Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2016
Brasil faz 3 a 0 na Itália e conquista medalha de ouro no vôlei Foto: Reuters

A despedida do Brasil da Olimpíada não podia ser mais emocionante. Numa reedição da final olímpica de 2004, a seleção de vôlei derrotou a Itália, neste domingo (21), no Maracanãzinho, levou novamente o ouro, e se tornou tricampeão olímpico da modalidade. Assim, o Brasil se iguala à extinta União Soviética no posto de maior campeão masculino do voleibol, em Olimpíadas. De acrodo com o Bahia Notícias, com parciais de 25/22, 28/26 e 27/25, o Brasil fechou em 3 sets a 0.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

TSE contabiliza mais de 503.200 candidatos para as eleições municipais de 2016

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já soma mais de 503.200 candidatos registrados para disputar as eleições deste ano. De acordo com os dados do TSE, o número de candidatos a prefeito que apresentaram o registro de candidatura até agora chega a 17 mil. Para o cargo de vice-prefeito, a quantidade chega a pouco mais de 17 mil. Já para vereador já são mais de 469.200 candidatos.

Traficante foragido se disfarça de idoso para não ser capturado Foto: Reprodução/Twitter/ATFHQ

Um traficante foragido desde abril chamou a atenção da polícia de Massachusetts, nos Estados Unidos. Shaun Miller tem 31 anos e foi capturado usando um disfarce de idoso, usando uma máscara que o deixava com aparência de 30 anos mais velho. Apesar do disfarce, ele foi reconhecido e preso. Mark Mellyn, tenente da polícia de Barnstable, disse ter ficado surpreso com o disfarce. “Era inacreditável”, disse ao jornal 'The Sun'. O disfarce era tão bom que foi comparado pelos policiais com as máscaras usadas nas grandes produções hollywoodianas. “Tinha qualidade de Hollywood”, acrescentou Mellyn.

Batida entre carro e carreta mata 6 pessoas da mesma família no oeste da Bahia Foto: Blog Braga

Seis pessoas da mesma família morreram depois que o carro em que elas viajavam bateu de frente com uma carreta, na manhã deste sábado (20), na BR-020, no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, por volta das 5h, o motorista do carro perdeu o controle do veículo, invadiu a pista contrária e colidiu com a carreta. A PRF ainda informou que existe a suspeita de que ele tenha dormido ao volante. Todos que estavam no veículo, que vinha da Brasília, morreram na hora. Entre as vítimas estava uma menina de apenas seis meses de idade. 

Batida entre carro e carreta mata 6 pessoas da mesma família no oeste da Bahia Foto: Blog Braga

De acordo com o G1, com o impacto, o motorista do carro foi arremessado para fora do veículo. Os agentes acreditam que o homem não usava cinto de segurança no momento do acidente. As outras vítimas ficaram presas às ferragens. O motorista da carreta não sofreu ferimentos. Com a batida, o carro foi arrastado para o canteiro da pista, e a carreta ficou atravessada entre a pista e um matagal que fica ao lado da rodovia. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para retirar os corpos das vítimas do local. Eles foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) do município de Barreiras.

Rio 2016: Brasil vence Alemanha nos pênaltis e leva ouro Foto: Reuters

Acabou a espera. Depois de amargar vice-campeonatos em Los Angeles-1984, Seul-1988 e em Londres-2012, a seleção brasileira olímpica finalmente pode comemorar uma medalha de ouro no torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos. Dentro de um Maracanã lotado, a equipe capitaneada por Neymar deixou o “Fantasma do 7 a 1” de lado e venceu a Alemanha nos pênaltis na noite deste sábado (20) e conquistou o título no Rio-2016. Neymar, em uma cobrança de falta, aos 26 minutos do primeiro tempo, abriu o placar. No segundo tempo, Meyer empatou para os alemães e deu contornos dramáticos ao duelo que terminou 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Nas penalidades, o Brasil conseguiu se sair melhor e levou o título olímpico.

Briga entre vizinhos termina em morte no Bairro Malhada Branca em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem de 35 anos foi morto com um golpe de faca no peito por volta de 22h da última sexta-feira (19). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Raimundo Macedo Silva se desentendeu com um vizinho, sendo atingido pela facada. A briga aconteceu na Rua Sabino Lourenço Carvalho, no Bairro Malhada Branca. A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. Na unidade de saúde, passou por cirurgia, mas não resistiu e veio a óbito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e liberado na manhã deste sábado (20). A polícia está investigando o caso. O agressor continua foragido.

Eleições 2016: MPE pede impugnação da candidatura de Pedro Cardoso em Lagoa Real Foto: Divulgação

O promotor Francisco de Freitas Júnior, do Ministério Público Eleitoral (MPE) , em Caetité, propôs Ação de Impugnação de Registro de Candidatura contra Pedro Cardoso Castro (PMDB), candidato a prefeito do município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. Segundo o MPE, o candidato encontra-se inelegível, na medida em que teve as contas rejeitadas nos últimos oito anos pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). No tempo em que foi prefeito do município, Cardoso celebrou o Convênio nº 043/2001 com a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), no valor de R$ 16.248,14, cujo objetivo era a execução de obras complementares referentes à iluminação e alambrada na quadra poliesportiva da cidade. No entanto, foi instaurado processo de tomadas de contas especial, em virtude de irregularidades constatadas pelo controle interno da SUCAB, culminando com a desaprovação das contas. O impugnado foi convocado a apresentar a sua defesa.

Após muita luta, brumadense Luiz Eduardo, o Dudu, morre em São Paulo Foto: Reprodução/Facebook

O brumadense Luiz Eduardo Santos Silva, o Dudu, 5 anos, morreu neste sábado (20) no Hospital do Câncer Infantil Boldrine, na cidade de Campinas, em São Paulo. Dudu estava se tratando de um câncer há mais de um ano. A população da capital do minério a todo instante enviava forças e energias positivas para o garoto através de uma página que foi criada pela família no facebook. Todo o quadro clínico era postado na rede social com frequência. A morte de Dudu deixou a comunidade brumadense abalada. 

Fox Highline acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Fox Highline, 2015/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Lula sobre Dilma: 'A história não termina dia 29. Começa dia 29' Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A menos de uma semana do início do julgamento final da presidente Dilma Rousseff no Senado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz ter “esperança” em uma vitória, embora às vezes fale como se o afastamento da sucessora estivesse consumado. Em entrevista à BBC Brasil, Lula disse apostar no julgamento da história. “Às vezes a história demora séculos para julgar e eu trabalho com isso. A história não termina dia 29. Ela começa dia 29”. Sem citar nomes, Lula diz que Dilma irá se “expor corajosamente” no Senado “para que o Judas Iscariotes possa acusá-la na frente dela”. Afirma que o presidente interino, Michel Temer, é constitucionalista e "sabe" que a antecessora é vítima de um “golpe parlamentar”. Principal líder do projeto político do PT e réu sob acusação de obstrução da Justiça na Operação Lava Jato, Lula se diz alvo de mentiras e afirma que seu partido não deve pedir desculpas pelas acusações de corrupção. “Quem tem que pedir desculpas é quem está inventando acusações”.

Bandidos invadem fazenda e fogem de barco na Barragem do Rio do Antônio em Brumado Foto: Divulgação

Bandidos invadiram uma fazenda na noite da última quinta-feira (18) em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, uma empresa que monitora o sistema de segurança do local, percebeu a ação e acionou a polícia. Uma viatura se dirigiu ao imóvel e cercou o local, mas para surpresa dos policiais os três meliantes fugiram em um barco pela Barragem do Rio do Antônio.

Detento usa caneca com água quente para queimar colega em presídio de Teixeira de Freitas Foto: Ronildo Brito/Teixeira News

Um detento de 22 anos causou queimaduras de segundo grau em um colega de cela ao jogar uma caneca com água quente no homem. O crime aconteceu na quinta-feira (18), dentro do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, região sul da Bahia. Segundo informações da delegacia da cidade, os presos haviam se envolvido em uma discussão momentos antes. Na briga, outro detento sofreu queimaduras leves. Ainda de acordo com a polícia, o agressor esperou a vítima dormir para esquentar a água e cometer no crime. De acordo com o G1, o detento sofreu queimaduras no braço e no tórax, e precisou ser socorrido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde recebeu atendimento médico. Os presos foram encaminhados até a delegacia de Teixeira de Freitas e prestaram depoimento sobre o caso. O detento agredido passou também por exame de corpo de delito. Os homens retornaram para o conjunto penal e foram colocados em celas diferentes. A polícia não informou o motivo da discussão entre eles.

Audiência debate mudanças no cronograma do desfile de 7 de setembro em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Secretaria de Educação de Brumado e a coordenação de eventos da pasta promoveu um encontro com representantes das instituições que participarão do desfile cívico do 7 de Setembro. O evento tratou do cronograma do desfile, a ordem de saída e o tradicional trajeto por onde passarão os cortejos. De acordo com dados apresentados pela secretaria, as escolas municipais devem levar cerca de 5 mil estudantes para o desfile, com vários blocos apresentando temas atuais referente às campanhas nos diversos campos do convívio social, bem como algumas apresentações envolvendo a história do país. Para este ano, a coordenação do desfile apresentou uma mudança significativa na ordem das apresentações: logo após o hasteamento da bandeira nacional, os pelotões militares do Tiro de Guerra, Polícia Militar e Rodoviária e a Guarda civil Municipal irão desfilar antes das escolas e das demais instituições. A medida visa à melhor organização e segurança do evento, conforme detalhado na reunião. A Lira Ceciliana e as fanfarras das escolas darão os acordes de animação que acompanharão às instituições durante as apresentações.

Uma adolescente de 13 anos tentou envenenar a mãe, em Feira de Santana, após uma briga por ter colocado piercing na língua, de acordo a polícia. A garota foi liberada após prestar depoimento na segunda-feira (15) e responderá por tentativa de homicídio. A mãe da garota procurou a polícia para denunciar a filha, no dia 11 de agosto, após ter bebido chá na noite anterior e ter passado mal. Ela chegou a ser atendida em uma policlínica, onde fez uma lavagem estomacal, e passa bem. Na delegacia, a mulher disse que desconfiou do veneno por conta da aparência do chá e não bebeu todo o líquido. O copo com o chá foi levado pela mãe à polícia e passará por perícia. A adolescente foi intimada para prestar depoimento na segunda e contou à polícia que colocou na bebida chumbinho que a mãe usava para matar ratos. “O motivo foi que a mãe teria dado uma ‘surra’ nela, depois que apareceu com um piercing na língua. Elas discutiram, a mãe bateu nela e por vingança ela envenenou o chá. Segundo ela, não tinha intenção de matar e está arrependida”, diz a titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Milena Calmon. A garota morava com o pai, que morreu há três meses, na cidade de Irará, e depois disso passou a morar com a mãe e uma irmã em Feira de Santana. A menor conta, no depoimento, que foi criada pelo pai com a informação de que era rejeitada pela genitora. A delegada afirma que a menor não foi apreendida porque não foi feito flagrante do crime. Ela foi levada para a casa da avó, em Irará. As informações são do G1.

Rotary e secretaria de saúde promovem mutirão preventivo contra Hepatite C em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Aderindo à campanha mundial promovida pelo Rotary Internacional, o Rotary Club de Brumado e a Secretaria Municipal de Saúde promoveram nesta sexta-feira (19) o mutirão preventivo contra a Hepatite C. A iniciativa também faz parte da semana da Campanha Hepatite Zero, cujo público alvo engloba homens e mulheres acima dos 40 anos. O estande de atendimento gratuito foi montado na área de estacionamento ao lado da loja da Cesta do Povo, no Mercado Municipal. A campanha atraiu a atenção dos populares que compareceram em grande número ao local. 

Rotary e secretaria de saúde promovem mutirão preventivo contra Hepatite C em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente rotário de Brumado, André Cardoso, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que foram disponibilizados 2 mil kits testes para o município. Ele também falou sobre a importância da campanha. “É uma doença silenciosa que pode se tornar uma cirrose e um câncer. Por isso estamos abraçando essa campanha para conscientizar a população dos perigos da Hepatite C, que podem prevenidos e cuidados com com orientação médica. Nossa intenção é erradicar a hepatite da sociedade mundial, por isso batizamos a campanha de hepatite zero”, pontuou.

Rio 2016: Brasil perde para o Canadá e dá adeus ao bronze no futebol feminino Foto: Fernando Donasci/Reuters

A Seleção Brasileira de futebol feminino terminou os Jogos Olímpicos de forma melancólica. O time comandado por Vadão saiu de postulante à primeira colocação ao quarto lugar obtido nesta sexta-feira (19). A derrota por 2 a 1 para o Canadá tirou a possibilidade de um bronze para o Brasil na modalidade. Os gols canadenses foram marcados por Rose e Sinclair; Beatriz descontou para as brasileiras.

Candidatos fazem 'corpo a corpo' no mercado e pregam paz nas eleições em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os candidatos a prefeito de Brumado, Emanoel Araújo Lima, o Manelão, pelo PMDB, e Genivaldo de Jesus Azevedo, pelo PTdoB, realizaram campanha “corpo a corpo” com panfletagem na feira livre do mercado municipal, na manhã desta sexta-feira (19). Eles estavam acompanhados de cabos eleitorais e candidatos a vereadores das chapas. Em meio às andanças, os candidatos se encontraram e se abraçaram, demonstrando que, mesmo em lados opostos de campanha, a política pode ser feita em paz. “Somos adversários apenas nesse pleito eleitoral, não somos inimigos. A política vai passar e vamos voltar para as nossas rotinas sendo ou não eleitos, não vamos deixar que esse período interrompa uma amizade construída há anos. Assim esperamos que os eleitores brumadense enxerguem”, disse o candidato Manelão, sendo endossado por seu amigo concorrente. “Vamos promover uma eleição de harmonia, respeitando as opiniões dos amigos, parentes e vizinhos. Essas eleições têm sido um exemplo que não vale a pena brigar por política, pois se antigos desafetos se uniram, não são os amigos que vão querer brigar”, pontuou o candidato Genivaldo Azevedo. Na agenda de campanha de hoje, está marcada a inauguração do comitê do candidato do PRB, Alessandro Lôbo e Silva. Já o candidato do PSB, Eduardo Vasconcelos, fará uma caminhada entre os Bairros São Félix e Malhada Branca. Os dois eventos estão marcados para às 19h.

Deputado Luciano Ribeiro felicita municípios pela emancipação política Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No mês de agosto, o deputado Luciano Ribeiro homenageou os municípios de Riacho de Santana, Caculé e Carinhanha pela passagem da emancipação política. As cidades completaram, respectivamente, 138, 97 e 107 anos. O deputado deseja progresso e desenvolvimentismo social aos seus munícipes. Riacho de Santana é um dos mais antigos municípios da Serra Geral. Com economia baseada na agricultura e na pecuária, a cidade tem aproximadamente 36 mil habitantes e destaque para ampliação da oferta de comércio e serviços. Caculé comemorou 97 anos de emancipação política. Localizado no Centro Sul do estado, o município possui um relevante grau de desenvolvimento, com destaque para o comércio de materiais de construção, da produção de derivados de cana-de-açúcar, do cultivo do algodão, da fabricação de cerâmicas, cofres, telhas e lajotas, e da criação de bovinos e suínos. O deputado reafirma o orgulho de ser filho de Caculé e, nesta data especial, deixa registrado seu respeito e admiração pelo povo caculeense. Por fim, localizado na margem esquerda do Rio São Francisco, o município de Carinhanha tem economia baseada na agricultura, pesca e no comércio de bens e serviços.

Coelba responde queixas de constantes quedas de energia no Olhos D'água em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Coelba encaminhou nota de esclarecimento ao site Brumado Notícias com relação à reclamação dos moradores do Bairro Olhos D’água acerca das constantes quedas de energia na localidade. A empresa ressaltou que a interrupção no fornecimento de energia ocorrida no dia 17 de julho foi provocada por defeito em um equipamento da rede elétrica que já foi substituído. Além disso, a concessionária orientou que, caso algum aparelho elétrico tenha sido danificado em decorrência de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, os moradores devem registrar uma reclamação por Danos Elétricos através da Central de Teleatendimento da Coelba através do 0800 071 0800, do www.coelba.com.br, ou em qualquer agência de atendimento. Será necessário informar a data e o horário da interrupção do fornecimento de energia elétrica, bem como dados sobre o equipamento danificado (marca, modelo e ano).

Estudo mostra que 'obesidade saudável' pode ser um mito Foto: Divulgação

Um novo estudo realizado por cientistas da Suécia aponta que a gordura de pessoas obesas - mesmo aquelas que são consideradas metabolicamente saudáveis - apresenta mudanças anormais em sua expressão genética na resposta à estimulação por insulina. Embora desde os anos 1990 tenha se mostrado que cerca de 30% das pessoas com obesidade têm perfil metabólico e cardiovascular saudável, o novo estudo alerta que eles não estão excluídos das intervenções recomendadas contra a obesidade. O estudo, publicado na quinta-feira (18), na revista científica Cell, foi feito por pesquisadores do Instituto Karolinska - célebre por promover o Prêmio Nobel - sob a coordenação de Mikael Rydén. Segundo Rydén, a obesidade atingiu proporções epidêmicas globais, afetando aproximadamente 600 milhões de pessoas em todo o mundo e aumentando consideravelmente o risco de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, câncer e diabete tipo 2. Estimativas recentes sugerem que até 30% das pessoas obesas sejam metabolicamente saudáveis, indicando que eles precisariam de intervenções menos vigorosas para prevenção das complicações relacionadas à obesidade. No entanto, segundo Rydén, atualmente não há critério amplamente aceito para identificar a obesidade metabolicamente saudável e, por isso, é impossível saber se tal condição existe mesmo ou não.

Sebrae tem mais de 2,7 mil vagas em cursos de capacitação em Brumado e região Foto: Reprodução

A Semana de Capacitação Empresarial, realizada pelo Sebrae, acontece entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro nos municípios de Burmado, Guanambi, Ipiaú, Itapetinga, Jequié, Livramento de Nossa Senhora e Vitória da Conquista. O evento oferecerá mais de 2,7 mil vagas na região sudoeste. Os empreendedores terão acesso a palestras, cursos, seminários, clínicas tecnológicas, workshops e oficinas. Toda a programação é gratuita, com exceção das megapalestras, que requerem um investimento de R$ 30 e serão ministradas pelos especialistas Fernando Kimura e Salete Lemos. A programação já está disponível no site da Semana. Os interessados podem se inscrever na loja virtual do Sebrae. As vagas são limitadas. As capacitações incluem temas como cenários econômicos, marketing e vendas, competitividade, design, finanças, gestão empresarial, inovação e liderança.

Rio 2016: Alison e Bruno Schmidt derrotam italianos e conquistam o ouro no vôlei de praia Foto: Divulgação/CBV

Embalados pela torcida que transformou em caldeirão a Arena de Copacabana, Alison e Bruno Schmidt conquistaram nesta quinta-feira (18) o ouro olímpico no vôlei de praia. Combinação perfeita entre força e habilidade, a dupla liquidou os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo em uma partida equilibrada por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/17. Com a filosofia de encarar cada um dos sete jogos do torneio como uma final, os brasileiros chegaram ao lugar mais alto do pódio, repetindo o feito de Ricardo e Emanuel em Atenas-2004. Na véspera da estreia nos Jogos do Rio-2016, Alison profetizou: “Essa arena vai ser o Coliseu brasileiro. Grandes gladiadores, que vença o melhor. Vem muita energia boa por aí”. A energia do público foi o combustível para os parceiros nos momentos de alegria e nas horas difíceis. O ouro de Alison e Bruno confirma o status de potência do Brasil no vôlei de praia.

Brumado: Escola Graças Assis concorre a premiação com vídeo de combate ao Aedes Aegypti Foto: Reprodução/Youtube

Em Brumado, a Escola Professora Maria das Graças Assis Correia está concorrendo a um prêmio nacional com um vídeo elaborado para auxiliar no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Com o título “Pesquisar e conhecer para combater o Aedes Aegypti”, o vídeo tem até o momento 121 votos. Nele, os alunos do Ensino Fundamental II explicam o que a comunidade deve fazer para eliminar focos do mosquito e se ver livre dessa ameaça. Clique aqui para votar.

Brumado: Tiro de Guerra participa de reunião de coordenação do desfile de 7 de setembro Foto: Divulgação/TG

Na última quinta-feira (18), o Tiro de Guerra 06/024, de Brumado, participou da reunião de coordenação do desfile cívico de 7 de setembro, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com membros da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal, Autarquias Municipais, APAE, Clube dos Desbravadores, Maçonaria, Assembleia de Deus, ONG Proteção dos Animais, Lira Ceciliana, Clube da Melhor Idade, dentre outros. Na oportunidade, foram acertados os detalhes da organização do desfile desse ano, que contará com a participação de cerca de cinco mil alunos da rede de ensino pública e privada. Para este ano, haverá uma mudança na ordem do desfile visando à organização, segurança, fluidez e atenção com as crianças. De acordo com o resultado da reunião, a ordem do desfile seguirá às normas regulamentares, de forma que, após o hasteamento do pavilhão nacional, o Tiro de Guerra vai iniciar o seu desfile, seguido da 34ª CIPM, Polícia Rodoviária Estadual e Guarda Municipal, que compõe o grupamento das forças de segurança. Logo a seguir virão os demais representantes da sociedade. A mudança proporcionará uma melhor coordenação e controle do evento.

Arquivo