Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2014"

Serra do Ramalho: Seis se afogam em retiro religioso no Rio São Francisco

28 Jul 2014 - 11h30


Serra do Ramalho: Seis se afogam em retiro religioso no Rio São Francisco
Foto: Reprodução

No último domingo (27), seis pessoas se afogaram no Rio São Francisco, na comunidade de Passos, em Serra do Ramalho, no oeste baiano. Segundo o Repórter Radiola, um adolescente teria entrado no rio e começado a se afogar. Na tentativa de salvar o amigo, os demais teriam mergulhado e todos morreram afogados. As vítimas pertenciam a um grupo de evangélicos da igreja Adventista do Sétimo Dia e moravam na Agrovila 20. Dois corpos já foram encontrados. O Samu, familiares e curiosos ainda estão no local tentando localizar os demais corpos. Rogério Pereira Machado, Derilto Lima, Dieison Andrade, César Augusto, Ramon, e José Eures são as vítimas da tragédia.

Brumado: Moto Estrada Suzuki celebra Dia do Motociclista com churrasco

28 Jul 2014 - 11h00


Brumado: Moto Estrada Suzuki celebra Dia do Motociclista com churrasco
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dezenas de motociclistas de Brumado e região se encontraram no último sábado (26), na Moto Estrada Suzuki, para celebrar o Dia do Motociclista. As motos de altas cilindradas chamaram a atenção no encontro, que reuniu alguns clubes de moto da região. O clima de confraternização entre os motociclistas agradou os brumadenses, que também prestigiaram a homenagem. Já no final da tarde do último domingo (27), parte do grupo participou da missa de Sant’anna pedindo bênçãos aos amantes das duas rodas. 

Brumado: Moto Estrada Suzuki celebra Dia do Motociclista com churrasco
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo em clima de descontração, a equipe da Moto Estrada Suzuki deixou um alerta aos pilotos. “Viver em duas rodas é abraçar o ar da liberdade, mas não sejam imprudentes, ame e respeite a sua vida e a dos outros que trafegam com você nas ruas da sua cidade ou nas estradas. Usem sempre os capacetes e vivam com prazer a emoção de viajar em uma moto”.

Brumado: Moto Estrada Suzuki celebra Dia do Motociclista com churrasco
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Karatecas brumadenses conquistam medalhas em campeonato baiano

28 Jul 2014 - 10h50


Karatecas brumadenses conquistam medalhas em campeonato baiano
Foto: Divulgação

Karatecas da Academia de Karatê Dô Tradicional Shotokan de Brumado conquistaram medalhas de ouro e de prata no Campeonato Baiano de Karatê, realizado no último sábado (26), no Ginásio de Esportes do Instituto Federal da Bahia, em Salvador. Gabriel dos Santos Nolasco, 13 anos, conquistou a medalha de ouro, e a de prata foi conquistada por Aline de Castro Correia, 14 anos. Ambos foram classificados para o campeonato nacional. Segundo a coordenação do evento, 125 karatecas participaram do campeonato. Por dois anos consecutivos, a academia brumadense vem se destacando na competição. No ano passado, o karateca Flávio Vinicius Santos Silva, faixa amarela, ganhou medalha de ouro na modalidade Kata Individual, categoria Infanto-Juvenil. A secretaria de esportes, através da intervenção do vereador José Santos (PTC), apoiou os atletas brumadenses.

Caculé: Paulo Souto e Geddel protestam contra caos na saúde pública baiana

28 Jul 2014 - 10h40


Caculé: Paulo Souto e Geddel protestam contra caos na saúde pública baiana
Foto: Valter Pontes/Coperphoto

No último sábado (26), a chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia” realizou um comício na cidade de Caculé, no sudoeste baiano, cujo tema foi o caos da saúde pública no estado. A população se reuniu na praça para ouvir os candidatos a governador, Paulo Souto (DEM), e a senador, Geddel Vieira Lima (PMDB). Os prefeitos ACM Neto (DEM), de Salvador, e José Ronaldo, de Feira de Santana (DEM), também participaram do evento. Na ocasião, Geddel expôs a situação da saúde pública em Vitória da Conquista, onde, segundo ele, há falta de leitos e superlotação no hospital estadual. Souto também falou sobre o atraso em obras de Unidades de Pronto Atendimento em várias cidades da Bahia. Para os candidatos, é mentiroso o argumento de que para fazer uma boa administração é preciso ser “do mesmo time” do governador e da presidente.

Jacaraci: Homem é preso com espingarda calibre 12

28 Jul 2014 - 10h30


Jacaraci: Homem é preso com espingarda calibre 12
Foto: Clériston Afonso/Brumado Notícias

Por volta das 07h do último domingo (27), uma guarnição da polícia militar do município de Jacaraci, no sudoeste do estado, prendeu em flagrante Gilberto Soares Rocha por posse ilegal de arma de fogo. O homem foi abordado na estrada que liga Irundiara a Itumirim com uma espingarda calibre 32, tipo cartucheira. Com ele, também foram encontrados 04 cartuchos intactos e nenhum deflagrado. O indivíduo foi conduzido e apresentado na delegacia da cidade. Segundo a polícia, o acusado reside na Fazenda Quilombo, em Jacaraci. Ele está à disposição da justiça.

Vitória da Conquista: Paciente fica 40 dias em corredor de hospital aguardando cirurgia

28 Jul 2014 - 10h15


Vitória da Conquista: Paciente fica 40 dias em corredor de hospital aguardando cirurgia
Foto: Mário Bittencourt/Uol

Na última terça-feira (22), depois de ficar quarenta dias em uma maca no corredor do Hospital Geral de Vitória da Conquista, o pintor José Henrique Oliveira, de 18 anos, deixou o local. Ele foi internado na unidade de saúde depois de quebrar a perna em um acidente de trânsito. No hospital, é comum pacientes ficarem no corredor em razão da falta de leitos. A situação poderia ser diferente caso a obra da Unidade de Pronto Atendimento - UPA, que está sendo construída ao lado do hospital, já estivesse pronta. A obra foi anunciada em 2012 pelo governador Jaques Wagner (PT) com o objetivo de desafogar o hospital, que faz 120 atendimentos por dia e sofre com a superlotação e a falta de leitos há pelo menos quatro anos. No entanto, a construção está pelo menos seis meses atrasada. Em nota, o governo da Bahia informou que a obra está 82% finalizada e que o atraso ocorreu em função da implantação do Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que aumentou “o rigor na fiscalização de todas as obras em execução no país”. A previsão é de que a UPA seja concluída até o dia 31 de julho. A unidade vai custar R$ 3,6 milhões e deve fazer cerca de 300 atendimentos diários. As informações são do Uol.

No Dia Mundial de combate às Hepatites especialistas alertam sobre a doença

28 Jul 2014 - 10h10


No Dia Mundial de combate às Hepatites especialistas alertam sobre a doença
Foto: Reprodução

Hoje (28) é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais e, por isso, especialistas alertam a população para os cuidados que podem evitar a contaminação dos tipos mais comuns da doença no Brasil: A, B e C. Segundo especialistas, a higiene pode prevenir a transmissão do tipo A, que ocorre por ingestão de água e alimentos contaminados. Lavar as mãos com sabão depois de ir ao banheiro, ferver a água em locais onde não há água clorada, e higienizar os alimentos são algumas dicas para evitar esse tipo de hepatite. Já os tipos B e C têm como principal forma de transmissão o contato com sangue e as relações sexuais. Garantir instrumentos esterilizados na manicure é uma forma de evitar o contágio nesses casos. Para especialistas, o ideal é que o material seja de uso próprio. Em estúdios de tatuagem, os materiais utilizados devem ser descartáveis ou esterilizadas para uso de mais de uma pessoa. Escovas de dente, aparelho de barbear, brincos, entre outros acessórios pessoais, não devem ser compartilhados, pois também podem ser transmissores da doença. Além dos cuidados com a higiene, a vacinação é fundamental para a prevenção, sobretudo no caso da hepatite B, que pode ser tornar crônica e manter a circulação do vírus na comunidade.

Paula Fernandes irrita fãs em aeroporto de Guanambi

28 Jul 2014 - 10h07


Paula Fernandes irrita fãs em aeroporto de Guanambi
Foto: Bonny Silva

No último sábado (26), a cantora Paula Fernandes pousou no aeroporto da cidade de Guanambi, de onde seguiu para a realização de um show no município de Candiba. Relatos de fãs que foram recepcionar a cantora no aeroporto dão conta de que a equipe da artista montou um esquema de segurança impedindo qualquer contato com ela, inclusive os registros fotográficos. Segundo os fãs, a cantora se mostrou indiferente e decepcionou a todos. Paula Fernandes chegou a ser vaiada no local e as pessoas começaram a gritar o nome da cantora Ivete Sangalo como referência de simpatia e carisma.

A partir de 8 de agosto, empregador deve assinar carteira das empregadas domésticas

28 Jul 2014 - 10h05


A partir de 8 de agosto, empregador deve assinar carteira das empregadas domésticas
Foto: Frederico Haikal

Após a aprovação da PEC das Domésticas no ano passado, a partir do próximo dia 08 de agosto, os empregadores que deixarem de assinar a carteira de trabalho de empregadas domésticas podem ser multados em R$ 805. O valor pode aumentar em caso de omissão do empregador, idade do empregado e tempo de serviço. O cumprimento da jornada de trabalho de oito horas e o pagamento de horas extras já passaram a valer; outros direitos, porém, dependem de regulamentação. Sobre a assinatura da carteira das empregadas, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB-BA, a advogada trabalhista Cínzia Barreto, esclarece ao jornal A Tarde que a nova lei não faz parte da PEC das Domésticas, mas representa uma conquista de direitos. “A obrigação não é nova. A novidade é o Ministério do Trabalho ter o poder de cobrar a multa e fazer uma autuação. A autuação já acontecia em empresas. Para o doméstico não existia”, diz. O empregador só será multado em caso de denúncia ou se a justiça for acionada pela doméstica.

Brumadenses se envolvem em acidente entre Malhada de Pedras e Rio do Antônio

28 Jul 2014 - 10h00


Brumadenses se envolvem em acidente entre Malhada de Pedras e Rio do Antônio
Foto: Malhada Online

Na madrugada do último domingo (27), um veículo com placa de Brumado capotou entre Malhada de Pedras e Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Os sete ocupantes do carro são da cidade de Brumado. De acordo com o Malhada Online, todos foram socorridos pelo Samu 192 e levados ao Centro de Saúde de Malhada de Pedras, sendo encaminhados em seguida para a cidade de Brumado. Não há informações sobre o estado de saúde das pessoas envolvidas no acidente.

Brumado: MP denuncia posse e venda clandestinas de terras

26 Jul 2014 - 19h00


Brumado: MP denuncia posse e venda clandestinas de terras
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma ação civil pública foi ingressada pelo Ministério Público Estadual contra o município de Brumado e contra Apeles de Jesus Nascimento por ter se apropriado clandestinamente de terreno urbano localizado na Rua Herculano Xavier Nascimento e em outras vias, no Bairro de Esconso, para anunciar e vender lotes no local. Na denúncia, consta que o município sabia da irregularidade, porém não tomou qualquer medida administrativa para sanar o problema. O acusado também foi denunciado por crimes contra a administração pública. Na ação civil pública, a promotoria pede à Justiça que determine, de forma liminar, ao município a fiscalização periódica do imóvel loteado, com a aplicação de medidas administrativas cabíveis. Solicita também decisão judicial que proíba Apeles de Jesus Nascimento de executar outros loteamentos no imóvel, de realizar anúncios de venda de lotes, e ainda que o obrigue a disponibilizar os recibos de compra e venda dos lotes e a lista dos compradores. Além disso, é solicitado que o réu seja condenado a regularizar o loteamento executado, com o devido registro do mesmo em cartório e com a execução de obras infraestruturais no local. Caso não seja possível a regularização, o MP pede que Apeles seja condenado a indenizar os danos causados aos compradores dos lotes e ao município. Também foi ajuizada ação de execução por quantia certa, para que Apeles pague, no prazo de três dias, o valor de R$ 2 mil correspondente à multa pela desobediência ao TAC.

Inscrições para a 16ª Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas estão abertas

26 Jul 2014 - 16h25


Inscrições para a 16ª Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas estão abertas

As inscrições para a 16ª Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas estão abertas. Os interessados devem acessar o site www.corridaecologica.com.br e preencher o formulário de inscrição. A etapa é válida pelo ranking brasileiro de ciclismo e o trajeto é diferenciado, repleto de belezas naturais. Muitos competidores de outros estados vão participar da competição. A corrida ecológica é uma realização do Shoppping Bike. Se inscreva e participe desse grande evento!

Ibicoara: Máquinas caça-níqueis são destruídas

26 Jul 2014 - 16h00


Ibicoara: Máquinas caça-níqueis são destruídas
Foto: Divulgação/PC

Após decisão do juiz da comarca de Barra da Estiva, as máquinas caça-níqueis apreendidas pelo delegado de Ibicoara, Alex Wendel, foram destruídas neste sábado (26). No total, dez equipamentos foram inutilizados. Duas máquinas ainda permaneceram na delegacia até que a sentença da ação penal seja dada.

Eleições 2014: Ficha Suja é responsável por 20% das impugnações

26 Jul 2014 - 15h30

Em 2014, pela primeira vez, a Lei Complementar número 135, de 2010 – que ficou conhecida como Lei da Ficha Limpa – será aplicada em uma eleição geral. O fato de colocar a normatização em prática já tem surtido efeitos. Até esta quinta-feira (24), dos 25.257 pedidos de candidatura apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.899 foram impugnados pelo Ministério Público, sendo 377 em decorrência da lei – ou seja, quase 20%. O número total de impugnações representa certa de 7% dos pedidos de registros de candidatos apresentados. O estado com o maior número de impugnações é Minas Gerais, com um total de 1.183, até 24 de julho. Dessas, 20 foram devido à Lei da Ficha Limpa. Em segundo lugar aparece o Mato Grosso do Sul, com 89 impugnações, sendo três em decorrência da Ficha Limpa. Quanto ao estado que mais registrou impugnações relativas à lei complementar 135, o Rio de Janeiro aparece no topo da lista. São 36 impugnações no estado, todas relativas à norma. Em segundo lugar está o Pará, com 31 das 45 impugnações registradas no estado relacionadas à lei. Os estados de Santa Catarina e  Piauí não apresentaram nenhuma impugnação relativa à lei. O estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do País, ainda não divulgou os números.  A Justiça Eleitoral decide os casos até 5 de agosto. Aprovada pelo Congresso Nacional em 2010, após ampla mobilização popular, a Lei da Ficha Limpa apresenta 14 hipóteses de inelegibilidade. Nesses casos, os nomes devem estar afastados das urnas, na condição de candidatos, por oito anos. As informações são da Agência Brasil.