Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2013"

Palmas de Monte Alto: Ivana Bastos visita comunidades rurais

01 Ago 2013 - 15h07


Palmas de Monte Alto: Ivana Bastos visita comunidades rurais
Deputada participou de um encontro com o vereador Oscarino dos Santos Roriz (PSD), mas conhecido como Oscar do Pinga. (Foto: Divulgação).

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve em Palmas de Monte Alto na última terça-feira (30) para participar de um encontro com o vereador Oscarino dos Santos Roriz (PSD), mas conhecido como Oscar do Pinga, a fim de tratar de assuntos de interesse do município, dentre eles o andamento das obras de energia nas comunidades rurais. Outros parlamentares da cidade e demais lideranças locais também participaram do evento. Bastos reuniu-se ainda com moradores das comunidades de Jaguaré, Pajeú, Pote e Curral de Pedras. Na reunião, estiveram presentes a presidente da Associação de Pajeú, Silvana Guimarães dos Santos, da Associação de Pote, Jorge da Silva Pinto, e o presidente da Associação de Jaguaré, José Socorro. Bastos também esteve com moradores da comunidade de Mandacaru, onde foi recebida por representantes da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Mandacaru. 

Palmas de Monte Alto: Ivana Bastos visita comunidades rurais
Bastos intensifica os encontros em comunidades rurais para debater novas demandas com o homem do campo. (Foto: Divulgação).

No local, a parlamentar falou sobre o andamento da energia elétrica que já foi aprovada para as comunidades de Tapera, Água Verde, Aroeira e Mandacaru. Já na comunidade de Campos de Baixo, a parlamentar foi recebida pelo morador Gerson e por dezenas de moradores. Ela falou sobre as obras de energia para as comunidades de Campo de Baixo e Passarinho. Para a parlamentar, essas reuniões são fundamentais para traçar as prioridades para o município. “É através desses encontros com os representantes e lideranças da comunidade que podemos desenvolver ações do mandato voltadas para a busca de melhoria na qualidade de vida da população. Foi um encontro muito produtivo”, afirmou.

Brumado: Após cometer três assaltos, jovem é contido pela PM com um tiro na perna

01 Ago 2013 - 14h49


Brumado: Após cometer três assaltos, jovem é contido pela PM com um tiro na perna
Paulo Cezar Pereira dos Santos, 21 anos, mais conhecido como Pica Pau, assaltou até o seu próprio irmão para comprar drogas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ao retornar para casa na madrugada desta quinta-feira (1º), um garçom foi abordado por um assaltante próximo ao prédio do CAIC, no Bairro Urbis II, em Brumado. O marginal imobilizou o jovem com um golpe no pescoço e, em seguida, roubou o celular da vítima. No momento do assalto, o bandido deixou cair a identidade e o garçom descobriu que o assaltante era na verdade o próprio irmão. Paulo Cezar Pereira dos Santos, 21 anos, é dependente químico e lesou o irmão para comprar drogas. Segundo registro policial, após o assalto, Paulo Cezar, apelidado de Pica Pau por causa do cabelo moicano, ainda teria invadido a casa da mãe e quebrado os móveis em busca de dinheiro. Pela manhã, o rapaz também assaltou um posto de combustíveis localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu e uma padaria no Bairro São Félix. 

Brumado: Após cometer três assaltos, jovem é contido pela PM com um tiro na perna
Pica Pau foi socorrido pela polícia e encaminhado para o Hospital Magalhães Neto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Para fugir, Pica Pau solicitou uma moto-táxi, mas foi interceptado por uma guarnição do Pelotão Especial da Polícia Militar. Mesmo tendo recebido voz de prisão, Paulo Cezar não se rendeu e tentou fugir. Os policiais efetuaram vários disparos e um deles atingiu o acusado em uma das pernas. Ferido, o assaltante conseguiu saltar um muro e correr, mas foi socorrido pela guarnição, que o encaminhou ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por uma cirurgia para retirada do projétil. Nos estabelecimentos onde promoveu os assaltos, Paulo Cezar dizia estar armado, mas a polícia não encontrou nenhuma arma com o mesmo. Em poder do acusado foi encontrada apenas uma sacola contendo dinheiro dos roubos.

Brumado: PSDB apoia manifestações em busca de melhorias no país

01 Ago 2013 - 14h23


Brumado: PSDB apoia manifestações em busca de melhorias no país
Executiva municipal do partido esteve reunida na última quinta-feira (31). (Foto: Divulgação).

Na última quarta-feira (31), o Diretório Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Brumado esteve reunido para discutir assuntos relevantes para a sigla. A reunião foi convocada pela Comissão Executiva Municipal. Com a participação dos membros do diretório e sob a presidência de Sérgio Mauro de Oliveira, os filiados cumpriram os itens da agenda preestabelecidos pela convocação. Além da apresentação dos novos filiados ao partido, a reunião teve por objetivo discutir qual seria o posicionamento do PSDB frente às manifestações populares que tomaram conta do país contestando o direcionamento dado pelo atual governo ao atendimento à população nas áreas da educação, saúde e segurança pública e no que se refere à economia brasileira. Após os debates, ficou estabelecido que, por ora, o partido se manterá observando, apoiando e concordando com o movimento, porém, não se envolvendo diretamente manifestações.

Itapetinga: Quatro crianças são atropeladas por caminhão desgovernado; Duas morrem

01 Ago 2013 - 14h05


Itapetinga: Quatro crianças são atropeladas por caminhão desgovernado; Duas morrem
Segundo informações da polícia, motorista do veículo fugiu logo após o acidente (Foto: Tiago Botino/Itapetinga Agora).

Duas crianças morreram e duas ficaram gravemente feridas após ser atropeladas por um caminhão, na manhã desta quinta-feira (1), em Itapetinga, no sudoeste baiano. As vítimas brincavam na calçada quando o condutor do veículo, que prestava serviço à prefeitura local, teria perdido o controle da direção e a caçamba desceu uma ladeira desgovernada em marcha ré. O caminhão estava carregado de areia que seria levada para uma obra. De acordo com informações do Itapetinga Agora, Rafick Souza Oliveira, de 4 anos, e seu primo, Aécio Oliveira Rodrigues, de 7 anos, morreram no local. Tainá Souza Oliveira, de 7 anos, e seu primo Roberto Oliveira Rodrigues, de 6 anos, foram encaminhados para o Hospital Municipal Cristo Redentor. Segundo a polícia, o motorista, ainda não identificado, fugiu do local após o acidente. Ninguém na residência atingida ficou ferido. Revoltados, os moradores da localidade destruíram a caçamba.

Brumadenses ainda aguardam assinatura da ordem de serviço para obras da unidade prisional

01 Ago 2013 - 11h13


Brumadenses ainda aguardam assinatura da ordem de serviço para obras da unidade prisional
Enquanto a nova unidade prisional não é construída, alguns paliativos são realizados na cadeia como a limpeza e remoção de sucatas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dentre os assuntos mais debatidos no dia a dia dos brumadenses está a cobrança de melhorias na segurança pública, pois, mesmo com o recebimento de novos equipamentos para trabalho, falta efetivo para reforçar as atividades policiais na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Sobre o assunto, outro ponto bastante relevante é a construção de uma unidade prisional para o município. A obra foi discutida durante uma audiência que debateu a segurança pública no município. Na oportunidade, chegou a ser divulgado que a ordem de serviço para a construção do presídio seria assinada e que, no início do segundo semestre deste ano, as obras já seriam iniciadas com previsão de serem concluídas em 120 dias. Hoje, 1º de agosto, a população cobra o início das obras e a assinatura da ordem de serviço. O vereador Castilho Viana (PSB) convocou a população para reivindicar a construção da unidade prisional e, em seguida, disse que, nas próximas eleições, os candidatos não devem comparecer ao município com falácias, mas sim com algo concreto no que se refere à segurança pública. “As melhorias na segurança pública em Brumado é de extrema urgência e os deputados estaduais e federais que começam a chegar em nosso município querendo captar votos para o ano que vem precisam dar uma resposta concreta aos munícipes quanto a segurança pública, pois a situação está crítica. Não precisamos de mais promessas, mas sim de efetivação. Durante a audiência pública que debateu a segurança foi dito que seria assinada a ordem de serviço para a construção da nova casa de detenção, mas até agora nada”, afirmou o parlamentar. Enquanto a nova unidade prisional não é construída, alguns paliativos são realizados na cadeia onde também funciona a sede administrativa da 20ª Coorpin, como a limpeza e remoção de sucatas.

Com 21 municípios na microrregião, Brumado almeja uma unidade do Corpo de Bombeiros

01 Ago 2013 - 10h12


Com 21 municípios na microrregião, Brumado almeja uma unidade do Corpo de Bombeiros
Pesquisa indica falta de Bombeiros na Bahia. (Foto: Manu Dias/GOVBA).

Um estudo do Instituto Movimenta Salvador apontou que a Bahia ocupa o penúltimo lugar entre os estados brasileiros com relação ao número de agentes do Corpo de Bombeiros. De acordo com o G1, dos 417 municípios, apenas 19 têm grupamentos do Corpo de Bombeiros, ou seja, pouco mais de 5% do estado. Na região oeste, a distância entre municípios e uma unidade do corpo de bombeiros chega aos 417 km. Segundo o Instituto, o estado tem um bombeiro para cada seis mil habitantes, quando o ideal considerado pela Organização das Nações Unidades (ONU) é que este número seja de um bombeiro para cada mil pessoas. Na região sudoeste, Vitória da Conquista conta com um efetivo de 100 agentes, com seis viaturas para cobrir 52 municípios, com distâncias que chegam a 380 km. Sede de uma microrregião composta por 21 cidades, Brumado cobra do governo estadual a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município há muito tempo. Qualquer incidente mais grave e de proporções maiores que ocorra na cidade, necessita do apoio do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, que fica a 132 km do município.

Marquinho Viana satisfeito com entrega de máquinas de convivência com a seca

01 Ago 2013 - 09h52


Marquinho Viana satisfeito com entrega de máquinas de convivência com a seca
Municípios representados pelo deputado receberam as máquinas em Salvador. (Foto: Divulgação).

Na última segunda-feira (29), o deputado estadual Marquinho Viana (PV) participou da solenidade de entrega de máquinas para as prefeituras municipais do interior do estado da Bahia que sofrem com os problemas decorrentes da seca. O evento foi realizado no Parque de Exposições de Salvador. Representados pelo deputado, os municípios de Aracatu, Tabocas do Brejo Velho, Barra da Estiva e São Felix do Coribe receberam do governador Jaques Wagner (PT) retroescavadeiras, motoniveladoras e pás-carregadeiras. Além de encontrar-se com o vice-prefeito de São Félix do Coribe, José Neto, Viana também conversou com o prefeito de Rio do Pires, vereadores e demais lideranças políticas. Nos encontros, o deputado se colocou à disposição do grupo para atendimento das necessidades dos municípios.

Obras de compensação do Parque das Palmeiras estão sendo realizadas no Bairro Jardim de Alah

01 Ago 2013 - 09h33


Obras de compensação do Parque das Palmeiras estão sendo realizadas no Bairro Jardim de Alah
Rua Adalto de Souza está sendo pavimentada. (Foto: Divulgação).

A Rua Adalto de Souza, localizada no Bairro Jardim de Alah, em Brumado, está sendo pavimentada com recursos provenientes de uma empresa ligada ao empreendimento residencial Parque das Palmeiras após uma compensação urbanística. Segundo Fabiano Neves, presidente da Associação do Bairro Jardim de Alah, a compensação beneficia apenas a referida rua e, por isso, a associação realizou um abaixo-assinado para que o poder público dê continuidade às obras e as demais ruas também sejam contempladas. Neves destacou ainda que atualmente o bairro possui poucas ruas sem esgotamento e calçamento. Na última quarta-feira (31), o presidente comunitário esteve com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), ocasião em que apresentou o abaixo-assinado com a assinatura dos moradores e a reivindicação para que o bairro seja completamente pavimentado e estruturado com um sistema de esgotamento que proporcionaria melhor qualidade de vida para a população. De acordo com o presidente da associação Jardim de Alah, após a conversa, o prefeito prometeu incluir no planejamento do município a concretização do esgotamento e calçamento das ruas restantes, vez que, segundo Aguiberto, no momento não será possível iniciar a obra em função da realização de obras mais urgentes. “Caso contrário, continuaremos cobrando até que tenhamos as nossas necessidades supridas”, concluiu Neves.

Obras de compensação do Parque das Palmeiras estão sendo realizadas no Bairro Jardim de Alah
Moradores cobram melhorias em outras vias e o esgotamento sanitário da localidade. (Foto: Divulgação).

Maracás: Caesg prende dono de oficina com 14 armas de fogo

01 Ago 2013 - 08h51


Maracás: Caesg prende dono de oficina com 14 armas de fogo
A polícia desconfiou da atitude de um homem que limpava o cano de uma espingarda e quando abordou encontrou o arsenal de armas. (Foto: Divulgação).

Quatorze armas de fogo foram apreendidas na última terça-feira (30) por policiais da CIPE/Sudoeste (CAESG) na cidade de Maracás, no sudoeste baiano. A apreensão foi realizada por volta das 17h, quando os policiais faziam rondas ostensivas nas ruas do município. Desconfiada da atitude de um homem que limpava o cano de uma espingarda, a polícia abordou Jurandir Marques Santana, 52 anos, encontrando em sua oficina 14 armas de fogo e 05 canos de espingarda. O dono da oficina foi preso em flagrante por posse de 01 espingarda marca CBC, cal. 36; 01 espingarda marca Rossi, cal. 36; 01 espingarda cal. 20 com dois canos; 01 espingarda marca Bolt, cal. 36, sem numeração; 04 pistolas de dois canos, cal. 22; 02 espingardas de fabricação artesanal de dois canos; 04 espingardas de fabricação artesanal de um cano; 04 canos de espingarda artesanal; e 01 cano de espingarda cal. 28. O homem foi apresentado na delegacia da cidade, onde responderá criminalmente.

Brumado: Secretário de Infraestrutura recebe pá-carregadeira para ações de convivência com a seca

01 Ago 2013 - 08h28


Brumado: Secretário de Infraestrutura recebe pá-carregadeira para ações de convivência com a seca
Segundo André Cardoso, na próxima semana terá início a limpeza de aguadas no interior do município. (Foto: Divulgação).

O secretário de Infraestrutura de Brumado, engenheiro André Cardoso, recebeu na última segunda-feira (29) uma máquina pá-carregadeira que será utilizada em ações de convivência com a seca. A máquina já está no município e foi entregue pelo governador baiano, Jaques Wagner (PT). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário confirmou que um cronograma está sendo preparado para a limpeza de aguadas em diversas localidades do interior do município. “O prefeito Aguiberto já autorizou um levantamento para iniciar a limpeza de aguadas na próxima semana. O governo municipal prioriza atender o homem do campo”, garantiu.  A prefeitura de Brumado ainda poderá utilizar a máquina para a construção de barragens e implantação e recuperação de estradas vicinais, beneficiando principalmente os pequenos produtores.