Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2014
Brumado: Motociclista quase tem pescoço decepado por linha de pipa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao trafegar de motocicleta pela Rua Ester Gondim, no Bairro Ginásio Industrial, em Brumado, no último final de semana, uma mulher quase teve o pescoço decepado por uma linha de pipa. A vítima do acidente disse ao site Brumado Notícias que a linha não possuía cerol, caso contrário, poderia ter sido muito pior. “Os meninos têm que entender que não estamos falando para eles pararem de soltar pipa, mas que procurem um lugar longe do trânsito e da fiação elétrica. Estou falando como vítima e faço um apelo aos pais para que orientem seus filhos. Soltar pipa faz parte da infância, mas perder a vida ou tirar a vida de outros não”, apelou ela, exibindo a marca deixada pela linha da pipa. A motociclista disse que ficou traumatizada depois do acidente.

Jacaraci: Dois veículos em situação irregular são recuperados pela polícia Foto: Clériston Afonso/Brumado Notícias

Depois de denúncias anônimas, a polícia militar de Caculé localizou dois veículos em situação irregular em Vila Paiol, no distrito de Jacaraci, no sudoeste baiano, na última terça-feira (26). Um dos carros era furtado e o outro possuía restrição judicial. Segundo informações da polícia, o veículo Fiat Palio, de cor prata, com placa fria, havia sido roubado em Taboão da Serra, em São Paulo. Na operação, os policiais também constataram que o veículo Fiat Uno, de cor cinza, com placa de Barbacena, Minas Gerais, havia restrição judicial. Os condutores foram apresentados na delegacia de Jacaraci, onde responderão pelo crime de receptação.

Eleições 2014: Marina Silva visitará Brumado em setembro Foto: Divulgação

A candidata à presidência da república pelo PSB, Marina Silva, deve visitar o município de Brumado ainda no período da primeira quinzena do mês de setembro. A informação foi confirmada ao site Brumado Notícias pelo candidato a vice-governador da Bahia, Eduardo Vasconcelos. O ex-prefeito brumadense declarou que a visita da presidenciável ao município estava marcada para o dia 29 de agosto, quando Marina ainda era vice de Eduardo Campos. Porém, com a tragédia que tirou a vida de Campos, Marina teve de refazer a agenda de campanha e sugiram outros compromissos. Vasconcelos manteve contato com a assessoria da candidata, que garantiu a presença da mesma em Brumado provavelmente no período entre o dia 05 e 15 do próximo mês. “Falta só uma definição do dia exato, mas é garantido a presença de Marina em nossa cidade”, arrematou Vasconcelos.

Brumado: Vândalos atacam estação de transmissão e SBT fica fora do ar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vândalos voltaram a atacar a estação de transmissão de TV no alto da Serra das Éguas, em área restrita da Magnesita, em Brumado. O coordenador técnico de comunicações da prefeitura, Milton Caires, esclareceu ao site Brumado Notícias que o local onde ficam os transmissores havia sido reforçado com uma porta de ferro por causa de ataques anteriores. Mesmo assim, elementos ainda não identificados conseguiram arrombar o local e ter acesso aos equipamentos de cobre a fim de vendê-los no mercado clandestino. Além disso, segundo o coordenador, um cabo de rede foi danificado, afetando a linha de transmissão do SBT, que está fora do ar nos canais abertos da cidade. Já se passaram quinze dias desde o episódio. Caires declarou que nesta quarta-feira (27) uma equipe acompanhada por um serralheiro voltarão ao local a fim de solucionar o problema.

Marque sua consulta na Clínica Mais Vida

Em Brumado, a Clínica Mais Vida montou um quadro com os dias de atendimento dos especialistas da semana a fim de facilitar a marcação de consultas. Nesta quarta-feira (27), está atendendo na clínica Ortopedista, Fisioterapeuta, Urologista e Laboratório. Já na quinta-feira (28), é dia de Ultrassom e Laboratório. Na sexta-feira (29), tem Pediatra, Dermatologista, Ginecologista, Ultrassom, e Laboratório. Por fim, no sábado (30), atende no local Ginecologista e Laboratório. A Clínica Mais Vida, a sua clínica popular em Brumado, fica localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265. Para marcação de consultas, ligue (77) 3311-6115 ou (77) 9951-4755.

Ibope/TV Bahia: Souto, 44%, Rui, 15%; Lídice, 9%

De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (27), Paulo Souto (DEM), continua na liderança com 44% das intenções de voto.  Em relação a pesquisa anterior, houve uma inversão entre o segundo e o terceiro lugar: Lídice da Mata (PSB) caiu de 11% para 9%, enquanto Rui Costa (PT), subiu de 8% para 15%. Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) obtiveram 1% cada um. Marcos Mendes (PSOL), que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos reduziram de 18% para 16% e os indecisos reduziram de 17% para 14%.  O candidato com maior rejeição é Da Luz, com 21%.  Lídice e Souto estão empatados com 20%; Rui Costa vem logo em seguida com 17%; Mendes e Renata Mallet também tem o mesmo índice, com 15%; 10% não rejeitam nenhum concorrente e 32% não souberam ou não opinaram. Em uma simulação de segundo turno com os candidatos que pontuaram mais que 10% na pesquisa anterior, Paulo Souto vence com 49% e Lídice aparece com 17% da preferência do eleitor. Brancos e nulos representam 18% e indecisos, 16%. O levantamento também apurou a opinião dos eleitores sobre o governo de Jaques Wagner: 5% consideraram ótimo; 26% classificaram como bom; 38%, regular e 12% ruim. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A amostragem foi registrada no último dia 22 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00013/2014.

Bapesp: Na Bahia, Dilma lidera com 54%, Marina chega aos 21% e Aécio aos 11%

Se as pesquisas nacionais mostram a ex-ministra Marina Silva (PSB/Rede) com um percentual relevante na corrida pelo Palácio do Planalto, a pesquisa Bapesp, encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), apresenta a substituta de Eduardo Campos com 21%, enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 54% a corrida pela Presidência da República na Bahia. O candidato do PSDB, Aécio Neves, que aparecia em segundo lugar nas pesquisas, caiu para a terceira posição após ser ultrapassado por Marina, com 11% das intenções de voto. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 84 municípios da Bahia e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BR -00408/2014.

Bapesp: Geddel tem o dobro das intenções de voto de Otto Alencar a corrida pelo Senado Foto: Reprodução

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) segue na frente na corrida pela vaga baiana do Senado, de acordo com a pesquisa Bapesp, encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT). Segundo os dados do certame, Geddel é opção para 36% dos eleitores entrevistados, enquanto o atual vice-governador, Otto Alencar (PSD), tem metade das intenções de voto do peemedebista, 18%. A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, aparece na terceira colocação, com 6% das intenções de voto. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 84 municípios, e a pesquisa está registrada sob nº BA-00010/2014.

Bapesp: Souto 41%, Rui 21% e Lídice 12% Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

A nova pesquisa Bapesp - Instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), sinaliza crescimento dos candidatos Rui Costa (PT) e Lídice da Mata (PSB) – se comparado com o certame anterior do instituto, divulgado no último dia 13. Paulo Souto (DEM), no entanto, com 41% das intenções de voto venceria a eleição no primeiro turno. Na pesquisa estimulada, Rui Costa detém 21% das intenções de voto e Lídice é opção para 12% dos 2 mil entrevistados, em 84 municípios da Bahia. Os números apresentam variação quando os candidatos aparecem associados a apoiadores. Souto mantém a liderança, com 39% dos votos, apoiado por ACM Neto (DEM) e Aécio Neves (PSDB), enquanto Rui cresce para 26% ao ser associado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à presidente Dilma Rousseff e ao governador Jaques Wagner. Já a senadora Lídice da Mata chega a 13% das intenções de voto quando é citada ao lado de Eduardo Campos e Marina Silva. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob nº BA-00010/2014.

Brumado: Lavratura de terreno e burocracia impedem início das obras do presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nos últimos dias, não se tem falado a respeito do início das obras do presídio em Brumado, o que preocupa a cúpula da segurança pública no município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o juiz Genivaldo Alves Guimarães, titular da Vara Crime da comarca local, declarou que recentemente conversou com um representante da Secretaria Estadual de Ressocialização Penitenciária e o mesmo garantiu que as ações estão em andamento, mas ainda falta instrumentalizar o processo por meio da lavratura da escritura do terreno doado pela prefeitura e outras questões burocráticas. 

Brumado: Lavratura de terreno e burocracia impedem início das obras do presídio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz foi informado ainda de que todo prédio será em pré-moldado e que a partir da data do início das obras o mesmo ficará pronto em um prazo de 90 a 120 dias. O local terá capacidade para mais de 590 presos. “Espero que as obras sejam iniciadas o mais rápido possível, pois esse estabelecimento prisional é uma necessidade para a nossa região”, comentou o magistrado. A nossa reportagem também ouviu o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, e o mesmo confirmou que as questões burocráticas têm sido o maior empecilho para o início das obras. Cardoso garantiu que todo o processo está sendo resolvido pela assessoria jurídica do município e do estado.

Brumado: Tem promoção na Suprema Refrigeração

Nesta semana, a promoção na Suprema Sistemas Frigoríficos está demais. São aparelhos de ar-condicionado com um preço ótimo, além de excelentes condições de pagamentos. Tem ar-condicionado Split LG Smille 9.000 btus por R$ 911,05 à vista ou R$ 959,00 a prazo. Também tem ar-condicionado Split LG Smille 12.000 btus por R$ 996,55 à vista ou R$ 1049,00 a prazo. Não perca a chance de adquirir um aparelho de excelente qualidade pelo menor preço e melhor condição de pagamento. Acesse www.supremaice.com.br e confira toda a linha de produtos da loja. Você também pode ligar no telefone (77) 3441-1786 e solicitar um orçamento sem compromisso. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado.

Brumado: Márcio Moreira solicita benefícios para ruas do Bairro Olhos D'Água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Preocupado com a questão estrutural da cidade, o vereador Márcio Moreira (PSB) tem efetivado diversas proposições solicitando da administração municipal a realização de obras em diversas ruas que apresentam carências. O calçamento de ruas e a construção de praças estão entre as principais solicitações. Na indicação de n° 150/2014, o parlamentar requereu do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) o calçamento da Rua Maria Rosa, a adequação dos meios-fios e também a construção de uma praça na Rua Antônio Álvares Dantas. Em sua justificativa, Moreira destacou que as obras têm como finalidade principal promover a segurança e o lazer dos moradores das duas localidades. “Os locais indicados são densamente povoados, em especial por crianças que não possuem um local para brincar e a construção da praça oferecerá esse espaço. Tenho certeza de que o gestor atenderá a nossa solicitação e contemplará os moradores com esses benefícios”, pontuou ele.

Eleições 2014: Candidata Marina Silva surpreende debate realizado pela Band Foto: Miguel Schincariol/AFP

Na noite de ontem (26), foi promovido na Band o primeiro debate entre os candidatos à presidência. A candidata Marina Silva (PSB) surpreendeu pela atuação mais incisiva. Para o especialista em pesquisa eleitoral e marketing político, Sidney Kuntz, a candidata mostrou que está preparada para o embate eleitoral. Segundo Kuntz, Aécio Neves (PSDB), também teve bom desempenho. Neves estava seguro e seguiu a linha de criticar a adversária Dilma Rousseff (PT), e levantar questionamentos sobre a nova concorrente, Marina Silva. Para o especialista, dos três candidatos, quem mais perdeu no debate foi a candidata petista, que demonstrou nervosismo e pareceu não estar muito à vontade.

Eleições 2014: Carro em campanha por Paulo Souto é apedrejado em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Muito conhecido em Brumado por estar sempre nas ruas e na rótula da BA-262 vendendo máquinas e mapas rodoviários, um aposentado teve o carro apedrejado na madrugada desta quarta-feira (27). O veículo também está sendo utilizado para propaganda volante em campanha pela candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo do estado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o carro estava estacionado em frente à casa do proprietário na Avenida Coronel Santos, portão de entrada da BA-262 no município. Na delegacia, o aposentado declarou que dois homens em uma motocicleta foram vistos por volta de 4h da madrugada próximo ao veículo. Em seguida, segundo ele, passou um carro branco em alta velocidade na via. “Logo que eu ouvi saí pra ver o que estava acontecendo e me deparei com o vidro da janela traseira quebrado e uma paralelepípedo dentro do carro”, contou o aposentando à nossa reportagem.

Brumado: Vem aí a Copa Mineiro 2014

Entre os dias 12 e 14 de setembro, será realizada em Brumado a Copa Mineiro 2014. O evento acontece nos Ginásios Esportivos Antônio Alves Ribeiro e Antônio Imbassay. Além de Brumado, mais dez cidades vão participar da competição. São elas: Aracatu, Barra do Choça, Barra da Estiva, Caetité, Guanambi, Iramaia, Malhada de Pedras, Palmas do Monte Alto, Tanhaçu e Vitória da Conquista. Durante a Copa, haverá jogos de voleibol, basquete, futsal e handebol. O evento é realizado pela prefeitura do município de Brumado.

Prefeitura de Brumado lançará edital para concurso público em 2015 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O assunto ainda está sendo estudado pela administração municipal, mas o site Brumado Notícias conseguiu apurar informações em primeira mão de que a prefeitura de Brumado lançará em 2015 edital de concurso público para provimento de vagas em diversas áreas. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) estaria fazendo um levantamento de todo processo seletivo com a assessoria jurídica para determinar o quantitativo de vagas e quais setores seriam atendidos através do concurso.

Pindaí: Prefeita é multada após gastar R$ 500 mil em locação de carros Foto: Tribuna Popular de Guanambi

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) puniu a prefeita do município de Pindaí, Rosa Madalena Prado (PSDB), por gastar mais de R$ 500 mil na locação de veículos. A gestora foi multada em R$ 5 mil. Além disso, o conselheiro relator do caso, José Alfredo Dias determinou a extinção do contrato e a realização de licitação para o aluguel de veículos. A relatoria comprovou que a prefeita burlou os procedimentos de licitação contratando por R$ 530 mil a Castro & Filho, empresa prestadora de serviços de locação veicular.

Confira o resumo da última sessão da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão foi aberta pelo presidente Alessandro Lôbo e Silva (PSL), que cumprimentou a todos os presentes solicitando em seguida que o secretário da mesa diretora fizesse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade. Dando prosseguimento a sessão o presidente solicitou a leitura do material do pequeno e grande expediente, quando constaram:


(EM APRESENTAÇÃO)


PROJETO DE LEI N° 025/2014 
que - “Retifica o nome da Secretaria Estadual competente para a construção do Conjunto Penal, e dá outras providencias.”


AUTORIA: PODER EXECUTIVO


(EM PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO)


PROJETO DE LEI N° 022/2014 – “
Dispõe sobre atualização das Tabelas de Vencimentos dos Profissionais do Magistério, na forma adiante definida, e dá outras providências.”

AUTORIA: PODER EXECUTIVO


PROJETO DE LEI SUBSTITUTO N° 023/2014 ­– “
Reformula a formatação da desprecarização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Endemias e o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2º da Emenda Constitucional nº 51 de 14 de fevereiro de 2006, no Município de Brumado, e dá outras providencias” que substitui o Projeto de Lei n° 006/2014.


AUTORIA: PODER EXECUTIVO


PROJETO DE LEI N° 024/2014 ­– “
Dispõe sobre a atualização das tabelas de Vencimentos dos servidores municipais, na forma adiante definida e dá outras providencias.”


AUTORIA: PODER EXECUTIVO


(EM ÚNICA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO)


PROJETO DE RESULUÇÃO N° 003/2014
 – “Dispõe sobre a denominação do anexo da Casa Legislativa do Poder Legislativo brumadense.”


AUTORIA: VEREADORA HELIANE BONFIM MOURA VASCONCELOS


INDICAÇÃO N° 158/2014


AUTORIA: VEREADOR MANOEL ROMAR PEREIRA


O Vereador Manoel Romar Pereira, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência, INDICAR ao Exmº. Sr. Prefeito Municipal, AGUIBERTO LIMA DIAS, Juntamente com a secretaria de Infra estrutura, o calçamento da Rua Almerindo Souza Lobo no Bairro Feliciano Pereira Santos.


INDICAÇÃO N° 159/2014


AUTORIA: VEREADOR MANOEL ROMAR PEREIRA

O Vereador Manoel Romar, com assento nesta Casa Legislativa, vêm nos termos regimentais, através desta Presidência, INDICAR ao Exmº Sr. Prefeito Municipal AGUIBERTO LIMA DIAS, juntamente com o secretário da infraestrutura, André Cardoso, a construção de muros de proteção para central de abastecimento d’agua de Umburanas, distrito de Brumado.

INDICAÇÃO N° 160/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ DA SILVA SANTOS ( SANTINHO )


O VEREADOR JOSÉ DA SILVA SANTOS ( SANTINHO ) – PTC, COM ASSENTO NESTA CASA LEGISLATIVA, VEM NOS TERMOS REGIMENTAIS, ATRAVÉS DESTA PRESIDÊNCIA, INDICAR COM URGÊNCIA AO EXMº SR PREFEITO MUNICIPAL AGUIBERTO LIMA DIAS, A NECESSIDADE DE REDE DE ESGOTO E PAVIMENTAÇÃO NO BAIRRO CENTENÁRIO NESTE MUNICÍPIO. NAS SEGUINTES RUAS: RUA HIDELBRANDO GAMA, RUA MARIA CAIRES GAMA, IDALINA ROSA GAMA, ALCEBÍADES FRANCISCO GAMA E RUA PROTÉCIO GAMA.


A palavra foi franqueada aos Vereadores para que pudessem fazer considerações a respeito do material do grande expediente. Fizeram uso:


Alessandro Lôbo
 – Fala sobre os dois projetos que tramitam na Casa. Destaca o que prevê a desprecarização dos ACES e ACS e diz que sempre lutou por essa conquista para os agentes e que tem certeza que será aprovado. Ressalta que podem contar com sua colaboração sempre que precisarem. Parabeniza os vereadores Santinho e Romar pelas indicações.


Weliton Lopes
-Comenta sobre o material de expediente e diz que irá se abster da indicação do vereador Santinho. Faz comentários sobre o projeto dos ACS e diz que depois de muito tempo os mesmo tem o pedido atendido. Fala que reajuste sempre vota favorável, mas que é necessário se discutir com os professores e com os vereadores. Observa que o projeto não pode ser enviado para a câmara sem ser discutido. Fala que a data base precisa ser respeitada por ser um direito do trabalhador. Considera uma inabilidade do gestor encaminhar projeto sem negociar com os professores. Fala que seu mandato não irá usurpar esse direito do trabalhador.


Édio Pereira
 – Comenta sobre o projeto dos ACS e diz que votará a favor por ter entendimento entre as partes. Ratifica o discurso do vereador Weliton Lopes e diz que somente na semana passada aconteceu uma reunião com os professores. Fala que a data base é direito constitucional. Destaca que se o projeto não for retirado da pauta a bancada irá obstruir para que de tempo de negociação e valorização dos professores.


Castilho Viana
 – Faz comentários sobre os projetos e ressalta que os agentes solicitavam há muito tempo o reajuste e desprecarização e com o projeto terão esse benefício. Acredita que todos votarão a favor. Fala sobre o reajuste dos professores e diz que entende que é uma luta que a cada ano a Casa enfrenta para dar melhores condições para a categoria. Fala que irá aguardar a discussão e diz que é mais prudente para que se chegue a um consenso. Fala que concorda com o vereador Weliton com relação à indicação que solicita esgotamento sanitário. Fala que a Embasa precisa assumir sua responsabilidade.


José Ribeiro Neves
 – Fala que os ACS enfim podem celebrar uma conquista. Fala que essas pessoas que trabalham de sol a sol ainda precisam ser mais reconhecidos. Se junta ao vereador Weliton quanto ao projeto dos professores.


Agno Meira
 – Fala que tem certeza que o reajuste foi fruto da união da categoria. Destaca o trabalho do Sindicato da Classe. Informa que ouve o compromisso do secretário de saúde de pagar o piso nacional retroativo ao mês de julho assim como foi tratado com a categoria. Parabeniza os vereadores Santinho e Romar pelas indicações. Fala sobre o projeto dos servidores da Prefeitura e dos professores.


Liu Vasconcelos
 – Fala que os vereadores estarão sempre ao lado daqueles que lutam e parabeniza os ACS. Comenta sobre o projeto dos professores e diz que o prefeito será sensível e saberá valorizar a classe. Fala sobre o projeto de resolução que teve tanta discussão e diz que solicitou que colocasse o nome por ser um antigo vereador. Fala que é um projeto que colocará o nome do anexo que só existia de boca. Parabeniza Romar e Santinho pelas indicações.


Romar Pereira
 – Fala sobre as indicações. Pede atenção ao secretário municipal de infraestrutura. Coloca o gabinete a disposição dos ACS.


Santinho
 – Parabeniza o prefeito por estar sempre atento as solicitações das categorias. Parabeniza os ACS pela conquista. Comenta sobre o reajuste dos servidores.  Fala que o vereador não tem o poder de mudar números e só podem votar depois que o projeto for encaminhado. Fala sobre a indicação da sua autoria e destaca que é uma dificuldade para o município o esgotamento sanitário. Destaca que não pode deixar de solicitar em virtude da população necessitar deste benefício.


Catoze
 – Fala sobre as indicações e destaca que todas têm como propósito principal a melhoria da qualidade de vida da população.


José Carlos de Jonas
 – Parabeniza os ACS que tem coragem e merecem que lutem por eles. Destaca os projetos de reajuste dos servidores e professores municipais.


Considerações finais
 

Édio da Silva – Fala que houve coerência em retirar o projeto para ser discutido pela categoria. Comenta que solicitaraá a revitalização da Rua Nazaré no bairro Dr. Juracy. Fala que visitou Rua e foi questionado por vários moradores solicitando esta obra. Fala que já foram liberados 1milhão e cento e vinte mil da obra do estádio. Informa que no mês de dezembro a obra deverá ser entregue. Apoio incondicional do deputado Daniel Almeida. Fala que irá procurar o secretário de esporte para solicitar apoio aos jogadores em campeonatos fora do município, pois atualmente só tem disponibilizado o transporte. Fala que os outros municípios bancam suas seleções e nada mais justo que Brumado também faça isso pelos que representam o município nos eventos esportivos. Informa que as obras da Cesta do Povo deverão ser entregue no dia 05 de setembro, também emenda do deputado Daniel Almeida. Fala que é uma grande obra. Comenta sobre a questão da poluição na Vila Presidente Vargas e diz que seria necessário realizar uma visita no local para solicitar providências urgentes.


José Carlos de Jonas
 – Fala que iria solicitar a visita na Vila porque a situação está muito séria. Comenta que a empresa Magnesita está soltando uma fumaça amarela e diz que é tóxica. Comenta sobre o problema do cemitério da Vila e diz que não existe mais condição de continuar sem a ampliação. Fala que tem certeza que o prefeito irá desapropriar terra da empresa Magnesita para ampliar o cemitério.


José Ribeiro 
– Fala que o Ministério Público já se envolveu nessa questão e se faz necessário que a Casa também se envolva para que a população não seja mais prejudicada. Comenta também sobre o cemitério e se faz necessário encontrar meios para resolver esse problema.  Fala sobre cobranças que estão sendo feitas no distrito de Itaquarai e que há muito tempo as obras estão paradas. Fala que é preciso uma explicação. Comenta que o setor de trânsito informou que estará realizando a obra para beneficiar os moradores do Esconso conforme solicitação realizada por sua pessoa, assim como a construção do quebra-molas.  Solicitou a construção de redutores de velocidade nas saídas da cidade em razão do grande número de acidentes nessas vias. Fala que esteve na Secretaria de Planejamento para falar sobre a quadra com cobertura que será construída no bairro das esmeraldas. Fala que espera que seja construída em breve.


Castilho Viana
 – Fala sobre as condições da estrada de Sussuarana e relata que a obra prometida não foi realizada e está intransitável se tornou um problema de segurança pública. Solicita a Iluminação da praça Rui Barbosa.


Romar Pereira
 – Fala sobre a limpeza pública e solicita ao prefeito que de mais espaço para o proprietário da empresa Lig-Lixo. Fala que esteve em Cristalândia e o lixo estava em demasia .


Catoze
 – Fala que nesta sexta-feira começou a obra de abastecimento de água de Pompéia. Parabeniza Santinho pela solicitação de esgoto. Passa o tempo para José Carlos de Jonas – Fala sobre a indicação que solicita melhorias nas estradas e diz que em Itaquarai a maquina já esta na localidade para fazer patrolamento. Fala que já conversou com o prefeito. Fala sobre a estrada de Sussuarana e diz que apenas um trecho precisa ser feito e diz que os colegas esqueceram-se das obras realizadas. Fala que precisa entender porque os vereadores da situação criticam tanto o governo do Estado.


Liu Vasconcelos
 – Fala que fez visitas em comunidades rurais. Solicitaram estradas que interligam regiões. Fala sobre estrada de Ubiraçaba e solicita ao setor responsável que retire o poste que fica no meio da estrada. Fala que a estrada de Arrecife necessita urgentemente passar a máquina. Comenta sobre a necessidade de reforma das praças. Solicita esgotamento sanitário e pede ao gestor que veja com bons olhos essa solicitação. Fala que não se pode esperar do governo do Estado.


Weliton Lopes
 – Comenta sobre a poluição da empresa Magnesita na Vila. Fala que a empresa não tem consideração com a população brumadense e em todos os anos que está em Brumado não tem história de participação social. Fala que está retirando minério e deixando buraco e quando perder qualidade irá embora. Fala que a INB realiza ações em diversas áreas na cidade. Fala que está criticando a falta de ação estatal na estrada de Sussuarana. Fala que gostaria de convidar o vereador José Carlos de Jonas para passar na estrada porque parece que não conhece a realidade. Fala que é indefensável e reconhecer que a estrada está precária e intransitável.


Não havendo mais nenhum vereador que desejasse fazer uso da palavra o presidente encerrou a sessão convocando outra para a próxima segunda-feira, 01 de setembro de 2014.

CONTINUE LENDO
Fies: Medida provisória garante R$ 5,4 bilhões de crédito

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) receberá um crédito extraordinário no valor de R$ 5,4 bilhões autorizado em medida provisória publicada hoje (26) no Diário Oficial da União. A medida visa reforçar os créditos destinados à concessão de financiamento estudantil no Orçamento da União deste ano. Os recursos poderão ser utilizados para concessão de financiamentos estudantis em todo o país.  

Fumo pode ser proibido em espaços esportivos e parquinhos

Projeto de Lei do Senado (PLS) 344/2013 prevê a proibição do fumo em parques infantis, estádios e ginásios. De autoria do senador Paulo Davim (PV-RN), o projeto amplia o rol de restrições da Lei Antifumo (Lei 9.294/1996), proibindo o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos semelhantes em parques infantis e espaços usados para a prática desportiva profissional ou amadora, sejam eles abertos ou fechados. A finalidade da proposta é impedir que crianças sejam expostas ao fumo em locais que costumam frequentar. O PL está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O relator na CE, Cyro Miranda (PSDB-GO), apresentou parecer favorável ao projeto. Além da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o projeto também será apreciado pelas Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Assuntos Sociais (CAS), onde passará por votação final, antes de seguir para a Câmara dos Deputados. 

Ibope: Dilma tem 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%; Marina venceria Dilma no 2º turno

A primeira pesquisa Ibope após a entrada de Marina Silva na corrida presidencial pelo PSB traz a candidata com 29% das intenções de voto, 10% à frente de Aécio Neves (PSDB) e seus 19% e apenas 5% da primeira colocada, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, que aparece como opção para 34% dos 2.506 eleitores pesquisados. O certame traz ainda o candidato Pastor Everaldo (PSC) com 1% dos votos e os demais candidatos não chegaram a 1% individualmente. Para 7% dos eleitores, existe a perspectiva de anular ou votar em branco e 8% estão indecisos. Com a soma dos percentuais dos candidatos frente ao percentual da presidente Dilma, o cenário de segundo turno é cada vez mais palpável. A pesquisa encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra ainda um cenário de segundo turno favorável à Marina contra a presidente Dilma e também contra Aécio. Na simulação contra a petista, a candidata do PSB apresenta 45% das intenções de voto, enquanto Dilma fica com 36% das opções dos eleitores pesquisados. Num segundo turno entre Dilma e Aécio Neves, a petista fica à frente, com 41% das intenções de voto e o tucano aparece com 35%. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, em 175 municípios de todas as regiões do Brasil, com o registro nº BR 000428/2014. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

CONTINUE LENDO
Tanhaçu: Quatro presos fogem da delegacia Foto: Divulgação/Polícia Civil

Quatro detentos fugiram da delegacia de Tanhaçu, no sudoeste baiano, na madrugada desta terça-feira (26). De acordo com o delegado da cidade, Alex Wendel, os fugitivos respondem a crimes de estupro de vulnerável, homicídio, furto e tráfico de drogas, portanto, são considerados de alta periculosidade. A polícia de Tanhaçu não informou como ocorreu a fuga dos detentos, mas realiza rondas por toda a cidade na tentativa de recapturar os meliantes. Até o momento, na há pistas dos foragidos.

Poções: Batida entre 6 veículos deixa dois mortos e seis feridos Foto: Adelson Meira/Portal Poções

A batida entre seis veículos deixou duas pessoas mortas e seis feridos na tarde desta terça-feira (26), no km 767 da BR-116, próximo à cidade de Poções, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu duas carretas, um caminhão e três carros. Ainda segundo a polícia, o motorista de uma das carretas contou que perdeu o controle do veículo, após o volante travar. Com isso, ele invadiu a pista contrária e colidiu com os demais veículos que seguiam pela rodovia. O motorista também ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, assim como os outros cinco feridos. As vítimas fatais não chegaram a receber atendimento, pois morreram no local. Com a batida, alguns veículos incendiaram e o Corpo de Bombeiros precisou ser chamado para conter as chamas. Por conta do incêndio, a PRF informa que podem ter mais pessoas mortas, mas a confirmação só poderá ser feita apenas após o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As informações são do G1.

Caetité: Secretaria de Educação é arrombada Foto: Divulgação/Polícia Civil

Por volta das 17h30 de ontem (25), elementos arrombaram e roubaram o prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Caetité, no sudoeste baiano. De acordo com informações da polícia, o vigia percebeu a ação e acionou a polícia. As investigações mostram que os criminosos quebraram uma vidraça do prédio e arrombaram três salas. O local ficou bastante revirado e os bandidos roubaram alguns produtos de informática da secretaria. 

Caetité: Secretaria de Educação é arrombada Foto: Divulgação/Polícia Civil

Após investigação, os autores do crime - cinco menores – foram apreendidos. Com eles foram encontrados os objetos subtraídos da repartição pública, entre os quais um notebook, calculadoras, mochilas, além de outros itens. Os menores foram ouvidos e liberados.

Arquivo