Brumado Notícias

Brumado Notícias

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2013"

Ceará: Mutirão Carcerário descobre preso que devia estar solto desde 1989

01 Set 2013 - 11h52


Ceará: Mutirão Carcerário descobre preso que devia estar solto desde 1989
Com cerca de 80 anos, ele pode ser o detento mais antigo do país. (Foto: Juiz Paulo Irion/CNJ).

Um homem foi preso na década de 1960 no Ceará, e 1989 ele recebeu o alvará de soltura – a pena foi extinta pela Justiça. Entretanto, mesmo já podendo estar livre, o senhor de 80 anos permanece em uma unidade prisional. Utilizando cadeira de rodas e fraldas, o homem está no Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes (IPGSG), em Itaitinga, na Grande Fortaleza (RMF). O idoso só foi identificado como alguém que deveria estar solto por causa do Mutirão Carcerário, que acontece no estado desde o dia 07 de agosto. O movimento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), objetiva avaliar as condições de encarceramento e verificar se há prisões ilegais. Um dos coordenadores do Mutirão, juiz Paulo Augusto Irion, comentou que outros cinco presos estão na mesma situação do idoso, o qual acredita ser o mais antigo encarcerado do país. Não foram revelados o nome, a idade e o motivo pelo qual ele foi preso, mas o CNJ garantiu que irá regularizar a condição do mesmo. De acordo com o G1, esse é o terceiro Mutirão Carcerário do Ceará, os outros dois aconteceram em 2009 e 2011.

Aécio Neves e Eduardo Campos se unem para combater Dilma

01 Set 2013 - 11h42


Aécio Neves e Eduardo Campos se unem para combater Dilma
Dois pré-candidatos buscam a união para o fortalecimento da oposição em 2014. (Foto: Divulgação).

Qualquer político sabe da dificuldade que vai ser enfrentar o governo do PT nas próximas eleições presidenciais. Mas o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), dois pré-candidatos ao cargo de presidente, pretendem minar a campanha de reeleição de Dilma Rousseff (PT). E os dois já começaram a trabalhar nesse plano e selaram um acordo entre eles. Segundo a Folha de São Paulo, o pacto dos presidenciáveis incluem cinco temas e tem como protocolo não se agredirem na pré-campanha, mirando apenas na presidente Dilma e seu partido, mesmo com o PSB fazendo parte da base aliada petista. O primeiro ponto do acordo é votar contra a minirreforma eleitoral, que tramita no Senado e visa encurtar a campanha eleitoral e a propaganda política em 2014. Os pré-candidatos acreditam que o propósito dessa redução é impedir que candidatos menos conhecidos, caso dos dois, sejam apresentados aos eleitores. Outra questão acertada é defesa do Estado e da democracia que Neves e Campos pretendem fazer. Os dois ainda combinaram bater no equilíbrio fiscal federal, que é necessário ser mantido pelo governo. O tucano e o socialista querem ainda montar palanques juntos – em Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Piauí e Paraná – para debaterem juntos e criticarem e rebaterem, sempre que possível, as palavras de Dilma. O pacto foi firmado na noite da última quinta-feira (29), durante um jantar em Recife.

Brumado: Rua Exupério Pinheiro Canguçu nos anos 40

01 Set 2013 - 07h30


Brumado: Rua Exupério Pinheiro Canguçu nos anos 40
A imagem mostra a Consignação de Waldemar Silva Torres, onde as mercadorias que chegavam pelo trem eram deixadas. (Foto: Liz Dantas/Brumado Notícias).

Uma das ruas mais importantes do Centro comercial de Brumado é a Rua Exupério Pinheiro Canguçu. Sua proximidade com a linha férrea fez com que ela se tornasse o que é hoje, um trecho cheio de lojas. A foto acima traz a lembrança de uma época gloriosa da via. Tirada na década de 1940, a imagem mostra a Consignação de Waldemar Silva Torres, onde as mercadorias que chegavam pelo trem eram deixadas. Os produtos ficavam no local até os seus donos, brumadenses ou pessoas de cidades vizinhas, retirarem, pagando pelo tempo em que ficavam guardadas. Hoje nesse ponto funciona uma farmácia. A foto foi enviada à nossa redação pela internauta Liz Dantas Barretto, que disse não saber informar o nome do fotógrafo. Você também tem uma foto antiga de Brumado? Envie para redacao@brumadonoticias.com.br e compartilhe com os leitores do nosso site.