Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2014
fechar

Rui Costa insinua fraude em pesquisa Ibope/TV Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada na última quarta-feira (23) mostra o candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM), à frente na preferência do eleitorado baiano com 42% das intenções de voto. Lídice da Mata aparece com 11% e Rui Costa (PT) com apenas 8%. O candidato petista disse em nota que não esperava outro resultado e que não acredita nos números apresentados. Ele insinuou que a pesquisa pode ter sido fraudada. “Não esperava outro resultado. Na Bahia, o mesmo instituto foi desautorizado pelo povo nas últimas eleições, em 2006 e 2010. Pelo visto, está caminhado para uma nova desmoralização”, disse Costa, alegando que as visitas que fez a cidades do interior mostram que “o sentimento do povo é completamente diferente do resultado”.

Conquistense mora em apartamento usado por Dilma durante a ditadura Foto: Daniel Camargos/Estado de Minas

Em 2010, quando a presidente Dilma Rousseff (PT) preparava sua primeira candidatura, ela assinou um documento que modificou a vida de uma estudante de Vitória da Conquista. Isadora Vieira Amorim Santos, de 23 anos, cursa Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mora no apartamento 1.001 do Bloco A do Edifício Solar, de propriedade de Dilma. Segundo a estudante, na época, a candidata à reeleição assinou o contrato de locação do apartamento, o qual está em vigor até hoje. O prédio se localiza em frente à faculdade e facilita bastante a vida da estudante, que não precisa mais perder tempo se deslocando até o centro de ensino. A baiana divide o apartamento com mais duas garotas. De acordo com Isadora, ela só soube que o apartamento pertencia a presidente quando o contrato com a imobiliária foi assinado. O lugar teria sido utilizado por Dilma para reuniões sigilosas durante a ditadura. Em 1969, ela quase foi presa no local. As informações são do Estado de Minas.

Morre, aos 87 anos, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna Foto: Reprodução

Às 17h15 da última quarta-feira (23), o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna morreu no Real Hospital Português, em Recife, após ser submetido a uma cirurgia por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Ariano estava internado em coma e respirava com a ajuda de aparelhos desde a última segunda-feira (21). Aos 87 anos, ele teve uma parada cardíaca e não resistiu de acordo com boletim médico. Há um ano, quando teve um infarto agudo do miocárdio, o escritor sofria com a saúde frágil. Suassuna é autor de grandes clássicos da literatura, entre os quais O Auto da Compadecida, sua obra mais conhecida.

Brasil é 79º em índice de desenvolvimento humano

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mantém uma lista atualizada dos países com melhor qualidade de vida. Hoje (24), foi divulgado que o Brasil subiu um degrau no novo ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O país ocupa agora a 79ª posição em uma lista que inclui 187 nações. O IDH está em 0,744, o que mantém o Brasil na categoria de alto desenvolvimento humano, onde também estão outros emergentes como Rússia, China, Turquia e Uruguai. De acordo com critérios da Organização das Nações Unidas (ONU), quanto mais próximo o indicador estiver de 1, maior é o desenvolvimento humano. O aumento de posição do Brasil na relação se deve, principalmente, ao aumento da renda e da expectativa de vida da população. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2014, a Renda Nacional Bruta (RNB) per capita do país subiu de US$ 14.081 em 2012 para US$ 14.275 em 2013, enquanto a expectativa de vida aumentou de 73,7 anos para 73,9 anos no mesmo período. O Brasil também avançou na educação.

Brumado: Morre o ex-vereador Nilton Lima Vasconcelos Foto: Reprodução/Facebook

Morreu na manhã de ontem (23), em Salvador, vítima de um infarto fulminante, o ex-vereador Nilton Lima Vasconcelos. Natural de Brumado, onde desenvolveu sua carreira política, Vasconcelos faleceu aos 92 anos. O ex-vereador do Distrito de Ubiraçaba é tio do conselheiro federal da OAB, Maurício Vasconcelos, e do Conselheiro do TCE, João Bonfim. Nilton foi presidente da Câmara de Vereadores de Brumado. Na época, ele desempenhou uma presidência dinâmica e moderna. Também se destacou como Auditor Fiscal do Estado da Bahia, sendo homenageado com a titularidade de “Honra ao Mérito” pelos excelentes serviços prestados. O ex-vereador deixa cinco filhos, entre os quais Nilton Lima Vasconcelos Júnior, atual Secretário Estadual do Trabalho Emprego, Renda e Esporte - SETRE, e Lucas Ramos Vasconcelos, Promotor no município de Seabra. O sepultamento está previsto para às 10h desta quinta-feira (24) no Cemitério Jardim da Saudade em Salvador.

Brumado: Barra Fitness faz festa de reinauguração para alunos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a academia Barra Fitness reabriu suas portas na noite da última terça-feira (22) em novo endereço, agora na Rua Miguel Dias, nos fundos do Colégio Estadual de Brumado. Os alunos compareceram em massa e aprovaram o novo espaço de ginástica e malhação. Com uma ampla mesa de frutas e suplementos, os presentes foram recepcionados com uma confraternização. “Só temos é que agradecer ao Pai nos céus por nos ter dado saúde e coragem para fazermos esse prédio. Também agradecemos aos nossos alunos e colaboradores que acreditam e confiam no nosso trabalho”, declarou a gerência da academia, que passa a funcionar em sede própria.

Brumado: Barra Fitness faz festa de reinauguração para alunos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Eleições 2014: Carreata de Rui Costa em Brumado é cancelada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, confirmou o cancelamento da carreata que seria realizada nesta sexta-feira (25) com o candidato ao governo da Bahia, o petista Rui Costa, em Brumado. O motivo do cancelamento não foi revelado por Fredinho, que apenas disse que “uma nova data será marcada para a vinda de Rui Costa a Brumado”. Ainda de acordo com o presidente, o evento acontecerá normalmente em Malhada de Pedras, Lagoa Real e Caetité. No site da campanha de Costa ainda consta na agenda a carreata em Brumado.

Brumado: Na Minas Calçados e Confecções você encontra relógios Seculus

A Minas Calçados e Confecções acaba de adquirir os relógios da marca Seculus, que são bastante conhecidos no mercado pela sua qualidade e design diferenciado. Os lançamentos são compostos por uma linha diversificada e atual. Cada modelo traduz um estilo de vida e uma personalidade diferente. Na loja, estão sendo vendidos vários modelos para você e toda a sua família. Comprando o seu relógio Seculus na Minas Calçados e Confecções, você pode parcelar em até 10 pagamentos sem entrada no crediário da loja. Não perca essa chance e passe na Minas Calçados e Confecções para conferir de perto toda a linha de relógio Seculus.  A loja fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3319.

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 42%; Lídice, 11% e Rui Costa, 8% Foto: Reprodução

Uma nova pesquisa Ibope/TV Bahia medindo a preferência do eleitorado quanto às eleições estaduais foi divulgada hoje (23). Segundo o levantamento, o candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), lidera a pesquisa com 42% - mesmo porcentual da última consulta publicada em maio. Lídice da Mata (PSB) manteve os 11%, na segunda posição. Rui Costa (PT) aparece em terceiro lugar, com 8%. No último mês, Costa computava 9%. Da Luz (PRTB) obteve 2% das intenções de voto, enquanto Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) obtiveram 1%. Brancos e nulos somam 18% e 17% não souberam responder ou preferiram não opinar. No quesito rejeição, Da Luz lidera com 27%, seguido de Lídice (20%). Souto e Rui empatam com 18%, enquanto Mendes e Mallet somaram 13%. Quanto ao Senado, os três primeiros colocados são Geddel Vieira Lima (PMDB), 34%; Otto Alencar (PSD), 17% e Eliana Calmon (PSB), 5%. Hamilton Assis (PSOL) e Idalba Marins (PRTB) obtiveram 1%. Brancos e nulos somam 19% e 23% não sabem ou preferiram não responder. O Ibope ouviu 1.008 entrevistados de 59 municípios entre 18 e 23 de julho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A amostragem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00006/2014.

Brumado: Mercado recebe 50 barracas da economia familiar solidária Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cerca de cinquenta lavradores das comunidades rurais de Brumado participaram do curso de capacitação para a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, promovido pela Cooperativa de Trabalho do Estado da Bahia (COOTEBA), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Programa Vida Melhor, Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia e prefeitura de Brumado. O monitor de capacitação, Cláudio Ribas, explicou ao site Brumado Notícias que os lavradores cadastrados foram treinados em gestão financeira, gestão de estoque, cooperativismo e economia solidária. Os agricultores foram contemplados com barracas, que já começaram a ser montadas na área da feira livre, no mercado municipal. Segundo Ribas, além das barracas, os lavradores receberão jalecos e formarão uma associação em busca de melhorias nas condições de trabalho. O projeto visa fortalecer a economia familiar expondo nas barracas os produtos cultivados pelos próprios produtores. A expectativa é de que as barracas sejam entregues na próxima semana.

Brumado: Comandantes afirmam que as polícias têm trabalhado com afinco no combate à criminalidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em coletiva de imprensa, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Berlink, e o coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, rebateram as críticas de que a polícia estaria inoperante na cidade. “As duas polícias estão com efetivo bem reduzido, mas continuamos a realizar várias conduções. No entanto, com o quadro que temos e os investigadores tendo de ficar retidos na delegacia para vigiar os presos acaba atrapalhando nossa verdadeira função. Mesmo assim, conseguimos elucidar muitos crimes, graças aos esforços conjuntos entre as duas polícias”, disse Rabelo. Já o Major destacou os esforços das equipes investigativas. “Nosso trabalho nunca parou, mas estamos dando ainda mais atenção ao nosso núcleo de inteligência no intuito de chegarmos aos criminosos. Estamos trabalhando em parceira com a polícia civil na identificação desses marginais e tão logo daremos mais uma baixa nesses assaltos que vêm acontecendo na cidade”, concluiu ele.

Brumado: Alessandro Lôbo solicita cursos profissionalizantes e de capacitação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Atento à escassez de profissionais capacitados para atuar nos hotéis, bares e restaurantes, em Brumado, o vereador Alessandro Lôbo deu entrada em proposição solicitando da administração municipal a realização de cursos profissionalizantes e de capacitação para garçons, cozinheiras e camareiras. Lôbo declarou que os cursos poderão ser promovidos através de convênio entre a secretaria municipal competente e o Senac. “Temos percebido que os proprietários de bares, restaurantes e hotéis têm encontrado uma grande dificuldade para contratação de profissionais que possam realizar esses serviços, que são de elevada importância para o bom atendimento, pois os existentes no mercado já estão em sua maioria contratados”, afirmou o parlamentar. Para Lôbo, a oferta desses cursos irá abastecer o mercado com mão de obra de qualidade, além de melhorar os serviços prestados por esses estabelecimentos comerciais.

16ª Corrida Ecológica recebe apoio da prefeitura de Brumado Foto: Divulgação

O organizador da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, Alecarlos Pires, foi recebido na última segunda-feira (21) pelo prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), e pelo Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Miguel Lima Dias. O gestor reafirmou na ocasião o apoio da prefeitura ao evento ciclístico, que já está em sua 16ª edição e tem etapa válida pelo ranking brasileiro. O valor de R$ 11 mil disponibilizado pela entidade para a competição será utilizado para premiação dos atletas. O empresário Alecarlos Pires agradeceu a ajuda da prefeitura e ressaltou que esse tipo de incentivo é importante para o fortalecimento do esporte.

Caetité: Mais de cem peixes são encontrados mortos em fonte Foto: Caetité Notícias

Na manhã de hoje (23), todos os peixes que estavam na fonte da Praça da Catedral, em Caetité, foram encontrados mortos. Mais de cem animais foram vistos por moradores que passaram logo cedo pelo local boiando na fonte. De acordo com o Caetité Notícias, a suspeita é de que os peixes tenham sido envenenados. Desde a última semana, a cidade está celebrando a Festa de Sant’anna, padroeira do município. A prefeitura recolheu uma amostra da água da fonte para análise. Se a suspeita de envenenamento for confirmada, a polícia passará a investigar o caso.

Brumado: Secretaria de Saúde tenta diagnosticar causa da morte de um bebê Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma criança de pouco mais de um ano deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, na última semana com suspeita de ter contraído Leishmaniose Visceral, também conhecida como calazar. A criança foi transferida às pressas para a cidade de Vitória da Conquista, onde ficou internada até a última sexta-feira (18), quando não resistiu e faleceu. Embora os médicos suspeitassem de Leishmaniose, o site Brumado Notícias apurou junto ao setor de endemias do município que a menina também apresentou sintomas comuns à dengue hemorrágica. Por conta disso, ainda não se tem uma definição quanto a real causa da morte da criança, que morava no Bairro Baraúnas. Este ano já houve cinco notificações de Leishmaniose em Brumado, das quais três casos foram confirmados, um descartado e este último ainda está sem definição.

Brumado: Secretaria de Saúde tenta diagnosticar causa da morte de um bebê Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo o setor de endemias, a secretaria municipal de saúde não conta com uma equipe de controle de combate à doença por causa do número reduzido de profissionais. Os últimos concursados ainda não assumiram o posto e a prefeitura está impedida de fazer contratações. Para aumentar o efetivo, seria necessário realizar um novo concurso público. Os coordenadores do setor de endemias alertam que em toda a cidade circula o mosquito vetor da doença, assim como uma grande quantidade de cachorros de rua que não são acompanhados. Nesta quinta-feira (24) e no sábado (26), uma equipe de agentes de endemias vão realizar um trabalho de inspeção e borrifação de produtos de controle do mosquito da dengue e do mosquito palha. O resultado da pesquisa laboratorial do material colhido da criança só sairá no prazo de trinta dias.

Eleições 2014: Vereadores da base do prefeito de Brumado ainda não definiram candidato ao governo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vereadores que compõem a base do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) na Câmara Municipal em Brumado ainda não definiram o candidato que irão apoiar nas próximas eleições. Embora Aguiberto tenha declarado abertamente seu apoio ao petista Rui Costa, sua base no legislativo local está bem fragmentada, pois os vereadores Alessandro Lôbo, Castilho Viana e Márcio Moreira vão apoiar a senadora Lídice da Mata. Por outro lado, os parlamentares da bancada de situação ainda buscam definições, como é caso do vereador José Santos, o Santinho, líder da bancada no legislativo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Santinho disse que ainda não definiu com o grupo com quem marchará na campanha eleitoral. “Estou aguardando uma definição do meu grupo para decidirmos o nosso apoio. Só depois poderei falar sobre quem iremos apoiar para o governo”, reiterou ele. Na mesma situação de indefinição encontra-se o primeiro secretário da mesa diretora, Weliton Lopes (SDD). Apesar de ser do mesmo partido do prefeito, Lopes afirmou simpatizar com o candidato Paulo Souto. Porém, ele ainda aguarda a palavra final dos correligionários.  “Ainda estou avaliando, pois o prefeito apoia Rui Costa, Eduardo é candidato a vice de Lídice, e eu tenho uma simpatia e tendência muito grande para apoiar Paulo Souto. No entanto, só terei uma definição no final de semana, quando reuniremos os amigos correligionários e faremos os últimos acertos quanto a quem apoiar”, destacou Lopes. A nossa reportagem não ouviu os vereadores José Carlos dos Reis e Romar Pereira, que completam a bancada da base do prefeito.

As Secretarias de Educação, Saúde, e Ação Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, e a Comissão Pró-Selo, juntamente com a prefeitura de Lagoa Real, convidam a toda a sociedade para participar do I Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado - Edição 2013/2016. O evento acontece no dia 14 de agosto, às 07h:30, no Auditório do Centro de Treinamento para Professores. O espaço é aberto para o debate sobre as desigualdades que afetam a infância e a adolescência e alternativas para a sua superação, por meio da apresentação de propostas e a elaboração do Plano de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes. O Fórum visa fortalecer o município para que cada criança e adolescente possa crescer e se desenvolver com dignidade.

Arrecadação soma R$ 91,387 bilhões em junho

De acordo com dados divulgados pela Receita Federal, somente no mês de junho, o governo federal arrecadou R$ 91,387 bilhões em impostos e contribuições - o equivalente a uma alta de 0,13% na comparação com o mesmo mês de 2013, já descontando a inflação. No acumulado de janeiro a junho, o total recolhido foi de R$ 578,594 bilhões. Na comparação com os seis primeiros meses do ano, o resultado equivale a uma alta acima da inflação de 0,28%. Para o governo, os números foram impactados pelas desonerações tributárias, em especial da folha de pagamentos. A Receita ressaltou que houve aumento de 0,90% nas vendas de produtos e serviços em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Por outro lado, destacou uma queda de 2,70% no valor em dólar das importações no mês e de 3,20% na produção industrial. No caso da massa salarial, o Fisco considerou o dado de abril, com alta de 10,82% sobre o mesmo mês do ano passado. Segundo relatório da Receita Federal, houve redução na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Além disso, em maio do ano passado, houve arrecadação extraordinária de cerca de R$ 4 bilhões referentes à Cofins/PIS e ao IRPJ/CSLL, em decorrência de depósito judicial e venda de participação societária.

Candidatos ao governo da Bahia já sabem quanto tempo terão em propaganda de rádio e TV

As eleições estão se aproximando e a justiça eleitoral definiu em caráter preliminar e extraoficial o tempo que cada coligação ou partido terá na propaganda eleitoral. Segundo a definição prévia, o candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), possui 7min49s de propaganda de rádio e TV. Em seguida, aparece o candidato Paulo Souto (DEM) com 6min59s. Já a candidata Lídice da Mata (PSB) tem à disposição 1min45s. Marcos Mendes (Psol) possui 1min11s, e Renata Mallet (PSTU) e Rogério Da Luz (PRTB), 1min06s cada. A propaganda eleitoral começa a ser veiculada no dia 19 de agosto. Entre os candidatos a senador, Otto Alencar (PSD) ficou com 4min01s, apenas 25 segundos a mais que Geddel Vieira Lima (PMDB), que aparece com 3min36s. Já Eliana Calmon (PSB) possui 59 segundos. De acordo com a legislação, os programas das chapas majoritárias serão exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras.

Ibope: Dilma 38%, Aécio 22% e Campos 8% Foto: Reprodução

Pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (22) mostra que a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) aparece com 38% das intenções de voto. Em seguida, surge Aécio Neves (PSDB) com 22%, e Eduardo Campos (PSB), com 8%. Brancos e nulos somam 16% e não souberam ou não opinaram, 9%. O Ibope ainda simulou dois cenários: em um possível segundo turno com Aécio, Dilma lidera com 41%, enquanto o tucano tem 33%. Contra Campos (29%) como adversário, a petista também obtém 41% dos votos. O governo Dilma também foi avaliado durante o levantamento: 44% dos eleitores aprovam a gestão, enquanto 50% desaprovam e 6% não sabem ou não opinaram. A consulta foi encomendada pela TV Globo em parceria com O Estado de São Paulo. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Caetité: PRE apreende carga de contrabando do Paraguai Foto: Divulgação/PRE

Na tarde de ontem (22), uma equipe do TOR da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR) encontrou diversas mercadorias ilegais, sem a devida nota fiscal, supostamente importadas do Paraguai. O material foi localizado após abordagem realizada em um ônibus que trafegava no trecho entre Caetité e Guanambi, na BR-030. Segundo o motorista do coletivo, o proprietário das mercadorias havia contratado a empresa para o transporte, apresentando uma nota fiscal em que constava outra espécie de mercadoria. O ônibus seguia de São Paulo para Érico Cardoso, na Bahia. A mercadoria foi apresentada na delegacia de Caetité para os procedimentos de praxe.

Eleições 2014: Leal a Eduardo Vasconcelos, Alessandro Lôbo declara apoio a Lídice da Mata Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Alessandro Lôbo (PSL), presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, reafirmou apoio a senadora Lídice da Mata (PSB), que disputa o governo da Bahia nas eleições de outubro. Embora faça parte da base do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que apoia o petista Rui Costa (PT), o parlamentar justificou ao site Brumado Notícias o apoio a senadora por conta do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos ser o vice na chapa. “Meu apoio declarado é para Lídice da Mata, principalmente por conta do vice ser de Brumado, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, por isso mais ainda declaro apoio a Lídice”, destacou Lôbo.

CBF apresenta Dunga como novo técnico da seleção brasileira Foto: André Durão

Após quatro anos, Dunga volta ao comando da Seleção Brasileira. Em entrevista coletiva realizada na manhã de hoje (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou o novo treinador. O gaúcho de 50 anos esteve à frente da seleção entre agosto de 2006 e julho de 2010. Dunga foi demitido depois de o Brasil ser eliminado da Copa nas quartas de final. “Atleta que foi campeão do mundo, foi capitão de uma seleção campeã, demonstrou capacidade para dirigir a seleção brasileira”, declarou José Maria Marin, presidente da CBF, ao apresentar Dunga. A primeira convocação que o técnico fará será para os amistosos contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 setembro, nos Estados Unidos. Como treinador da Seleção, Dunga coleciona 60 jogos, sendo 42 vitórias, 12 empates e seis derrotas, com aproveitamento de 76,67%. Dunga liderou o time na conquista da Copa América, em 2007, na medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e na Copa das Confederações, em 2009. Sob seu comando, o Brasil terminou em primeiro lugar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, com nove vitórias, sete empates e duas derrotas, tendo o melhor ataque (33 gols) e a melhor defesa (11 gols sofridos). A nova comissão técnica não foi anunciada.

Arquivo