Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2014
Inadimplência com cheques em julho atinge maior nível desde 1991 Foto: Reprodução

De acordo com dados do Serasa Experian, o percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por falta de fundos ficou em 2,24% em julho - esse é o maior nível de inadimplência para o mês de julho desde o início da série histórica, em 1991. Comparativamente, em julho do ano passado, esse percentual foi de 2,03% e, em junho de 2014, o indicador chegou a 1,92%. Entre os estados, Roraima foi o que apresentou o maior percentual e liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros sete meses de 2014, com 12,13% de devoluções. Na contramão, está o Amazonas, com o menor percentual (1,15%). Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência com cheques revela a maior dificuldade que o brasileiro está tendo para honrar com seus compromissos financeiros no início deste segundo semestre do ano. "Estagnação da economia, juros elevados, inflação ainda em patamar desconfortável e enfraquecimento do mercado de trabalho são alguns dos elementos que contribuem para esta elevação", disse a Serasa ao G1.

Brumado: Estudante é assassinado em porta de escola municipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um estudante do Centro Municipal de Ensino Agamenon Santana - CMEAS foi assassinado na noite desta terça-feira (19) enquanto estava sentado na calçada, na porta da escola. Testemunhas relataram à polícia que dois homens armados passaram em uma moto e dispararam contra o adolescente Carlos Vicente, de 15 anos, fugindo em seguida. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os tiros causaram pânico entre os estudantes e funcionários da escola, que trancaram as portas do prédio e acionaram a polícia. Ao chegarem ao local, os soldados nada puderam fazer, pois o estudante já estava sem vida. 

Brumado: Estudante é assassinado em porta de escola municipal Foto: Reprodução/Facebook

O assassinato do aluno aconteceu em frente à escola, que fica ao lado da delegacia, ao fundo do hospital regional e próximo ao Fórum Dr. Duarte Moniz. A polícia acredita que o jovem era usuário de drogas e que sua morte foi um acerto de contas por dívidas com o tráfico. Com este, somam-se sete homicídios em Brumado neste ano. O corpo de Vicente foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

Brumado: Estudante é assassinado em porta de escola municipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Rui Costa afirma que PT encontrou a Bahia sucateada em 2007 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por meio de nota enviada à imprensa, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo do estado, Rui Costa, falou sobre as propostas de campanha e ressaltou que a Bahia só evoluiu após Jacques Wagner assumir o governo. Segundo o candidato, até 2007, o estado vivia em um processo de empobrecimento e de exclusão de milhões de pessoas. Para ele, a situação só começou a mudar a partir das ações empreendidas por Wagner. Por causa do governo do petista, Costa acredita que terá condições de promover avanços para todos os baianos. "Diferentemente de 2007, quando o governador encontrou o estado totalmente sucateado, terei condições de cumprir todo o projeto de governo", disse.

“Só entramos no intermunicipal para não sermos punidos”, diz técnico brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O que para muitos poderia ser considerado um resultado positivo, o empate em 1x1 jogando fora de casa na partida de estreia do Intermunicipal de Futebol, para Paulo Lima, o Paulinho, técnico da seleção brumadense, poderia ter sido melhor se não fosse os problemas fora de campo que prejudicaram o desempenho da seleção. O técnico desabafou sobre a crise do futebol local ao site Brumado Notícias. Ele falou sobre a morosidade nas obras de reforma do Estádio Gilberto Cardoso. “Cada ano dificulta ainda mais a nossa participação no Intermunicipal. Imaginávamos que esse ano seria diferente e poderíamos estar com mando de campo, mas não foi possível por conta das obras de reforma do nosso estádio. Estou vendo com muita tristeza a lerdeza do andamento das obras no Campo dos Prazeres, pois como amante do esporte só tenho a lamentar os anos de retrocesso em nosso futebol”, disparou o técnico. 

“Só entramos no intermunicipal para não sermos punidos”, diz técnico brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para ele, o município estava desmotivado, sem time para entrar no campeonato e só não ficou de fora da competição para não ser punido pela Federação Baiana de Futebol (FBF). “Não iríamos disputar o Intermunicipal esse ano, mas com isso ficaríamos três anos de fora da competição, então para não sermos punidos entramos no torneio. Nesse primeiro jogo, por exemplo, só tínhamos 11 atletas na delegação, e alguns jogadores nem se conheciam e nunca tinham jogado uma partida juntos. Ainda por cima o goleiro reserva assumiu o gol e o goleiro titular teve que jogar como atacante, pois tínhamos falta de um centroavante”, disse o comandante da seleção brumadense. 

“Só entramos no intermunicipal para não sermos punidos”, diz técnico brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Paulinho ainda declarou que o Secretário de Esportes, Miguel Lima Dias, não está apto para o cargo. “Temos um secretário de esportes que não gosta de esporte. Faz o papel dele porque colocaram ele lá, faz porque tem que fazer, mas é um cara que não acompanha o esporte, não vive o esporte como muitos desportistas vivem. Se esta pasta estivesse na mão de quem gosta e entende, o esporte em Brumado seria outro”. Sem um estádio próprio, a seleção brumadense está sem local para mando de campo, porém os dirigentes irão se reunir esta semana para decidir um município vizinho que possa recepcionar o time brumadense. Nesse ínterim, o técnico acredita que a seleção mandará seus jogos em Rio de Contas. Os dirigentes também debaterão a proposta de utilizarem o campo society da IBAR para os treinamentos do grupo.

Apostando em novatos, Dunga escala apenas 10 jogadores que disputaram a Copa de 2014 Foto: Reuters

Na convocação dos amistosos da seleção brasileira contra Colômbia e Equador, o treinador Dunga chamou apenas 10 remanescentes da última Copa do Mundo e resolveu apostar em novos atletas para o inicio de sua segunda passagem na equipe canarinho. Destaques na atual edição do Campeonato Brasileiro, a dupla de atletas Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, provenientes do Cruzeiro, terão a sua primeira oportunidade a frente da equipe nacional. Assim como eles, o corintiano Gil também foi convocado pela primeira vez, juntando-se ao seu companheiro de clube Elias, o meia Philippe Coutinho, o lateral Filipe Luis e o zagueiro Miranda, que já atuaram pelo Brasil. O goleiro Rafael e o defensor Marquinhos também retornam a equipe nesta nova convocação. Da Copa do Mundo, 10 atletas voltam a ser escalados pelo treinador. São eles: Jefferson, David Luiz, Maicon, Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Oscar, Hulk, Willian e Neymar. As ausências mais sentidas são as do meia Bernard, os volantes Hernanes e Paulinho, além do lateral Marcelo e o zagueiro Thiago Silva. O Brasil enfrenta Colômbia e Equador nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente. Ambos os jogos serão realizados nos Estados Unidos.

Brumado: Palestra sobre importância do voto acontece amanhã (20)

Amanhã (20), será realizada uma palestra sobre a importância do voto na Câmara de Vereadores de Brumado, às 20h. O evento faz parte da campanha “Não venda, Não troque, Não negocie. Voto não tem preço, tem consciência”, promovida pela Loja Maçônica Manoel Joaquim dos Santos Carvalho no município. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do voto em razão da proximidade das eleições de outubro. A palestra será ministrada por José Maurício Vasconcelos Coqueiro e Paulo César Martins. Toda a comunidade está convidada a participar do debate.

Eleições 2014: Vítor Bonfim e Erivelton Santana vão inaugurar comitê nesta quinta (21) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, Vítor Bonfim (PDT) e Erivelton Santana (PSC), irão inaugurar o comitê central de campanha nesta quinta-feira (21), em Brumado. Segundo informou a coordenação de campanha dos candidatos, a concentração acontecerá na Praça da rótula da Avenida João Paulo I, onde os candidatos, ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), vereadores e lideranças políticas, percorrerão em caminhada a Avenida Mestre Eufrásio, a Rua Sargento Antenor Santos, seguindo para o comitê, que fica localizado na Avenida Centenário, nas proximidades da loja da Cesta do Povo.

Aracatu: Marido esfaqueia esposa de 17 anos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma jovem de 17 anos foi esfaqueada pelo próprio marido na manhã de ontem (18), na comunidade de Serra Negra, zona rural da cidade de Aracatu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima teve de ser encaminhada às pressas para Vitória da Conquista em razão do agravamento do seu estado de saúde. A transferência para o Hospital de Base do município vizinho ocorreu depois de autorização da direção da unidade de saúde. O marido da jovem, acusado de tentativa de homicídio, está foragido e a polícia segue a sua procura. Familiares da vítima estão bastante alterados e ameaçando fazer justiça com as próprias mãos.

Brumado: Diretora da APAE usa tribuna da Câmara para falar da Semana Nacional do Excepcional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dorinalva da Silva Aragão, diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), falou ao site Brumado Notícias sobre a Semana Nacional do Excepcional. Ela esteve na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (18) para divulgar o evento. A diretora disse que durante a semana serão realizadas várias atividades na associação, entre as quais apresentações, visitas de escolas públicas e particulares, e grupos de capoeira. A Feira da Pechincha, que será realizada na Praça Coronel Zeca Leite, na sexta-feira (22), às 18h, também integra a programação da Semana Nacional do Excepcional. Para a diretora, o evento é mais uma oportunidade para a comunidade conhecer as instalações e o trabalho que é feito na entidade. Para fazer doações à APAE, é só ligar no número (77) 3441-4168 ou se dirigir diretamente à sede da instituição.

Brumado: Diretora da APAE usa tribuna da Câmara para falar da Semana Nacional do Excepcional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: APLB e professores estão insatisfeitos com reajuste salarial proposto pela prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Gilvan Moreira, diretor da APLB-Sindicato em Brumado, falou sobre o projeto de lei da prefeitura que concede 8% de reajuste salarial aos professores da rede municipal de ensino. Moreira explicou que o reajuste não foi negociado com o sindicato, apesar das tentativas da entidade. “Queremos respeito”, disse o diretor, reiterando que a categoria ainda está aberta à negociação. O sindicalista ainda afirmou que o reajuste é concedido por meio de verba pública e que, por isso mesmo, é preciso diálogo. “Temos de tratar a coisa pública com mais seriedade. Até então tudo está sendo feito de forma arbitrária”, avaliou ele. Segundo o diretor, o reajuste de 8% não segue o piso nacional da categoria, que, para ele, já é pouco diante da jornada de trabalho da categoria. “Não podemos ficar contentes e satisfeitos com esses números”, concluiu o sindicalista.

Brumado: TP Publicidade fará premiação dos destaques do ano em setembro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em setembro, a TP Publicidade realizará uma nova cerimônia de premiação dos destaques do ano, em Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Yraci de Souza Nascimento, representante da empresa, adiantou que a cerimônia acontece no dia 13 de setembro, no Clube Social de Brumado, onde os destaques do ano de 2014, entre comerciantes, empresários e personalidades, serão premiados. Há 18 anos, a empresa promove esse trabalho, não só no município, mas na região. Segundo Yraci, além da premiação, a divulgação do evento nos meios de comunicação oferece às empresas participantes um destaque ainda maior. A representante da TP Publicidade esclareceu que a pesquisa é feita através de questionários espalhados no comércio e em vários bairros da cidade. Neste ano, segundo ela, foram 750 questionários preenchidos.

Sindicato dos Bancários lança Campanha Salarial na próxima quarta-feira (20)

Amanhã (20), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região inicia a Campanha Salarial dos Bancários 2014, que esteve ano reivindica o reajuste salarial de 12,5%, além do fim das metas abusivas, combate ao assédio moral e ao adoecimento no trabalho, preservação do emprego e segurança nas agências. Durante o lançamento da campanha, o Sindicato estará presente nos bancos de Vitória da Conquista. O presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, afirma que este é um momento importante para conseguir avanços para a categoria. “Estaremos nas ruas pressionando os patrões por melhores salários e condições de trabalho. Contudo, a luta dos bancários não deve servir apenas para conseguir uma reposição salarial. Reivindicamos também a abertura de novos postos de trabalho, a redução das tarifas e dos juros e melhorias na infraestrutura das agências, para que os usuários do sistema financeiro possam ser atendidos com dignidade”, afirmou.

Banda Sem Limite da Bahia lança música nova; ouça Quero Mais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Banda Sem Limite da Bahia acaba de lançar no mercado o seu mais novo sucesso: a música “Quero Mais”. Com uma pegada romântica e ao mesmo tempo dançante e animada, a canção promete virar hit. Cheio de estilo, o vocalista Chris Pimenta vai fazer você dançar e se embalar ao som dessa nova música. Genuinamente baiana e recheada de sucessos, a Banda Sem Limite da Bahia compartilha o single com o público através do Sound Cloud. Clique aqui, ouça e confira se é ou não é bom demais.

Brumauto já dispõe da nova Saveiro; Volkswagen lança o novo Fox 2015 Foto: Alessandro Silva

Ontem (18), a Volkswagen apresentou ao mercado o Fox reestilizado e a versão com cabine dupla da picape Saveiro. Enquanto o hatch aposta em visual renovado e pacote tecnológico mais recheado, a picape quer acirrar a briga no segmento das médias oferecendo maior espaço para quem vai no banco de trás. O novo Fox terá quatro versões, que recebem diferentes opções de motores e câmbios. A principal novidade fica por conta da inédita transmissão manual de seis velocidades. Já a versão cabine dupla chega para complementar o restante da linha da Saveiro, que continua sendo vendida com cabine simples e estendida. Com a nova carroceria, a Volkswagen pretende oferecer "capacidade para acomodar cinco adultos confortavelmente”. Ainda essa semana a nova Saveiro cabine dupla estará disponível na Brumauto, que fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000. Brumauto, 45 anos realizando sonhos!

Brumauto já dispõe da nova Saveiro; Volkswagen lança o novo Fox 2015 Foto: Fábio Aro
Paramirim: Petistas e socialistas declaram apoio a Paulo Souto e Geddel Foto: Divulgação

Importantes lideranças políticas da Bacia do Paramirim aderiram à campanha do candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM). O ex-prefeito de Paramirim, Silvio Umberto (PSB), o ex-candidato a prefeito de Paramirim, Antônio Carlos (PT), além de diversas lideranças do partido, entre elas Luís Caires e Eutímio Brasil, foram até o comitê da coligação declarar apoio ao candidato ao governo e ao candidato ao Senado, Geddel Vieira Lima. O ex-prefeito de Paramirim se encontrou com Souto em Salvador para selar a aliança. No dia 24 deste mês, o candidato e Geddel estarão em Paramirim. Em entrevista ao site Bahia Já, o ex-candidato a prefeito de Paramirim, Antônio Carlos (PT), disse que não tem compromisso com candidato do governador Jaques Wagner. “O governador Jaques Wagner preferiu apoiar o nosso adversário do PSD em 2012, portanto não temos compromisso nenhum de prestar qualquer ajuda à eleição do candidato que ele impôs e que não está sendo aceito pela Bahia”, declarou o petista ao Blog do Glauber. 

Paramirim: Petistas e socialistas declaram apoio a Paulo Souto e Geddel Foto: Divulgação
Eleições 2014: Ivana Bastos inaugura comitê em Guanambi Foto: Divulgação

Cerca de mil pessoas prestigiaram a inauguração do comitê da candidata a deputada estadual, Ivana Bastos (PSD), na noite do último sábado (16), em Guanambi, no sudoeste baiano. Representantes políticos, amigos e apoiadores dos quatros quantos da região da Serra Geral marcaram presença no evento. Bastos agradeceu a todos e destacou que o sucesso do ato mostra que a região quer continuar no caminho do desenvolvimento. “Estas pessoas que aqui estão fazem parte de uma longa história de luta a favor do nosso povo e continuamos juntos para renovar o nosso compromisso com este trabalho que tem trazido tantos benefícios para nossa região”, pontuou.

Nova onda de assaltos começa a preocupar brumadenses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durou pouco a trégua nos assaltos em Brumado. Os populares imaginavam que com a morte de quatro assaltantes em confronto com a polícia há oito dias as ações criminosas no município iriam ser interrompidas por mais tempo. No entanto, desde a última sexta-feira (15) diversos assaltos e roubos de motos têm sido registrados na cidade. Mesmo com rondas e patrulhamento ostensivo da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da CIPE/Sudoeste, alguns assaltos voltam a ser noticiados, principalmente nos bairros periféricos. O que chama a atenção nos últimos roubos é que os bandidos estão atuando em zonas mais afastadas, possivelmente em razão de que a polícia levaria mais tempo para chegar a eles.

Atleta brumadense é destaque no Campeonato Baiano de Mountain Bike X CO 2014 Foto: Divulgação

Com o apoio da Secretaria de Esportes, o atleta brumadense Ígor Neto conquistou o segundo lugar, na categoria iniciante, no Campeonato Baiano de Mountain Bike X CO 2014. A segunda etapa da competição aconteceu no município de Ibotirama. O jovem desportista vem se destacando como uma revelação para o ciclismo baiano, pois, além premiação conquistada, está liderando o Campeonato Baiano de Ciclismo Speed. Na última segunda-feira (18), o atleta esteve no gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) para agradecer o apoio da prefeitura e mostrar o troféu. O gestor e o secretário Miguel Lima Dias parabenizaram o desportista.

Chiquinho Amorim marca presença no Festival de Música Popular de Ibotirama Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O músico instrumentista Chiquinho Amorim e a cantora Sílvia Melo conquistaram mais um prêmio durante o festival de Música Popular de Ibotirama. No evento, a dupla se apresentou com a canção “Por Onde o Rio Passa”, do compositor mineiro Zebeto Correa. Ao site Brumado Notícias, Chiquinho falou sobre o orgulho de representar a sua terra em eventos de música pelo Brasil. “Fico muito feliz em poder representar a minha cidade, Brumado, através da música. No FEMPI - Festival de Música Popular de Ibotirama, a música foi muito bem aceita pela população ribeirinha, que entoou os lindos versos, juntamente conosco, atestando que música de qualidade, verdadeiramente, toca a alma”, declarou o músico, que esteve ao lado de Paulo Gabiru, um dos ícones dos festivais.

Brumado: 1ª edição do saúde em movimento foi realizada com sucesso Foto: Stela Maris

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a Secretaria de Saúde de Brumado em parceria com a Secretaria de Esportes promoveram no último domingo (17) a abertura do projeto Domingo em Movimento, realizado na Praça Senhor do Bonfim. A coordenação do projeto visa através do mesmo incentivar a população a praticar atividades físicas de forma regular. 

Brumado: 1ª edição do saúde em movimento foi realizada com sucesso Foto: Stela Maris

Durante a iniciativa, os participantes são orientados por profissionais capacitados nas áreas de educação física, nutrição e fisioterapia. No próximo domingo (24), as atividades serão realizadas na quadra comunitária do Bairro Dr. Juracy.


Fotos: Foto: Stela Maris

Brumado: Homem vestindo camisa do Flamengo rouba moto na Urbis II Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um representante atacadista teve sua motocicleta roubada na manhã desta segunda-feira (18), na Urbis II, em Brumado. Na delegacia, a vítima declarou que um sujeito a pé vestindo uma camisa do Flamengo o abordou e, armado, anunciou o assalto. Em seguida, o elemento roubou a sua motocicleta e uma quantia em dinheiro. A polícia compareceu ao local e fez buscas na região, mas não encontrou pistas do ladrão.

Brumado: Após discussão em bar, homem é morto a pedradas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem foi morto na noite desta segunda-feira (18), próximo à loja da Cesta do Povo, na Praça Teófilo Alves de Lima, região do Mercado Municipal, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Giliarde dos Santos Silva, de 24 anos, popular Juninho, discutia com um homem em um bar quando ambos começaram a correr pela rua em volta de um carro. Em seguida, Giliarde foi atingido com uma pedrada na cabeça. A polícia foi ao local e acionou a UTI Móvel de uma funerária para prestar os primeiros socorros à vítima. 

Brumado: Após discussão em bar, homem é morto a pedradas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Giliarde ainda foi socorrido com vida, mas chegando ao Hospital Professor Magalhães Neto não resistiu e veio a óbito. O jovem já tem passagens pela polícia, pois em uma ocasião ele e um comparsa apedrejaram um andarilho. Como era dependente químico, ele chegou a ser acompanhado no Centro de Recuperação Metanoia, mas desistiu do tratamento e voltou às ruas, onde era visto constantemente embriagado. A polícia iniciou diligências no intuito de localizar o agressor da vítima.

Brumado: Trio de menores assalta cobrador no Loteamento Malhada Branca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Três menores acompanhavam o trabalho de um cobrador no Loteamento Malhada Branca, em Brumado, na manhã desta segunda-feira (18), quando, assim que o homem acabou de recolher o dinheiro das cobranças, foi bloqueado pelo trio. Armados, os menores impediram a saída da vítima do bairro. Em seguida, eles roubaram o dinheiro e o celular do cobrador. Temendo pela própria vida, a vítima atendeu as exigências dos menores, que, após o assalto, liberaram a passagem para o homem ir embora. Na delegacia, o cobrador declarou que os adolescentes roubaram dele a quantia de R$ 700.

Organização da 16ª Corrida Ecológica divulga modelos de troféus e medalhas

Para a 16ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, o organizador do evento, o empresário Alecarlos Pires fez questão de encomendar troféus e medalhas bem diferentes. Todos os participantes da competição levarão para casa uma medalha; os primeiros colocados de cada categoria levarão os troféus, todos criados com muito cuidado e zelo. A 16 ª Corrida Ecológica acontece em setembro e você já pode fazer a sua inscrição através do site www.corridaecologica.com.br. O trajeto da corrida promete paisagens deslumbrantes. Organização: Alecarlos Pires Realização: Shopping Byke.

Polícia civil de Brumado adere à paralisação de 72 horas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os policiais civis de toda a Bahia pararam as atividades por 72 horas. O movimento teve início às 8h desta segunda-feira (18). Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), a categoria protesta pelos crescentes casos de homicídios contra policiais registrados nos últimos meses. De acordo com a entidade, foram 17 entre janeiro e julho, sendo três policiais civis. Em Brumado, apenas 30% do contingente está em serviço na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). No local, estão sendo realizados apenas alguns atendimentos básicos à população, como o registro de ocorrências.

Arquivo