Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2013"

Brumado: Anselmo Soares é homenageado durante premiação de destaques do ano

29 Set 2013 - 16h10


Brumado: Anselmo Soares é homenageado durante premiação de destaques do ano
Recentemente, o radialista sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que o deixou impossibilitado de exercer a sua maior paixão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No último sábado (28), a TP Publicidade premiou em uma cerimônia solene os melhores do ano de 2013. Durante o evento, o radialista Anselmo Soares foi homenageado. Durante 21 anos, Soares marcou a história da comunicação no município com o programa de rádio mais ouvido em todos os tempos na capital do minério, o Patrulha da Cidade. Apaixonado por futebol e torcedor fanático do Flamengo, Anselmo foi um dos desbravadores da era recente da comunicação no município. Durante a solenidade, a TP, por intermédio do mestre de cerimônia Henrique Cruz, fez recordar a batalha do locutor para ajudar os menos favorecidos através do seu trabalho na rádio. Irreverente, Soares é imitado por adultos e crianças por toda a cidade. Entre os amigos presentes à premiação, o promoter Beto Bonelly agradeceu emocionado ao amigo que lhe deu a primeira oportunidade na rádio quando ele ainda era um jovem vendedor de picolé. 

Brumado: Anselmo Soares é homenageado durante premiação de destaques do ano
Acompanhado das filhas, Anselmo acenou para a plateia, que o aplaudiu de pé. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Recentemente, o radialista sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que o deixou impossibilitado de exercer a sua maior paixão. Acompanhado das filhas, Anselmo acenou para a plateia, que o aplaudiu de pé. Kauê Souza, diretor do site Brumado Notícias, falou sobre o carisma e profissionalismo de Anselmo. “Passei parte da minha adolescência no estúdio da rádio e era vidrado no Anselmo. Ele tem carisma e com muita naturalidade falava com todos os públicos. Polêmico quando necessário, alegre em todos os momentos, solidário para com os necessitados, assim eu conheci e aprendi a admirar esse fenômeno da rádio em nossa cidade. Em nome do Brumado Notícias, compartilho as mais sinceras homenagens ao amigo locutor Anselmo Soares”, disse Souza.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sesab diz que ausência de secretário não impediria a inauguração do centro cirúrgico

29 Set 2013 - 15h12


Sesab diz que ausência de secretário não impediria a inauguração do centro cirúrgico
Imprensa baiana destacou que à espera de Solla, prefeito de Brumado mantém centro cirúrgico fechado. (Foto: Reprodução/Bocão News).

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou ao site Bocão News que o secretário Jorge Solla, está na Dinamarca representando a Bahia em encontro onde apresenta o modelo de Parceria Pública Privada (PPP) utilizado no Hospital do Subúrbio. Seu retorno está previsto para a próxima terça-feira (1). Ainda segundo a Sesab, este não seria o motivo para a não inauguração do centro cirúrgico do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, já que a medida seria apenas um ato formal. Segundo o site, até a data da inauguração, caso haja alguma emergência, o paciente continuará tendo de percorrer os 132 km de viagem até um hospital em Vitória da Conquista, ou tentar atendimento em Salvador, em uma viagem de quase 7 horas.

Brumado: Mulher detida em ônibus com drogas é transferida

29 Set 2013 - 13h30


Brumado: Mulher detida em ônibus com drogas é transferida
A jovem de 18 anos foi transferida por causa da superlotação da cadeia da capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mulher que foi flagrada e detida na manhã da última sexta-feira (27) transportando droga em um ônibus intermunicipal, na BA-262, em Brumado foi transferida para a cidade de Presidente Jânio Quadros ainda no final da tarde de ontem. A transferência imediata ocorreu porque a cadeia de Brumado só tem capacidade para 16 pessoas, porém mais de 40 presos do sexo masculino ocupam todas as celas do local. A superlotação inviabilizou a manutenção da acusada na custódia da cidade.

Bocão News destaca premiação recebida pelo Brumado Notícias

29 Set 2013 - 12h32


Bocão News destaca premiação recebida pelo Brumado Notícias
O site foi eleito por munícipes, pelo terceiro ano consecutivo. (Foto: Bocão News).

Pelo terceiro ano consecutivo, o site Brumado Notícias é contemplado com a premiação destaque do ano. O evento é promovido pela TP Publicidade, que durante meses realiza pesquisas de opinião em Brumado, quando os munícipes elegem empresas, personalidades, profissionais, políticos, organizações e entidades que mais se destacaram ao longo do ano. Em uma solenidade realizada na AABB com a presença de homenageados e convidados, os prêmios foram entregues. O Brumado Notícias, tem a frente o diretor de redação, o jovem Kauê Souza. Ele foi representado pelo repórter Lay Amorim, que descreveu o papel do veículo na região. “Hoje, temos uma realidade bem diferente da comunicação em nossa cidade. Podemos dizer que temos dois períodos em nossa história da comunicação, o antes e o depois da internet, com a proliferação dos sites e blogs. Antes, tínhamos as notícias com imagens apenas dos grandes centros através da TV, mas agora temos as nossas imagens, o que eu chamo de notícia comunitária para o mundo. Somos matrizes e referência da notícia para todo o estado, mas tudo isso se dá porque além dos nossos apoiadores comerciais, prezamos pela legitimidade da informação e contamos com o nossos milhares de internautas que nos acessam e nos prestigiam a cada notícia”, destacou Amorim. As informações são do Bocão News.

Mato-grossense é eleita Miss Brasil 2013

29 Set 2013 - 12h12


Mato-grossense é eleita Miss Brasil 2013
Jakelyne de Oliveira, estuda Engenharia Agrícola e já venceu os concursos Miss Rondonópolis. (Foto: Francisco Dumont/FdumontNews/Divulgação).

Na noite de sábado (28), a mato-grossense Jakelyne de Oliveira, de 20 anos, foi eleita Miss Brasil 2013. Jakelyne tem 20 anos, nasceu em Rondonópolis, estuda Engenharia Agrícola e já venceu os concursos Miss Rondonópolis, Miss Brasil Versão Globo, da Globo Internacional e o Miss Mato Grosso 2013. No concurso, a candidata derrotou 26 colegas e conquistou o posto de mulher mais bonita do país. Com o título, a mato-grossense garantiu uma vaga no Miss Universo 2013, que acontece no dia 09 de novembro em Moscou, na Rússia. A segunda colocada foi a Miss Minas Gerais, Janaína Barcelos; e o terceiro lugar ficou com a Miss Bahia, Priscila Cidreira. Ambas ganharam uma viagem, com tudo pago, para um dos destinos mais badalados do México, a Riviera Nayarit. Além do título, Jakelyne ganhou a sonhada coroa assinada por Pedro Muraro, o vestido de gala confeccionado por Alexandre Dutra e um carro zero km. De acordo com o Ego, depois da premiação, a miss foi à boate Woods na capital mineira comemorar a vitória com outras candidatas.

Brumado: Castilho Viana acompanha treinos de MMA em busca de parcerias

29 Set 2013 - 11h40


Brumado: Castilho Viana acompanha treinos de MMA em busca de parcerias
Vereador sinaliza parcerias para projetos sociais no município. (Foto: Divulgação).

Juntamente com o lutador brumadense de MMA, João Almeida, o vereador Castilho Viana (PSB) esteve no centro de treinamento do lutador Júnior Cigano, que disputará no próximo mês a revanche do cinturão dos pesos pesados do UFC em Las Vegas, nos Estados Unidos. Na oportunidade, Viana conversou com Cigano sobre o desempenho do brumadense João Almeida no esporte. O lutador fez questão de ressaltar a potencialidade do atleta. Após acompanhar os treinos, o vereador cogitou a possibilidade de realizar parcerias com os atletas em projetos sociais no município.  

“Jorge Solla não é mais importante do que a necessidade da população”, diz Zé Ribeiro

29 Set 2013 - 11h00


“Jorge Solla não é mais importante do que a necessidade da população”, diz Zé Ribeiro
O petista afirmou que a prefeitura da cidade parece não reconhecer a necessidade da população. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador José Ribeiro Neves (PT) disse estar surpreso com o cancelamento da inauguração do novo centro cirúrgico do Hospital Professor Magalhães Neto, que seria realizada na última sexta-feira (27). De acordo com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), a solenidade foi cancelada porque o secretário de Saúde do estado, Jorge Solla, não poderia comparecer ao evento. Em telefonema ao site Brumado Notícias, o petista afirmou que a prefeitura da cidade parece não reconhecer a necessidade da população. “Inaugurar o centro cirúrgico, soltar fogos e fazer festa é menos importante do que a saúde pública do nosso povo”, argumentou. Segundo o parlamentar, a prefeitura e a Secretaria de Saúde não podem ficar aguardando uma vaga na agenda do secretário para colocar o centro em funcionamento. “Se o secretário tiver compromissos pelos próximos seis meses e não puder vir a cidade, teremos que aguardar?”, questionou Ribeiro. O vereador lembrou que recentemente diversos pacientes entraram com ações na justiça em busca de atendimento médico e, segundo ele, por isso mesmo, o centro cirúrgico não pode ficar fechado. “O secretário de saúde da Bahia não é mais importante do que a saúde da população de Brumado”, reforçou Ribeiro. Por fim, o vereador ressaltou os investimentos do governo baiano na implantação do Laboratório Central (Lacen) e a ampliação do hospital.

Caetité: Acidente entre ônibus e veículo de passeio deixa dois mortos

29 Set 2013 - 10h20


Caetité: Acidente entre ônibus e veículo de passeio deixa dois mortos
Os dois ocupantes do veículo de passeio morreram na hora. (Foto: Ederson Albert/Caetité Notícias).

Um grave acidente ocorrido na BR-030, entre as cidades de Caetité e Igaporã, deixou dois mortos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), por volta das 09h do último sábado (28), um veículo Jetta, de placa policial JKN-6464 (Brasília-DF), percorria a via sentido a Caetité quando o condutor teria perdido o controle da direção chocando-se de frente com um ônibus da empresa Gontijo, de placa policial HFM-5976 (Curvelo-MG), que vinha em sentido contrário. Francisco das Chagas Vieira de Lima, 56 anos, e Maria Luciene Freitas, 52 anos, ocupantes do veículo de passeio, morreram no momento da colisão. 

Caetité: Acidente entre ônibus e veículo de passeio deixa dois mortos
O impacto foi tão violento que partes do carro foram arremessadas a mais de 20 metros de distância. (Foto: Ederson Albert/Caetité Notícias).

Já o motorista do ônibus, Janevan Fernandes da Costa, 42 anos, e demais passageiros saíram ilesos do acidente. O impacto foi tão violento que partes do carro foram arremessadas a mais de 20 metros de distância. De acordo com o Caetité Notícias, a pista ficou interditada nos dois sentidos por mais de duas horas. A Polícia Militar de Caetité e o Departamento de Trânsito do Município estiveram no local isolando a área, até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Guanambi. Ainda não se sabe as reais causas do acidente.

Brumado: Centro cirúrgico não foi inaugurado pela ausência do secretário Jorge Solla

29 Set 2013 - 09h40


Brumado: Centro cirúrgico não foi inaugurado pela ausência do secretário Jorge Solla
O prefeito Aguiberto Lima Dias adiou a data de inauguração, pois quer a presença do titular da Sesab. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A inauguração do novo centro cirúrgico do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, iria acontecer na última sexta-feira (27), mas o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) decidiu adiar a solenidade por conta da ausência do secretário estadual de Saúde Jorge Solla. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Aguiberto explicou que a presença do secretário é de fundamental importância, tendo em vista o apoio dispensado por ele em prol do setor de saúde no município. “Até aproveitamos para realizar os últimos ajustes, mas o motivo principal do adiamento é que queremos ter a presença do secretário Sola, pois ele tem sido um apoiador na melhoria da saúde em nossa cidade. Como ele não poderia estar presente conosco nessa sexta, resolvemos adiar a inauguração para termos a presença do secretário”, disse o gestor. O novo centro cirúrgico terá cinco salas que já contam com os aparelhos instalados. Também está em andamento no Hospital as obras de construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da UTI neonatal.

Brumado: Polícia recupera moto que foi furtada por menores

29 Set 2013 - 09h00


Brumado: Polícia recupera moto que foi furtada por menores
O veículo havia sido furtado enquanto o proprietário trabalhava em uma obra de esgotamento sanitário no Bairro São Félix. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na tarde da última sexta-feira (27), uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apresentou na delegacia de Brumado uma motocicleta pertencente a um pedreiro. O veículo havia sido furtado enquanto o proprietário trabalhava em uma obra de esgotamento sanitário no Bairro São Félix. A motocicleta foi vista por populares no Loteamento Malhada Branca, onde estava sendo pilotada por um menor e outro comparsa. Em sua residência, o menor informou à polícia a localização da moto, que estava escondida em um matagal. Segundo os policiais, o parceiro do menor fugiu do local ao ver a aproximação da viatura. O adolescente foi levado à delegacia.

MPF pretende anular contrato milionário do Instituto da Visão da Bahia com a prefeitura de Brumado

28 Set 2013 - 18h07


MPF pretende anular contrato milionário do Instituto da Visão da Bahia com a prefeitura de Brumado
O Ministério Público Federal sustenta a existência de contratação milionária da empresa responsável pelo Projeto Glaucoma. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Ministério Público Federal (MPF) de Vitória da Conquista ingressou com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra o município de Brumado, o Fundo Municipal de Saúde de Brumado e o Instituto da Visão da Bahia, após acatar a denúncia da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB). O procurador Mário Alves Medeiros pretende decretar a nulidade do processo de inexigibilidade 036/2013 e todos os atos posteriores dele logicamente dependentes, inclusive o contrato de prestação de serviços 081/2013, empenhos e pagamentos já realizados, condenando-se o Instituto da Visão da Bahia a devolver aos cofres públicos todos os valores recebidos. Segundo o MPF, a denúncia apresentada pela vereadora comunista contém gravíssimas irregularidades na contratação direta da sociedade empresária Instituto da Visão da Bahia, pelo município de Brumado, para execução do assim denominado “Projeto Glaucoma”. 

MPF pretende anular contrato milionário do Instituto da Visão da Bahia com a prefeitura de Brumado
A denúncia foi protocolada no MPF pela vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) em maio deste ano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sustenta o MPF a existência de contratação milionária, no montante de R$ 4.862.700,00, com direcionamento e sem devido e regular procedimento licitatório, uma vez que o fundamento alegado pelo município - a “inviabilidade de competição e notória especialização da empresa contratada” - não se aplica ao caso, em razão da existência de outras clínicas de Oftalmologia com igual aptidão, inclusive quanto aos equipamentos necessários. De acordo com o MPF, a Prefeitura de Brumado direcionou a execução do Projeto Glaucoma em favor do Instituto da Visão da Bahia, notadamente diante da ausência de publicidade conferida à pretendida contratação pelo município de clínicas/médicos oftalmologistas, bem como pela rapidez do trâmite administrativo da inexigibilidade, concentrando-se todos os atos administrativos em um único dia. A ação está sendo julgada pelo juiz João Batista de Castro Júnior, da 1ª Vara Federal de Vitória da Conquista. O município reafirma a legalidade do procedimento, pois, segundo a prefeitura, a contratação seguiu rigorosamente a Tabela SUS quanto aos valores especificados dos serviços. O município argumentou ainda a existência de perigo inverso em caso de suspensão do contrato, deixando ao desabrigo muitos portadores de glaucoma, doença com alto grau de incidência na região.

BA-262: Acidente tira a vida de açougueiro de Aracatu

28 Set 2013 - 17h30


BA-262: Acidente tira a vida de açougueiro de Aracatu
Cícero Duarte, conhecido com Cícero do Açougue, morreu preso às ferragens. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um grave acidente ocorrido na tarde deste sábado (28), na BA-262, próximo à cidade de Aracatu, no sudoeste baiano, tirou a vida do comerciante Cícero Duarte Oliveira, conhecido com Cícero do Açougue, que dirigia um veículo Parati, com placa BIJ-1392. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Brumado Notícias, houve uma colisão frontal que pode ter sido ocasionada por uma ultrapassagem mal sucedida, realizada em um trecho de reta. Um dos veículos envolvidos no acidente, um Hyundai IX 35, tem placa NZD-0849, da cidade de Vitória da Conquista. O motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O carro do comerciante, que é natural de Aracatu, ficou totalmente destruído e o mesmo morreu no local preso às ferragens. A morte de Cícero causou grande comoção em Aracatu, onde ele era bastante popular.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Bom Jesus da Lapa: Preso cria chave artesanal e 17 fogem pela porta da frente

28 Set 2013 - 16h15

Dezessete presos fugiram da cadeia de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, na tarde desta sexta-feira (27). De acordo com o delegado José Ribeiro, a fuga aconteceu após um preso ter criado uma chave artesanal, que abriu as portas das celas. O grupo fugiu pela porta da frente da unidade depois de render o único carcereiro que trabalhava no local em horário de almoço. O delegado afirmou que o detento que fabricou a chave é ladrão, especialista em furto de carro. Entre os fugitivos, está o suspeito de participar de três homicídios. Conhecido como Coca, o acusado é de altíssima periculosidade, segundo o delegado. “Ele tentou resgatar o irmão que estava preso em Caetité e matou um policial civil. Ele tem comprovadamente participação em três homicídios. Um dos juris dele estava marcado para acontecer no dia 3 de outubro", declarou José Ribeiro ao G1. A cadeia da cidade tem capacidade para abrigar 12 detentos, mas tinha cerca de 80 no momento da fuga. O prédio é antigo e, de acordo com o delegado, não oferece condições de segurança para a população e para os servidores. “Nós não temos agentes penitenciários, quem faz a segurança são policiais civis e servidores da prefeitura. Na semana passada houve um princípio de rebelião”, reforçou José Ribeiro. Ainda na sexta-feira, um dos fugitivos se apresentou à delegacia acompanhado de um advogado. Os outros dezesseis permanecem sendo procurados.

Brumado: Ceep informa sobre início de aulas do Pronatec

28 Set 2013 - 14h30


Brumado: Ceep informa sobre início de aulas do Pronatec
As aulas terão início na próxima segunda-feira (30), às 13h15.

O Ceep - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente informa aos alunos selecionados para o curso de Auxiliar Administrativo que as aulas terão início na próxima segunda-feira (30), às 13h15. O curso faz parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), tem duração de dois anos e meio e são ministradas pelo próprio Ceep. Para maiores informações, ligue (77) 3441-5066.