Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2013"

Amargosa: Presidente da câmara tem casa invadida por opositores políticos

02 Jul 2013 - 20h49


Amargosa: Presidente da câmara tem casa invadida por opositores políticos
Marcos Paulo teve diversas fraturas. (Foto: Loran Prazeres/Amargosa News).

O presidente da Câmara de Vereadores de Amargosa, Marcos Paulo Andrade Sampaio (PDT), diz que ficou ferido na madrugada desta terça-feira (2) após fugir de um atentado em sua casa. De acordo com ele, o imóvel foi invadido por volta das 3h por um homem armado. Marcos Paulo teve diversas fraturas após subir no telhado da casa para escapar do agressor. O caso foi registrado na delegacia da cidade. A delegada Glória Isabel ouviu Marcos Paulo nesta manhã e faz vistorias no imóvel onde o atentado ocorreu. Marcos Paulo afirma que o invasor é o marido de uma vereadora da oposição. A vereadora não foi localizada para comentar a situação. Até a publicação desta matéria, o suspeito de invadir a casa não tinha sido achado pela polícia. “A câmara está julgando um processo e na sessão passada aconteceram umas discussões em que tive que cortar a fala de uma vereadora”, explica o presidente da Câmara. “Esse marido dela tomou as dores. Ele não é equilibrado. É tirado a valentão de Amargosa”, opina uma prima de Marcos Paulo, que preferiu não se identificar. De acordo com Marcos Paulo, ele dormia com a esposa quando ouviu um barulho na porta de casa e percebeu que havia um homem armado. Ele não abriu a porta e fugiu pelos fundos, mas o suspeito teria conseguido arrombar a grade e entrar no imóvel. O presidente fugiu por cima da casa, subiu no telhado do vizinho e caiu no banheiro. “Perdi os movimentos da perna na queda, fraturei o calcanhar e tive que me arrastar até a rua, quando vizinhos e amigos chegaram e me ajudaram”, conta. As informações são do G1.

Salvador: Wagner é atingido por copo de cerveja durante o 2 de julho

02 Jul 2013 - 20h38


Salvador: Wagner é atingido por copo de cerveja durante o 2 de julho
No momento do ataque, o governador era vaiado pela população, que o chamava de “cara de pau” e “traíra”, gesto que se repetiu durante boa parte do cortejo. (Foto: Mário Pinho/Política Livre).

O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi atingido na cabeça por um copo de cerveja enquanto desfilava pelas ruas do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, durante o desfile em comemoração ao 2 de Julho, data alusiva à Independência do Brasil na Bahia. O objeto foi arremessado pela professora Michele Perrone, de 34 anos, que foi duramente reprimida pelos seguranças do governador após o ato e recebeu voz de prisão de um Capitão do Batalhão de Choque da PM, como pode se ver no vídeo abaixo. O registro foi feito com exclusividade pela reportagem do site Política Livre, que, por questões de segurança, não acompanhou a condução da mulher à delegacia. Segundo informações do repórter Cláudio Cassiano, da TV Bandeirantes, que havia permanecido no local, a professora cedeu suas informações pessoais à polícia e foi liberada em seguida. No momento do ataque, o governador Wagner era vaiado pela população, que o chamava de “cara de pau” e “traíra”, gesto que se repetiu durante boa parte do cortejo.

Juiz aponta falta de estrutura familiar nos casos de abusos contra vulneráveis em Brumado

02 Jul 2013 - 13h42


Juiz aponta falta de estrutura familiar nos casos de abusos contra vulneráveis em Brumado
Para Genivaldo Guimarães, mesmo com a união dos órgãos de proteção ao menor, o índice de abusos está acima da estatística proporcional da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Preocupado com os constantes relatos de abusos cometidos contra crianças e adolescentes, o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, concedeu entrevista ao Brumado Notícias falando sobre o assunto. Guimarães destacou que, mesmo com a união do Ministério Público, do Conselho Tutelar, do CREAS e dos agentes de proteção ao menor, que agem preventivamente buscando reprimir essas práticas abusivas, o índice de abusos está acima da estatística proporcional do município. O juiz aponta a falta de estrutura familiar com uma das causas desse número elevado. “Em muitos casos, os pais não fiscalizam e não dão exemplo, o que contribui para a exploração sexual do vulnerável, coisa que acontece até dentro de muitas residências, mas não é revelado por ser constrangedor. Muitos desses casos nem chegam ao conhecimento das autoridades”, afirmou o magistrado. O juiz não quis apresentar casos registrados recentemente no município, mas lamentou que as ocorrências dessa natureza sejam cada vez mais frequentes na cidade.

Muquém do São Francisco: população faz protesto na BR-242 e pede resultado de eleição

01 Jul 2013 - 21h28

Um protesto bloqueou um trecho da BR-242 na manhã desta segunda-feira (1º), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A manifestação foi da população de Muquém do São Francisco, querendo chamar atenção do judiciário para o município - eles querem uma definição sobre as eleições de outubro por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto uma decisão sobre quem deve ser o novo prefeito da cidade não é tomada, o presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Gaspar (PT), administra a prefeitura da cidade. O protesto começou por volta de 8h e se encerrou no início da tarde. Cerca de 30 km de congestionamento se formou na região. As informações são do Correio.

Clínica Maná: Acupuntura consegue reduzir até 20% dos níveis glicêmicos do diabético

01 Jul 2013 - 20h00


Clínica Maná: Acupuntura consegue reduzir até 20% dos níveis glicêmicos do diabético
Ligue agora e agende sua consulta (77) 3441-1269.

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica, provocada por uma disfunção no metabolismo que faz com que o pâncreas perca a capacidade de produzir insulina ou a produza em quantidade insuficiente. Com isso, aumenta o nível de glicose no sangue alcançando níveis acima do normal. Segundo o Ministério da Saúde a doença aumenta de três a cinco vezes os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de ser a principal causa de falência renal, cegueira, amputação e disfunção erétil, chegando a reduzir em até cinco anos a expectativa de vida do paciente. Cerca de 75% dos diabéticos não conseguem controlar os níveis de açúcar no sangue e com isso as complicações são inevitáveis. A boa notícia é que a Acupuntura consegue te ajudar a melhorar os níveis da glicemia. Um estudo científico revela que a Acupuntura faz abaixar em até 20% a taxa da glicose no sangue do paciente, esse estudo foi dirigido pela Organização Mundial e Saúde (OMS) que constatou e indica acupuntura para toda pessoa que tem Diabetes. E além de tratar a pessoa diabética e as complicações a Acupuntura vai atuar na prevenção da mesma em indivíduos que pertencem ao grupo de risco. Então não espere as complicações da Diabetes aparecerem, procure a Clínica Maná e experimente as maravilhas que a Acupuntura fará em sua vida. Clínica Maná: Ligue agora e agende sua consulta (77) 3441-1269.

Polícia apreende mais de 9 kg de drogas em Brumado

01 Jul 2013 - 18h27


Polícia apreende mais de 9 kg de drogas em Brumado
Duas pessoas foram encaminhadas para a delegacia da cidade com o material apreendido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma guarnição do Pelotão Tático Operacional (Peto) da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreendeu 9kg de maconha prensada e mais 296g de crack na tarde desta segunda-feira (01). As drogas estavam em posse de dois jovens que trafegavam de moto pela Rua Armindo da Silva Leite, no Bairro Dr. Juracy. A apreensão aconteceu por coincidência, pois a polícia estava no local realizando abordagens em busca dos celulares que haviam sido roubados de uma loja. Ao avistarem o carona de um mototaxista transportando uma mochila suspeita, os policiais pediram para estacionar e averiguaram o objeto, encontrando então as drogas. Os jovens disseram que a droga tinha vindo de Salvador, com destino à cidade de Caetité. O mototaxista, que declarou ter 16 anos, e o jovem com a mochila foram encaminhados à delegacia com todo o material apreendido.

Festa de São Pedro lotou Bairro Olhos D’Água em Brumado

01 Jul 2013 - 13h29


Festa de São Pedro lotou Bairro Olhos D’Água em Brumado
A estrutura ajudou aos artistas a abrilhantarem o evento, que foi animado ainda por apresentações de quadrilha e a tradição do pau de sebo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O fim de semana foi de muita alegria na Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D’Água em Brumado, onde foi celebrada a festa de São Pedro. A estrutura de primeira qualidade ajudou aos artistas a abrilhantarem o evento, que foi animado ainda por apresentações de quadrilha e a tradição do pau de sebo. Comidas e bebidas típicas da época também fizeram parte da festa das mais de 20 mil pessoas que passaram pela Praça nos três dias do São Pedro dos Olhos d’Água. Iniciado na última sexta-feira (28), os forrozeiros curtiram o encerramento do evento, no domingo (30), assistindo ao jogo final da Copa das Confederações em um telão e comemorando a vitória do Brasil. Para o promoter Beto Bonelly, a festa que parecia simples se tornou um marco para o município. “Alguns não acreditavam no sucesso da festa por não ter grandes atrações da música, mas Brumado é um celeiro de artistas e quem foi para a praça pôde comprovar que santo de casa faz milagre sim e a prata da casa é boa e brilha muito. Parabéns aos nossos artistas e a todos que compareceram e brincaram conosco nesse São Pedro que foi nota mil”, comentou o produtor em entrevista ao site Brumado Notícias.

2ª Copa Capoeira Fight em Brumado

01 Jul 2013 - 13h24


2ª Copa Capoeira Fight em Brumado
O evento será na AABB no próximo dia 07 de julho e iniciará às 8h30.

A capoeira, em que a ginga é o disfarce da luta, está tendo atualmente um grande destaque no mundo das lutas, já introduzida no MMA por muitos lutadores brasileiros. E Brumado também está vivenciando esse momento importante para a capoeira. No próximo dia 07 de julho acontecerá a 2ª Copa Capoeira Fight Brumado. Nesta disputa, diferente de apresentações convencionais de capoeira, serão realizados combates em que a capoeira será mostrada como a Arte Marcial Brasileira. As lutas principais serão entre os atletas do Grupo Topázio e da Associação Capoeira Ginga Brasil, os quais estarão usando proteção individual (capacete, caneleiras e protetor bucal). A Copa também contará com a modalidade infantil, em que as crianças disputarão o melhor jogo de capoeira. O evento será na AABB e iniciará às 8h30.

Caetité: Vereador entra com recurso pedindo anulação da condenação

01 Jul 2013 - 13h13


Caetité: Vereador entra com recurso pedindo anulação da condenação
Álvaro Montenegro (PR) disse que já entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça e na Justiça Federal de Salvador pedindo a anulação da condenação. (Foto: Caetité Notícias).

O vereador Álvaro Montenegro (PR), também presidente da Câmara de Caetité, foi condenado pela Justiça Federal à prisão em regime aberto por ter roubado energia da Prefeitura Municipal para alimentar a sua rádio pirata, Star FM. Na manhã dessa segunda-feira (01), Nem de Dácio, como é mais conhecido o vereador republicano, confirmou a sua situação e disse já ter entrado com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na 17ª Vara de Justiça de Salvador pedindo a anulação da condenação. De acordo com o parlamentar, tal processo teria prescrito em 2007, pois foi iniciado em 1999. “Embora o processo tenha prescrevido, a Justiça acabou julgando e a condenação foi dada em 29 de outubro de 2012. Estranhamente, só foi divulgada agora na mídia regional”, afirmou Montenegro ao site Caetité Notícias, declarando estar aguardando tranquilamente o julgamento do recurso. A Justiça também determinou que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cancelasse o título eleitoral do presidente da Câmara Municipal de Caetité, mas o político acredita que irá continuar no cargo. “Meu título está suspenso até o julgamento do recurso. Se mantido o parecer da Justiça meu título será então cancelado, mas meu mandato como vereador e presidente da Câmara fica como está”, garantiu. De acordo com Nem de Dácio, esse é um direito dado pela Constituição Federal e que o cancelamento só irá restringir próximas candidaturas, dando de 5 a 8 anos de inelegibilidade. “Mesmo assim está descartada a possibilidade de cassação do meu mandato atual. Continuo atendendo em meu gabinete da mesma forma”, reiterou. Sobre ter outros processos em seu nome, como o caso de compra de votos, Álvaro Montenegro afirmou que quem está na vida pública está sujeito a este tipo de coisa. “Meus advogados também trabalham em outros processos contra mim. E eu confio em Deus e na justiça dos homens, portanto estou tranquilo e consciente dos meus atos perante a sociedade”, respondeu.

Lira Ceciliana Brumadense tocará no 2 de julho em Salvador

01 Jul 2013 - 13h06


Lira Ceciliana Brumadense tocará no 2 de julho em Salvador
A filarmônica se apresentará durante o desfile na Rua 2 de Julho, a partir das 8h30. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A cinquentenária Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense embarcou na madrugada desta segunda-feira (01) para a capital baiana, onde se apresentará durante os festejos de 2 de Julho, dia da independência da Bahia. A Lira Ceciliana recebeu o convite da Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), e, com o apoio da prefeitura de Brumado, atendeu ao chamado para fazer parte desta importante celebração baiana. Na oportunidade, a Lira vai estrear cinco novos instrumentos musicais, concedidos esse ano pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). A filarmônica se apresentará durante o desfile na Rua 2 de Julho, a partir das 8h30.

O Gigante Acordou!

01 Jul 2013 - 13h00


O Gigante Acordou!
Há algum tempo os jogadores da seleção se mostravam acomodados, deixando os fissurados em futebol descrentes sobre a atuação na Copa do Mundo 2014. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“O Gigante Acordou!” Esse tem sido um dos principais gritos que ecoam nos manifestos populares por todo o Brasil, e a expressão chegou aos ouvidos dos jogadores da seleção brasileira de futebol. Há algum tempo os jogadores do time canarinho se mostravam acomodados, deixando os fissurados em futebol descrentes sobre a atuação brasileira na Copa do Mundo de 2014. Mas em meio às importantes manifestações no país, veio também a Copa das Confederações da Fifa e a seleção brasileira resolveu se manifestar para a torcida, jogando o futebol que já lhe consagrou cinco vezes como campeã mundial. E o brasileiro voltou a se alegrar ontem com o bom jogo feito pelo time nacional, que fez a poderosa Espanha se curvar diante dos verdadeiros donos da bola. Além dos três gols do Brasil, os espanhóis ainda puderam ver e ouvir um povo soberano que canta o hino nacional cheios de orgulho. Os filhos brasileiros jogadores de futebol mostraram que neste solo não se foge à luta. E que nesse momento em que ‘o Gigante acordou’ em todos os aspectos, os manifestos em prol de melhorias no país continuem pacíficos e que o Brasil campeão possa dar mais alegria ao seu povo. O Brumado Notícias deseja hoje um feliz Brasil a todos os brasileiros que, com grito nas ruas ou os estádios, estão cobrando e lutando por um Brasil melhor. Parabéns, Brasil!

Brumado: Bandidos arrombam loja e levam 300 celulares

01 Jul 2013 - 12h51


Brumado: Bandidos arrombam loja e levam 300 celulares
A polícia já fez o levantamento da ocorrência, mas ainda não tem pistas dos autores do delito. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em ousada ação, bandidos arrombaram uma loja de celulares localizada na Rua Dr. Guilherme Dias, em Brumado, e levaram 300 celulares. O proprietário da loja estima que o prejuízo tenha sido de R$ 40 mil. Para entrar no estabelecimento, os arrombadores destelharam o local e quebraram o forro de gesso. Além dos aparelhos celulares, os ladrões também subtraíram celulares de clientes que estavam em manutenção. A polícia já fez o levantamento da ocorrência, mas ainda não tem pistas dos autores do delito.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Caetité: Presidente da Câmara tem título eleitoral cancelado e é condenado à prisão

01 Jul 2013 - 00h00


Caetité: Presidente da Câmara tem título eleitoral cancelado e é condenado à prisão
Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (PR) foi condenador por ter colocado no ar, de forma irregular, uma rádio pirata. (Foto: Divulgação).

A Justiça Federal condenou o vereador Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (PR) a 2 anos e 4 meses de prisão e determinou o cancelamento do seu título eleitoral pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A condenação foi porque o vereador, mais conhecido como Nem de Dácio, colocou no ar, de forma irregular, uma rádio pirata – Star FM. O regime da prisão será aberto e a pena pode ser cumprida com a realização de serviços comunitários e pagamento de multa. Entretanto, a situação de Oliveira pode ficar mais complicada, pois outro processo está correndo na Justiça. Nesse segundo caso, o parlamentar está sendo processado por furto de energia do imóvel da Prefeitura de Caetité, a qual servia para alimentar a emissora de rádio. O nome do vereador, que é presidente da Câmara, ainda está envolvido em mais uma grave denúncia: compra de votos. Mas o terceiro processo ainda não foi julgado. Por causa da condenação, Álvaro Oliveira deve ser afastado da função pública. Caso o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Caetité, vereador Arual Rachid Fernandes Santos (PSB), não declare extinto o cargo de Nem de Dácio, a Lei Orgânica do Município estará sendo descumprida, resultando em declaração de inelegibilidade do vereador condenado. O Juiz da Vara Crime de Caetité, Ronaldo Alves Neves Filho, já recebeu uma carta precatória da 17ª Vara da Justiça Federal da Bahia determinando que ele escolha a forma e o local onde o vereador irá cumprir a pena. Álvaro, que é irmão da primeira dama do município, Cléia Montenegro Alencar, perdeu os direitos políticos e nos próximos 8 anos não poderá se candidatar a nenhum cargo político. A reportagem do site Brumado Notícias tentou contatar Nem de Dácio, mas não obteve sucesso, pois o telefone celular do parlamentar estava desligado.