Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2016
Mais de 1500 vigilantes assinam demissões na Bahia; 139 só na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Começou esta semana o processo de assinatura da homologação de demissões dos vigilantes que prestavam serviços terceirizados para a Secretaria de Educação da Bahia. São 1505 vigilantes que foram demitidos dos seus postos de trabalho nos municípios com menos de 100 mil habitantes. As demissões aconteceram no início do mês de julho, mas só agora os servidores foram convocados para assinarem as homologações. Mizael Rosa, delegado regional do Sindvigilantes, sindicato estadual que representa a categoria, informou ao site Brumado Notícias que na região do município de Brumado são 139 vigilantes desempregados. Os mesmos vão assinar suas homologações na cidade de Vitória da Conquista, nos dia 30 e 31 deste mês. “Lamentável. São pais de família que ficam sem seus trabalhos e sem os salários que garantem o sustento de suas famílias”, declarou o sindicalista.

Brumado teve um caso confirmado de H1N1 neste mês de agosto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No início deste mês de agosto, uma criança de 2 anos e 11 meses, residente no município de Brumado, deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto com suspeita de H1N1. Na unidade, a equipe médica tomou todas as providências cabíveis e conseguiu reverter o quadro que poderia levar a criança a óbito. Segundo apurou o site Brumado Notícias, dias depois, a criança recebeu alta hospitalar. Esta semana, o Laboratório Central (Lacen) recebeu o resultado das amostras enviadas para exames e as suspeitas foram confirmadas: a criança realmente foi acometida pela Influenza H1N1. Outros dois casos suspeitos foram descartados. No entanto, nossa reportagem apurou que há dois casos suspeitos da doença sendo tratados em uma clínica particular da cidade. Vale ressaltar que, durante a campanha antecipada de prevenção ao vírus, faltaram muitas doses da vacina para atender a demanda do público alvo. A situação gerou controvérsias com a secretaria estadual de saúde, que declarou ter enviado todos os lotes necessários para cobrir o município. A coordenação de vacinação expôs reclamações das enfermeiras alegando que as doses não estavam completas nas ampolas.

Peritos do TSE apontam suspeitas em contas da chapa Dilma-Temer Foto: Reprodução

O setor técnico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisa as contas da campanha da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) dentro das ações que pedem a cassação da chapa Dilma-Temer, identificou suspeitas em relação a três empresas prestadoras de serviço na eleição de 2014. Os documentos foram entregues pelos peritos à ministra Maria Thereza de Assis Moura, corregedora do TSE. O prazo para envio da perícia se encerrava nesta segunda (22). Ela juntou o laudo técnico às ações e também marcou as datas de depoimentos de delatores. Para os técnicos, as empresas Red Seg, VTPB e Focal não apresentaram documentos suficientes para comprovar que prestaram serviços no valor pago pela campanha. Eles também descartaram que a gráfica Atitude, investigada por lavagem de dinheiro na Lava Jato, tenha prestado serviços à campanha de Dilma, como suspeitava o PSDB.

Sac Móvel estará na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, a unidade itinerante do Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac) estará em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Na oportunidade, serão oferecidos serviços como emissão da carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas e Ouvidoria Geral do Estado. Os serviços do SAC foram solicitados pelo prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo em contato com a Secretaria de Administração do Governo do Estado. O Sac Móvel funcionará no centro da cidade, de 8h às 18h.

Brumauto dá início ao Festival Amarok em Brumado

Em Brumado, a concessionária Brumauto deu início ao Festival Amarok, com taxa de 0% (entrada de 60% para os veículos vendidos no varejo, no período de 20 de agosto de 2016 a 31 de agosto de 2016, nas versões Trendline e Highline). O festival é uma ótima oportunidade para conseguir uma super condição de financiamento. Passe agora mesmo na concessionária e confira o Festival Amarok. A Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893. O telefone é (77) 3441-5000.

Homem põe fogo em Bíblia e provoca incêndio na casa da mãe em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um incêndio foi registrado na tarde desta terça-feira (23), em uma residência na Rua Raposo Tavares, em Brumado. Segundo informações passadas por vizinhos ao site Brumado Notícias, um homem teria causado o incêndio após atear fogo em uma bíblia. O livro sagrado queimou e o fogo se alastrou por toda a casa. O incendiário mora com a mãe, que já é idosa. 

Homem põe fogo em Bíblia e provoca incêndio na casa da mãe em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda segundo os moradores, o filho prendeu a mãe dentro da casa para que ninguém a resgatasse. “Ele bloqueou a porta com um sofá e ainda ficou forçando pra ninguém entrar. Conseguimos empurrar ele e a barreira e retiramos ele e a mãe do meio das chamas”, contou um dos vizinhos. 

Homem põe fogo em Bíblia e provoca incêndio na casa da mãe em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sem um corpo de bombeiros na cidade, a polícia militar contou com o apoio de um caminhão pipa lotado na prefeitura local para conter o incêndio. Além disso, os populares também ajudaram a controlar as chamas, que ameaçavam as casas ao redor. A idosa recebeu atendimento do Samu 192 e acompanhou o filho, que foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. A polícia acredita que o incendiário estava sob efeito de algum entorpecente no momento em que provocou o incêndio.  

Brasil Profissional oferece cursos para profissionalização em Brumado

O projeto Brasil Profissional está oferecendo cursos de profissionalização em Brumado. Os interessados podem se inscrever gratuitamente em um dos seguintes cursos: Enfermagem Domiciliar e Agente de Saúde; Auxiliar de Farmácia e Atendente de Laboratório de Análises Clínicas; Recepcionista, Vendas e Operador de Caixa; Recepcionista e Atendente de Hospitais e Clínicas Médicas e Odontologia; Vendas, Operador de Caixa e Administração; Gás e Petróleo e Segurança do Trabalho; e Atendente Bancário e de Casas Lotéricas e Informática. As inscrições são realizadas às terças, quartas, quintas e sextas, na Escola Zilda Neves, na Rua Euclides da Cunha, 196. As aulas acontecem somente aos sábados, nos três turnos. O início será no próximo sábado (27). A inscrição custa apena R$ 70. Para maiores informações, ligue (77) 99819-7398, ou acesse o site www.brasilprofissional.com.br.

Legislativo brumadense volta a ter sessão interrompida por obstrução de votação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pela segunda semana consecutiva, a sessão da câmara de vereadores de Brumado foi interrompida por conta da obstrução de votação ao veto do prefeito referente ao reajuste dos professores. Há mais de duas semanas, professores, sindicalistas, representantes da administração municipal e comissão de educação da câmara debatem a implantação do plano de carreira dos profissionais do magistério. Como nesse período o projeto ainda não foi apresentado na câmara, o líder do prefeito no legislativo, o vereador José Carlos dos Reis (PSB), seguindo a orientação do parlamento, obstruiu novamente a votação da bancada da base do governo. Desta forma, todos os projetos encaminhados estão sendo engavetados até que seja resolvido o impasse. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da comissão parlamentar de educação, José Ribeiro Neves (PT), declarou que são mais de 50 itens a serem considerados para a implantação do plano de carreira dos professores. “Os itens estão sendo analisados com minúcia pelas partes envolvidas e o processo corre dentro do esperado para que não se cometam equívocos”, disse ele, adiantando que, até o final desta semana, o prefeito deve encaminhar o projeto à câmara e o presidente do legislativo convocará uma sessão extra para votação do mesmo.

Porto Seguro: Bebê é achado morto em casa dentro de uma panela de pressão Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê foi encontrado morto dentro de uma panela de pressão, na casa de Renata Cerqueira, uma babá que denunciou no sábado (20) o sequestro do próprio filho, em Porto Seguro. Segundo a Polícia Civil, o corpo foi achado nesta segunda-feira (22) pela patroa de Renata, que tinha ido à casa da funcionária por causa do desaparecimento do filho dela. Não há informações se o bebê encontrado na panela é o filho de Renata. Valéria Chaves, responsável pela 23° Coordenadoria Regional de Eunápolis, disse que, quando a mulher chegou à casa da funcionária, a porta estava encostada. “Ao chegar no imóvel que estava vazio e com a porta aberta, a patroa de Renata começou a sentir um mau cheiro e investigou de onde vinha o odor. Quando ela abriu a panela de pressão, viu o corpo de um bebê e chamou a polícia”, relatou Valéria ao G1. Segundo a delegada, a mãe da criança desaparecida ainda não foi encontrada. A polícia disse que só poderá confirmar se a criança achada dentro da panela é a mesma que está desaparecida após um exame de DNA. Agentes da Polícia Civil realizam diligências em Porto Seguro.

Apae faz lançamento da Semana Nacional da pessoa com deficiência no legislativo brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Diretores, professores, pais e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) compareceram à sessão da câmara de vereadores na noite da última segunda-feira (22) para anunciar o início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Brumado. Este ano, o evento traz o tema “O futuro com a conscientização das diferenças”. A tribuna livre foi franqueada para a diretora Dorinalva Aragão e para a psicóloga Gilvânia Lelis, que destacaram que a iniciativa tem por objetivo entender as necessidades das pessoas portadoras de deficiência, dando atenção às ações de inclusão social e direitos do público alvo. As atividades, que foram iniciadas na última segunda-feira (22), vão até o domingo 28.

Conheça os kits de desintoxicação vendidos na Praticook em Brumado

A desintoxicação é o primeiro passo para iniciar uma reeducação alimentar. Com o kit Detox da Praticook, você desintoxica o organismo e emagrece com saúde. Os kits são compostos por líquidos e alimentos sólidos sem glúten e sem lactose. Pode ser feito de 3 a 21 dias ou intercalado com o kit hipocalórico. São refeições práticas, rápidas e que descomplicam o dia a dia. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Homem que esfaqueou vizinho se entrega no posto da Polícia Rodoviária em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O homem apontando como autor dos golpes de faca que mataram o vizinho, identificado como Raimundo Macedo Silva, de 35 anos, na noite da última sexta-feira (19), na Rua Sabino Lourenço de Carvalho, no Bairro Malhada Branca, em Brumado, se apresentou na manhã desta terça-feira (23), no posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), à margem da BA-262. O acusado foi encaminhado para a delegacia para ser ouvido por uma autoridade policial. Em seguida, as providências cabíveis serão tomadas.

Vitória da Conquista recebe Festival de Inverno nesta semana

A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, recebe nesta semana mais uma edição do Festival de Inverno Bahia (FIB). O evento, que começa na sexta (26) e vai até o domingo (28), será realizado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, com Djavan, Baiana System, Legião Urbana, Paula Toller, Marcos & Belutti, Nando Reis, Biquini Cavadão, Lulu Santos, Capital Inicial e Natiruts [Veja grade por dia ao final da matéria]. Já estão à venda os ingressos de 5º lote da festa. Em Conquista, a loja oficial do evento funciona no térreo do Shopping Conquista Sul, das 10h às 22h, de segunda a sábado, e em horário especial aos domingos e feriados. Em Salvador (e em outras partes do país), são encontrados em todas as lojas da Ticketmix. Outra opção de compra dos ingressos para o Festival de Inverno 2016 é pela internet. Os portões serão abertos às 19h na sexta; no sábado, e no domingo, abre às 18h. Já a previsão de início dos shows é 20h na sexta (26) e no sábado (27); e às 19h no domingo (28).

Brumado: Servidores do Ministério Público iniciam série de paralisações Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Diretoria Executiva do Sindsemp-BA, seguindo deliberação de Assembleia Geral ocorrida no dia 29 de julho, convoca todos os Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia para participarem de três ações mobilizatórias a fim de demonstrar a sua insatisfação com a desvalorização dos servidores da instituição. Os servidores da cidade de Brumado aderiram às ações. Nesta terça-feira (23), no próximo dia 30 de agosto e no dia 6 de setembro, o ponto será batido às 12h. Seguindo recomendação do sindicato, no dia das manifestações, os servidores devem usar a camisa do Projeto de Lei 21.346/2015 ou roupas amarelas em sinal de alerta da categoria. Também devem registrar o ponto às 12h, concentrando-se em frente ao local de trabalho durante 30 minutos e, logo após, encerrar as atividades do dia. Durante os 30 minutos de manifestações pacíficas, os servidores vão expor faixa mobilizatória ou cartazes impressos, contendo os motivos das manifestações. O Sindsemp-BA recomenda que os servidores realizem a compensação das horas em horário de almoço ou em horário que achar conveniente, pois não se trata ainda de uma paralisação de atividades. 

Deputada Ivana Bastos solicita rodoviária para Palmas de Monte Alto Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) solicitou ao Governo do Estado, através de indicação, a celebração de um convênio com a prefeitura para construção de um terminal rodoviário no município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. Segundo a parlamentar, a proposta visa disponibilizar na cidade um local adequado para embarque e desembarque de passageiros das linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais, que diariamente servem à população. “Esse importante pleito beneficiará não apenas os montealtenses, mas também os usuários de municípios vizinhos que utilizam as linhas que atendem Palmas de Monte Alto”, afirmou Bastos.

Eleições 2016: PT baiano pede impugnação da coligação 'A Força do Povo' em Rio do Antônio

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com Ação de Impugnação contra a Coligação “A Força do Povo” (PSD, PDT, PSB), encabeçada pelo candidato a prefeito José Souza Alves (PSD), o Deca, por ter incluído contra decisão do diretório estadual o PT municipal de Rio do Antônio na coligação. O diretório pede que seja respeitado o ato partidário firmado conforme os princípios da autonomia partidária e, principalmente, previamente fixado no estatuto e nas normas complementares. Além disso, solicita que o juiz da 93ª Zona Eleitoral, em Rio do Antônio, reconheça anulada e invalidada, pela Direção Estadual, a ata de convenção realizada no dia 31/07/2016, uma vez que não cabe a Justiça Eleitoral adentrar no mérito político das decisões partidárias; reconheça válida a ata da convenção realizada no dia 04/08/2016; indefira toda e qualquer candidatura da coligação A Força do Povo pleiteada por força da ata do dia 31/07; e, por fim, “subsidiariamente, caso não reconheça a ata de convenção realizada no dia 04/08 como válida por achar que lhe falte alguma requisito estatutário, o que não se vislumbra, ainda assim requer que se reconheça o ato perpetrado no dia 15/08 como um pedido de anulação de convenção praticado na forma da Lei por delegação do Diretório Nacional”. A ação será julgada pela juíza eleitoral de Brumado, Leonor da Silva Abreu, que foi designado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e assumiu a titularidade da 93ª Zona Eleitoral em Caculé.

Vitória da Conquista: Governador se irrita com vaias e deixa palanque durante discurso Foto: Reprodução/Youtube

Na última segunda-feira (22), durante a solenidade de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), em Vitória da Conquista, o governador Rui Costa (PT) se irritou com as vaias de servidores e professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e deixou o palanque. De acordo com o Blog do Rodrigo Ferraz, a solenidade foi marcada por protestos e o chefe do executivo estadual ficou visivelmente incomodado com as vaias.

Surto de diarreia paralisa obras do Parque Eólico em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dezenas de operários da empresa Cortez, que trabalham nas obras de instalação do Parque Eólico, na região do distrito de Cristalândia, em Brumado, não conseguiram trabalhar nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (23) por conta de um surto de diarreia. Uma longa fila se formou na entrada dos banheiros devido ao problema. O siteBrumado Notícias apurou que alguns dos operários nem conseguiram ir ao trabalho, enquanto outros, após passarem pelo ambulatório médico, foram encaminhados em dois ônibus ao Hospital Professor Magalhães Neto. Em contato com a nossa redação, alguns funcionários disseram que o surto pode ter sido provocado pela comida servida no local. Segundo eles, a alimentação é de má qualidade. Nossa reportagem tentou contato com representantes das obras para tratar do assunto, mas não obteve sucesso.

Unopar: Período de renovação de matrícula vai até o dia 30 deste mês

Em Brumado, a Unopar informa aos alunos veteranos que ainda não renovaram suas matrículas para 2016.2 que o prazo de renovação irá até o dia 30 deste mês. Com as mensalidades em dia, você pode parcelar a renovação de matrícula em até três vezes no cartão de crédito. Mais informações podem ser obtidas no polo de apoio presencial através dos números: (77) 3441-7979 ou 99949-5503. Unopar, mais próxima para você ir mais longe.

Jussiape: Menor de 14 anos mata a mãe a pedradas e ateia fogo contra o pai e a madrasta Foto: Divulgação/Polícia Militar

Na comunidade de Paixão, zona rural de Jussiape, na Chapada Diamantina, uma menor de 14 anos foi detida acusada de matar a mãe, identificada como Adriana Almeida, a pedradas e atear fogo no pai e na madrasta. O crime aconteceu na madrugada de segunda-feira (22). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a madrasta, Taís Novais Santos, foi socorrida e encaminhada para a Casa de Saúde de Jussiape; já o pai, Pedro Paulo Souza, em estado grave, foi transferido para um hospital da cidade de Vitória da Conquista. A menor confessou o crime e está sob a custódia do Conselho Tutelar. Testemunhas disseram que a adolescente vinha apresentando crises depressivas. A Polícia Civil deve instaurar inquérito para apurar as circunstâncias do crime.

Ouro dará R$ 500 mil a cada um dos 18 jogadores de futebol Foto: Reuters

Valeu – e muito – o ouro para a seleção brasileira. Fora a oportunidade de ter conquistado um título inédito, cada um dos 18 atletas da campanha vai receber cerca de R$ 500 mil em premiação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com GloboEsporte.com, o total pago pela entidade será de aproximadamente R$ 12 milhões – ou seja, quase R$ 3 milhões seriam divididos pela comissão técnica. A informação foi divulgada inicialmente pela “Folha” e confirmada pelo GloboEsporte.com nesta segunda-feira. A diferença é considerável para atletas de outras modalidades. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu por uma premiação de R$ 35 mil aos brasileiros que subissem ao pódio individualmente, sem restrição à cor da medalha. Nos esportes coletivos, a remuneração é de R$ 17,5 mil, metade. O pagamento será feito via patrocinadores. A seleção brasileira de futebol masculino conquistou a medalha de ouro no último sábado ao derrotar a Alemanha, por 5 a 4, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação. O Time Brasil terminou sua participação na Olimpíada com 19 medalhas – sete de ouro, seis de prata e seis de bronze.

Ibope/TV Bahia: ACM Neto lidera com folga e tem 68% de intenções de voto em Salvador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito ACM Neto (DEM) aparecerá com folga na primeira pesquisa de intenções de voto realizada para as eleições de 2016. No levantamento feito pelo Ibope, encomendado pela TV Bahia, o democrata deve aparecer com 68% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Alice Portugal (PCdoB), com 8%, e em terceiro o Pastor Sargento Isidório (PDT) com 6%. O Ibope ouviu 602 pessoas, entre os dias 17 e 22 de agosto. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número BA-02257/2016 e será divulgada na noite de segunda-feira (22), durante o programa BATV.

Eleições 2016: Candidato a vereador é preso por tentar furtar banco Foto: Reprodução/TSE

O candidato a vereador pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) Eduardo Caetano dos Santos, de 35 anos, foi um dos três presos em flagrante por furto qualificado a uma agência bancária neste domingo, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista. Da coligação “Honestidade e Competência”, Santos é candidato no município de Vargem Grande Paulista, na Região Metropolitana de São Paulo, e apareceria na urna como “Bolinha”. De acordo com a Veja, o presidente do diretório municipal do PRB, José Francisco Teixeira, disse que a sigla já pediu o cancelamento da candidatura de Santos e que o suspeito será expulso do partido.

Brumado: Secretário municipal de infraestrutura fala sobre obras paradas na Padre Cícero Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias publicou na última semana as reclamações dos moradores quanto às obras de instalação de manilhas na Rua Padre Cícero, no Bairro São José, via que dá acesso ao Ifba, em Brumado. Em resposta, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, esclareceu que não se tratam de manilhas para drenagem de esgoto do Ifba, mas da própria rua que convive com esgoto a céu aberto. O secretário disse ainda que, além desta obra, a via receberá a drenagem para escoamento pluvial interligando a área do projeto do parque da cidade. Segundo o secretário, esta semana será finalizado o projeto junto à Caixa Econômica Federal para liberação do recurso para a obra. Quanto à paralisação das atividades, Cardoso declarou que está surpreso com a descontinuação dos serviços e tomará parte para que as obras sejam concluídas.

Livramento: Ladrões arrombam grade de gruta e roubam urnas de ofertas Foto: Portal Livramento

Na madrugada da última segunda-feira (22), ladrões arrombaram a grade da Gruta do Bom Jesus do Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, e roubaram as duas urnas de ofertas do local. Nelas são depositadas doações em prol da paróquia da comunidade. Segundo informações do Portal Livramento, uma das urnas foi encontrada em um terreno próximo da gruta e a outra continua desaparecida. Não se sabe se havia numerário nas urnas.

Arquivo