Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2016"

Eleições 2016: Aplicativo será utilizado pelo TRE-BA para recebimento de denúncias

30 Ago 2016 - 13h30


Eleições 2016: Aplicativo será utilizado pelo TRE-BA para recebimento de denúncias

Os baianos já dispõem de uma nova ferramenta para formalização de registros de irregularidades no âmbito da Justiça Eleitoral. Está disponível, por meio do portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e também para download em tablets e smartphones, o aplicativo Pardal. Por ele, é possível comunicar ocorrências relativas à propaganda irregular, compra de votos ou qualquer outra infração eleitoral. A utilização do aplicativo pelo TRE da Bahia obedece a Resolução nº 23491/2016, publicada no último dia 16 de agosto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Pardal é gratuito e, além de acessado pelo site, pode ser baixado através das lojas virtuais Google Play e Apple Store. Para o registro de ocorrências, o cidadão deverá preencher formulário, informando, obrigatoriamente, nome e CPF. Além disso, será necessário encaminhar elementos que indiquem a existência do fato noticiado, tais como vídeos, fotos ou áudios. O sigilo poderá ser solicitado à Justiça Eleitoral. Uma das vantagens do uso do Pardal é a possibilidade do envio de informação geográfica, o que possibilita ao eleitor informar ao Tribunal a localização exata da propaganda irregular. Através do aplicativo é possível também o acompanhamento da tramitação da denúncia.

Brumado: Prefeitura inaugura quadra poliesportiva na comunidade de Jacaré

30 Ago 2016 - 13h00


Brumado: Prefeitura inaugura quadra poliesportiva na comunidade de Jacaré
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado desenvolveu na atual gestão um projeto de ampliação das práticas esportivas na zona rural do município. No último final de semana, uma quadra poliesportiva foi inaugurada na comunidade de Jacaré. A cerimônia de inauguração contou com a participação do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e do secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, que foram acompanhados do presidente da Associação de Moradores do Jacaré, Isael Santana. Este agradeceu os esforços no sentido de materializar o sonho da comunidade, especialmente da juventude, em ter uma praça esportiva de qualidade. A obra teve um custo de R$ 150 mil e contou com uma contrapartida maior por parte da prefeitura, já que, por ter o solo muito rochoso, as obras tiveram de contar com explosões, o que deixou o custo mais alto. O prefeito falou da importância da ampliação do setor esportivo no meio rural. “A nossa gestão deu ao esporte uma atenção especial e estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. Agradecemos o empenho do deputado Daniel Almeida, que foi o grande responsável pela vinda dessa obra para essa comunidade de Jacaré”, finalizou.

Crise faz alunos saírem da sala de aula para trabalhar

30 Ago 2016 - 12h30


Crise faz alunos saírem da sala de aula para trabalhar
Foto: Getty Images

A deterioração no mercado de trabalho levou a um aumento na busca de adolescentes por emprego, o que está ajudando a piorar a evasão escolar no país. A taxa de desemprego na faixa etária entre 14 e 17 anos foi a que registrou maior aumento no segundo trimestre de 2016 ante o mesmo período do ano anterior: passou de 24,4% para 38,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Veja, a taxa de participação dos jovens entre 14 e 17 anos na força de trabalho vem crescendo desde o terceiro trimestre de 2014, o que mostra que cada vez mais jovens estão trabalhando. Como no segundo trimestre de 2016 a taxa de desemprego nessa faixa etária foi a que mais cresceu na comparação com um ano antes (atingindo 38,7%), isso significa que um número ainda maior de adolescentes tem procurado emprego. Para o pesquisador Sandro Sacchet, da Diretoria de Estudos Macroeconômicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o aumento na evasão escolar para que os jovens possam trabalhar e complementar a renda da família é um fenômeno temporário, motivado pela crise.

Brumado: Prefeitura não aceita eleição de diretores de escolas e legislativo continua obstruído

30 Ago 2016 - 12h00


Brumado: Prefeitura não aceita eleição de diretores de escolas e legislativo continua obstruído
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Tudo caminhava para um acerto entre a prefeitura e os professores de Brumado no que diz respeito ao encaminhamento do projeto do plano carreira da categoria. No entanto, os professores voltaram a solicitar que o legislativo estenda o prazo para obstrução da votação do veto do prefeito, pois surgiram mais desentendimentos entre as partes nas últimas tentativas de negociação. Com a aceitação das bancadas, a câmara manteve a obstrução e os projetos não foram votados na noite da última segunda-feira (29). Ao fazer uso da tribuna livre, a diretora do núcleo da APLB/Sindicato, Vanuza Lobo, disse que devido a caprichos pessoais da secretária municipal de educação, Acácia Gondim, as negociações ficaram novamente travadas. 

Brumado: Prefeitura não aceita eleição de diretores de escolas e legislativo continua obstruído
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“A secretária está impondo a não aceitação do artigo que reza a escolha democrática das direções das escolas. As eleições para diretor, bem como a licença para o exercício do mandato sindical. A motivação é eleitoreira, na confiança de continuidade de grupo na gestão. Dessa forma estariam tentando manter os diretores como cargos de confiança e cabresto da administração”, declarou Lobo. Vários vereadores se pronunciaram favoráveis ao sindicato e aos professores, apontando a falta de comprometimento da prefeitura com a categoria. “Ficamos muito decepcionados e estarrecidos com esse posicionamento da prefeitura”, comentou o vereador José Ribeiro Neves (PT), presidente da comissão parlamentar de educação. “Estão enrolando os professores e protelando a votação para expirar o tempo hábil de aprovação. Caso mandem o projeto em tempo hábil, o prefeito vetará o projeto, pois está claro que a administração não tem interesse na aprovação do plano de carreira dos professores. O que estamos vendo da parte da gestão é uma estratégia maquiavélica de política eleitoreira”, disparou o vereador Weliton Lopes (DEM).

Brasil tem mais de 206 milhões de habitantes, diz IBGE

30 Ago 2016 - 11h30


Brasil tem mais de 206 milhões de habitantes, diz IBGE
Foto: Dário Oliveira/Folhapress

O Brasil tem 206.081.432 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta terça-feira. No ano passado, o mesmo levantamento apontou 204.450.649 brasileiros – crescimento de 0,79%. De acordo com a Veja, o município de São Paulo (SP) é o mais populoso do país, com 12 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (RJ), com 6,5 milhões, Brasília e Salvador (BA), com 2,9 milhões cada. Já as cidades menos populosas são Serra da Saudade (MG), estimada em 815 habitantes em 2016, seguido de Borá (SP), com 838 habitantes, e Araguainha (MT), com 953 habitantes. Esses três municípios são os únicos no país com menos de 1.000 habitantes – até julho deste ano. Segundo o IBGE, o Estado de São Paulo concentra a maior população do país, com 44,7 milhões de habitantes – 21,7% da população do país. Roraima, por outro lado, é o menos populoso. Tem 514,2 mil habitantes apenas (0,2% do total).

Brumado: Vereadora Liu Vasconcelos repudia denúncia anônima que levou justiça a sua casa

30 Ago 2016 - 11h00


Brumado: Vereadora Liu Vasconcelos repudia denúncia anônima que levou justiça a sua casa
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na tarde da última segunda-feira (29), acompanhado da polícia civil, o promotor público eleitoral, Ruano Fernando, fez cumprir mandado de busca e apreensão e condução coercitiva, expedido pela justiça eleitoral, na residência do casal Léo e Liu Vasconcelos (PDT). Segundo apurado pelo site Brumado Notícias, o mandado surgiu após denúncia de que o candidato a vereador, Leonardo Vasconcelos, estaria praticando atos ilícitos de campanha. O ex-vereador não estava em sua casa no momento da busca, por isso não foi realizada a condução coercitiva. Porém, foram levados da residência celulares da vereadora e do filho, um notebook de propriedade da câmara de vereadores e documentos da família. À noite, durante a sessão da câmara, a vereadora Liu Vasconcelos usou a tribuna livre e mostrou toda sua indignação diante do ocorrido, apontando que as denúncias que levaram à justiça a sua casa partiram de adversários políticos com o objetivo de manchar a candidatura do seu marido. “Fruto de uma denúncia absurda, infundada e inverídica, de possíveis atos ilícitos eleitorais, coisa que nunca praticamos e nem vamos praticar. Nada foi encontrado que pudesse macular o meu lar e impedir nossa caminhada visando à casa legislativa em 2017. A ação da justiça partiu da denúncia de candidatos com inveja e que não confiam em seus tacos. Considero que foi um desrespeito a mim como vereadora e ao lar onde criamos os nossos filhos. Respeito a justiça, mas rejeito o abuso, pois a campanha do meu marido está sendo conduzida dentro dos ditames da justiça maior”, desabafou a parlamentar, que recebeu o apoio dos demais vereadores.

Desemprego fica em 11,6% e bate recorde

30 Ago 2016 - 10h30


Desemprego fica em 11,6% e bate recorde
Foto: Reprodução/EPTV

O desemprego ficou em 11,6% no trimestre encerrado em julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considerando todos os trimestres, a taxa é a maior da série histórica, que teve início em 2012. No trimestre encerrado no mesmo período de 2015, o índice havia atingido 8,6% e no trimestre anterior, de fevereiro a abril deste ano, a taxa ficou em 11,2%. De maio a julho, a pesquisa estima que havia 11,8 milhões de pessoas desocupadas - o maior número desde o início da série. Na comparação com o mesmo trimestre de 2015, o aumento foi de 37,4%. De acordo com o G1, já em relação ao trimestre de fevereiro a abril de 2016, o contingente cresceu 3,8%. Por outro lado, a população ocupada estimada ficou em 90,5 milhões. Diante do mesmo período de 2015, foi registrada uma queda 1,8% e frente aos três meses anteriores, houve estabilidade. Desses trabalhadores empregados, 34,3 milhões tinham carteira assinada. Na comparação anual, o recuo é de 3,9% e na trimestral, não houve variação significativa, segundo o IBGE. Com o aumento do desemprego, caiu o rendimento médio dos trabalhadores, que ficou em R$ 1.985. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a renda caiu 3% e sobre o período de fevereiro a abril, registrou estabilidade.

Eleições 2016: Eduardo promove caminhadas durante o final de semana em Brumado

30 Ago 2016 - 10h00


Eleições 2016: Eduardo promove caminhadas durante o final de semana em Brumado
Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Brumado pelo PSB, Eduardo Lima Vasconcelos, e seu vice, Édio Pereira, promoveram caminhadas de campanha na sede do município e no distrito de Cristalândia, durante o último final de semana. A comitiva de campanha formada pelos vereadores que compõem a chapa percorreu as principais vias do distrito. Em seguida, foi realizado um comício, ocasião em foi apresentada a plataforma de governo da coligação.

Homem é morto em borracharia durante troca de pneu de carroça em Vitória da Conquista

30 Ago 2016 - 09h30


Homem é morto em borracharia durante troca de pneu de carroça em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um homem de 32 anos foi morto enquanto estava em uma borracharia na tarde desta segunda-feira (29), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a vítima tinha ido à borracharia na Avenida João Pessoa, no centro da cidade, para fazer a troca do pneu de uma carroça, quando um homem se aproximou da vítima e efetuou os disparos. Ainda de acordo com a polícia, o atirador chegou ao local de carro com outras pessoas que também estão envolvidas com o crime. A vítima morreu no local. Na ação, ninguém mais ficou ferido. A polícia informou que a autoria dos disparos está sob investigação, mas que já sabe a motivação do crime, contudo não pode dar detalhes para não atrapalhar a averiguação do caso. De acordo com o G1, a vítima tem antecedentes criminais por homicídio, mas já estava solto. Não há detalhes sobre o tempo de cumprimento da pena.

Eleições 2016: Genivaldo promove campanha corpo a corpo e corrida eleitoral em Brumado

30 Ago 2016 - 09h00


Eleições 2016: Genivaldo promove campanha corpo a corpo e corrida eleitoral em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a prefeito de Brumado pelo PTdoB, Genivaldo Azevedo, e seu vice, Fabiano Bonfim, passaram a última semana mantendo a campanha corpo a corpo no centro comercial e na feira livre, inclusive com realização de panfletagem.Os candidatos resolveram promover também uma corrida eleitoral, ocasião em que percorreram algumas avenidas da cidade, pedindo votos aos eleitores que estavam fazendo atividades físicas no final de tarde. Os candidatos também participaram de palestras em empresas e gravaram programas de rádio.

Eleições 2016: Alessandro Lôbo participa de reuniões e faz corpo a corpo em distrito de Brumado

30 Ago 2016 - 08h00


Eleições 2016: Alessandro Lôbo participa de reuniões e faz corpo a corpo em distrito de Brumado
Foto: Reprodução/WhatsApp

O candidato a prefeito de Brumado pelo PRB, Alessandro Lôbo, e seu vice, Carlinhos Moura, cumpriram agenda de campanha no último final de semana. Em uma reunião realizada em um espaço de eventos, os candidatos foram acompanhados do casal Edmundo e Marizete Pereira. No sábado (27), os prefeituráveis e os candidatos ao parlamento promoveram campanha corpo a corpo durante o dia no distrito de Cristalândia e em Umburanas, onde foram apresentadas as propostas de governo.   

Justiça cancela títulos eleitores de falsos moradores de Malhada de Pedras

30 Ago 2016 - 07h00


Justiça cancela títulos eleitores de falsos moradores de Malhada de Pedras
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última semana, a 90ª Zona Eleitoral iniciou a divulgação de cancelamento de títulos eleitorais na cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a justiça constatou que os eleitores apresentaram endereço de residência fixa sem estarem morando na cidade, o que configura uma espécie de fraude eleitoral. São mais de 80 títulos de pessoas que pediram transferência ou alistamento apontando residência em Malhada de Pedras. O número parece inexpressivo, mas pode decidir as eleições locais. Na última eleição, em 2012, foram depositados 6.774 votos nas urnas do município e o prefeito foi eleito com 416 votos de frente. Já este ano, o registro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aponta um colegiado de 7.536, ou seja, um aumento de 762 eleitores no município. Outro dado que chama a atenção é a projeção populacional do IBGE para o município em 2015: de 8.896 habitantes, um eleitorado perto da população total da cidade.

Promoção de campanha eleitoral gera despesas para os candidatos e receitas em Brumado

30 Ago 2016 - 00h00


Promoção de campanha eleitoral gera despesas para os candidatos e receitas em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os custos para promoção de qualquer candidato que entra nas disputas eleitorais pesam bastante na contabilidade de campanha. Embora este ano a justiça eleitoral tenha tabelado os valores a serem gastos pelos candidatos, o valor de cada material de campanha acaba sendo alto no seu contexto final. Por conta disso, em Brumado, os candidatos estão fazendo uma promoção considerada fria neste início de campanha, pois preferem investir no final do período eleitoral. O site Brumado Notícias fez um levantamento parcial dos valores de algumas ferramentas de campanha utilizadas pelos candidatos, o que aponta um custo considerável para quem tenta convencer o eleitor. Os santinhos estão como o carro chefe de campanha, pois é o material mais produzido nas gráficas: em média, os candidatos pagam R$ 450 a cada lote com 10 mil santinhos. Só na primeira semana de campanha foram confeccionados mais de 10 milhões de santinhos em Brumado, uma porcentagem de mais de 80% a mais em comparação com as eleições municipais de 2012. O perfurado adesivado que vai no pára-brisa traseiro do carro custa em média R$ 45 a unidade. O carro de propaganda voante cobra em média R$ 30 por hora de circulação; já a gravação de material de mídia em estúdio para o carro ou para a rádio fica em torno de R$ 70. Há também os custos com as pessoas que sacodem as bandeiras nas ruas, nas caminhadas e nos comícios, que variam entre R$ 20 e R$ 30, de acordo com o evento a ser coberto. Outros materiais também geram custos de campanha, como adesivos, cartazes, aluguel de muros para colar os cartazes, aluguel de sedes de comitês, e fogos de artifícios. Para os comerciantes do ramo está é uma oportunidade de faturamento extra no período. “As campanhas são chatas, sujam as ruas, mas também há o lado positivo da geração de receitas para parte do comércio e da população. Isso mostra que até a política no seu descrédito tem o seu lado positivo”, ponderou o eletricista Cláudio de Jesus.