Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2015
Ministério da Saúde: Brasil vive epidemia de cesarianas Foto: Reprodução

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o país vive uma epidemia de cesarianas. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo ministério, em parceira com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2013, 54,7% dos partos brasileiros são cesáreas, muito acima da recomendação de 15% da Organização Mundial de Saúde. Fora do Sistema Único de Saúde, a proporção chega a 88%. Sobre os riscos de uma cesariana mal indicada, o ministro informou que o governo não está lidando com um problema simples. “É um problema de saúde pública extremamente grave”, disse Chioro.  A cesariana mal indicada traz 120 vezes mais riscos de prematuridade para a criança, aumenta em 24% o risco de mortalidade neonatal e aumenta em três vezes o risco de mortalidade materna. Outro dado destacado pela pesquisa e pelo ministro revela que 53,5% das cesarianas realizadas no Brasil são marcadas com antecedência, antes que a mulher entre em trabalho de parto. Na rede particular de saúde, o percentual chega a 74,2%.

Brumado: Comerciante diz que animais nas ruas geram problemas e atrapalham o comércio local Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Todos os dias dezenas de animais são vistos circulando livremente pelas ruas e praças de Brumado. Para os comerciantes, o assunto já virou questão de saúde pública, pois em muitos casos os animais acabam fazendo necessidades fisiológicas nas portas dos estabelecimentos. Segundo eles, o mau cheiro incomoda e espanta a freguesia. “A situação já não está das boas com essa crise e ainda vem os bichos poluírem as vias para afastar ainda mais a clientela. Esses animais geram problemas para a saúde publica, para o trânsito e para a comunidade como um todo. A cidade virou um pasto, e o pior é que não vemos nenhuma ação da prefeitura ou do órgão de trânsito para recolher esses animais”, desabafou um comerciante. 

Brumado: Comerciante diz que animais nas ruas geram problemas e atrapalham o comércio local Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta sexta-feira (21), o site Brumado Notícias registrou uma matilha de cães atrapalhando o trânsito na Avenida Centenário. Com relação a estes últimos, há uma preocupação da Vigilância Epidemiológica (Vigep) pelo fato de o município não estar realizando o controle de calazar, tanto por falta de material, que não tem sido fornecido pelo estado, quanto por falta de pessoas, já que o efetivo de agentes de endemias é reduzido e está direcionada ao combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika Vírus.

Ivana Bastos participa de homenagem ao senador Otto Alencar Foto: Lorena Vasconcelos

A deputada Ivana Bastos (PSD) conduziu o senador Otto Alencar ao plenário da Assembleia Legislativa para entrega da Comenda Dois de Julho, honraria concedida pelo legislativo baiano a personalidades que contribuem para o desenvolvimento social do Estado e para a sociedade em geral. Durante a cerimônia, foi apresentado um breve vídeo contando a história de Otto Alencar, com passagens gravadas no município onde nasceu, Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. A homenagem foi proposta pelo deputado Euclides Fernandes e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Para a deputada Ivana Bastos, é de extrema importância que o Poder Legislativo reconheça atuações políticas que contribuíram e contribuem para fazer da Bahia um estado ainda mais forte. “Para nós é um momento especial. Otto Alencar é nosso líder político, à frente do PSD, nosso senador, grande amigo e um homem que, acima de tudo, dedica parcela significativa da sua vida às causas importantes para a Bahia e para os baianos”, declarou ela.

Ivana Bastos participa de homenagem ao senador Otto Alencar Foto: Lorena Vasconcelos
Pesquisa da CNI mostra produção e emprego em queda Foto: Reprodução

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada hoje (21), mostra que a produção e emprego no setor continuam em queda no início do segundo semestre de 2015. Segundo a entidade empresarial, o índice de evolução da produção ficou em 44 pontos em julho. Pelos critérios da confederação, valores abaixo de 50 pontos significam que há queda na produção. A utilização média da capacidade instalada média (UCI) aumentou 1 ponto percentual e atingiu 66% em julho. A CNI informou também o índice de estoques efetivos em relação ao planejado caiu de 53,1 para 52,3 pontos. O indicador – acima de 50 pontos – demonstra estoques elevados em relação à estimativa planejada de produção. De acordo com a Agência Brasil, em agosto, o índice de expectativa para os próximos seis meses sobre a demanda foi 46,3 pontos, o de compras de matérias-primas ficou em 44 pontos, e o de número de empregados alcançou 42,2 pontos, números que demonstram que os empresários ouvidos pela pesquisa da CNI estão pessimistas em relação à demanda futura. O levantamento foi realizado entre 3 e 13 de agosto, abrangendo 2.492 indústrias de todo o país. As indústrias pesquisadas, pelo tamanho, dividem-se em 1.028 pequenas, 892 médias e 572 de grande porte.

Há 26 anos morria o cantor Raul Seixas Foto: Reprodução

Há vinte e seis anos morria Raul Santos Seixas, considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Sua obra musical é composta por dezessete discos lançados em 26 anos de carreira. Raul Santos Seixas nasceu em Salvador em uma família de classe média; o pai era engenheiro e a mãe dona de casa. Em 1963 fundou a banda The Panters, que se tornou a sensação de Salvador. A fama se espalhou, e a banda foi rebatizada pelo nome Os Panteras. Em 1974, Raul Seixas e Paulo Coelho criaram a Sociedade Alternativa. A Ditadura Militar prendeu Raul Seixas e Paulo Coelho, pensando que a Sociedade Alternativa era um movimento armado contra o governo. O LP Gita gravado poucos meses antes fez tanto sucesso, que forçou a Ditadura a trazê-los de volta para o Brasil. O álbum rendeu a Raul um disco de ouro, após vender seiscentas mil cópias, sendo considerado o LP de maior sucesso da carreira do artista. Em 1980, lançou o álbum Abre-te Sésamo, que entre outros sucessos tem as faixas Rock das Aranha e Aluga-se, que foram censuradas. Logo depois, o contrato foi rescindido. Em 1982, fez um show na Praia do Gonzaga, em Santos, reunindo mais de 150 mil pessoas. No mesmo ano, Raul apresentou-se bêbado em Caieiras, em São Paulo, e foi quase linchado pela plateia que não acreditava que Raul era o próprio, mas um impostor. Mergulhado na depressão, se afundou nas drogas. Na manhã do dia 21 de agosto de 1989, Raul Seixas foi encontrado morto no apartamento em que vivia em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca.

IBGE: 4 em cada 10 mulheres no Brasil deixam de fazer mamografia Foto: Reprodução

De acordo com Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% das mulheres brasileiras entre 50 e 69 anos de idade fizeram mamografia em 2013. A pesquisa foi feita em parceria com o Ministério da Saúde para ampliar o conhecimento sobre as características de saúde das brasileiras, que são maioria na população (51,9%) e as principais usuárias dos serviços de saúde. Os dados revelam que a realização do exame foi mais frequente entre mulheres brancas (66,2%) do que pretas (54,2%) e pardas (52,9%) e mais frequente entre aquelas com grau superior completo (80,9%), do que entre mulheres sem instrução ou com ensino fundamental completo (50,9%). Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, o acesso ao exame melhorou muito no país nos últimos anos, mas ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 70% das mulheres nessa faixa etária fazendo mamografia periodicamente. O Norte foi a região com menor percentual de mulheres que fizeram o exame (38,7%), seguido pelo Nordeste (47,9%), Centro-Oeste (55,6%), Sul (64,5%) e Sudeste (67,9%). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o terceiro mais frequente em mulheres no Brasil e responde por 22% dos casos novos a cada ano.

Magnesita abre inscrições para Programa de Estágio Superior em Brumado

Em Brumado, a Magnesita abriu inscrições para o Programa de Estágio Superior Magnesita 2016. O prazo vai até dia 7 de setembro. Os candidatos devem ter graduação superior em Administração, Engenharia de Minas, Produção e Elétrica com previsão de formatura para dezembro de 2016. Os selecionados vão usufruir de bolsa auxílio compatível com o mercado, vale transporte, vale refeição e seguro de vida. Todas as informações sobre o programa de estágio estão disponíveis no link www.magnesita.com.br/trabalhe-conosco/estagio-superior. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, ligue (31) 3503-0117 ou mande e-mail para [email protected].

Brumauto tem as melhores condições de pagamento para você adquirir seu carro novo

Quer adquirir o seu Volkswagen 0 km? Então chegou a sua hora! Na Brumauto, em toda linha Gol, você pode comprar seu veículo dando 30% de entrada e dividir o restante em 48 vezes, com taxa de juros de 0,99%. Já em toda linha Fox 1.0, basta oferecer 60% de entrada e dividir o restante em 30 vezes, com taxa de 0%. Vá agora mesmo até a concessionária e converse com um vendedor ou ligue (77) 3441-5000/(77) 3441-5065.

Brumado: Prefeito faz vistoria no Estádio Gilberto Cardoso e torcedores já trocam alimentos por ingressos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, é grande a movimentação no novo Estádio Gilberto Cardoso em torno dos últimos ajustes para a reinauguração, que acontece neste sábado (22). O site Brumado Notícias está acompanhando as atividades no local, onde está sendo realizada a demarcação do campo e alguns retoques finais nas entradas dos vestiários e nos acessos das torcidas às arquibancadas. Do lado externo, caminhões e máquinas estão terminado a pavimentação asfáltica na via de entrada do estádio. 

Brumado: Prefeito faz vistoria no Estádio Gilberto Cardoso e torcedores já trocam alimentos por ingressos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Empolgados, o vereador Édio Pereira (PCdoB) e o secretário de municipal de esportes, Miguel Lima Dias, reforçaram o convite para o jogo amistoso entre a seleção local e a equipe sub 20 do Vitória. Na programação da prefeitura haverá a apresentação da cinquentenária filarmônica Lira Ceciliana Brumadense e a presença de várias autoridades políticas e esportivas, dentre as quais o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), autor da emenda que possibilitou a verba para a reestruturação do estádio, o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, representando o governador Rui Costa, e o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado. 

Brumado: Prefeito faz vistoria no Estádio Gilberto Cardoso e torcedores já trocam alimentos por ingressos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na tarde da última quinta-feira (20), o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) entrou em campo para acompanhar os serviços que estão em andamento e até mencionou algumas alterações que poderão ser realizadas no estádio, após sua inauguração, para proporcionar melhores acomodações aos torcedores e as equipes que farão uso do equipamento. 

Brumado: Prefeito faz vistoria no Estádio Gilberto Cardoso e torcedores já trocam alimentos por ingressos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já na manhã de hoje (21), os torcedores que acataram a proposta da entrada solidária começaram a fazer a troca de um quilo de alimento não perecível pelos ingressos. Até metade da manhã, meia tonelada de alimentos já estava estocada na bilheteria. A secretaria de esportes confeccionou 5 mil ingressos para o jogo inaugural e espera que todos sejam trocados, o que daria a arrecadação de 5 toneladas de alimentos para serem doados a instituições de caridade do município. “Estamos preparando uma grande festa em nome do resgate do nosso futebol local, por isso conclamamos a população a comparecer e prestigiar o nosso novo estádio e ainda participarem de nossa campanha solidária”, disse o prefeito.

65% das crianças brumadenses ainda não foram vacinadas contra a pólio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças com idade entre 6 meses e cinco anos incompletos vai até o dia 31 de agosto. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, por conta de uma pane no sistema de informação do Ministério da Saúde, os dados da campanha só começaram a ser divulgados nas secretarias municipais na última quinta-feira (20). Em Brumado, a adesão ao dia D de campanha foi considerada razoável, com comparecimento de 30% do público alvo. A coordenação de vacinação tem por meta vacinar 95% das 4015 crianças no município, mas restam ainda 65% deste público para receber a imunização contra a paralisia infantil. A expectativa é de que a meta seja cumprida antes do período de encerramento da campanha. 

Brumado: Clínica Luiza Feres oferece método de emagrecimento 5S

O método de emagrecimento do 5S associa cinco técnicas que visam a reprogramação hipotalâmica, promovendo o emagrecimento rápido, saudável e sustentável. Alia a nutrição, acompanhamento profissional diário, tratamento do corpo e a mudança comportamental. Os resultados variam entre 10 e 15 kg no mês. O paciente perde massa gorda, preserva massa magra, diminui percentual de gordura visceral e resgata o peso ideal, consequentemente, a sua saúde, a autoestima e o bem estar. A fisioterapeuta Luiza Feres esta habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010/ 9997-3200.

Intermunicipal 2015: Árbitro de Macaúbas vai apitar Brumado e Igaporã Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O jogo entre as seleções de Brumado e Igaporã acontece no próximo domingo (23), válido pela terceira rodada do Intermunicipal 2015. Os trinta jogos da competição serão realizados em diversos estádios do interior da Bahia. Todos os confrontos serão iniciados às 15h. Nesta quinta-feira (20), a Federação Baiana e Futebol (FBF), através do Departamento de Arbitragem, divulgou a escala completa dos árbitros que vão apitar as partidas. Para a partida Brumado e Igaporã, que acontece no Estádio Gilberto Cardoso, o árbitro principal é Uilson Costa Figueredo, de Macaúbas. Os assistentes são: João Batista Dos Santos, de Paratinga, e Michael Jackson Lopes Pereira, de Luis Eduardo Magalhães. O 4º árbitro é Edna Cruz da Silva, de Brumado.

Mundo: Julho de 2015 é considerado o mês mais quente da história Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), o mês de julho deste ano foi o mais quente já registrado no mundo. Julho registrou temperatura média de 16,61°C nas superfícies dos continentes e dos oceanos - 0,81°C a mais do que a média de temperatura do século XX. Trata-se do recorde de temperatura média do planeta desde 1880, o início do acompanhamento das temperaturas em todo o mundo. No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a julho de 2015, a temperatura média registrada nas superfícies dos continentes e dos oceanos foi 0,85°C acima da média do século XX.

Ministra do STF pede que brasileiros tenham 'a ousadia dos canalhas' Foto: Divulgação/STF

A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse na última quinta-feira (20) que os ‘‘brasileiros de bem’’ precisam ter a mesma ousadia dos ‘‘canalhas’’ para ajudar a tirar o país da crise política, econômica e financeira que enfrenta. De acordo com o jornal O Globo, ela acredita que chegou a hora de a população mudar de postura, passando a reivindicar mais, em vez de só reclamar. “Reclamação nunca levou a lugar algum”, disse, lembrando que a Lei da Ficha Limpa, que inviabiliza a candidatura de políticos condenados pela Justiça, nasceu de uma iniciativa popular. Em seguida, Cármen Lúcia destacou que não é favorável a um processo de impeachment. “É um instituto que está previsto na Constituição, só que aplica-se em casos de processo de crime de responsabilidade, e não tem nada disso em andamento”, concluiu a ministra.

Brumado: 3ª Cavalgada da Amizade com Gino e Geno será realizada em novembro

Em sua terceira edição, a Cavalgada da Amizade será realizada no dia 22 de novembro, em Brumado. Neste ano, o evento promete ser recorde de público, pois contará com uma estrutura ainda maior. Além disso, a dupla Gino e Geno fará um mega show durante a cavalgada. Várias comitivas do estado já confirmaram presença no evento. Comida e bebida à vontade, no camarote e na pista, e muitas atrações vão fazer dessa terceira edição a melhor até agora. O primeiro lote de ingressos já está sendo vendido por R$ 100. Adquira agora mesmo o seu passaporte. O ingresso também está disponível no carnê em 4x sem juros. Para essa opção, ligue no telefone (77) 9968-2901. O evento conta ainda com camarote premium, com direito a vodka, whisky, energético, água de coco e ice. Para mais informações, ligue (77) 9807-3363.

Macaúbas: TCM considera parcialmente denúncia contra prefeito Zezinho Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (20), o Tribunal de Contas dos Municípios considerou parcialmente procedente a denúncia formulada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valmir Conceição dos Santos, contra o prefeito de Macaúbas, José João Pereira (PSB), o Zezinho, por irregularidades nos relatórios das prestações de contas relativas ao exercício de 2013 e o não encaminhamento de documentos de recursos aplicados no exercício de 2014. Segundo a denúncia, diante da rejeição das contas de 2013 pelo Conselho Municipal de Saúde, o prefeito deixou de fazer integrar os respectivos pareceres nos autos das contas anuais apresentadas ao TCM e, quanto a 2014, há expresso reconhecimento do não encaminhamento tempestivo pelo próprio denunciado. O gestor foi advertido que a reincidência no cometimento dessas irregularidades pode ensejar a rejeição de contas futuras. Ainda cabe recurso da decisão.

Eleições 2016: Robério Nunes recebe apoio de pré-candidato da situação em Érico Cardoso Foto: Divulgação

O ex-prefeito do município de Érico Cardoso, Antônio Medrado, se desfiliou do Partido dos Trabalhadores (PT), partido do atual gestor do município, João Paulo de Souza. A adesão de Medrado ao PSB foi comemorada em um evento organizado pelo ex-deputado Robério Nunes (PDT), juntamente com seu grupo político. Antônio Medrado era um dos pré-candidatos a prefeito da situação. Durante o evento que selou a aliança entre Robério e Medrado, nenhum tocou em assuntos referentes às pré-candidaturas.

Governo suspende a venda de 73 planos de saúde Foto: Reprodução

A partir desta quinta-feira (20), estão suspensas as vendas de 73 planos de saúde de 15 operadoras. O atendimento feito aos atuais clientes dos planos continua normal, mas eles não poderão ser vendidos para novos consumidores enquanto não regularizarem sua situação. Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil. A decisão foi tomada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão do governo que regula a atuação de empresas do setor de saúde. A punição acontece porque as empresas não respeitaram os prazos máximos de atendimento aos clientes e negaram, indevidamente, algumas coberturas.

Deputado Vitor Bonfim participa de homenagem ao senador Otto Alencar Foto: Rodrigo Castro

Durante sessão especial realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o senador Otto Alencar (PSD) foi homenageado com a Comenda Dois de Julho, a mais alta condecoração do Poder Legislativo, destinada àqueles que contribuem para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil. Participaram da homenagem o governador Rui Costa (PT) e o vice-governador João Leão (PP), além dos senadores Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), entre outras autoridades e lideranças políticas. Na oportunidade, o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) destacou a importância da atuação do senador para a Bahia. 

Deputado Vitor Bonfim participa de homenagem ao senador Otto Alencar Foto: Rodrigo Castro

“Hoje é um dia especial. No Senado, Otto tem desenvolvido um grande trabalho em defesa da Bahia. Entre as muitas bandeiras do seu mandato, destaco a luta em prol da revitalização do Rio São Francisco, desenvolvida por ele à frente da Comissão de Meio Ambiente. O Velho Chico precisa de toda a nossa atenção e empenho. Fiz questão de parabenizar o Senador por essa honraria mais do que merecida, proposta pelo meu colega de partido, deputado Euclides Fernandes, e aprovada por esta casa”, disse Bonfim.

Caixa abre inscrições para programa de estágio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Até o dia 2 de setembro as inscrições para o programa de estágio da Caixa Econômica Federal (CEF), para níveis médio e técnico, em todas as regiões do país, estão abertas. As vagas são para cadastro reserva e as inscrições devem ser feitas pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Os aprovados receberão bolsa auxílio de R$ 500 e auxílio transporte no valor de R$ 130. Podem participar da seleção estudantes do ensino médio, educação de jovens e adultos, técnico em administração, técnico em administração integrado ao ensino médio, técnico em finanças integrado ao ensino médio e técnico em secretariado integrado ao ensino médio. É necessário ter, no mínimo, 16 anos e disponibilidade para trabalhar 5 horas diárias. A prova contém 30 questões de português, matemática e conhecimentos gerais e será respondida pela internet. O resultado será divulgado no dia 29 de setembro. Os candidatos classificados passarão por uma entrevista realizada nas unidades da Caixa. 

Feirense e Bêda voltam a se enfrentar na final do campeonato brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A final do 32º Campeonato Brumadense de Futsal está sendo decidida no confronto melhor de três entre as equipes do Feirense e Bêda Futsal. O Feirense saiu na frente vencendo o primeiro confronto de virada por 7x6 em jogo disputado na última sexta-feira (14). As equipes voltam à quadra do Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro amanhã (21) no segundo duelo da decisão. Para a equipe do Bêda só interessa a vitória para provocar a terceira partida da decisão. Caso o Feirense vença, o time irá se consagrar campeão já nesta sexta-feira. 

Brumado: Polícia prende bandido que agrediu balconista durante assalto a selaria Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um assalto praticado em uma selaria localizada no Mercado Municipal de Brumado, na última quarta-feira (19), deixou os feirantes indignados com o avanço e a ousadia da criminalidade no município. Segundo a vítima, o bandido que trajava o uniforme da empresa Andrade Gutierres fingiu ser um freguês e perguntou o valor das ferraduras para cavalos. “Antes mesmo da resposta ele já agarrou por trás do meu pescoço e exigiu que eu o levasse ao cofre. Em seguida, ainda me xingou e retirou o dinheiro do troco que havia no caixa. Não satisfeito com a quantia, ele me jogou no chão e exigiu mas dinheiro”, relatou a balconista ao site Brumado Notícias. A mulher disse que o bandido ficou ainda mais agressivo ao perceber que só restavam as moedas. “Quando viu que eu cuspi um pouco de sangue, ele me apontou a arma e disse que me mataria caso eu desmaiasse. Fiquei apavorada”, completou ela. O pai, idoso, estava no banheiro e não percebeu a movimentação no estabelecimento, mas logo prestou socorro à filha, que ficou caída no chão. A polícia agiu rapidamente e durante a noite de ontem conseguiu deter o marginal, que estava com parte do dinheiro roubado em uma festa de aniversário. Com o acusado também foram encontrados vários celulares. Segundo a polícia, o meliante disse que a outra parte do dinheiro teria dado a sua mãe para algumas despesas domésticas. Outra selaria dentro do mercado também foi arrombada e a polícia investiga se o assaltante está envolvido no crime. 

Brumado: Prefeitura fará recadastramento para o Garantia Safra Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a extinção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), os municípios do estado da Bahia ficaram incumbidos de criar mecanismos que facilitem o acesso do produtor rural aos programas de desenvolvimento dos governos federal e estadual. Em Brumado, a secretaria de agricultura e recursos hídricos realizou audiência com os presidentes de associações das comunidades rurais para que os mesmos possam atuar como agentes de intermediação dos beneficiados a fim de que seja realizado um recadastramento, o qual será implantado no sistema de dados da secretaria. Dessa forma, o órgão apresentará os nomes aos setores governamentais no intuito de serem assegurados os benefícios aos cadastrados. Segundo dados apresentados pela secretaria, atualmente mais de 2700 produtores rurais da região de Brumado estão inseridos no programa. Com a nova medida do governo estadual, a expectativa é que haja uma maior interação e representatividade entre os beneficiados, os municípios e os programas de desenvolvimento rural.  

Brasil: Desemprego registrado em julho é o pior dos últimos seis anos Foto: Reprodução

Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada nesta quinta-feira (20) pelo IBGE, o desemprego no país ficou em 7,5% em julho, pior resultado para o mês desde 2009, quando ficou em 8%. A taxa é referente a seis regiões metropolitanas: Rio, São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. O resultado foi pior do que a expectativa de analistas do mercado financeiro, que era de que o indicador ficasse em 7% em julho. A população desocupada totalizou 1,8 milhão, isso representa 158 mil a mais do que no mês anterior. Houve um crescimento de 9,4% em comparação a junho e de 56% em relação a julho do ano passado. Já o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado recuou 1,5% en relação a junho. No ano, a queda é de 3,1%. Em julho de 2014, a taxa de desemprego ficou em 4,9%.

Arquivo