Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2016"

Eleições 2016: Rede diz que deixou PTdoB solitário devido a instabilidade no partido em Brumado

01 Ago 2016 - 11h00


Eleições 2016: Rede diz que deixou PTdoB solitário devido a instabilidade no partido em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última semana, o diretório da Rede decidiu se alinhar com o PMDB. Diante da decisão, o pré-candidato Genivaldo Azevedo (PTdoB) terá de disputar as eleições sem alianças partidárias. Após o anúncio, Azevedo disse que mantém a decisão de “não se misturar com os coronéis da velha política”. Em resposta às declarações, o porta-voz da Rede Sustentabilidade, Paulo Esdras, informou que respeita a postura solitária que Genivaldo tomou devido à instabilidade que ocorreu dentro do PTdoB em Brumado, mas entende que a política não é feita para ser construída solitariamente, principalmente quando é para construção do bem coletivo. “A aliança entre a Rede, PMDB e PV nasceu justamente para que nossos partidos não compusessem uma coligação com a velha política, pois os representantes destas siglas trazem projetos de renovação que combinam com os desejos da população”, afirmou Esdras. Em seguida, o porta-voz declarou que ainda acredita em uma união futura com Genivaldo. “O diálogo desta coligação que está sendo formada contra as duas coligações hegemônicas da velha política foi feito desde o princípio com o PTdoB e o PTC, que participaram de todas as reuniões e ainda temos esperança de uma união futura com Genivaldo e os demais filiados que não se renderam à polarização política”, finalizou.

Pela primeira vez, eleitorado feminino é maior em todos os estados do Brasil

01 Ago 2016 - 10h30


Pela primeira vez, eleitorado feminino é maior em todos os estados do Brasil
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com informações publicadas no G1, nestas eleições, pela primeira vez, o eleitorado feminino será maior que o masculino nos 27 estados. No país, há 76,5 milhões de mulheres cadastradas na Justiça Eleitoral, ou seja, 6,7 milhões a mais que os homens. O país tem hoje 146,4 milhões de votantes, mas parte deles está no exterior e não votará nas eleições municipais. Nas últimas eleições municipais, no ano de 2012, quatro estados ainda contavam com mais eleitores homens: Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. Em 2014, só Mato Grosso e Tocantins ainda tinham mais homens. Em abril deste ano, porém, a realidade mudou. Em Mato Grosso, estão aptas a votar 1.139.972 mulheres e 1.128.530 homens. No Tocantins, a diferença é pequena: são 518.938 mulheres e 518.125 homens.

Brumado: PSB e PCdoB fecha convenção com Eduardo e Édio na chapa 'Força da União'

01 Ago 2016 - 10h00


Brumado: PSB e PCdoB fecha convenção com Eduardo e Édio na chapa 'Força da União'
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou a convenção e apresentou a chapa ‘Força da União’, que tem à frente o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o vice, o vereador Édio Pereira, o Continha, para as disputas das próximas eleições municipais em Brumado. A chapa contará com sete agremiações: PSB, PCdoB, PDT, PSDB, PEN, PPS e PR. A composição levará ainda 26 pré-candidatos às disputas de vagas para casa legislativa, dos quais 08 mulheres. A solenidade foi realizada na câmara de vereadores, no último sábado (30), com a presença de vários correligionários e demais lideranças políticas locais. 

Brumado: PSB e PCdoB fecha convenção com Eduardo e Édio na chapa 'Força da União'
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem também compareceu foi o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e a vice Cristina Gondim (PSDB), além de vários secretários municipais. Em seu pronunciamento, o pré-candidato Eduardo Vasconcelos exaltou a parceria com as demais legendas, bem como a escolha do vice, embora os dois sejam de escolas diferentes. Enquanto o engenheiro fez parte da classe dos empregadores, o seu vice, além de comunista, também é sindicalista em defesa dos trabalhadores. Eduardo usou um dito popular destacando que “os opostos se atraem e se fortalecem”.

Manifestantes contra Dilma saem às ruas em 17 Estados e no Distrito Federal

01 Ago 2016 - 09h30


Manifestantes contra Dilma saem às ruas em 17 Estados e no Distrito Federal
Foto: Ricardo Matsukawa/Veja

Milhares de manifestantes saíram às ruas de dezessete Estados e do Distrito Federal neste domingo em atos pela consolidação do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Houve registro de manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Salvador, Recife, São Luís, Aracaju, Maceió, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belém e Manaus. O maior ato se concentrou em São Paulo, na Avenida Paulista. Convocados pelo Vem pra Rua, os manifestantes vestidos de verde e amarelo pediram a saída definitiva da presidente afastada e criticaram a demora no desfecho do processo de impeachment, que só deve acontecer no fim de agosto. De acordo com a Veja, nos atos de todo o país, também haviam cartazes e camisetas em apoio à Lava Jato e ao juiz Sergio Moro, que foi homenageado com a música Parabéns pra você — nesta segunda-feira, ele completa 44 anos. Comparadas aos mega protestos anteriores, as manifestações pró-impeachment deste domingo mobilizaram menos gente. Em clima de Olimpíada e volta às aulas, os movimentos Brasil Livre e Nas Ruas perceberam a baixa adesão da população nas redes sociais e decidiram adiar o ato para 21 de agosto. O Vem pra Rua, por sua vez, decidiu manter o protesto que até agora é o mais vazio deste ano.

Brumado: Praticook oferece uma linha exclusiva de produtos sem glúten e sem lactose

01 Ago 2016 - 09h00


Brumado: Praticook oferece uma linha exclusiva de produtos sem glúten e sem lactose
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A dieta sem glúten e sem lactose corta esta proteína e este nutriente do cardápio, deixando a alimentação mais saudável e o corpo em forma. O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e na aveia. Especialistas destacam que o glúten pode provocar inflamações em algumas pessoas, gerando dores articulares, problemas gastrointestinais, dores de cabeças, indisposição e inchaço. Já a lactose, que é o açúcar presente no leite, é um dos principais nutrientes dos doces e do queijo, encontrado também nos molhos brancos. Quem corta a lactose da dieta afirma que a sensação de inchaço abdominal diminui muito. Além disso, há pessoas que têm intolerância e, ao retirá-la da dieta, relatam uma melhora no funcionamento do intestino. Em Brumado, na Praticook, você encontra uma linha completa e exclusiva de produtos sem glúten e sem lactose. Passe na loja e conheça. A Praticook, o maior showroom saudável da cidade, fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Os telefones são: (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Andarilhos utilizam fonte e coreto como dormitórios em Brumado

01 Ago 2016 - 08h00


Andarilhos utilizam fonte e coreto como dormitórios em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao que parece, os andarilhos que percorrem a região preferem permanecer por mais tempo no município de Brumado. Tanto que até já ocuparam os espaços no subterrâneo do coreto localizado na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, a Praça da Matriz, e o que deveria ser a fonte luminosa da Praça Armindo Azevedo. Comerciantes e populares no entorno das duas praças disseram ao site Brumado Notícias que, quando os andarilhos chegam à cidade, o centro comercial fica infestado e as praças passam a ter um aspecto de campo de refugiados devido a tantas pessoas espalhadas, deitadas e dormindo no chão. A secretária municipal de desenvolvimento social, Themis Narvaes, declarou que a pasta tem conhecimento da situação e que a prefeitura sempre toma medidas no intuito de encaminhar essas pessoas aos seus municípios de origem. A secretária disse ainda que há uma equipe que faz parte do plantão social realizando rondas e abordagens sociais.

Clínica Luiza Feres em parceria com a Praticook oferece novos serviços de redução de peso e medidas

01 Ago 2016 - 07h30


Clínica Luiza Feres em parceria com a Praticook oferece novos serviços de redução de peso e medidas

Em Brumado, a Clínica Luiza Feres, em parceria com a Praticook, está inovando mais uma vez no mercado da estética. Além dos pacotes convencionais, a clínica também está oferecendo tratamentos para redução de medidas associados aos kits Detox vendidos na loja de alimentos naturais. O tratamento promove a desintoxicação do organismo, perda de peso e redução de medidas mais rapidamente. Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumado: Obras de pavimentação de acesso ao Ifba continuam paradas

01 Ago 2016 - 07h00


Brumado: Obras de pavimentação de acesso ao Ifba continuam paradas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de pavimentação das vias de acesso ao campus do Ifba, no município de Brumado, que haviam sido descontinuadas no mês de junho com a desculpa dos festejos juninos, continuam paradas. Em matéria anterior, a secretaria de infraestrutura do município disse que na primeira semana de julho as obras seriam retomadas, no entanto, o mês está acabando sem atividades no canteiro de obras. Boa parte da via já foi demarcada com meio-fio pela prefeitura. A obra também contará com investimentos do governo estadual. Sem a devida pavimentação e pouca iluminação no trecho, professores e alunos cobram mais agilidade da prefeitura para conclusão da obra e a implantação de uma linha de ônibus interligando o campus aos demais bairros da cidade. Nossa reportagem tentou contato por telefone com o secretário municipal de infraestrutura para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Estatística aponta que jovens brumadenses estão pouco interessados na política

01 Ago 2016 - 00h00


Estatística aponta que jovens brumadenses estão pouco interessados na política
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além de mostrar que as mulheres são a maioria no eleitorado do município de Brumado, o relatório estatístico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que os jovens brumadenses estão pouco interessados na política ou preferem se manter neutros no que se refere à escolha dos seus representantes. De acordo com relatório que aparece no site oficial do TSE, há 3.655 eleitores do sexo masculino, com idade entre 16 e 24 anos, na cidade. Já as eleitoras na mesma faixa etária somam 3.909. Os números são bem inferiores comparados à somatória de adultos com registro eleitoral: há 19.556 eleitores em Brumado. Já as mulheres na mesma faixa de idade alcançam 20.676 eleitoras. Os dados apontam ainda que, quanto mais jovens, menos envolvimento com os assuntos da política local. Dentre os adolescentes homens de 16 anos, apenas 127 aparecem no registro como aptos a votar nas próximas eleições. Já os de 17 anos, representam apenas 228 eleitores, enquanto que os jovens entre 18-20 anos são 1.300. Do lado feminino, na idade de 16 anos, há apenas 145 eleitoras, 272 na idade de 17 anos e 1389 na faixa entre 18-20 anos. Os números até preocupam, pois a classe política está envelhecendo em Brumado, com poucos jovens se apresentando para renovação do cenário.