Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2015

A XVIII Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC foi realizada na última quinta-feira (20), na cidade de Jussiape. O evento teve por finalidade veicular informes e comunicados, preencher e complementar vacâncias, escolher representantes, discutir a criação de câmara técnica e deliberar encaminhamentos. Segundo o Modera, na plenária, técnicos do Inema divulgaram informações desapontadoras sobre o andamento da elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Contas. Baseados no Parecer Inema 14/2015, os técnicos disseram que foram encontrados erros grosseiros no documento de diagnóstico integrado do Contas feito pelo Consórcio Águas da Bahia. De acordo com o presidente do Comitê, Aurelino Barros Meira, a demora para se concluir o Plano pode trazer implicações para os municípios que estão encomendando os seus projetos de aterro sanitário e esgotamento, uma vez que esses devem estar de acordo com o Plano de Bacia. Um dos erros encontradas no documento de diagnóstico foi a não identificação dos conflitos pelo uso d água na Região do Alto Contas, a exemplo do impasse gerado pelo projeto das barragens do agronegócio em Piatã. Alegando a necessidade de pareceres jurídicos para a Diretoria do Comitê dá despachos em solicitações, fundamentados na Lei, o Presidente Aurelino Meira apresentou a proposta de criação da Câmara Técnica Institucional e Legal, que foi aceita pela Plenária. Dentre os encaminhamentos propostos à Diretoria do Comitê, o Secretário Geral do Modera, Jorge Valério Gomes, conseguiu a aprovação da abertura de uma discussão sobre a sustentabilidade no semiárido, a ser realizada na próxima plenária.

Beto Bonelly recebe pela 16ª vez consecutiva prêmio destaque do ano em Brumado Foto: Divulgação

O empresário e produtor de eventos Beto Bonelly recebeu na noite do último sábado (22) o prêmio de melhor produtor de eventos da cidade pela 16ª vez consecutiva. Bonelly foi homenageado pela TP Publicidade, empresa que realiza pesquisa de opinião pública de empresas e personalidades que se destacam em Brumado. O produtor agradeceu ao público pela indicação e também ao seu parceiro nos eventos da cidade, Gilson Porto, proprietário da Só Legal Produções. “Juntos estamos sendo reconhecidos pelo trabalho que prestamos com dedicação, amor e respeito. Obrigado, Brumado, pelo reconhecimento com o nosso trabalho realizado durante todos esses anos”, agradeceu o promoter.

Brumado vence Igaporã pelo intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A seleção de Brumado venceu a equipe de Igaporã pelo placar de 1x0 na tarde do último domingo (23), em partida válida pelo intermunicipal de futebol. O gol brumadense foi marcado pelo atacante Everton. Com o resultado, Brumado assumiu o segundo lugar no grupo 18 do intermunicipal, que tem Itapetinga como líder com 6 pontos. Já o time de Igaporã ainda não pontuou. Brumado e Igaporã voltam a se enfrentar no próximo domingo (30), em Igaporã.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Governo paga em setembro primeira parcela do 13º dos aposentados Foto: Reprodução

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão em setembro a primeira parcela da antecipação do 13º salário. De acordo com o Ministério da Fazenda, antecipação será divida em duas vezes, sendo 25% no mês que vem e o mesmo percentual em outubro. Os 50% restantes serão pagos normalmente em dezembro. De acordo com a Agência Brasil, desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), a antecipação era paga em agosto. Ontem (21), o Ministério da Fazenda havia informado que a proposta de parcelamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados ainda dependia do aval da presidente da República, Dilma Rousseff.

Contaminação de água de poço em Lagoa Real é relatada por Jornal O Estado de São Paulo Foto: Dida Sampaio/Estadão

Uma reportagem especial publicada no jornal O Estado de São Paulo mostrou que poços usados por famílias da cidade de Lagoa Real estão contaminados por urânio, metal que é extraído pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) na região. Na reportagem, a situação da família do senhor Osvaldo Antônio de Jesus é mostrada. Ele possui em seu sítio uma perfuração com 90 metros de profundidade, de onde retira a água para uso diário. A utilização só foi interrompida há uma semana, quando foi comprovado o teor de radioatividade acima do permitido. Provas coletadas pelo jornal paulista comprovam que há, de fato, contaminação. Por um mês, a reportagem reuniu documentos oficiais, laudos técnicos e despachos envolvendo as atividades de extração de urânio na região e o monitoramento da água usada pela população. Os documentos atestam que, desde o ano passado, a INB já havia detectado a existência de água com alto teor de urânio em um poço em Lagoa Real. 

Contaminação de água de poço em Lagoa Real é relatada por Jornal O Estado de São Paulo Foto: Dida Sampaio/Estadão

A estatal, no entanto, não comunicou a prefeitura local sobre a situação, ou mesmo a família, o que só viria a ocorrer em maio deste ano, sete meses depois da coleta da água. Os laudos técnicos da INB apontam que a estatal realizou duas inspeções na água consumida pela família de Osvaldo. Na primeira coleta, feita em outubro de 2014, encontrou uma quantidade de urânio mais de quatro vezes superior ao limite permitido para o consumo humano. Em março deste ano, a INB resolveu fazer uma segunda checagem no poço. Novamente, encontrou material radioativo, dessa vez em quantidade mais de três vezes acima do permitido. Os resultados desses dois laudos, porém, só foram emitidos em 22 de maio, quando chegaram à prefeitura de Lagoa Real. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lacrou o poço por considerar a água imprópria para consumo. A Cerb, que foi acusada pela prefeitura de Lagoa Real de ter aberto o poço sem autorização da gestão municipal, não se pronunciou.

Pré-candidatura de Carlinhos Moura a prefeito de Brumado é definida em reunião em Salvador Foto: Divulgação

Em reunião realizada na última quinta-feira (20), em Salvador, foi definida a pré-candidatura de Luís Carlos Moura Matos, o Carlinhos Moura, a prefeito de Brumado pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). Participaram do encontro Renato Mendonça e Irenaldo Muniz, presidente e vice-presidente, respectivamente, do PTC em Brumado, Carlinhos Moura e Rivailton Pinto Veloso da Silva, presidente estadual do partido. Veloso disse que ficou definido na reunião que o partido terá candidatura própria. “O partido já teve dois vereadores, já vem ao longo de oito anos amadurecendo. Queremos mostrar o novo e o diferente para fazer um bom trabalho na região, pois já temos também alavancado outras candidaturas de prefeitos e vereadores em cidades como Vitória da Conquista, Malhada de Pedras, e possivelmente Caetité”, completou ele. Sobre a escolha de Carlinhos Moura para o pleito de 2016, o presidente afirmou que foi baseada em sua capacidade administrativa e seriedade e que o pré-candidato reúne todas as condições de ser o próximo prefeito de Brumado. A expectativa é que entre os meses de setembro e outubro haja uma convenção para lançar a pré-candidatura de Carlinhos Moura na cidade.

Conceição de Coité: Mãe coleta recicláveis para manter filho em curso de medicina Foto: Raimundo Mascarenhas/Calila Notícias

Em Conceição do Coité, Evanildes Maria da Silveira, de 48 anos, começou há cinco anos a catar papelão pelas ruas e empresas do município para manter os estudos do filho, um jovem de 22 anos que cursa medicina na cidade de Aracaju. Os materiais recolhidos são comercializados para reciclagem. Evanildes trabalha como merendeira em uma escola pública de Coité. Funcionária terceirizada, enfrenta constantes atrasos nos salários. Ela diz que já chegou a ficar seis meses sem remunerações.  Por meio do conselho de uma colega de trabalho, que já atuava em reciclagem, foi às ruas atrás de um complemento na renda. “Não é muita coisa, mas já é uma ajudinha”, disse ao G1. 

Conceição de Coité: Mãe coleta recicláveis para manter filho em curso de medicina Foto: Raimundo Mascarenhas/Calila Notícias

O filho de dona Evanildes conseguiu bolsa integral em uma universidade privada de Aracaju, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Apesar de não ter custos com mensalidades, tem de arcar com os materiais de estudo, além de aluguel e manutenção pessoal. A mãe detalha que Prefeitura Municipal de Coité concede uma ajuda de custo no valor de R$ 300, por meio do Programa de Apoio ao Estudante (PAE). Entretanto, o valor não é suficiente para todas as despesas. Por isso, Evanildes dobrou as mangas e foi às ruas. Com a ajuda da mãe, o filho já completou dez semestres do curso de medicina e tem com previsão de formatura o segundo semestre de 2016.

Vitória domina o jogo e goleia seleção de Brumado por 6x1 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A equipe sub 20 do Vitória mostrou melhor desempenho técnico e tático para vencer a seleção de Brumado pelo placar de 6x1 na tarde deste sábado (22), na inauguração do Estádio Gilberto Cardoso. A torcida local ficou um pouco decepcionada com o rendimento da equipe brumadense, que estava muita apática no jogo. Diversos erros custaram caro para a seleção, que acabou sendo goleada em seu novo estádio. Amanhã (23), a bola volta a rolar no Gilbertão para o jogo entre Brumado e Igaporã, válido pela segunda rodada do Intermunicipal 2015. Na primeira rodada, a equipe da capital do minério perdeu para o Itapetinga por 3x0. A equipe brumadense precisa vencer para sonhar com a próxima fase da competição.

Seleção de Brumado está perdendo para o Vitória pelo placar de 3x1 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acabou o primeiro tempo do jogo entre a seleção de Brumado e a equipe do Vitória no Estádio Gilberto Cardoso. A equipe da casa está perdendo pelo placar de 3x1. Melhor em campo, a equipe da capital do estado soube aproveitar as falhas da zaga brumadense e marcou os dois gols. Já a equipe brumadense iniciou a partida apática. Porém, após uma bela jogada pela esquerda, o camisa 18, Leozinho, driblou o goleiro para marcar o primeiro gol de um jogador de Brumado no Estádio Gilbertão. Os gols do Vitória foram marcados por Link, camisa 10, Guilherme, camisa 2 e Jhon, camisa 9.

Começa a partida inaugural do Estádio Gilberto Cardoso, entre Brumado e Vitória Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acabou de ser iniciada a primeira partida no Estádio Gilberto Cardoso, em Brumado. A seleção local está enfrentando a equipe sub 20 do Vitória. A expectativa para que a equipe brumadense faça uma boa apresentação é grande. O técnico Guimarino Leite prometeu uma equipe ofensiva, já que o jogo é um teste de fogo para a partida de amanhã (23), pela segunda rodada do intermunicipal 2015, contra a seleção de Igaporã. A torcida continua fazendo festa no estádio Gilbertão.

Torcida brumadense dá show no Estádio Gilberto Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A torcida brumadense está fazendo um espetáculo a parte no Estádio Gilberto Cardoso, o Gilbertão. As dependências do local estão completamente lotadas. Além da inauguração do estádio, o jogo entre a seleção de Brumado e a equipe sub 20 de Vitória também está contagiando o público. A alegria e orgulho com a inauguração do novo equipamento esportivo estão estampados no sorriso de cada torcedor.

Torcida brumadense dá show no Estádio Gilberto Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Prefeito de Brumado e deputado participam de campanha solidária no Estádio Gilberto Cardoso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), e o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) participaram da campanha solidária e trocaram seus ingressos por alimentos na entrada do Estádio Gilberto Cardoso. Ambos chegaram juntos ao campo esportivo. Populares parabenizaram a atitude dos políticos, que também estão ajudando as instituições que serão beneficiadas com os alimentos.

Estádio Gilberto Cardoso é inaugurado em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acabou de ser inaugurado em Brumado o Estádio Gilberto Cardoso, antigo Estádio dos Prazeres. O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), foi o líder da comitiva que contou com a presença dos deputados estaduais Ivana Bastos (PSD), Vitor Bonfim (PDT), vereadores, secretários municipais e diversas lideranças políticas da região. 

Estádio Gilberto Cardoso é inaugurado em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Autor do projeto, o vereador Édio Pereira (PCdoB) e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) também estavam na linha de frente da comitiva. Os familiares do saudoso Gilberto Cardoso participaram da inauguração. A torcida brumadense está muito entusiasmada com a entrega do novo estádio da capital do minério. Daqui a pouco a seleção de Brumado irá enfrentar a equipe sub20 do Vitória. O site Brumado Notícias está acompanhado toda a inauguração e os principais acontecimentos serão divulgados posteriormente.

Brumado: Vereador Romar Pereira quer melhorias na alimentação no Hospital Magalhães Neto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias na tarde deste sábado (22), o vereador Romar Pereira (SD) disse que, após uma nova empresa vencer a licitação para servir as refeições aos funcionários, pacientes e acompanhantes no Hospital Magalhães Neto, espera uma melhora na qualidade da mesma. O parlamentar denunciou a péssima qualidade das refeições que estão sendo servidas na unidade durante uma sessão legislativa, em junho deste ano. “Os pacientes já sofrem bastante com suas doenças, então é uma obrigação da empresa servir uma refeição de qualidade, o que nos últimos meses não estava acontecendo”, afirmou.  Pereira disse que a nova empresa vencedora da licitação precisa ter uma parceria com os pacientes e funcionários, sempre buscando formalizar pesquisas para que novas queixas não sejam registradas. “Continuarei com meu mandato parlamentar em defesa do povo de minha terra. Não podemos admitir que a prefeitura invista um valor significativo e os serviços não sejam prestados com qualidade, por isso espero que a empresa desenvolva um trabalho de excelência”, disse.

Brumado: Vitor Bonfim busca conclusão das obras da UTI do Hospital Magalhães Neto Foto: Rodrigo Castro

Em audiência realizada na Secretaria Estadual de Saúde, o deputado Vitor Bonfim falou com o secretário Fábio Vilas Boas sobre a conclusão das obras da UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Bonfim disse que está não foi a primeira audiência para tratar do assunto. “Em outras ocasiões, acompanhado do prefeito Aguilberto Lima Dias (SD) e do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, estivemos na SESAB com este objetivo. Esta semana uma equipe técnica da secretaria esteve em Brumado para uma visita às obras e hoje tratei com o secretário sobre os últimos detalhes que vão garantir os recursos para conclusão das obras. Estou certo de que em pouco tempo entregaremos aos brumadenses a UTI do Magalhães Neto”, destacou o parlamentar.

Brumado: Vereador Weliton Lopes se forma em Direito e comemora mais essa etapa concluída Foto: Reprodução/Facebook

Faltando apenas vinte dias para concluir o curso de Direito, o vereador Weliton Lopes (SD) foi aprovado nas duas etapas da prova da OAB. O parlamentar comemorou a aprovação no exame da Ordem e disse que agora continuará realizando outros sonhos. Lopes ainda fez questão de agradecer às pessoas que direta e indiretamente o ajudaram nesse longo caminho. “Sintam-se abraçados, por categoria, em nome de Domingas Lopes, Maguinho Novais, Telma Oliveira Santos, Alessandro Lôbo e Danne Barros. Felicidade é pouco!”, disse o vereador, que também citou Deus, os familiares, e amigos. “Continuarei firme em meus/nossos propósitos”, concluiu ele.

Delegação do Sub-20 do Vitória assiste final do brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A delegação da equipe sub-20 do Vitória chegou em Brumado na noite da última sexta-feira (21). O time fará um jogo amistoso contra a seleção local na inauguração do novo Estádio Gilberto Cardoso, que acontece na tarde deste sábado (22). Depois de uma longa e cansativa viagem, o time comandado pelo técnico Amilton Mendes ainda encontrou resistência para ir ao Ginásio Antônio Alves Ribeiro para assistir a final do campeonato de futsal entre Beda e Feirense. Falando ao site Brumado Notícias, o comandante da equipe que está na final do campeonato brasileiro sub-20 declarou que há uma grande expectativa dos atletas em participar da inauguração do novo estádio. Ele espera apresentar um grande espetáculo aos torcedores. Junto com a delegação esteve também o vice-presidente da equipe, Manoel Matos, popular Lim.

Beda vence o Feirense e empata a série final do campeonato brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em um jogo eletrizante disputado na noite da última sexta-feira (21), no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, a equipe do Beda Futsal bateu o Feirense pelo placar de 6x3. A partida foi a segunda da série melhor de três da super final do 32º Campeonato Brumadense de Futsal. O Feirense, que de virada venceu a primeira partida, desta vez não conseguiu reverter a situação e sempre esteve atrás do marcador. A equipe do Beda se mostrou tranquila em quadra e conseguiu impor seu esquema de jogo, sendo mais eficiente no ataque. Com isso conseguiu construir o placar que o manteve vivo na decisão. Na próxima sexta-feira (28) as duas equipes vão retornar à quadra para a última e decisiva partida.

Brumado: Homem dorme em linha férrea e tem perna decepada por locomotiva Foto: Luiz Adriano/Brumado Notícias

Um homem teve a perna decepada por uma locomotiva da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O acidente aconteceu em Brumado, na madrugada deste sábado (22). Moradores das proximidades disseram ao site Brumado Notícias que o homem estava embriagado e por isso se deitou sobre os trilhos. Ele acabou dormindo e não percebeu a chegada da locomotiva, que mesmo dando sinal de alerta e acionando os freios não conseguiu evitar o acidente. Os socorristas do Samu 192 agiram rapidamente e, com a ajuda de funcionários da FCA e de populares, conseguiram retirar a vítima de debaixo da composição. No entanto, uma de suas pernas foi decepada. O homem, de prenome Marcelo, foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto.

Lava Jato: Camargo Corrêa faz acordo e vai devolver R$ 700 milhões Foto: Reprodução

A Construtora Camargo Corrêa assinou acordo de leniência com o Ministério Público Federal no qual se comprometeu a devolver R$ 700 milhões aos cofres públicos. No acordo, a empreiteira, que é investigada na Operação Lava Jato, reconheceu a prática dos crimes de formação cartel e fraudes de licitações, corrupção e lavagem de dinheiro. A indenização será parcelada e corrigida pela taxa Selic. Com o acordo, a empresa se comprometeu também a entregar novas provas sobre o esquema de corrupção na Petrobras e em outras estatais. Em troca, o Ministério Público não oferecerá denúncia criminal e civil contra os envolvidos. Segundo a força-tarefa de investigadores da Lava Jato, o acordo tem objetivo de garantir a devolução do dinheiro desviado. “O acordo atende ao interesse público por diminuir a litigiosidade judicial, por alcançar o mais rapidamente possível a recomposição do patrimônio público, por diminuir os custos do Judiciário com procedimentos judiciais longos e inefetivos e pela produção de informações e provas novas sobre crimes relacionados também a outras empresas, potencializando o ressarcimento ao erário”, diz nota da força-tarefa. É o segundo acordo de leniência da Camargo Corrêa com investigadores da Lava Jato. Na quarta-feira (19), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) homologou acordo entre a empresa e dois de seus ex-executivos, Dalton Avancini e Eduardo Leite, que assinaram acordo de delação premiada. A construtora concordou pagar mais de R$ 104 milhões em indenização.

Gilmar Mendes pede investigação das contas de campanha de Dilma Foto: Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nessa sexta-feira (21) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal investiguem eventuais crimes cometidos na prestação de contas do PT na campanha presidencial de 2014. A decisão foi proferida no processo de prestação de contas da campanha da presidenta Dilma Rousseff à reeleição. Apesar de a prestação ter sido aprovada pelo plenário da corte em dezembro do ano passado, o ministro pediu que  supostos crimes sejam investigados.  Segundo Mendes, a decisão do TSE que aprovou as contas não levou em conta as suspeitas de doações ilícitas a partidos investigadas na Operação Lava Jato. “Importante ressaltar que, julgadas as contas da candidata e do partido em dezembro de 2014, apenas no ano de 2015, com o aprofundamento das investigações no suposto esquema de corrupção ocorrido na Petrobras, vieram a público os relatos de utilização de doação de campanha como subterfúgio para pagamento de propina”, diz o ministro. Em nota, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, diz que “todas as contribuições e despesas da campanha de 2014 foram apresentadas ao TSE, que, após rigorosa sindicância, aprovou as contas por unanimidade”. As informações são da Agência Brasil.

Professor brumadense participa de Aula Magna no Ministério Público da Bahia em Salvador Foto: Divulgação

Bacharel em Direito pelo Centro de Educação Superior do Extremo Sul da Bahia, Emerson Ferreira dos Santos foi aprovado em 4º lugar na seleção de Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. A Aula Magna será ministrada no Auditório do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia, no dia 27 de agosto. Emerson é um conhecido professor brumadense. Atualmente, ele faz pesquisas na área jurídica. Em 2007 foi considerado Servidor Destaque do Ministério Público da Bahia. A partir de agora fará parte dos discentes da UFBA ao lado de diversos Promotores de Justiça do Estado da Bahia.

56,9% da população brasileira está acima do peso, diz pesquisa do IBGE

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita em 2013 e divulgada nesta sexta-feira (21) mostrou que a população brasileira continua engordando. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostrou que 56,9% da população está acima do peso. Dentre esses, 21,5% são obesos. Em 2013, uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde já havia mostrado que 51% dos brasileiros estavam acima do peso.  O IBGE pesquisou em mais de 80 mil domicílios para chegar a esse dado. O Brasil, segundo o instituto, conta com uma média 65 milhões de residências.  Os maus hábitos alimentares e o sedentarismo podem ter contribuído para o aumento da obesidade no País. Em 2009, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) mostrou que o índice de obesidade era de 15,2%. Atualmente, esse número subiu para 21,5%.  A alta taxa de sobrepeso ou obesidade é uma questão de saúde pública, já que as consequências de sobrepeso ou obesidade são sérias e são causa de muitos outros problemas de saúde, como a hipertensão, problemas cardiovasculares (como infarto e AVC), bem como o diabetes tipo 2. O aumento do colesterol ruim é uma das consequências da obesidade. Com isso, há a formação de placas ateromatosas nas paredes das artérias, o que aumenta o risco de infarto.  Consultar um nutricionista e se alimentar saudavelmente pode reduzir o peso e afastar o risco de ter problemas de saúde causados pelo sobrepeso ou obesidade.

Depois de denúncia do MPF, Eduardo Cunha descarta renúncia Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, denunciado ontem (20) pelo Ministério Público Federal (MPF) ao Supremo Tribunal Federal (STF)  pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, disse hoje (21), em São Paulo, que não vai renunciar do comando da Casa. “Ninguém pode ser previamente condenado. Estou absolutamente sereno. Nada alterará o meu comportamento. Não adianta nenhuma especulação sobre o que vou fazer ou deixar de fazer. Não vou abrir mão de nenhum direito. Não há a menor possibilidade de eu não continuar no comando da Câmara”, disse o peemedebista. Na denúncia encaminhada ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, diz que Eduardo Cunha recebeu propina por meio de empresas sediadas no exterior e empresas de fachada. Na denúncia, Janot também pede que o presidente da Câmara pague U$S 80 milhões pelos danos causados à Petrobras.

Arquivo