Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
07/2015
Lagoa Real: TRE-BA nega recurso e mantém prefeito Zezinho no comando da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) negou provimento ao Recurso Eleitoral impetrado pela coligação “Com a Força do Povo”, liderada pelo candidato derrotado nas eleições 2012, Pedro Cardoso Castro (PMDB), contra o prefeito eleito de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, e seu vice Santo Batista de Almeida (PSD).  Pedro ingressou com uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), que visava cassar os diplomas do prefeito e vice por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio durante as eleições no município. O relator do processo, juiz Cláudio Césare Braga Pereira, optou pelo não conhecimento do recurso e foi acompanhado pelos demais membros da Corte Eleitoral baiana. Com a decisão, o prefeito Zezinho e o vice Santo Batista irão concluir os seus mandatos, que foram outorgados pela população de Lagoa Real.

Assaltante de alta periculosidade é preso pela polícia militar em Caculé Foto: Divulgação/PM

Policiais militares da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Caculé, prenderam em flagrante, depois de um trabalho intenso de investigação, um dos dois assaltantes que cometeram uma série de assaltos à mão armada na cidade. Segundo a polícia, os elementos já haviam assaltado loja de conveniência de posto de combustíveis e diversos supermercados no município. Eliseu Frederico Porto, de 20 anos, agia com outro comparsa que fugiu no momento da abordagem. Eles foram postos em liberdade recentemente e já respondem judicialmente por assaltos praticados também nas cidades de Ibiassucê e Caetité. O preso, considerado de alta periculosidade, tem uma extensa ficha criminal. Eliseu foi apresentado na delegacia da cidade e encontra-se à disposição da justiça.

Dilma diz que Minha Casa, Minha Vida não vai acabar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (31) que, apesar das dificuldades econômicas que o país atravessa, “não há hipótese” de o programa Minha Casa, Minha Vida acabar. Criado em 2009, o programa habitacional financia imóveis populares para famílias de baixa renda, com subsídios de até 95% do valor. Dilma participou da entrega de 2,9 mil unidades habitacionais em Maricá, no Rio de Janeiro. Ela destacou o papel do programa, que deve ter a terceira etapa anunciada este semestre, na geração de emprego e renda nos municípios onde os empreendimentos são construídos. “Ficam falando assim: 'estamos passando algumas dificuldades econômicas, o programa vai acabar'. Vou explicar para vocês por que não vai não: primeiro porque é importante para o povo brasileiro, para aquela parte que não tinha oportunidades, para quem ninguém olhou. Mas não vai acabar também por outro motivo: porque, além de a gente construir casa, a gente cria emprego”, ressaltou. Segundo Dilma, o Minha Casa, Minha Vida “faz a roda da economia girar” e é importante para a retomada do crescimento do país. “Estamos hoje no Brasil fazendo um grande esforço para o país voltar a crescer, para controlar a inflação, estamos em uma travessia, daí a importância do Minha Casa, Minha Vida”. De acordo com o Ministério das Cidades, desde a criação do programa, em 2009, 2,3 milhões de moradias foram entregues e 1,5 milhão de residências estão em construção. Na terceira etapa do programa, a meta é contratar mais 3 milhões de unidades habitacionais até 2018. “Nosso país fica melhor, a democracia fica mais forte quando a gente garante oportunidade para as pessoas, por isso governo está comprometido com esse programa”, acrescentou.

Acusado de homicídio qualificado será julgado no próximo dia 3 de agosto em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo dia 03 de agosto, às 08h20, acontece no Fórum Duarte Muniz, em Brumado, o júri de José Alves dos Santos, mais conhecido como “Zé do Botão”. Ele foi denunciado por homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. Segundo a denúncia, na madrugada de 11 de maio de 2010, na Fazenda São João, o acusado, matou Armandio Freitas de Oliveira com um tiro de espingarda. A vítima estava em casa, dormindo, quando foi chamada pelo acusado. José Alves atirou em Armandio, alvejando-o pelas costas, atingindo-lhe pulmão e coração. Ambos tinham um desentendimento antigo em virtude de furto que o acusado teria cometido na residência da vítima. O juiz Genivaldo Alves Guimarães vai presidir o julgamento.

Caculé: Atletas do Muay Thai que disputaram o Pan-americano são recepcionados com festa Foto: Tayga Ribeiro

Na última terça-feira (28), os atletas do Muay Thai de Caculé foram recebidos com festa na cidade depois de conquistar quatro medalhas no Panamericano UAIMA, no Rio de Janeiro. Pelo excelente desempenho na competição, eles faturaram duas medalhas de ouro e duas de prata. Jonathas "Pesadelo” Santos ganhou a medalha de ouro categoria juvenil até 63 kg; Renan Pereira também ficou com um ouro na categoria juvenil até 51 kg; e a prata ficou com Hwang "Fidelão" Alves na categoria adulto profissional até 57 Kg e com Gabriel "Slip" Bruno no juvenil até 51 kg. Segundo o treinador Leo Sparta, essa é uma vitória de muito esforço. “Esses meninos são campeões, deixaram o ócio, deixaram a rua, as baladinhas, a bebida, e outras tantas atividades presentes na vida de um jovem e se dedicaram aos treinos”, destacou ele.

Brumado: Rotary celebra 50 anos da Casa da Amizade com formação do Clube Interact Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A noite da última quinta-feira (30) foi de festa para os rotarianos de Brumado, que celebram os 50 anos de criação da Casa da Amizade. Só 17 anos depois, em 1982, foram iniciadas as obras de construção do prédio próprio, localizado na Praça da Amizade, ao lado do Fórum Dr. Duarte Moniz, sendo inaugurado em 1984. O local agrega o Rotary Clube e a Casa da Amizade. Dentre os precursores da sede própria que foram lembrados e homenageados na noite festiva esteve presente Maria da Glória Batista Souza e Souza, que na época, ao lado do presidente rotário, Jair José de Souza, enfrentou muitos desafios para a concretização do empreendimento. 

Brumado: Rotary celebra 50 anos da Casa da Amizade com formação do Clube Interact Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além de soprar as velinhas do jubileu, os rotarianos ainda recepcionaram os jovens que passam a integrar o primeiro Club Interact na cidade - o Interact é uma abreviação de International Action (Ação Internacional). O primeiro Interact foi fundado em Melbourne, na Flórida (EUA), e hoje atinge uma marca superior a 7.230 clubes, que são formados por jovens de 14 a 18 anos que prestam serviços patrocinados pelo Rotary. Uma das metas do Interact Club é a formação e criação de jovens com potencial de liderança e com capacidade de se relacionar melhor com as pessoas. (Veja Fotos).

Brumado: Vereador ameaça denunciar coordenadores do estado por assédio moral contra terceirizados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Weliton Lopes (SD), que vem acompanhado a luta dos servidores terceirizados da empresa Basetec, a qual presta serviços à secretaria de educação do estado, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que poderá denunciar coordenadores, diretores e até alguns professores por assédio moral contra os contratados. O parlamentar declarou que recebeu reclamações de alguns terceirizados dando conta de que estão sendo pressionados, principalmente pelos coordenadores, a não realizarem as manifestações cobrando seus direitos trabalhistas, até mesmo com ameaças de corte. “Estou tomando mais conhecimento do assunto e, caso seja confirmado, entrarei com uma ação no Ministério Público contra os denunciados, pois os terceirizados são assistidos pela constituinte para lutarem legalmente pelos seus direitos. Tentar impedi-los é uma afronta, uma intimidação, assédio moral”, afirmou o vereador.

Brumado: Terceirizados do estado vão parar atividades e fazer protestos em Caetité Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os cerca de 70 prestadores de serviços contratados pela empresa Basetec para prestar serviços gerais à secretaria de educação do estado em Brumado vão paralisar as atividades na próxima terça-feira (04). Eles seguirão até a cidade de Caetité, onde vão realizar um protesto na unidade do núcleo de educação do estado, cobrando dois meses de vencimentos salariais atrasados. Os terceirizados informaram ao site Brumado Notícias que aguardavam o prometido pagamento nesta sexta-feira (31), mas a empresa apenas enviou vales a alguns funcionários. Com a paralisação confirmada, as escolas estaduais poderão ter suas atividades interrompidas na data anunciada.

AL-BA: Luciano Ribeiro destaca 53 anos de emancipação política do município de Piripá

Neste dia 31 de julho, a cidade de Piripá comemora 53 anos de emancipação política e o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) apresentou Moção de Congratulação ao município junto à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O parlamentar desejou “progresso e desenvolvimento social à terra de povo hospitaleiro, de expressiva cultura, com destaque na produção de cachaça”. Conta a história que a região era primitivamente habitada pelos índios botocudos. Por volta de 1917, o fazendeiro José Marinho da Rocha, atraído pela fertilidade das terras e levando em conta a existência do córrego canabrava, aí se fixou com o plantio de cana-de-açúcar, no que foi seguido por outros. A intensa produção de cana-de-açúcar determinou o surgimento de vários engenhos e, em poucos anos, já existia até um povoado denominado Lagoa da Tábua. Surgiram vários engenhos e formou-se o povoado que lhe conservou o nome. Em 1926, mudou-se a denominação para Piripá. O topônimo é originário de vocábulo indígena piri-ypá, que significa a lagoa do junco ou dos piris.

Brumado: Gasolina de R$ 3,369 e Etanol a R$ 2,299 no Posto Sabrina Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No Posto Sabrina II você encontra gasolina por apenas R$ 3,369 e Etanol a R$ 2,299. Aproveite a baixa no preço dos combustíveis, que estão inflacionados no país, e vá até o posto encher o tanque do seu veículo. Conhecido por vender o combustível mais barato da cidade, o Posto Sabrina II fica localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado. O melhor combustível, com o melhor preço, é no Posto Sabrina II.

Brumado: Gasolina de R$ 3,369 e Etanol a R$ 2,299 no Posto Sabrina Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Proposto pelo promotor de Justiça Millen Castro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado pelas prefeituras de Dom Basílio e de Livramento de Nossa Senhora com o Ministério Público Estadual. Através dos documentos, os municípios assumiram o compromisso de realizar concurso público e de não contratar pessoal para atividades permanentes até que sejam realizados os certames. Eles também se comprometeram a dispensar, até o próximo dia 31 de dezembro, todos os servidores contratados temporariamente de forma irregular. São 280 e 374 funcionários ocupando cargos não criados em lei nos dois municípios, respectivamente. Além disso, deverão exonerar servidores não concursados que estejam ocupando vagas previstas legalmente, com exceção dos que ocupam cargos comissionados. No caso de Dom Basílio, o prefeito João Pereira Passos se comprometeu a publicar o edital de abertura do concurso até 1º de novembro de 2015, com homologação prevista para 15 de fevereiro de 2016. Em Livramento, o secretário municipal de Educação, Sebastião Fernandes de Oliveira, assumiu o compromisso de abrir o edital de inscrições até 15 de março do próximo ano, com homologação prevista para 31 de maio.

Presidente do PT de Brumado diz que não vai concorrer às eleições de 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em texto publicado em um perfil pessoal na internet, o presidente do Partido dos Trabalhadores de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, anunciou que não vai concorrer a nenhum cargo eletivo nas eleições municipais de 2016. Fredinho alegou ter motivos pessoais para tomar a decisão, mas elencou uma série de razões de seu descontentamento com a política. “O congresso eleito em 2014 é pior que aquele repudiado em 2013. Soma-se a isso o fato de não termos realizado no Brasil uma reforma política, o que significa que as eleições de 2016 seguirão as mesmas regras das eleições anteriores, onde o poder econômico tem sido determinante para o resultado eleitoral”, escreveu ele. O dirigente petista ainda criticou a influência do poder econômico nas eleições em Brumado. “É fato também que, em Brumado, tal fator tem sido cada vez mais presente e determinante nas últimas eleições. A perversidade da mercantilização da política em Brumado é tamanha que engana-se quem imagina que a compra de votos é via de mão única, como uma oferta de candidatos a potenciais eleitores. Infelizmente se consolidou na consciência política da cidade, que sem dinheiro não se ganha eleição”, completou Fredinho. O presidente do PT local deixou claro, contudo, que não se retira da atividade política e que anunciou a decisão de forma antecipada para que o partido pudesse preparar estratégias e táticas eleitorais levando em consideração sua ausência.

Lagoa Real: Na Serin, deputada e prefeito buscam benefícios para o município Foto: Camila Queiroz

O prefeito da cidade de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, e a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) estiveram com o secretário de Relações Institucionais do Estado (Serin), Josias Gomes, na última quarta-feira (29). Na reunião, ambos solicitaram para o município a reconstrução da BA-940, que liga a sede do à BR-030, em uma extensão de 19 km, assim como celeridade no processo para construção de um colégio estadual na sede do município e a ampliação da Adutora do Algodão de Caetité a Lagoa Real, visando regularizar o abastecimento de água na região. Com intuito de estimular a prática esportiva no município, também foram solicitadas a construção do estádio municipal, através da celebração de convênio com a Sudesb, além de uma quadra poliesportiva para a comunidade Quilombola Lagoa do Rocha. “Todas os pedidos feitos ao secretário foram bem recebidos e encaminhados. Fico muito satisfeita em trabalhar junto a um governo comprometido com os municípios. O prefeito Zezinho também tem realizado uma grande gestão e juntos buscamos melhorar as condições de vida dos moradores de Lagoa Real”, pontuou Bastos.

Prefeitura de Brumado adotará novo modelo de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

O município de Brumado, através da Secretaria Municipal da Fazenda, está modernizando o setor de cobrança de tributos. Por conta disso, o Departamento de Tributos comunica a todos os contribuintes inscritos no Cadastro Econômico do Município que, por força do disposto no Decreto nº 4.781/2015, será instituindo um novo modelo de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e. A mesma seguirá o modelo conceitual da Abrasf - Associação Brasileira das Secretarias de Finanças. A medida entrará em vigor a partir do dia 1º de agosto e a emissão acontecerá através da internet nos endereços eletrônicos: www.brumado.ba.gov.br ou www.webiss.com.br/brumadoba.

94ª CIPM prende traficante na cidade de Caculé Foto: Clériston Afonso/Brumado Notícias

Em Caculé, policiais militares da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam em flagrante, por volta das 12h da última quarta-feira (30), o traficante Rodrigo dos Santos Borges, de 34 anos, conhecido como Guigô. Segundo informações da polícia, o indivíduo foi preso com 15 papelotes de maconha prontos para comercialização. Rodrigo já vinha sendo monitorado por investigadores da 94ª CIPM. Após a prisão, ele foi encaminhado para a delegacia da cidade, onde foi autuado em flagrante.

Alessandro Lôbo quer Brumado na lista de doação de maquinários do antigo Derba Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado não se encontra na relação de 158 cidades (integrantes de dez consórcios intermunicipais) contempladas com a transferência de maquinário e trabalhadores do antigo Derba, embora tenha sido sede do órgão. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL), está indignado e surpreso com a notícia. As cidades contempladas receberão máquinas como retroescavadeiras, moto niveladoras, tratores e caminhões-pipa para a realização de obras de infraestrutura urbana, rodovias e estradas vicinais. Lôbo disse que os equipamentos são de grande importância, pois possibilitam a realização de relevantes obras. “Em todas as sessões do legislativo os vereadores realizam proposições solicitando patrolamento das estradas, reparo de ruas dos bairros e a carência de água nas localidades rurais é de conhecimento de todos. Não podemos aceitar que máquinas que se encontravam em nossa cidade tenham sido transferidas para outros municípios, sem que tenhamos sido beneficiados. A sede do órgão era em nossa cidade”, reivindicou o vereador, questionando o governador do estado diante do ocorrido. O parlamentar informou que ele e os demais vereadores já estão encaminhando ofícios para todos os deputados que foram votados em Brumado, assim como para o secretário estadual de infraestrutura e para o diretor do DERBA, a fim de que a cidade também seja contemplada com o maquinário. “Já estamos também agilizando o agendamento de audiências”, completou o parlamentar.

Governo da Bahia inaugura Ponto Cidadão na cidade de Caetité Foto: Divulgação

No próximo sábado (1º), a Secretaria Estadual de Administração (Saeb) e o Governo do Estado inauguram em Caetité o décimo nono Ponto Cidadão. A nova unidade compacta do Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC vai ofertar os principais serviços da rede, como a emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), CPF e antecedentes criminais, além do serviço de seguro desemprego e intermediação de mão de obra. Esta será a primeira unidade de atendimento da Rede SAC a ser instalada no Território de Identidade do Sertão Produtivo e terá capacidade para atender aos mais de 52 mil habitantes de Caetité, além dos moradores dos nove municípios circunvizinhos. O funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A expectativa é que a unidade realize 4.290 atendimentos mensais, sendo 1.100 para RG, 660 para CTPS e 1.760 para seguro desemprego. Eram emitidas apenas 121 carteiras de identidade e 134 carteiras de trabalho no município, além de prestados 430 atendimentos de seguro desemprego. A unidade de atendimento de Caetité é uma parceria entre as administrações estadual e municipal - com investimentos da prefeitura para adequação do espaço físico e climatização e da Secretaria da Administração (Saeb) para mobiliário, equipamentos de informática e de segurança, além de programação visual. Ainda são parceiros da iniciativa as secretarias de Trabalho (Setre) e de Segurança Pública (SSP).

Power Lipo na Clínica Luiza Feres em Brumado

Agora, na Clínica Luiza Feres está sendo oferecido o Power Lipo, programa de tratamento que reduz a gordura localizada e flacidez. O pacote associa 6 técnicas e inclui aparelhos modernos e dermocosmeticos que potencializam os resultados. Afina a cintura, remodela o contorno corporal e produz novas fibras de colágeno. Pode ser realizado em abdômen, flancos, culotes ou costas. Os resultados vão te surpreender! A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Eleições 2014: Zé Ribeiro e Manelão têm contas de campanha rejeitadas pelo TRE-BA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sessão de julgamento realizada na manhã de hoje (30), os membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concluíram os julgamentos das prestações de contas de campanha eleitoral dos 936 candidatos não eleitos que disputaram as Eleições 2014 na Bahia. Os julgamentos pela Corte ocorreram depois de as contas terem sido analisadas pela Coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias do Regional e receberem parecer do Ministério Público, através da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Dois ex-candidatos ao cargo de deputado estadual nas eleições 2014, o vereador José Ribeiro Neves (PT) e o radialista Emanoel Araújo Lima (PSB), o Manelão, tiveram suas contas de campanha desaprovadas pela Corte do TRE. As contas do petista foram analisadas pelo desembargador Mário Alberto Simões Hirs, que optou pela reprovação, sendo acompanhado pelos demais membros do tribunal. Já as do socialista foram relatadas pelo juiz Gustavo Mazzei Pereira, também rejeitadas pela corte baiana. De acordo com o TRE-BA, os postulantes que tiveram as contas desaprovadas estão sujeitos à investigação a ser realizada pela PRE, que analisará se houve algum crime eleitoral praticado durante as respectivas campanhas.

Brumado: Defensoria Pública Estadual deverá ser instalada no prédio do Semac Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante esta semana técnicos da Defensoria Pública Estadual (DPE) estiveram em Brumado avaliando os locais cedidos pela prefeitura para a instalação de uma unidade da DPE no município. O primeiro local avaliado, logo descartado, foram duas salas no prédio da Universidade Aberta do Brasil, pois os técnicos consideraram inviável a movimentação dos alunos com os jurisdicionados. Já a segunda alternativa, melhor aceita, são duas salas no prédio do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), localizado na Rua Dr. Mário Meira, próximo à agência dos correios. No local já estão agregados outros departamentos, como a assistência judiciária do município, a guarda municipal, e o conselho dos direitos humanos. Os técnicos apontaram que as salas cedidas precisarão passar por reformas, as quais devem ser iniciadas na próxima semana, tendo em vista que a reinauguração da repartição está prevista para a segunda quinzena do próximo mês.

Caculé: Polícia militar prende homem por tentativa de estupro Foto: Clériston Afonso/Brumado Notícias

Anderson Oliveira Souza, de 22 anos, mais conhecido como Tam, foi preso na última segunda-feira (27), na cidade de Caculé, após tentar abusar sexualmente de uma criança de 13 anos. O acusado já vinha perseguindo a menor há alguns dias. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele agarrou a menina e só não consumou o ato sexual porque a vítima gritou e o elemento acabou correndo. Mesmo assim, policiais militares ainda prenderam o indivíduo em flagrante. Ele foi apresentado à autoridade policial e está à disposição da justiça.

Secretaria de Saúde de Brumado promove palestra online sobre dengue, zika vírus chikungunya Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesab) veiculou uma webpalestra sobre estratégias de combate e prevenção contra a dengue, zica vírus e chikungunya. O evento aconteceu na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal tendo em vista o aumento significativo do número de notificações das doenças no estado e a possibilidade de uma tríplice epidemia. A webpalestra, ministrada pelo experiente enfermeiro sanitarista Élder Coutinho, teve como público alvo os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e enfermeiros das unidades de saúde. Segundo a pasta, o objetivo é trazer novas informações sobre as doenças, que serão úteis na formatação de estratégias mais eficazes de prevenção. Em Brumado, a Sesau, por meio do secretário Cláudio Feres, fez questão de convocar os agentes e enfermeiros para acompanhar a palestra. “Foi uma grande oportunidade de adquirir conhecimento e de nos capacitarmos para que o combate seja mais eficaz. Esse tipo de ação é muito importante, já que o nosso conhecimento ainda é limitado sobre a Zica e a Chikungunya, que são doenças novas e que apresentam sintomas que ainda não foram totalmente esclarecidos”, disse o secretário. Os agentes e enfermeiros avaliaram de forma muito positiva a iniciativa.

Guarda Municipal de Brumado esteve no aniversário de Cruz das Almas Foto: Divulgação

A cidade de Cruz das Almas está celebrando esta semana 118 anos de sua emancipação política. Durante os festejos, nos dias 28 e 29, houve desfiles cívicos com representantes de guardas municipais de várias cidades do estado, que foram convidados pela GM e pela prefeitura local. O município de Brumado esteve no evento representado pelos guardas municipais Jerry Adriano, Jucimar Leite, Lázaro Carvalho e Emerson. “Foi um prazer poder levar o nome da nossa cidade nesta data especial e comemorativa da cidade de Cruz das Almas. Aproveito para, em nome da nossa Guarda Municipal de Brumado, parabenizar todos os GMs do município por mais esse aniversário”, declarou Jerry Adriano.

Brumado: Família doa todos os órgãos da professora Darlene Chaves Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta quinta-feira (30) foi realizado o sepultamento da professora brumadense Darlene Alexandra de Souza Chaves, que faleceu na última quarta-feira (29) após sofrer um aneurisma cerebral. Darlene era muito querida no município e foi lembrada pela secretaria municipal de educação, que emitiu uma nota de pesar pelo ocorrido. Mesmo diante do sofrimento, o marido Alan de Souza Chaves e a mãe Célia Souza atenderam ao último pedido da professora e decidiram doar os órgãos dela. No total, onze órgãos foram doados. O site Brumado Notícias foi informado pela mãe da professora que a primeira pessoa a ser beneficiada com as doações foi uma gestante da capital que aguardava um transplante de rim. Segundo ela, em todo estado, apenas a paciente era compatível com a professora brumadense. “Ainda estamos muito abalados com o ocorrido, mas ao mesmo tempo contentes por estar atendendo a um apelo nobre da Darlene. Através deste gesto ela está dando uma nova oportunidade de vida a outras pessoas. De certa forma a vida dela se multiplicou em 11 e isso nos conforta nesse momento de dor”, disse o marido.

Arquivo