Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2015"

94ª CIPM prende traficante na cidade de Caculé

31 Jul 2015 - 09h30


94ª CIPM prende traficante na cidade de Caculé
Foto: Clériston Afonso/Brumado Notícias

Em Caculé, policiais militares da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam em flagrante, por volta das 12h da última quarta-feira (30), o traficante Rodrigo dos Santos Borges, de 34 anos, conhecido como Guigô. Segundo informações da polícia, o indivíduo foi preso com 15 papelotes de maconha prontos para comercialização. Rodrigo já vinha sendo monitorado por investigadores da 94ª CIPM. Após a prisão, ele foi encaminhado para a delegacia da cidade, onde foi autuado em flagrante.

Alessandro Lôbo quer Brumado na lista de doação de maquinários do antigo Derba

31 Jul 2015 - 09h00


Alessandro Lôbo quer Brumado na lista de doação de maquinários do antigo Derba
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado não se encontra na relação de 158 cidades (integrantes de dez consórcios intermunicipais) contempladas com a transferência de maquinário e trabalhadores do antigo Derba, embora tenha sido sede do órgão. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL), está indignado e surpreso com a notícia. As cidades contempladas receberão máquinas como retroescavadeiras, moto niveladoras, tratores e caminhões-pipa para a realização de obras de infraestrutura urbana, rodovias e estradas vicinais. Lôbo disse que os equipamentos são de grande importância, pois possibilitam a realização de relevantes obras. “Em todas as sessões do legislativo os vereadores realizam proposições solicitando patrolamento das estradas, reparo de ruas dos bairros e a carência de água nas localidades rurais é de conhecimento de todos. Não podemos aceitar que máquinas que se encontravam em nossa cidade tenham sido transferidas para outros municípios, sem que tenhamos sido beneficiados. A sede do órgão era em nossa cidade”, reivindicou o vereador, questionando o governador do estado diante do ocorrido. O parlamentar informou que ele e os demais vereadores já estão encaminhando ofícios para todos os deputados que foram votados em Brumado, assim como para o secretário estadual de infraestrutura e para o diretor do DERBA, a fim de que a cidade também seja contemplada com o maquinário. “Já estamos também agilizando o agendamento de audiências”, completou o parlamentar.

Governo da Bahia inaugura Ponto Cidadão na cidade de Caetité

31 Jul 2015 - 08h30


Governo da Bahia inaugura Ponto Cidadão na cidade de Caetité
Foto: Divulgação

No próximo sábado (1º), a Secretaria Estadual de Administração (Saeb) e o Governo do Estado inauguram em Caetité o décimo nono Ponto Cidadão. A nova unidade compacta do Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC vai ofertar os principais serviços da rede, como a emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), CPF e antecedentes criminais, além do serviço de seguro desemprego e intermediação de mão de obra. Esta será a primeira unidade de atendimento da Rede SAC a ser instalada no Território de Identidade do Sertão Produtivo e terá capacidade para atender aos mais de 52 mil habitantes de Caetité, além dos moradores dos nove municípios circunvizinhos. O funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A expectativa é que a unidade realize 4.290 atendimentos mensais, sendo 1.100 para RG, 660 para CTPS e 1.760 para seguro desemprego. Eram emitidas apenas 121 carteiras de identidade e 134 carteiras de trabalho no município, além de prestados 430 atendimentos de seguro desemprego. A unidade de atendimento de Caetité é uma parceria entre as administrações estadual e municipal - com investimentos da prefeitura para adequação do espaço físico e climatização e da Secretaria da Administração (Saeb) para mobiliário, equipamentos de informática e de segurança, além de programação visual. Ainda são parceiros da iniciativa as secretarias de Trabalho (Setre) e de Segurança Pública (SSP).

Power Lipo na Clínica Luiza Feres em Brumado

31 Jul 2015 - 08h00


Power Lipo na Clínica Luiza Feres em Brumado

Agora, na Clínica Luiza Feres está sendo oferecido o Power Lipo, programa de tratamento que reduz a gordura localizada e flacidez. O pacote associa 6 técnicas e inclui aparelhos modernos e dermocosmeticos que potencializam os resultados. Afina a cintura, remodela o contorno corporal e produz novas fibras de colágeno. Pode ser realizado em abdômen, flancos, culotes ou costas. Os resultados vão te surpreender! A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Eleições 2014: Zé Ribeiro e Manelão têm contas de campanha rejeitadas pelo TRE-BA

31 Jul 2015 - 07h30


Eleições 2014: Zé Ribeiro e Manelão têm contas de campanha rejeitadas pelo TRE-BA
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sessão de julgamento realizada na manhã de hoje (30), os membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concluíram os julgamentos das prestações de contas de campanha eleitoral dos 936 candidatos não eleitos que disputaram as Eleições 2014 na Bahia. Os julgamentos pela Corte ocorreram depois de as contas terem sido analisadas pela Coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias do Regional e receberem parecer do Ministério Público, através da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Dois ex-candidatos ao cargo de deputado estadual nas eleições 2014, o vereador José Ribeiro Neves (PT) e o radialista Emanoel Araújo Lima (PSB), o Manelão, tiveram suas contas de campanha desaprovadas pela Corte do TRE. As contas do petista foram analisadas pelo desembargador Mário Alberto Simões Hirs, que optou pela reprovação, sendo acompanhado pelos demais membros do tribunal. Já as do socialista foram relatadas pelo juiz Gustavo Mazzei Pereira, também rejeitadas pela corte baiana. De acordo com o TRE-BA, os postulantes que tiveram as contas desaprovadas estão sujeitos à investigação a ser realizada pela PRE, que analisará se houve algum crime eleitoral praticado durante as respectivas campanhas.

Brumado: Defensoria Pública Estadual deverá ser instalada no prédio do Semac

30 Jul 2015 - 18h30


Brumado: Defensoria Pública Estadual deverá ser instalada no prédio do Semac
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante esta semana técnicos da Defensoria Pública Estadual (DPE) estiveram em Brumado avaliando os locais cedidos pela prefeitura para a instalação de uma unidade da DPE no município. O primeiro local avaliado, logo descartado, foram duas salas no prédio da Universidade Aberta do Brasil, pois os técnicos consideraram inviável a movimentação dos alunos com os jurisdicionados. Já a segunda alternativa, melhor aceita, são duas salas no prédio do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), localizado na Rua Dr. Mário Meira, próximo à agência dos correios. No local já estão agregados outros departamentos, como a assistência judiciária do município, a guarda municipal, e o conselho dos direitos humanos. Os técnicos apontaram que as salas cedidas precisarão passar por reformas, as quais devem ser iniciadas na próxima semana, tendo em vista que a reinauguração da repartição está prevista para a segunda quinzena do próximo mês.

Caculé: Polícia militar prende homem por tentativa de estupro

30 Jul 2015 - 18h00


Caculé: Polícia militar prende homem por tentativa de estupro
Foto: Clériston Afonso/Brumado Notícias

Anderson Oliveira Souza, de 22 anos, mais conhecido como Tam, foi preso na última segunda-feira (27), na cidade de Caculé, após tentar abusar sexualmente de uma criança de 13 anos. O acusado já vinha perseguindo a menor há alguns dias. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele agarrou a menina e só não consumou o ato sexual porque a vítima gritou e o elemento acabou correndo. Mesmo assim, policiais militares ainda prenderam o indivíduo em flagrante. Ele foi apresentado à autoridade policial e está à disposição da justiça.

Secretaria de Saúde de Brumado promove palestra online sobre dengue, zika vírus chikungunya

30 Jul 2015 - 17h30


Secretaria de Saúde de Brumado promove palestra online sobre dengue, zika vírus chikungunya
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesab) veiculou uma webpalestra sobre estratégias de combate e prevenção contra a dengue, zica vírus e chikungunya. O evento aconteceu na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal tendo em vista o aumento significativo do número de notificações das doenças no estado e a possibilidade de uma tríplice epidemia. A webpalestra, ministrada pelo experiente enfermeiro sanitarista Élder Coutinho, teve como público alvo os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e enfermeiros das unidades de saúde. Segundo a pasta, o objetivo é trazer novas informações sobre as doenças, que serão úteis na formatação de estratégias mais eficazes de prevenção. Em Brumado, a Sesau, por meio do secretário Cláudio Feres, fez questão de convocar os agentes e enfermeiros para acompanhar a palestra. “Foi uma grande oportunidade de adquirir conhecimento e de nos capacitarmos para que o combate seja mais eficaz. Esse tipo de ação é muito importante, já que o nosso conhecimento ainda é limitado sobre a Zica e a Chikungunya, que são doenças novas e que apresentam sintomas que ainda não foram totalmente esclarecidos”, disse o secretário. Os agentes e enfermeiros avaliaram de forma muito positiva a iniciativa.

Guarda Municipal de Brumado esteve no aniversário de Cruz das Almas

30 Jul 2015 - 17h00


Guarda Municipal de Brumado esteve no aniversário de Cruz das Almas
Foto: Divulgação

A cidade de Cruz das Almas está celebrando esta semana 118 anos de sua emancipação política. Durante os festejos, nos dias 28 e 29, houve desfiles cívicos com representantes de guardas municipais de várias cidades do estado, que foram convidados pela GM e pela prefeitura local. O município de Brumado esteve no evento representado pelos guardas municipais Jerry Adriano, Jucimar Leite, Lázaro Carvalho e Emerson. “Foi um prazer poder levar o nome da nossa cidade nesta data especial e comemorativa da cidade de Cruz das Almas. Aproveito para, em nome da nossa Guarda Municipal de Brumado, parabenizar todos os GMs do município por mais esse aniversário”, declarou Jerry Adriano.

Brumado: Família doa todos os órgãos da professora Darlene Chaves

30 Jul 2015 - 16h30


Brumado: Família doa todos os órgãos da professora Darlene Chaves
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta quinta-feira (30) foi realizado o sepultamento da professora brumadense Darlene Alexandra de Souza Chaves, que faleceu na última quarta-feira (29) após sofrer um aneurisma cerebral. Darlene era muito querida no município e foi lembrada pela secretaria municipal de educação, que emitiu uma nota de pesar pelo ocorrido. Mesmo diante do sofrimento, o marido Alan de Souza Chaves e a mãe Célia Souza atenderam ao último pedido da professora e decidiram doar os órgãos dela. No total, onze órgãos foram doados. O site Brumado Notícias foi informado pela mãe da professora que a primeira pessoa a ser beneficiada com as doações foi uma gestante da capital que aguardava um transplante de rim. Segundo ela, em todo estado, apenas a paciente era compatível com a professora brumadense. “Ainda estamos muito abalados com o ocorrido, mas ao mesmo tempo contentes por estar atendendo a um apelo nobre da Darlene. Através deste gesto ela está dando uma nova oportunidade de vida a outras pessoas. De certa forma a vida dela se multiplicou em 11 e isso nos conforta nesse momento de dor”, disse o marido.

Jovem morre eletrocutado em cerca na zona rural de Brumado

30 Jul 2015 - 16h00


Jovem morre eletrocutado em cerca na zona rural de Brumado
Foto: Reprodução/Facebook

O jovem Antônio Carlos Santos Silva, de 22 anos, morreu no final da tarde da última quarta-feira (29) após receber uma descarga elétrica na comunidade do Espinheiro, zona rural do município de Brumado. Segundo o pai, José Carlos Silva, que estava na companhia da vítima, ele e o filho pescavam nos fundos de casa, quando o jovem se descuidou e caiu em cima de uma cerca elétrica. Desesperado, o pai pouco pode fazer ao ver o filho se debatendo devido ao choque. Depois do ocorrido, ele conseguiu prestar os primeiros socorros e colocou o filho no carro para ser encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. No percurso, José encontrou uma ambulância do Samu 192, que prestou atendimento à vítima, mas Antônio Carlos não resistiu e morreu a caminho do hospital. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o corpo do jovem passou pelo Instituto Médico Legal e foi liberado para a família. O sepultamento está marcado para às 17h no cemitério da Vila Presidente Vargas.

Considerado maior arrombador de comércios em Caculé, menor é apreendido pela PM

30 Jul 2015 - 15h30


Considerado maior arrombador de comércios em Caculé, menor é apreendido pela PM
Foto: Clériston Afonso/Brumado Notícias

Após ter furtado um supermercado na cidade de Caculé, no sudoeste baiano, um menor foi apreendido por policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O adolescente já tem diversas passagens pela polícia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele é especialista em arrombamentos, sendo considerado o maior arrombador de comércios da cidade. No último furto, o menor utilizou um utensílio para cortar vidros e conseguiu levar mais de 40 pares de chinelos do estabelecimento, um prejuízo avaliado em quase R$ 1.200 para os proprietários do local. Parte dos produtos furtados foi recuperada pela polícia. O menor foi conduzido e apresentado na delegacia, onde foi ouvido pela autoridade policial. A justiça decretou a internação provisória do menor. Em depoimento, o adolescente admitiu que é viciado em drogas.

57,1% do eleitorado baiano aprova o governador Rui Costa

30 Jul 2015 - 15h00


57,1% do eleitorado baiano aprova o governador Rui Costa
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revela que a gestão do governador Rui Costa (PT) é aprovada por 57,1% do eleitorado baiano - o estudo entrevistou 1.284 pessoas de 68 municípios do estado, espalhados por sete regiões, e é o primeiro deste que o petista assumiu o cargo há sete meses. A pesquisa aponta ainda que 36,7% avaliam a gestão negativamente, enquanto 6,4% não responderam, e que há uma impressão de descolamento entre Rui Costa e a presidente Dilma Rousseff (PT). Entre os baianos, a presidente foi bem avaliada por apenas 13,2%, enquanto o índice de reprovação foi de 84,4%. O instituto também questionou aos entrevistados se achavam a atuação de Rui Costa acima, abaixo ou dentro do que esperavam de seu governo. A maioria (55%) considerou sua performance dentro do imaginado, quando o resto se dividiu entre pior (19,7%) e melhor (18,6%). Os resultados mostram ainda que o governo estadual é melhor avaliado entre o eleitorado masculino e entre as idades de 45 e 59 anos. O levantamento mostra ainda que, de forma espontânea, a maioria dos baianos vê a saúde como o maior problema do estado. Ao todo, 35,1% dos ouvidos citou a área, seguida por segurança pública (22,6%), desemprego (14,3%) e corrupção (9,3%). A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 26 de julho.

Guanambi: Atraso em show de Simone e Simaria gera multa de R$ 120 mil aos organizadores do evento

30 Jul 2015 - 14h30


Guanambi: Atraso em show de Simone e Simaria gera multa de R$ 120 mil aos organizadores do evento
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Guanambi, no último dia 18, o show da dupla Simone e Simaria começou mais de cinco horas depois do previsto e por conta disso os organizadores da festa foram multados em R$ 120 mil. A decisão do prefeito Charles Fernandes (PP) foi aplaudida pela população. Para o gestor, o atraso foi uma falta de respeito com o público presente. Tentando coibir esse tipo de prática, uma lei municipal foi criada a fim de punir os atrasos em shows. “De agora para frente, eu vou agir no rigor da lei. Se colocaram o show para tal horário, divulgaram, eu tenho um fiscal lá para dizer se a festa começou no horário. Se não começou, serão multados no rigor da lei”, disse o gestor. Foram multados o empresário Elieser Morais, de Guanambi, e a empresa 29Mix, de Vitória da Conquista. Embora o destino do recurso não seja definido em lei, o prefeito adiantou que pretende direcioná-lo para a área de assistência social.