Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2016"

Campanha de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos acontece no Vale do Rio Brumado

01 Jul 2016 - 08h30

Em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promove entre os dias 11 e 13 de julho a XI Campanha de Devolução de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, no Vale do Rio Brumado, contemplado os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape. A ação consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de estimular a devolução destes resíduos ao Sistema Campo Limpo, beneficiando o meio ambiente e os produtores da região. As coletas acontecem na segunda-feira (11), na Praça Central de Dom Basílio; na terça-feira (12), simultaneamente em Rio de Contas (Horto e Galpão de Jânio), Jussiape (Garagem da Prefeitura), e em Livramento (Adib), este segue até a quarta-feira (13). O horário de recebimento do material é das 9h às 17h. O diretor de Defesa Sanitária Vegetal da ADAB, Armando Sá, destacou que o intuito também é conscientizar o agricultor sobre a necessidade de retirada das embalagens usadas de agrotóxicos e de insumos agrícolas das propriedades rurais, devido aos riscos de contaminação do solo, água, animais e do meio ambiente. A campanha, realizada periodicamente pelos órgãos, conta com o apoio da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Sudoeste Baiano (Aras).

MP expede recomendação para coibir a poluição sonora em Brumado

01 Jul 2016 - 08h00


MP expede recomendação para coibir a poluição sonora em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) expediu a Recomendação 05/2016 ao município de Brumado a fim de inibir atividades que emitam sons e ruídos abusivos. O objetivo é prevenir e reprimir a poluição sonora na cidade. A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, proíbe o município de conceder alvarás de funcionamento aos estabelecimentos comerciais que não atendam as disposições legais. No documento, o MP recomenda à população, aos proprietários de instrumentos sonoros, principalmente os de sons automotivos, entidades recreativas e de alto falantes que evitem utilizar os aparelhos a partir das 22h, em áreas urbanas e rurais, exceto se houver isolamento acústico. Além disso, que se abstenham de utilizar os referidos equipamentos antes das 8h e a partir de meia noite, em qualquer dia da semana, em qualquer volume, salvo em áreas permitidas pelas autoridades competentes. Aos proprietários de estabelecimentos comerciais, o promotor de Justiça recomenda que impeçam o uso de sons automotivos em suas dependências. A Recomendação ainda orienta que o comandante da Polícia Militar de Brumado adote as medidas administrativas necessárias para combater o abuso de instrumentos sonoros na localidade. Segundo o promotor Ruano Fernando, a medida foi tomada considerando Termos de Ajustamento de Conduta firmados anteriormente.

Brumado: Unopar lança promoção de matrícula válida até o dia 04 de julho

01 Jul 2016 - 07h30


Brumado: Unopar lança promoção de matrícula válida até o dia 04 de julho

Sabendo dos gastos extras durante o período junino, a Unopar de Brumado lançou para o segundo semestre uma super promoção. Os alunos aprovados no vestibular da instituição que efetivarem a matrícula até o dia 04 de julho receberão desconto na primeira mensalidade e pagarão apenas R$ 59. As opções de cursos disponíveis na unidade são: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Artes Visuais, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia da Produção, Engenharia da Computação, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Serviço Social, Sociologia, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Hospitalar, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, e Processos Gerenciais. Além disso, há ainda os novos cursos: Gestão de Produção Industrial, Marketing Digital e Empreendedorismo. Para mais informações, ligue (77) 3441-7979 ou (77) 99949-5503.

Ex-cortador de cana se forma em Medicina e é homenageado por colegas

01 Jul 2016 - 07h00


Ex-cortador de cana se forma em Medicina e é homenageado por colegas
Foto: Reprodução/Facebook

O ex-trabalhador rural Jonas Lopes da Silva, de 30 anos, cortou cana dos 7 aos 15 anos e, na noite de quarta-feira (29), colou grau em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE). “Não sou melhor nem pior que ninguém. Apenas corri atrás do que sonhava”, revelou Jonas ao Jornal do Comércio. A trajetória mereceu o reconhecimento dos colegas de turma, que o aplaudiram de pé durante a cerimônia de formatura. Ele trabalhava com a mãe cortando e limpando cana-de-açúcar nos engenhos da cidade de Joaquim Nabuco, na Zona da Mata pernambucana.

Brumado: Praça Donatila Lobo recebe últimos preparativos para o São Pedro

01 Jul 2016 - 00h00


Brumado: Praça Donatila Lobo recebe últimos preparativos para o São Pedro
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o tradicional São Pedro do Bairro Olhos D’água está cada vez mais cobiçado pelos forrozeiros da região. A festa terá início nesta sexta-feira (1º) e irá coincidir com as celebrações do 2 de Julho, dia da Independência da Bahia. Para este ano, a prefeitura recheou o evento com várias atrações valorizando a prata da casa. O site Brumado Notícias registrou a conclusão dos preparativos para a festa na Praça Donatila Meira Lobo, onde foram instalados o palanque e as barracas de bebidas e alimentação. Coube a associação de moradores do bairro realizar a ornamentação com a temática junina. O evento promete bater recorde de público nesta edição.