Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2013"

Brumado: Dia Verde é realizado pela Vix Logística na Escola Élcio Trigueiro

30 Set 2013 - 17h48


Brumado: Dia Verde é realizado pela Vix Logística na Escola Élcio Trigueiro
O evento tem por objetivo conscientizar os alunos e a comunidade sobre o uso sustentável do meio ambiente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há alguns anos, a Vix Logística realiza em parceria com escolas do município de Brumado o Dia Verde. O evento tem por objetivo conscientizar os alunos e a comunidade sobre o uso sustentável do meio ambiente. No último sábado (28), o Dia Verde foi promovido pela empresa na Escola Élcio Trigueiro, no Bairro São José. Segundo Breno Rodrigues, supervisor da Vix Logística, o evento engloba atividades como o plantio de mudas, realização de palestras sobre coleta seletiva e outros programas que atingem diretamente a natureza. O Dia Verde é realizado anualmente e a receptividade do público é excelente, de acordo com Rodrigues. “Nos preocupamos em passar para nossas gerações futuras o interesse em resgatar o meio ambiente”, afirmou o supervisor, que ressaltou que o objetivo de preservação da natureza tem sido alcançado pela empresa.

Brumado: Dia Verde é realizado pela Vix Logística na Escola Élcio Trigueiro
O Dia Verde é realizado em parceria com diversas escolas do município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Brumado: Encontro Regional de Artes e Cultura será promovido pela Direc 19

30 Set 2013 - 17h17


Brumado: Encontro Regional de Artes e Cultura será promovido pela Direc 19
O evento será realizado entre os dias 02 e 04 de outubro.

Promovido pela Direc 19, o Encontro Regional de Artes e Cultura será realizado entre os dias 02 e 04 de outubro no Ceep - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente, em Brumado. Durante o evento serão apresentadas mostras de músicas, artes literárias, artes patrimoniais, artes visuais e vídeos. No dia 02 de outubro, às 14h, tem apresentação do Prove - Produção de Vídeos Estudantis. Já no dia 03 de outubro as apresentações artísticas e culturais serão realizadas das 14h às 18h. O evento será encerrado no dia 04 de outubro com o 6º Festival Anual da Canção Estudantil, que tem início às 18h no Colégio Estadual de Brumado (CEB). A Direc 19 convida a todos para prestigiar o Encontro.

Brumado: Jovem que foi baleado na Vila Presidente Vargas morre em Vitória da Conquista

30 Set 2013 - 16h20


Brumado: Jovem que foi baleado na Vila Presidente Vargas morre em Vitória da Conquista
Danilo Queiroz dos Santos, 20 anos, foi baleado enquanto jogava baralho dentro de um bar no último dia 30 de agosto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Morreu na tarde do último domingo (29) o jovem Danilo Queiroz dos Santos, 20 anos, que foi baleado no dia 30 de agosto enquanto jogava baralho em um bar na Vila Presidente Vargas, em Brumado. Na época, dois homens entraram no estabelecimento atirando. Amigo do rapaz, Tõe de Gatinha também foi atingido e morreu no local. Danilo estava internado desde então no Hospital de Base em Vitória da Conquista, mas ontem, após um mês do episódio, o jovem não resistiu e faleceu. O pai do jovem, José dos Santos, o popular Zé Bocão, falou por telefone com o site Brumado Notícias sobre o sentimento da família. “Ao lado do meu filho passamos trinta dias batalhando pela vida, mas ele não resistiu e morreu no final da tarde de ontem. Agradeço aos parentes e amigos pelas mensagens de apoio e orações que fizeram pelo meu filho, mas infelizmente ele se foi. Acredito que ele estará bem guardado na memória de Deus”, disse. O corpo do jovem chegou a Brumado na tarde desta segunda-feira (30). O velório ocorrerá na casa da mãe, Dinalva Queiroz, na Vila Presidente Vargas, e o sepultamento está marcado para as 18h. Esta foi a 18ª morte por homicídio ocorrida no município no ano de 2013.

Ex-defensor público de Brumado é preso por porte ilegal de armas

30 Set 2013 - 15h45


Ex-defensor público de Brumado é preso por porte ilegal de armas
Hamilton Gomes foi flagrado com uma arma pela Polícia Rodoviária Federal em Santo Antônio de Jesus. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Acusado de porte ilegal de armas, o Defensor Público Estadual Hamilton Gomes foi preso em flagrante no último fim de semana pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Colega do acusado, o Defensor Público Maurício Martins Moitinho disse em entrevista a Rádio Recôncavo FM que uma arma sem registro foi encontrada com Hamilton após o mesmo ter comprado coco em uma barraca de beira de estrada próximo ao município de Santo Antônio de Jesus. De acordo com site Voz da Bahia, o Defensor alega que a arma teria sido colocada dentro da sacola de compras sem que ele visse. O acusado poderá responder um processo administrativo, que será realizado na cidade de Salvador, onde ele trabalha atualmente. Antes de ser promovido a Defensor Público Estadual em 2013, Hamilton atuava em Brumado, onde se envolveu em inúmeras polêmicas. O Defensor já enfrentou um processo interno da Defensoria Pública do Estado, do qual acabou sendo absolvido, e foi vereador e ex-candidato a prefeito de Itabuna. Em 2004, teria protagonizado cenas inusitadas durante a campanha. Hamilton prestou depoimento e, após pagamento de uma fiança, foi liberado.

Festa para os destaques do ano em Brumado

30 Set 2013 - 15h15


Festa para os destaques do ano em Brumado
O evento foi realizado pela TP Publicidade na AABB. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Empresários, personalidades, profissionais, políticos, prestadores de serviços, empresas, organizações e entidades foram homenageados na noite do último sábado (28), na AABB, em Brumado. Durante a cerimônia, a TP Publicidade premiou com o certificado de reconhecimento os destaques do ano em 2013. A solenidade contou com apresentação musical do cantor Lázaro Jakarine. Homenageados e convidados brindaram durante a festa organizada pela promoter Iracy Nascimento, que falou sobre a premiação. “A premiação em Brumado é uma das mais concorridas na região, tendo em vista que se tem por aqui um comércio pujante de empresas atuantes que sempre buscam inovar em seus atendimentos e de um público consumidor exigente. Para nós da TP Publicidade é um desafio e uma satisfação poder apresentar quem se destacou nos diversos segmentos no município. Torcemos para que nos anos a frente o sucesso continue sendo a força motriz de cada destaque que foi homenageado este ano. Parabéns a todos”, afirmou a promoter. (Veja Fotos).

Brumado: Seguranças controlam incêndio em carro forte

30 Set 2013 - 13h20


Brumado: Seguranças controlam incêndio em carro forte
Um mecânico que observava a situação relatou que pode ter havido uma pane elétrica ou pode ter sido a lona de freio queimando. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No final da manhã desta segunda-feira (30), o site Brumado Notícias registrou imagens de um carro forte parado no meio da Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, uma das vias mais movimentadas da cidade, com o capô dianteiro aberto. Como os seguranças não podiam falar acerca do ocorrido, comerciantes e populares narraram à nossa equipe o que aconteceu. Houve um princípio de incêndio no veículo, o que fez os seguranças descerem às pressas do carro com extintor na mão. Logo que abriram o capô a fumaça subiu, mas rapidamente eles controlaram o fogo. Um mecânico que observava a situação nos relatou que pode ter havido uma pane elétrica ou pode ter sido a lona de freio queimando.

Brumado: Maconha é deixada em lixeira de hospital para detento

30 Set 2013 - 12h45


Brumado: Maconha é deixada em lixeira de hospital para detento
Na entrada do banheiro, a placa diz que é proibido fumar no local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mais uma ação inusitada foi registrada na tarde do último domingo (29), em Brumado. Desta feita, um detento da delegacia local pediu auxílio para ser encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), pois disse aos agentes da polícia que precisava de atendimento médico porque estava se sentindo mal. Ao chegar ao HPMN, o preso pediu para usar o banheiro, alegando que precisava fazer suas necessidades fisiológicas. Desconfiados, os policiais entraram primeiro no banheiro, fazendo uma vistoria no local. Lá encontraram duas trouxinhas de maconha enroladas em uma sacola plástica dentro de uma lixeira. A polícia acredita que já tinha ocorrido uma combinação via telefone celular entre o detento e um comparsa do lado de fora, que deixou a droga no lugar. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os policias estão investigando o caso e irá analisar as imagens da câmera de segurança do hospital para tentar descobrir a identidade do cúmplice.

Brumado: Maconha é deixada em lixeira de hospital para detento
A polícia acredita que já tinha ocorrido uma combinação via telefone celular entre o detento e um comparsa do lado de fora, que deixou a droga no lugar. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Empate leva seleção brumadense para próxima fase do Intermunicipal 2013

30 Set 2013 - 12h17


Empate leva seleção brumadense para próxima fase do Intermunicipal 2013
Pela frente Brumado terá o Macaúbas. As duas seleções faziam parte do grupo 15 na primeira fase da competição. (Foto: Edmilson Leite).

O Intermunicipal de futebol está se afunilando na fase de mata-mata. Na tarde do último domingo (29), 21 equipes se classificaram para a 9ª rodada da terceira fase da competição. Entre as classificadas está Brumado, que com um empate de 1x1 contra Parantiga garantiu sua vaga. Pela frente Brumado terá o Macaúbas. As duas seleções faziam parte do grupo 15 na primeira fase da competição e se enfrentaram por duas vezes, com o time de Macaúbas levando a melhor vencendo em ambas as partidas.

Tremedal: Colégio Estadual corre risco de desabamento e alunos fazem mobilização

30 Set 2013 - 11h43


Tremedal: Colégio Estadual corre risco de desabamento e alunos fazem mobilização
As salas de aulas foram interditadas e as aulas paralisadas. (Foto: Gilmar Ribeiro).

Desde a última quinta-feira (26), os alunos do Colégio Estadual Marieta Pereira dos Santos, em Tremedal, no sudoeste baiano, estão manifestando por causa da situação precária da estrutura física da escola. O imóvel está com rachaduras, as quais vêm aumentando de forma rápida, colocando em risco de alunos e trabalhadores da unidade de ensino. A mobilização dos estudantes aconteceu após discussão com a diretoria do Colégio sobre uma análise feita por engenheiros da Direc 20 do prédio, a qual apontou risco de desabamento. O resultado da discussão foi a interdição das salas de aula e paralisação das aulas. Os estudantes então decidiram ir às ruas portando faixas, cartazes e apitos para pedir a reforma do ‘Marietão’, como eles costumam chamar o Marieta Pereira dos Santos. 

Tremedal: Colégio Estadual corre risco de desabamento e alunos fazem mobilização
Manifestantes buscam melhorias na estrutura da escola e a segurança dos alunos e funcionários. (Foto: Gilmar Ribeiro).

“A mobilização tem o objetivo de exigir a segurança dos alunos e de todos que trabalham na escola, já que as paredes apresentam rachaduras enormes e está prestes a cair em qualquer momento”, declarou a aluna Cláudia, representante da classe estudantil. De acordo com Cláudia, o colégio apresentou problemas na estrutura com menos de três anos de inaugurado e agora, após sete anos, a situação piorou. “Nenhuma providência efetiva foi tomada, a não ser a interdição das salas em piores condições”, acrescentou ao Tremedal Revista. Os estudantes já vinham pedindo uma cobertura para a quadra do colégio, o laboratório de ciências e uma sala de vídeo, mas agora o que buscam é poder assistir aulas com segurança. 

Tremedal: Colégio Estadual corre risco de desabamento e alunos fazem mobilização
Alunos esperam que a reforma seja realizada urgentemente. (Foto: Gilmar Ribeiro).

Desde 2009, a direção do Colégio Estadual vem acionando os setores responsáveis e encaminhando ofícios, e somente agora ocorreu a interdição após vistoria. “A manifestação é uma ação legítima dos estudantes que estão defendendo os seus direitos. É muito importante para o processo de formação deles”, comentou a vice-diretora do Marieta Nallyne. Segundo ela, a escola já recebeu a informação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia que o laudo conclusivo sobre os procedimentos que serão tomados já está pronto. “Assim que os documentos estiverem em posse da escola serão divulgados”, assegurou a vice-diretora.

Deputado Marquinho Viana entre os destaques de 2013 em Brumado

30 Set 2013 - 11h10


Deputado Marquinho Viana entre os destaques de 2013 em Brumado
A premiação foi dada pela TP Publicidade, em um evento na AABB, no último sábado (28). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Embora tenha assumido recentemente uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Marquinho Viana (PV) vem ganhando projeção pela sua dinâmica atuação em prol dos municípios da região do café e do sertão produtivo do estado. O trabalho do parlamentar fez com que ele recebesse, na noite do último sábado (28), o reconhecimento de congratulação como destaque do ano. A premiação foi dada pela TP Publicidade, em um evento na AABB, em Brumado. Acompanhado da esposa Maria Esther, da filha Isabela Viana, e do casal de amigos Léo e Liu Vasconcelos, o deputado foi muito bem recebido pelos demais homenageados da noite e pela promoter Iracy Nascimento. Em um breve pronunciamento, Viana reforçou seu apoio a Brumado e demais municípios da região. “Ser político não é fácil e mais difícil ainda é receber o reconhecimento popular, por isso eu agradeço aos amigos de Brumado e região pelo apoio e voto de confiança a mim concedido. É isso o que me serve de combustível para continuar trabalhando com mais veemência em prol dos interesses e desenvolvimento de nosso tão sofrido sertão”, emocionou-se. Marquinho Viana disse ainda estar à disposição de todos e que as portas do seu gabinete estarão sempre abertas para receber e ouvir os conterrâneos que lutam pela melhor qualidade da região. “Muito obrigado aos amigos de Brumado e à TP Publicidade por essa bela homenagem e congratulação”, agradeceu o deputado.

Feirense garante vaga na semifinal do Campeonato Brumadense de Futsal

30 Set 2013 - 10h40


Feirense garante vaga na semifinal do Campeonato Brumadense de Futsal
Na próxima sexta-feira (04), mais dois jogos irão movimentar a competição. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A primeira fase do Campeonato Brumadense de Futsal está chegando à reta final com duas equipes já classificadas para a fase semifinal da competição. A equipe do Ibar, que lidera o campeonato, vive a tranquilidade na tabela. Na noite da última sexta-feira (27) foi a vez do atual campeão Feirense garantir a classificação após vencer o Juventude por 2x1. No jogo preliminar da noite, o Falcão Futsal bateu o Nova Esperança por 4x3, colocando o Falcão na briga por uma das duas vagas restantes para a próxima fase. Na próxima sexta-feira (04), mais dois jogos irão movimentar a competição. O Nova Esperança enfrentará o lanterna Ajax, que ainda não pontuou na competição. E o Falcão terá uma pedreira pela frente: precisa vencer o líder invicto Ibar se quiser assinar o passaporte para a próxima fase do campeonato.
 

Show de gols na serie B
 

Artilharia afiada na série B do Campeonato Brumadense de Futsal e os goleiros foram 23 vezes no fundo da rede buscar a bola. No primeiro jogo da noite do ultimo sábado (28), o Industrial bateu o Juventus por 6x4. Em outro jogo, o Pequeno Craque venceu o São José pelo placar de 3x2. E no jogo mais disputado da noite, o Borrusia resistiu à pressão do 2 de Julho, vencendo a partida por 4x3. No próximo sábado serão mais três jogos pela série B, Decorarte x Mineira, Gigante x Ajax e Auto Peças Costa x Binha FC.

Guanambi: Festa promovida por grupo LGBT acaba em tentativa de homicídio

30 Set 2013 - 10h17


Guanambi: Festa promovida por grupo LGBT acaba em tentativa de homicídio
A ‘Teens Free’, nome dado ao evento, foi realizado na Rua Régis Pacheco, Bairro Paraíso. (Foto: Reprodução).

Pouco antes das 3 horas da manhã do último domingo (29), uma festa promovida por homossexuais na Rua Régis Pacheco, Bairro Paraíso, em Guanambi, no sudoeste baiano, foi encerrada por causa de uma tentativa de assassinato. A ‘Teens Free’, nome dado ao evento, tradução literal de adolescentes livres, acontecia na casa de uma pessoa conhecida como Diele. Segundo o radialista Radiola, um dos convidados, Itamar Silvestre da Silva, 22 anos, movido por ciúmes, tentou matar seu ex-namorado, Mateus Gonçalves Ferreira, 19 anos, com uma facada. Silva viu que seu ex estava com outra pessoa, um adolescente de 17 anos, e foi até a cozinha pegar uma faca, a arma do crime. Itamar fingiu que ia abraçar Mateus e cravou a faca no peito dele. A vítima caiu no chão e ficou desacordada. Para agravar a situação trágica, Itamar tentou se matar com uma facada no seu próprio peito. Os dois feridos foram socorridos pelo Samu e levados para cirurgia no Hospital Regional de Guanambi. Em depoimento à polícia, o agressor contou que ainda tem sentimentos pela vítima e que não queria ver seu ex-namorado com outra pessoa. Itamar disse estar depressivo e que se mataria caso fosse preso. A vítima, Mateus, encontra-se fora de perigo.

Vitória da Conquista: Rinha de galo é fechada e 28 homens autuados em flagrante

30 Set 2013 - 09h51


Vitória da Conquista: Rinha de galo é fechada e 28 homens autuados em flagrante
O local de briga de animais funcionava no Bairro Morada Real. (Foto: Divulgação).

Uma rinha de galo foi fechada no último domingo (29), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, depois de uma investigação de policiais militares do 4ª Pelotão da 77ª CIPM. O local de briga de animais funcionava no Bairro Morada Real e a casa pertence aos irmãos Junho Rodrigues Rocha, 29 anos, e Jerônimo Rodrigues Rocha, 32 anos. Lá foram encontrados 17 galos, todos presos e em péssimas condições. Por conta da prática ilegal, 28 homens foram apresentados no Disep, dos quais cinco são menores de idade. Foi verificado que um dos homens, Haroldo Silva Damasceno, 35 anos, já possuía mandado de prisão em aberto na cidade de Igauí/BA. Os adultos foram então autuados em flagrante e irão responder a um Termo Circunstanciado pela prática de crimes ambientais, e poderão pegar pena de três meses a um ano, além do pagamento de multa. A polícia encontrou ainda seis motos na rinha com documentação irregular e as encaminhou para a 4ª Ciretran. Já os galos foram levados para a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave), em Barra do Choça.

Brumado: 18ª Ciretran realizará leilão em novembro

30 Set 2013 - 09h22


Brumado: 18ª Ciretran realizará leilão em novembro
A previsão para acontecer o 3º leilão na Ciretran é o próximo dia 06 de novembro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Centenas de veículos lotam o pátio da 18ª Ciretran, em Brumado, mas aos proprietários que tiveram seus veículos apreendidos o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) torna público que em breve será realizado o leilão dos automóveis. A previsão para acontecer o 3º leilão na Ciretran Brumado é o próximo dia 06 de novembro. Outras informações podem ser obtidas na sede do departamento, situado à Rua Exupério Pinheiro Canguçu, saída para Livramento de Nossa Senhora, no Centro da cidade.

Brumado: O combate à seca no governo Juracy Pires Gomes

29 Set 2013 - 19h00


Brumado: O combate à seca no governo Juracy Pires Gomes
Na época, o diretor da Divisão de Recursos Hídricos era Aquiles Dias da Mata, pai do atual prefeito da cidade, Aguiberto Lima Dias. (Foto: Reprodução/Revista Panorama da Bahia).

A revista Panorama da Bahia circulou no município de Brumado em outubro de 1988, na época em que Juracy Pires Gomes era o prefeito da cidade. Uma das matérias do período traz um tema ainda bastante atual: a seca. Com o título, “O combate à seca – construção de barragens, aguadas, tanques e poços”, a matéria fala sobre os investimentos realizados pela então administração, principalmente na zona rural do município na busca por minimizar o sofrimento do homem do campo. São relatadas a construção de barragens, aguadas, tanques e poços no Distrito de Itaquaraí, no Distrito de Cristalândia, em Ubiraçaba, onde a barragem foi ampliada na época, e em várias outras localidades. Clique aqui e leia a matéria na íntegra e veja as inúmeras obras e investimentos do governo municipal na época. Naquele ano, o diretor da Divisão de Recursos Hídricos era Aquiles Dias da Mata, pai do atual prefeito da cidade, Aguiberto Lima Dias (PSL).