e já assumiu o mandato enquanto era suplente.

O ex-vereador da cidade de Caetité, Josias José da Silva (PSDB), 73 anos, mais conhecido como Josias do Junco, faleceu na madrugada desta terça-feira (30), no Hospital Regional de Guanambi. Uma das maiores lideranças do Distrito de Maniaçu, Josias estava internado há aproximadamente 20 dias, mas não resistiu a uma infecção generalizada e faleceu no dia de hoje. Ele foi eleito ao cargo de vereador nos períodos de 1977 a 1982 e de 1989 a 1992 e, na condição de suplente, exerceu a vereança nos períodos de abril a julho de 1994; de fevereiro a dezembro de 1995; de janeiro a março de 1996 e de março a outubro de 2001. O corpo do ex-parlamentar caetiteense foi velado no Distrito de Maniaçu e sepultado no final da manhã de hoje. A prefeitura da cidade decretou luto oficial por dois dias.

Brumado: Estudantes reivindicam melhorias no setor de iluminação pública

30 Jul 2013 - 13h17


Brumado: Estudantes reivindicam melhorias no setor de iluminação pública
Alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas tiveram uma iniciativa cidadã que foi aprovada pelo prefeito municipal. (Foto: Divulgação).

Cinco alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas de Brumado estiveram com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e entregaram diversas reivindicações ao chefe do executivo. Os estudantes Adriano Soares Santos, Axel Ferreira Silva, Thaiane da Silva, Thuane Carol Brito Oliveira e Valdir Rocha de Oliveira Júnior, todos cursando o 3º ano B do turno matutino, cobraram do prefeito melhorias no sistema de iluminação pública da Rua 2 de julho; Bairro Esmeraldas; Bairro Malhada Branca; Bairro Olhos D´água e Travessa Doutor Mourão Guimarães. Aguiberto elogiou a iniciativa dos jovens que demonstraram preocupação com as demandas do município e prometeu que encaminhará as reivindicações para o setor responsável.

Brumado: Bandidos arrombam a sede da Divina Providência e levam pagamento dos pedreiros da ASA

30 Jul 2013 - 11h53


Brumado: Bandidos arrombam a sede da Divina Providência e levam pagamento dos pedreiros da ASA
O local foi completamente revirado pelos arrombadores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A sede da Associação Divina Providência, localizada na Praça Abias Azevedo, em Brumado, foi arrombada na última segunda-feira (29). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os invasores entraram pelos fundos do prédio, onde anteriormente funcionava a Igreja Santa Rita. O local foi completamente revirado pelos arrombadores, que subtraíram todo o dinheiro referente ao pagamento dos operários que trabalham na construção de cisternas do Programa de Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Uma queixa foi registrada na delegacia, mas ainda não há pista dos bandidos. Atualmente, estão sendo construídas 410 cisternas nas comunidades rurais de Brumado em atendimento ao ASA. A quantia roubada não foi revelada.

Governo entrega equipamentos para 152 municípios vítimas da seca

30 Jul 2013 - 11h09


Governo entrega equipamentos para 152 municípios vítimas da seca
Foram entregues 50 restroescavadeiras, 60 motoniveladoras e 42 pás-carregadeiras. (Foto: Divulgação).

Cento e cinquenta e dois municípios do semiárido baiano receberam nesta segunda-feira (29) máquinas que serão utilizadas em ações de convivência com a seca. A entrega foi realizada pelo governador Jaques Wagner (PT), no Parque de Exposições de Salvador. Com as 50 restroescavadeiras, 60 motoniveladoras e 42 pás-carregadeiras, as prefeituras poderão realizar obras de construção e limpeza de aguadas e barragens e implantação de estradas vicinais, beneficiando principalmente os pequenos agricultores. A doação, realizada pelo Governo Federal e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Dentre os municípios contemplados estão Sebastião Laranjeiras e Serra do Ramalho, ambos representados pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD). As chaves das máquinas motoniveladoras foram entregues à prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz, e ao prefeito de Serra do Ramalho, Padre Deoclides. “A aquisição dos novos equipamentos proporcionará aos municípios contemplados uma maior possibilidade de desenvolver ações de convivência com a seca”, destacou Ivana Bastos.

BA-623: Duas pessoas morrem em acidente na entrada da cidade de Jânio Quadros

30 Jul 2013 - 10h38


BA-623: Duas pessoas morrem em acidente na entrada da cidade de Jânio Quadros
A terceira vítima foi resgata e encaminhada para Vitória da Conquista. (Foto: Portal Jânio Quadros).

Na tarde da última segunda-feira (29), duas pessoas morreram após se envolverem em um acidente de trânsito que ocorreu na entrada da cidade de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste baiano. Na ocasião, um veículo Strada capotou, arremessando o motorista Josué Vieira Cruz e o passageiro Otacílio Almeida para fora do carro. Em decorrência da gravidade dos ferimentos, os mesmos morreram ainda no local do acidente. Já o passageiro Antônio Dias Gomes foi resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado com vida para cidade de Vitória da Conquista. De acordo com o Portal Jânio Quadros, os corpos de Josué e Otacílio foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado onde foram necropsiados e liberados.

Brumado: Reunião com prefeitos debaterá implantação de um aterro sanitário

30 Jul 2013 - 10h06


Brumado: Reunião com prefeitos debaterá implantação de um aterro sanitário
Prefeitos da região estarão reunidos nesta sexta-feira (02). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na próxima sexta-feira (02), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) irá receber a visita de diversos prefeitos da região para juntos debaterem a implantação de um aterro sanitário. O município de Brumado foi escolhido como sede para a implantação do consórcio que cuidará do aterro. O convite foi estendido para 16 prefeituras da microrregião, que estão sendo gradativamente confirmadas no projeto. Atualmente, a cidade de Brumado possui um aterro, mas o mesmo não atende as exigências legais de destinação do lixo. A expectativa é de que o novo aterro sanitário comece a ser utilizado até o mês de dezembro deste ano, tendo em vista que a partir de 2014 todos os municípios deverão ter um aterro cumprindo a determinação da lei de proteção ao meio ambiente.

Trânsito de Brumado receberá nova sinalização

30 Jul 2013 - 09h22


Trânsito de Brumado receberá nova sinalização
O prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) disse que a sinalização do trânsito da cidade é uma de suas prioridades de governo que começa a ser atendida. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os postes onde serão implantados dois faróis semafóricos no cruzamento da Praça Senhor do Bonfim e no cruzamento da Avenida Otávio Mangabeira com a Rua Rio de Contas, em Brumado, foram instalados na tarde da última segunda-feira (29). A expectativa do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) é de que até a próxima sexta-feira (02) os mesmos já estejam em pleno funcionamento. Além dos novos semáforos, o DTTU recebeu um lote com 806 novas placas de sinalização vertical. Segundo o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), ainda faltam 554 placas, pois o lote completo é de 1360. O restante do pacote será entregue na próxima semana. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito disse que a sinalização do trânsito da cidade é uma de suas prioridades de governo que começa a ser atendida. 

Trânsito de Brumado receberá nova sinalização
O diretor Alcir Xavier espera que com a organização do trânsito o número de ocorrências diminua no município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Já o diretor de trânsito Alcir Xavier declarou que, após a implantação da nova sinalização, o trabalho mais significativo a ser feito é a reeducação dos motoristas. “Não basta termos a sinalização se está não for obedecida, por isso iremos intensificar os trabalhos de educação e conscientização. Paulatinamente, estamos conseguindo organizar o nosso trânsito, com isso esperamos diminuir os índices de acidentes em nosso município garantindo mais fluidez e menos transtorno no trânsito”, afirmou Xavier. O diretor apontou em seguida que a sinalização vertical depende muito do recapeamento adequado das vias, mas que por enquanto será realizada uma pintura paliativa nos pontos mais críticos da cidade.

Brumado: Tiro de Guerra realizou Acampamento de Instrução Individual Básica

30 Jul 2013 - 08h26


Brumado: Tiro de Guerra realizou Acampamento de Instrução Individual Básica
Os participantes realizaram diversas atividades como rappel, circuito de progressão individual, camuflagem e pista de tiro rápido. (Foto: Divulgação/TG).

Durante os dias 26, 27 e 28 de julho, o Tiro de Guerra de Brumado promoveu o Acampamento de Instrução Individual Básica na área da Fazenda Arapongas, localizada na zona rural do município. No local, os participantes realizaram diversas atividades como rappel, circuito de progressão individual, camuflagem e pista de tiro rápido. No rappel, a atividade era transposição de obstáculos utilizando técnicas especiais. Já o circuito era progressão em combate, que consistia em andar, correr, rastejar, rolar, engatinhar e deslocamento por lanços. Na pista de tiro rápido, os atiradores tinham que se deslocar e atirar em alvos acionados pelo instrutor. A camuflagem exigiam que cada um dos integrantes se movesse por 20 metros sem ser identificado. O acampamento foi encerrado com uma marcha de 14 km, saindo da zona rural para o Tiro de Guerra.


Fotos: Divulgação/TG

Brumado: Santana é empossado para novo mandato no Sindmineradores

29 Jul 2013 - 18h14


Brumado: Santana é empossado para novo mandato no Sindmineradores
Diversos representantes de sindicados da Bahia e região prestigiaram o ato de solenidade no Clube dos Mineradores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião - Sindmineradores - empossou na noite do último sábado (27) a sua nova diretoria. Na presidência está o reeleito José Santana, que na ocasião agradeceu o apoio da categoria à sua permanência no cargo. “Nós vamos continuar defendendo os trabalhadores na busca de melhores salários e condições de trabalho”, garantiu Santana, agradecendo ainda todos os integrantes da diretoria, os quais o ajudaram a obter êxito no mandato. Realizada no Clube do Sindicato, a solenidade contou ainda com a presença de Rui Coqueiro, dos Sindbancários; Aroldo Meira do STR de Brumado; Sebastião Bernardino da Associação de Aposentados; Raimundo Oliveira, da Federação dos Servidores Públicos do Estado; os ex-vice-presidente e ex-presidente do Sindminerdores, respectivamente Cleomenes Barreto e Juvêncio Filho; entre outras lideranças sindicais e políticas. Após a posse, o sindicato ofereceu uma festa com show de Wallas e da banda As Solteironas.

Deputado federal Roberto Britto responde por propaganda eleitoral antecipada

29 Jul 2013 - 18h00


Deputado federal Roberto Britto responde por propaganda eleitoral antecipada
O político pode ser condenado pelo TRE-BA ao pagamento de multa entre 5 mil e 25 mil reais, a depender do significativo alcance do meio utilizado na propaganda. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

O procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga propôs na última quarta-feira, 24 de julho, representação por propaganda eleitoral antecipada, em Jequié, no sudoeste baiano, contra o deputado federal Roberto Britto (PP). O político pode ser condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA) ao pagamento de multa entre 5 mil e 25 mil reais, a depender do significativo alcance do meio utilizado na propaganda. Na representação, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) argumenta que no último dia 13 de junho, o deputado distribuiu lenços de tecido estampados com o seu nome e cargo, associados à imagem de Santo Antônio e anjos, a bordo de um barco à vela, no município de Jequié. A prática tratou-se, na verdade, de propaganda realizada de forma ostensiva, mascarada na forma de lembranças distribuídas aos eleitores. Madruga explica que embora não contemple pedido explícito de voto, a conduta do político revela-se preordenada a alavancar pretensões políticas no pleito de outubro do ano que vem. “Não subsiste, pois, qualquer dúvida acerca do preclaro objetivo eleitoral contido na iniciativa perpetrada por Roberto Britto, que se utilizou do seu cargo de deputado federal, com o nítido e deliberado intuito de promover ostensiva e prematuramente a sua candidatura para as Eleições Gerais de 2014”, afirma.