Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2014
Brumado: Dia do Bem-Fazer terá revitalização de bibliotecas e centros de educação

Funcionários da Construtora Camargo Corrêa e da InterCement celebrarão a sexta edição do Dia do Bem-Fazer na Bahia com ações ligadas à educação. O evento de voluntariado corporativo reúne todas as empresas do Grupo Camargo Corrêa. No próximo dia 24 de agosto, o município de Brumado contará com atividades de revitalização de espaços educacionais. Na ocasião, serão realizadas reformas estruturais em três instituições da cidade, as quais vão beneficiar diretamente 800 crianças e jovens. Entre as atividades realizadas pelos voluntários estão reformas e serviços de zeladoria na Creche Casulo Pequeno Polegar; a revitalização da biblioteca, brinquedoteca e do laboratório de Ciências da Escola Municipal Professora Maria Iranilde; e implantação e recuperação de sala de leitura, sala de música e biblioteca na Escola Municipal Professora Idalina Azevedo. As atividades estão em andamento desde julho, mas o ponto alto do evento será no domingo, quando serão apresentadas as melhorias as entidades e celebração com atividades lúdicas com as crianças. Em parceria com a Secretaria de Saúde, os jovens poderão fazer teste de glicemia, aferição de pressão e tabela de IMC. Já a Secretaria de Educação vai organizar um torneio de futebol de salão e um espaço para contar histórias.

HMN: Santinho faz indicação solicitando cadeiras adequadas para acompanhantes de paciente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sessão legislativa, o vereador José da Silva Santos (PTC), conhecido como Santinho, realizou proposição solicitando da administração municipal cadeiras adequadas para a acomodação dos acompanhantes dos pacientes do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Em sua justificativa, o parlamentar alegou que muitos pacientes, especialmente crianças e idosos, necessitam de acompanhantes durante período de internamento. Segundo ele, o hospital não oferece assentos confortáveis para essas pessoas. “Precisamos pensar no bem estar também dos acompanhantes dos pacientes, que por muitas vezes são obrigados a pernoitarem no hospital em simples cadeiras, tornando o momento ainda mais doloroso. Depois de verificar muitas situações deste tipo decidi solicitar da administração municipal a aquisição de assentos adequados. Tenho certeza de que o gestor será sensível ao nosso pleito”, destacou o vereador.   

Tancredo Neves: Helicóptero com Rui Costa faz pouso forçado em campo de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O helicóptero que levava o candidato do PT ao governo baiano, Rui Costa, precisou realizar um pouso forçado, na manhã da última quinta-feira, 21, em campo de futebol que fica numa fazenda a cinco quilômetros da cidade de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia. O petista se dirigia de Salvador para a cidade de Jequié, onde gravaria programas para o horário eleitoral. O pouso forçado precisou ser feito por conta do mau tempo - apenas Rui Costa e o piloto estavam no helicóptero. Segundo a assessoria do candidato ao governo, os dois passageiros ficaram bem, e Rui aproveitou a parada inesperada para falar do programa de governo a alguns habitantes da cidade. O incidente envolvendo o candidato atrasou em pelo menos três horas a sua agenda de ontem, que tinha previsto caravanas no município de Almadina e depois comício na cidade de Ibicaraí. O candidato petista e o piloto precisaram ir para Ilhéus para reabastecer a aeronave. Somente depois seguiram para Jequié onde foram realizadas as gravações para o programa eleitoral. As informações são do Jornal A Tarde.

Brumado: R$ 1 milhão é estimado para obras de desassoreamento do Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Procurado mais uma vez pela reportagem do site Brumado Notícias para tratar do acúmulo de terra, mato e lixo no leito do Rio Antônio, no perímetro urbano, em Brumado, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Frederico Neves, declarou que, por conta das eleições e do alto custo, não há previsão para realização do desassoreamento do rio ainda este ano. Quanto às medidas preventivas de proteção dos moradores ribeirinhos caso ocorra uma nova enchente, assim como aconteceu no final de 2013, Neves disse que está sendo elaborado um projeto orçamentário em busca de recursos federais. “Estamos trabalhando na elaboração de um projeto junto com a secretaria de infraestrutura e planejamento para ser encaminhado à esfera federal, cujos recursos podem estar no Ministério da Integração Nacional ou no Ministério das Cidades”, afirmou. Recentemente, o secretário participou de um curso que debateu os meios de conquistar recursos federais para a defesa civil. Embora ainda esteja sendo elaborado o projeto, Neves estima que a obras de desassoreamento do rio fiquem em torno de R$ 1 milhão. Para os moradores ribeirinhos, a notícia da falta de previsão para início das obras não é boa, pois, caso haja uma nova enchente no período da chuvas, os mesmos voltarão a ser desabrigados.

Lídice defende internet banda larga para toda a Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A candidata ao governo da Bahia pelo PSB, Lídice da Mata, defendeu nesta quinta-feira (21) o estímulo a pequenas e médias empresas provedoras de internet para que levem o serviço de banda larga a todo o estado. Em debate com empresários da área, ela afirmou que há locais em que as grandes companhias de telecomunicações não vão por não haver interesse comercial. Para Lídice, o acesso à banda larga é um pré-requisito essencial para colocar em prática o programa de desenvolvimento econômico e social proposto pela legenda. “Para nosso programa de educação, por exemplo, é indispensável o acesso à internet de qualidade em todo o Estado. Fui a primeira prefeita do país a colocar internet nas escolas públicas. Infelizmente, hoje, vinte anos depois, só 39% das escolas públicas na Bahia têm internet. Nossa proposta para melhorar a qualidade da educação contempla também a inclusão digital”, defendeu a postulante. A socialista disse ter compromisso com o estímulo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia com inovação, como startups baianas que apostem na inovação para resolver problemas locais, e afirmou que a internet é fundamental não só para a educação, mas também para áreas como segurança e saúde. “Na saúde, o prontuário médico de cada paciente do SUS deverá ficar disponível online num sistema em que o médico do hospital de alta complexidade saiba num clique todo o histórico do paciente pelo relato do médico do posto de saúde do bairro. Isso só funciona de verdade se tivermos internet em cada canto da Bahia”, completou.

Creas Chico Xavier encerra curso de pintura em Brumado Foto: Divulgação

Oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, por intermédio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Chico Xavier, o curso de pintura a óleo sobre tela foi encerrado no último dia 18. Com carga horária de 120 horas, o curso visa contribuir para ampliação das habilidades dos adolescentes. Os participantes avaliaram positivamente a atividade.

Eleições 2014: Vítor Bonfim e Erivelton Santana inauguram comitê em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vítor Bonfim (PDT) e Erivelton Santana (PSC), candidatos a deputados estadual e federal, respectivamente, estiveram em Brumado na noite da última quinta-feira (21) para o lançamento oficial de suas candidaturas. Na oportunidade, o comitê de campanha de ambos no município foi inaugurado. Os candidatos, que têm o apoio do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), promoveram uma caminhada, percorrendo parte do Bairro das Flores até a base de campanha. 

Eleições 2014: Vítor Bonfim e Erivelton Santana inauguram comitê em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além da presença do gestor municipal, os candidatos também contaram com o apoio de vereadores e lideranças políticas da região. Erivelton tenta a reeleição para manter sua cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília; já Vitor Bonfim tenta pela primeira vez ingressar na Casa Legislativa baiana. O prefeito de Malhada de Pedras, Valdeci Alves Bezerra (PT), o Ceará, também prestigiou o evento.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Eleições 2014: Gilson Dias inaugura comitê de campanha em Caraíbas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta sexta-feira (22), em Caraíbas, no sudoeste baiano, será realizada a inauguração do comitê de campanha do candidato a deputado estadual, Gilson Dias (PV). A concentração do evento terá início na Praça Aderbal Dias. Do local, a comitiva seguirá em caminhada até o comitê. Já confirmaram presença na cerimônia o vice-presidente nacional do PV, Edson Duarte, o presidente estadual do PV e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, e o candidato a deputado federal Ivanílson Gomes.

Planos de saúde e governo contestam pesquisa sobre saúde no Brasil Foto: Reprodução

O governo e representantes da saúde privada contestaram os resultados da pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), sobre a saúde no país. Segundo o levantamento, 93% dos brasileiros consideram os serviços públicos e privados de saúde no país regulares, ruins ou péssimos. Em nota, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa as principais operadoras de saúde do país, considera que o resultado da pesquisa contraria o cenário apontado por indicadores do próprio órgão regulador do mercado e do Procon-SP. O Ministério da Saúde também questiona a pesquisa. O órgão divulgou uma nota de repúdio ao estudo, argumentando que o levantamento foi feito de maneira tendenciosa e distorcida e se referindo aos dados como um desserviço ao SUS. O CFM, por sua vez, divulgou uma nota de esclarecimento em que ressalta que os resultados da pesquisa expressam a percepção dos brasileiros sobre o tema e que os dados foram coletados e analisados por uma das instituições mais reconhecidas do país.

MEC empossa João Salles como novo reitor da UFBA Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (21), o professor João Carlos Salles Pires da Silva foi empossado novo reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A posse aconteceu durante cerimônia realizada no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, às 11h. A solenidade foi presidida pelo ministro José Henrique Paim Fernandes. Na ocasião, estiveram presentes a ex-reitora Dora Leal Rosa e o atual vice-reitor, Paulo Miguez. Ainda não foi definida a data para a transmissão do cargo em Salvador. Professor de Filosofia, João Carlos Salles teve o maior número de votos na consulta pública para escolher o novo reitor. Ele vai comandar a UFBA entre 2014 e 2018.

Brumado: Loja maçônica realiza seminário no intuito de conscientizar sobre a importância do voto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os palestrantes Paulo César Borges Martins e José Manoel de Castro Júnior estiveram na Câmara de Vereadores de Brumado, na noite da última quarta-feira (20). Em audiência promovida pela Loja Maçônica Manoel Joaquim dos Santos Carvalho, eles abordaram o tema “Voto Não Preço, Tem Consequência”. Segundo os organizadores do evento, o objetivo é ampliar a conscientização da população quanto à qualidade e responsabilidade do voto. O debate lotou a plenária da casa legislativa, onde também estiveram presentes representantes de instituições locais. Para o Venerável Mestre Wladimir Pereira Neves, a audiência foi bem sucedida no que tange à informação e formação de opinião do eleitorado. “O nosso Brasil está precisando de pessoas pensantes, que buscam o bem comum a longo prazo e temos a democracia como essa ferramenta que precisamos utilizar com mais destreza através do voto certo na escolha dos nossos representantes”, ressaltou em entrevista ao site Brumado Notícias. Os organizadores do evento entraram em contato com a mesa diretora da câmara a fim de fazer a doação da faixa para que a mesma continue fixada na bancada diretora da plenária durante o período eleitoral.

Sábado tem lançamento na Moto Estrada Suzuki em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para os amantes das duas rodas que gostam de motos robustas e de altas cilindradas, no próximo sábado (23), a Moto Estrada Suzuki vai realizar o lançamento de duas motocicletas Suzuki em Brumado. O evento de lançamento começa às 11h. A Moto Estrada Suzuki fica localizada na Avenida Centenário, 270. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-3030.

Brumado: SEMEC suspende aulas noturnas em escola onde aluno foi assassinado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A conversa foi longa entre o corpo docente do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) e a secretária de Educação do Município de Brumado (SEMEC), Acácia Gondim, na noite da ultima quarta-feira (20) - 24 horas após a morte do aluno Calos Vicente na porta da unidade escolar. Durante o dia, a SEMEC manteve as aulas na unidade, gerando protestos dos alunos, que se manifestaram nas redes sociais. O site Brumado Noticias apurou que houve um debate acalorado entre os professores e funcionários da escola, que expuseram medo diante do atual momento em que vive a unidade em razão da falta de segurança exposta com o acontecimento. Após os debates, ficou decidido pela suspensão das aulas noturnas até a próxima segunda-feira (25). Um aviso foi colado em cima do cartaz de luto fixado no portão de entrada da escola.

A Bahia teve um aumento da arrecadação fiscal de 149% nos últimos cinco anos, aponta o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz). Isso aconteceu por conta da implantação da Lei 11.470/2009, que trata da atuação dos auditores fiscais e dos agentes de tributos do estado. Os primeiros passaram a fiscalizar, exclusivamente, as empresas de grande e médio porte, enquanto que os demais ficaram com a atribuição de fiscalizar as empresas impactadas pelo Simples Nacional e no Trânsito de Mercadorias. “A redefinição de atribuições interferiu positivamente no âmbito da fiscalização de tributos do Estado. Houve um crescimento expressivo na cobrança dos créditos tributários, e consequentemente na ampliação do ingresso de recursos do Governo do Estado, em todos os segmentos da Fazenda”, ressalta Rubens Santiago, diretor de comunicação do Sindsefaz. A categoria deve discutir o tema juntamente com o ministro aposentado do Superior Tribunal Federal, Carlos Velloso, no Seminário “Por um Estado justo, que faça o povo avançar nas conquistas”, nesta sexta-feira (21). Ainda participa do evento o jornalista Paulo Henrique Amorim, falando sobre “Perspetivas da economia e da política nacional”. As informações são do Bahia Notícias.

Projeto que muda nome do anexo do legislativo brumadense é aprovado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um projeto de autoria da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) propôs a mudança de nome do anexo da Câmara de Vereadores de Brumado para "Anexo do Legislativo Brumadense Vereador Nilton Lima Vasconcelos". Os demais parlamentares aprovaram a proposta e as providências para mudança do nome já estão sendo tomadas. Em sua justificativa, a vereadora falou sobre a importância de Nilton Vasconcelos, que foi eleito vereador na primeira eleição que ocorreu no município. “Foi um exemplo de cidadão respeitoso, chefe de família e de político”, salientou a parlamentar. Nilton faleceu em Salvador, vítima de um infarto fulminante, no último dia 23 de julho de 2014. No projeto anterior, o nome proposto para denominação do anexo foi o de Marlito Lacerda. Porém, o Ministério Público proíbe a utilização de nomes de pessoas vivas para nomenclatura de bem público e, por isso, o projeto foi alterado.

Especialistas afirmam que conta de luz pode ficar até 25% mais cara em 2015 Foto: Reprodução

Segundo especialistas do jornal Correio, a partir de abril do próximo ano, as contas de luz podem encarecer entre 20% e 25% no estado. A alta deve prosseguir até 2020 de acordo com a previsão. Os cálculos não somente contam com a perspectiva de anúncio do governo federal sobre o reajuste anual da tarifa da Coelba, mas também se baseiam nos gastos que as empresas elétricas têm tido com a geração de energia a partir das usinas térmicas. Estas são utilizadas nos últimos dois anos para compensar o nível baixo nos reservatórios das hidrelétricas

Custo de produção da indústria no Brasil é 23% maior que nos EUA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um estudo americano concluiu que o custo de produção no Brasil é 23% mais caro que nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, em dez anos, de 2004 a 2014, o custo aumentou 26% em relação ao dos EUA - o país perdeu competitividade por conta do aumento de salários pagos na indústria sem acompanhar uma alta da produtividade dos brasileiros. Ainda segundo a pesquisa, países como China, Índia, México e Rússia conseguem ter uma produção consideravelmente menos onerosa quando comparados ao Brasil. São considerados os fatores “salários da indústria”, “produtividade do trabalho”, “custo de energia” e “taxa de câmbio” para realizar o levantamento. Burocracia excessiva, falta de infraestrutura e falta de mão de obra qualificada também são apontados pelo grupo o motivo do alto dispêndio da indústria nacional.

Mais de 90% dos brasileiros estão insatisfeitos com saúde pública e privada

93% da população brasileira considera os serviços públicos e privados de saúde no país regulares, ruins ou péssimos de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, feita a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Paulista de Medicina (APM). Filas de espera, acesso aos serviços públicos e gestão de recursos são os principais problemas enfrentados no setor. O levantamento mostra que 87% dos brasileiros aponta a saúde como a área de maior importância - para 57%, o tema deve ser tratado como prioridade pelo governo federal. Os dados também revelam críticas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mais da metade dos entrevistados que buscaram atendimento na rede pública relataram ser difícil ou muito difícil conseguir o serviço pretendido, sobretudo cirurgias, atendimento domiciliar e procedimentos específicos como hemodiálise e quimioterapia. Em relação à qualidade dos serviços, 70% dos que buscaram o SUS disseram estar insatisfeitos e atribuíram avaliações que variam de regular a péssimo. A percepção mais negativa está relacionada ao atendimento nas urgências, emergências e em pronto-socorro. A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 10 de junho de 2014 e ouviu 2.418 homens e mulheres com idade mínima de 16 anos em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Polícia de Caetité prende três após assaltar e espancar idoso de 80 anos Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em Caetité, três elementos foram presos em flagrante após assaltar e espancar um idoso de 80 anos de idade na zona rural do município, na comunidade de Tanquinho. Segundo informações do Caetité Notícias, Mateus Alves Marques Correia, conhecido como Teteu, de 19 anos; Nivaldo Vilas Boas de Oliveira, de 21 anos; e João Batista Dantas da Silva, de 31 anos, foram localizados a partir de denúncia anônima na Fazenda Cangalha. Os três indivíduos são de alta periculosidade de acordo com a polícia. O trio procurava dinheiro, mas levaram do idoso uma TV de 20 polegadas. Na ação, os policiais civis recuperaram o televisor roubado, duas motos sem placas e documentos, peças de motos desmanchadas, uma pequena quantidade de maconha e armas brancas utilizadas no crime. Os acusados estão presos à disposição da justiça.

Polícia de Caetité prende três após assaltar e espancar idoso de 80 anos Foto: Divulgação/Polícia Civil
Caetité: Campeonato Baiano de Mountain Bike XCM será realizado na cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Realizado anualmente pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), o Campeonato Baiano de Mountain Bike XCM - Copa Alto Sertão será realizado em Caetité no próximo dia 31. A largada acontece na Praça da Catedral, às 08h. Nesta segunda edição do evento, o público estimado é de 200 participantes. Os vencedores receberão R$ 5.800 em prêmios. Os interessados já podem se inscrever através do site www.centraldacorrida.com.br/copaaltosertao2014. As vagas são limitadas. Vale lembrar que os atletas residentes nas regiões de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, além de seus respectivos distritos, terão condições especiais de inscrição mediante apresentação do comprovante de residência. O competidor deverá entregar 2 Kg de alimento não perecível na retirada do Kit Atleta, composto por ecobag, camisa em tecido tecnológico e squeeze, no dia 30, às 17h, em local a ser definido pela organização. Todos os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição local. Os parques eólicos da Renova Energia farão parte do circuito da competição. O campeonato é realizado pela ATP Run, com o apoio da Renova Energia e da prefeitura de Caetité.

Teste da linguinha será obrigatório no Brasil a partir de dezembro Foto: Reprodução

Até o final do ano, os hospitais do país devem se adequar para a realização do teste da linguinha em todos os bebês. Através do teste, é possível identificar problemas que podem resultar em dificuldades na fala, sucção, deglutição e mastigação. O exame pode verificar inclusive se há a necessidade de cirurgia para corrigir possíveis irregularidades no frênulo lingual - a estrutura que liga a parte inferior da língua à boca. De acordo com a Agência Brasil, sancionada em junho, a lei nº 13.002/14, de autoria do deputado Onofre Santo Agostini, obriga hospitais a fazerem o teste rotineiramente nos recém-nascidos. A criadora do exame, a fonoaudióloga Roberta Martinelli, diz que corrigir a língua presa já na maternidade pode evitar problemas sérios. “É uma das maiores causas de desmame precoce inicialmente. E, futuramente, é uma das maiores causas de problemas de fala”, explicou ela.

Brumado: Canalização que prejudicava fluxo é retirada do Riacho do Sapé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após inúmeras denúncias e reclamações de ambientalistas, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Brumado, entraram em contato com a empresa Magnesita para saber sobre uma canalização instalada na nascente Alegria, do Riacho do Sapé. O equipamento teria sido instalado dentro da área de preservação ambiental pertencente à empresa na Serra das Éguas. Segundo o Inema, a canalização e uma barraginha estavam interrompendo o fluxo natural do riacho e afetando diretamente a biodiversidade nativa da região. 

Brumado: Canalização que prejudicava fluxo é retirada do Riacho do Sapé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias acompanhou a ação do coordenador de fiscalização e licença ambiental, Dailton Meira, no momento em que foi encontrada a tubulação na nascente do riacho. Dailton esclareceu que a tubulação foi colocada por donos de propriedades localizadas na encosta dos morros, que se sentiam prejudicados com o barramento da Magnesita. Por causa disso, segundo Meira, eles teriam buscado meios de captar a água para suas propriedades. Com a advertência do Inema, a comporta da barraginha no leito do riacho será mantida aberta, favorecendo os moradores antes prejudicados nas encostas.

Lira Ceciliana Brumadense é contemplada com prêmio da Funarte Foto: Divulgação/PMB

Na manhã de ontem (20), o presidente da Lira Ceciliana Brumadense, Evilázio Nascimento dos Santos, o patrono, Lucílio Meira, e o vice-presidente, José Maria, estiveram na prefeitura municipal. Os representantes foram recebidos pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e pelo secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Miguel Lima Dias. A visita teve o objetivo de agradecer o apoio recebido e apresentar os instrumentos musicais com os quais o grupo foi contemplado em razão do prêmio “Funarte de Apoio a Banda de Música”. São 05 instrumentos: 01 Bombardino, 01 Saxofone tenor, 01 Saxofone Alto, 01 Trompete e 01 Trompa. A entrega dos instrumentos ocorreu no município de Cachoeira, na presença da coordenadora de bandas da Funarte, Rosana Lemos. O projeto da Fundação Nacional de Artes - Funarte/Centro da Música e do Ministério da Cultura atende aos conjuntos de sopro e percussão, tradicionalmente designados como “bandas de música”. O prêmio recebido pela Lira Ceciliana Brumadense se deve ao reconhecimento do trabalho desenvolvido junto à comunidade e em outros municípios.

Brumado: Pipa com cerol rompe cabo de energia e causa blecaute no Bairro Mercado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma equipe de eletrificação e manutenção de rede que presta serviços para a Coelba atendeu a um chamado de emergência na Travessa Manoel Lima, no Bairro Mercado, em Brumado, na tarde da última quarta-feira (20), por conta de um curto circuito e queda de energia na região. O incidente foi provocado por uma linha de pipa com cerol, que ficou presa aos cabos de transmissão de energia. Os garotos que soltavam a pipa tentaram puxar a linha e acabaram rompendo os cabos. O blecaute afetou pelo menos 60% dos domicílios no bairro. Populares viram o momento em que os meninos que soltavam a pipa tentaram tirá-la dos fios, causando o curto circuito. Um técnico disse ao site Brumado notícias que as crianças correram risco. “Por pouco não se registra uma tragédia, pois os garotos correram o risco de receberem toda a descarga elétrica da rede, já que ao segurar a linha eles serviram de terra”, declarou. 

Brumado: Pipa com cerol rompe cabo de energia e causa blecaute no Bairro Mercado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O problema foi resolvido em menos de 30 minutos e a energia foi restabelecida na localidade. O gestor do escritório regional da Coelba, Jadir Batista, afirmou que esse é o segundo acidente dessa natureza ocorrido esta semana no município - o outro foi registrado no domingo (17), na Rua Aureliano de Carvalho. No local, o incidente também ocasionou um blecaute na via, gerando prejuízos para os moradores da localidade e para a empresa que presta a manutenção. “Já falamos sobre o problema, e todos sabem dos riscos. Não estamos falando que a garotada não pode mais soltar pipa, mas que procurem locais seguros, longe das redes elétricas. Caso contrário, a diversão vai se transformar em uma grande tragédia e é isso que apelamos para que seja evitado”, alertou o gestor.

Brumado: Secretaria de Educação confirma a realização do Desfile de 07 de setembro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Neste ano, em Brumado, o desfile de 07 de Setembro terá como tema a “Escola Significativa: Acolhimento - Reconhecimento - Pertencimento”.  Segundo a Secretaria Municipal de Educação, que coordena o evento, a ideia central é conceber a escola como um espaço de significações para o aluno e, consequentemente, para a família. O desfile cívico acontecerá às 08h, com o hasteamento da bandeira na Praça Capitão Francisco de Souza Meira. Em seguida, acontece o desfile das escolas municipais (representadas pelas fanfarras), entidades, clubes, associações, igrejas e ONGs. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Polícia Rodoviária e o Tiro de Guerra 06/024 farão as suas respectivas apresentações saindo da Rua Coronel Paulino Chaves. Toda a comunidade brumadense está convidada para prestigiar as apresentações.

Arquivo